Lattes UEMG

Sergio Murilo Rodrigues

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Filosofia pela mesma Universidade. É professor efetivo de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG). Tem experiência na área de Filosofia e ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: verdade, moral e discurso. Foi coordenador de área (Filosofia) do PIBID. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3668852048153182 (22/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba, 29 Funcionários 30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900 URL da Homepage: http://fae.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-2020. Acao comunicativa e consciencia moral
      Descrição: O objetivo da pesquisa é verificar o papel das práticas educativas escolares na formação da consciência moral dos estudantes, a fim de defender a importância da formação da consciência moral ser trabalhada pelos profissionais da educação dentro do espaço escolar. para o desenvolvimento da pesquisa, o conceito fundamental será de discurso argumentativo. O marco teórico será a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Murilo Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Sergio Murilo Rodrigues.
    2. 2019-2020. Casa Gaia
      Descrição: Desenvolvimento de pesquisa de campo exploratória com metodologia de observação in loco para mapeamento das potencialidades e demandas para implantação do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental na perspectiva da Ecologia Integral. Idealização da estrutura geral do curso de Tecnólogo com carga horária total de 1600 horas, sendo a concepção pedagógica fundamentada nos princípios da abordagem holística da Educação. Elaboração da proposta pedagógica e matriz curricular do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental. Estas serão embasadas por pesquisas bibliográficas a serem feitas em bancos de dados científico-acadêmico e outras fontes de referência na área da educação e ciências ambientais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sérgio Murilo Rodrigues - Integrante / Gisele Brandão Machado de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Sergio Murilo Rodrigues.
    3. 2016-2017. ENTRE O SAGRADO E O IMPURO: Uma reflexao a partir de Freud sobre o tabu presente na sexualidade humana
      Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar na obra "totem e tabu" os motivos psicológicos e sociológicos que levam a uma repressão na área da sexualidade humana e qual sua relação com o termo "tabu". A partir da análise feita por Freud do termo "tabu", propõe-se uma reflexão filosófica que problematize a característica ambígua do tema, relacionando-o à questão da repressão da sexualidade. Espera-se, ao final da pesquisa, relacionar a expressão ambígua do termo tabu com a repressão da sexualidade, partindo do ponto de vista apresentado por Freud através da obra "Totem e Tabu"; salientar em que estágio da vida essa repressão começa; analisar a compulsão do toque para se chegar ao sentido do tabu e compreender como isso está para sexualidade; conhecer alguns fatores sociais e institucionais que influenciam essa repressão da libido, conforme apresentados por Freud; fazer uma pequena análise de sua repercussão no início da era cristã e correlacioná-lo com a questão da diferença na literatura pós-moderna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Murilo Rodrigues - Coordenador / Cleyton Torres Brilhante da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Sergio Murilo Rodrigues.
    4. 2015-2016. Sociedade pos-secular e Estado laico: a religiao na esfera publica e na politica partidaria
      Descrição: O processo de secularização iniciado com a Modernidade não atingiu o seu objetivo, que era a supressão ou pelo menos, a redução radical, da religião na esfera pública das sociedades laicas. Atualmente, vivemos em uma nova configuração social que, segundo Jürgen Habermas, podemos chamar de "pós-secular", que admite e, deve inclusive incentivar, a participação política das religiões na esfera pública. Certamente que essa participação, principalmente, pela via partidária, deve seguir alguns protocolos. O objetivo da pesquisa é definir essa nova forma de laicidade que surge nas sociedades pós-seculares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Murilo Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Sergio Murilo Rodrigues.
