Lattes UEMG

Lidia Noronha Pereira

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - 2004), pós graduou em Linguística Aplicada ao ensino da Língua Portuguesa (UNINCOR - 2006) e em Gestão Escolar: Supervisão, Orientação, Inspeção e Direção (UNIS - 2011). É Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Vale do Sapucaí (UNIVÁS - 2012/2014) e Doutora em Ciências da Linguagem pela mesma instituição (UNIVÁS - 2014/2017), sendo suas pesquisas financiadas pelo Fundo de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Sua tese de doutorado, intitulada "A (des)estabilização de sentidos para corpo-e-sujeito inscritos pela sexualidade e pelo gênero: efeitos de ruptura", ficou em 2º lugar na etapa nacional do Concurso de Teses e Dissertações da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED). Foi membro do corpo editorial da Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem (ISSN: 2359-2192) criada pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Como professora substituta da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), lecionou a disciplina "Comunicação e Expressão" para os cursos de Engenharia e Licenciatura. Foi professora designada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para ministrar, no curso de Pedagogia, as disciplinas de "Língua Portuguesa"; "Ensino de Ciências", "Pedagogia e suas Multidimensionalidades", "Metodologia Científica", "Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa", "Fundamentos e Metodologias da Língua Portuguesa", "Língua Portuguesa: Oralidade, Leitura e Produção de Texto", Informática aplicada à Educação", "Ludicidade" e "Psicologia da Educação I e II". Ainda, já atuou em outras Instituições de Ensino Superior (Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS) como orientadora e professora das disciplinas de "Literatura Infantil", "Língua Portuguesa", "Políticas Educacionais" e "Metodologia Científica". Publicou conto no Caderno de Educação de Minas Gerais e atua, há 16 anos, como professora de Literatura e Artes no Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares, tendo já trabalhado com os métodos de ensino "Bernoulli", "Positivo", "Objetivo", "Coc", "Soma" e "Ser". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeito, corpo, educação, gênero, travestilidades e literatura. Atualmente, é professora designada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Poços de Caldas, para lecionar no curso de Pedagogia as disciplinas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2014-Atual. SUJEITO, ESPACO, CORPO E SENTIDO
      Descrição: Pensando a cidade - 'o espaço é azul, pássaros voam dentro' - como um lugar de produção de significação do sujeito no espaço público, forma da vida social, observamos as distintas formas como o corpo mesmo significa, se textualiza e circula pela existência de significantes, sendo o homem um ser que interpreta e é interpretado. Pretendemos levantar caminhos que nos levem à compreensão da relação do corpo com a ideologia e da relação que se pode compreender entre ideologia e inconsciente quando se pensa a materialidade do sujeito, seu corpo e o sentido. Dentro dessa perspectiva, temos como foco principal a investigação de três fenômenos contemporâneos: a) as manifestações de rua que, no Brasil, tornaram mais frequentes a partir de 2013; b) os chamados ?rolezinhos? que, por trabalharem na quantidade, se caracterizam por expor a relação do sujeito com um espaço significado como sendo do outro; c) a procura dos sujeitos por diferentes corpos seja através de transformações físicas, seja através da postura, da dança, das roupas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Lidia Noronha Pereira - Integrante / Atílio Catosso Salles - Integrante / NEWTON GUILHERME VALE CARROZZA - Coordenador / ALLAN STROTTMANN KERN - Integrante.
      Membro: Lidia Noronha Pereira.
    2. 2014-Atual. Discurso Sentido e Sociedade (Disenso)
      Descrição: Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de pesquisa de mesmo nome, coordenado pela Dra. Débora Massmann, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, em parceria com o curso de graduação em História da Univás. Neste projeto, propõe-se pensar questões da diversidade, como, por exemplo, senso comum, preconceito, feminismo, homofobia, racismo, políticas públicas, inclusão, entre outros assuntos que toquem, direta ou indiretamente, a questão da "diferença" na sociedade contemporânea. As reflexões produzidas no Disenso utilizam com fundamentação teórica a Análise de Discurso e a Semântica Histórica da Enunciação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Lidia Noronha Pereira - Coordenador / Débora Raquel Hettwer Massmann - Integrante / Daniella Ferraz Amaral - Integrante / Andrea Silva Domingues - Integrante / Guilherme Beraldo de Andrade - Integrante / DANIELLE ROBERTA DA SILVA - Integrante / ADRIANA DE MORAES PEREIRA SANTOS - Integrante / JULIANO DE OLIVEIRA PENA - Integrante / KLENIA MEIRELES CANTANHEDE LAGO - Integrante / TATIANA BARBOSA DE SOUSA - Integrante / Patrícia Cristina Brasil - Integrante.
