Lattes UEMG

Cassia Danielle Monteiro Dias Lima

Docente efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Ibirité, no Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH). Doutoranda do Programa de Pós-graduação: Educação e Inclusão Social - FaE/UFMG (entrada 03/2017). Professora Substituta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da FAE/UFMG, de março de 2014 a julho de 2015. Professora Educação Básica no Colégio Santa Maria Coração Eucarístico (2012 - 2014). Professora Efetiva da Rede Estadual de Educação (E. E. Professora Yolanda Martins), no ano de 2013. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação: Educação, Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG (Linha de pesquisa: História da Educação), 2012. Licenciada em Educação Física pela UFMG, em 2009. Pesquisadora do Centro de Memória do Esporte e do Lazer da UFMG, ligada ao grupo de pesquisa que atualmente desenvolve o estudo intitulado "Modelos pedagógicos, formação docente e práticas escolares: o ensino da Educação Física em Belo Horizonte (1947- 1977)". Membro do Grupo de Pesquisa em História do Corpo, da Educação Física e dos Esportes (CNPQ), da UEMG. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Corpos, natureza e sensibilidades em perspectiva transnacional (entre as decadas finais do seculo XIX e a decada de 1970)
      Descrição: O presente projeto trata da articulação de esforços de pesquisa conduzidos por pesquisadores brasileiros, argentinos, uruguaios e italianos, os quais vêm trabalhando juntos há alguns anos. O propósito é compreender, em linhas gerais, as possibilidades de formação demarcadas por diferentes formas de educação, tendo como escopo as relações entre corpo, natureza e sensibilidades, articulando a realidade dos quatro países. Mantendo a ênfase na análise da imprensa como fomentadora de um ethos de caráter ?moderno?, que aparece de maneira recorrente em diferentes expressões do pensamento social brasileiro e latino-americano entre os finais do século XIX e o ciclo das ditaduras latino-americanas nos anos 1970, objetivamos compreender como foram mobilizados os sentidos corporais de modo que novas sensibilidades pudessem ser forjadas na busca da definição de sociedades e indivíduos educados. Para tanto, o projeto se articula em torno de um eixo comum que considera a formação geral, mas com três sub-eixos que com ele se conectam: as relações entre ciência e técnica, os diversos entendimentos de ?natureza? nas práticas e discursos formativos, e as práticas de educação do corpo. A imprensa, nesse caso, recobre uma ampla gama de iniciativas de produção e circulação de ideais, projetos, prescrições sobre diferentes formas de educar, escolares ou não. Serão inventariados e mobilizados livros, revistas, jornais periódicos, memórias, peças de propaganda, dicionários, seja na sua dimensão textual ou imagética, preferencialmente em perspectiva transnacional, operando com as contribuições teóricas de Serge Gruzinski, Sanjay Subrahmanyan, Eduardo Paiva e Marta Carvalho para pensar histórias conectadas e modelação de práticas e projetos educacionais. Essa documentação comporá o universo empírico que será privilegiado nessa investigação, a qual tem como suporte teórico-metodológico noções tais como experiência, economia moral, estrutura de sentimentos, dialogismo, a partir das tópicas de autores como Edward Thompson, Raymond Williams, Mikhail Bakhtin, com o fito de contribuir para a sedimentação de uma história social da educação no Brasil e na América Latina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Coordenador / Meily Assbú Linhales - Integrante / Maria Cristina Rosa - Integrante / Paola Dogliotti - Integrante / Diogo Puchta - Integrante / Giovanna Camila da Silva - Integrante / Sérgio Roberto Chaves Junior - Integrante / Tamara Parada - Integrante / Eduardo Galak - Integrante / Fernanda Cristina dos Santos - Integrante / Marcus Aurélio Taborda de Oliveira - Integrante.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    2. 2018-2020. A INSERCAO DA PRATICA DA GINASTICA FEMININA NA FORMACAO DE PROFESSORAS RURAIS DO GINASIO NORMAL RURAL SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO (IBIRITE, 1955-1970)
