teste-01

Anderson Alves da Rocha

Doutor Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá e graduado em Jornalismo. Foi professor e coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Maringá. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura, cinema e identidade. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-2020. Cultura pop, consumo e publicidade: um Estudo de caso da peca ?deixe o impossivel para tras?
      Descrição: A proposta da pesquisa é refletir sobre a relação entre cultura pop, publicidade e consumo, no Brasil, a fim de subsidiar um estudo sobre a campanha ?Deixe o impossível para trás?, veiculada em 2019. O processo de convergência midiática e cultural vem tornando cada vez mais tênue as linguagens que antes eram padronizadas (JENKINS, 2009). Era fácil distinguir quando se tratava de uma linguagem ou dos enquadramentos do cinema, da tv ou de uma campanha publicitária. Na contemporaneidade, as produções, às vezes, se confundem, e as estratégias de Storytelling Transmídia são empregadas para dar conta de divulgar produtos, ideias ou marcas na sua completude. Isso significa atender a um público que busca em diversas plataformas assuntos que lhe interessa. Por isso a cultura pop se tornou item de interesse do mercado publicitário, já que a sua relevância é de grande utilidade para as marcas criarem estratégias de comunicação com o objetivo de conseguir o engajamento do seu público, especialmente os fãs da cultura pop empregada nas campanhas, gerando identificação e, muitas vezes, sentimento nostálgico. Com essa possibilidade de debate em aberto, esta pesquisa se estrutura em relacionar essas ideias e construir novas discussões sobre o tema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Anderson Alves da Rocha - Coordenador / KALINKE, PRISCILA - Integrante / Beatriz dos Santos Gonçalves - Integrante / Tahine Netto da Silva - Integrante.
      Membro: Anderson Alves da Rocha.
    2. 2019-2020. Um olhar sobre as mediacoes culturais da recepcao nas eleicoes presidenciais de 2018
      Descrição: O objetivo é analisar os processos de mediação envolvidos na recepção de mensagens sobre as eleições presidenciais no Brasil, disseminadas em 2018, pelas plataformas digitais, mediante pesquisas quantitativa e qualitativa com mulheres.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Anderson Alves da Rocha - Integrante / KALINKE, PRISCILA - Coordenador / Gabriela Ribeiro Amorin - Integrante.
      Membro: Anderson Alves da Rocha.
    3. 2019-2019. Identidade Cultural, Midia e Futebol
      Descrição: Discutir o futebol como um sistema simbólico, relacionando-o com seu processo de espetacularização, sobretudo midiático.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anderson Alves da Rocha - Integrante / Priscila Kalinke da Silva - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Anderson Alves da Rocha.
    4. 2018-Atual. Transformacoes e Recriacoes Culturais no Universo Nerd
      Descrição: A proposta do trabalho é apresentar uma série de estudos a respeitos das transformações do universo nerd e sua representação nas grandes mídias massivas, tendo como referencial teórico os estudos sobre a cultura como: Estudos Culturais Ingleses, a Cultura da Mídia e a Semiótica da Cultura. No decorrer da pesquisa objetos referentes à cultura nerd serão foco de análise para o entendimento de suas dinâmicas e a criação de novos saberes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anderson Alves da Rocha - Coordenador. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Anderson Alves da Rocha.
    5. 2018-Atual. Transformacoes e Recriacoes Culturais no Universo Nerd
      Descrição: A proposta do trabalho é apresentar uma série de estudos a respeitos das transformações do universo nerd e sua representação nas grandes mídias massivas, tendo como referencial teórico os estudos sobre a cultura como: Estudos Culturais Ingleses, a Cultura da Mídia e a Semiótica da Cultura. No decorrer da pesquisa objetos referentes à cultura nerd serão foco de análise para o entendimento de suas dinâmicas e a criação de novos saberes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anderson Alves da Rocha - Coordenador. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Anderson Alves da Rocha.