      Membro: Lidia Noronha Pereira.
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Discurso, Sentido e Sociedade (DISENSO) reúne pesquisas que refletem sobre o funcionamento da linguagem na sociedade, sobretudo no que concerne aos discursos das e sobre as minorias. Com o objetivo de historicizar os modos de significar as minorias em suas diferentes acepções e de compreender preconceitos e discriminações que afetam uma parcela significativa da sociedade, o DISENSO volta-se para a investigação e compreensão de diferentes discursos que circulam em nossa sociedade. Trata-se, pois, de analisar, através do funcionamento da linguagem, processos de identificação, estigmatização e discriminação que instalam e afetam as minorias sociais bem como as políticas públicas implantadas na direção desses processos, seja para homologá-los, seja para inibi-los. Toma-se assim como objeto de estudo os discursos políticos, sociais (jornalísticos, históricos, midiáticos) e jurídicos que, direta ou indiretamente, colocam em funcionamento dizeres sobre as minorias tanto em relação àquelas descritas, historicamente, como grupos marginalizados devido aos aspectos econômicos, sociais, culturais, físicos ou religiosos, quanto àquelas que atualmente têm sido designadas como novas minorias, a saber, homossexuais, mulheres, idosos, imigrantes e pessoas que não possuem domicílio fixo. Assim interessa-nos não somente identificar as minorias e os discursos de e sobre elas, mas também compreender o funcionamento destes discursos e as relações de sentidos que deles derivam e se fazem ecoar em outros dizeres, outros textos e discursos ao longo da história. A fim de analisar o funcionamento da linguagem e a forma como as significações são produzidas e ressoam naquilo que, no século XXI, podemos chamar de velhas e novas minorias, recorre-se a um diapositivo analítico no qual alguns conceitos teóricos da Análise de Discurso e da Semântica Histórica da Enunciação são fundamentais para a compreensão dos processos de significação. Destacam-se aqui alguns conceitos fundamentais, a saber, a relação entre o político e o simbólico, o sentido, as posições-sujeito, o interdiscurso, a memória e a ideologia, entre outros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (10) . Integrantes: Guilherme Beraldo de Andrade - Integrante / tatiana barbosa de sousa - Integrante / andrea silva domingues - Integrante / Benedita Celeste de Moraes Pinto - Integrante / Neuzeli Maria de Almeida Pinto - Integrante / Adriana de Moraes Pereira Santos - Integrante / Bruna Fátima de Brito - Integrante / Juliano de Oliveira Pena - Integrante / Klenia Meireles Cantanhede Lago - Integrante / Maicon Fernandes de Paiva - Integrante / Marilda de Castro Laraia - Integrante / Débora Raquel Hettwer Massmann - Coordenador.
      Membro: Guilherme Beraldo de Andrade.
