Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, realizou formação complementar em Ciências da Educação e Monografia intitulada " As implicações do Exame Nacional do Ensino Médio sobre o processo vestibular da UFMG". Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais, com foco na análise das políticas públicas e reformas curriculares direcionadas ao Ensino Médio e suas implicações sobre o acesso e permanência na Educação Superior. Atualmente é Doutoranda na linha de Políticas Públicas FaE/UFMG e membro do Grupo de Estudos sobre a Universidade (Universitátis/FAE/UFMG). Empreende pesquisas sobre os seguintes temas: Políticas Públicas para a Educação Básica e Educação Superior; Organização da Educação Básica e da Educação Superior; Avaliações externas; Expansão da Educação Superior no Brasil; Reformas educacionais; Capitalismo contemporâneo e educação. Atuou como Coordenadora Pedagógica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG - Unidade Contagem, foi Coordenadora Geral de Acompanhamento e Assessoramento Pedagógico ao Ensino do CEFET-MG, é membro do Conselho Diretor (CEFET-MG) e membro titular do Conselho de Educação Profissional e Tecnológica (CEFET-MG). (Texto informado pelo autor)
SILVA, Rafaela Campos Duarte; MELO, Savana Diniz Gomes. ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI. EDucação e Realidade Edição eletrônica. v. 43, p. 1385-1404, issn: 2175-6236, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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Trabalhos completos publicados em anais de congressos (6)
DUARTE, R. C.; ROCHA, F. M.. A Política de Avaliação da Educação Superior no Brasil e seu impacto sobre o trabalho docente. Em: XXVI Seminário da Rede Universitas/BR: Política, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, R. C.; CARVALHO, S. S. D.. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS MOVIMENTOS DE PARALISAÇÃO NO MUNICÍPIO DE LAGOA SANTA SOB O CARGO DE AGENTE DE SERVIÇOS ESCOLARES. Em: I SIMPÓSIO NACIONAL EDUCAÇÃO, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, R. C.; SANTOS, T. C.. O Tema transversal orientação sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais e suas implicações no currículo e nas práticas escolares. Em: X COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES / VI COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE CURRÍCULO, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, R. C.; ROCHA, F. M.. O (novo) ENEM e a reestruturação curricular do Ensino Médio. Em: X COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES / VI COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE CURRÍCULO, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
ROCHA, F. M. ; DUARTE, R. C.. As implicações do capitalismo sobre o trabalho docente na Educação Superior. Em: XXVII Seminário Nacional Universitas 2019, 2019, Foz do Iguaçu. Anais do XXVII Seminário Nacional Universitas 2019, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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Apresentações de trabalho (10)
DUARTE, R. C.; ROCHA, F. M.. A política de avaliação da educação superior e seu impacto sobre o trablho docente. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DUARTE, R. C.; MELO, Savana Diniz Gomes. O sentido e as implicações da contrarreforma do Ensino Médio. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
DUARTE, R. C.; CARVALHO, S. S. D.. Análise da influência dos movimentos de paralisação no município de Lagoa Santa sob o cargo de agente de serviços escolares. 2016. Apresentação de Trabalho/Simpósio
MELO, Savana Diniz Gomes ; DUARTE, R. C. ; ROCHA, F. M.. O (novo) ENEM e a reestruturação curricular do Ensino Médio. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DUARTE, R. C.; SANTOS, T. C.. O tema transversal Orientação Sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
AVELAR, L. C. M. ; DUARTE, R. C. ; GOMES, L. S. L.. A expansão do Programa Mais Educação nos estados brasileiros. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MELO, Savana Diniz Gomes ; DUARTE, R. C. ; ROCHA, F. M.. O (novo) ENEM e a reestruturação curricular do Ensino Médio. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra
OLIVEIRA, R. F. ; DUARTE, R. C. ; CAMILO, R. C. ; SILVA, M. C.. A implementação do FUNDEB em municípios mineiros. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra
OLIVEIRA, R. F. ; DUARTE, R. C. ; CAMILO, R. C. ; SILVA, M. C.. A implementação do FUNDEB em municípios mineiros. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra
MIRANDA, Alexandre Borges ; DUARTE, A. ; CUNHA, Daisy Moreira ; ARAUJO, G. N. F. ; SOUZA, J. C. ; RODRIGUES, Lídia Pereira ; VIEIRA, Lívia M. F. ; BRITO, M. S. C. ; BAPTISTA, M. C. ; DUARTE, R. C. ; CAMPOS, Rogerio Cunha ; OLIVEIRA, R. M. ; MELO, Savana Diniz Gomes ; NONATO, Symaira Poliana. Monitoria do Departamento de Administração Escolar. 2010. Apresentação de Trabalho/Outra
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Projetos de pesquisa
