Lattes UEMG

Eliane Meire Soares Raslan

Doutora em Comunicação Social (Bolsista CAPES) - Linha de Pesquisa: Práticas Culturais nas Mídias, Comportamento e Imaginários da Sociedade da Comunicação. Mestre em Administração - MKT/Estratégia/Relacionamento/Mercadologia/Cliente/Comportamento Organiz. (Bolsista Prolic). Bacharel em Publicidade e Propaganda. Licenciatura em Artes Visuais. Trabalha com o discurso cotidiano na edição/editoração e na fotografia publicitária e jornalística a partir do Método de Análise de Discurso e da Semiótica. Pesquisa a IMAGEM COTIDIANA e as práticas de edição e de montagem como prática educativa, em torno da interface e usabilidade informacional nas convergências midiática para o entretenimento na interface e convergência midiática. * Atual (2019-2021): profa. pesquisadora designada no Curso de Comunicação Social (PP/JOR) da UEMG, coordena o CEPCCOM - Centro de Editorações, Publicações e Criações em Comunicação; Líder do grupo CNPq o PROLIM - Processos e Linguagens das Imagens Midiáticas; e editora da Revista de Comunicação FANDOM ? Jornalismo Publicidade. TCC / Disciplinas de Comunicação e Produção Visual. Fotografia. Estudos da Imagem. Teorias do Signo. Projetos com bolsas PAEX e PAPq. * Experiência profissional (10 anos): profa. e pesquisadora de Educação Superior, atuou como coordenadora do NIQ - Núcleo de Ilustrações e Quadrinhos vinculado ao Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design ED/UEMG; Editora das revistas artísticas Coleções Fansing (publicação anual) - interdisciplinar; e Editora do Periódico Legenda (publicação semestral); desenvolveu diversos projetos de Pesquisa e de Extensão com apoio CNPq e/ou FAPEMIG e PAEX/UEMG, em especial, tratando a relação da imagem a partir das diversas formas de linguagem. Atividades extensionistas e pesquisa com uso da ilustração, os quadrinhos, os personagens cômicos, os bonecos (isopor e biscuit), a grafitagem e o lambe-lambe, edição e editoração de fotografias na publicidade e no jornalismo. Publicações em periódicos Qualis A. Participação em diversos eventos e avaliador de periódicos, pôsteres e projetos (nacionais e internacionais). https://orcid.org/0000-0002-2274-2836 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3081335079399561 (03/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Unidade Divinópolis. Av. Paraná, 3001 Jardim Belvedere I 35501170 - Divinópolis, MG - Brasil Telefone: (37) 32293500
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Interfaces entre publicidade, jornalismo, entretenimento e informacao: noticia, criacao, producao e editoracao em comunicacao social
      Descrição: APOIO: EDITAL 01/2019 Programa Institucional de Apoio à Pesquisa - PAPq/UEMG. Criação de uma Revista digital - FANDOM (publicação eletrônica). Revista na área da Comunicação Social. Material publicado anualmente: produções de alunos e professores dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unidade Divinópolis. Criação de um Centro (CEPCCOM), que seja responsável pela publicação de notícias, criação, produção e editoração e criações no Curso de Comunicação. Tanto a revista quanto o setor não existem no curso e nem na Unidade Divinópolis, da Universidade UEMG. Duração deste projeto de pesquisa (4 semestres): 01/03/2019 a 18/12/2020 Previsão de duração da bolsa 2019: 01/05/2019 a 16/12/2019 será paga em sete parcelas mensais de R$600,00 (seiscentos reais) e uma parcela de R$ 300,00 (trezentos reais). Código do projeto 2019: 4DESP15477-19. / ID - 15477. Código do projeto 2020: 4DESP16607-20 / ID - 16607. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane Meire Soares Raslan - Coordenador / Antonio Luiz Antunes Teixeira - Integrante / Milene Silva Sacramento - Integrante / Barbara Avelino - Integrante / Milene Silva Sacramento - Integrante / Ana Carolina Pereira - Integrante / Gustavo D'Angelo Resende - Integrante / Sanny Caroliny Cunha - Integrante / Hiuri Pinto Duarte - Integrante / Verônica Azevedo Ribeiro - Integrante / Barbara Machado Rocha - Integrante / Rafael Cardoso Lasmar - Integrante / Helder Ribeiro da Cruz - Integrante. Financiador(es): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - PAPq /UEMG - Bolsa.
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.
    2. 2017-2017. Formas e manifestacoes linguisticas ganham significados a partir de novos olhares: releitura ilustrativa e fotografica
      Descrição: Este estudo parte da releitura de imagens como meio de conversão das normas significativas para manifestar novas formas de significados nos meios midiáticos. Verificamos a criação ilustrativa e fotográfica a partir da releitura de trabalhos artísticos consagrados nas mídias, os registros destas imagens midiáticas são analisados a partir do olhar de estudantes de ensino superior da Escola de Design da UEMG diante destes personagens midiáticos e as possibilidades de releituras destes estudantes. Procuramos averiguar o grau de expressão nestes trabalhos efetivados por diversos artistas nas mídias, sejam obras ou criação de personagens, verificamos a apreensão e julgamento destes estudantes quanto as repercussões artísticas. Averiguamos que muitos artistas partem de obras e de personagens consagrados nos meios midiáticos e criam novas versões personalizadas com seus traços, sejam estes ilustrativos ou fotográficos, percebemos a existência de influências culturais e pessoais neste meio de comunicação visual. Buscamos os estudos de Umberto Eco para examinarmos as interposições existentes na mensagem publicitária, analisando a narrativa existente nestas novas formas de comunicação a partir da imagem. Ao tratarmos da mediação das imagens, temos como alicerce os estudos de Guy Debord, em seu conceito de espetáculo, algo que nos permite tratar das relações sociais intercedidas pelas imagens. Teorias que contribuem para verificar o comportamento e narrativa destes alunos diante de suas releituras sobre personagens e artistas consagrados nos meios midiáticos. Envolve as disciplinas: 1)  Disciplina optativa Linguagem dos Quadrinhos: traço, expressão, roteiro e narrativa (64hora/aula) ? 12 alunos do ensino superior da ED ? cursos: Licenciatura em Artes Visuais, Design Gráfico, Design de Ambientes e Design de Produto.1º semestre/2017. 2) Disciplina obrigatória em Expressão Gráfica V (64hora/aula) ? curso: Licenciatura em Artes Visuais ? 24 alunos do ensino superior da ED. 2º semestre/2017. Quatro (4) alunos voluntários da ED com carga horária de 10hs semanais. DURAÇÃO DO PROJETO: 01/02/2017 a 15/12/2017. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane Meire Soares Raslan - Coordenador / Silvestre Rondon Curvo - Integrante / Maria Carolina Oliveira Duarte Miranda - Integrante / Gabriel de Castro Dayrell - Integrante / Náyade Ângela Gonzaga de Oliveira Santos - Integrante / Izabella Silva Pinho - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.
