teste-01

Antonio Fernandes de Souza Junior

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado em Educação Física pela UFRN. Graduado em Tecnólogo em Produção Multimídia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Licenciando em Filosofia pela UFRN. Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) e do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC). Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Digital e Educação; Educação Física Escolar; Filosofia da Educação; Formação Docente; História e Sociologia das Práticas Corporais; e Teorias do Jogo. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2020-Atual. Os saberes da Educacao Fisica Escolar no Exame Nacional do Ensino Medio: uma analise das provas realizadas do ano de 2009 a 2019
      Descrição: A Educação Física é componente curricular obrigatório no ensino médio, estando articulada a outros componentes na área de linguagens e suas tecnologias. Desde a reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é perceptível a presença de diferentes saberes da Educação Física nas provas específicas da área de linguagens. No decorrer da própria história da Educação Física Escolar brasileira diferentes concepções didáticas foram elaboradas, destacando determinados saberes e objetivos para os processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a nossa proposta consiste em analisar os saberes da Educação Física Escolar presentes no ENEM, realizados entre os anos de 2009 e 2019. Portanto, a pesquisa é do tipo documental. Para interpretação das informações, utilizaremos a análise de conteúdo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Antonio Fernandes de Souza Junior - Coordenador / Dandara Queiroga de Oliveira Sousa - Integrante / Carlos Alexandre Andrade dos Santos - Integrante.
      Membro: Antonio Fernandes de Souza Junior.
    2. 2014-2016. Ludicizar: Formacao de Professores e a Pratica Educativa
      Descrição: Esta pesquisa busca compreender como as concepções de professores acerca do lúdico interferem/afetam suas práticas educativas. As investigações produzidas no âmbito dessa perspectiva denotam considerável referencial teórico acerca das temáticas: jogo, brincadeira, brinquedo. No entanto, ao se direcionar análises a respeito das produções teóricas que explanam sobre o lúdico, verifica-se a quantidade limitada de produções. O intuito será subsidiar a apresentação desses conceitos para possibilitar análises que contemplem os dados coletados que, por sua vez, visam atender ao objetivo desta pesquisa que se sustenta em: evidenciar a compreensão sobre as concepções de lúdico de professores que atuam nos primeiros ciclos da educação básica nas escolas públicas da rede estadual e municipal de Cáceres/MT. Desmembrando-se nos seguintes objetivos específicos: Investigar as concepções dos professores sobre o lúdico na escola; Analisar/compreender como essas concepções interferem na prática educativa dos docentes; Refletir sobre o papel das atividades lúdicas no contexto da sala de aula. Propor formações que permitam subsídios teórico/práticos para a atuação docente. Para tanto, norteia-se, inicialmente, no conceito de concepções apresentado Ponte (1992), Silva (2009) e Garnica (2008). Em relação às explanações acerca do conceito de lúdico ancorou-se em Huizinga (2000), Almeida (2003), Marcellino (2003) e Kishimoto (2011a), e aos desdobramentos do termo em atividades lúdicas e ludicidade ancorar-se-a em Luckesi (2002) D Ávila (2006). Em relação à importância do lúdico na prática educativa serão referenciados os seguintes autores: Kishimoto (2011b, 2011c); Brougère (2011); D Ávila (2006). O presente estudo utilizou-se das abordagens da pesquisa qualitativa e do método interpretativo. O referencial escolhido fundamentou-se em Bogdan e Biklen (1994), Flick (1999), Vianna (2003) Richardson (1999). O processo de análise visa evidenciar a concepção de professores sobre o lúdico, por meio de suas práticas educativas e desse propor ações formativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Fernandes de Souza Junior - Integrante / João Carlos Martins Bressan - Coordenador / Elyana Mara Latorraca Pereira Castro - Integrante / Mariane Oliveira dos Reis - Integrante / Elen Caroline Tessaro - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Antonio Fernandes de Souza Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio CBCE de Literatura Científica, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.. 2019.
      Membro: Antonio Fernandes de Souza Junior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Apropriação da cultura digital por docentes de educação física em formação continuada. 2019. (Congresso).
    2. III Congresso Bianual da Associação Latina de Filosofia do Desporto (ALFiD). Diálogos entre a ludicidade e a estética: reflexões introdutórias no campo das experiências com a educação física escolar. 2018. (Congresso).
    3. VII Encontro Nacional do Observatório da Mídia Esportiva (ENOME). I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho Temático ? comunicação e mídia (CBCE).Apropriação da cultura digital por docentes de Educação Física em formação continuada. 2018. (Encontro).
    4. XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. A Gamificação em Cena na Formação Continuada de Professores de Educação Física do Natal-RN. 2017. (Congresso).
    5. 28º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (ENAREL); 1º Encontro Internacional de Políticas Públicas em Esporte e Lazer na Rede Cedes do RN (ENIPPEL); 6º Congresso Nordeste de Ciência do Esporte (CONECE).O encantamento com o tablet: experiências em escolas públicas com a produção de narrativas em histórias em quadrinhos sobre os Jogos Olímpicos. 2016. (Encontro).
    6. XXVI Semana de Filosofia. 2016. (Encontro).
    7. V Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense.Mesa III: Cultura, Mídia e Educação Física: tensões e conflitos. 2015. (Seminário).
