teste-01

Camila Lopes Cravo de Lacerda

Doutora em Educação, área de concentração: Formação de Professores, pela PUC do Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Brasileira: Literatura Infantojuvenil CES/ PUC/Minas/JF, Especialista em Psicopedagogia Institucional, graduada em Pedagogia pela UFJF. Professora da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS: Unidade UBÁ (2009-2014), Cursos Ciências Biológicas e Licenciatura em Química ; Unidade LEOPOLDINA (2013-ATUAL) Curso Pedagogia. Atuou como coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico da UEMG/UBÁ (2010-2013). Atuou como coordenadora dos programas: PIBID/QUÍMICA/UBÁ e PIBID/ PEDAGOGIA/Leopoldina. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica UEMG/ Unidade Leopoldina. Integrante dos grupos de Pesquisa: Do texto ao contexto:ensino, política e imprensa- Endereço de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9317104396429756.Desenvolvimento Humano e Educação (GRUDHE), endereço de acesso:dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/ 55799031166364651. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4546526060045089 (11/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Leopoldina. Rua General Olimpio Mourão Filho s/n Pirineus 36700000 - Leopoldina, MG - Brasil Telefone: (32) 34419003 URL da Homepage: leopoldina@uemg.com.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-2020. ? Iniciacao cientifica e tecnologica na UEMG: um estudo das percepcoes e caminhos adotados por seus alunos?
      Descrição: Tento como objetivo contemplar a demanda por pesquisas direcionadas à implementação de projetos que busquem contribuir para o fortalecimento e a consolidação científica de recursos humanos da UEMG, por meio da iniciação de estudantes em atividades de pesquisa, atendemos à demanda induzida do PAPq/UEMG. Consta em seu Edital 02/2019, que o programa visa propiciar uma maior integração entre graduação e pós-graduação em atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais, mediante a concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, dessa maneira, recorremos ao pleito dessa concessão por bolsas, para implementação do projeto que se apresenta, permitindo assim, uma verificação rigorosa dos caminhos percorridos por nossos licenciandos através da Iniciação Científica. O projeto pretende a investigação sobre a Iniciação Cientifica e Tecnológica construída na UEMG, viabilizando a verificação desses conhecimentos e suas possíveis contribuições na formação dos jovens pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento dessa universidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Camila Lopes Cravo de Lacerda - Coordenador / Aline Almeida Aguiar Vale - Integrante / Gissely Silva de Oliveira - Integrante. Financiador(es): PAPq/Uemg - Bolsa.
      Membro: Camila Lopes Cravo de Lacerda.
    2. 2017-2018. O PIBID PEDAGOGIA NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES: AS PERCEPCOES DOS ALUNOS BOLSISTAS
      Descrição: Buscaremos investigar as possíveis contribuições do programa PIBID à formação inicial de licenciandos em Pedagogia, compondo nosso trabalho na Universidade do Estado de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Camila Lopes Cravo de Lacerda - Coordenador / Gleicyane Ferraz de Almeida - Integrante / Elaine Pereira Bonfim - Integrante.
      Membro: Camila Lopes Cravo de Lacerda.
    3. 2016-2016. ?Levantamento longitudinal da empiria construida em torno do PIBID: mapeando o programa?
      Descrição: Buscaremos investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial dos licenciandos, compondo nosso trabalho de investigação, de um grande levantamento de dados acerca da constituição do programa PIBID no país. Incita- nos a vontade de investigar as compreensões e os significados construídos sobre a docência e sobre seus saberes nos alunos de pedagogia contemplados pela bolsa de iniciação à docência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Camila Lopes Cravo de Lacerda - Coordenador / Gleicyane Ferraz de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Camila Lopes Cravo de Lacerda.
