Lattes UEMG

Renan Nunes Costa

Biólogo licenciado pela Faculdade de Caldas Novas (Unicaldas - Caldas Novas/GO), mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG - Goiânia/GO), doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Ilhéus/BA) e pós-doutor pelo Departamento de Ciências Biológicas da UESC (Ilhéus/BA). Atua na área de Ecologia e Conservação da Biodiversidade, tendo como principais linhas de pesquisa a ecologia de comunidades, ecotoxicologia e ecomorfologia aplicadas à herpetofauna (anfíbios e répteis). Atualmente é professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Carangola/MG) e curador do Museu de Zoologia Newton Baião de Azevedo (MZNB - UEMG). Também é professor colaborador no PPG em Sistemas Aquáticos Tropicais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Ilhéus/BA) e coordenador regional do Instituto Boitatá de Etnobiologia e Conservação. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Taxidermia: conceito historico, estado da arte, preparacao e procedimentos legais
      Descrição: Taxidermia é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo, preservando e dando forma à pele, planos e tamanhos dos animais. É uma ferramenta que contribui com atividades científico-acadêmicas e é amplamente utilizada em atividades para a educação ambiental de crianças, jovens e adultos. Este projeto tem como objetivo taxidermizar animais vítimas de acidentes diversos que foram doados para o MZZM da UEMG (Carangola/MG) por pessoas da comunidade do município e entorno, e transformá-los em objetos utilizados na pesquisa científica e educação formal e não-formal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renan Nunes Costa - Coordenador / André Luiz Morais da Silva - Integrante.
      Membro: Renan Nunes Costa.
    2. 2020-Atual. Levantamento Preliminar da familia Orchidaceae nos Campos de Altitude da APA da Pedra Dourada, Minas Gerais, Brasil
      Descrição: A APA da Pedra Dourada é uma UC da Mata Atlântica situada no Vale do Rio Carangola que apresenta uma mata exuberante e campos de altitude pouco explorados pela ciência. Tendo em vista que a área é pouco estudada, esse trabalho pretende realizar um levantamento preliminar da família Orchidaceae. Com aproximadamente 24.500 espécies distribuídas em cerca de 800 gêneros, a família sofre com superexploração, especialmente por parte de colecionadores. Portanto, ampliar o conhecimento sobre as espécies nos permite traçar estratégias de conservação que visam a proteção do grupo no interior de UC's. Neste projeto nosso objetivo é ampliar o conhecimento da família Orchidaceae em áreas de Campos de Altitude da Mata Atlântica de especial interesse taxonômico, biogeográfico e conservacionista na APA da Pedra Dourada na cidade de Pedra Dourada - MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renan Nunes Costa - Coordenador / Madson Teixeira Alves - Integrante.
      Membro: Renan Nunes Costa.
    3. 2020-Atual. Uso do aplicativo Mobile Merlin Bird ID em estudos ornitologicos
      Descrição: O Mobile Merlin Bird ID criado pelo laboratório de ornitologia da Cornell University (Merlin Bird ID 2018) é um exemplo de aplicativo que visa contribuir na identificação de aves. De interface simples, o aplicativo é abastecido pelo usuário com imagens, vocalizações e/ou informações sobre aves. O aplicativo cruza as informações com o banco de dados do sistema e gera uma lista das prováveis espécies avistadas pelo usuário (Merlin Bird ID 2018). Entretanto, a lista de prováveis espécies geradas pelo aplicativo tem uma margem de erro, a qual varia de acordo com diferentes variáveis, como a qualidade da imagem, posição do animal, tipo de informação e/ou dados inseridos. Para tanto, é interessante analisar o tamanho do erro associado a este aplicativo e seu potencial para uso em estudos científicos no futuro. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a capacidade de identificação de aves e o tamanho do erro associado à diferentes variáveis inseridas no aplicativo Mobile Merlin Bird ID.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renan Nunes Costa - Coordenador / Humberto de Souza Silva - Integrante.
      Membro: Renan Nunes Costa.
    4. 2020-Atual. Como o conhecimento sobre a Herpetofauna tem sido abordado nas escolas brasileiras?