      Descrição: Busca-se nesse compreender quais referências orientaram as práticas desenvolvidas na prática da Ginástica Feminina na formação de professoras rurais encabeçadas pelo Ginásio Normal Rural Sandoval Soares de Azevedo. Buscaremos compreender: Quais cuidados com o corpo feminino eram praticados? Como justificavam a importância para a formação das alunas do Ginásio Normal Rural? Como conciliaram o saberes inerentes ao ensino rural no período com o que era proposto para a ginástica feminina? Ainda se torna importante entender como essa educação do corpo, em estreita relação com os objetivos da educação rural, vigente no contexto pesquisado, se relacionou com os saberes da ginástica feminina e com as prescrições, consideradas ?modernas?, para o cuidado com o corpo das mulheres e futuras professoras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Coordenador / Elaine Iris de Oliveira Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    3. 2017-Atual. O METODO NATURAL AUSTRIACO NO BRASIL: CIRCULACAO E APROPRIACAO NA FORMACAO DE PROFESSORES (1952-1973)
      Descrição: Perspectiva-se nesse projeto ampliar as investigações sobre a circulação e apropriação do Método Natural Austríaco no Brasil, no período de 1952 a 1973, conhecer os sujeitos responsáveis por esse trânsito, assim como entender como o Método adentra os currículos dos cursos de formação e passa a ser adotado como base metodológica da organização do ensino da educação física. Essas balizas temporais foram pensadas considerando que o ano de 1952 inaugura a realização de cursos de aperfeiçoamento pedagógico no Brasil, sendo o primeiro realizado em Santos/SP. Considera-se que esse momento, possivelmente, intensifica a circulação de propostas internacionais para o ensino da educação física no país. Já como marco final, tem-se 1973 como referência, pois nesse ano o austríaco Gerhard Schmidt publica na Revista Brasileira de Educação Física artigo em que apresenta uma nova forma de justificar e sistematizar o ensino da educação física nas escolas. As complexas alterações políticas e sociais do período serão consideradas, no entanto, não se apresentarão como foco central desse estudo. Para esse projeto mobilizam-se alguns conceitos e noções da História Cultural, são eles: circulação, apropriação e mediação cultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Coordenador.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    4. 2017-Atual. Arquivos e historias entrelacadas: a educacao fisica e a formacao de seus professores no Brasil e no Uruguai (1910-1960)
      Descrição: Estudos recentes no âmbito do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG) permitem afirmar que ente as décadas de 1920 e 1960 a Educação Física brasileira estabeleceu importantes conexões com países vizinhos, notadamente a Argentina e o Uruguai, embora tais aproximações tenham sido pouco exploradas pela historiografia ou mesmo eclipsadas pelo argumento de que a produção realizada no Brasil dialogava diretamente com sujeitos e métodos europeus ou norte-americanos. Nesse termos este estudo busca identificar e problematizar relações estabelecidas entre brasileiros e uruguaios no processo de afirmação e desenvolvimento da Educação Física como prática social e escolar, desde as primeiras décadas do sec. XX. A criação de espaços urbanos para o lazer e o exercício corporal, as práticas de ginástica e esportes, a recreação como dimensão constitutiva da saúde e da higiene, entre outros, são alguns dos eixos temáticos que permearam intercâmbios de formação de professores e delinearam modelagens para o ensino da Educação Física nos dois países. Do ponto de vista da abordagem teórico metodológica, o projeto buscará operar em duas perspectivas complementares. Priorizando analisar em perspectiva histórica o caráter plural das práticas culturais (compreendendo-as como sucessivos processos de circulação e apropriação), os pressupostos das ?histórias conectadas? (connected histories) contribuem na verificação e análise da complexidade e da interdependência entre percursos nacionais e regionais (FONSECA, 2013; SOUZA, 1016; GRUZINKI, 2015). Também merecem destaque e problematizações os variados mediadores culturais (sujeitos, livros, objetos, manuais, etc.), bem como as diversas maneiras como educadores e os artefatos que fizeram circular, especialmente os impressos, provocando inventivos processos de recepção e apropriação de modelos. Muitos brasileiros foram estudar no Uruguai antes da criação dos primeiros cursos de Educação Física por aqui. Tal preparação merece ser investigada quanto aos saberes e práticas adotados, quanto aos métodos de ensino e ainda quanto às relações entre o escolar e o não escolar na Educação Física... