Lattes UEMG

Isis Arantes Maciel de Souza

Professora efetiva IV da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Departamento de Educação e Ciências Humanas. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua principalmente nos temas: Desigualdades Sociais, Educação e Pobreza. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3598777740178177 (18/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG - Ibirité. Avenida São Paulo Vila Rosário 32415250 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (031) 35219500 URL da Homepage: isis.arantes@uemg.br
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-2017. Uma avaliacao do Programa Bolsa Familia no combate da condicao de pobreza: analises sobre a condicionalidade educacao e aos Programas Complementares
      Descrição: Para entender as dinâmicas que perpassam o programa brasileiro de transferência de renda Bolsa Família esta pesquisa se tece a partir das características principais do programa. Desejamos compreender se a condicionalidade educação e os Programas Complementares contribuem para que os filhos e filhas das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família superem vulnerabilidades e saíam da pobreza.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Isis Arantes Maciel de Souza - Coordenador / Lorena Caroline Rodrigues - Integrante / Laura Maria Braga - Integrante / Patrícia da Silva Marques Catalaneo - Integrante / Ariana Sousa Nepomuceno de Brito Gati do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Isis Arantes Maciel de Souza.
    2. 2014-2014. O Feminismo e o Estado na Educacao: uma possivel reducao das desigualdades - o caso da Formacao de Professoras/es em Genero, Sexualidade, Orientacao Sexual e Relacoes Etnico-Raciais
      Descrição: É necessário considerar que nossa sociedade desde os primórdios foi formada com um pensamento patriarcal e total dominação masculina. O pressuposto deste trabalho é de que intervenções práticas vindas do Estado, consequentes de lutas políticas feministas por de igualdade de gênero, conseguem transformar em alguma medida essas desigualdades.Essa pesquisa analisa o curso de Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Desejamos identificar se houve mudanças, nas perspectivas dos docentes egressos na formação em questão, acerca da redução da desigualdade de gênero, principal demanda do movimentos feministas. Se corroborarmos nossa hipótese, indagaremos também se essas transformações tiveram impactos na prática dos docentes. Por fim, desejamos também questionar se algumas variáveis socioeconômicas fazem com que a política pública em questão seja mais exitosa em alguns docentes do que em outros. Se sim, mapearemos essas diferenças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Isis Arantes Maciel de Souza - Coordenador / Aline Alves Estevam Gomes - Integrante.
      Membro: Isis Arantes Maciel de Souza.
    3. 2009-2010. Democracia e debate: questoes teoricas e contextos empiricos
      Descrição: O projeto pretende discutir teórica e empiricamente problemas relativos à deliberação de agentes que utilizam situações de debate para orientar sua posição e agregar a opinião dos outros agentes. Os problemas teóricos envolvidos são de três matrizes distintas: Primeiramente as teorias da argumentação relativamente à noção de estruturação semi-lógica dos tópicos que visam à persuasão em situações de debate. Em segundo lugar as teorias microssociológicas da interação, principalmente a etnometodologia, para investigar as relações entre interação e deliberação em dois contextos específicos: a Câmara de Vereadores e os grupos de foco em laboratório. Em terceiro lugar as teorias da democracia deliberativa que supõe contextos nos quais os cidadãos argumentam, persuadem e deliberam sobre problemas públicos. A base empírica da pesquisa será dada pelo registro de dois contextos interacionais distintos, e que podem permitir a discussão teórica nas matrizes acima. Primeiramente o registro de uma série de trinta sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Juiz de Fora e em segundo lugar a produção de 20 grupos de foco com cidadãos de diversos estratos sociais que serão estimulados a debaterem e decidirem sobre questões moralmente polêmicas como aborto, drogas, criminalidade e outras. A doxa dos vereadores e dos grupos de foco será analisada tendo em vista a manipulação dos argumentos deliberativos e levantando questões para teoria democrática: como se argumenta, como alguém adere a uma opinião, como opiniões podem gerar decisões... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Isis Arantes Maciel de Souza - Integrante / Raul Francisco Magalhães - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Isis Arantes Maciel de Souza.
    4. 2007-2008. As linguagens da modernidade e a democracia.
