Lattes UEMG

Michelle Aparecida Pereira Lopes

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Mestra em Linguística pela Universidade de Franca (2013). Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos (2008) e Especialização Lato sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Calafiori (2010). É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, onde orienta projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária e lidera o Grupo de Pesquisa DISMUMI (Discurso, mulher e mídias). Também é membro do grupo de estudos Labor (Laboratório de Estudos do Discurso), da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisas sobre a constituição histórico-discursiva do corpo feminino e os sentidos produzidos para esse corpo na contemporaneidade, abrangendo questões que vão desde a aparência e da silhueta até as que envolvem as diversas violências cometidas contra a mulher e seu corpo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do discurso francesa, na perspectiva foucaultiana, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, discurso, dispositivo, mídia, produção de subjetividades, objetivação / subjetivação, dispositivo, biopoder e biopolítica. Dedica-se também à escrita de contos, crônicas e poesias. É membro da AFESMIL-Academia Feminina Sul-Mineira de Letras, ocupando a Cadeira 03. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4408019951524400 (10/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Passos. Avenida Juca Stockler - de 1171/1172 a 2423/2424 Nossa Senhora das Graças 37902407 - Passos, MG - Brasil Telefone: (35) 35296010 URL da Homepage: http://www.uemg.br/home/unidades
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2019-2019. Rita Baiana e Bertoleza de O Cortico em Nuances de (Pre)Conceito: Uma Analise Discursiva Sobre a Discriminacao Etnico-Racial do Seculo XIX e Seus Ecos Contemporaneos
      Descrição: Este projeto de pesquisa que tem como viés norteador os estudos da Análise do Discurso, de matriz francesa, doravante chamada de AD. Por meio das análises linguístico-discursivas desses estudos, podemos elencar os ditos de outrora que, ainda hoje, são usados para legitimar atitudes discriminatórias, sobretudo as étnico-raciais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Coordenador / Mariana Aparecida Bárbara de Oliveira - Integrante. Financiador(es): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - Bolsa.
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    2. 2019-2019. Cartografia Sociodiscursiva do Feminicidio: Uma Analise da Construcao da Narrativa
      Descrição: Considerando-se a importância dos discursos que circulam na mídia para a constituição e a formação da opinião pública, propomos este projeto de pesquisa que objetiva empreender uma análise discursiva da construção da narrativa sobre os crimes contra a mulher, no município de Passos, MG e região, nos últimos cinco anos, usando para isso elementos metodológicos que possibilitem a elaboração de uma cartografia sociodiscursiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Coordenador / Jennifer Estefany Arimateia - Integrante.
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    3. 2018-2018. Uma analise discursiva da construcao da narrativa em dois casos de assedio sexual no Brasil e nos Estados Unidos
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe analisar a construção dos discursos nas narrativas que noticiaram duas denúncias de crime de assédio sexual, no Brasil e nos EUA, enfatizando o(s) sujeito(s) constituídos nelas. Propomos observar se há diferenças na construção da narrativa no caso de assédio no Brasil e nos Estados Unidos que possam ser relevantes para a legitimação ou não do assédio como um crime, em ambas as sociedades, além de, se observadas diferenças, elencá-las e analisá-las no que tange aos sentidos que possam vir a produzir.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Coordenador / Quezia Costa Lara - Integrante. Financiador(es): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    4. 2017-2018. A Resistencia De Uma ?Matrona Imoral? Tracos Do Discurso Feminista Do Inicio Do Seculo XX, Na Obra De Gilka Machado
      Descrição: O projeto de Iniciação Científica visa analisar discursivamente os traços do discurso feminista do início do século XX, na obra de Gilka Machado, poetisa que, apesar de sua relevância, não aparece nos livros e materiais didáticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Coordenador / brenda santos faustino - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    5. 2017-2017. E se fosse sua filha? O Discurso DO Boa Esporte Na Contratacao Do Goleiro Bruno: tentativas de legitimacao de uma feminicido
