Com Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Politécnica e artística (UPAP) possui, pela mesma instituição, o título de Mestre em Ciências da Educação, ambos revalidados pela Faculdade Anhaguera como Mestre e Doutora em Educação Matemática. Também é Mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), além de Especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) ; possuir Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Pós-graduação em Ensino de Matemática pela Faculdade Finom e Graduação no curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). No plano da atuação profissional exerceu docência na Universidade Estadual de Minas Gerais respondendo pelas disciplinas de Cálculo Diferencial I, IV e Geometria Analítica; exerceu docência da disciplina de Matemática para turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, da disciplina de Geometria em turmas de 6º ,7º, 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio na Escola CESP; da disciplina de Ciências em turma de 9º ano do Ensino Fundamental e de Química do Ensino Médio no Colégio Estadual João Xavier Ferreira. Respondeu, ainda, pela disciplina de Matemática junto a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara nas séries finais do Ensino Fundamental. (Texto informado pelo autor)
LUCIANO, K. M. F.; CAVALCANTI-MATA, M. E. R. M. ; FORTES, M. ; DUARTE, M. E. M.. MODELING OF THE KINETICS OF CRYOGENIC FREEZING OF LIMA BEAN SEEDS AS A FUNCTION OF INITIAL WATER CONTENT. ENG AGR-JABOTICABAL. v. 39, p. 331-340, issn: 1809-4430, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LUCIANO, KARINA M DA F.; MATA, MARIO E. R. M. CAVALCANTI ; FORTES, MAURI ; DUARTE, MARIA E. M.. MODELING OF THE KINETICS OF CRYOGENIC FREEZING OF LIMA BEAN SEEDS AS A FUNCTION OF INITIAL WATER CONTENT. Engenharia Agricola. v. 39, p. 331-340, issn: 0100-6916, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LUCIANO, K. M. F. Uso do softwaare geogebra nas aulas de cálculo diferencial e integral I em uma turma do curso de engenharia. 1 ed. João Pessoa: Instituto Ead Michelle Sales, 2019. v. 1, p. 100. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (1)
LUCIANO, K. M. F.; SALES, B. ; SILVA, A. ; CARMO, C. J. ; OLIVEIRA, E. R. ; PINTO, M. H. M. ; PASCOAL, S. L. ; SOARES, T. A.. A formação do engenheiro empreendedor. Em: Grules, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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Resumos publicados em anais de congressos (7)
LUCIANO, K. M. F.; AGUIAR, B. P. M. ; MATEUS, M. V. ; CARVALHO, N. M. ; SANTOS, M. C. ; LAGE, R. H. S. ; GOMES, M. F.. TECNOLOGIA PARA REABILITAÇÃO. Em: Atelie cientifico Grules, 2016, João Monlevade. Atelie cientifico Grules, p. 22-22, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LUCIANO, K. M. F.; LAGE, F. D. A. S. M. ; CARVALHO, N. M. ; ARAUJO, B. B. ; MATEUS, M. V. ; GOMES, M. F. ; LAGE, R. H. S.. A responsabilidade social na vida de um engenheiro. Em: Grules, 2016, João Monlevade. Ateliê Técnico-Científico. João Monlevade: Doctum, p. 32-32, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LUCIANO, K. M. F.; CARVALHO, N. M. ; SATO, C. T. ; SANTOS, C. H. A. ; DIAS, F. S. ; GONCALVES, H. R. ; ASSIS, R. S. ; MARQUES, T. S.. Análise e desenvolvimento de aerogeradores. Em: Atelie Científico Grules, 2015, João Monlevade. Resumo dos Trabalhos Doctum João Monlevade, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LUCIANO, K. M. F.; CARVALHO, N. M. ; SATO, C. T. ; SOUZA, D. L. ; CUNHA, J. V. B. ; XISTO, J. B. ; ARAUJO JUNIOR, J. T. ; SILVA, W. W.. Aerogerador de baixo custo para uso residencial. Em: Atelie de Anais Grules, 2015, João Monlevade. Resumo dos trabalhos Doctum João Monlevade, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LUCIANO, K. M. F.; PADUA, L. A. S. ; PIRES, L. S. ; FRAGA, M. E. ; ROCHA, P. C. ; BRAZ, S. M.. A engenharia e a produção científica. Em: Ateliê Científico Grules João Monlevade, 2014, João Monlevade. Ateliê Grules, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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Lidiane Kátia da S. Contarini e Elaine Cristina S. da Silva. Gerenciamento, utilização e reuso da água no processo de beneficiamento do minério de ferro. (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Dante Bernardes Faria Silva e Matheus Barbosa Silva. Aplicabilidade do Filito: Mina de Pedra Branca Município de Gouveia - MG. (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
EULLER CORRÊA PEREIRA e PAULO COTA BASTOS. Recueração de áreas degradadas: um estudo de caso no Sítio Bom Sucesso do André - MG. (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Iniciação científica (18)