    5. 2014-2015. A construcao da consciencia moral do adolescente trabalhando com os direitos humanos
      Descrição: A ideia da implementação desse projeto de pesquisa veio da concepção de que a educação em valores é sumamente importante para uma formação humana e para a preparação do jovem para a vivência cidadã e social. Os livros didáticos não privilegiam essa abordagem, mesmo aqueles que adotam o termo "educação em valores" privilegiam a abordagem dos conteúdos sem um aprofundamento das consequências éticas e valorativas dos mesmos, ficando disprivilegiados aspectos importantíssimos desses conteúdos. A solução foi, assim, conceber um material próprio que pudesse ser usado nas aulas, se apropriando desses aspectos que ficam subentendidos mas não destacados e refletidos. Esse material poderia ser utilizado em aulas de história, filosofia, português, geografia e sociologia no Ensino Médio e, com adaptações, no Ensino Fundamental, nos 7º, 8º e 9º anos. Ou seja, qualquer educador preocupado com uma formação ética e moral dos alunos poderia lançar mão desse material.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Murilo Rodrigues - Coordenador / Edomberto Freitas Alves Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Sergio Murilo Rodrigues.
    6. 2013-2014. A religiao na esfera publica: o problema da verdade moral na relacao da religiao com a politica
      Descrição: No mundo atual, marcado pelo multiculturalismo, vemos um crescente aumento da influência das tradições religiosas na vida política e social das pessoas. Junto com isso, ocorre um aumento na participação política de membros de comunidades religiosas na esfera pública política. A partir das teorias políticas de Habermas e Rawls pretende-se analisar a questão da verdade moral em relação ao papel das religiões na esfera pública política de uma sociedade democrática. Pretende-se também investigar o papel do político religioso em um Estado Democrático de Direito.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Murilo Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Sergio Murilo Rodrigues.
    7. 2012-2013. Filosofia da sexualidade: sexo e consentimento
      Descrição: O consentimento é o bastante para uma relação sexual ser moral? Esta é uma questão fundamental para a presente pesquisa. Por isso ela se entrelaça entre os dois autores citados, Igor Primoratz (no que se refere ao entendimento do que é o sexo e o consentimento) e Alan Soble (ao que se refere à problematização e a importância do estudo do consentimento). A compreensão do consentimento e da experiência sexual se mostram fundamentais para qualquer discussão sobre alguns assuntos relacionados ao sexo, como: amor, prostituição, pedofilia, perversão sexual. Mas no estudo proposto é mais focada a questão do consentimento. A abordagem com relação ao sexo é embasada na obra de Igor Primoratz Ethics and Sex já que em sua obra ele propõe lidar com a sexualidade, mas de uma forma bem específica, que é a filosófica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Murilo Rodrigues - Coordenador / Rafael Leopoldo Antônio dos Santos Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Sergio Murilo Rodrigues.
    8. 2011-2012. O problema da verdade moral na sala de aula
      Descrição: Podemos falar de verdade com respeito a questões morais? Proposições morais podem ser verdadeiras em algum sentido? Desde David Hume (1711-1776), é dominante a posição de que não se pode derivar proposições de valor ou normativas de proposições descritivas, ou seja, existe uma dicotomia entre fatos e valores/normas que impede completamente qualquer tipo de relação entre elas. A consequência mais grave dessa dicotomia é a impossibilidade de termos uma resposta racional e verdadeira para questões práticas. As éticas precisam se contentar em descrever comportamentos morais, decidir fazer certas opções baseando-se exclusivamente na vontade ou nos interesses, seja dos grupos mais fortes, sejam dos grupos majoritários. Resumindo, conflitos morais não podem ser decididos de forma racional, pois proposições morais não podem ser verdadeiras. Essa concepção gera uma série de impasses em diversas áreas vitais do mundo da vida ou mundo socio-cultural. Preocupa particularmente para esta pesquisa o impasse gerado no exercício da docência em Filosofia. O professor de Filosofia deve, inevitavelmente, levantar discussões em sala de aula que envolvam questões morais (valores e normas). E diante dessas discussões, ele precisa alcançar uma decisão racional, uma resposta que seja verdadeira. Senão ele terá que optar em deixar os alunos sem resposta, dando a impressão que a filosofia é inconclusiva e sem sentido, um exercício inútil de perda de tempo. Ou então, ele assume dogmaticamente uma resposta e a impõe para os alunos. Na nossa investigação pretendemos mostrar que as duas últimas opções são inaceitáveis e a opção correta deve ser a discussão racional da questão moral alcançando uma resposta verdadeira e racional. A nossa pesquisa investigará se essa última opção é possível, vem como se é possível que proposições morais possam ser verdadeiras. Utilizaremos como marco teórico a teoria discursiva da verdade de Jürgen Habermas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Murilo Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Sergio Murilo Rodrigues.
