Lattes UEMG

Lina Maria Goncalves

Doutora em Educação: currículo (CED) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1995). Atualmente é Professora na Universidade Estadual de Minas Gerais, Unidade de Divinópolis. Pesquisadora na linha de pesquisa Educação, currículo, conhecimento e formação de educadores, na sociedade digital. Também é Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL), na linha de Pesquisa em ?Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Territorial?. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Currículo e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: TDIC e currículo; Formação de professores; Educação mediada pelas tecnologias; Integração curricular das TDIC: Educação, ética e desenvolvimento rural. Avaliadora de trabalhos em congressos na área de Educação, Tecnologias e Currículo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3279517809220564 (01/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Divinópolis. Avenida Paraná São José 35501170 - Divinópolis, MG - Brasil Telefone: (31) 996608195 URL da Homepage: www.uemg.br/divinopolis
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. FORMACAO DE EDUCADORES NA SOCIEDADE DIGITAL: perspectivas teoricas e praticas
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral investigar as possibilidades metodológicas de emprego das tecnologias digitais para o desenvolvimento do currículo escolar, visando aperfeiçoar o referencial teórico para formação inicial e continuada de docentes para a educação básica, na sociedade digital. Conta com uma etapa de cunho bibliográfico para depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir da Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão desenvolvidas duas frentes de pesquisa de campo. A primeira, marcada pela indissociabilidade entre pesquisa e extensão, se ocupará da capacitação dos docentes da rede municipal de educação de Divinópolis/MG, durante o período de distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Esta etapa se ocupará do apoio aos docentes na implantação do ensino remoto/uso da plataforma digital, paralelamente às pesquisas na prática pedagógica dos licenciandos da UEMG. Uma segunda etapa consistirá na testagem das categorias estabelecidas na RSL, por meio de questionário online aplicado aos docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Petrina Rubria Avelar Bastos - Integrante / Laís de Souza Redua - Integrante / José Marcio Silva Barbosa - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante.
      Membro: Lina Maria Goncalves.
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral investigar as possibilidades metodológicas de emprego das tecnologias digitais para o desenvolvimento do currículo escolar, visando aperfeiçoar o referencial teórico para formação inicial e continuada de docentes para a educação básica, na sociedade digital. Conta com uma etapa de cunho bibliográfico para depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir da Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão desenvolvidas duas frentes de pesquisa de campo. A primeira, marcada pela indissociabilidade entre pesquisa e extensão, se ocupará da capacitação dos docentes da rede municipal de educação de Divinópolis/MG, durante o período de distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Esta etapa se ocupará do apoio aos docentes na implantação do ensino remoto/uso da plataforma digital, paralelamente às pesquisas na prática pedagógica dos licenciandos da UEMG. Uma segunda etapa consistirá na testagem das categorias estabelecidas na RSL, por meio de questionário online aplicado aos docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Laís de Souza Rédua - Integrante / José Marcio Silva Barbosa - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante / Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Petrina Rubria Nogueira Avelar Tobias - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Lais de Souza Redua.
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020, disponíveis nos bancos de dados nacionais. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão testadas em pesquisas junto a docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Integrante / Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Petrina Rubria Avelar Bastos - Integrante / Laís de Souza Redua - Integrante / Ana Paula Fonseca Martins - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.
    2. 2017-2019. Politicas Publicas para Integracao Curricular das Tecnologias Digitais no Contexto Educacional Brasileiro: uma revisao sistematica da literatura
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 1995 a 2017, disponíveis nos bancos de dados nacionais. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas públicas para a integração das TDIC ao contexto educacional.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador.
      Membro: Lina Maria Goncalves.