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Integrante / Linhales, Meily A. - Coordenador / Paola Dogliotti - Integrante / Giovanna Camila da Silva - Integrante / Sérgio Roberto Chaves Junior - Integrante / Paula Malan - Integrante / Tamara Parada - Integrante.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    5. 2016-2017. ?Grupo de Elite? de Ginastica Feminina Moderna: conhecendo a historia dessa pratica corporal no Ginasio Normal Rural Sandoval Soares de Azevedo (Ibirite, 1955-1970)
      Descrição: O projeto visa compreender a trajetória de um grupo de ginástica feminina denominado Grupo de Elite, visando conhecer os métodos de ensino, os locais de treinamentos, as apresentações realizadas e as normalistas que participavam do Grupo. O principal grupo de fontes desse estudo é composto pelos diários dos cursos escritos pelas alunas. O recorte temporal inicial é o ano de 1955, momento em que a professora responsável passa a pertencer ao Ginásio Normal Sandoval Soares de Azevedo; o marco final é o ano em que essa professora deixa a Instituição, 1970.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Coordenador / Fernanda de Melo Grifo Taveira - Integrante / Marina Guedes Costa e Silva - Integrante / Eliane Iris de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Programa Institucional de apoio à Pesquisa UEMG - Bolsa.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    6. 2015-2017. O professor Gerhard Schimidt e a circulacao do Metodo Natural Austriaco, em Belo Horizonte, nas decadas de 1950-1960
      Descrição: Visa conhecer e compreender a circulação do Método Natural Austríaco na capital mineira e o protagonismo do professor austríaco Gerhard Schimidt nesse processo, nas décadas de 1950 e 1960.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Coordenador / Fernanda de Melo Grifo Taveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    7. 2014-2016. ?MODELOS PEDAGOGICOS E EDUCACAO DO CORPO DENTRO E FORA DA ESCOLA: CONTRIBUICOES A HISTORIA DA EDUCACAO FISICA BRASILEIRA NO SECULO XX?
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar os processos de conformação dos modelos pedagógicos que contribuíram na constituição de práticas escolares e não escolares para a educação do corpo, no século XX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Integrante / Meily Assbú Linhales - Coordenador / Liliane Tiburcio de Oliveira - Integrante / Fernanda de Melo Grifo Taveira - Integrante.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    8. 2011-2013. "Modelos pedagogicos, formacao docente e praticas escolares: o ensino da Educacao Fisica em Belo Horizonte (1947-1977)"
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como tema central "Modelos pedagógicos, formação docente e práticas escolares: o ensino da Educação Física em Belo Horizonte (1947-1977)". Trata-se de uma linha de pesquisa em processo de consolidação no CEMEF ? Centro de Memória da Educação Física do Esporte e do Lazer, da UFMG. Tal movimento é realizado em articulação com a linha de pesquisa em História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação, da mesma Universidade. Assim sendo, com o propósito de articular as práticas escolares de Educação Física aos processos de formação docente é nosso intuito aprofundar investigações sobre os modelos pedagógicos em circulação. Trata-se de enfrentar, pelo proposto, o debate em torno das noções de "escolarização", "forma" e "modelo escolar" como operadores para uma historiografia dos costumes que são constituídos pela/para a escola, no encontro com mundo "moderno". Atentamos também para a compreensão de que as prescrições pedagógicas e seus usos têm profunda relação - sendo até mesmo balizados - por distintas concepções de ciência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Integrante / Linhales, Meily A. - Coordenador / Liliane Tiburcio de Oliveira - Integrante / Guilherme de Souza Lima Oliveira - Integrante / Gabriela Villela Arantes - Integrante / Ana Carolina Vimieiro - Integrante.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    9. 2010-2012. As Jornadas Internacionais de Educacao Fisica e a formacao de professores de Educacao Fisica: Belo Horizonte, 1957 - 1962.