    4. 2015-2015. O PIBID Pedagogia na formacao inicial de professores: Mapeando Minas Gerais
      Descrição: Em função da importância que o PIBID vem ganhando, desde a sua implantação pela CAPES em 2007 nas instituições de Ensino Superior, tornou-se alvo de nosso interesse acadêmico suas consequências práticas formativas na vida profissional de nossos licenciandos. Buscamos investigar as compreensões e os significados construídos sobre a docência e sobre seus saberes nos alunos de pedagogia contemplados pela bolsa de iniciação à docência. Nesse sentido, buscaremos investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial de licenciandos em Pedagogia, compondo nosso trabalho de uma investigação de levantamento de dados acerca da constituição dos programas PIBID - Pedagogia no Estado de Minas Gerais. Os aspectos privilegiados ou desconsiderados nessa formação inicial perpassada pelos vários programas, tendo como eixo norteador das análises, os temas trabalhados em cada projeto de formação inicial de professores. Objetivo Geral: Mapear os PIBIDs Pedagogia de Minas Gerais e elencar os temas que estão sendo trabalhados por cada um deles.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Camila Lopes Cravo de Lacerda - Coordenador / Gleicyane Ferraz de Almeida - Integrante.
      Membro: Camila Lopes Cravo de Lacerda.
    5. 2014-2014. LITERATUDO: BRINCANDO EM SALA DE AULA COM A LITERATURA
      Descrição: Esta investigação vai ao encontro de novas metodologias e materiais didáticos pedagógicos eficazes, que poderão ser empregados no ensino de Literatura Infantil para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Podendo contribuir para o aumento de possibilidades de desenvolvimento de novos jogos educativos. Nesse aspecto, o desenvolvimento do Projeto poderá resultar na obtenção de novos jogos didáticos. Caso se obtenha sucesso nesse sentido, os benefícios advindos da aplicação de novos jogos educativos poderão ser expressivos, uma vez que os jogos podem contribuir significativamente para uma melhor aprendizagem. A pesquisa proposta oferece a oportunidade para treinamento de recursos humanos especializados, em níveis de graduação, na área da Licenciatura Plena em Pedagogia. Assim, os benefícios da proposta em pauta se estendem além do desenvolvimento do Projeto científico, podendo resultar em contribuições significativas no que se refere ao treinamento de recursos humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) . Integrantes: Camila Lopes Cravo de Lacerda - Coordenador / Adriana Maria do Nascimento Silva - Integrante / Alex Mariano da Silveira - Integrante / Amanda Valentim França - Integrante / Angélica Lopes Quintino - Integrante / Anna Claudia Pereira Azevado - Integrante / Aparecida do Carmo Gomes Finezza - Integrante / Bianca Rodrigues Paranhos - Integrante / Bruna Gomes Costa - Integrante / Doriana Dias Netto Machado - Integrante / Emerson de Paula Alves - Integrante / Fabiana Gonçalves Barbosa - Integrante / Fernanda de Matos Pereira - Integrante / Izabella Carolina Campos e Silva - Integrante / Jordânia de Faria Carminate - Integrante / Juliana de Souza Pacheco Mendonça - Integrante / Laura Vargas Pereira Machado - Integrante / Lorena Silveira Conte - Integrante / Lucineia Aparecida Apolinário - Integrante / Micheline Hufnagel Maranha de Moraes - Integrante / Mickaela Medeiros Campos - Integrante / Natália Medeiros de Souza - Integrante / Nayra Guidi Cruz - Integrante / Patrícia Werneck Ladeira Réche - Integrante / Roseli Costa Bruno Soares - Integrante / Suely da Fátima Laurindo - Integrante.
      Membro: Camila Lopes Cravo de Lacerda.
