teste-01

Hilton Cesar de Oliveira

Residência Pós-doutoral, em andamento, no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG, Residência Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em História da UFMG, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Franca, graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte -FAFI-BH. Membro do Centro de Estudos em História da Educação (GEPHE/UFMG). Membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEibero). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-raciais (FaE/UEMG) Membro do Conselho Fiscal da Fundação Cultural de Minas Gerais. Tem atuação nas área de História e Educação, com ênfase em História Moderna, Contemporânea e da América Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: história do brasil oitocentista, concubinato, ilegitimidade, casamento, infância abandonada, História da Família, memória e identidade, Antropologia, Metodologia do Ensino de História, Historiografia, História da Educação, Teoria da História. Tem atuação também na gestão acadêmica, como coordenador de curso, coordenador de laboratório de pesquisa e organizador de acervo documental. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. Educar "solteiroes extravagantes" para obtencao da familia ideal: estrategias oficiais de depuracao social - Minas Gerais 1717/1732
      Descrição: O campo de abordagem é a História da Educação. Busca-se o entendimento da construção de um padrão para constituição da autoridade metropolitana nas Minas, por intermédio da refração à população mestiça, haja vista, que a documentação é unanime em acusar os mestiços pela instabilidade na Capitania. Tal política se assentava na implementação de formas educativas orientadas pela religião, que desencorajassem as uniões dos brancos com as negras e mulatas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hilton César de Oliveira - Integrante / Ana Cristina Pereira Lage - Integrante / Thais Nivea - Coordenador.
      Membro: Hilton Cesar de Oliveira.
    2. 2016-Atual. Raizes profundas do branqueamento: Estrategias oficiais de contencao a mesticagem e seus efeitos colaterias
      Descrição: Revela um processo histórico em curso desde o século XVII, que a despeito da emancipação dos escravos (1888), e da promulgação da Constituição de 1988, que transformou o racismo em crime hediondo, manteve a presença de uma tradição que perpetuou o ideário branco como o socialmente aceito, fazendo com que de modo geral, esse modelo seja adotado pelo conjunto da sociedade. Isso é expresso pelo branqueamento presente na miscigenação ou pela adoção de símbolos de poder e prestígio estranhos à etnia negra. Para cumprir tal trajetória a presente pesquisa estabelecerá diálogo com as leituras produzidas em outras épocas sobre essa questão, como Antonil, João do Rio, Arthur Ramos, Gilberto Freyre, Roger Bastide, Darcy Ribeiro, dentre outros. Com isso, conclui-se que a importância desse trabalho reside primordialmente, no esforço em se buscar as raízes profundas da presença do racismo no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hilton César de Oliveira - Coordenador / Ivane Laurete Perotti - Integrante / Maria Aparecida de Oliveira Carvalho - Integrante.
      Membro: Hilton Cesar de Oliveira.
    3. 2009-2013. Branca Minas: estrategias de contencao ao mulatismo no auge da economia mineratoria (1720-1732)
      Descrição: Pesquisa que visa investigar ações conjuntas envolvendo os poderes laico e clerical no intuito de refrear as uniões livres na Capitania de Minas Gerais entre os anos de 1720 e 1732.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hilton César de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Hilton Cesar de Oliveira.
    4. 2009-Atual. A modernidade Ibero-americana, seus imperios e a Capitania de Minas Gerais (seculos XVII e XIX) - Espacos, poder, cultura e sociedade
      Descrição: Grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em História da UFMG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hilton César de Oliveira - Integrante / Gilvan Rodrigues dos Santos - Integrante / Junia Ferreira Furtado - Coordenador.
      Membro: Hilton Cesar de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Patrono do Curso de História do UNIBH, turno da manhã, 1o semestre de 2013, Centro Universitário de Belo Horizonte.. 2013.
      Membro: Hilton César de Oliveira.
    2. Professor Homenageado do Curso de História, turno da manhã, 2o semestre de 2012, Centro Universitário de Belo Horizonte.. 2012.
      Membro: Hilton César de Oliveira.