    3. 2013-Atual. VIDA URBANA E RURAL NO SUL DE MINAS: PROCESSOS DISCURSIVOS, MEMORIA E EFEITOS DE SENTIDO ENTRE URBANIZACAO E PRATICAS AGRICOLAS
      Descrição: Este projeto de pesquisa realiza-se através da parceria entre docentes pesquisadores da UNIVAS e da IFSULDEMINAS. Vincula-se ao grupo de Pesquisa Discurso, Ciência e Historicidade do CNPq, liderado pela profa. Dra. Telma Domingues da Silva, cuja proposta geral é refletir sobre a linguagem enquanto produção de conhecimento, em sua circulação e inscrição na sociedade. Consideramos, em uma perspectiva ampla, que a sociedade urbano-industrial tem a ciência e a tecnologia como seus elementos intrínsecos, ou seja, que o modo de vida e o sujeito urbano produzem-se por uma relação que se impõe para com o conhecimento científico. Com esse projeto, objetivamos compreender elementos no sul de Minas Gerais constitutivos de uma memória discursiva em funcionamento, com relação aos processos de urbanização e às práticas de agricultura, como parte de um imaginário rural sobre o urbano e de um imaginário urbano sobre o rural. A cidade vai se re-formulando historicamente a partir de uma dinâmica em que os espaços urbanos e rurais vão se significando, atravessados por diferentes discursividades e constituindo os diferentes sujeitos. Nesse âmbito, nota-se a presença de instituições de ensino que se voltam para a formação de jovens para o trabalho. Observa-se, quanto às instituições, que estas vão sendo significadas de maneiras diversas durante um período relativamente recente da história do país, significação que se produz tendo em vista as transformações da própria sociedade em que se inscrevem, na qual se re-formula, a cada momento, o modo como o Estado ou a Igreja se responsabilizam pela educação ou pelo trabalho, assumindo a proposta de uma educação para o trabalho .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Lidia Noronha Pereira - Integrante / Telma Domingues da Silva - Coordenador / ELLISSA CASTRO CAIXETA DE AZEVEDO - Integrante / MARIA ONICE PAYER - Integrante / CARLA ADRIANA FERNANDES ALVES PATRONIERI - Integrante.
      Membro: Lidia Noronha Pereira.
    4. 2010-2015. Discurso e Psicanalise: a-versao do sentido
      Descrição: Descrição: Inúmeros estudiosos do trabalho de Sigmund Freud são unânimes em afirmar que a sua sorte, no que diz respeito ao campo que este pensador funda, com o nome do inconsciente, foi ter começado pelo sintoma. Noção comumente associada a um distúrbio que causa sofrimento, a um estado doentio, o sintoma tem, de fato, um estatuto significante. O sintoma é um acontecimento do qual nós não dominamos a causa, nem o sentido e, muito menos, a sua repetição. Pista da história do sujeito, retorno do recalcado, um fenômeno linguageiro, o sintoma é justamente aquilo que vem do real: o sentido expulso, a aversão ao sentido (Lacan, RSI, inédito). Como estudiosos do discurso interessados em questões de psicanálise, um campo que concerne epistemologicamente à Análise de Discurso, este projeto de cooperação entre a UNICAMP, através do Laboratório de Estudos Urbanos e, a UNIVÁS, com seu Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, tem por objetivo reunir pesquisadores para estudar e compreender o encontro epistemológico entre discurso e psicanálise. Não basta mais afirmar, no campo da Análise de Discurso, que ideologia e inconsciente são materialmente ligados. É necessário o estabelecimento de um programa de estudo e de trabalho voltado a esse lugar epistemológico. Em suma, desenvolver uma reflexão em que a psicanálise não seja tomada como o sintoma de uma disciplina auxiliar. Elegemos a questão do sintoma por considerá-la um elemento capaz de nos permitir compreender o processo de constituição da subjetividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (9) . Integrantes: Lidia Noronha Pereira - Coordenador / Telma Domingues da Silva - Integrante / Marcos Aurélio Barbai - Integrante / Cristiane Dias - Integrante / Cláudia Castellanos Pfeiffer - Integrante / Ana Cláudia Fernandes Ferreira - Integrante / Lauro baldini - Integrante / Juliana Santana Cavallari - Integrante / Fernando Hartmann - Integrante / Lígia Caldonazo - Integrante / Carolina Maria Rodrigues Zuccolillo - Integrante.
      Membro: Lidia Noronha Pereira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Concurso Literário UFLA 2015, Universidade Federal de Lavras.. 2016.
      Membro: Lidia Noronha Pereira.
    2. 4° Mostra de Tecnologia, Ciências, Arte e Cultura, Escola São João - Coopercamp - Positivo Sistema de Ensino.. 2011.
      Membro: Lidia Noronha Pereira.
    3. IX Concurso de Contos - UEMG - Campus de BH, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.. 2004.
      Membro: Lidia Noronha Pereira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (70)
    1. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE).A INTERDISCIPLINARIDADE E A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES PARA A SUPERAÇÃO DO ENSINO FRAGMENTADO. 2021. (Outra).
    2. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE). 2021. (Outra).