      Descrição: O Brasil apresenta a maior diversidade de anfíbios e a terceira maior diversidade de répteis do planeta, os quais são elementos chave no funcionamento dos ecossistemas e no fornecimento de serviços ecossistêmicos para a população humana. Ao mesmo tempo, são organismos marginalizados por serem considerados nojentos e/ou perigosos, na maioria das vezes, erroneamente. Para quebrar mitos e crendices é importante que estratégias de ensino em prol da conservação do grupo sejam aplicadas desde as séries iniciais da educação brasileira. Neste sentido, o objetivo deste projeto é avaliar como o conhecimento sobre a herpetofauna (anfíbios e répteis) tem sido abordado em escolas brasileiras de ensino fundamental e médio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renan Nunes Costa - Coordenador / Amanda Florindo Fabricante - Integrante.
      Membro: Renan Nunes Costa.
    5. 2020-Atual. Desvendando a diversidade de especies de anfibios e repteis do Vale do Carangola e entorno
      Descrição: O Brasil é o país que abriga a maior riqueza em espécies de anfíbios e a terceira maior riqueza em espécies de répteis no mundo. Esta riqueza aumenta frequentemente devido ao encontro de novas espécies e o avanço da taxonomia integrativa. Entretanto, existem muitas lacunas do conhecimento que impedem o avanço de pesquisas conservacionistas que visam reduzir as taxas de extinção das espécies, como por exemplo a lacuna taxonômica (déficit Lineano) e a lacuna geográfica (déficit Wallaceano). Muitos inventários de espécies de anfíbios e répteis são direcionados para Unidades de Conservação ou áreas próximas a grandes centros urbanos e científicos. Assim, áreas interioranas são subamostradas, as quais apresentam um grande potencial em guardar novas espécies de distribuição geográfica restrita, como espécies endêmicas. Neste contexto, este projeto tem como objetivo conhecer a diversidade de espécies de anfíbios e répteis da região do Vale do Carangola e municípios do entorno. O Vale do Carangola é considerado uma área de Importância Biológica Extrema no que diz respeito à priorização de áreas para a conservação. A região abriga várias espécies da fauna ameaçadas de extinção e/ou endêmicas e carece de um inventário robusto que esclareça quais espécies da herpetofauna existem na região e por onde elas se distribuem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renan Nunes Costa - Coordenador / Amanda Gomes dos Anjos - Integrante / Emanuel Teixeira da Silva - Integrante / Madson Teixeira Alves - Integrante / Fernanda Rocha Araújo Tavares - Integrante / Georgia Bernardes Martins - Integrante.
      Membro: Renan Nunes Costa.
      Descrição: O Brasil é o país que abriga a maior riqueza em espécies de anfíbios e a terceira maior riqueza em espécies de répteis no mundo. Esta riqueza aumenta frequentemente devido ao encontro de novas espécies e o avanço da taxonomia integrativa. Entretanto, existem muitas lacunas do conhecimento que impedem o avanço de pesquisas conservacionistas que visam reduzir as taxas de extinção das espécies, como por exemplo a lacuna taxonômica (déficit Lineano) e a lacuna geográfica (déficit Wallaceano). Muitos inventários de espécies de anfíbios e répteis são direcionados para Unidades de Conservação ou áreas próximas a grandes centros urbanos e científicos. Assim, áreas interioranas são subamostradas, as quais apresentam um grande potencial em guardar novas espécies de distribuição geográfica restrita, como espécies endêmicas. Neste contexto, este projeto tem como objetivo conhecer a diversidade de espécies de anfíbios e répteis da região do Vale do Carangola e municípios do entorno. O Vale do Carangola é considerado uma área de Importância Biológica Extrema no que diz respeito à priorização de áreas para a conservação. A região abriga várias espécies da fauna ameaçadas de extinção e/ou endêmicas e carece de um inventário robusto que esclareça quais espécies da herpetofauna existem na região e por onde elas se distribuem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Emanuel Teixeira da Silva - Integrante / Renan Nunes Costa - Coordenador / FERNANDA ROCHA ARAÚJO TAVARES - Integrante / GEORGIA BERNARDES MARTINS - Integrante / MADSON TEIXEIRA ALVES - Integrante / AMANDA GOMES DOS ANJOS - Integrante.
      Membro: Emanuel Teixeira da Silva.