    9. 2009-2010. Hermeneutica e etica no trabalho do professor de filosofia: o conceito de
      Descrição: Pesquisar a metodologia de ensino utilizada nas aulas de Filosofia I e II ministradas em todos os cursos da PUC MInas e a partir desse levantamento veriificar se é possível utilizar o conceito de "diálogo discursivo" do filósofo Jürgen Habermas para melhorar e fundamentar a metodologia de ensino acima descrita. O conceito de "diálogo" serviria para explicitarmos a dimensão interpretativa (Hermenêutica) da disciplina e a dimensão valorativa (ética) que ela envolve, seja os valores do professor, seja os valores dos alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Murilo Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Sergio Murilo Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (79)
      1. VII Diálogos Extemporâneos.Processos formativos além da sala de aula. 2018. (Simpósio).
      2. XVIII Encontro Nacional da ANPOF.Trilhas filosóficas: o ensino de filosofia e dos direitos humanos através da argumentação. 2018. (Encontro).
      3. XVIII Encontro Nacional da ANPOF. 2018. (Encontro).
      4. Comemoração do dia mundial do consumidor: ética nas relações de consumo.Ética e consumo. 2017. (Encontro).
      5. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Trilhas Filosóficas: direitos humanos e educação. 2016. (Congresso).
      6. II Encontro Nacional sobre Ensino de Filosofia.PIBID e a filosofia na sala de aula. 2016. (Encontro).
      7. IV Seminário sobre Educação para o Consumo.Desafios para o Consumo ético na Contemporaneidade. 2016. (Seminário).
      8. VII Semana da Diversidade em Psicologia.Educação sob diversos olhares. 2016. (Seminário).
      9. XVII Encontro Nacional da ANPOF.O filosofar como método de aprendizagem: relato de experiência do PIBID. 2016. (Encontro).
      10. 19ª Semana de Arquitetura e Urbanismo - PUC Minas: Corpocidade - A cidade em carcarne e osso.A cidade como experiência corporal: sentir a praça da Estação em BH. 2015. (Outra).
      11. 1º Seminário o adoecimento psíquico do professor do ensino fundamental e médio.As possibilidades de mudanças diante das condições atuais de trabalho do profissional da educação. 2015. (Seminário).
      12. 28º Congresso da SOTER: Religião e espaço público. 2015. (Congresso).
      13. 28º Congresso da SOTER: Religião e espaço público. Religião e liberdade de expressão no espaço público contemporâneo. 2015. (Congresso).
      14. II Colóquio Internacional Nietzsche Pessoa Rosa Freud. Pessoa na terceira margem do Rosa. 2015. (Congresso).
      15. II Encontro Nacional PIBID-Filosofia.Trem Filosófico: os movimentos do ensino de filosofia no PIBID PUC Minas. 2015. (Encontro).
      16. Leituras infinitas: um diálogo com o cotidiano e a vida. 2015. (Outra).
      17. Religiões para a paz ou para a guerra?. Habermas e a resolução de conflitos religiosos em sociedades pós-seculares. 2015. (Congresso).
      18. Semana do ANIMA PUC Minas. 2015. (Outra).
      19. Semana do Meio Ambiente. Em busca de uma ecologia integral. 2015. (Feira).
      20. V Congresso Nacional da ANPTECRE - Religião, direitos humanos e laicidade. 2015. (Congresso).
      21. V Congresso Nacional da ANPTECRE - Religião, direitos humanos e laicidade. Sociedade pós-secular: religião, partidos políticos e Estado laico. 2015. (Congresso).
      22. 22º Seminário de Iniciação Científica PUC Minas.Ética e moral: a construção da consciência moral do adolescente trabalhando com os direitos humanos. 2014. (Seminário).
      23. 27 Congresso da SOTER: Espiritualidades e dinâmicas sociais. A laicidade em uma sociedade pós-secular. 2014. (Congresso).