    3. Patrono do Curso de História do UNIBH, turno da manhã, 2o semestre de 2010, Centro Universitário de Belo Horizonte.. 2010.
      Membro: Hilton César de Oliveira.
    4. Professor Homenageado do Curso de História, turno da noite, do 2º semestre de 2001, Centro Universitário de Belo Horizonte.. 2002.
      Membro: Hilton César de Oliveira.
    5. Patrono do Curso de Hisatória, turno da manhã, do segundo semestre de 2000, Centro Universitário de Belo Horizonte.. 2001.
      Membro: Hilton César de Oliveira.
    6. Professor Homenageado do Curso de História, turno da manhã 2º semestre de 1999, Centro Universitário de Belo Horizonte.. 2000.
      Membro: Hilton César de Oliveira.
    7. Professor Homenageado do Curso de História, turno da manhã, 2o semestre de 1999, Centro Universitário de Belo Horizonte.. 1999.
      Membro: Hilton César de Oliveira.
    8. Mestrado aprovado com conceito "A",com menção atribuída "Distinção com louvor", Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita.. 1999.
      Membro: Hilton César de Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (19)
    1. Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades.Diáspora africana e sua adaptação no Novo Mundo. 2016. (Outra).
    2. SEMINÁRIO ENADE 2014.SEMINÁRIO ENADE 2014. 2014. (Seminário).
    3. LIDERANÇA EM COACHING. 2013. (Oficina).
    4. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES ACADÊMICOS. 2013. (Oficina).
    5. IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL.PÚBLICO NOTÓRIO E ESCANDALOSO: OS DELITOS DA CARNE EM MINAS GERAIS SETECENTISTA. 2012. (Encontro).
    6. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS INQUISITORIAIS.BRANCA MINAS: ESTRATÉGIAS DE CONTENÇÃO AO MULATISMO NO AUGE DA ECONOMIA MINERATÓRIA. 2011. (Simpósio).
    7. SIMPÓSIO INTERNACIONAL PODERES E LUGARES: 300 ANOS DE DE OURO PRETO.BRANCA MINAS: ESTRATÉGIAS DE CONTENÇÃO AO MULATISMO NO AUGE DA ECONOMIA MINERATÓRIA. 2011. (Simpósio).
    8. 3o Encontro de Museus de Minas Gerais. 2009. (Encontro).
    9. EVOLUÇÃO E CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2008. (Oficina).
    10. GESTÃO DO ENSINO NAS IES. 2008. (Oficina).
    11. CICLO AVALIATIVO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DO SISTEMA NACIONAL DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPEIOR - SINAES. 2007. (Oficina).
    12. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO TELEPRESENCIAL DE GESTORES DE IES. 2007. (Oficina).
    13. A CONTINUIDADE DO HABITUS: LEVAS MIGRATÓRIAS VINDAS DO MINHO E A CULTURA DOS DESVIOS MORAIS NA COMARCA DO RIO DAS VELHAS.xv ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA. 2006. (Encontro).
    14. IX ENCONTRO DE HISTÓRIA E INFORMÁTICA. 1999. (Encontro).
    15. PESQUISA HISÓRICA E MULTIMÍDIA. 1999. (Oficina).
    16. Seminário Internacional Dimensões da História Cultural.Casamento e Ilegitimidade em Minas Gerais Setecentista: a documentação do Arquivo Histórico Ultramarino. 1998. (Seminário).
    17. XI Encontro Regional de História.História e Antropologia: a trajetória de uma parceria bem sucedida. 1998. (Encontro).
    18. XI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA.A DEVASSA DA VIDA QUOTIDIANA: O DELITO DO CONCUMBINATO EM MINAS GERAIS (SÉCULOS XVIII E XIX). 1998. (Encontro).
    19. I Encontro de Pesquisa da FAFI-BH/FABRAI.Aspectos da Cultura Popular Mineira no Século XVIII. 1996. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. OLIVEIRA, H. C.; LAGE, A. C. P.. IV Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. 2018. Congresso
    2. LAGE, A. C. P. ; NIVEA, T. ; OLIVEIRA, H. C.. I COLÓQUIO CULTURA E EDUCAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA. 2012. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04