Lattes UEMG

Laila Maria Hamdan Alvim

Tenho Pós-doutorado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com a pesquisa "A construção verbal observada na produção discursiva do jornal "O Bom Ladrão"como denunciadora do discurso ultramontano" (2017); possuo Doutorado em Letras - Língua Portuguesa- pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006); Mestrado em Letras - Língua Portuguesa - pela mesma instituição (2002); Pós-graduação em Currículo e Prática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ (1999); e Graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras - Português e Literaturas. Minha atuação profissional é direcionada a três linhas. Inicialmente, desenvolvo trabalho como pesquisadora a partir de temas estudados no Mestrado e Doutorado. O resultado é apresentado em congressos nacionais e internacionais. Relacionado especificamente à pesquisa linguística, ao ensino e à educação, tenho experiência como professora de Ensino Fundamental, Médio, de graduação e de especialização, presencial e a distância. Atuo/atuei como professora em instituições de ensino superior, como: a) Universidade Federal do Amazonas (Prof. Adjunto A); b) Universidade do Estado de Minas Gerais (Prof. efetiva) (Fund. político-pedagógicos da profissão docente; Morfossintaxe e ensino I; Língua Portuguesa V; Seminário Interdisciplinar I; Língua Portuguesa VII e Pesquisa e prática pedagógica); c) Universidade Federal de Minas Gerais (graduação: Introdução aos Estudos da Linguagem; Gramática tradicional: morfossintaxe; Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos); d) Universidade Federal de Ouro Preto (Especialização); e) Fundação Pedro Leopoldo - PFL (graduação e especialização: Técnicas de Redação e Argumentação Jurídica no curso de Direito; Textos Acadêmicos e Comunicação Empresarial no curso de Administração; Avaliação no Ensino Superior na Especialização em Gestão da Sala de Aula); f) Centro Universitário Newton Paiva (graduação: Letras, Pedagogia, Administração, Turismo, Relações Internacionais), coordenação de curso (Letras), Comitê de Ética em Pesquisa, Iniciação Científica,Comitê Editorial, elaboração de projetos para aprovação de Mestrado, orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso e de Trabalhos Interdisciplinares; g) Faculdade Arnaldo Jansen (graduação - Português no curso de Direito) Também tenho experiência como coordenadora de orientadores de TCC em curso de especialização de Gestão Escolar na UFOP, especialização em que também atuei como professora e como autora de aulas - Professora Autora e Professora Tutora. Trabalhando com iniciação científica, estudei o comportamento que direcionava os alunos para escolha de cursos e/ou instituições onde estudar; em outra pesquisa, estudei as razões que os levam ao abandono/desistência de cursos de graduação. Especificamente aos estudos linguísticos elaborei/coordenei pesquisa relacionada à transitividade verbal nas ocorrências em jornais de grande circulação nacional - objeto de estudo de meu doutoramento. Da mesma forma, em trabalho afim, participei da comissão avaliadora dos cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social da UEMG- Divinópolis, sendo designada pelo Conselho Estadual de Educação. Por fim, mas não menos importante, atuo, como professora, em orientações teóricas e práticas para o eficiente desempenho em apresentações orais e escritas tendo como ferramenta a Língua Portuguesa, nesse trabalho lecionei disciplinas relacionadas à arte de falar em público - a Oratória / Comunicação Empresarial. Também atuo na Fundação Nacional de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), onde trabalho como revisora técnica de questões, como corretora de redações de concursos e como elaboradora de provas para concursos. Na mesma direção, participo como revisora técnica do ENADE (Letras / 2017). Dessa forma, considere-se que as abordagens estão imbricadas e construídas a partir de estudos empreendidos em Instituições referendadas pelo Ministério da Educação. (Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3821489575820781 (15/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Letras. Campus Coroado Coroado 35501169 - Manaus, AM - Brasil Telefone: (092) 33051181 URL da Homepage: www.ufam.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. A selecao argumental do verbo: padronizacao e inovacao ? reflexoes necessarias para o ensino de Lingua Portuguesa
      Descrição: O estudo da seleção argumental do verbo observada na linguagem jornalística em cotejo com a orientação da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) e com livros didáticos pretende responder à questão sobre a organização da seleção argumental do verbo e como ela é discutida nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Há a proposição também de se estabelecer cotejo com a padronização da NGB e da linguagem jornalística atual. Isso porque supõe-se que há uma diferenciação consistente entre o que a NGB preconiza relativamente à seleção argumental dos verbos e o que efetivamente se apresenta na língua em uso (tomada como referência a linguagem jornalística) e nos livros didáticos de Língua Portuguesa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Laila Maria Hamdan Alvim - Coordenador / Oscar Soares Branco - Integrante.
