Lattes UEMG

Simone Cristina de Faria

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2010). Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015) com a tese intitulada "A "matéria dos quintos" e os "homens do ouro": a dinâmica da arrecadação dos quintos reais na Capitania de Minas Gerais e as atribuições, atuação, perfil e relações dos cobradores dos quintos (c. 1700 - c. 1780)". Tem experiência em História do Brasil Colonial, especificamente História de Minas Gerais no Setecentos, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade mineira, fiscalidade, elites locais e cobrança de direitos régios. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-2019. Campanha da Princesa: conflito, justica e acomodacao na demarcacao de limites entre Minas Gerais e Sao Paulo - 1790-1820 / Estrategias de confirmacao da demarcacao de limites da Capitania de Minas a partir da documentacao da secao colonial do Arquivo Publ
      Descrição: A presente pesquisa busca entender como a elite local vai se articular perante o cenário social e político que se desenha entre o final do século XVIII e início do XIX em Campanha do Rio Verde. A região se tornou importante para a economia de Minas, uma vez que a atividade agropecuária era forte. Diante disso, era interessante que a freguesia se elevasse à vila, e a elite vai se organizar para que isso aconteça. O objetivo do trabalho é analisar as fontes disponíveis no Centro de Memória Cultural Desembargador Manoel Maria Paiva de Vilhena ? CEMEC e Arquivo Público Mineiro - APM, analisando inventários, testamentos, livros de cartório de 1º e 2º ofício, cartas precatórias, justificações de remoção de terras, cobranças de dívidas, entre outros documentos. É possível, a partir dessas fontes, entender a oscilação econômica, atividades às quais as pessoas da região estavam ligadas, como e em quais circunstâncias recorriam a São João Del Rey e em quais possibilidades podiam recorrer à capitania de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Cristina de Faria - Coordenador / Mayara Eduarda Vieira Leite - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Simone Cristina de Faria.
    2. 2018-2018. Das familias e seus trastes: aspectos do cotidiano e da cultura material atraves da analise dos testamentos e inventarios post mortem da Vila de Campanha da Princesa, 1780 a 1830
      Descrição: Propõe um estudo acerca da vida material e do cotidiano da vila de Campanha de 1780 a 1830 a partir da análise do acervo documental de inventários post mortem e testamentos da Vila de Campanha da Princesa 1780 a 1830 em documentação pertencente ao CEMEC ? Centro de Memória Cultural do Sul de Minas e ao Arquivo da Cúria Diocesana da Campanha. Busca refletir sobre as expressões de mudança e de continuidade, riqueza e empobrecimento numa análise pautada pela cultura material e transmissão de posses dos habitantes do sul de Minas em fins do século XVIII e início do século XIX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Cristina de Faria - Coordenador / Brenda Nataly de Paula Castelari - Integrante. Financiador(es): Programa Institucional de Apoio à Pesquisa-PAPq/UEMG - Bolsa.
      Membro: Simone Cristina de Faria.
    3. 2012-2015. O Bom Governo das Gentes: hierarquias sociais e representacao segundo a ?politica catolica?, do seculo XVI ao XVIII
      Descrição: Este projeto visa à constituição de uma rede, de modo a consolidar os conhecimentos em torno de um campo de pesquisas históricas que vem ganhando importância teórica e empírica nos últimos anos. Trata-se de estudos sobre as autoridades negociadas entre as sociedades ditas coloniais do Novo Mundo e as metrópoles européias, na época moderna; no caso da América lusa, os estudos referem-se ao auto-governo das Conquistas, através dos municípios e suas relações com a monarquia pluricontinental portuguesa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Doutorado: (5) . Integrantes: Simone Cristina de Faria - Integrante / Antônio Carlos Jucá de Sampaio - Integrante / João Fragoso - Coordenador / Jean-Frédéric Schaub - Integrante / Roberto Guedes - Integrante / Carla Maria Carvalho de Almeida - Integrante / Francisco Cosentino - Integrante / Manoela Pedroza - Integrante / Helidacy Muniz Correa - Integrante / Helen Osório - Integrante / Thiago Luis Gil - Integrante / George F. Cabral de Souza - Integrante / Jean Hébrard - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / COFECUB - Bolsa.
      Membro: Simone Cristina de Faria.