      Descrição: Este projeto de pesquisa vem propor uma análise discursiva dos enunciados relacionados à contratação do goleiro Bruno Fernandes de Souza pelo time mineiro de futebol, Boa Esporte Clube , em fevereiro de 2017, apresentando como hipótese de pesquisa o fato de que em enunciados proferidos pelo clube Boa Esporte, ao contratar o goleiro Bruno, podem ser percebidos indícios e tentativas de se vitimar um algoz e, sendo assim, por meio da circulação midiática desses enunciados e do sentido que produzem, há a possibilidade de que a socie-dade, ou uma parcela dessa, possa vir a aceitar um feminicídio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Coordenador / Stefany Michelin Pires - Integrante. Financiador(es): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    6. 2015-2015. O Discurso Didatizado da Revista Boa Forma: objetivacao e subjetivacao na busca do 'corpo perfeito'
      Descrição: Orientação do desenvolvimento do projeto de Iniciação Científica em questão, em desenvolvimento pela aluna bolsista Gabriela Andrade Vilela, financiado pelo PAPq/ UEMG. A pesquisa tem por base os estudos de Michel Foucault e Jean-Jacques Courtine, buscando observar como se constitui o discurso sobre o corpo considerado ?perfeito?, ?bonito? e ?invejável?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Coordenador / Gabriela Vilela Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    7. 2014-2017. Entre Pesos e Medidas: discursos da silhueta feminina nos seculos XX e XXI
      Descrição: O projeto desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística, nível de doutorado, na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar-SP, sob orientação da professora Dra. Vanice Sargentini.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Coordenador.
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    8. 2010-2014. Escriler em linguagens, suportes e midias diversas: construindo representacoes, identidades e sentidos
      Descrição: É sabido que o ser humano tem a necessidade de informar-se, de comunicar-se e de representar suas ideias e sentimentos por meio de linguagens, textos/discursos e tecnologias de diferentes naturezas. Estuda-se a ?escrileitura? presente em vários suportes, tecnologias e mídias (livros, jornais impressos e on line, revistas, redes sociais digitais, celulares, e outros) para observar e identificar como se dão as práticas sociais de leitura e de escrita que constroem identidades, representações e efeitos de sentido. E como tais práticas interferem direta e/ou indiretamente no universo escolar. Parte-se da premissa de que as linguagens, os códigos e as tecnologias tecem as práticas sociais de leitura e escrita, as quais constroem representações, identidades, efeitos de sentido sobre si mesmo; sobre os outros; sobre a sociedade e sobre tudo que se encontra ao redor do Ser Humano. Estudar e entender as práticas sociais de leitura e escrita de adolescentes e jovens pode fazer ver melhor quais representações, comunicações, valores e atitudes mobilizam esses ?escrileitores? e o fazem ter determinados comportamentos linguísticos e não outros, determinadas preferências e aversão a certos suportes, tecnologias de leitura e escrita e não a outras. Ao conhecermos novos/velhos modos de produção, circulação e distribuição dessas práticas, poderemos entender as subjetividades, as práticas discursivas e efeitos de sentido nos discursos dos adolescentes e jovens e seu modo de Ser, agir e viver em sociedade. E partindo desse conhecimento aplicarmos na prática educacional e na vida cotidiana ações que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual e integral do Ser Humano na melhoria da escrita e da leitura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Integrante / Maria Regina Momesso - Coordenador.
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    9. 2010-2014. Projeto Observatorio da Educacao - Edital 2010 - Linguagens, Codigos e Tecnologias: praticas de ensino de leitura e de escrita na Educacao Basica - Ensino Fundamental e Medio
      Descrição: O projeto envolve alunos e professores de graduação e pós-graduação da UNIFRAN e professores da Rede Pública de Ensino e seus alunos, tem por objetivo, partindo de uma abordagem multidisciplinar, de áreas do conhecimento ligadas ao estudo das linguagens, dos códigos e das novas tecnologias, compreender, por um lado, o atual estatuto das práticas de leitura e escrita empreendidas no ambiente de sala de aula, e promover, por outro lado, a análise e produção de textos e discursos nos mais variados suportes e mídias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Integrante / MOMESSO, M.R. - Coordenador.