    3. 2015-2017. Comunicacao e Mercado como meio de informacao entre estudantes: o que leva alunos do Ensino fundamental as drogas ?
      Descrição: O público alvo direto da ação são os alunos do 7º, 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental II. Pesquisa que permite aos estudantes troca de experiências, já que relações serão formadas por participarem do mesmo grupo. Alunos, professores e profissionais da área de Artes, Design e Comunicação presentes como voluntários nos cursos do Ensino Superior interessados na história do Brasil, em especial a mineira, contada pelos quadrinhos terão oportunidade de acesso ao material final - publicação. O público juvenil, alunos da Escola Municipal, terá oportunidade de assumir responsabilidades de pesquisa realizadas por professores do meio acadêmico, além de ganhar conhecimento e experiência tratados dentro da cultura brasileira. Oportunidade de conhecer as diferentes raízes dentro de um mesmo país, através dos quadrinhos e como pesquisar sobre sua cultura nas HQs em fontes seguras pela internet. Curiosos, alunos, pesquisadores, orientadores, professores, ou seja, a sociedade terá acesso a um produto de excelente qualidade, desde imagens a conteúdos, um resgate das raízes do Brasil resumida em apenas um projeto, ferramenta de auxílio para diversas formas de trabalhos. Material final será divulgado em revista especializada. Tema de abordagem principal dos alunos do Ensino Fundamental II: Uso de drogas nas escolas públicas no Brasil. Levantamento de dados na internet sobre o assunto e criação de um roteiro de entrevista (questionário) para aplicar na Escola Rede Integrada e Municipal Mestre Ataíde da Cidade de Belo Horizonte. Aplicação de questionário formulado pelos alunos bolsistas: aplicado no dia 19.09.2016, segunda-feira, as 7h00, as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental - turno Manhã. Total de 151 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ? maioria dos alunos entre 13 e 14 anos de idade. Total de 145 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ? maioria dos alunos entre 14 e 16 anos de idade. Criação de um vídeo de animação pelos alunos do Ensino Superior da ED/UEMG. Duração deste projeto de pesquisa: 01/02/2015 a 15/12/2017 . Edital: 03/2015 CNPq/FAPEMIG - (2 bolsas) Através do Programa de Iniciação Científica Júnior. BIC Jr. UEMG/CNPq/FAPEMIG 2015. A carga horária semanal 8hs. 01/05/2015 a 28/02/2016. Total de 2 Bolsas Bic Jr: R$ 100,00 mes. Total de 10 meses R$2mil. Alunos BOLSISTAS do Ensino Fundamental II: Isabella Christine Miranda Silva; Micael Orfeu Rocha Cabral. Bolsa de Iniciação Científica. Edital: 10/2015 PIBIC Jr - CNPq/FAPEMIG - (2 bolsas) Total de 12 meses R$2.400,00. Alunos BOLSISTAS do Ensino Fund. II: Isabella Christine Miranda Silva; Jéssica Helen Evangelista Santos. OBS: Melhores projetos recebem duas (2) bolsas, desde que já solicitado na proposta enviada. Quatro (4) alunos voluntários da ED com carga horária de 10hs semanais. RESULTADO FINAL: vídeo de animação. Título: "Ilustrando os Ritmos do Hip Hop". Link: Link youtub: . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane Meire Soares Raslan - Coordenador / Ariane Calista de Almeida Vieira - Integrante / Maria Raquel Ferreira Corrêa - Integrante / Thales Medeiros de Castro Silva - Integrante / Isabella Christine Miranda Silva - Integrante / Jéssica Helen Evangelista - Integrante / Micael Orseu Rocha Cabral - Integrante / Bruna França Ferreira - Integrante.
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.