    3. Feira do Livro da Campanha - FLIC. Diversidade Religiosa. 2019. (Feira).
    4. VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem."Esposa X Amante: a individuação do sujeito mulher pela música sertaneja universitária contemporânea". 2019. (Seminário).
    5. 1ª Jornada Pedagógica do Colégio Nova Geração - UNIS. 2018. (Seminário).
    6. Simpósio Internacional Integra Hippe - História, Processos Gerenciais e Pedagogia.(RE)CONECTANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A LITERATURA MEDIEVAL E OS JOGOS VIRTUAIS ONLINE. 2018. (Seminário).
    7. Simpósio Internacional Integra Hippe - História, Processos Gerenciais e Pedagogia. 2018. (Simpósio).
    8. "A linguagem vai à escola: uma relação entre a pós-graduação e a educação básica.(N)A REDE DE ENSINO: A QUESTÃO DAS (NOVAS) TECNOLOGIAS. 2017. (Oficina).
    9. Associação Brasileira de Linguística (Abralin). 2017. (Congresso).
    10. Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. Estado e Educação: efeitos de sentido (des)estabilizados para corpo-e-sujeito nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2017. (Congresso).
    11. ENELIN - VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem."Entre a Censura e a Possibilidade: efeitos de sentido que dão corpo à sexualidade e ao gênero". 2017. (Simpósio).
    12. ENELIN - VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem."Ideologia, corpo e memória: A Individuação do sujeito travesti pelo discurso marginal". 2017. (Simpósio).
    13. ENELIN - VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem."O processo de significação do corpo e do sujeito contemporâneos: deslizes e rupturas de sentido. 2017. (Outra).
    14. I Seminário de Doutores Egressos do PPGCL."Efeitos de Sentidos para corpo-e-sujeito inscritos pela sexualidade e pelo gênero". 2017. (Seminário).
    15. IV Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a imagem no discurso: como somos/fazemos corpo na contemporaneidade?.A (r)evolução tecnológica: efeitos de sentido para corpo-e-sujeito. 2017. (Simpósio).
    16. XII Congreso Internacional ALED: Discurso, Construcción Y Transformación Social."Discurso e Mídia: a (des)estabilização de sentidos para corpo-e-sujeito". 2017. (Simpósio).
    17. XII Congreso Internacional ALED: Discurso, Construcción Y Transformación Social."Efeitos de Sentido sobre a língua e seu uso em materiais didáticos: Ideologia, arquivo e memória". 2017. (Simpósio).
    18. 1º Seminário de Planejamento de Projetos. 2016. (Seminário).
    19. I Encontro de Pesquisa em Educação, Cultura, Linguagem e Sociedade.A (DES)ESTABILIZAÇÃO DE SENTIDOS PARA CORPO-E-SUJEITO INSCRITOS PELA SEXUALIDADE: EFEITOS DE RUPTURA. 2016. (Seminário).
    20. I Encontro de Pesquisa em Educação, Cultura, Linguagem e Sociedade.O direito à diversidade: questões de gênero na escola. 2016. (Oficina).
    21. II Jornada Sujeito, Espaço, Corpo e Sentido: Os percursos imaginários da cidade."Sem-sentido e já dito: o discurso fundador de um corpo-sentido. 2016. (Simpósio).
    22. IV Café com Saber. 2016. (Seminário).
    23. Oficina: O direito à diversidade: questões de gênero na escola.O direito à diversidade: questões de gênero na escola. 2016. (Oficina).
    24. Seminário integrado de Monografia, Dissertações e Teses. 2016. (Seminário).
    25. Seminário integrado de Monografia, Dissertações e Teses.A (des)estabilização de sentidos para corpo-e-sujeito. 2016. (Seminário).
    26. Seminário integrado de Monografia, Dissertações e Teses. Conversando sobre lingua(gem) e poesia. 2016. (Exposição).
    27. ?Discurso e Psicanalise : A-Versão do sentido?. 2015. (Seminário).
    28. Aula inaugural com Prof. Dr. José Horta Nunes: Linguagem, sociedade, tecnologia e conhecimento.. 2015. (Encontro).
    29. ENELIN - IV Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem."Efeitos de sentido sobre a língua e seu uso em materiais didáticos: Ideologia, arquivo e memória". 2015. (Simpósio).