      Descrição: Em breve nota, este projeto busca apurar e compreender os diferentes sentidos e significados, científicos e pedagógicos, atribuídos à Educação Física, apresentados nas cinco edições do curso de aperfeiçoamento denominado Jornada Internacional de Educação Física. Estes cursos foram ofertados pela EEF de MG e pela DEMG de 1957 a 1962. Professores de renome nacional e internacional marcaram presença nestes encontros, que contaram também com grande frequência de padres e freiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Coordenador / Meily Assbú Linhales - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    10. 2009-2011. Circularidade de modelos pedagogicos e formacao de professores de Educacao Fisica em Belo Horizonte: vestigios de praticas no acervo do CEMEF/UFMG (1950-1980).
      Descrição: Esse projeto tem por objetivo identificar os espaços sociais de encontro de modelos pedagógicos e científicos que circularam na formação de professores de Educação Física no Brasil e em Minas Gerais durante esse período. Buscando compreender apropriações, reapropriações e interações entre os distintos pressupostos pedagógicos, políticos e científicos que fundamentaram a formação de professores de Educação Física em Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Integrante / Meily Assbú Linhales - Integrante / Andrea Moreno - Integrante / Guilherme de Souza Lima Oliveira - Integrante / Tarcísio Mauro Vago - Coordenador / Ana Carolina Vimieiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    11. 2008-2009. Eu vou te contar uma historia... Memorias de Esporte e Ruas de Recreio (1940-1970).
      Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo levantar fontes referentes as práticas de esporte e realização das Ruas de Recreio no período de 1940 a 1970.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Integrante / Meily Assbú Linhales - Coordenador / Joelcio Fernandes Pinto - Integrante / Renato Macahdo dos Santos - Integrante / João Carlos Fernandes - Integrante / Ana Paula Guimarães - Integrante / Guilherme de Souza Lima Oliveira - Integrante / Thales Coelho Machado - Integrante / Maria Cristina Rosa - Integrante. Financiador(es): Ministério do Esporte - Auxílio financeiro.
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.
    12. 2005-2007. Avaliacao de politicas e Politicas de avaliacao: possibilidades para o esporte e para o lazer.
      Descrição: Compreender quais são e de que forma ocorrem as políticas elaboradas para o esporte e para o lazer em 13 cidades que fazem parte da Grande-BH.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima - Integrante / Meily Assbú Linhales - Coordenador / Thiago Marques Pereira - Integrante / Luciana Cirino Lages Rodrigues Costa - Integrante / Tarcila Bretas Lopes - Integrante. Financiador(es): Ministério do Esportes - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (31)
      1. XIII Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana: políticas, espaços públicos e disputas na história da educação na Amarica Latina. ?Grupo de Elite? de Ginástica Feminina Moderna e a formação de professoras rurais no Ginásio Normal Rural Sandoval Soares De Azevedo (Ibirité/MG, 1955-1970). 2018. (Congresso).
      2. XIII Encontro de pesquisa em educação FAE/UFMG.Modelos pedagógicos para a Educação Física Brasileira no século XX: investigando o lugar da EEF-MG. 2017. (Encontro).
      3. IX Seminário do CEMEF - educação física, história e memória, 15 anos de trajetória.O Cemef e a formação de professores/pesquisadores. 2016. (Seminário).