    4. 2011-2011. Antes que o ouro cruzasse o Atlantico: o cotidiano da cobranca dos reais quintos na capitania de Minas Gerais e o universo relacional dos cobradores do ouro (c.1710 - c.1780)
      Descrição: Esse projeto é desdobramento da pesquisa que hoje desenvolvo no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo principal é iniciar a desvendar o processo de arrecadação dos quintos no que diz respeito ao seu funcionamento mais cotidiano, atentando principalmente para a autonomia e constante prerrogativa camarária na questão. Atrelado a essa preocupação, será essencial começar a compreender o universo relacional dos cobradores dos quintos com os variados grupos sociais ao seu redor e com a Coroa portuguesa, ou seja, reconstruir as redes de parentesco, clientela, compadrio e amizade dos ?homens do ouro? ? como tomamos a liberdade de rotular aqueles que tiveram a honra de se ocupar do negócio dos quintos de Sua Majestade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cristina de Faria - Coordenador. Financiador(es): USINAS SIDERURGICAS DE MINAS GERAIS S/A. USIMINAS - Bolsa.
      Membro: Simone Cristina de Faria.
    5. 2005-2007. Registros de Passagem: conhecimento do territorio, producao e comercio das Minas
      Descrição: O principal objetivo do projeto é reconstruir a história e a memória dos caminhos das Minas, através da pesquisa dos registros de entrada da capitania.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cristina de Faria - Integrante / Maykon Rodrigues dos Santos - Integrante / Cláudia Maria das Graças Chaves - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Simone Cristina de Faria.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Aprovação em 2º lugar em Concurso Público da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Campanha, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Campanha.. 2019.
      Membro: Simone Cristina de Faria.
    2. Aprovação em 3º e 4º lugar em vagas de Designação Temporária de Professores de Educação Superior, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Unidade de Campanha.. 2018.
      Membro: Simone Cristina de Faria.
    3. Aprovação em 3º lugar em Concurso Público para Professor Substituto da Área de História do Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2010.
      Membro: Simone Cristina de Faria.
    4. Aprovação em 1º lugar em Concurso Público para Professor IV - História, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre.. 2010.
      Membro: Simone Cristina de Faria.
    5. Destaque no Curso de Bacharelado em História, turma do 2º semestre de 2006, com coeficiente de rendimento igual a 9,4 (nove e quatro), Universidade Federal de Ouro Preto.. 2007.
      Membro: Simone Cristina de Faria.
    6. Destaque no Curso de História - Licenciatura, turma do 1º semestre de 2006, com coeficiente de rendimento igual a 9,4 (nove e quatro), Universidade Federal de Ouro Preto.. 2006.
      Membro: Simone Cristina de Faria.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (45)
    1. Simpósio Internacional Transdisciplinar em História, Processos Gerenciais e Pedagogia - Integra-Hippe. 2018. (Simpósio).
    2. IV Semana Nacional de Ciência Tecnologia, realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Capivari.Reconstruindo a História: um novo fazer histórico a partir das experiências vividas na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). 2016. (Outra).
    3. VI Encontro Internacional de História Colonial.?Para tratar de sua vida tomando estado, e vivendo bem?: as relações dos cobradores dos quintos com seus escravos, forros, pardos, mulatos e afilhados negros (Mariana, século XVIII). 2016. (Encontro).
    4. 5 Encontro Internacional de História Colonial.Nos rastros dos "homens do ouro": perfil dos cobradores dos quintos reais (Mariana - séc. XVIII). 2014. (Encontro).
    5. Colóquio Internacional "O Bom Governo das Gentes: uma pesquisa colaborativa no seu contexto historiográfico".O quinto do ouro nas Minas. 2013. (Outra).
    6. Séminaire « Le Brésil d?Ancien Régime. Institutions impériales, société coloniale ».Para se tratar da matéria dos quintos?: a dinâmica da arrecadação dos quintos reais e as atribuições, atuação e poder de mando dos ?homens do ouro? (c. 1701 - c.1780). 2013. (Seminário).
    7. Seminário Permanente do ART.Para se tratar da matéria dos quintos?: a dinâmica da arrecadação dos quintos reais e as atribuições, atuação e poder de mando dos ?homens do ouro? (c. 1701 - c.1780). 2013. (Seminário).