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    10. 2010-2014. Projeto Observatorio da Educacao - Edital 2010 - Linguagens, Codigos e Tecnologias: praticas de ensino de leitura e de escrita na Educacao Basica - Ensino Fundamental e Medio
      Descrição: O projeto envolve alunos e professores de graduação e pós-graduação da UNIFRAN e professores da Rede Pública de Ensino e seus alunos, tem por objetivo, partindo de uma abordagem multidisciplinar, de áreas do conhecimento ligadas ao estudo das linguagens, dos códigos e das novas tecnologias, compreender, por um lado, o atual estatuto das práticas de leitura e escrita empreendidas no ambiente de sala de aula, e promover, por outro lado, a análise e produção de textos e discursos nos mais variados suportes e mídias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (24) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Integrante / Maria Regina Momesso - Coordenador / Juscelino Pernambuco - Integrante / Maria Ângela de Freitas Chiachiri - Integrante / Maria Flávia Figueiredo - Integrante / Luzmara Curcino Ferreira - Integrante / Luiz Antonio Ferreira - Integrante / Matheus Nogueira Schwartzamann - Integrante / Rosimeire Lovo - Integrante / Flávia Aparecida Soares - Integrante / Fabrícia Aparecida Migliorato - Integrante / Maria Lúcia Costa Fiúza - Integrante / Leide Cândido de Andrade - Integrante / Claudete Aparecida Garcia Bosshard - Integrante / Vera Lúcia Rodella Abriata - Integrante / Haletheia Vanessa Diniz - Integrante / Jéssica Cristina Celestino - Integrante / Renata Cristina Duarte - Integrante / Ythallo Vieira Borges - Integrante / Vanessa de Grácia Marchetti - Integrante / Isadora Valencisa Gregolin - Integrante / Daniela Melaré Vieira Barros - Integrante / Maria Aldina de Bessa Ferreira Rodrigues Marques - Integrante / Ana Amélia Amorim Carvalho - Integrante / Danilo Vizibeli - Integrante / Fernanda Godoy Tarcinalli - Integrante / Fausi dos Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.
    11. 2007-2012. Cibermidia: praticas discursivas e constituicao do sujeito
      Descrição: A cibermídia é o conjunto de mídias digitais em ambientes cíbridos fixos ou móveis. Esta pode ser constituída por entidades, grupos ou mesmo por um só indivíduo, e sua estrutura é fluída e se metamorfoseia continuamente. Esse espaço, conhecido como comunidade virtual, propicia novas formas de relações técnico-sociais com fins diversos. Tudo isso afeta o modo de ser, ver, sentir, viver e agir. Seus efeitos e consequências ainda são poucos conhecidos. Objetiva-se estudar as práticas discursivas, de leitura e de escrita que constroem a identidade do sujeito discursivo em comunidades virtuais (sites dinâmicos ou interativos,orkut, youtube, second life, blogs (jornalísticos, publicitários, edublogs de pesquisadores empresariais, de marketing e outros) da cibermídia e quais seus efeitos de sentidos. O referencial teórico metodológico centra-se na perspectiva discursiva, nos estudos culturais e foucaultianos. O corpus de pesquisa constitui-se de e-textos de comunidades, produzidos e em circulação na cibermídia... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (13) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Michelle Aparecida Pereira Lopes - Integrante / Rosimeire Lovo - Integrante / Claudete Aparecida Garcia Bosshard - Integrante / Ythallo Vieira Borges - Integrante / Danilo Vizibeli - Integrante / Fausi dos Santos - Integrante / Maria Regna Momesso - Coordenador / Maurício Junior Rodrigues da Silva - Integrante / Mariana Castaldi Zardini - Integrante / Maricília Lopes Silva - Integrante / Luiz Carlos Cardoso Negrão - Integrante / Dalva Kellen Dizaro Rafael Antonio - Integrante / Diane Heire da Silva Paludetto - Integrante / Rosana Emilio Lemos - Integrante / Rejane Cristina Barbosa Pereira - Integrante / Fernando Aparecido Ferreira - Integrante / Ana Márcia Zago - Integrante / Orlando Aparecido Cabrera - Integrante / Tania Maria Viário - Integrante / Marcos Aurelio Gomes ALves da Silva - Integrante / Rafael Furlan Lo Giudice - Integrante / Leny Pimenta - Integrante / Carla Andrea Pereira de Rezende - Integrante / Eduardo Yoshmoto - Integrante / Elisangela Santos de Carvalho - Integrante.