    3. 2016-Atual. Projeto Laboratorio de Pesquisa em Educacao Digital - LAPED
      Descrição: A pesquisa proposta tem o objetivo geral de desenvolver uma metodologia de criação e implementação de uma base de dados sobre o conhecimento produzido em relação aos temas de educação e tecnologias, bem como analisar as principais incidências da produção desenvolvida e as tendências que apontam. Desenvolvida por docentes da PUC-SP, focalizará a produção das universidades PUC-SP e UNICAMP, instituições que abrigam grupos de pesquisa sobre educação e tecnologias, que realizam atividades de formação profissional, em especial cursos a distância, presenciais ou híbridos em parceria com redes públicas de ensino e/ou cursos de formação continuada. Contudo, a despeito da existência da produção, observa-se carência no registro, organização e disponibilização dos materiais produzidos para acesso público. Além disso, as bases de dados científicos na internet (como as da CAPES, IBICT, programas de pós-graduação etc.), apresentam mecanismos de busca específicos, cujos campos de informações definidos nem sempre auxiliam o pesquisador na seleção das produções relevantes relacionadas ao seu estudo. Como consequência observa-se que grande parte dos trabalhos científicos revela desconhecimento, por parte dos pesquisadores, da produção científica existente sobre a temática de sua pesquisa, apresentam levantamentos assistemáticos da produção científica e não seguem critérios da revisão sistemática de literatura. Nesse contexto, propõe-se o desenvolvimento da presente pesquisa motivada pela preocupação de como organizar o conhecimento produzido em uma base de dados, criar condições para torná-la de fácil acesso, identificação e uso em investigações sobre temas relacionados à educação e tecnologias. A metodologia da pesquisa se estrutura em três vertentes ? tecnológica, bibliográfica e documental, que se desenvolvem integradas com suporte nos pilares infraestrutura, pesquisa e criação, os quais sustentam a pesquisa em todas as suas etapas. A metodologia de pesquisa prevê análise qualiquantitativa dos dados, opção coerente com o volume de dados disponíveis na sociedade informatizada. Destacam-se dentre os objetivos específicos: a) a concepção e implementação de um laboratório de pesquisa em educação digital (LAPED), como estímulo ao desenvolvimento à pesquisa interdisciplinar teórica, tecnológica e prática; b) a identificação e análise das principais incidências da produção desenvolvida sobre educação e tecnologias, bem como as tendências que apontam, c) a intensificação da formação de redes de pesquisa e cooperação intra e interinstitucional, d) a assessoria a instituições públicas e privadas nos campos de estudos da educação e tecnologias.O grupo de pesquisadores é multidisciplinar, o que propiciará olhares complementares para os dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Integrante / Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Coordenador / José Armando Valente - Integrante.
      Membro: Lina Maria Goncalves.
    4. 2013-2015. Mudancas nas concepcoes e acoes docentes: processo de integracao de computadores portateis ao curriculo
      Descrição: Projeto tese de doutoramento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador.
      Membro: Lina Maria Goncalves.
    5. 2010-2012. Avaliacao dos impactos educacionais e sociais, nos municipios tocantinenses, da realizacao dos cursos de licenciatura EaD ofertados pela UFT
      Descrição: Este projeto tem como objetivo geral investigar as possíveis mudanças ocorridas no contexto educacional e social dos diferentes municípios tocantinenses a partir da conclusão dos cursos de licenciatura na modalidade EAD, ofertados pela UFT. A investigação deverá explicitar aspectos tais como: índices de aprovação em concursos públicos e outras formas de progressão na carreira e/ou mudança de função profissional, lotação na área de formação, participação em órgãos colegiados e processos decisórios na escola, mudanças metodológicas efetivadas nos processos de ensino e aprendizagem, dados de aprovação/reprovação dos alunos nas escolas/áreas de atuação dos egressos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Augustus Caeser Franke Portella - Integrante / Raquel Castilho de Souza - Integrante / Paulo Vitoriano Dantas - Integrante / Renata Acácio Ogawa - Integrante / Júlia Ferreira Brito - Integrante / Fernando Ferreira Leão - Integrante.
      Membro: Lina Maria Goncalves.
