Lattes UEMG

Renato Maso Previde

Membro do Grupo de Pesquisas do Acordo de Cooperação e Convênio firmado com a UNIVERSITTÉ DE PARIS 1 PANTHÉON-SORBONNE (Paris - França); Institut du Monde et du Developpement pour la Bonne Gouvemance Publique (IMODEV) e Instituto Capitalismo Humanista (ICH), para o desenvolvimento de pesquisa sobre: Transparência Pública e Participação Cidadã; Políticas Públicas; Direitos Humanos; Capitalismo Humanista; Direito Digital; A Economia Digital. Doutor em Direito Econômico pela PUC/SP. Atualmente é Advogado, Professor titular da Universidade Estadual de Minas Gerais em Direito Empresarial e Tributário e professor do EaD da Universidade Federal de São Carlos, na disciplina de Legislação e Direito Ambiental da graduação em Engenharia Florestal.. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, Ambiental e Civil, (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4561875123144030 (03/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais. Av. Prof. Mário Palmério, 1001 Universitário 38200000 - Frutal, MG - Brasil Telefone: (34) 3423700 URL da Homepage: http://frutal.uemg.br/index.php
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Direito
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-Atual. A REVOLUCAO DIGITAL: NOVAS CONFIGURACOES TRABALHISTAS E O INFOPROLETARIADO
      Descrição: A revolução digital trouxe consigo mudanças em todos os aspectos sociais, incluindo o#10;âmbito trabalhista. Com o advento de novas tecnologias e consequente desemprego estrutural#10;motivado pela substituição da mão de obra humana por máquinas, a revolução modificou as#10;relações trabalhistas, como a flexibilização de suas leis; uma vez que ao temer o desemprego,#10;muitos se submetem a condições desumanas e insalubres de trabalho.#10;Da revolução supramencionada, surgiu o infoproletariado, conhecido pela prestação de#10;“cibertrabalho” o qual apresenta flexibilizações que são menos comuns nos trabalhos#10;tradicionais.#10;Segundo o sociólogo Ricardo Antunes, autor da obra Infoproletários: Degradação real#10;do trabalho virtual, o proletariado não desapareceu, apenas se modificou permanecendo com#10;as mesmas condições de trabalho vigentes no século XX. Diante da obra pode-se afirmar que#10;os operadores de telemarketing e trabalhadores de call center seriam expressões máximas da#10;atual precarização do trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renato Maso Previde - Coordenador / Thaís Carvalho - Integrante.
      Membro: Renato Maso Previde.
    2. 2020-Atual. A MUTACAO DA COVID-19 NAS EMPRESAS: A INTERVENCAO DO GOVERNO BRASILEIRO NOS CONTRATOS PARTICULARES E OS DESAFIOS DO CAPITALISMO HUMANISTA
      Descrição: A empresa tem que ser repensada nesta grave crise, pois o prejuízo econômico resta como um segundo efeito do Coronavírus. A tentativa do governo brasileiro em ajudar parece não transparecer os fins propostos seja por medidas pífias diante da crise seja ainda por um jogo de prometer e não entregar tais medidas, penalizando os cidadãos e agindo como um estereótipo do Dr. Jekyll and Mr. Hyde, asfixiando os Direitos Humanos. O triste momento político e de saúde pública que se abate sobre o Brasil, importa no pensamento sobre o futuro da Empresa que vem sendo administrada nos moldes do Código Civil de 1916 e modernizá-la adiante do que o vigente Código Civil de 2002 se propôs.#10;#10;#09;#09;A forma como o governo brasileiro vem asfixiando as Empresas através do Projeto de Lei nº 1179/2020, que dispõe sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das Relações Jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do Coronavírus (COVID-19), se mostra atentatório aos ditames constitucionais estabelecidos no artigo 170 da Constituição Federal, que versa sobre o Capitalismo Humanista e, consequentemente, sobre os Direitos Humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato Maso Previde - Coordenador / Letícia Goularte - Integrante.
      Membro: Renato Maso Previde.
    3. 2020-Atual. SISTEMA ECONOMICO E PODER: DIFICULDADES E CONSEQUENCIAS DIANTE DAS RELACOES TRABALHISTAS
      Descrição: As relações trabalhistas construídas ao longo dos séculos são embasadas no discurso de poder. Em outras palavras, o distanciamento entre os detentores dos meios de produção e os possíveis funcionários apresentam-se em discrepância em relação ao sistema econômico. #10;O pensamento anterior é evidenciado pela evolução do trabalho, ou seja, do escravismo à qualidade de vida, evidentes na Dignidade da Pessoa Humana. Com isso, a presente pesquisa é defendida por um apanhado histórico tendo como consequência a segregação e a exploração, ambas anexadas ao discurso de um poderio envolto da economia. #10;Desse modo, as falsas relações isonômicas, em que há participação de todos em um mesmo “jogo”, é absorvida pela sociedade. Entretanto, o proletariado é “jogado”, isto é, não participa de modo direto do “jogo”, em que possuidores do poder permanecem sendo os protagonistas. #10;Nesse cenário, o exercício de uma política Liberal e a busca pelo Bem-Estar Social, deve ser entendido como situações contrapostas, proporcionando uma sociedade liquida, sendo o padrão social e moral tutelados pelo consumo.#10;Com a finalidade de explanar os assuntos citados anteriormente, utilizou-se o método dedutivo, comparativo e histórico, com o afinco de englobar os assuntos evidenciados. Em consonância com a metodologia, os objetivos ficam sustentados pela conceitualização e analise das relações trabalhistas e seus abusos, contemplando as consequências em uma sociedade repleta de desigualdade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renato Maso Previde - Coordenador / ISABEL CRISTINA SANTOS - Integrante / VITORIA COLOGNESI ABJAR - Integrante.