    4. 2015-2017. Revistas Fansign e Legenda: Discurso de motivacao e percepcao para iniciacao cientifica na arte de ilustrar e de construir bonecos
      Descrição: Código do projeto (intranet): 4DESP7934-15. ID: 10691. Arte através da ilustração e dos quadrinhos na edição de revistas artísticas e científicas, além de oficinas com criação de bonecos de buscuit e isopor. Este projeto tem como objetivo retornar com as publicações anuais da Revista Artística Legenda Quadrinhos e da Revisa Artística Fansign da ED/UEMG, paralisadas em seu 1º volume, desde o ano de 1995. Sendo, que a partir do ano de 2015, a revista artística Legenda passa a ser periódico com publicações semestrais e segue a linha exigida para periódicos Qualis da Capes, com ISSN 2447-2638, registrada como ?Legenda Quadrinho: Revista Brasileira de Pesquisa e Divulgação dos Quadrinhos?. Em ambas as revistas passam a ser digitais e buscamos divulgar e revelar a produção de quadrinhos, sendo que na 1ª de artistas brasileiros e na 2ª divulgação de material (ilustrações/HQs) produzidas por alunos do ensino superior da ED. Os alunos participam das oficinas e são responsáveis por todo o processo de captação, criação e produção das revistas. Apoio: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Edital 07/2014- PIBIC/UEMG/FAPEMIG. O prazo de vigência das bolsas renovadas: março de 2016 a fevereiro de 2017. Duração do projeto: 01/02/2015 a 15/12/2017. Edital: 07/2014 FAPEMIG - (2 bolsas) Beatriz Nogueira Pawlow Torres; Rafael Rallo Jardim Edital: 09/2015 FAPEMIG - (1 bolsa) Rafael Jardim. Sete (7) alunos voluntários da ED com carga horária de 10hs semanais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane Meire Soares Raslan - Coordenador / Silvestre Rondon Curvo - Integrante / Rafael Rallo - Integrante / Beatriz Nogueira Torres - Integrante / Louise Gonzaga Machado - Integrante / Lucas Manoel Ferreira de Castro - Integrante / Ana Beatriz de Lima - Integrante / Ana Luisa Brandão - Integrante / Kaique Marcos de Paula - Integrante / Liz Russi Fabrino Gomes - Integrante / Fernanda de Ávila Leite - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.
    5. 2013-2014. Design grafico e a cultura brasileira das HQs presentes nos quadrinhos mineiro. Bolsa PIBIC Jr. Edital 03/2013 CNPq/FAPEMIG/UEMG.
      Descrição: O público alvo direto da ação são os alunos do Ensino Fundamental II. Pesquisa que permite aos estudantes do ensino Fundamental II da Escola Municipal Secretário Humberto de Almeida em Belo Horizonte a comunicar a cultura brasileira, em especial suas raízes, através de levantamento e análise de material em quadrinhos. As HQs como meio potencial na transmissão da mensagem entre pesquisadores, professores e alunos na troca de experiências. Desperta, impulsiona e fortalece o aluno do Ensino Fundamental II no conhecimento e aprendizado cultural. Contexto socio-cultural presente nas HQs e que serve de estimulo para pesquisa. O público juvenil, alunos da Escola Municipal, terá oportunidade de assumir responsabilidades de pesquisa realizadas por professores do meio acadêmico, além de ganhar conhecimento e experiência tratados dentro da cultura brasileira. Oportunidade de conhecer as diferentes raízes dentro de um mesmo país, através dos quadrinhos e como pesquisar sobre sua cultura nas HQs em fontes seguras pela internet, desde imagens a conteúdos, um resgate das raízes do Brasil por meio da 9º arte, ferramenta de auxílio para diversas formas de trabalhos. Material final será divulgado em revista especializada. Permite o aperfeiçoamento, a troca de experiências e conhecimentos analítico, crítico, criativo e cultural utilizados durante as práticas e discussões sobre material teórico, entre professores e alunos da UEMG e da Escola Municipal Secretário Humberto de Almeida, além da elaboração de material cultural para publicação. Contribuir com a divulgação de artistas desenhistas da 9º arte (BD ? Banda desenhada ? ilustração, cinema e literatura fantástica), além do registro e apoio escolas públicas. Capacita, desperta e incentiva o aluno do ensino Fundamental II para pesquisa e análise crítica as suas pesquisas resultando na produção de imagens nos quadrinhos como meio de comunicação de sua própria cultura. Alunos voluntários do ensino superior da ED participam do processo de checagem do material coletado. Duração do projeto: 01/04/2012 a 30/04/2014 Apoio: Edital 03/2015 PIBIC Jr ?Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica / CNPq / FAPEMIG. Aluno(s)bolsista(s) Ensino Superior da ED/UEMG: Kaio Henrique Martins Pinto; André Rodrigues Pereira. Duração da bolsa: 01/05/2013 a 28/02/2014. EDITAL 02/2013 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR BIC Jr. - UEMG / CNPq / FAPEMIG PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR - BIC Jr. - UEMG / CNPq / FAPEMIG. Bolsa: R$ 100,00 (Cem reais) (Total de R$2.400,00 duas bolsas de pesquisa: .Kaio Henrique Martins Pinto; .André Rodrigues Pereira) OBS: Participação em Evento no Exterior (BOLSA DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO NO EXTERIOR FAPEMIG) RESULTADO FINAL: Publicado na Revista Internacional de Humanidades Volume 4, Número 2, 2015, , ISSN 2253-6825. Título: "Design gráfico cultura brasileira HQs presentes quadrinhos mineiros". Artigo com apresentação oral como Discussion in Portugues Colloquium no 12vo Congreso Internacional sobre Nuevas Tendencias en Humanidades Universidad San Pablo CEU, Madrid, España. Período 11-13 Junio 2014. http://lashumanidades.com/congreso/convocatoria-de-ponencias. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eliane Meire Soares Raslan - Coordenador / Kaio Henrique Martins Pinto - Integrante / André Rodrigues Pereira - Integrante / Ludimila Vitoriano de Castro Martins - Integrante / Rafael Augusto Assunção - Integrante / Matheus Sá Motta - Integrante / Horácius de Jesus - Integrante / Carina Ribeiro Cardoso - Integrante. Financiador(es): PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR BIC Jr. - UEMG / CNPq / FAPEMIG - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.
    6. 2013-2014. Visibilidade e discurso na internet: cinema de animacao e quadrinhos na comunicacao global dos internautas. Bolsa PIBIC AF Edital 04/2013 CNPq/UEMG.