    30. III Café Com Saber. 2015. (Seminário).
    31. III Seminário de Inclusão da UNIFEI: Políticas Púbicas - Teoria e Prática.A espetacularização do corpo: uma inserção social travestida. 2015. (Seminário).
    32. III Seminário de Projetos (Seminário).. 2015. (Seminário).
    33. II Seminário de Projetos (Seminário).. 2015. (Seminário).
    34. O português (do Brasil) no "mundo globalizado": entre movimentos de colonização e descolonização linguística.. 2015. (Exposição).
    35. VII Encontro do Grupo de Trabalho sobre Pedagogia para Autonomia GTPA - Brasil. 2015. (Encontro).
    36. Aula inaugural ?Discurso Científico e Interpretação: uma questão para o cientista?.. 2014. (Seminário).
    37. Conferência Retórica, Discurso e Argumentação. (Seminário).. 2014. (Seminário).
    38. Grupo de Estudos Linguísticos - GEL.A Individuação do sujeito pelo Estado: que processos identitários estão na base da construção do sujeito travesti?. 2014. (Simpósio).
    39. IV Jornada Nacional. 2014. (Simpósio).
    40. Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses - SIMDT.A ESPETACULARIZAÇÃO DO CORPO: UMA INSERÇÃO SOCIAL TRAVESTIDA. 2014. (Seminário).
    41. V Seminário aberto ?Metodologia de Pesquisa sobre Ciência e Escrita?. 2014. (Seminário).
    42. aula inaugural - Correr ou pensar. Produção e divulgação de conhecimento nos tempos atuais. 2013. (Outra).
    43. Conferência: Um dispositivo teórico para a reflexão sobre a TradAutoria. 2013. (Outra).
    44. ENELIN.Os (des)limites da significação do sujeito travesti no espaço da rede social facebook. 2013. (Encontro).
    45. I Jornada Acadêmica ?Corpo, Cidade, Sentidos?.Sentidos travestidos: a representação do ideológico e do político no discurso sobre os travestis. 2013. (Outra).
    46. I Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise ?A-versão do sentido?. 2013. (Outra).
    47. SILEL.EM CARTAZ: A INDIVIDUAÇÃO DO SUJEITO TRAVESTI PELO ESTADO NOS POSTOS DE SAÚDE PÚBLICA. 2013. (Simpósio).
    48. V Seminário Aberto "Conhecimento e Sociedade: Gestos de Interpretação e Autoria". 2013. (Seminário).
    49. 1° Jornada Nacional "Sentidos em Fuga". 2012. (Simpósio).
    50. 4ª Semana Acadêmica da instituição Faculdades Integradas Paiva de Vilhena."Novos paradigmas da Língua Materna: linguagem padrão, gênero e adequação". 2012. (Seminário).
    51. Aula Inaugural "Linguagem e Tecnologia: uma relação de sentidos". 2012. (Encontro).
    52. Conferência: "Políticas Científicas". 2012. (Outra).
    53. III Congresso de Educação Campanha - MG. 2012. (Congresso).
    54. II Jornada Nacional "Os sujeitos, as línguas e o ensino". 2012. (Outra).
    55. II Seminário dos Alunos do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Vale do Sapucaí (UNIVAS). 2012. (Seminário).
    56. II Seminário Integrado de monografias e Dissertações - SIMD.Sentidos Travestidos: a representação do ideológico e do político no discurso dos travestis. 2012. (Seminário).
    57. I Seminário de Pesquisa em Andamento (SEPA). 2012. (Seminário).
    58. IV Seminário Aberto "A pesquisa em educação e linguagem". 2012. (Seminário).
    59. Reunião do Projeto Discurso Jornalístico, Mídia e Sujeito: Práticas Textuais nas Tecnologias de Linguagem. 2012. (Encontro).
    60. Reunião dos Grupos de Pesquisa. 2012. (Encontro).
    61. Seminário de Pesquisa "A textualidade do macaco brasileiro na fundação do discurso jornalístico brasileiro (1821-1822). 2012. (Seminário).
    62. Seminário O desafio do professor a exemplo do filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço". 2012. (Seminário).