      Membro: Laila Maria Hamdan Alvim.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Hadinei Ribeiro Batista - Coordenador / LAILA HAMDAN ALVIM - Integrante.
      Membro: Hadinei Ribeiro Batista.
    2. 2016-2017. A construcao verbal observada na producao discursiva nos jornais do seculo XIX na regiao de Ouro Preto ? Mariana.
      Descrição: Este estudo analisa a construção verbal e a produção discursiva no século XIX na linguagem jornalística em Ouro Preto e Mariana. Busca identificar a construção verbal e sua relação com a produção discursiva na linguagem propondo responder à pergunta: como acontece a construção dos enunciados nos textos jornalísticos do século XIX na região de Mariana e Ouro Preto observando, especificamente, o uso das formas verbais? Considera-se a hipótese de que os verbos apresentam comportamento relacionado à produção discursiva de acordo com a intencionalidade do enunciador, ou seja, a construção verbal é fenômeno linguístico fluido relacionado à intencionalidade discursiva e, portanto, denunciador de informações que contribuem para a organização da memória da região especificada. Relativamente ao modo de trabalho, se caracterizará como de levantamento de dados, e a amostra para construção do corpus compreenderá os dados obtidos nos jornais locais do século XIX do acerco do Gedem ? UFOP. A coleta de dados se dará pela seleção de verbos dentro dos textos encontrados nestes jornais. A partir daí, serão analisados de acordo com a construção discursiva, sustentada na noção de subjetividade. Ou seja, como se constroem as relações verbais nas frases coletadas e sua variação de acordo com a formação discursiva e as práticas discursivas e práticas sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Laila Maria Hamdan Alvim - Integrante / William Menezes - Coordenador.
      Membro: Laila Maria Hamdan Alvim.
    3. 2011-2012. Educacao a distancia: da observacao a matricula
      Descrição: Análise, a partir de dados de alunos matriculados em IES, de razões que levam á desistência da manutenção do curso superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Laila Maria Hamdan Alvim - Coordenador / Lenise Ribeiro Ortega - Integrante.
      Membro: Laila Maria Hamdan Alvim.
    4. 2010-2011. Fatores relevantes para a escolha de uma universidade na grande BH: a visao dos alunos
      Descrição: Análise, a partir de pesquisa quantitativa, das razões que influenciam os alunos do Ensino Médio a escolherem onde estudar e qual curso fazer.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Laila Maria Hamdan Alvim - Coordenador / Lenise Ribeiro Ortega - Integrante.
      Membro: Laila Maria Hamdan Alvim.
    5. 2004-2005. Lingua Portuguesa: ensino e pesquisa
      Descrição: Ánálise do fato sintático "Transitividade Verbal" em jornais de grande circulação no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Laila Maria Hamdan Alvim - Coordenador.
      Membro: Laila Maria Hamdan Alvim.
    6. 2002-2006. A Transitividade verbal na linguagem jornalistica
      Descrição: O projeto visa observar as ocorrências verbais e analisar suas relações predicativas e posterior confronto dessas ocorrências com o estabelecido como padrão pela NGB. Além disso, pretendeu-se apresentar classificação a partir das ocorrências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Laila Maria Hamdan Alvim - Coordenador / Claudio Cezar Henriques - Integrante.