    6. 2015-2016. Revista Communicatium
      Descrição: A Revista Communicatium é um periódico com tiragem semestral em formato eletrônico, cujo objetivo é ser um instrumento de divulgação científica mediante publicação de artigos na área de Comunicação Social. Conta com um corpo de consultores internos e externos que visam principalmente à qualidade dos artigos publicados, utilizando a avaliação por pares para isso. A revista tem uma abrangência regional e nacional para receber seus artigos. O periódico visa à divulgação de pesquisas na área de Comunicação Social, sobretudo análises de produtos midiáticos de maneira geral e reflexões que relacionam a Comunicação às práticas sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Anderson Alves da Rocha - Coordenador / KALINKE, PRISCILA - Integrante.
      Membro: Anderson Alves da Rocha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. EXPOCOM SUL 2008 - Categoria de Pesquisa Experimental em Educação, INTERCOM.. 2008.
      Membro: Anderson Alves da Rocha.
    2. EXPOCOM 2008 - Categoria de Pesquisa Experimental em Educação, INTERCOM.. 2008.
      Membro: Anderson Alves da Rocha.
    3. EXPOCOM 2005 - Categoria de Comunicação Comunitária, INTERCOM.. 2005.
      Membro: Anderson Alves da Rocha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Cultura Nerd como Semiosfera: uma Proposta de Entendimento. 2017. (Congresso).
    2. 8ª Jornada de Iniciação Científica.Diálogos em Comunicação. 2017. (Seminário).
    3. II Simpósio de Estudos em Comunicação da Famma.Representações do Brasil em Animações de Hollywood. 2016. (Simpósio).
    4. Multicom - Semana Acadêmica de Comunicação e Multimeios. Identidade, TV e Cinema. 2016. (Congresso).
    5. ComuniCON 2014 - IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. Retratos da Real Beleza: Representação de Corpo e Beleza e Construção de Subjetividade por uma Campanha Publicitária. 2014. (Congresso).
    6. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Transcrição e análise da imagem em movimento. 2014. (Congresso).
    7. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. A Invenção e Reinvenção das Animações no Cinema. 2014. (Congresso).
    8. Epistemologia das Ciências Sociais. 2012. (Simpósio).
    9. IV Seminário do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá. 2012. (Seminário).
    10. V Ciclo de Estudos Integrados Unifamma.ZÉ CARIOCA E O HOMEM CORDIAL: UM RETRATO DO BRASILEIRO NO CINEMA. 2012. (Seminário).
    11. X Seminário de Ciências Sociais.ZÉ CARIOCA E O HOMEM CORDIAL: UM RETRATO DO BRASILEIRO NO CINEMA. 2012. (Seminário).
    12. IV Ciclo de Estudos Integrados Unifamma.Cinema e Consumo como práticas Sociais. 2011. (Seminário).
    13. IV Ciclo de Estudos Integrados Unifamma.Normal e Liberal: Análise da revista Capricho com relação à sexualidade das adolescentes. 2011. (Seminário).
    14. Oficina de Composição e Correção de texto do Gênero Reportageagem.Oficina de Composição e Correção de texto do Gênero Reportageagem. 2011. (Oficina).
    15. III Ciclo de Estudos Integrados Unifamma.Tempos de Crise: Como usar a comunicação a favor durante a adversidade. 2010. (Seminário).
    16. Curso de Locução e Comunicação. 2004. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. ROCHA, A. A.; FANTE, A. ; TAKARA, Samilo. XVII SIECOM - Semana Integrada de Estudos da Comunicação. 2015. Congresso
    2. ROCHA, A. A.; FANTE, A. ; TAKARA, Samilo. XVI SIECOM - Semana Integrada de Estudos da Comunicação. 2014. Congresso
    3. ROCHA, A. A.. XVI SIECOM - Semana Integrada de Estudos da Comunicação. 2013. (Congresso).. . 0.
    4. ROCHA, A. A.. Palestra "O Jogo Suspeito e a Queda de Ricardo Teixeira". 2013. (Exposição).. . 0.
    5. ROCHA, A. A.. JICC - Jornada de Iniciação Científica em Comunicação. 2012. (Exposição).. . 0.
    6. ROCHA, A. A.. JICC - Jornada de Iniciação Científica em Comunicação. 2011. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05