    6. 2018-Atual. Pererecas de bromelia versus larvas de mosquitos: Ecofisiologia, historia de vida e modelos de nicho ecologico para prever os impactos das mudancas climaticas
      Descrição: O Brasil convive há décadas com surtos de doenças transmitidas por mosquitos como malária e dengue. Porém, nos últimos anos, outras doenças transmitidas por mosquitos têm aparecido no Brasil causando importantes surtos: Zika e Chikungunya, sendo que a primeira, por ter sido relacionada ao nascimento de bebes com microcefalia, tem impactado de forma aguda a vida das pessoas, sobretudo nos estados do Nordeste. Nas florestas tropicais da América do Sul a presença de bromélias é muito comum. Estas plantas conseguem armazenar água, na qual acaba se formando todo um microambiente de organismos, dentre eles larvas de mosquitos. Estas fitotelmatas também servem de moradia e local de reprodução para as pererecas de bromélia, anfíbios do género Phyllodytes. Recentemente foi demonstrado que os girinos destas pererecas conseguem predar larvas de mosquito e com isso podem ser considerados controladores de larvas de mosquito. Utilizando dados ecofisiológicos de anfíbios e mosquitos pretendemos modelar o nicho ecológico das diferentes espécies e prever como a distribuição potencial das mesmas poderá evoluir num cenário de mudanças climáticas. No caso de conseguirmos comprovar que a tolerância térmica máxima dos girinos é realmente inferior à das larvas de mosquito isso nos coloca ante um cenário no qual desaparecem os anfíbios das bromélias e as larvas de mosquito, devido à ausência de um predador eficiente, conseguem aumentar seus efetivos. Um maior número de mosquitos pode levar a uma maior possibilidade de surtos de doenças transmitidas por eles.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Renan Nunes Costa - Integrante / Mirco Solé - Coordenador / Fernanda Guimarães Fava - Integrante / Iuri Ribeiro Dias - Integrante / Aila da Silva Salinas - Integrante / Victor Goyannes Dill Orrico - Integrante / Caio Vinícius de Mira-Mendes - Integrante / Danilo Silva Ruas - Integrante / Euvaldo Marciano Jr. - Integrante / Judit Voros - Integrante / Leildo Machado Carilo Filho - Integrante / Diego Alejandro Flores Padrón - Integrante / Omar Rojas Padilla - Integrante / Ricardo Lourenço de Moraes - Integrante / Santiago Castroviejo-Fisher - Integrante / Vinicius Queiroz Menezes - Integrante / Dennis Rödder - Integrante / Felipe Siqueira Campos - Integrante / Miguel Tejedo Madueño - Integrante / Urtzi Enriquez-Urzelai - Integrante / Lívia Maria Cabral Pacheco - Integrante.
      Membro: Renan Nunes Costa.
    7. 2018-Atual. Qual o efeito das queimadas sobre herpetofauna do Parque Nacional da Chapada Diamantina?
      Descrição: Esse projeto pretende avaliar quais são os impactos das queimadas na herpetofauna do Parque Nacional da Chapada Diamantina de uma forma integrativa, utilizando métricas de diversidade biológica, diferenças na simetria bilateral que podem ser ocasionadas por estresse ambiental e também por meio de dados ecofisiológicos de tolerância termal das espécies. Esse projeto visa responder seis perguntas principais: 1) Como o fogo influencia na composição, abundância e riqueza da herpetofauna?; 2) As populações de anfíbios e répteis que ocorrem em áreas com alta frequência de queimadas apresentam uma maior assimetria quando comparada com os espécimes que utilizam áreas que não sofreram esse impacto?; 3) Qual a tolerância termal das espécies do PNCD? e 4) Se existe relação entre a temperatura crítica máxima (CTMax) das espécies com a sobrevivência e colonização das áreas queimadas?; 5) Qual a qualidade da dieta de girinos em córregos da Chapada Diamantina? e 6) Como a dieta poderia responder à modificações morfológicas de girinos de ambientes distintos?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renan Nunes Costa - Integrante / Mirco Solé - Coordenador / Iuri Ribeiro Dias - Integrante / ORRICO, VICTOR G.D. - Integrante / Caio Vinícius de Mira-Mendes - Integrante / Flora Acuna Juncá - Integrante / Danilo Silva Ruas - Integrante / Euvaldo Marciano Jr. - Integrante / Yvonnick Le Pendu - Integrante / Amanda Gomes dos Anjos - Integrante.
      Membro: Renan Nunes Costa.
