teste-01

Danielle Alves Martins

Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Educação Matemática (2017) e atualmente é doutoranda do mesmo programa de pós-graduação. Atua como professora de matemática por mais de 7 anos, em diferentes segmentos e modalidades de ensino. É membro do Grupo de Discussões sobre Modelagem na Educação Matemática da UFMG (GDMEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Intercultural Indígena (GEPEM). Tem experiência na formação de professores indígenas, pois atua no curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG (FIEI) a mais de quatro anos. Tem interesse nas seguintes áreas: formação de professores, modelagem matemática, educação escolar indígena, ensino e aprendizagem de matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4616192526557663 (10/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Minas Gerais. Av. São Paulo (Rod MG 040 URB) Vila Rosário 30180001 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35219500 URL da Homepage: http://www.uemg.br/
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. Praticas educativas nas comunidades indigenas: analises a partir dos egressos do curso de Licenciatura em Formacao Intercultural para Educadores Indigenas - FIEI-UFMG, na habilitacao Matematica
      Descrição: Este projeto de pesquisa de doutorado surgiu principalmente devido à minha participação como bolsista do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais (FIEI/UFMG), durante os anos de 2014-2016. O objetivo desta pesquisa é compreender como os professores indígenas, que já concluíram o curso FIEI na habilitação Matemática, o que chamamos de egressos, participam nas práticas educativas das suas comunidades. Utilizaremos como aporte teórico o pensamento decolonial, que discute uma perspectiva intercultural crítica, uma perspectiva de etnomatemática e os conceitos de práxis e inédito-viável, conforme elaborados por Paulo Freire.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Danielle Alves Martins - Integrante / Vanessa Sena Tomaz - Coordenador.
      Membro: Danielle Alves Martins.
    2. 2015-2017. A disciplina Modelagem na Educacao Matematica na UFMG: percepcoes junto a estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Matematica
      Descrição: O foco desta pesquisa está na relação entre a formação inicial de professores e a modelagem segundo a educação matemática. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho foi identificar as percepções de estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UFMG quanto à modelagem a partir da disciplina Modelagem na Educação Matemática, ofertada no segundo semestre de 2013 e no segundo semestre de 2014. Considerando as falas dos entrevistados, foi possível identificar questões ligadas ao ambiente formativo em modelagem, à modelagem a partir de uma abordagem social e crítica e à modelagem como uma proposta para a prática pedagógica. A modelagem parece ter influenciado as percepções dos sujeitos em relação à educação matemática e, de maneira mais geral, as suas percepções em relação à matemática na sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Danielle Alves Martins - Integrante / Jussara de Loiola Araújo - Coordenador.
      Membro: Danielle Alves Martins.
    3. 2013-2015. Aprendizagem expansiva em projetos de modelagem orientados pela educacao matematica critica
      Descrição: A presente proposta de pesquisa tem por objetivo caracterizar e analisar a aprendizagem expansiva, segundo a teoria da atividade, vivenciada por alunos ao desenvolverem projetos de modelagem matemática orientados por uma concepção crítica de educação matemática. Fundamenta-se no referencial teórico da modelagem matemática sob a ótica da educação matemática crítica, que propõe aos estudantes a resolução de problemas da realidade por meio de artefatos matemáticos, incentivando a participação crítica dos estudantes/cidadãos na sociedade, discutindo questões políticas, econômicas, ambientais etc. nas quais a matemática serve como suporte tecnológico. O referencial teórico utilizado para a análise dos dados está baseado na teoria da atividade, que entende as contradições de um sistema de atividades como potenciais desencadeadoras da aprendizagem expansiva. A abordagem metodológica será qualitativa e crítica, e será efetivada em um contexto no qual os estudantes, sujeitos da pesquisa, desenvolverão projetos de modelagem e poderão se deparar com tensões e/ou contradições oriundas do encontro entre uma perspectiva crítica de educação matemática e a concepção tradicional de matemática, como uma ciência neutra e absoluta. Os procedimentos metodológicos previstos na coleta de dados são: 1) observações, aliadas a filmagens, do desenvolvimento dos projetos de modelagem orientados pela educação matemática crítica; 2) registro das atividades em um documento, por parte dos sujeitos, utilizando editores de texto online; 3) entrevistas coletivas com os sujeitos depois que eles assistirem episódios produzidos a partir dos vídeos e documento produzidos nas partes 1 e 2 respectivamente. Com este projeto de pesquisa, pretende-se inaugurar o uso de uma perspectiva teórica de aprendizagem (a aprendizagem expansiva) para lidar com questionamentos recorrentes, mas ainda não exaustivamente abordados, no campo da modelagem na educação matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Danielle Alves Martins - Integrante / Jussara de Loiola Araújo - Coordenador / Ana Paula Francisca Pires da Rocha - Integrante / Ilaine da Silva Campos - Integrante / Fernando Henrique de Lima - Integrante.
      Membro: Danielle Alves Martins.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. Semana do Conhecimento UFMG.EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).
      2. Semana do Conhecimento UFMG.Levantamento e acompanhamento de ações desenvolvidas nas aldeias indígenas para o enfrentamento da pandemia e os seus efeitos na vida comunitária. 2020. (Outra).
      3. XI Encontro Sobre Modelagem na Educação Matemática. Avaliação de trabalhos submetidos ao evento. 2019. (Congresso).
      4. XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Interculturalidade e Etnomatemática: Reflexões a partir do pensamento decolonial. 2019. (Encontro).
      5. Encontro Nacional de Educação Matemática.As percepções de um aluno sobre uma disciplina de modelagem na UFMG. 2016. (Encontro).
      6. Perspectivas de Formação em Residência Docente.Perspectivas de Formação em Residência Docente. 2016. (Outra).
      7. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemáticaica.Modelagem na Educação Matemática: percepções sobre a formação e a prática docente. 2015. (Encontro).
      8. Ensino de Ciências, Interculturalidade e Formação Docente. 2015. (Seminário).
      9. IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Modelagem matemática em sala de aula: experiência sobre sólidos geométricos. 2015. (Outra).
      10. Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião.XII Seminário Regional. 2015. (Seminário).
      11. V Encontro de ensino e pesquisa em Educação Matemática. 2014. (Encontro).
      12. Minicurso de GeoGebra.Projeto Visitas. 2012. (Outra).
      13. Oficina de Jogos Matemáticos.Projeto Visitas. 2012. (Outra).
      14. Uso de Recursos Online: Geogebratube e Google Docs.Projeto Visitas. 2012. (Outra).
      15. XV Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais.Visitas Programadas de Alunos e Professores de Matemática ao Laboratório de Ensino de Matemática. 2012. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. AVELAR, P.R.N; ARAÚJO, J. L. ; KLÜBER, T. E. ; CALDEIRA, A. D.. XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM) - Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Escola Brasileira: atualidade e perspectivas. 2019. Congresso
      2. Fernando Henrique de Lima ; MARTINS, D. A.. XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2018. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06