    63. Encontro Pedagógico - Gêneros textuais: um estudo a partir da prova do ENEM - 2009. 2010. (Encontro).
    64. Seminário de Educação Inclusiva. 2009. (Seminário).
    65. Encontro Pedagógico - "Pensando sobre os desafios da Avaliação da Aprendizagem". 2008. (Encontro).
    66. XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.XI OBA: XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2008. (Outra).
    67. I Seminário Internacional "Literatura, Guerra e Paz: discursos da memória".Literatura como denúncia: diálogos a serviço do povo. 2007. (Seminário).
    68. VII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Literatura como denúncia: diálogos a serviço do povo. 2007. (Congresso).
    69. Seminário Interdisciplinar "História e Literatura: Diálogos possíveis em "A Menina dos olhos de ouro", de Onorè de Balzac"."Balzac: o charme nada discreto de um burguês". 2004. (Seminário).
    70. III Jornada de Letras - Henriqueta Lisboa, Pedro Nava e Portinari. 2003. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (18)
    1. PEREIRA, L. N.. I Concurso Literário Nova Geração. 2019. (Concurso).. . 0.
    2. PEREIRA, L. N.. I Concurso Literário Nova Geração. 2019. (Concurso).. . 0.
    3. PEREIRA, L. N.; CARVALHO, M. E. R. ; GARCIA, A. S. ; PEREIRA, J. B. B. ; DESTEFANI, L.. Simpósio Internacional Integra Hippe - História, Processos Gerenciais e Pedagogia. 2018. Outro
    4. PEREIRA, L. N.; BASTOS, M. C.. Literarium Varal. 2018. Exposição
    5. PEREIRA, L. N.; BASTOS, M. C.. Literarium Varal. 2018. Exposição
    6. PEREIRA, L. N.; VASCONCELLOS, M. T. J.. Simpósio Internacional Integra Hippe - História, Processos Gerenciais e Pedagogia. 2018. Outro
    7. PEREIRA, L. N.. Simpósio Internacional Integra Hippe - História, Processos Gerenciais e Pedagogia. 2018. (Outro).. . 0.
    8. PEREIRA, L. N.. ENELIN - VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem. 2017. (Outro).. . 0.
    9. ORLANDI, E. ; MASSMANN, D. R. H. ; BARROS, R. B. ; PEREIRA, L. N.. Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses - SIMDT. 2016. Congresso
    10. COSTA, G. C. ; PEREIRA, L. N. ; ORLANDI, E. ; MASSMANN, D. R. H.. ENELIN - Encontro de Estudos da Linguagem. 2015. Congresso
    11. COSTA, G. C. ; SILVA, T. D. ; FERREIRA, A. C. F. ; PEREIRA, L. N.. 1ª Feira de Ciência e Tecnologia da Univás: Pesquisa na pós-graduação. 2015. Exposição
    12. CAMILO, O. ; VIEIRA, W. ; PEREIRA, L. N. ; BORGES, F. ; LEMES, R.. Abril Poético. 2014. 2014.
    13. ORLANDI, E. ; COSTA, G. C. ; PEREIRA, L. N.. IV Jornada Nacional "Discurso e Inclusão: efeitos na sociedade". 2014. Outro
    14. FERREIRA, A. C. F. ; MASSMANN, D. R. H. ; COSTA, G. C. ; PEREIRA, L. N.. Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses - SIMDT. 2014. Congresso
    15. ZOPPI-FONTANA, M. ; ORLANDI, E. ; COSTA, G. C. ; MASSMANN, D. R. H. ; PEREIRA, L. N.. Aula Inaugural: "Correr ou pensar. Produção e divulgação de conhecimento nos tempos atuais". 2013. Outro
    16. ORLANDI, E. ; CUSTODIO, A. C. ; COSTA, G. C. ; MASSMANN, D. R. H. ; PEREIRA, L. N.. ENELIN - Encontro de Estudos da Linguagem. 2013. Congresso
    17. CAMILO, O. ; BORGES, D. ; PEREIRA, L. N.. Abril Poético. 2013. 2013.
    18. CANALLE, J. B. G. ; SANEM, C. ; PEREIRA, L. N.. XI Olimíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA. 2008. 2008.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09