      24. Encontro Nacional sobre Ensino de Filosofia.Observatório de Ensino de Filosofia. 2014. (Encontro).
      25. Encontro Nacional sobre Ensino de Filosofia.A experiência do PIBID na graduação da PUC Minas. 2014. (Encontro).
      26. Forum Habitar 2014. Por que faz diferença o que o ambiente em que vivemos tem a nos dizer?. 2014. (Congresso).
      27. Habitar 2014. 2014. (Congresso).
      28. I Simpósio de Filosofia e Religião da Universidade Federal de Minas Gerais.Habermas e a relação entre religião e política na esfera pública. 2014. (Simpósio).
      29. IX Seminário de Extensão Universidade - Universidade e Sociedade.Escola Básica e educação no século XXI. 2014. (Seminário).
      30. V Encontro Nacional das Licenciaturas; IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à docência.A experiência da formação docente no espaço da escola através do PIBID/PUC Minas. 2014. (Encontro).
      31. XII Semana Temática Filosófica de Caratinga.Política e Religião. 2014. (Encontro).
      32. XVI Encontro Nacional da ANPOF. 2014. (Encontro).
      33. XVI Encontro Nacional da ANPOF.A experiência da Filosofia da PUC Minas no PIBID: o trem filosófico. 2014. (Encontro).
      34. 26º Congresso Internacional SOTER. Religião e democracia: o problema da verdade na relação da religião com a esfera pública. 2013. (Congresso).
      35. Congresso Mundial de Universidades Católicas. 2013. (Congresso).
      36. Congresso Mundial de Universidades Católicas. Ética nas Instituições; ética na universidade. 2013. (Congresso).
      37. II Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação. 2013. (Encontro).
      38. II Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação.O Problema da Verdade Moral no Trabalho do Professor de Filosofia. 2013. (Encontro).
      39. IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID.O jogo filosófico "Os caçadores de zumbis". 2013. (Encontro).
      40. IV Jornada Dom Helder Câmara.Cidadania e luta contra a corrupção. 2013. (Encontro).
      41. IV Olimpíada Latino Americana de Filosofia. Que conhecimento é possível na era das incertezas?. 2013. (Olimpíada).
      42. IX Colóquio Habermas.Religião e esfera pública: Habermas e o problema da relação da religião com a política. 2013. (Simpósio).
      43. Programa Cátedras IEAT/FUNDEP/UFMG. 2013. (Seminário).
      44. Simpósio Internacional Filosofia, Teologia e Ciências da Religião FAJE PUC Minas.A questão da participação política de religiosos na esfera pública. 2013. (Simpósio).
      45. V Semana de Ciência, Arte e Política.Ética e corrupão. 2013. (Encontro).
      46. XXI Jornada da Clínica de Psicologia.A Filosofia da sexualidade e a psicanálise. 2013. (Outra).
      47. XXIV Semana Filosófica PUC Minas.O problema político da religião na esfera pública: Habermas e a política. 2013. (Simpósio).
      48. 1º Fórum Mineiro de Coordenadores PIBID/CAPES. 2012. (Encontro).
      49. 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia. PIBID/Filosofia na PUC Minas: esse trem me faz pensar. 2012. (Congresso).
      50. 2º Seminário "A educação estética: artes e saberes".Libertando Prometeu: o conteúdo emancipatório da educação estética. 2012. (Seminário).
      51. III Olimpíada Latino Americana de Filosofia. Caçadores de Zumbis. 2012. (Olimpíada).
      52. Seminário: ética e corrupção: dilemas contemporâneios.Ética, cotidiano e corrupção. 2012. (Seminário).
      53. V Seminário de Pesquisa do Mestrado em Estética e Filosofia da Arte do IFAC da UFOP.Libertando Prometeu: emancipação através da educação artística. 2012. (Seminário).
      54. 19º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas.Uma investigação acerca da Filosofia Clínica: os significados do "cuidado da alma". 2011. (Seminário).