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2018-Atual. Politicas, gestao e direito a educacao superior: novos modos de regulacao e tendencias em construcao Descrição: O projeto tem por objeto a análise dos novos modos de regulação e tendências em construção das políticas para a educação superior, a partir de 2013, considerando as mudanças econômicas, políticas e sociais em curso e as reformas institucionais advindas da situação de ?acomodação? do país à conjuntura de crise internacional. Ele é desenvolvido no âmbito da Rede Universitas/Br (http://www.redeuniversitas.com.br/) com aproximadamente 25 anos de experiência de trabalho coletivo, e compreende 8 subprojetos que pretendem analisar as políticas postas para a educação superior nos seguintes aspectos: (1) a política econômica e o financiamento da educação superior;(2) as configurações da educação superior na atualidade (arquiteturas acadêmicas, gestão e; (3) a nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação e da regulação da educação superior; (4) o trabalho na educação superior; (5) o acesso e a permanência na educação superior; (6) os novos modos de regulação e tendências em construção na produção do conhecimento; (7) a educação superior do campo e os processos de formação de educadores e (8)as políticas e a gestão da educação profissional tecnológica e a reconfiguração da formação docente. Do ponto de vista metodológico faz uso tanto de métodos quantitativos quanto dos qualitativos, dependendo do que se apresenta em foco em cada etapa e eixo da investigação... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafaela Campos Duarte Silva - Coordenador / Savana Diniz Gomes Melo - Integrante / Vera Lúcia Jacob Chaves - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante / João dos Reis Silva Júnior - Integrante / Luiz Fernando Reis - Integrante / Luciene das Graças Miranda Medeiros - Integrante / Antonia Costa Andrade - Integrante / Maria do Carmo de Lacerda Peixoto - Integrante / José Vieira de Sousa - Integrante / Andréa Araujo do Vale - Integrante / Tereza C. M. Aguiar Veloso - Integrante / Edineide Jezine Mesquita Araujo - Integrante / Karine Nunes de Moraes - Integrante / Afrânio Mendes Catani - Integrante / Salomão Hage - Integrante / Monica Molina - Integrante / José dos Santos Souza - Integrante / Jussara Marques de Macedo - Integrante / Daise Mancebo - Integrante. Membro: Rafaela Campos Duarte Silva.
2018-Atual. REMUNERACAO DOCENTE NA EDUCACAO BASICA E NA EDUCACAO SUPERIOR PUBLICA EM QUATRO ESTADOS BRASILEIROS: ACRE, MARANHAO, MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO (2000-2018) Descrição: Essa proposta de estudo apresenta-se como um desdobramento pesquisas anteriores desenvolvidas nos âmbitos do Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/FAE/UFMG e do Grupo de Pesquisa-ação sobre a Universidade - UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG sobre o trabalho docente. O projeto atual visa identificar e analisar a política remuneratória dirigida aos professores das redes públicas de ensino no período de 2000 a 2018, em quatro estados brasileiros e suas capitais, a saber, Acre, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Objetivo é analisar as possíveis consequências dessas políticas sobre o trabalho docente, sobre a natureza e finalidade de suas atividades, sua formação, suas condições de trabalho, a carreira, a jornada de trabalho, o regime de trabalho bem como a atuação das organizações sindicais docentes frente a tais políticas. No caso da educação básica, a referência geral será o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), que somente foi instituído pela Lei nº. 11.738 em 2008. Na educação superior federal se estudará a política remuneratória adotada pelos governos federais ao longo do período estudado (2000 a 2018). E na educação superior ofertada pelos estados estudados, se analisará a política remuneratória adotada pelos governos estaduais no mesmo recorte temporal. O estudo prevê a realização de pesquisa bibliográfica a fim de levantar os trabalhos produzidos sobre remuneração, piso salarial, carreira, condições de trabalho, jornada de trabalho, e organização sindical docente (artigos, teses e dissertações), em complementação a levantamentos realizados em pesquisas anteriores, ampliando o recorte temporal. Prevê, também, a busca de dados disponíveis nas páginas do governo federal, estadual, e municipal e de sindicatos docentes dos quatro estados da pesquisa sobre os descritores da pesquisa... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafaela Campos Duarte Silva - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Coordenador / Francilene Macedo Rocha - Integrante / José Angelo Gariglio - Integrante / Paula Francisca Da Silva - Integrante / PAULIANE ROMANO CIRILO - Integrante / Luciana Cristina Nogueira Honório Rodrigues - Integrante / ana maria alves saraiva - Integrante / jussara bueno de queiroz Pachoalino - Integrante / natáilia coimbra jesus santos - Integrante / Aryanne Martirns Oliveira - Integrante / Andressa de Araújo Moreira - Integrante / Pedro Afonso Valadares - Integrante. Membro: Rafaela Campos Duarte Silva.