      Membro: Michelle Aparecida Pereira Lopes.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (69)
    1. 4ª Feira Literária - FLIPASSOS - Edição Carlos Antonio Alonso Parreira. 1ª Audiência Pública da Elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura. 2019. (Feira).
    2. 4ª Feira Literária - FLIPASSOS - Edição Carlos Antonio Alonso Parreira. A educação em tempos digitais: Reflexões sobre a leitura e outras práticas pedagógicas. 2019. (Feira).
    3. 4ª Feira Literária - FLIPASSOS - Edição Carlos Antonio Alonso Parreira. Roda de Conversa Hipertexto e Cibercultura. 2019. (Feira).
    4. Foucault e a Análise do Discurso: um olhar arquegenealógico e ético.Foucault e a Análise do Discurso: um olhar arquegenealógico e ético. 2019. (Encontro).
    5. Projeto Letras no Cine: filmes e discussões.Ecos do machismo no discurso contemporâneo. 2019. (Encontro).
    6. Roda de Conversa: Por que Tanta Preocupação Com a Imagem Corporal?.Produção discursiva sobre a imagem corporal: o discurso e suas armadilhas. 2019. (Encontro).
    7. Semana Acadêmica do Curso de História - Debates e fluxos da História na atualidade. A Constituição Discursiva Da Mulher Ao Longo Do Século XX E Início Do XXI. 2019. (Congresso).
    8. Mesa Redonda.Nos mares da leitura. 2018. (Outra).
    9. Semana Acadêmica do Curso de Letras.Língua e Discurso sob várias perspectivas. 2018. (Outra).
    10. V Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Efeitos de RealEe Sentidos Da Convicção No Discurso Sobre A Silhueta Feminina No Brasil (1901-2017). 2018. (Congresso).
    11. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Discurso em análise: perspectivas. 2017. (Seminário).
    12. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Leitura na Perspectiva Discursiva: Teoria de Estudo e Metodologia. 2017. (Seminário).
    13. Cursinho Pré-Vestibular Comunitário.A Literatura para o ENEM. 2017. (Outra).
    14. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Análise de discurso e seus gestos de leitura em corpora multimodais. 2016. (Seminário).
    15. III Jornada de Linguística.Dicotomias Saussurianas. 2016. (Seminário).
    16. III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDIAR).A OBESIDADE DESAFIA O ESTADO: O CONTROLE DO CORPO NA BIOPOLÍTICA. 2016. (Seminário).
    17. VII SELINFRAN - Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN.Texto e Discurso: perspectivas de pesquisas. 2016. (Seminário).
    18. 4ª SEMANA UEMG: Diversidade e Afrodescendência. Castro Alves: o Gemido dos Escravizados.. 2015. (Feira).
    19. 4ª SEMANA UEMG: Diversidade e Afrodescendência. A Presença do Negro em Documentos Oficiais Escritos em Língua Portuguesa, no Século XIX. 2015. (Feira).
    20. 4ª SEMANA UEMG: Diversidade e Afrodescendência.Os Contos Africanos Nas Salas de Aula: Uma Proposta de Trabalho Nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2015. (Oficina).
    21. 4ª SEMANA UEMG: Diversidade e Afrodescendência.Contos Africanos Para os Anos Finais do Ensino Fundamental. 2015. (Oficina).
    22. Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental. 2015. (Oficina).
    23. I CICLO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA.O Texto Literário nas salas de aula contemporâneas: uma análise dos discursos e das práticas. 2015. (Encontro).
    24. III CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. ENTRE PESOS E MEDIDAS: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE O CORPO FEMININO DOS SÉCULOS XX E XXI. 2015. (Congresso).
    25. IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso. ENTRE PESOS E MEDIDAS: OS DISCURSOS SOBRE A SILHUETA FEMININA NOS SÉCULOS XX E XXI. 2015. (Congresso).
    26. Seminário Regional Reforma do Ensino Médio. 2015. (Seminário).
    27. 3ª edição do CICLO DE PALESTRAS: LEITURA EM FOCO. 2014. (Encontro).
