Lattes UEMG

Helania Martins de Souza

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Ceará (UFC) 2002; Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2009; Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) 2015 e Doutorado em andamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2020. Atualmente é professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no curso de Pedagogia. Atua nas áreas de educação, patrimônio e metodologia do ensino de geografia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3787634564874802 (06/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Coronel José Máximo São Sebastião 36202284 - Barbacena, MG - Brasil Telefone: (32) 30523100 URL da Homepage: http://www.uemg.br/apresentacao.php
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2020-Atual. Grupo de Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO)
      Descrição: Descrição: O Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia da UFMG desenvolve atividades e promove ações formativas visando o desenvolvimento do conhecimento docente e a interpretação geográfica dos fenômenos de seus participantes. Atividades extensionistas também são elaboradas pelo grupo onde o público alvo são professores da rede pública e privada de ensino..#10;Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helania Martins de Souza - Coordenador / VALÉRIA DE OLIVEIRA ROQUE ASCENÇÃO - Integrante / ROBERTO CÉLIO VALADÃO - Integrante.
      Membro: Helania Martins de Souza.
    2. 2019-Atual. EDUCACAO PATRIMONIAL E INTERDISCIPLINARIDADE: EXPERIENCIA EDUCATIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARBACENA - MG
      Descrição: A presente pesquisa está pautada na análise de como ocorre a Educação Patrimonial na interface das disciplinas de Geografia e História no Ensino Fundamental I nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Barbacena – MG. A proposta de investigação foi lançada mediante a importância do conhecimento acerca do patrimônio cultural, bem como este tem sido apresentado e discutido em sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Helania Martins de Souza - Coordenador / VALNIDES ARAÚJO DA COSTA - Integrante / CARLÚCIA MARIA SILVA - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Helania Martins de Souza.
    3. 2018-Atual. Conhecimentos sobre politicas publicas educacionais na otica dos professores da educacao basica
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas educacionais, com o foco na gestão escolar. Parte do reconhecimento da exigência de que gestores escolares tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais, reconhecendo-se haver a oferta de certo nível desses conhecimentos na formação inicial e continuada, bem como a criação de saberes nas práticas dos gestores. A sua proposição foi pautada, também, na constatação de ainda haver dificuldades na aplicabilidade desses conhecimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles como objetivado. O projeto será desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, sobre como melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helania Martins de Souza - Coordenador / Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Cristina Hill Fávero - Integrante / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante.
      Membro: Helania Martins de Souza.
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas educacionais, com o foco na gestão escolar. Parte do reconhecimento da exigência de que gestores escolares tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais, reconhecendo-se haver a oferta de certo nível desses conhecimentos na formação inicial e continuada, bem como a criação de saberes nas práticas dos gestores. A sua proposição foi pautada, também, na constatação de ainda haver dificuldades na aplicabilidade desses conhecimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles como objetivado. O projeto será desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, sobre como melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristina Hill Fávero - Integrante / Rita de Cássia Oliveira - Coordenador / Helania Martins de Souza - Integrante / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante / Simone de Jesus Araújo - Integrante / Tatiane P. Paulino - Integrante / Luciana A. Lana - Integrante / Eva Flávia de Oliveira - Integrante.
      Membro: Cristina Hill Favero.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. XVIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.Percepções do Patrimônio Social no Bairro Jóquei Clube - Mapa Conceitual Escolar. 2016. (Encontro).
      2. CLAG 33º CONGRESSO DA CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DE GEÓGRAFOS. O “NOVO BAIRRO” JÓQUEI CLUBE: MARCA, TRAÇO E RESISTÊNCIAS DE UM ESPAÇO DE LAZER IDENTITÁRIO EM FORTALEZA. 2015. (Congresso).
      3. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Mudanças e Permanências no Bairro Jóquei Clube- Da desativação do Jockey Club Cearense a genreificação do bairro. 2014. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01