2013-2015. PROGRAMA MAIS EDUCACAO: IMPACTOS NA EDUCACAO INTEGRAL E INTEGRADA ? PARTE QUALITATIVA Descrição: Analisar o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora de políticas públicas de Educação (em Tempo) Integral no Brasil, a partir de estudos de casos de experiências em curso nas Redes Municipais e/ou Estaduais do Brasil... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafaela Campos Duarte Silva - Coordenador / Luciana Santos Lima Gomes - Integrante / Lúcia Helena Alvarez Leite - Integrante / Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Paulo Henrique de Queiroz Nogueira - Integrante / Fernanda Silva de Oliveira - Integrante / Juarez Melgaço Valadares - Integrante / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Paulo Felipe Lopes de Carvalho - Integrante / Rosana Ramos - Integrante / Marília Barcellos Guimarães - Integrante / Kelly Aparecida de Sousa Queiroz - Integrante / Camila Carvalho - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Janaína Specht da S. Menezes - Integrante / Ana Emília Castro - Integrante / Wilson Barroso - Integrante / Mercês Pietsch Cunha Mendonça - Integrante. Membro: Rafaela Campos Duarte Silva.
2011-2013. Pesquisa Nacional: Programa Mais Educacao: Impactos na Educacao Integral e Integrada Descrição: A pesquisa pretende analisar o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora de políticas públicas de educação (em tempo) integral no Brasil. (Coordenada pela UFMG, outras universidades: UFPR, UFPE, UNIRIO, UFPA).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafaela Campos Duarte Silva - Coordenador / Letícia de Cássia Magalhães Avelar - Integrante / Luciana Santos Lima Gomes - Integrante / Lúcia Helena Alvarez Leite - Integrante / Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Paulo Henrique de Queiroz Nogueira - Integrante / Fernanda Silva de Oliveira - Integrante / Juarez Melgaço Valadares - Integrante / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Paulo Felipe Lopes de Carvalho - Integrante / Rosana Ramos - Integrante / Marília Barcellos Guimarães - Integrante / Kelly Aparecida de Sousa Queiroz - Integrante / Camila Carvalho - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Janaína Specht da S. Menezes - Integrante / Ana Emília Castro - Integrante / Wilson Barroso - Integrante / Mercês Pietsch Cunha Mendonça - Integrante / Ademilson de Sousa Soares - Integrante. Membro: Rafaela Campos Duarte Silva.
2010-2012. A implementacao do FUNDEB em municipios mineiros Descrição: O objetivo geral do projeto é analisar o processo de implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) nos municípios mineiros, identificando seu impacto na gestão dos recursos financeiros - compreendidas as receitas e as despesas - e na evolução das matrículas atendidas por cada um dos municípios pesquisados, observando os seus primeiros três anos de vigência (2007-2009), a partir da escala de implementação gradual prevista pela Lei nº 11.494/2007 para a transferência de recursos, a incorporação de matrículas na redistribuição dos recursos do Fundo e a complementação da União ao mesmo... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafaela Campos Duarte Silva - Integrante / Rosimar de Fátima Oliveira - Coordenador / Rúbia da Conceição Camilo - Integrante / Marcelle Cristine Silva - Integrante. Membro: Rafaela Campos Duarte Silva.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (13)
III Seminário Internacional Teias de Cidadania - A cultura Popular tece caminhos para uma Educação Integral. 2012. (Seminário).
X Colóquio sobre questões curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de.O tema transversal Orientação Sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2012. (Outra).