      4. XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Investigar, intervir e preservar - caminhos da história da educação Luso-Brasileira. "Método revolucionário de Educação Física": a circulação do professor Gerhard Schmidt e do Método Natural Austríaco no Brasil (1950-1970). 2016. (Congresso).
      5. 8º Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais - COPEHE-MG. A participação do professor Gerhard Schmidt nas Jornadas Internacionais de Educação Física e a circulação do Método Natural Austríaco em Belo Horizonte (1957-1962). 2015. (Congresso).
      6. VIII Seminário do CEMEF - Homo Sportivus na História: ciência, arte, política e educação.A educação física e a religião católica no âmbito das Jornadas Internacionais de Educação Física (Belo Horizonte, 1952-1957). 2014. (Seminário).
      7. VII Seminário do Centro de Memória da Educação Física: Homo Gymnasticus na História: Ciência, Educação, Arte e do I Encontro de Centros de Memória da Educação Física do Brasil.Ensino e formação:. 2012. (Seminário).
      8. VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. "Conceitos e métodos na 1ª Jornada de Estudos": em pauta a formação de professores de Educação Física (Belo Horizonte, 1957). 2011. (Congresso).
      9. XVII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciência do Esporte. Vestígios de uma história: Memórias das Ruas de Recreio em Minas Gerais (1950-1960). 2011. (Congresso).
      10. XVII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciência do Esporte. "Abre-se nova etapa no ensino da Educação Física em Minas": a I Jornada de Estudos de Educação Física (Belo Horizonte - 1957). 2011. (Congresso).
      11. III Simpósio de História da Educação Física e do Esporte:.A I Jornada de Estudos da Educação Física sob o olhar do Jornal Educação Física: Belo Horizonte, 1957. 2010. (Simpósio).
      12. PROEFE em diálogo. 2010. (Outra).
      13. VI Seminário do CEMEF -.As Jornadas Internacionais de Educação Física: circularidade de propostas pedagógicas e a instrução de professores de educação física (1957 ? 1962).. 2010. (Seminário).
      14. Mini-curso: A Imagem como fonte na pesquisa histórica.. 2009. (Outra).
      15. XI Congresso Nacional de História do Esporte, Educação Física, Lazer e Dança. A Coleção Iconográfica do CEMEF: contando Histórias. 2009. (Congresso).
      16. Atividade de aprimoramento discente: A constituição de teorias pedagógicas na Educação Física Escolar - trajetórias de pesquisa" (Dr. Valter Bracht - UFES). 2008. (Outra).
      17. II Congresso Sudeste do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte e II Semana Científica - PET/EF/UFU. A Secção de Educação Physica e hygiene da Associação Brasileira de Educação: Sujeitos envolvidos e projetos educacionais abordados (1926-1937). 2008. (Congresso).
      18. Mostra das profissões UFMG 2008.Centro de Mémoria da educação Física, do Esporte e do Lazer. 2008. (Outra).
      19. Semana de Extensão da UFMG.Garimpando, organizando e divulgando a memória no CEMEF. 2008. (Outra).
      20. Semana de Iniciação Científica da UFMG.A Secção de Educação Physica e Hygiene da ABE: Construindo um perfil de seus frequentadores e dos projetos educacionais por eles discutidos (1926-1937). 2008. (Outra).
      21. V Congresso Brasileiro de Hsitória da Educação. Médicos Sanitarisatas e Educadores na "Seclão de Educação Physica e Hygiene" da Associação Brasileira de Educação: A construção de uma mentalidade médico-pedagógica para a Educação Física. 2008. (Congresso).
      22. V Seminário do CEMEF e II Seminário do GTT Memórias do CBCE - Pesquisa Histórica: Fontes e Narrativas.A Secção de Educação Physica e Hygiene da ABE: Construindo um perfil de seus frequentadores e dos projetos educacionais pro eles discutidos (1926-1937). 2008. (Seminário).
