Lattes UEMG

Giovana Pereira Sander

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Realizou Doutorado Sanduíche em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa, Portugal pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Atualmente é professora vinculada ao curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - unidade de Passos.Atuou como Professora Formadora Regional da área de Alfabetização em Matemática no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - Educação Infantil como integrante da equipe da UNESP. Atuou também como Professora Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - com ênfase em Matemática (2014 e 2016). Participa do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática, no qual desenvolve pesquisas sobre resolução de problemas, sentido de número, crença de autoeficácia e atitudes em relação à Matemática. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-Atual. Producao cientifica sobre afetividade em ciencias e Matematica no Brasil e Panama
      Descrição: Este projeto de pesquisa internacional envolve a parceria entre pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, Brasil, UNESP, e da Universidade de Panamá (UP) e teve suas origens no período em que cinco pesquisadores da UP fizeram um estágio (pasantía) no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru. O objetivo geral da pesquisa é realizar um estudo sobre a produção científica, no Brasil e no Panamá, sobre os aspectos relacionados à afetividade em relação à aprendizagem de Matemática, Estatística e de Ciências (Química Física e Biologia). Tem, também, como objetivo, elaborar e validar escalas de atitudes e de crenças de autoeficácia em relação a essas áreas, destinadas a professores e alunos da Educação Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giovana Pereira Sander - Integrante / Nelson Antonio Pirola - Coordenador / Evandro Tortora - Integrante / Gilmara Aparecida da Silva - Integrante / Ana Sheila do Couto Trindade Moraco - Integrante / Richael Silva Caetano - Integrante / Bruna Albieri Cruz da Silva - Integrante / Milena Conceição Coutinho - Integrante / Wellington da Silva - Integrante / Claudia Massiel Pérez González - Integrante / Irene Elizabeth Castillero Rosales - Integrante / Mayra Edith Murillo Lorenzo - Integrante / Néstor Antonio Luque Vergara - Integrante / Elena Del Carmen Coba - Integrante.
      Membro: Giovana Pereira Sander.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (56)
      1. II Seminário de Divulgação Científica em Educação Matemática (SEDIC).Crenças de Autoeficácia e o ensino da Matemática escolar. 2020. (Seminário).
      2. Seminários de Pesquisa do MANCALA ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente".A multiplicação na perspectiva do Sentido de número para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. (Seminário).
      3. Congresso Brasileiro de Educação: Educação Pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil contemporâneo. Avaliação formativa em periódicos da área de Educação Matemática na Educação Básica: um recorte de 2014 a 2018. 2019. (Congresso).
      4. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.Incidências de práticas de avaliação formativa em periódicos da área de Educação Matemática: um recorte de 2014 a 2018. 2019. (Encontro).
      5. V Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2018. (Congresso).
      6. I Seminário de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática.CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA EM TAREFAS NUMÉRICAS: UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS DE ALUNOS DO 3.o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Seminário).
      7. IV Seminário em Resolução de Problemas e I Seminário Internacional em Resolução de Problemas.Um estudo sobre a escolha de números eficazes para a resolução de problema com alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental. 2017. (Seminário).
      8. VI Congresso Brasileiro de Educação. Um estudo sobre a crença de autoeficácia na resolução de tarefas numéricas de alunos do final do Ciclo de alfabetização. 2017. (Congresso).
      9. IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2016. (Congresso).
      10. XII Congreso Argentino de Educación Matemática. Transferência dos resultados de pesquisa para o ensino da Matemática escolar: contribuições das investigações sobre atitudes em relação à Matemática. 2016. (Congresso).
      11. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES QUE REALIZARAM O CURSO DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).
      12. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES QUE REALIZARAM O CURSO DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).
      13. CiEMeLP2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. 2015. (Outra).
      14. EIEM 2015 - Encontro de Investigação em Educação Matemática. 2015. (Encontro).
      15. Encontro Bruner na escola. 2015. (Encontro).
      16. ProfMat2015 - Encontro anual de Professores de Matemática. 2015. (Encontro).
      17. Seminário Transdisciplinar da AIE de Currículo, Formação de professores e Tecnologia. 2015. (Seminário).
      18. VI Fórum de Jovens Investigadores.Um estudo sobre a relação entre a autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do Ciclo de Alfabetização. 2015. (Outra).
      19. XIX Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática.Actitudes hacia las matemáticas y el trabajo con resolución de problemas de profesores que asistieron el curso "Pró-Letramento". 2015. (Simpósio).
      20. XVIII Encontro Nacional ?A Matemática nos Primeiros Anos 2015?,. 2015. (Encontro).
      21. XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática.O trabalho com resolução de problemas de professores que realizaram o curso do Pró-Letramento em Matemática e suas atitudes em relação à essa disciplina. 2015. (Seminário).
      22. III Congresso Nacional de Avaliação em Educação: Avaliação de Sistema e Avaliação escolar: aproximações necessárias. Coordenador de sala - Apresentação de Comunicação Oral. 2014. (Congresso).
      23. III Congresso Nacional de Avaliação em Educação: Avaliação de Sistema e Avaliação escolar: aproximações necessárias. 2014. (Congresso).
      24. XXI International Conference on Learning. Um estudo sobre o trabalho com resolução de problemas após um curso de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. (Congresso).
      25. XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC. Avaliador da 1a. fase do evento. 2014. (Congresso).
      26. II Fórum de Ensino da Faculdade de Ciências. 2013. (Outra).
      27. II Fórum de Ensino da Faculdade de Ciências. 2013. (Outra).
      28. IV Congresso Brasileiro de Educação. Investigação Matemática: Uma proposta de atividades a partir de questões do SARESP. 2013. (Congresso).