    28. 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O Corpo Sob Controle - Análise do Discursiva Dos Episódios De Não Contratação De Professores. 2014. (Outra).
    29. 62º Seminário do GEL.Plus Size no Blog Mulherão: descontinuidades discursivas do. 2014. (Seminário).
    30. Colóquio 30 anos com Foucault. 2014. (Outra).
    31. FESP INOVA - Semana Acadêmica: Educação.Análise do discurso. 2014. (Seminário).
    32. II Colóquio 30 anos com Foucault. 2014. (Outra).
    33. II Jornada de Estudos Saussurianos da UFSCar. 2014. (Outra).
    34. Minicurso Word e a Edição de Textos Acadêmicos. 2014. (Oficina).
    35. V Colóquio da ALED - Análise do Discurso: novos canteiros de trabalho?.Da Moda Do Corpo Ao Corpo Da Moda: Descontinuidades Discursivas Sobre o Sujeito. 2014. (Outra).
    36. VIII Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em em Linguística.Uma história da beleza plus size no Brasil: mulheres, seus corpos e suas imagens em (des)continuidades discursivas. 2014. (Seminário).
    37. Ciclo de Conferências: "O discurso social: retóricas da hegemonia e da dissidência, da confiança e da autoridade". 2013. (Seminário).
    38. FESP INOVA 2013 - Semana Acadêmica: Educação. Leitura do hoje: o contemporâneo evocando o clássico nas salas de aula. 2013. (Congresso).
    39. III Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN. 2013. (Seminário).
    40. II Jornada Linguística da Fesp.Trabalho avaliado: "Identidades discursivas frgamentadas - o professor de inglês pós-moderno diante das mídias sociais".. 2013. (Seminário).
    41. IV Encontro em Análise do Discurso Fundamentos espistemológicos e abordagens metodológicas.O corpo plus size como objeto discursivo: uma análise dos dizeres sobre o peso da cantora Adele.. 2013. (Encontro).
    42. Mesa-redonda: Contribuições da Linguística para o Ensino.Cibsercultura e leitura sob o olhar discursivo - possíveis contribuições para o ensino.. 2013. (Outra).
    43. SILEL - XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística / IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Tem que ser magra pra ser formosa? (re)construindo sentidos para o sujeito gordo a partir da musica ?Coisa bonita? de Roberto Carlos. 2013. (Congresso).
    44. V Seminário sobre Práticas Contemporâneas de Leitura. 2013. (Seminário).
    45. 2º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários / 5º CELLI ? Colóquio de Estudos Linguísticos e Literário. Reflexões sobre a identidade de adolescentes manifestadas através da leitura e escrita na rede social Tumblr. 2012. (Congresso).
    46. 4º Simpósio do Comitê de Ética em Pesquisa. 2012. (Simpósio).
    47. 5º Encontro de Pesquisadores de Pós-graduação. A rede social Tumblr como ferramenta de si e de representações discursivas das adolescentes. 2012. (Congresso).
    48. III CIAD ? Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Do diário íntimo ao Tumblr: reflexões discursivas sobre a identidade de adolescentes manifestadas por suas ?escrileituras?. 2012. (Congresso).
    49. III Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Do diário íntimo o Tumblr: reflexões discursivas sobre a identidade das adolescentes manifestadas na 'escrileitura?. 2012. (Outra).
    50. III Selinfran - Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN. 2012. (Seminário).
    51. III SELINFRAN - Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN.De Cinderela a Luluzinha ? discursos e representações de adolescentes na rede social Tumblr manifestadas na leitura e na escrita. 2012. (Seminário).
    52. I Jornada de Línguística do Curso de Letras. 2012. (Encontro).
    53. I Jornada Linguística do Curso de Letras. 2012. (Outra).
    54. 3ª Semana de Educação.As mudanças implantadas pelo acordo ortográfico. 2011. (Outra).
    55. 3ª Semana de Educação - Faculdade Calafiori.As mudanças implantadas pelo acordo ortográfico. 2011. (Oficina).
    56. A Pesquisa em Linguística: Caminhos do Pesquisador. 2011. (Encontro).
    57. II SELINFRAN - Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN.Personalidade virtual nas redes sociais: o escrileitor do Tumblr. 2011. (Seminário).