      23. CURSO DE INICIAÇÃO Á GINÁSTICA ARTÍSTICA E GINÁSTICA DE TRAMPOLIM. 2007. (Outra).
      24. IV Seminário do Centro de memória da Educação Física: "Pesquisa Histórica: construindo caminhos metodológicos". 2007. (Seminário).
      25. XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. O PERFIL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE ESPORTE/LAZER DA GRANDE- BH: REPRESENTAÇÕES RELATIVAS À INCLUSÃO SOCIAL. 2007. (Congresso).
      26. CURSO DE ESPORTE ADAPTADO. 2006. (Outra).
      27. I Encontro Anima-Celar.O Perfil dos Dirigentes Municipais de Esporte e Lazer na Grande-BH. 2006. (Encontro).
      28. VII Seminário "O Lazer em Debate"..Os Dirigentes Municipais de Esporte e Lazer da Grande-BH e suas Práticas de Gestão: Construindo Retratos Detalhados.. 2006. (Seminário).
      29. II SEMINÁRIO DO CEMEF - EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E CULTURA URBANA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. 2005. (Seminário).
      30. I SEMINÁRIO MINEIRO DE COMPORTAMENTO MOTOR. 2005. (Seminário).
      31. IV REUNIÃO ANUAL DO ProEFE - "CONSTRUÇÃO COTIDIANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA. 2005. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. COELHO, L. S. ; GUIMARAES, J. B. ; RIBEIRO, S. P. ; LIMA, C. D. M. D.. II Semana da Educação Física: o saber docente em defesa da Universidade Pública. 2017. Outro
      2. SILVA, M. G. C. E. ; LIMA, C. D. M. D. ; CUNHA, L. B.. Conhecendo a rotina do Curso de Aperfeiçoamento para professores rurais da Fazneda do Rosário. 2016. Exposição
      3. LIMA, C. D. M. D.; CARVALHO, M. V. ; GUIMARAES, J. B. ; NOVAES, F. A. ; COELHO, L. S.. 1ª Semana da Educação Física - UEMG/Unidade Ibirité. 2016. Outro
      4. LIMA, C. D. M. D.; SILVA, M. G. C. E. ; CUNHA, L. B.. Licenciatura em Educação Física: desafios e possibilidades. 2015. Outro
      5. LIMA, C. D. M. D.; SILVA, M. G. C. E. ; CUNHA, L. B. ; KANITZ, R.. 4º Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência - Interações, Mediações e (Re) Conhecimento. 2015. Congresso
      6. LIMA, C. D. M. D.. VII Seminário do Centro de Memória da Educação Física: Homo Gymnasticus na História: Ciência, Educação, Arte e do I Encontro de Centros de Memória da Educação Física do Brasil. 2012. (Outro).. . 0.
      7. VAGO, Tarcísio M. ; LINHALES, M. A. ; MORENO, A. ; VIMIEIRO, Ana. ; PINTO, J. F. ; ROSA, M. C. ; SANTOS, R. M. ; LIMA, C. D. M. D. ; OLIVEIRA, G. S. L. ; SILVA, Lorena V. R. da ; LOPES, T. B. ; GUIMARÃES, A. P. ; ARANTES, Gabriela V.. VI Seminário do CEMEF - "História, circularidade cultural e educação do corpo". 2010. Outro
      8. LINHALES, M. A. ; VAGO, Tarcísio M. ; PINTO, J. F. ; MORENO, A. ; VIMIEIRO, Ana. ; ROSA, M. C. ; OLIVEIRA, G. S. L. ; LIMA, C. D. M. D. ; Oliveira, L. T. ; SANTOS, R. M. ; FERNANDES, J. C.. V seminário do Centro de Memória da educação Física e II Encontro do GTT Memórias da Educação Física e Esporte do CBCE. 2008. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06