      29. IV Congresso Brasileiro de Educação. As atitudes em relação à Matemática em um curso de formação de professores polivalentes. 2013. (Congresso).
      30. X! ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática com alunos do curso de Pedagogia. 2013. (Encontro).
      31. X! ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Análise de abordagens metodológicas presentes no SARESP e uma proposta de atividades investigativas a partir de questões desse exame. 2013. (Encontro).
      32. Simpósio Formação de professores II.As atitudes em relação à matemática em curso de formação de professores polivalentes. 2012. (Simpósio).
      33. XI Encontro Paulista de Educação Matemática.Um estudo sobre atitudes em relação à matemática e a formação inicial de professores polivalente. 2012. (Encontro).
      34. XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática.As atitudes em relação à matemática e suas influências no desempenho de alunos em resolução de problemas. 2012. (Seminário).
      35. XXIV Semana da Licenciatura em Matemática - Diversas abordagens do ensino e aprendizagem de Matemática. 2012. (Outra).
      36. Avaliação e o direito à qualidade da Educação.Provinha Brasil de matemática: expectativas dos professores e utilização dos seus resultados. 2011. (Outra).
      37. Congresso dos profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Formação Continuada e o Programa Pró-Letramento - Unesp 2011. 2011. (Congresso).
      38. III Congresso Brasileiro de Educação "Formação de professores: compromissos e desafios da Educação Pública". A resolução de problemas e suas relações com as atitudes. 2011. (Congresso).
      39. Bases de dados como fontes de informação en Pesquisas Acadêmicas. 2010. (Oficina).
      40. I Congresso Nacional de Avaliação em Educação. As atitudes em relação à Matemática e suas influências na resolução de problemas. 2010. (Congresso).
      41. Leitura instrumental de textos acadêmicos. 2010. (Oficina).
      42. Oficina de elaboração de itens para Prova Brasil. 2010. (Oficina).
      43. X Encontro Paulista de Educação Matemática. 2010. (Encontro).
      44. XXII Congresso de Iniciação Científica Unesp - Primeira Fase. Um estudo sobre a resolução de problemas e suas relações com a afetividade. 2010. (Congresso).
      45. XXII Congresso de Iniciação Científica Unesp - Segunda Fase. Um estudo sobre a resolução de problemas e suas relações com a afetividade. 2010. (Congresso).
      46. XXII Semana da Licenciatura em Matemática. 2010. (Outra).
      47. XXX ENEPe. 2010. (Encontro).
      48. Colóquio Internacional Tolerância e Direitos Humanos: Diversidade e Paz. 2009. (Outra).
      49. II Ciclo de Palestras GePiFe. 2009. (Outra).
      50. II Seminário de Estudos Marxista. 2009. (Seminário).
      51. XIII Semana de Estudos Pedagógicos.Um estudo sobre a resolução de problemas e suas relações com a afetividade. 2009. (Outra).
      52. XV Semana do Livro e da Biblioteca. 2009. (Outra).
      53. I Congresso Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos e II Encontro de Direitos Humanos da Unesp. 2008. (Congresso).
      54. Seminário de Educação para a Cidadania. 2008. (Seminário).
      55. I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a Infância. 2007. (Congresso).
      56. Orientação Sexual para "pequenos".. 2007. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. PIROLA, N. A. ; SANDER, G. P. ; COUTINHO, M. C. ; MENDONCA, A. G. ; MORACO, A. S. C. T. ; TORTORA, E. ; CAETANO, R. S. ; SILVA, W.. II Seminário de Divulgação Científica em Educação Matemática (SEDIC). 2020. Outro
      2. SANDER, G. P.; FRANKLIN, A. ; BARBOSA, C. ; REIS, I. ; BOMFIM, J. C. ; BOCCHI, L. ; CABRAL, M. ; MOURA, T.. Contextos Educativos em Tempos de Pandemia. 2020. Outro
      3. SANDER, G. P.. IV Semana da Física e da Matemática - IV SEFISMAT. 2019. (Outro).. . 0.
      4. SANDER, G. P.; ANDRADE, J. S. ; SOARES, N. N.. Congresso Brasileiro de Educação: Educação Pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil contemporâneo. 2019. Congresso
      5. CALDERON, A. I. ; SANDER, G. P. ; DIAS, M. S. ; PIROLA, N. A. ; SILVA, G. A.. V Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2018. Congresso
      6. SANDER, G. P.. VI Congresso Brasileiro de Educação - VI CBE. 2017. (Congresso).. . 0.
      7. PIROLA, N. A. ; MORAES, M. S. S. ; CALDERON, A. I. ; SILVA, G. A. ; ROSA, E. M. ; DIAS, M. S. ; SANDER, G. P.. IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação - CONAVE: Avaliação e currículo: relações e especificidades. 2016. Congresso
      8. SANDER, G. P.; MORAES, M. S. S. ; PIROLA, N. A. ; MANZONI, R. M.. III Congresso Nacional de Avaliação em Educação: Avaliação de Sistemas e Avaliação Escolar: aproximações necessárias. 2014. Congresso
      9. SANDER, G. P.. II Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2012. (Congresso).. . 0.
      10. SANDER, G. P.. Formação de Tutores do Programa pró-Letramento. 2011. (Outro).. . 0.
      11. SANDER, G. P.. I Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2010. (Congresso).. . 0.
      12. SANDER, G. P.. XIII Semana de Estudos Pedagógicos. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:08