    6. 2007-2009. EaD NO TOCANTINS: O EGRESSO COMO AGENTE DE TRANSFORMACAO SOCIAL
      Descrição: Investigação sobre os impactos educacionais, sociais e econômicos da conclusão do primeiro curso a distância ofertado pela UNITINS no estado do TO: o Curso Normal Superior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Elizabeth M. Lopes Tolêdo - Integrante / Maria Fátima Viana Brasileiro - Integrante / . Holda Coutinho - Integrante.
      Membro: Lina Maria Goncalves.
    7. 2006-2008. Midias Call free e interatividade: potencial interativo no sistema EaD UNITINS
      Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital _ TIDD. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador.
      Membro: Lina Maria Goncalves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Destaque acadêmico, Instituto Católico de Minas Gerais.. 1995.
      Membro: Lina Maria Gonçalves.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (11)
    1. 21º CIAED - Congresso Internacional de Educação a Distância. USO EDUCACIONAL DAS TDIC: POR QUE É TÃO FRACO?. 2015. (Congresso).
    2. IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo.Revisão Sistemática da Literatura: uma aproximação na área da Educação. 2015. (Seminário).
    3. IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, PUC-SP.O USO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS: TECNOLOGIA OU METODOLOGIA?. 2015. (Seminário).
    4. II Seminário WEB Currículo PUC SP.Referenciais Curriculares na formação de tutores: reflexões preliminares. 2012. (Seminário).
    5. I seminário Integrado da UFT e II Seminário de Extensão e Cultura. 2011. (Seminário).
    6. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância-ESUD. 2011. (Congresso).
    7. 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Interação Mediada por Computador: a web-tutoria no sistema EaD_UNITINS. 2008. (Congresso).
    8. I Encontro para Troca de Experiências Educacionais e Tecnólogicas. 2008. (Encontro).
    9. I Seminário Nacional de Formação de Formadores do ProJovem Campo - Saberes da Terra. 2008. (Seminário).
    10. VII Encontro de Pesquisadores em Educação em Educação:Currículo.Redes colaborativas; paradigma para o estágio Curricular na Graduação a Distância. 2008. (Encontro).
    11. VIII ENCONTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA BRASIL 2007..Tutoria em EaD: com a palavra tutores e alunos. 2007. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. GONÇALVES, L. M.; BERALDO, K. A.. IV SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade. 2018. Outro
    2. GONÇALVES, L. M.; PERRIER, G.R.F ; MENEZES, M. E. L. ; ALMEIDA, M. E. B. ; LEMOS, S. D. V. ; MUNOZ, C.. V Seminário Web Currículo. 2017. Outro
    3. DISSENHA, S. E. K. ; LEMOS, S. D. V. ; GONÇALVES, L. M. ; RODRIGUES, A.. IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, PUC-SP. 2015. Outro
    4. GONÇALVES, L. M.; CARLINI, A. L. ; QUEVEDO, A. ; COSTA, D. ; MUNOZ, C. ; SILVA, F. S. ; ARRUDA, H. ; GODOI, K. A. ; VILLARINHOS, M. C. S. ; ASSIS, M. P. ; MENEZES, M. E. L. ; MANDAJI, M. ; PASSINATO, N. ; ALMEIDA, N. M. P. ; ALVES, R. M. ; LEMOS, S. D. V. ; DISSENHA, S. E. K.. Colóquio Web currículo. 2014. Outro
    5. GONÇALVES, L. M.; BRITO, J.F. ; LEÃO, F.F ; OGAWA, R.A. ; SOARES, M. C. A. ; PORTELLA, A.C.F ; SIEBENEICHLER, S. C. ; BARILLI, J. ; SOUZA, R. A. C. ; SILVEIRA, M. C. A. C. ; TOIGO, L. A. ; SANTOS, J. P.. I Jornada de Formação docente-Tecnologias digitais: integração e convergências entre as modalidades de ensino. 2012. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02