      Membro: Renato Maso Previde.
    4. 2004-2006. Parcerias Publico-Privadas
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato Maso Previde - Coordenador.
      Membro: Renato Maso Previde.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. APROVADO NO PROCESSO SELETIVO DE DOUTORAMENTO., FADISP - FACULDADE ESPECIALIZADA EM DIREITO.. 2015.
      Membro: Renato Maso Previde.
    2. APROVADO NO PROCESSO SELETIVO DE DOUTORAMENTO., PUC/SP.. 2015.
      Membro: Renato Maso Previde.
    3. Aprovação em 1º lugar para designação temporária de professor de educação superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus de Frutal/MG para a disciplina de Direito Processual Civil., UEMG.. 2015.
      Membro: Renato Maso Previde.
    4. Moção de Aplausos pela Gestão na Coordenação do Curso de Direito do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro quot;Victório Cardassiquot; - IMESB/VC, Câmara Municipal de Bebedouro-SP.. 2007.
      Membro: Renato Maso Previde.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. Legitimidad y efectividad del uso de indicadores en Derecho: una perspectiva jua jsfilosófica. 2020. (Encontro).
    2. Journeé Internationales sur les Gouvernements Ouverts et le Droit des Socieétés et Enterterprisesses en Difficultés.. Direito à Desconexão. 2016. (Congresso).
    3. XXIV Congresso do CONPEDI. Direito e política: da vulnerabilidade à sustentabilidade.. A Ilusão da Justiça por Kelsen. 2015. (Congresso).
    4. I Encontro Internacional de Magistrados sobre Direito e Desenvolvimento Sustentável. 2014. (Encontro).
    5. III Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional da Universidade Católica de Santos. A APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PELOS ESTADOS COMO ELEMENTO ESSENCIAL NA GOVERNANÇA AMBIENTAL GLOBAL. 2014. (Congresso).
    6. 1º ENCONTRO DE PESQUISA EM DIREITO E RELIGIÃO.A RELIGIÃO COMO BARREIRA INTERNACIONAL NA MIGRAÇÃO PAR PAÍSES COM CULTURAS DISTINTAS. 2013. (Encontro).
    7. XVI Semana Jurídica da Universidade de Franca/SP.A privatização da defesa do meio ambiente: Novos institutos jurídicos relacionaldos ao novo Código Florestal. 2012. (Seminário).
    8. XVI Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. 2007. (Congresso).
    9. Novos Rumos do Direito do Trabalho. 2006. (Encontro).
    10. A Lei de Responsabilidade Fiscal e as Parcerias Público-Privadas. 2005. (Outra).
    11. A Tutela do Meio Ambiente pela Via Administrativa. 2005. (Encontro).
    12. Simpósio de Direito Constitucional do Instituto Pimenta Bueno. 2004. (Simpósio).
    13. XVII Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 2003. (Congresso).
    14. I Seminário sobre Aspectos Legais e Comerciais da Internet. 2000. (Seminário).
    15. Ciclo de Palestras Jurídicas. 1997. (Encontro).
    16. Curso de Contratos. 1997. (Seminário).
    17. Curso de Direito Falimentar Brasileiro. 1997. (Encontro).
    18. Curso de Direito Previdenciário. 1997. (Encontro).
    19. Laboratório de Direito Empresarial - Ribeirão Preto. 1997. (Oficina).
    20. Ciclo de Palestras Jurídicas. 1996. (Encontro).
    21. Estudo Sistemático e Progressivo da C. L. T.. 1996. (Encontro).
    22. I Simpósio Judicium de Direito Processual Civil. 1996. (Simpósio).
    23. Juizado Especial Cível e Juizado Especial Criminal. 1996. (Simpósio).
    24. Mercosul - I Jornada Jurídica Empresa e Direito Comercial. 1996. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. PREVIDE, R. M.; GOMES, A. M.. Jornada Jurídica Virtual Internacional sobre o Meio Ambiente. 2020. Congresso
    2. PREVIDE, R. M.. Semana do Meio Ambiente da OAB Franca.. 2019. (Outro).. . 0.
    3. PREVIDE, R. M.; GOMES, A. M.. Simpósio de Direito Ambiental. 2014. Outro
    4. PREVIDE, R. M.. IV Semana Jurídica do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro quot;Victório Cardassiquot;. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05