    6. 2012-2012. jogos educativos como recursos facilitadores da aprendizagem de quimica organica no terceiro ano do ensino medio
      Descrição: Esta investigação científica poderá resultar na descoberta de novas metodologias eficazes que poderão ser empregadas no ensino de química orgânica para alunos do terceiro ano de Ensino Médio. Isso poderá contribuir para o aumento de possibilidades de desenvolvimento de novos jogos educativos. Nesse aspecto, o desenvolvimento do Projeto poderá resultar na obtenção de novos jogos didáticos. Caso se obtenha sucesso nesse sentido, os benefícios advindos da aplicação de novos jogos educativos poderão ser expressivos, uma vez que os jogos podem contribuir significativamente para uma melhor aprendizagem. A pesquisa proposta oferece a oportunidade para treinamento de recursos humanos especializados, em níveis de graduação, na área de Ensino de Química. Assim, os benefícios da proposta em pauta se estendem além do desenvolvimento do Projeto científico, podendo resultar em contribuições significativas no que se refere ao treinamento de recursos humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Lopes Cravo de Lacerda - Coordenador / Jaqueline Inácia dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Camila Lopes Cravo de Lacerda.
      Descrição: Esta investigação científica poderá resultar na descoberta de novas metodologias eficazes que poderão ser empregadas no ensino de química orgânica para alunos do terceiro ano de Ensino Médio. Isso poderá contribuir para o aumento de possibilidades de desenvolvimento de novos jogos educativos. Nesse aspecto, o desenvolvimento do Projeto poderá resultar na obtenção de novos jogos didáticos. Caso se obtenha sucesso nesse sentido, os benefícios advindos da aplicação de novos jogos educativos poderão ser expressivos, uma vez que os jogos podem contribuir significativamente para uma melhor aprendizagem. A pesquisa proposta oferece a oportunidade para treinamento de recursos humanos especializados, em níveis de graduação, na área de Ensino de Química. Assim, os benefícios da proposta em pauta se estendem além do desenvolvimento do Projeto científico, podendo resultar em contribuições significativas no que se refere ao treinamento de recursos humanos... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tais Arthur Correa - Coordenador / Camila Lopes Cravo Matos - Integrante / Jaqueline Inácia dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tais Arthur Correa.
    7. 2009-2010. MULTICULTURALISMO E ESCOLA: Contrastes entre ideologia e realidade
      Descrição: Esta pesquisa visa identificar, conhecer e analisar as práticas pedagógicas voltadas para a disseminação da ideologia do multiculturalismo no ambiente escolar. Tais objetivos fundamentar-se-ão em reflexões teóricas sobre o tema e suas relações com as determinações do Ministério da Educação, por meio dos PCNs. Além disso, esta pesquisa tem como objetivo a inserção de duas alunas, Marina Zanini e Nataly Aparecida da Silva, ambas cursando o último ano do ensino fundamental da rede estadual no universo da pesquisa científica. O bolsista terá a oportunidade de se familiarizar com instrumentos metodológicos da ciência, tais como de identificação do corpus de pesquisa (delimitação do tema e da área de atuação do pesquisador), de levantamento (construção de questionários), análise (qualitativa e quantitativa) e apresentação (de relatórios e comunicações, em congressos e seminários) dos dados obtidos. O projeto é de carater BIC-Jr, tendo como equipe: Orientadora Prof: Camila Lopes Cravo Matos (UEMG-Ubá) Co-orientadora: Prof.: Priscila Paschoalino Ribeiro (UEMG-Ubá) Bolsista 1: Marina Zanini Bolsista 2: Nataly Aparecida da Silva. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Lopes Cravo de Lacerda - Coordenador / Priscila Paschoalino Ribeiro - Integrante / Marina Zanini - Integrante / Maria de Lara Barbosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Camila Lopes Cravo de Lacerda.
    8. 2009-2009. Implantacao da Educacao Ambiental no polo Moveleiro
      Descrição: Esta projeto teve como ponto fulcral o estudo dos impactos ambientais promovidos pela indústria moveleira do município de Úba. Através da construção de uma cartilha explicativa, foi possível concientizar a população, funcionários e dirigentes destas indústrias dos impactos oferecidos pela indústria moveleira. Desta forma, alcançou-se o objetivo pretendido, de concientização acerca da conservação ambiental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Camila Lopes Cravo de Lacerda - Integrante / Priscila Paschoalino Ribeiro - Coordenador / Tamara aparecida da cruz - Integrante / Débora Guimarães de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Camila Lopes Cravo de Lacerda.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (95)
    1. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG."Não, não gostamos de ter medo! Conversando sobre a violência contra as mulheres/meninas nas escolas". 2019. (Seminário).
