Lattes UEMG

Karina Maria da Fonseca

Com Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Politécnica e artística (UPAP) possui, pela mesma instituição, o título de Mestre em Ciências da Educação, ambos revalidados pela Faculdade Anhaguera como Mestre e Doutora em Educação Matemática. Também é Mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), além de Especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) ; possuir Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Pós-graduação em Ensino de Matemática pela Faculdade Finom e Graduação no curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). No plano da atuação profissional exerceu docência na Universidade Estadual de Minas Gerais respondendo pelas disciplinas de Cálculo Diferencial I, IV e Geometria Analítica; exerceu docência da disciplina de Matemática para turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, da disciplina de Geometria em turmas de 6º ,7º, 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio na Escola CESP; da disciplina de Ciências em turma de 9º ano do Ensino Fundamental e de Química do Ensino Médio no Colégio Estadual João Xavier Ferreira. Respondeu, ainda, pela disciplina de Matemática junto a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara nas séries finais do Ensino Fundamental. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-2018. Avaliacao do processo de implementacao do projeto Relacoes Raciais da Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah em Santa Luzia Minas Gerais
      Descrição: A Assembléia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afro descendentes (resolução 68/237) citando a necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas identificadas como afro descendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade (ASSEMBLY, 2014). Com esta declaração a comunidade internacional reconhece que apesar de não haver mais formas institucionalizadas de racismo no mundo, o racismo de fato, a discriminação racial e manifestações de xenofobia ainda se encontram presentes e atuantes no tecido social de várias sociedades contemporâneas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karina Maria da Fonseca - Coordenador / Simone Maria dos Santos Ribeiro - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante.
      Membro: Karina Maria da Fonseca.
      Descrição: A proposta pretende avaliar o processo de implementação do projeto intitulado "Relações Raciais" desenvolvido na escola estadual Murgy Hibraim Sarah que tem como objetivo trabalhar as relações raciais interdisciplinarmente, explorando o tema no decorrer do ano letivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Maria dos Santos - Coordenador / Karina Maria da Fonseca - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante / DAIANA MARTINS RODRIGUES - Integrante.
      Membro: Simone Maria dos Santos.
    2. 2015-2015. Uso do Geogebra como metodologia de ensino e aprendizagem
      Descrição: Uso do software GeoGebra no ensino de conceitos de relacionados à disciplina Cálculo Diferencial e Integral Ias atividades de Cálculo Diferencial e Integral I centradas nos conceitos das teorias organizadas a partir de execução de atividades feitas em sala através do emprego do Geogebra. As etapas da didática empregada serviram de base para a elaboração, execução e análise das atividades desenvolvidas com os estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica. Com o desenvolvimento das aulas e a sequência do trabalho, é relevante citar o quanto tornou-se significativa a parceria entre a pesquisa e a docência, via projeto concomitante às atividades no ensino da matemática via cálculo diferencial e integral. #10;Palavras-chave: ensino e aprendizagem, Geometria, GeoGebra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) . Integrantes: Karina Maria da Fonseca - Coordenador.
      Membro: Karina Maria da Fonseca.
      Descrição: O projeto visa trabalhar com o programa computacional Geogebra em aulas de Cálculo para auxiliar as defazagens do Pré Cálculo no ramo de funções e seus gráficos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Francisca Daniella Andreu Simões Moraes - Integrante / karina Maria da Fonseca Luciano - Coordenador.
      Membro: Francisca Daniella Andreu Simoes Moraes.
    3. 2014-2014. A utilizacao dos Softwares GeoGebra e do Maple 18 como metodologia de ensino e aprendizagem de Gaal
      Descrição: A disciplina Gaal constitui-se em uma propriedade de conhecimentos relevantes para a tradição da ciência exatas, principalmente, por sua potencialidade de poder ser utilizada na resolução dificuldade encontradas em distintas áreas da informação e suas aplicações, são de grande aplicabilidade especialmente no ramo das engenharias. Contudo, o procedimento de ensino e aprendizagem desta disciplina se modifica em um elemento de averiguação na educação, em particular na educação de nível superior, pela enorme problemática encontrada em conseguir abstrair a concepção dos conceitos constituídos pela disciplina Gaal, e pelo amplo número de alunos reprovados ou pelo crescente índice de evasão dos mesmos, um dos motores que gera este enigma é a falta de articulação de conceitos básicos trazidos do ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) . Integrantes: Karina Maria da Fonseca - Coordenador.
      Membro: Karina Maria da Fonseca.
    4. 2014-2014. A utilizacao do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de CDI
      Descrição: O Cálculo Diferencial e Integral (CDI) organiza-se em uma propriedade de conhecimentos proeminentes para a tradição da ciência moderna, especialmente, pelo seu potencial de ser utilizado na resolução problemas para ser solucionados em distintas áreas do conhecimento e suas aplicações, principalmente no ramo das engenharias. Contudo, o procedimento de ensino e aprendizagem do Cálculo se transforma em um componente de investigação na educação, em especial na educação superior, pela problemática intrínseca aos problemas localizados para a concepção dos conceitos estabelecidos pela disciplina de CDI, e pelo grande número de alunos reprovados ou pelo grande índice de evasão dos mesmos, um dos motivos primordiais que gera este problema é a deficiência de articulação advinda de conceitos básicos trazidos do ensino médio. Ruthven (2002) considera a conexão entre a verificação do problema e o ensino sugerindo uma colaboração entre os conhecimentos procedentes da investigação acadêmica e os conhecimentos resultantes da prática profissional – docência (RUTHVEN, 2002, p. 581).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karina Maria da Fonseca - Coordenador.
      Membro: Karina Maria da Fonseca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. I CONGRESSO INTERNACIONALEDUCAÇÃO E SAÚDE NO MERCOSUL. 2013. (Congresso).
      2. Programa de Verão da UFMG - Curso de Geometria e Grupos. 2012. (Outra).
      3. I Encontro de Matemática - Modalidade a Distância - da UFOP. 2009. (Encontro).
      4. Seminário de Química. 1995. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. LUCIANO, K. M. F.; LAGE, F. D. A. S. M.. Aprendizagem Ativa: A colaboração da Engenharia para um mundo competitivo. 2015. Congresso
      2. LUCIANO, K. M. F.. Semana de Palestras e Minicursos para os cursos de engenharias. 2014. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:07