    8. II Ciclo de Estudos e Pesquisas em História Militar do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).Agentes fiscais e mando na colônia: atuação militar, controle da população e delimitação do território - Capitania de Minas Gerais, século XVIII. 2012. (Outra).
    9. II Seminário Arquivos Paroquiais, Metodologia e História Social do Rio de Janeiro (Séculos XVII-XIX). 2012. (Seminário).
    10. XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG).?Com toda a exatidão e bom modo?, porém ?de sorte que venha pago?: atribuições, atuação e poder de mando da elite local ligada aos reais quintos. 2012. (Encontro).
    11. Bancos de dados e geoprocessamento na análise histórica. 2011. (Outra).
    12. Encontro de pesquisadores da UNESP / Assis com o Grupo de Pesquisa do CNPq ART ? Antigo Regime nos Trópicos. 2011. (Encontro).
    13. III Congresso Internacional Universidade Federal do Espírito Santo/Université Paris-Est/Universidade do Minho e XVIII Simpósio de História da Universidade Federal do Espírito Santo - Territórios, poderes, identidades (Territoires, pouvoirs, identités). Poder local, fiscalidade e território: a atuação dos cobradores dos quintos reais nas minas do ouro em período de fronteira aberta. 2011. (Congresso).
    14. I Seminário Internacional ?A comunicação política na monarquia pluricontinental portuguesa (1580-1808): Reino, Atlântico e Brasil?. 2011. (Seminário).
    15. I Seminário Pensa Rio. 2011. (Seminário).
    16. IV Seminário de Pós-Graduandos em História Social, História Social: poder e suas dimensões.?Para a satisfação dos quintos?, mas da forma ?que o Senado da Câmara ordenar?: reflexões sobre a dinâmica da arrecadação do ouro dos reais quintos na Capitania de Minas Gerais. 2011. (Seminário).
    17. VI Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Em prol do ?serviço mais relevante da história da monarquia?: notas sobre a responsabilidade na arrecadação dos quintos nas Minas Setecentistas. 2011. (Outra).
    18. VI Semana de História Política / III Seminário Nacional de História: Política e Cultura Política e Sociedade.?Com toda a exatidão e bom modo?, porém ?de sorte que venha pago?: reflexões sobre auto-governo, poder de mando e redes dos cobradores dos quintos reais nas Minas Setecentistas. 2011. (Seminário).
    19. XXVI Simpósio Nacional de História.O ouro das câmaras mineiras: controle da arrecadação dos reais quintos na Capitania de Minas Gerais Setecentista. 2011. (Simpósio).
    20. 3 Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidades no Mundo Atlântico (séc. XV-XVIII).A Leal Vila de Nossa Senhora do Carmo e os reais quintos ?que se cobram por esta câmara? ? 1718-1733. 2010. (Encontro).
    21. I Seminário Interno do Grupo de Pesquisa do CNPq - Antigo Regime nos Trópicos. 2010. (Seminário).
    22. Seminário Internacional Justiça, Administração e Luta Social: Dimensões do Poder em Minas.Administrando um direito régio: as câmaras municipais e o cuidado cotidiano com a arrecadação dos quintos reais nas Minas Setecentistas. 2010. (Seminário).
    23. V Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Tecendo alianças, efetivando cobranças: o universo relacional dos provedores dos quintos reais em Mariana no século XVIII. 2010. (Outra).
    24. XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.Autoridade de mando a serviço da arrecadação do ouro: o perfil dos cobradores dos quintos reais de Mariana Setecentista. 2010. (Encontro).
    25. XVII Encontro Regional de História da ANPUH-MG: Conhecer, pesquisar e ensinar História: o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo."Andando na diligência de sua cobrança": atuação e redes dos cobradores dos quintos reais em Mariana Setecentista. 2010. (Encontro).
    26. 3 Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?.Temas consagrados, novas perspectivas: um balanço dos estudos sobre a arrecadação dos quintos reais. 2009. (Seminário).
    27. II Encontro Memorial do ICHS: Nossas Letras na História da Educação.Os que tinham a honra de se ocupar do negócio dos quintos: notas sobre o perfil dos cobradores dos quintos reais em Mariana Setecentista e sobre o cotidiano de tal atividade. 2009. (Encontro).
    28. III Colóquio Internacional Raízes do Privilégio: hierarquia e mobilidade social no mundo ibérico do Antigo Regime. 2009. (Outra).