    2. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Iniciação científica e tecnológica da UEMG: um estudo das percepções e caminhos adotados por seus alunos. 2019. (Seminário).
    3. Diálogos Interdisciplinares - Universidade e Escola. Gênero na Educação e no Currículo. 2019. (Exposição).
    4. Direito público, Política Educação.Política e Educação. 2019. (Outra).
    5. Seminário Novos Rumos para a Educação. 2019. (Seminário).
    6. Seminário Regional Escolas Inovadoras."Argumentação". 2019. (Seminário).
    7. Fórum de Debates de Licenciaturas da PUC-Rio. 2018. (Encontro).
    8. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG."O PIBID PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS BOLSISTAS". 2017. (Seminário).
    9. IV Congresso Iberoamericano Estilos de Aprendizaje. Contribuições do PIBID para a formação docente dos licenciandos em pedagogia na UEMG-Leopoldina: desafios e possibilidades. 2017. (Congresso).
    10. "A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE"."A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE". 2015. (Seminário).
    11. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES....Coordenador de Sessão de pôster: "Diversidade, cultura e arte na Educação Básica". 2015. (Seminário).
    12. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES...."Comfabulando". 2015. (Seminário).
    13. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES...."Escrevendo com o escritor". 2015. (Seminário).
    14. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES....Mesa Redonda "História, Diversidade e Arte: cruzando olhares, formando educadores". 2015. (Seminário).
    15. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES...." Escrevendo com o escritor: o encontrão". 2015. (Seminário).
    16. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES...."Projeto borboletrando na escola: Romeu e Julieta, e o coelhinho da Páscoa". 2015. (Seminário).
    17. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES...."jOGANDO QUE SE APRENDE". 2015. (Seminário).
    18. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.ComFabulando. 2015. (Seminário).
    19. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.Jogando que se aprende. 2015. (Seminário).
    20. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.Escrevendo com o escritor: o encontrão. 2015. (Seminário).
    21. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.Projeto Borboletrando na escola: Romeu e Julieta e o Coelhinho da Páscoa. 2015. (Seminário).
    22. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.História de Leopoldina: trabalhando o lúdico na construção da cultura e identidade. 2015. (Seminário).
    23. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.Diversidade, cultura e arte na Educação Básica. 2015. (Seminário).
    24. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.Escrevendo com o Escritor. 2015. (Seminário).
    25. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTOSS."História de Leopoldina: trabalhando o lúdico na construção da formação de professores em diversas áreas do conhecimento". 2015. (Seminário).
    26. 2º SEMINÁRIO PIBID UEMG.VÁRIOS TRABALHOS APRESENTADOS. 2015. (Seminário).
    27. 2º SEMINÁRIO PIBID UEMG.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO PIBID. 2015. (Seminário).
    28. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Avaliador: Diversos Resumos Inscritos no 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2014. (Seminário).
    29. 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG.O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM/PIBID. 2014. (Seminário).
    30. 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG.COPA DO MUNDO 2014- VIDAS EM JOGO. 2014. (Seminário).
    31. 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG.PROJETO JACARÉ. 2014. (Seminário).
    32. 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG.BRINCANDO EM SALA DE AULA COM A LITERATURA. 2014. (Seminário).
    33. 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG." BRINCANDO EM SALA DE AULA COM A LITERATURA". 2014. (Seminário).
    34. 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG.CONTANDO, RECONTANDO E ENCANTANDO. 2014. (Seminário).
    35. 6º CBEU. O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA DE RENOVAÇÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO. 2014. (Congresso).
    36. 6º CBEU. O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA DE RENOVAÇÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO. 2014. (Congresso).
    37. V SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE PEDAGOGIA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: DEBATES E INTERLOCUÇÕES.O PIBID E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LEOPOLDINA. 2014. (Seminário).