      Descrição: Utiliza dos meios midiáticos para analisar o comportamento do internauta brasileiro. Incentivar alunos de graduação da Escola de Design/UEMG a pesquisa científica utilizando o método de análise de discurso. Aspectos da comunicação entre internautas serão levantadas através da investigação sobre os quadrinhos e cinema de animação. No que tange a rede nacional a questão parte das influências internacionais que viram práticas de trocas de informações sobre o cinema de animação e os quadrinhos do mundo, fenômenos que tiveram destaque nos últimos anos entre os internautas brasileiros. Processos que geram efeitos dinâmicos sobre a sociedade do Brasil na atualidade e um desafio para estudiosos das ciências sociais. As atitudes e forma de comunicação entre esses internautas vão se diferenciando de acordo com as influências do mercado na produção destes meios. Verificam o discurso tratado entre os internautas na questão da indução, gosto e interação dentro do contexto desta pesquisa (HQ/Cinema de Animação). Levantamento de dados secundários na Internet verificando as influências entre redes sociais e interesses pelos temas deste projeto entre os internautas. Pesquisa qualitativa e quantitativa com análise das redes sociais. Um (1) aluno Bolsista universitario CNPq/ED/UEMG. Apoio: Edital 04/2013 ?PIBIC AF ? Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ FAPEMIG. Aluno(s)bolsista(s) Ensino Superior da ED/UEMG: Ramon Gonçalves Rocha. Duração da bolsa: 01/10/2013 a 31/07/2014. Duração do projeto: 01/10/2013 a 31/10/2014 Aluno(s)voluntário(s) Ensino Superior da ED/UEMG: Bruna França Ferreira; Túlio Barnabé; Lucas Marques Lomasso Costa. Projeto aprovado em evento no exterior: 1) Título "Das HQS para os filmes: discursando com os internautas" Aprovado para Discussion in Portugues (Mesa Redonda) no XXI Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje Lander Collegue for Women - Touro University New York, EEUU - 15-17 Julio 2014. http://sobrelaeducacion.com/congreso Projeto aprovado e apresentado oralmente em evento no exterior: 1) Título: "Visibilidade e discurso na internet: cinema de animação e quadrinhos na comunicação global. Apresentado em Discussion in Portugues Workshop (Oficina) 12vo Congreso Internacional sobre Nuevas Tendencias en Humanidades Universidad San Pablo CEU, Madrid, España. Período 11-13 Junio 2014. http://lashumanidades.com/congreso/convocatoria-de-ponencias. (BOLSA DE APOIO A EVENTO NO EXTERIOR FAPEMIG). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eliane Meire Soares Raslan - Coordenador / Ramon Gonçalves Rocha - Integrante / Ariane Calista de Almeida Vieira - Integrante / Maria Raquel Ferreira Corrêa - Integrante / Alessandra da Rosa - Integrante / Túlio Barnabé - Integrante / Lucas Marques Lomasso - Integrante. Financiador(es): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÃ?Ã?O CIENTÃ?FICA PIBIC/UEMG/CNPq - Bolsa. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 2
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.
    7. 2012-2014. Imagem e Comunicacao Popular com os Quadrinhos
      Descrição: Sobre o Projeto de Pesquisa: O público alvo direto da ação são os alunos do Ensino Médio. Pesquisa que permite aos estudantes do ensino médio da Escola Municipal Secretário Humberto de Almeida em Belo Horizonte a comunicar a cultura brasileira, em especial suas raízes, através de levantamento e análise de material em quadrinhos. As HQs como meio potencial na transmissão da mensagem entre pesquisadores, professores e alunos na troca de experiências. Desperta, impulsiona e fortalece o aluno do Ensino Médio no conhecimento e aprendizado cultural. Contexto socio-cultural presente nas HQs e que serve de estimulo para pesquisa. O público juvenil, alunos da Escola Municipal, terá oportunidade de assumir responsabilidades de pesquisa realizadas por professores do meio acadêmico, além de ganhar conhecimento e experiência tratados dentro da cultura brasileira. Oportunidade de conhecer as diferentes raízes dentro de um mesmo país, através dos quadrinhos e como pesquisar sobre sua cultura nas HQs em fontes seguras pela internet, desde imagens a conteúdos, um resgate das raízes do Brasil por meio da 9º arte, ferramenta de auxílio para diversas formas de trabalhos. Material final será divulgado em revista especializada. Permite o aperfeiçoamento, a troca de experiências e conhecimentos analítico, crítico, criativo e cultural utilizados durante as práticas e discussões sobre material teórico, entre professores e alunos da UEMG e da Escola Municipal Secretário Humberto de Almeida, além da elaboração de material cultural para publicação. Contribuir com a divulgação de artistas desenhistas da 9º arte (BD ? Banda desenhada ? ilustração, cinema e literatura fantástica), além do registro e apoio escolas públicas. Capacita, desperta e incentiva o aluno do ensino médio para pesquisa e análise crítica as suas pesquisas resultando na produção de imagens nos quadrinhos como meio de comunicação de sua própria cultura. Alunos voluntários do ensino superior da ED participam do processo de checagem do material coletado. Duração do projeto: 01/04/2012 a 30/04/2014.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane Meire Soares Raslan - Coordenador / Silvestre Rondon Curvo - Integrante / Ana Luiza Pereira Guimarães - Integrante / Ágatha de Araújo Andrade - Integrante / Adalfan da Silva Bessa - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 2
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Premiação dos 17 melhores projetos de pesquisa e extensão das 22 unidades UEMG. Título: Arte na Barragem Santa Lúcia - Discurso entre Universitários da Escola de Design de Jovens Vila através pintura, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.
    2. Premiação dos 15 melhores projetos de pesquisa e extensão das 22 unidades UEMG. Título: Arte na Barragem Santa Lúcia - Discurso entre Universitários da Escola de Design de Jovens Vila através pinturas, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.
    3. Premio melhor projeto - Bolsa de pesquisa para destaque científico com o projeto Oficina de Quadrinhos para Escola Municipal e Integrada EMPEV de Belo Horizonte, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2013.