    8. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Rompendo com o ?rola bola?: uma experiência com alunos do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Cáceres-MT.. 2015. (Congresso).
    9. I Semana da Educação Física: Cultura e Movimento.Educação física e mídia/s: cenário da interseção no Brasil. 2014. (Outra).
    10. I Seminário do Grupo de Pesquisa: Contextos Educativos da Infância. 2014. (Seminário).
    11. I Simpósio Integrado dos Cursos de Licenciatura Plena em Educação Física da UNEMAT.Painel III ? Pressupostos teóricos do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física ? de caráter ampliado da UNEMAT ? Campus de Cáceres ? Eixos Temáticos, Linhas de Pesquisa, Perfil do Egresso, Matriz Curricular.. 2014. (Simpósio).
    12. IV Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-grossense.Educação física escolar e mídia-educação: possibilidades a partir do PIBID-EF/UNEMAT. 2014. (Seminário).
    13. VI Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e X Congresso de Educação Física. Do pibid/capes ao pibid-ef/unemat/capes: avaliação do subprojeto pibid-ef/unemat 2012-2014. 2014. (Congresso).
    14. XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014).O PIBID-EF/UNEMAT e a produção de jogos digitais e não-digitais: aproximando os nativos digitais e as aulas de Educação Física. 2014. (Simpósio).
    15. 5ª Jornada Ciêntifica da UNEMAT.Observações Realizadas na Escola Estadual Demétrio Costa Pereira Através do PIBID Do Curso de Educação Física da UNEMAT. 2013. (Outra).
    16. III Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-grossense.PIBID-EF/UNEMAT, PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: MÍDIA-EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA. 2013. (Seminário).
    17. XII JORNEDUC - Jornada da Educação - Currículo e Prática Pedagógicas: desafios contemporâneos. Currículo e Educação Física. 2013. (Congresso).
    18. XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Percepção dos Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNEMAT com Relação às tecnologias Digitais na Educação Física Escolar. 2013. (Congresso).
    19. Assessoria Técnica ao Curso de Educação Física (Profº Celi Nelza Zülke Taffarel). 2012. (Encontro).
    20. II Ciclo Científico FAPAN. 2012. (Outra).
    21. II Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-grossense.Tecnologias Digitais Na Educação Física Escolar; Percepção Dos Acadêmicos Do Curso De Licenciatura Em Educação Física Da UNEMAT. 2012. (Seminário).
    22. XI Jornada da Pedagogia: Políticas e Propostas Para a Educação Básica na Atualidade. Educação Básica e os Jogos Eletrônicos Como Recurso Didático: Visão Dos Acadêmicos de Licenciatura da UNEMAT. 2012. (Congresso).
    23. II Semana do Profissional de Educação Física. 2011. (Encontro).
    24. I Seminário de Educação Física do Pantanal Matogrossense.Trabalho de Conclusão de Curso da Educação Física/Unemat: Um Levantamento Quantitativo da Área de Esporte Escolar e dos Principais Teóricos Utilizados na Discussão Dessa Temática. 2011. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. ARAUJO, A. C. ; SOUZA JUNIOR, A. F. ; SURDI, A. C. ; SANTOS, A. P. ; CARLOS, C. U. B. ; SOUSA, D. Q. O. ; SENA, D. C. S. ; MELO, J. P. ; BARROS, J. M. A. ; OLIVEIRA, M. R. R. ; DIAS, M. A. ; TINOCO, R. G. ; MEDEIROS, R. M. N. ; RODRIGUES, W. C. M. F.. XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2019. Congresso
    2. MEDEIROS, R. M. N. ; SOUZA JUNIOR, A. F.. IV Simpósio de Educação Física do RN. 2016. Outro
    3. HACK, L. ; SOUZA JUNIOR, A. F. ; COELHO, F. P. ; OLIVI, K. K. ; SANTOS, L. N. ; BANDEIRA, R. A.. I Simpósio Integrado dos Cursos de Licenciatura Plena em Educação Física da UNEMAT. 2014. Outro
    4. HACK, L. ; COELHO, F. P. ; BANDEIRA, R. A. ; SOUZA JUNIOR, A. F.. IV Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-grossense. 2014. Congresso
    5. BANDEIRA, R. A. ; SOUZA JUNIOR, A. F.. 6º Evento Semestral de Educação Física. 2013. Festival
    6. BANDEIRA, R. A. ; SOUZA JUNIOR, A. F.. V Olimpíadas da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. 2013. 2013.
    7. HACK, L. ; OLIVEIRA, B. M ; SOUZA JUNIOR, A. F.. II Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-grossense. 2012. Congresso
    8. BANDEIRA, R. A. ; SOUZA JUNIOR, A. F.. Torneio de Atletismo no 3º ESEF - Evento Semestral de Educação Física. 2012. Outro
    9. RUBIO, A. L. ; SOUZA JUNIOR, A. F.. II Torneio InterClubes de Natação. 2012. Outro
    10. BANDEIRA, R. A. ; SOUZA JUNIOR, A. F.. Torneio de Atletismo no 4º ESEF - Evento Semestral de Educação Física. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:07