    38. V SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE PEDAGOGIA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: DEBATES E INTERLOCUÇÕES.'O PIBID E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LEOPOLDINA". 2014. (Seminário).
    39. ' XII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EXTENSION UNIVERSITARIA'. "METODOLOGIAS E TÉCNICAS LÚDICO-INOVADORAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA EXTENSIONISTA DE RENOVAÇÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO". 2013. (Congresso).
    40. ' XII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EXTENSION UNIVERSITARIA'. 2013. (Congresso).
    41. "15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG"."Roteiro Prático e a Aprendizagem sobre o tema saponificação". 2013. (Seminário).
    42. "15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG"."Importância da aula de reforço para alunos de química do ensino médio". 2013. (Seminário).
    43. 1º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS EQUIPES PIBID/UEMG.COORDENANDO APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES. 2013. (Seminário).
    44. 1º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS EQUIPES PIBID/UEMG."PIBID-QUÍMICA-SHOW". 2013. (Seminário).
    45. 1º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS EQUIPES PIBID/UEMG.1º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS EQUIPES PIBID/UEMG. 2013. (Seminário).
    46. 1º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS EQUIPES PIBID/UEMG." O IMPACTO DO PIBID NAS ESCOLAS". 2013. (Seminário).
    47. 1º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS EQUIPES PIBID/UEMG."FORMAÇÃO NA FORMAÇÃO". 2013. (Seminário).
    48. III SEMANA UEMG.BIOLOGIA PARA TODOS. 2013. (Seminário).
    49. III SEMANA UEMG.QUÍMICA PARA TODOS. 2013. (Seminário).
    50. III SEMANA UEMG.PIBID-QUÍMICA -SHOW. 2013. (Oficina).
    51. II Simpósio internacional de Literatura, Cultura e Sociedade.A PRESENÇA DO PERSONAGEM NEGRO NA OBRA INFANTOJUVENIL DE MONTEIRO LOBATO. 2013. (Simpósio).
    52. II SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA.Compartilhando saberes e ressignificando os espaços educativos. 2013. (Simpósio).
    53. II SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA.A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PROBLEMATIZANDO ALGUMAS QUESTÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. (Simpósio).
    54. I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS EQUIPES PIBID/UEMG." O IMPACTO DO PIBID NAS ESCOLAS". 2013. (Seminário).
    55. SEMANA UEMG.PIBID-QUÍMICA -SHOW. 2013. (Oficina).
    56. SEMANA UEMG."QUÍMICA PARA TODOS". 2013. (Outra).
    57. SEMANA UEMG."BIOLOGIA PARA TODOS". 2013. (Outra).
    58. VI CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO; I SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 1 SEMINÁRIO PIBID. "O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: DA REFLEXÃO À AÇÃO". 2013. (Congresso).
    59. VI CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO; I SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 1 SEMINÁRIO PIBID. 2013. (Congresso).
    60. VI CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO; I SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 1 SEMINÁRIO PIBID. "PIBID QUÍMICA SHOW". 2013. (Congresso).
    61. VI CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO; I SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 1 SEMINÁRIO PIBID. "PIBID QUÍMICA SHOW". 2013. (Congresso).
    62. VI CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO; I SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 1 SEMINÁRIO PIBID. "IMPORTÂNCIA DA AULA DE REFORÇO PARA ALUNOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO". 2013. (Congresso).
    63. VI CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO; I SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 1 SEMINÁRIO PIBID. "IMPORTÂNCIA DA AULA DE REFORÇO PARA ALUNOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO". 2013. (Congresso).
    64. VII SEMANA ACADÊMICA UEMG-UBÁ.BIOLOGIA PARA TODOS. 2013. (Seminário).
    65. VII SEMANA ACADÊMICA UEMG-UBÁ.QUÍMICA PARA TODOS. 2013. (Seminário).
    66. XII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EXTENSION UNIVERSITARIA. O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA DE RENOVAÇÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO. 2013. (Congresso).