      Membro: Eliane Meire Soares Raslan.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (122)
    1. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Produção de sentidos e o cotidiano na fotografia: discurso publicitário na edição. 2020. (Seminário).
    2. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Exposição coletiva das fotografias de frutas e legumes: alunos de jornalismo e publicidade no período de isolamento social. 2020. (Seminário).
    3. Desafios na edição de periódicos científicos. 2020. (Encontro).
    4. DigiLabour: Cidades Plataformizadas e Alternativas. 2020. (Simpósio).
    5. DigiLabour: Lutas por trabalho decente em plataformas + Inteligência Artificial e Trabalho. 2020. (Simpósio).
    6. DigiLabour: Narrativas e Disputas de Sentido sobre Empreendedorismo. 2020. (Simpósio).
    7. DigiLabour: Performatividades Algorítmicas e Trabalho Plataformizado. 2020. (Simpósio).
    8. DigiLabour: Plataformização do Trabalho na Cultura Pop. 2020. (Simpósio).
    9. DigiLabour: Raça, Gênero e Migração no Trabalho Digital. 2020. (Simpósio).
    10. DigiLabour: Saúde e Trabalho Digital. 2020. (Simpósio).
    11. DigiLabour: Valor e Trabalho em Plataformas. 2020. (Simpósio).
    12. DigiLabour: Vigilância, Hackativismos e Descolonização de Dados. 2020. (Simpósio).
    13. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Fanzinezão: Cartum, jornalismo e resistência. 2020. (Encontro).
    14. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Processo de Edição e Publicação. 2020. (Encontro).
    15. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Emoção Publica na Pós-Modernidade. 2020. (Encontro).
    16. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Quadrinhos e a contribuição na educação. 2020. (Encontro).
    17. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Jornalismo e Resistência na América Latina. 2020. (Encontro).
    18. I Fórum de Comunicação do PROLIM.O conceito de estranho na fotografia artística. 2020. (Encontro).
    19. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Personagens na perspectiva da criação ficcional. 2020. (Encontro).
    20. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Cobertura Jornalistica do Novo Coronavírus. 2020. (Encontro).
    21. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Humor, comunicação e arte no tempo de pandemia. 2020. (Encontro).
    22. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Ilustração e as técnicas básicas da aquarela. 2020. (Encontro).
    23. I Fórum de Comunicação do PROLIM.Projeto de Pesquisa e TCC. 2020. (Encontro).
    24. II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica IFMG: Práticas Educativas Ia.ESPAÇOS PARA O APRENDIZADO: estímulo e tecnologia. 2020. (Seminário).
    25. II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica IFMG: Práticas Educativas Ia.RECURSO DA FOTOGRAFIA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: DIDÁTICA DE APRENDIZAGEM. 2020. (Seminário).
    26. I SEMANA DE ESTUDOS SOBRE REPRESENTAÇÃO, LITERATURA E POLÍTICA: tensões entre forma, elaboração e choque.Discurso na fotografia Publicitária e Jornalística: a representação real do outro. 2020. (Encontro).
    27. IV Fórum da Internacionalização da UEMG | Edição on-line. 2020. (Simpósio).
    28. Seminário Internacional: III SEMINÁRIO DIÁLOGOS SOBRE A EAD: ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA.IMAGEM COTIDIANA E O INTERPRETANTE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: INTEFACE, ENTRETENIMENTO E CONVERGÊNCIA INFORMACIONAL. 2020. (Seminário).
    29. XX Mostra de Produção Científica e IX Seminário de Extensão - UNISAL.Indivíduos comuns são os publicitários nas redes sociais: edição e publicação interferem no discurso. 2020. (Seminário).
    30. XX Mostra de Produção Científica e IX Seminário de Extensão - UNISAL.PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA FOTOBRAFIA PUBLICITÁRIA: DISCURSO VISUAL ESCOLAR DIMINUI A CRISE INFANTIL NO ISOLAMENTO SOCIAL. 2020. (Seminário).
    31. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A fotografia como produto comunicacional de identidades virtuais. 2019. (Seminário).
    32. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.A criança e seu olhar puro para o mundo: fotografias e o jornalismo sem drama. 2019. (Seminário).
    33. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Profissionalização com a criação de setor teórico e prático no curso de Comunicação Social. 2019. (Seminário).
    34. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.A fotografia como produto comunicacional de identidades virtuais. Comunicação Coordenada. Pesquisa.. 2019. (Seminário).
    35. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Fotografia Publicitária e Novos Olhares: Identidade, Representação e Produção de Sentidos. Comunicação Coordenada. Extensão. 2019. (Seminário).
    36. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Fotografia abordada para socialização, respeito e responsabilidade, relacionadas a competência dos profissionais de JORN e PP. 2019. (Seminário).
    37. Exposição Fotográfica "Sou idoso com muito Orgulho" - Edição Publicitária. Sociedade Empresarial Limitada de Divinópolis Casa de Apoio Vovó Lilica. 2019. (Exposição).
    38. I Congresso de Jornalismo da UEMG. A Transformação do Jornalismo no Século XXI - Seção da revista: GT 1 - Redes Digitais e Convergência; GT 4 - Análise ou Produção Audiovisual e Fotográfica. 2019. (Congresso).
    39. IV Semana de Comunicação do curso de Publicidade e Propaganda da UEMG. Exposição de fotografias da Equipe Cepccom: publicidade para a terceira idade. 2019. (Exposição).
    40. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Elementos afetivos e racionais: artistas retratam realidade dos moradores com a ilustração. 2017. (Seminário).
    41. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Comunicação através do grafite: saber opinar e verificar as experiências através da aproximação. 2017. (Seminário).
    42. Twelfth International Conference on Interdisciplinary Social Sciences.Semiotic communication through video animation: meaning and content in the approach to drug use and alternatives to dance. 2017. (Outra).