Renan Silva. Análise e desenvolvimento de aerogeradores. (Graduando em engenharia elétrica) - Instituto Ensinar Brasil, . 2015. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Daniel Luiz de Souza. Análise e desenvolvimento de aerogeradores. (Graduando em engenharia elétrica) - Instituto Ensinar Brasil, . 2015. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Leandro Assunção Silva de Pádua. A engenharia e a produção científica. (Graduando em engenharia elétrica) - Instituto Ensinar Brasil, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Amarsirley Silva. A formação do engenheiro empreendedor. (Graduando em engenharia elétrica) - Instituto Ensinar Brasil, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Hudson Carvalho Rezende. A formação do engenheiro empreendedor. (Graduando em engenharia elétrica) - Instituto Ensinar Brasil, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Frances Fraga Bruzzi. A engenharia e a formação científica. (Graduando em engenharia elétrica) - Instituto Ensinar Brasil, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Alessandra Martins Vidal. O uso do Software Geogebra, nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral I. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Henrique Ferreira Sene. O uso do Software Geogebra, nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral I. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Amanda Ferreira de Souza. O uso do Software Geogebra, nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral I. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Augusto Martins Reis. O uso do Software Geogebra, nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral I. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Cristina Costa Gomes. A utilização dos Softwares GeoGebra e do Maple 18 como metodologia de ensino e aprendizagem de Gaal. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Adnale Soares. A utilização dos Softwares GeoGebra e do Maple 18 como metodologia de ensino e aprendizagem de Gaal. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Dardanne Moize dos Anjos Santos. A utilização dos Softwares GeoGebra e do Maple 18 como metodologia de ensino e aprendizagem de Gaal. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Pedro Henrique Soares Pinto. A utilização dos Softwares GeoGebra e do Maple 18 como metodologia de ensino e aprendizagem de Gaal. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Angélica Narayana Teixeira. Matematização - aperfeiçoamento em fundamentos matemáticos. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Ana Cláudia Meneas Roseno Santos. Matematização - aperfeiçoamento em fundamentos matemáticos. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Allan Martins Ferreira de Souza. Matematização - aperfeiçoamento em fundamentos matemáticos. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Fernanda Menezes França. Matematização - aperfeiçoamento em fundamentos matemáticos. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Karina Maria da Fonseca.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (4)
2018-2018. Avaliacao do processo de implementacao do projeto Relacoes Raciais da Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah em Santa Luzia Minas Gerais Descrição: A Assembléia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afro descendentes (resolução 68/237) citando a necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas identificadas como afro descendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade (ASSEMBLY, 2014). Com esta declaração a comunidade internacional reconhece que apesar de não haver mais formas institucionalizadas de racismo no mundo, o racismo de fato, a discriminação racial e manifestações de xenofobia ainda se encontram presentes e atuantes no tecido social de várias sociedades contemporâneas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karina Maria da Fonseca - Coordenador / Simone Maria dos Santos Ribeiro - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante. Membro: Karina Maria da Fonseca. Descrição: A proposta pretende avaliar o processo de implementação do projeto intitulado "Relações Raciais" desenvolvido na escola estadual Murgy Hibraim Sarah que tem como objetivo trabalhar as relações raciais interdisciplinarmente, explorando o tema no decorrer do ano letivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Maria dos Santos - Coordenador / Karina Maria da Fonseca - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante / DAIANA MARTINS RODRIGUES - Integrante. Membro: Simone Maria dos Santos.