      55. 1º Seminário A educação Estética: arte e saberes - Doutorado em Letras PUC MInas.Amy Winehouse e a casa dos mortos: a noção de genialidade no Romantismo alemão. 2011. (Seminário).
      56. 2º Café Filosófico da Comunidade de Filosofia Emaús do Seminário Arquidiocesano de Belo Horizonte.A verdade como moral em Habermas. 2011. (Outra).
      57. Debate sobre a corrupção na PUC MInas.O que você tem a vber com a corrupção. 2011. (Encontro).
      58. III Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia contemporânea: Metafísica e violência.Violência, discurso e metafísica: a coerção nao violenta do melhor argumento. 2011. (Simpósio).
      59. I Ciclo de Palestras do Ministéiro Público do Estado de Minas Gerais.O que você tem a ver com a corrupção?. 2010. (Encontro).
      60. Mesa Redonda - Escola de Enfermagem da UFMG.Sobre a Eutanásia. 2010. (Outra).
      61. VIII Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisa Cidadania e política.Literatura e cidadania. 2010. (Simpósio).
      62. VII Semana Filosófica Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Letra de Diamantina - FEVALE.O homem desesperado da pós-modernidade: uma antropologia em tempos sombrios. 2010. (Seminário).
      63. Convite ao Pensar.O Lixo e o Luxo na sociedade pós-moderna. 2009. (Encontro).
      64. III Colóquio Internacional de Metafísica. Será possível falar fiosoficamente sobre o conceito de verdade sem ser metafísico?. 2009. (Congresso).
      65. II Simpósio internacional sobre metafísica e filosofia contemporânea.A metafísica e a verdade moral no ensino de filosofia. 2009. (Simpósio).
      66. II Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea.A metafísica e a verdade moral no ensino de filosofia. 2009. (Simpósio).
      67. VII Semana Literária do Instituto Santo Tomás de Aquino.Filosofia e Literatura. 2009. (Seminário).
      68. XIII Fórum de Orientação Vocacional e Profissional.A Filosofia. 2009. (Encontro).
      69. Palestra sobre a Cultura Japonesa. 2008. (Encontro).
      70. 5º Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisas ICH PUC Minas.Violencia e poder: um olhar para as práticas institucionais. 2007. (Simpósio).
      71. II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Amor, Deus, Compaixão: Nietzsche e a questão paradoxal da morte voluntária. 2007. (Congresso).
      72. Semana Filosófica da PUC Minas.Habermas e Rorty: verdade e justiça. 2007. (Simpósio).
      73. Semana Filosófica PUC Minas.Habermas e Rorty: verdade e Justiça. 2007. (Simpósio).
      74. VIII Semana Filosófico-Teológica.Ética e ecologia: o cuidado com a vida. 2007. (Encontro).
      75. VIII Semana Filosófico-Teológica de Mariana.Ética e ecologia: o cuidado com a vida. 2007. (Seminário).
      76. V Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisas.Violência e poder: um olhar para as práticas institucionais. 2007. (Encontro).
      77. V Símposio do Instituto de Ciências Humanas da PUC MG.Comunicação e repressão: o papel da lingaugem na filosofia de Habermas. 2007. (Simpósio).
      78. Congresso Kant. Kant e Habermas: o conceito de transcendental. 2004. (Congresso).
      79. Liberalismo e Comunitarismo: o debate entre Habermas e Rorty. 2003. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. GOULART, Audemaro Taranto ; GUIMARÃES, Raquel Beatriz Junqueira ; MARCOS, Cristina Moreira ; FERRARI, Ilka Franco ; SILVA, Jane Quintiliano Guimarães ; SANTOS, MAGDA GUADALUPE DOS ; RODRIGUES, Sérgio Murilo ; CONTALDO, Sílvia Maria. II Colóquio Internacional Nietzsche, Pessoa, Rosa, Freud. 2015. Congresso
      2. RODRIGUES, Sérgio Murilo; CONTALDO, Sìlvia Maria de. IV Olimpíada latino-americana de Filosofia. 2013. 2013.
      3. RODRIGUES, Sérgio Murilo. A crise da modernidade: crise do sujeito. 2011. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05