    43. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.Fotografia e ilustração registram a história: discurso entre o sujeito e o mundo. 2016. (Seminário).
    44. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.Revista artística Legenda adere periódico: quadrinhos brasileiros ganham destaque com produção de artigos. 2016. (Seminário).
    45. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.Resgate das raízes locais através da produção artística: novos olhares sobre as favelas. 2016. (Seminário).
    46. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Avaliador de pôsteres. 2016. (Seminário).
    47. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.COMUNICAÇÃO VISUAL COM A REVISTA LEGENDA QUADRINHOS: MÉTODO DE ANÁLISE DE DISCURSO COM MICHEL PÊCHEUX. 2015. (Seminário).
    48. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.DISCURSO COMUNICACIONAL: ILUSTRAÇÃO COMO FERRAMENTA ARTÍSTICA E CULTURAL NO MEIO ACADÊMICO. 2015. (Seminário).
    49. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Avaliador de pôsteres da área da comunicação. 2015. (Seminário).
    50. 4a Semana UEMG - Diversidade e afrodescendência.Oficina de Quadrinhos. 2015. (Oficina).
    51. Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).Oficina de Quadrinhos. 4a Semana UEMG 11 a 19 Setembro 2015. Carga Horária: 3hs. Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (Re) Conhecimento.. 2015. (Oficina).
    52. Tenth International Conference on the Arts in Society.Art in Santa Lucia cluster: Discourse among College School of Design and the Youth Village by Paintings in the Houses of Particleboard. Presentation Type: Roundtable Discussion in English 23 July 2015. APOIO: AEX CAPES. 2015. (Outra).
    53. Tenth International Conference on the Arts in Society / The Work of Art in the Age of Networked Society'. 2015. (Outra).
    54. 12vo Congreso Internacional sobre Nuevas Tendencias en Humanidades. Tipo Participação Colóquio/mesa redonda: Design gráfico e a cultura brasileira das HQs presentes nos quadrinhos mineiros / APOIO EVENTO EXTERIOR FAPEMIG. 2014. (Congresso).
    55. 12vo Congreso Internacional sobre Nuevas Tendencias en Humanidades. Workshop/oficina - Visibilidade e discurso na internet: cinema de animação e quadrinhos na comunicação global dos internautas - APOIO EVENTO EXTERIOR FAPEMIG. 2014. (Congresso).
    56. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Avaliador de pôsteres da área da comunicação. 2014. (Seminário).
    57. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Internautas brasileiros discursam sobre as atuais princesas da Disney: HQs e filmes de animação. 2014. (Seminário).
    58. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Minicursos 03: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no trabalho docente. Tipo de Participação: Prática em Oficina. 20 Nov. ISSN 2236-6164.. 2014. (Oficina).
    59. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Mesa Coordenada: Internautas brasileiros discursam sobre as atuais princesas da Disney: HQs e filmes de animação. Tipo de Apresentação: COMUNICAÇÃO COORDENADA/Mesa Redonda. Temática:Comunicação e Meios Digitais. 20 Nov. ISSN 2236-6164. Apoio PIBIC AF/CNPq. 2014. (Outra).
    60. 6º CEBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. RODA DE CONVERSA Cultura brasileira na criação de tirinhas e de ilustrações entre alunos do ensino fundamental e do ensino superior. 19 a 22 Maio. BOLSA APOIO EVENTO PROEX/UEMG.. 2014. (Congresso).
    61. 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. OFICINA - Oficina de Criação de Tirinhas Retratando a Cultura do Brasil. 19 a 22 Maio. BOLSA APOIO EVENTO PROEX/UEMG.. 2014. (Congresso).
    62. 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária CBEU 40hs / BOLSA APOIO EVENTO PROEX/UEMG.. 2014. (Congresso).
    63. Minicurso: Ateliê Aberto de Formação em Arte Educação "Arte a primeira vista - páginas de uma historia".Oficina para professores do programa Educativo em Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado. Dentro da programação de atividades Do Objeto para o Mundo - Coleção Inhotim (Gov.MG-Cultura). 2014. (Oficina).
    64. Mini-curso Arte-Educação Saber e Ensinar Arte Contemporânea - Fundação Clóvis Salgado.Mini-curso Arte a primeira vista: Páginas de uma História. 2014. (Oficina).
    65. Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual.Comunidades virtuais nos quadrinhos com o anarquismo e o feminismo: interfaces criativas com Franziska Becker. 2014. (Seminário).
    66. Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual.Meio Ambiente e as atitudes dos jovens contemporâneos discursando sobre a imagem educacional. 2014. (Seminário).
    67. Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual - AVALIADOR.GT 2 ? IMAGENS VISUAIS e AUDIOVISUAIS POR MEIO DE ANÁLISE DE DISCURSO. 9 setembro. ISBN: 978-85-62578-23-6. 2014. (Seminário).
    68. Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual - AVALIADOR.GT 3 ? INTERFACES CRIATIVAS E COMUNIDADES VIRTUAIS DOS QUADRINHOS PARA O CINEMA DE ANIMAÇÃO - ISBN: 978-85-62578-41-0. 2014. (Seminário).
    69. Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual - MODERADOR.O Cinema e a Imagem Animada e Cinema e Outras Mídias: um diálogo convergente?. 2014. (Seminário).
    70. Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual - MODERADOR.Temática: Quadrinhos e Cinema: Novos Meios de Convergências da Imagem . 9 Set. ISBN: 978-85-62578-41-0. 2014. (Seminário).
    71. Seminário Internacional Design Semiótica. 2014. (Seminário).
    72. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Comunicações Coordenadas. 2013. (Seminário).
    73. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Ilustração de personagens e o uso da técnica como meio facilitador na prática. 2013. (Seminário).
    74. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O regionalismo nos quadrinhos: manuseio cultural. 2013. (Outra).