X Colóquio sobre questões curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de currículo.O (novo) ENEM e a reestruturação curricular do Ensino Médio. 2012. (Outra).
XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG.O (novo) ENEM e a reestruturação curricular do Ensino Médio. 2012. (Outra).
A Greve dos trabalhadores em Educação: a valorização do profissional em questão. 2011. (Outra).
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A implementação do FUNDEB em municípios mineiros. 2011. (Seminário).
XX Semana de Iniciação Científica da UFMG.A implementação do FUNDEB em municípios mineiros. 2011. (Outra).
"Juventudes e Práticas Educativas". 2010. (Outra).
33a. Reunião Anual da ANPEd.. 2010. (Congresso).
XIV Semana de Graduação da UFMG.Monitoria do Departamento de Administração Escolar. 2010. (Outra).
Participação no XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).
"Educação Escolar indígena e educação do campo: Experiências, Políticas e práticas". 2009. (Outra).
Encontro Mineiro de Educação do Campo. 2009. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (19)
DUARTE, R. C.; SILVA, D. P. ; CANDIDO, L. M.. Jornada Pedagógica 2019 - CEFET-MG (Seminário). 2019. Outro
DUARTE, R. C.. 3º Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG. 2018. (Outro).. . 0.
DUARTE, R. C.; BAMBIRRA, A. A. B. M. ; CHAMON, C. S. ; COSTA JUNIOR, E. S. ; MORICI, I. M. ; RIBEIRO, L. E. L. ; COUTO, M. R. ; BARBOSA, M. B. G.. 3º Seminário de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2018. Outro
DUARTE, R. C.; SILVA, D. P. ; CANDIDO, L. M.. Jornada Pedagógica 2018 - CEFET-MG (Seminário). 2018. Outro
DUARTE, R. C.; SILVA, D. P. ; CANDIDO, L. M.. Encontro Pedagógico (Seminário). 2018. Outro
DUARTE, R. C.. II Jornada Pedagógica do CEFET-MG Unidade Contagem. 2017. (Outro).. . 0.
DUARTE, R. C.; CANDIDO, L. M. ; SILVA, D. P.. Prosa, Café e Cultura -. 2017. Outro
CANDIDO, L. M. ; SILVA, D. P. ; DUARTE, R. C.. Prosa, Café e Cultura -. 2017. Outro
DUARTE, R. C.; ASSIS, T. S. M. ; SILVA, E. A. ; CASTILHO, B. A. ; ARAUJO, W. J.. XXVII Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações Campus Contagem. 2017. Outro
DUARTE, R. C.; SILVA, D. P. ; CANDIDO, L. M.. Jornada Pedagógica 2017 - CEFET-MG (Seminário). 2017. Outro
DUARTE, R. C.. Comissão Executora da XXVII META 2017 (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações, do Campus de Contagem. 2017. (Outro).. . 0.
DUARTE, R. C.. I Jornada Pedagógica do CEFET-MG Unidade Contagem. 2016. (Outro).. . 0.
DUARTE, R. C.. Comissão Executiva da XXVI META 2016 (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações). 2016. (Outro).. . 0.
DUARTE, R. C.; ARAUJO, B. R. ; MOREIRA, C. B. ; MOREIRA, A. L. ; ASSIS, T. S. M.. Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações Campus Contagem. 2016. Outro
DUARTE, R. C.; SILVA, D. P.. Jornada Pedagógica 2016 - CEFET-MG (Seminário). 2016. Outro
DUARTE, R. C.; AMARAL, C. S. ; SANTOS, A. R.. Semana C T do CEFET-MG na Unidade de Contagem. 2015. Congresso
DUARTE, R. C.. Comissão Permanente de Apoio à Estruturação da Prestação de Serviços Técnico-administrativos do CEFET-MG (COPPE). 2015. (Outro).. . 0.
DUARTE, R. C.. Comissão Organizadora da XXV META (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações) e da Mostra dos Cursos Técnicos do CEFET-MG 2015 da Unidade de Contagem. 2015. (Outro).. . 0.
DUARTE, R. C.; VASCONCELOS, A. C. ; ASSIS, T. S. M. ; GIAROLA, F. R. ; ALONSO, K. F. ; SETRAGNI, L. F.. Mostra dos Cursos Técnicos do CEFET-MG 2015. 2015. 2015.