    67. " Trabalhos Extensionistas na Educação do Município de Cataguases.O INTÉRPRETE NA SALA DE AULA E A EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS. 2012. (Outra).
    68. SEMANA UEMG.PIBID-QUÍMICA -SHOW. 2012. (Seminário).
    69. SEMANA UEMG."Jogos educativos como recursos facilitadores da aprendizagem de química orgânica no terceiro ano do ensino-médio". 2012. (Outra).
    70. XIV Seminário de Pesquisa e Extensão -Universidade do Estado de Minas Gerais.Vários títulos foram avaliados. 2012. (Seminário).
    71. XIV Seminário de Pesquisa e II Semana Acadêmica da UEMG." UM ESTUDO SOBRE A ACEITABILIDADE DA INCLUSÃO:QUE PENSAM OS PROFESSORES DE UBÁ, SOBRE A INSERÇÃO DO ALUNOS ESPECIAL NO ENSINO REGULAR?". 2012. (Seminário).
    72. XIV Seminário de Pesquisa e II Semana Acadêmica da UEMG."BARREIRAS ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NO APRENDIZADO DE QUÍMICA". 2012. (Seminário).
    73. XIV Seminário de Pesquisa e II Semana Acadêmica da UEMG."IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE QUÍMICA, DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE UBÁ". 2012. (Seminário).
    74. XIV Seminário de Pesquisa e II Semana Acadêmica da UEMG."ENSINO DE QUÍMICA X AULAS PRÁTICAS: O QUE PENSAM OS ALUNOS?". 2012. (Seminário).
    75. XIV Seminário de Pesquisa e II Semana Acadêmica da UEMG."RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: IMPRESSÕES A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE UBÁ-MG". 2012. (Seminário).
    76. XIV Seminário de Pesquisa e II Semana Acadêmica da UEMG."ENSINO DE QUÍMICA X AULAS PRÁTICAS: O QUE PENSAM OS ALUNOS?". 2012. (Seminário).
    77. XIV Seminário de Pesquisa e II Semana Acadêmica da UEMG."PROJETO HORTA ESCOLAR COM PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA ESTADUAL PRO. RAUL SOARES-UBÁ/MG". 2012. (Seminário).
    78. XIV Seminário de Pesquisa e II Semana Acadêmica da UEMG."BARREIRAS ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NO APRENDIZADO DE QUÍMICA". 2012. (Seminário).
    79. XIV Seminário de Pesquisa e II Semana Acadêmica da UEMG." Jogos Educativos como recursos Facilitadores da Aprendizagem de Química Orgânica do Terceiro Ano do Ensino Médio". 2012. (Seminário).
    80. XXVI ERSBQ- ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICa. " Jogos Educativos como recursos Facilitadores da Aprendizagem de Química Orgânica do Terceiro Ano do Ensino Médio". 2012. (Congresso).
    81. " Memória e opressão da mulher na poesia brasileira contemporânea. 2011. (Outra).
    82. ArtEduQui-Módulo Texto: Histórias, Contos e Poesia.Módulo Texto: Histórias, Contos e Poesias. 2011. (Oficina).
    83. Geração Y e a convergência Profissional no Mundo Corporativo.Geração Y e a convergência Profissional no Mundo Corporativo. 2011. (Outra).
    84. Grupo de Pesquisa "Processos transculturais".Ángel Rama e a Transculturação Narrativa. 2011. (Encontro).
    85. Grupo de pesquisa " Processos transculturais na literatura brasileira".Processos de transculturação em Cuba, Peru, Argentina e Brasil. 2011. (Encontro).
    86. II Seminário da Educação Inclusiva: Terminalidade Escolar Específica.A terminalidade escolar específica. 2011. (Seminário).
    87. I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL: LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE.A PRESENÇA DO PERSONAGEM NEGRO NA OBRA INFANTOJUVENIL DE MONTEIRO LOBATO. 2011. (Simpósio).