    29. IV Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.No exercício de uma arrecadação real: notas sobre o cotidiano da cobrança do ouro das Minas e a atuação dos provedores dos quintos em Mariana (1718-1733). 2009. (Outra).
    30. Seminário Internacional História e Indivíduo. 2009. (Seminário).
    31. XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.Antes do ouro cruzar o Atlântico: notas sobre o perfil de uma elite designada para a cobrança dos reais quintos nas Minas. 2009. (Simpósio).
    32. Diálogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ.Aquele que arrecadava a El-Rei "o mais precioso dos metais": os cobradores dos quintos reais em Mariana Setecentista. 2008. (Seminário).
    33. II Colóquio do LAHES - Evento internacional:.O precioso ouro das minas sob cobrança: redes, trajetórias e estratégias dos provedores dos reais quintos de Mariana Setecentista - indicações metodológicas de uma análise microanalítica. 2008. (Outra).
    34. I Seminário Internacional Administrando Impérios: Portugal e Brasil nos séculos XVIII e XIX. 2008. (Seminário).
    35. I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, cultura e poder.Da Real Fazenda ou do Senado da Câmara?: notas sobre a responsabilidade institucional na cobrança dos reais quintos em Mariana Setecentista. 2008. (Seminário).
    36. XIII Encontro Regional de História Anpuh-Rio - Identidades.Em meio à lealdade e a autonomia: os responsáveis pela cobrança do justo direito do quinto de El-Rei - Mariana (1718-1733). 2008. (Encontro).
    37. XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG.Estratégias de ação social no Império Português: as "escrituras fantásticas" dos cobradores dos quintos reais de Mariana em meados do séc. XVIII. 2008. (Encontro).
    38. I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil: Território, Conflito e Identidade. 2007. (Simpósio).
    39. XV Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Registros de entradas: Jaguari, um olhar sobre o comércio mineiro (1768-1785). 2007. (Seminário).
    40. I Simpósio Estado, Região Sociedade.I Simpósio Estado, Região Sociedade. 2006. (Simpósio).
    41. XIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Registros de passagem: Galheiro e Inhacica, um estudo sobre os comerciantes mineiros na segunda metade do século XVIII (1757 a 1776). 2006. (Seminário).
    42. XV Encontro Regional de História.O historiador e o passado nazista: reflexões sobre a historiografia alemã pós-1945. 2006. (Encontro).
    43. I Colóquio do LAHES: Alternativas metodológicas para a História Econômica e Social.Algumas considerações sobre um estudo dos Cobradores dos Quintos Reais: Mariana (1721-1733). 2005. (Outra).
    44. I Encontro Memorial do ICHS: Nossa História com todas as Letras - 25 anos.As elites coloniais e a Coroa na formação da sociedade mineira: os cobradores dos quintos reais em Mariana (1713-1724). 2004. (Encontro).
    45. XIV Encontro Regional de História da Anpuh-MG: "Caminhos da História: os desafios da historiografia em Minas Gerais".XIV Encontro Regional de História. 2004. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. FARIA, Simone Cristina de. Bases de dados para a pesquisa em história social: nomes, séries, lugares e redes. 2014. (Outro).. . 0.
    2. FARIA, Simone Cristina de. II Seminário Arquivos Paroquiais, Metodologia e História Social do Rio de Janeiro (Séculos XVII-XIX). 2012. (Outro).. . 0.
    3. FARIA, Simone Cristina de. I Seminário Internacional "A comunicação política na monarquia pluricontinental portuguesa (1580-1808): Reino, Atlântico e Brasil". 2011. (Outro).. . 0.
    4. FARIA, Simone Cristina de. I Seminário Pensa Rio. 2011. (Outro).. . 0.
    5. FARIA, Simone Cristina de. Encontro de pesquisadores da UNESP / Assis com o Grupo de Pesquisa do CNPq ART ? Antigo Regime nos Trópicos. 2011. (Outro).. . 0.
    6. FARIA, Simone Cristina de. Bancos de dados e geoprocessamento na análise histórica. 2011. (Outro).. . 0.
    7. CHAVES, C. M. G. ; SILVEIRA, M. A. ; FARIA, Simone Cristina de ; Santos, M. R. dos ; LACERDA, D. P. ; SANTOS, E.. I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil: Território, Conflito e Identidade. 2007. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01