      Membro: Laila Maria Hamdan Alvim.
    7. 1999-2002. Ludismo verbal e lingua portuguesa
      Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado em Letras que observava os elementos da Língua Portuguesa como potenciais para práticas de ludismo verbal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Laila Maria Hamdan Alvim - Coordenador / Maria Teresa Gonçalves Pereira - Integrante.
      Membro: Laila Maria Hamdan Alvim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Diploma de Honra ao Mérito, Centro Universitário Newton Paiva.. 2012.
      Membro: Laila Maria Hamdan Alvim.
    2. Diploma de Honra ao Mérito, Centro Universitário Newton Paiva.. 2011.
      Membro: Laila Maria Hamdan Alvim.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. Abralin50. A construção verbal observada na produção discursiva no jornal "O Bom Ladrão" como denunciadora do discurso Ultramontano. 2019. (Congresso).
    2. III Diverminas.A construção verbal observada na produção discursiva do jornal O Bom Ladrão como denunciadora do discurso ultramontano. 2017. (Encontro).
    3. I Simpósio Nacional de Pós-graduação.A construção Verbal observada na produção discursiva nos jornais do séc XIX na região de Ouro Preto e Mariana. 2016. (Simpósio).
    4. IV Internacional sobre Análise do Discurso. 2016. (Simpósio).
    5. IV Semana de Letras. A construção Verbal observada na produção discursiva nos jornais do séc XIX na região de Ouro Preto e Mariana. 2016. (Congresso).
    6. Galaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica. Minidicionários de Língua Portuguesa: questões estruturais e léxico-vocabulares. 2015. (Congresso).
    7. GALAECIA- III Congresso Internacional de Linguística Histórica. Colocação dos pronomes oblíquos átonos na Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil - Pêro Vaz de Caminha. 2015. (Congresso).
    8. II Congresso Internacional de Linguística Histórica. Considerações sobre a Transitividade Verbal. 2012. (Congresso).
    9. XI Fórum de Estudos Linguísticos. O jogo de/com palavras: uma observação de elementos da Língua Portuguesa para construção de textos. 2012. (Congresso).
    10. XVI Congresso Internacional de Linguística e Filologia. Transitividade Verbal: uma revisão histórica. 2011. (Congresso).
    11. Seminário Internacional de Análise do discurso. 2010. (Seminário).
    12. Seminário de Estudos Filológicos.Transitividade verbal: uma revisão histórica. 2009. (Seminário).
    13. VI Fórum de Estudos Lingüísticos. VI Fórum de Estudos Lingüísticos. 2001. (Congresso).
    14. V Fórum de Estudos Lingüísticos. V Fórum de Estudos LIngüísticos. 2000. (Congresso).
    15. III Congresso Franco-Brasileiro de Análise do Discurso.Coerência e referenciação: condições de produção textual e acesso ao sentido. 1999. (Outra).
    16. III Encontro Franco-brasileiro de Análise do Discurso.III Encontro Franco-brasileiro de Análise do Discurso. 1999. (Encontro).
    17. IV Fórum de Estudos Lingüísticos. IV Fórum de Estudos Lingüísticos. 1999. (Congresso).
    18. IV Fórum de Estudos Lingüísticos.A produção textual na escola: verso e reverso. 1999. (Outra).
    19. III Fórum de Estudos Lingüísticos. III Fórum de Estudos Língüísticos. 1998. (Congresso).
    20. IV Fórum de Estudos Lingüísticos.A interpretação do texto: tradição e renovação. 1998. (Outra).
    21. Seminário Internacional "Educação para a Diversidade e a Formação do Cidadão do Século XXI.Seminário Internacional Educação para a Diversidade e a Formação do Cidadão do Século XXI. 1998. (Seminário).
    22. II Fórum de Estudos Lingüísticos. II Fórum de Estudos Lingüísticos. 1997. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. HAMDAN, Laila. I Simpósio de Educação: Perspectivas para o século XXI. 2012. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02