Mestra em Matemática (2018) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Licenciatura em Matemática (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga. Atuou como monitora na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica - RENAFOR (com bolsa FNDE). Na graduação desenvolveu projetos de pesquisa sobre avaliação educacional (com bolsa PIBIC/IFMG) e sobre informática na educação (com bolsa FAPEMIG). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (CAPES). Recebeu um prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia por pesquisa voltada à educação em ciências (pela UNESCO/CNPq). Trabalhou como Professora Visitante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga, atuando nos cursos de Graduação em Administração e Licenciatura em Matemática. Membro do grupo de pesquisa Núcleo Institucional de Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino (NINTAE) IFMG - Campus Formiga. Enquanto pesquisadora, tem interesse pelas seguintes áreas: educação matemática, avaliação educacional, análise complexa e geometria algébrica. (Texto informado pelo autor)
VIEIRA JUNIOR, Niltom ; CARVALHO, Karina Pereira. Deficiências conceituais no estudo de funções, limites e cálculo integral: uma análise considerando modelos mentais. P@rtes (São Paulo). v. online, p. 1-11, issn: 1678-8419, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, Karina Pereira; VIEIRA JUNIOR, Niltom. O uso da avaliação mediadora na sala de aula: estudo de caso em um curso de geometria analítica e vetores. P@rtes (São Paulo). v. online, p. 1, issn: 1678-8419, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, Karina Pereira; VIEIRA JUNIOR, Niltom. O uso da informática na avaliação por métodos probabilísticos: estudo de caso em um curso de geometria analítica e vetores. P@rtes (São Paulo). v. online, p. 1-7, issn: 1678-8419, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (1)
CARVALHO, Karina Pereira; VIEIRA JUNIOR, Niltom. Avaliação mediadora contínua, testes adaptativos informatizados e avaliações tradicionais: uma análise no ensino de matemática. Em: UNESCO, RECyT/ MERCOSUL, CONACYT, MEC, MBC, CNPq. (Org.). Educação para a Ciência. 7ed.Brasília. 2014.p. 151-174. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (5)
CARVALHO, Karina Pereira; BRAZ, Lúcia Helena Costa ; CAMARGOS, C. B. R.. Um estudo de caso sobre práticas docentes que envolvem tecnologias informáticas no ensino da Matemática em escolas públicas da cidade de Formiga-MG. Em: III Seminário de Pesquisa e Inovação ( da IX Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG - campus Formiga, 2019, Formiga-MG. III Seminário de Pesquisa e Inovação, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FARIA, M. F. S. ; PINTO, A. A. ; SOUSA, D. E. ; CASTRO, J. A. ; FONSECA, K. G. ; CARVALHO, Karina Pereira ; FONSECA, K. G. ; VIRIATO, N. A. ; SOUSA, W. C.. ENEM: uma abordagem simples, mas de grande valia. Em: I Encontro das Licenciaturas e III Encontro do PIBID do IFMG, 2014, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FARIA, M. F. S. ; SOUSA, D. E. ; BENTO, F. S. ; CASTRO, J. A. ; FONSECA, K. G. ; CARVALHO, Karina Pereira ; FONSECA, K. G. ; VIRIATO, N. A. ; RIBEIRO, R. J. ; SOUSA, W. C.. A representação de atividades cotidianas como artifício para o ensino da Matemática. Em: I Encontro das Licenciaturas e III Encontro do PIBID do IFMG, 2014, Bambuí. I Encontro das Licenciaturas e III Encontro do PIBID do IFMG, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, Karina Pereira; VIEIRA JUNIOR, Niltom. Análise de eficiência do ambiente virtual de aprendizagem Sophia no ensino presencial: dados preliminares. Em: III Seminário de Iniciação Científica IFMG, 2014, São João Evangelista. Seminário de Iniciação Científica IFMG, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, Karina Pereira; VIEIRA JUNIOR, Niltom ; PIRONEL, M.. Testes Adaptativos Informatizados versus Avaliação Mediadora Contínua: uma Análise Mediante Intervenções no Ensino de Matemática. Em: II Seminário de Iniciação Científica IFMG, 2013, Formiga. II Seminário de Iniciação Científica IFMG, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (4)
FARIA, A. R. ; PACHECO, A. F. S. ; VILANO, M. A. C. ; LIMA, V. P. D. ; CARVALHO, Karina Pereira. Contribuições da Modelagem Matemática para o Ensino da Matemática. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra
CARVALHO, Karina Pereira. Um estudo de caso sobre práticas docentes que envolvem tecnologias informáticas no ensino da Matemática em escolas públicas da cidade de Formiga-MG. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
CARVALHO, Karina Pereira. Testes adaptativos informatizados versus avaliação mediadora contínua: uma análise mediante intervenções no Ensino de Matemática. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARVALHO, Karina Pereira. Orientações para Trabalhos Acadêmicos. 2019. Curso de curta duração ministrado/Extensão
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (1)
Octávio José Veloso Silva. Estágio Curricular Supervisionado. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga, . Início: 2019. Orientador: Karina Pereira Carvalho.