      Descrição: A pesquisa se desdobrará pelo estudo de autores e pensadores chaves para cada uma destas linguagens no início da modernidade, uma vez fixado com maior precisão o conceito de linguagem a ser utilizado. Para a compreensão da linguagem do interesse, os autores a serem estudados serão: Lutero, Calvino, Hobbes, Locke e Adam Smith. Para a linguagem da razão, os pensadores a serem examinados serão: Galileu, Descartes e Rousseau. E para a linguagem dos sentimentos, Aristóteles, Maquiavel. Spinoza e Marx. Esta é, claramente, uma escolha inicial. O propósito é criar os quot;tipos ideaisquot; destas linguagens para, em seguida, examinar autores fundamentais da tradição ibérica, como os neotomistas - Vitoria e Suárez - e depois Cervantes, Quevedo, Alarcón, Gracián, Quevedo, Vieira, entre outros. A suposição é a de que esta tradição organiza uma sublinguagem dos sentimentos, com suas premissas, protocolos e valores especiais, fundamental para a compreensão do que poderíamos chamar de quot;hábitos do coraçãoquot; dos ibero-americanos... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Isis Arantes Maciel de Souza - Integrante / Anete Negreiros - Integrante / fabíola paulino dos santos - Integrante / Gabriela Esteves Visconti - Integrante / Rodrigo Tafuri - Integrante / Rubem Barboza Filho - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
      Membro: Isis Arantes Maciel de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (18)
      1. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.CONTORNANDO A DESIGUALDADE: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DA CULTURA DA CIDADE. 2016. (Seminário).
      2. 18º Seminário PE.QUEM (SOBRE) VIVE COM MEIO SALÁRIO? UMA ANÁLISE DA POBREZA BRASILEIRA. 2016. (Seminário).
      3. III SEMANA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.Trajetórias Acadêmicas e Percursos Transdiciplinares. 2016. (Outra).
      4. II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia.Projetos de Extensão UEMG. 2016. (Outra).
      5. 16° SEMINARIO de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Feminismo e o Estado na Educação: uma possível redução das desigualdades – o caso da Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade,Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. 2014. (Seminário).
      6. WAPOR. Participação política: Uma visão integrada a partir do Modelo do Voluntarismo Cívico e do Modelo dos Efeitos da Legitimidade Sobre a Participação Política. 2014. (Congresso).
      7. ANPOCS. AS CONSEQUÊNCIAS DA DESIGUALDADE DE RECURSOS SOBRE A DESIGUALDADE POLÍTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO. 2012. (Congresso).
      8. Geovoto.As consequências da desigualdade socioeconômica sobre a desigualdade política no contexto brasileiro. 2012. (Seminário).
      9. 7° Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. 2010. (Congresso).
      10. 7° Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Os Partidos Políticos e as Estratégias de Campanha no HGPE nas Eleições 2008 em Juiz de Fora- MG. 2010. (Congresso).
      11. III Graduação em Foco.Os Partidos Políticos e as Estratégias de Campanha no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral nas Eleições Municipais de 2008 em Juiz de Fora - MG. 2010. (Outra).
      12. ANPOCS. 2008. (Congresso).
      13. 31 Encontro Anual da ANPOCS. 2007. (Congresso).
      14. IX semana de Ciências Sociais: Estado e Sociedade no Brasil Contemporâneo. 2007. (Seminário).
      15. Mini-Curso: As organizações Familiares no Brasil contemporâneo. 2007. (Seminário).
      16. Mini-Curso: Crime e desvio na teoria sociológica. 2007. (Seminário).
      17. Mini-Curso:Os desafios para a retomada do crescimento. 2007. (Seminário).
      18. Curso de Introdução ao Uso de Banco de Dados. 2006. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. ARANTES, Isis. Seminário Local de Pesquisa e Extensão. 2018. (Outro).. . 0.
      2. ARANTES, Isis. Organização do I Seminário de Formação Docente. 2018. (Outro).. . 0.
      3. ARANTES, Isis. Semana UEMG Cultura e Arte na Rua. 2017. (Outro).. . 0.
      4. COSTA, F. J.; BOVO, A. P. C. ; SOUZA, I. A. M.. I Diálogos sobre EaD. 2016. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Isis Arantes Maciel de Souza ⇔ Liliana Borges (1.0)
        1. BORGES, L. ; ARANTES, Isis. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - Etapa I. 2014.
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06