    75. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG - AVALIADOR.Comissão de Avaliação de Pôsteres da área de Comunicação. 2013. (Seminário).
    76. 3a Semana UEMG: Saberes em diálogo- UEMG em Movimento - Mesa Redonda.Mesa Redonda O potencial da imagem. Assunto tratado: Projeto de Extensão oficinas de Quadrinhos para Escola Municipal e Integrada EMPEV de BH. 03/06/2013 19:00h às 21:00h, sala 42 UEMG.. 2013. (Outra).
    77. Conference - Disney World International Academic Conference will be held at the fantastic Disney's.Communication Between Students And Teachers Through Comics: Folkloric Characters. 2013. (Outra).
    78. I Seminário de Preservação Audiovisual em Belo Horizonte. 2013. (Seminário).
    79. O Colóquio Internacional de Design. Linha 4: Design para a cidadania 24 setembro 2013.Rurouni Kenshin e a forma de discursar acontecimentos culturais. 2013. (Outra).
    80. O Colóquio Internacional de Design acontecerá - Linha 3: Design e práticas de consumo. 24 setembro 2013.Scott Pilgrim Vs. The World e as Práticas Discursivas do Consumo em Filmes, HQs e Jogos. 2013. (Outra).
    81. Plano Nacional de Cultura" Palestrante: Dra. Juana Nunes Pereira - Diretora de Educação e Comunicação para a Cultura | Secretaria de Políticas Culturais | Ministério da Cultura. No 15º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 07 NOV. 2013. (Seminário).
    82. Projeto Educação - MÓDULO D Título: O Programa Sebraetec e as potencialidades da Escola de Design para o atendimento às MPE?s.Trabalho em Grupo:Oficina nivelamento informações sobre trajetória atuação do CDE como entidade executora do Programa Sebraetec e reconhecimento das potencialidades da Escola de Design, através de seus Centros e Núcleos. Elaboração de ?produtos? de design. 2013. (Oficina).
    83. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces.Adaptações de sucesso: o menino maluquinho de Ziraldo. 2013. (Seminário).
    84. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces.Thiago Mallet: diferenças entre arte gráfica, ilustrações e animações. 2013. (Seminário).
    85. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces - GT03 Artes Visuais e as Mediações Socioculturais nos Quadrinhos.Música nos Quadrinhos: Mediações e criações visuais a partir de histórias musicais ISBN: 978-85-62578-23-6. 2013. (Seminário).
    86. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces - GT03 Artes Visuais e as Mediações Socioculturais nos Quadrinhos.Henfil e seu humor engajado ISBN: 978-85-62578-23-6. 2013. (Seminário).
    87. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces - GT03 Artes Visuais e as Mediações Socioculturais nos Quadrinhos.Super-heróis internacionais desenhados por mineiros ISBN: 978-85-62578-23-6. 2013. (Seminário).
    88. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces - GT03 Artes Visuais e as Mediações Socioculturais nos Quadrinhos.Grupo Pandemônio: de Minas para o mundo ISBN: 978-85-62578-23-6. 2013. (Seminário).
    89. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces - GT04 Análise de Imagem via Análise de Discurso.Familiaridade do roteiro dos quadrinhos e do cinema ISBN: 978-85-62578-23-6. 2013. (Seminário).
    90. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces - MODERADOR.Palestra: Quadrinhos em uma perspectiva analítico-discursiva. Por Emília Mendes Lopes (FALE - UFMG). 04/06/2013 ISBN: 978-85-62578-23-6. 2013. (Seminário).
    91. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces - MODERADOR.Palestra: Reminiscências de um quadrinista (Belo Horizonte, 1993-1998). Wellington Srbek (Roteirista e Editor - UFMG). 04/06/2013 ISBN: 978-85-62578-23-6. 2013. (Seminário).
    92. Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em Rede: comunicação, memória e tecnologia.Imagem e sentido. 2013. (Seminário).
    93. Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em Rede: comunicação, memória e tecnologia.Discursos da mídia e a prática da estratégia: explorando relações. 2013. (Seminário).
    94. 5º CONECO UFF - Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação Socialialal. A linguagem audiovisual, de Arlindo Machado a partir da figura contemporânea de Carmen Miranda - Resumo Expandido/Trabalho apresentado no GT 2 - POLÍTICAS E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL. 2012. (Congresso).
    95. 5º CONECO UFF - Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação Socialialal. Discurso com Michel Pêcheux o filme Persépolis - Resumo Expandido/Trabalho apresentado no GT 1 - ARTE, IMAGENS, ESTÉTICAS E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO. 2012. (Congresso).
    96. Festival de Cinema pela Verdade - Hércules 56. 2012. (Outra).
    97. II International Conference Communication, Cognition and Media Political and Economic Discourse.Rodando a baiana com Charadeau: Discurso publicitário no cinema. 2012. (Seminário).
    98. O Currículo de Arte: Acertos e conflitos - Semana UEMG: Evento Anual de Extensão e Divulgação da Faculdade. ES). 2012. (Seminário).
    99. Oficina de Videoarte: entre a história e o experimental.Produção de video em grupo tratando a imagem eletrônica a partir de exibições e discussões de trabalhos audiovisuais contemporâneos e de experimentos audiovisuais com a utilização de equipamentos digitais, como câmeras e computadores no local. 2012. (Oficina).
    100. Oficina Estratégia do Desenho na Arte Contemporânea - 40hs.Produção de Desenho gráfico na parede e peças com objetos na mesa em grupo. Realização de performance com taças de vidros em grupo.. 2012. (Oficina).
    101. Palestra Bate papo com o Radialista e Publicitário Elias Santos. 2012. (Outra).
    102. Projeto Arte em Foco 2012: Prof. Dr. Waldomiro vergueiro - tema As HQ no limiar de novos tempos: desafios e alternativas para sua legitimação artística. Quadrinista João Marcos - intervenção artística: Minha vida nos Quadrinhos. 2012. (Outra).