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (3)
Raphaela Káren Santos Diniz. Monitoria de Fundamentos de Cálculo. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga, . 2019. Orientador: Karina Pereira Carvalho.
Octávio José Veloso Silva. Orientação de Estágio. (Administração) - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga, . 2019. Orientador: Karina Pereira Carvalho.
Natália Evelin José Maria da Silva. Monitoria de Álgebra Linear. (Administração) - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga, . 2018. Orientador: Karina Pereira Carvalho.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (3)
2018-Atual. Um estudo de caso sobre praticas docentes que envolvem tecnologias informaticas no Ensino de Matematica em escolas publicas da cidade de Formiga (MG) Descrição: O Objetivo desse projeto é investigar práticas docentes e metodologias que utilizem tecnologias informáticas adotadas nas aulas de Matemática dos professores egressos do Instituto Federal de Minas Gerais ? campus Formiga que atuam em escolas públicas da cidade de Formiga (MG). Edital 012/2018 Campus Formiga - Professor Visitante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karina Pereira Carvalho - Coordenador / Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Integrante / Lúcia Helena Costa Braz - Integrante. Membro: Karina Pereira Carvalho.
2013-2014. Analise de eficiencia do ambiente virtual de aprendizagem Sophia no ensino presencial Descrição: Aprovado no edital n. 008/2012/IFMG de 16/18/2012, tem por objetivo comparar a evolução conceitual e cognitiva, através de TRI (Teoria de Resposta ao Item), de turmas de estudantes que tenham utilizados metodologias tradicionais de ensino e ambientes virtuais dinâmicos de aprendizagem. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karina Pereira Carvalho - Integrante / Niltom Vieira Junior - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Karina Pereira Carvalho.
2012-2013. Testes adaptativos informatizados versus avaliacao mediadora continua: uma analise mediante intervencoes no ensino de matematica Descrição: Aprovado no edital n. 006/2011/IFMG de 15/12/2011, tem por objetivo comparar três diferentes concepções de avaliação educacional: avaliação mediadora contínua, testes adaptativos informatizados via TRI (Teoria de Resposta ao Item) e avaliações tradicionais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karina Pereira Carvalho - Integrante / Niltom Vieira Junior - Coordenador / Márcio Pironel - Integrante. Financiador(es): Instituto Federal de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Karina Pereira Carvalho.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (1)
Menção honrosa (2º lugar) no prêmio Mercosul de ciência e tecnologia com o trabalho: Avaliação contínua, testes informatizados e avaliações tradicionais no ensino de matemática, (Estudante Universitário), UNESCO.. 2013. Membro: Karina Pereira Carvalho.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (5)
Colóquios Interdisciplinares. 2016. (Seminário).
VII Oficina de Sistemas Dinâmicos. 2015. (Oficina).
I Encontro das Licenciaturas e III Encontro do PIBID do IFMG. 2014. (Encontro).
Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia (Caracas/Venezuela).Menção honrosa. 2013. (Outra).
I Workshop de Inovação Tecnológica do Centro Oeste Mineiro. 2011. (Outra).