    88. I Si´mpósio Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade. 2011. (Simpósio).
    89. IX COLÓQUIO EM LITERATURA BRASILEIRA.As caçadas de Pedrinho através da Teoria do Efeito: o que pensam as crianças?. 2011. (Outra).
    90. IX COLÓQUIO EM LITERATURA BRASILEIRA. 2011. (Outra).
    91. 1º FORUM EDUCADORES SÓCIO-AMBIENTAIS.TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS PARA JOGOS E DESENHOS. 2010. (Oficina).
    92. IV SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS.MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA. 2010. (Seminário).
    93. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS. 2009. (Simpósio).
    94. CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA.CONSTRUINDO AS DIRETRIZES DA POLÍTICA E O PLANO DECENAL. 2009. (Simpósio).
    95. III SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - UEMG - Ubá. 2009. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. MATOS, C. L. C.. 2º Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. 2015. (Congresso).. . 0.
    2. MATOS, C. L. C.. "PROJETO E RELATOS DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LEOPOLDINA". 2014. (Congresso).. . 0.
    3. MATOS, C. L. C.; SILVA, R. F. ; MARIO, M.. "UMA ESCOLA QUE FAZ A DIFERENÇA-ESCOLA DO SENTIMENTO". 2014. Outro
    4. MATOS, C. L. C.. ATIVIDADE EXTENSIONISTA "LITERATUDO: ENTRE LEITURAS E BRINCADEIRAS". 2014. (Outro).. . 0.
    5. MATOS, C. L. C.. "O INTÉRPRETE NA SALA DE AULA E A EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS. 2012. (Outro).. . 0.
    6. MATOS, C. L. C.; Vitoretti, Elisa ; Siva,Vilma. Circuito de palestras de promoção do aluno da UEMG. 2011. Outro
    7. MATOS, C. L. C.. II SEmana do Nesa- Núcleo de Educação Sócio- Ambiental da UEMG-Ubá. 2011. (Outro).. . 0.
    8. MATOS, C. L. C.. IX Colóquio do CES/ Juiz de Fora. 2011. (Outro).. . 0.
    9. MATOS, C. L. C.. I SEMANA UEMG. 2011. (Outro).. . 0.
    10. MATOS, C. L. C.. V SEMANA ACADÊMICA UEMG - UBÁ. 2011. (Outro).. . 0.
    11. MATOS, C. L. C.. Encontro de professores: capacitando e convivendo. 2011. (Outro).. . 0.
    12. MATOS, C. L. C.. IV SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS. 2010. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Camila Lopes Cravo de Lacerda ⇔ Andrea Vicente Toledo Abreu (1.0)
      1. ABREU, V. T. Andrea; MATOS, C. L. C. ; PINTO, S. G.. Leitores do séc. XXI : uma experiência de incentivo à leitura no interior de Minas Gerais. Revista Científica Conexões do Saber. v. 2, p. 162-177, issn: 2447-4568, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Lopes Cravo de Lacerda ⇔ Tais Arthur Correa (1.0)
      1. MATOS, C. L. C.; Santos, Jaqueline Inácia ; CORREA, T. A.. 'JOGOS EDUCATIVOS COMO RECURSOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO'. Em: 14º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2012, Belo Horizonte. 14º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Lopes Cravo de Lacerda ⇔ Rodrigo Fialho Silva (1.0)
      1. MATOS, C. L. C.; CARVALHO, J. V. S. ; SILVA, K. ; TOSTES, R. B. ; MELO, R. S. ; ALEXANDRINO, D. F. L. ; SILVA, R. F.. 'O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: DA REFLEXÃO À AÇÃO'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2013.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Camila Lopes Cravo de Lacerda ⇔ Renata Barreto Tostes (1.0)
      1. MATOS, C. L. C.; CARVALHO, J. V. S. ; SILVA, K. ; TOSTES, R. B. ; MELO, R. S. ; ALEXANDRINO, D. F. L. ; SILVA, R. F.. 'O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: DA REFLEXÃO À AÇÃO'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2013.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:07