    103. Projeto Educação: Núcleo Integrador de Práticas Pedagógicas NIPP. 2012. (Encontro).
    104. Semana UEMG - Evento Anual de Extensão e Divulgação da Faculdade. 50 anos Pós-Guignard.Avaliador de PÔSTERES da área de COMUNICAÇÃO no 14o Seminário de Pesquisa e Extensão realizado de 5 a 7 de novembro ISBN: 22366164. 2012. (Seminário).
    105. Semana UEMG - Evento Anual de Extensão e Divulgação da Faculdade. 50 anos Pós-Guignard.OFICINA DE CRIAÇÃO DE PERSONAGENS CÔMICOS ISBN: 22366164. 2012. (Oficina).
    106. Seminário de Estudantes de Pós-Graduação GEDID.Indústria cinematográfica: Carmen Miranda no Mundo da Arte e do Consumo. 2012. (Seminário).
    107. Seminário de Estudantes de Pós-Graduação - GEDID.Glauber Rocha e Carmen Miranda: Revolução Crítica ao Cinema Brasileiro. Temática: Comunicação e Mercado Audiovisual 23 de out/2012. 2012. (Seminário).
    108. Seminário de Quadrinhos: pesquisa, educação e mercado.Técnicas de traços e aplicações das cores: influência e estilo nos quadrinhos. 2012. (Seminário).
    109. Seminário de Quadrinhos: pesquisa, educação e mercado.Linguagem e Gênero dos quadrinhos ISBN: 978-85-62578-22-9. 2012. (Seminário).
    110. Seminário de Quadrinhos: pesquisa, educação e mercado.Movimento Independente e a Revista Graffiti. 2012. (Seminário).
    111. Seminário de Quadrinhos: pesquisa, educação e mercado.A Presença do Humor nas Charges dos Mineiros Eduardo dos Reis Evangelista (DUKE) e Edson Junior (DUM). 2012. (Seminário).
    112. Seminário de Quadrinhos: Pesquisa, Educação e Mercado - MODERADOR.Processo de Criação e Quadrinhos. 14 Junho de 2012. ISBN: 978-85-62578-22-9. 2012. (Seminário).
    113. Seminário de Quadrinhos: Pesquisa, Educação e Mercado - MODERADOR.Mercado e Academia dos Quadrinho - 15 julho. ISBN: 978-85-62578-22-9. 2012. (Seminário).
    114. I Encontro de Ubiquidade Tecnológica. 2011. (Encontro).
    115. XI seminário internacional da comunicação Mídias Locativas e Transmídia de que meios e mensagens estamos falando, 16 a 18 de nov - 100 anos de Marshall McLuhan. Apresentação trabalho comunicação oral no GT Estudos em Jornalismo.Rodando a baiana com McLuhan ISBN 978-85-397-0132-2. 2011. (Seminário).
    116. XI Seminário Internacional da Comunicação - Mídias Locativas e Transmídias : de que meios e mensagens estamos falando?. 2011. (Seminário).
    117. Seminário de Estudos Organizacionais: Reflexões sobre os trabalhos de Suzana Rodrigues. 2007. (Seminário).
    118. Seminário John Child's Work - FUMEC MG. 2007. (Seminário).
    119. 1o Encontro Mineiro de Ética, Produção e Comunicação do Conhecimento Cientifico. 2006. (Encontro).
    120. Aula Magna do Curso de Mestrado Comunicação Social e Tecnologia - UNIPAC /Juiz de Fora. 2006. (Outra).
    121. Seminário de Educação Tecnológica CEFET-MG. 2006. (Seminário).
    122. Seminário ISO 9000/14000 FIAT Automóveis. 1997. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. RASLAN, E. M. S.. I Fórum de Comunicação do PROLIM. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. RASLAN, E. M. S.; SILVA, A. C. P. C. ; CUNHA, S. C. ; RESENDE, G. D.. Exposição Fotográfica "Sou idoso com muito orgulho" - fotografias publicitárias - Biblioteca Ataliba Lago. 2019. Exposição
    3. RASLAN, E. M. S.; CUNHA, S. C. ; RESENDE, G. D. ; SILVA, A. C. P. C. ; RIBEIRO, H.. Exposição Fotográfica Pousada Vovó Lilica. 2019. Exposição
    4. RASLAN, E. M. S.; RESENDE, G. D. ; SILVA, A. C. P. C.. Exposição Fotografia e Entrevista Jornalística com o Mundo Infantil. 2019. Exposição
    5. RASLAN, E. M. S.; BENTES, M. V. ; WELTER, M. K.. EXTENSÃO: Comunidade e o Espaço Educacional: arte, comunicação e socialização. 2019. Outro
    6. RASLAN, E. M. S.; IFRR, E.. EXPOSIÇÃO: Melhor Idade e a relação com a ilustração e a colagem. 2019. Exposição
    7. RASLAN, E. M. S.. Exposição Fotográfica: O mundo infantil e a beleza da diversidade. 2019. (Exposição).. . 0.
    8. RASLAN, E. M. S.. Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual - ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO. 2014. (Congresso).. . 0.
    9. RASLAN, E. M. S.. Seminário Design de Imagem: Dialética do Design e suas Interfaces - COORDENAÇÃO. 2013. (Congresso).. . 0.
    10. RASLAN, E. M. S. (Coordenadora GEDID) ; GEDID, J. K. P. P. ; GEDID, T. C. F. S. P. ; RASLAN, E. M. S.. Seminário de Estudantes de Pós-Graduação - COORDENAÇÃO/ORGANIZAÇÃO. 2012. Congresso
    11. RASLAN, E. M. S.. Seminário de Quadrinhos: pesquisa, educação e mercado - COORDENAÇÃO/ORGANIZAÇÃO. 2012. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02