    58. II Workshop de práticas de leitura e escrita. 2011. (Outra).
    59. I SILTED - Simposio de Linguística e Tecnologia Educativa - UNIFRAN.Amélia ou Luluzinha: o ethos feminino na rede social Tumblr. 2011. (Simpósio).
    60. I Workshop de Práticas de Leitura e Escrita: Entre Textos e Discursos. 2011. (Congresso).
    61. Literatura e outras mídias - Universidade Positivo. 2011. (Encontro).
    62. Semana Universitária FESP/UEMG 2011. Dicotomias Saussureanas. 2011. (Congresso).
    63. Semana Universitária FESP/UEMG 2011.Dicotomias saussureanas. 2011. (Outra).
    64. Festival de Poesia da FESP.Festival de Poesia da FESP. 2010. (Outra).
    65. III Pedagógica Poços de Caldas. 2010. (Congresso).
    66. Jornada Pedagógica Dom Bosco. 2010. (Encontro).
    67. Lugar de Valor - Universidade Positivo. 2010. (Encontro).
    68. Semana Universitária do Curso de Letras. 2008. (Outra).
    69. Projeto Rondon - Operação Amazônia Oriental 2007.Capacitação de educadores do ensino fundamental sobre a prática de leitura e produção de textos. 2007. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. LOPES, M. A. Pereira. III Semana de Letras. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. LOPES, M. A. Pereira; FRANKLIN, A. ; BORGES, D. H. B. ; OLIVEIRA, E. R.. I SEMANA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA DOCÊNCIA. 2019. Congresso
    3. LOPES, M. A. Pereira; SILVA, A. C. F.. II Semana Acadêmica de Letras - Língua, Literatura e Jornalismo. 2019. Congresso
    4. LOPES, M. A. Pereira. I Semana Acadêmica de Letras. 2018. (Congresso).. . 0.
    5. LOPES, M. A. Pereira; FONSECA, R. A. S. ; PINATI, C. T. ; FRANKLIN, A.. Semana Acadêmica Dos Cursos do Núcleo Acadêmico de Educação. 2017. Congresso
    6. LOPES, M. A. Pereira; RIBEIRO, G. A.. III Jornada de Linguística. 2016. Congresso
    7. LOPES, M. A. Pereira. I Ciclo de Linguística e Literatura. 2015. (Congresso).. . 0.
    8. LOPES, M. A. Pereira. 30 anos com Foucault - edição São Carlos: Discurso, Poder e Vigilância na Sociedade Contemporânea. 2014. (Congresso).. . 0.
    9. LOPES, M. A. Pereira. II Jornada da Linguística da FESP. 2013. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Michelle Aparecida Pereira Lopes ⇔ Gisele Aparecida Ribeiro (2.0)
      1. LOPES, M. A. P. ; RIBEIRO, G. A. ; PINATI, C. T. ; MIARELLI, A. G. M. ; ANDRADE, G. V.. Afiando a língua: nivelamento em língua portuguesa para alunos ingressantes na UEMG - Unidade Passos. Em: Michelle Aparecida Pereira Lopes; Ana Maria Abdul Ahad. (Org.). Práticas Extensionistas - formação humanizada no ensino superior. 1ed.Mauritius. : Novas Edições Acadêmicas. 2017.v. 01, p. 156-164.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LOPES, M. A. Pereira; ROCHA, A. J. ; RIBEIRO, G. A.. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras - Português. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Michelle Aparecida Pereira Lopes ⇔ Zaira Rodrigues Vieira (1.0)
      1. LOPES, M. A. Pereira; BERNARDES, E. S.. Apresentação. São Carlos. 2020. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Michelle Aparecida Pereira Lopes ⇔ Adelino Francklin (1.0)
      1. LOPES, M. A. Pereira; FRANKLIN, A.. A Educação em Tempos Digitais: Reflexões Sobre a Leitura e Outras Práticas Pedagógicas'. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Michelle Aparecida Pereira Lopes ⇔ Anderson Jacob Rocha (1.0)
      1. ROCHA, Anderson Jacob; SILVEIRA, L. F. F.. A Presença do Negro em Documentos Oficiais Escritos em Língua Portuguesa, no Século XIX. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:08