2015-2015. Uso do Geogebra como metodologia de ensino e aprendizagem Descrição: Uso do software GeoGebra no ensino de conceitos de relacionados à disciplina Cálculo Diferencial e Integral Ias atividades de Cálculo Diferencial e Integral I centradas nos conceitos das teorias organizadas a partir de execução de atividades feitas em sala através do emprego do Geogebra. As etapas da didática empregada serviram de base para a elaboração, execução e análise das atividades desenvolvidas com os estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica. Com o desenvolvimento das aulas e a sequência do trabalho, é relevante citar o quanto tornou-se significativa a parceria entre a pesquisa e a docência, via projeto concomitante às atividades no ensino da matemática via cálculo diferencial e integral. #10;Palavras-chave: ensino e aprendizagem, Geometria, GeoGebra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) . Integrantes: Karina Maria da Fonseca - Coordenador. Membro: Karina Maria da Fonseca. Descrição: O projeto visa trabalhar com o programa computacional Geogebra em aulas de Cálculo para auxiliar as defazagens do Pré Cálculo no ramo de funções e seus gráficos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Francisca Daniella Andreu Simões Moraes - Integrante / karina Maria da Fonseca Luciano - Coordenador. Membro: Francisca Daniella Andreu Simoes Moraes.
2014-2014. A utilizacao dos Softwares GeoGebra e do Maple 18 como metodologia de ensino e aprendizagem de Gaal Descrição: A disciplina Gaal constitui-se em uma propriedade de conhecimentos relevantes para a tradição da ciência exatas, principalmente, por sua potencialidade de poder ser utilizada na resolução dificuldade encontradas em distintas áreas da informação e suas aplicações, são de grande aplicabilidade especialmente no ramo das engenharias. Contudo, o procedimento de ensino e aprendizagem desta disciplina se modifica em um elemento de averiguação na educação, em particular na educação de nível superior, pela enorme problemática encontrada em conseguir abstrair a concepção dos conceitos constituídos pela disciplina Gaal, e pelo amplo número de alunos reprovados ou pelo crescente índice de evasão dos mesmos, um dos motores que gera este enigma é a falta de articulação de conceitos básicos trazidos do ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) . Integrantes: Karina Maria da Fonseca - Coordenador. Membro: Karina Maria da Fonseca.
2014-2014. A utilizacao do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de CDI Descrição: O Cálculo Diferencial e Integral (CDI) organiza-se em uma propriedade de conhecimentos proeminentes para a tradição da ciência moderna, especialmente, pelo seu potencial de ser utilizado na resolução problemas para ser solucionados em distintas áreas do conhecimento e suas aplicações, principalmente no ramo das engenharias. Contudo, o procedimento de ensino e aprendizagem do Cálculo se transforma em um componente de investigação na educação, em especial na educação superior, pela problemática intrínseca aos problemas localizados para a concepção dos conceitos estabelecidos pela disciplina de CDI, e pelo grande número de alunos reprovados ou pelo grande índice de evasão dos mesmos, um dos motivos primordiais que gera este problema é a deficiência de articulação advinda de conceitos básicos trazidos do ensino médio. Ruthven (2002) considera a conexão entre a verificação do problema e o ensino sugerindo uma colaboração entre os conhecimentos procedentes da investigação acadêmica e os conhecimentos resultantes da prática profissional docência (RUTHVEN, 2002, p. 581).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karina Maria da Fonseca - Coordenador. Membro: Karina Maria da Fonseca.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (4)
I CONGRESSO INTERNACIONALEDUCAÇÃO E SAÚDE NO MERCOSUL. 2013. (Congresso).
Programa de Verão da UFMG - Curso de Geometria e Grupos. 2012. (Outra).
I Encontro de Matemática - Modalidade a Distância - da UFOP. 2009. (Encontro).
Seminário de Química. 1995. (Seminário).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
LUCIANO, K. M. F.; LAGE, F. D. A. S. M.. Aprendizagem Ativa: A colaboração da Engenharia para um mundo competitivo. 2015. Congresso
LUCIANO, K. M. F.. Semana de Palestras e Minicursos para os cursos de engenharias. 2014. (Outro).. . 0.
LUCIANO, K. M. F.; LAGE, F. D. A. S. M. ; CARVALHO, N. M. ; ARAUJO, B. B. ; MATEUS, M. V. ; GOMES, M. F. ; LAGE, R. H. S.. A responsabilidade social na vida de um engenheiro. Em: Grules, 2016, João Monlevade. Ateliê Técnico-Científico. João Monlevade: Doctum, p. 32-32, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]