    8. 2014-2018. Efeitos da Exposicao Aguda e Cronica ao Glifosato sobre um Sistema Predador-Presa: Mortalidade, Assimetria Flutuante e Alteracoes Comportamentais Induzidas em Larvas de Anuros
      Descrição: A contaminação por "defensivos" agrícolas afeta negativamente os ecossistemas aquáticos e os organismos ali inseridos. Dessa forma, entender quais são os os efeitos negativos causados por estes agentes estressantes pode elucidar estratégias para conservação dos sistemas aquáticos e da fauna associada, como por exemplo os anfíbios anuros e seus predadores. O uso de ferramentas baratas, como a assimetria flutuante, somado ao potencial de bioindicação de alguns organismos podem aumentar a robustez de análises de impacto ambiental e o biomonitoramento. Da mesma forma, entender os efeitos diretos e indiretos de contaminantes em sistemas experimentais possibilita inferências mais precisas em estudos de campo. Para tanto, avaliaremos o efeito da contaminação por Roundup e seu potencial na alteração de diferentes atributos em girinos de anuros (assimetria, morfologia externa e comportamento), o efeito sobre a interação predador-presa e o efeito sinérgico de ambos os fatores sobre os girinos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renan Nunes Costa - Coordenador / Fausto Nomura - Integrante / Arthur Gomes Bauer - Integrante / Mirco Solé - Integrante.
      Membro: Renan Nunes Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Professor homenageado pelo curso de Licenciatura em Biologia EaD, Universidade Estadual de Santa Cruz.. 2019.
      Membro: Renan Nunes Costa.
    2. 1º lugar - Melhor painel. Título: Análise Morfométrica de Nephila clavipes (Linnaeus) (Araneae: Nephilidae), Unicaldas - Faculdade de Caldas Novas.. 2009.
      Membro: Renan Nunes Costa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. IV Encontro de Biodiversidade Animal - ICB/UFG. 2020. (Encontro).
    2. Web Encontro Vital para o Brasil sobre Animais Peçonhentos - Ciência Cidadã. 2020. (Encontro).
    3. XXII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Respostas letais e subletais do girino neotropical Dendropsophus minutus (Anura: Hylidae) exposto à combinação de Roundup Original® e pistas de predadores. 2020. (Seminário).
    4. VI Congresso Brasileiro de Herpetologia - Herpetologia Integrativa. Avaliação de Risco e Plasticidade Comportamental Limitada em Girinos de Rhinella ornata (Anura: Bufonidae). 2013. (Congresso).
    5. X CONPEEX (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão). Medindo os Impactos do Glifosato com Uma Régua: Assimetria Flutuante e Mortalidade em Physalaemus cuvieri (Anura: Leptodactylidae). 2013. (Congresso).
    6. Simpósio e Workshop do Projeto de Preservação das Águas Termais de Caldas Novas e Rio Quente. 2010. (Simpósio).
    7. V Semana de Biologia da Unicaldas.Dinâmica Populacional em Nephila clavipes (Linnaeus) (Araneae: Nephilidae). 2010. (Outra).
    8. 5º Simpósio de Biologia da UEG - Morrinhos. 2009. (Simpósio).
    9. Atos Indisciplinares nas Escolas: Enfrentamento e Soluções. 2009. (Seminário).
    10. IV Semana de Biologia da Unicaldas.Análise Morfométrica de Nephila clavipes (Linnaeus) (Araneae: Nephilidae). 2009. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. COSTA, R. N.. Semana do Meio Ambiente: Desafios para a Conservação da Biodiversidade e dos Serviços Ecossistêmicos. 2020. (Outro).. . 0.
    2. COSTA, R. N.. XXII Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas (UEMG - Carangola). 2020. (Outro).. . 0.
    3. COSTA, R. N.; BAUER, A. G. ; FAGUNDES, G. N. ; SOLÉ, MIRCO. Herpetofauna - Conhecer para Conservar. 2017. Outro
    4. COSTA, R. N.. Save the Frogs Day. 2016. (Outro).. . 0.
    5. COSTA, R. N.; OLIVEIRA, F. F. R.. Noções em Herpetologia para Crianças e Adolescentes. 2015. Outro
    6. COSTA, R. N.. V Semana de Biologia da Unicaldas. 2010. (Outro).. . 0.
    7. COSTA, R. N.. Semana Científica. 2010. .. . 0.
    8. COSTA, R. N.. Semana do Meio Ambiente. 2010. .. . 0.
    9. COSTA, R. N.; JUNQUEIRA, M. L.. Circuito Tela Verde. 2009. Exposição

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Renan Nunes Costa ⇔ Emanuel Teixeira da Silva (1.0)
      1. TAVARES, F. R. A. ; MARTINS, G. B. ; SILVA, E. T. ; COSTA, R. N.. Conservar, Prevenir e Multiplicar: Conhecendo a Herpetofauna e Lidando com Acidentes Ofídicos. Em: XXII Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2020, Ubá. XXII Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Universidade do Estado de Minas Gerais, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01