Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Realizou Doutorado Sanduíche em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa, Portugal pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Atualmente é professora vinculada ao curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - unidade de Passos.Atuou como Professora Formadora Regional da área de Alfabetização em Matemática no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - Educação Infantil como integrante da equipe da UNESP. Atuou também como Professora Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - com ênfase em Matemática (2014 e 2016). Participa do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática, no qual desenvolve pesquisas sobre resolução de problemas, sentido de número, crença de autoeficácia e atitudes em relação à Matemática. (Texto informado pelo autor)
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; BROCARDO, J.. O uso da estimativa em tarefas numérias com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na perspectiva do Sentido de Número. INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. v. 20, p. 275-286, issn: 1984-5499, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. Um estudo sobre o trabalho com resolução de problemas após um curso de formação continuada em Matemática com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matematicas y Tecnologia. v. 2, p. 1, issn: 2386-8791, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (11)
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; BROCARDO, J.. Crenças de autoeficácia na resolução de tarefas numéricas de alunos do Ciclo de Alfabetização. Em: Miriam Cardoso Utsumi. (Org.). PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Avanços e atualidades. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2020.p. 77-104. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PIROLA, N. A. ; SANDER, G. P. ; SILVA, D. K. C.. ANA e PNAIC de Matemática: articulações no processo de formação continuada de professores do Ciclo de Alfabetização. Em: Síliva Regina Q. Aro Zuliani; Thais Cristina Rodrigues Tezani; Vera Lúcia M. F. Capellini. (Org.). Cadernos de Docência na Educação Básica VI. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica Editora. 2017.v. 6, p. 1-11. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MINATEL, M. A. D. S. ; SANDER, G. P. ; MENEGHETTI, R. C. G.. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DO SARESP. Em: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Luciene Ferreira da Silva; Antonio Francisco Marques; Eliana Marques Zanata; Glória Georges Feres. (Org.). Ensino e aprendizagem na educação básica : desafios curriculares. 1ed.Bauru. : Editora FC/Unesp. 2015.v. 2, p. 574-583. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
TORTORA, E. ; SANDER, G. P. ; PIROLA, N. A.. As atitudes em relação à Matemática em um curso de formação de professores polivalentes. Em: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Luciene Ferreira da Silva; Antonio Francisco Marques; Eliana Marques Zanata; Glória Georges Feres. (Org.). Ensino e aprendizagem na educação básica : desafios curriculares. 1Baed.Bauru. : Editora FC/Unesp. 2015.v. 1, p. 1337-1346. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PIROLA, N. A. ; TORTORA, E. ; SILVA, G. A. ; SANDER, G. P. ; MORAIS, J. A. R. S.. A resolução de problemas e a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi; Nelson Antonio Pirola; Fernanda Rossi. (Org.). Cadernos de docência na Educação Básica III. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica Editora. 2014.v. 1, p. 159-172. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
NASCIMENTO, A. A. S. B. ; TORTORA, E. ; SILVA, G. A. ; SANDER, G. P. ; MORAIS, J. A. R. S. ; PIROLA, N. A. ; YAMADA, T. R. U.. A Geometria e o Ciclo de Alfabetização. Em: MEC. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 1ed.Brasilia. : MEC, SEB. 2014.v. 1, p. 10-16. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
NASCIMENTO, A. A. S. B. ; TORTORA, E. ; SILVA, G. A. ; SANDER, G. P. ; MORAIS, J. A. R. S. ; PIROLA, N. A. ; YAMADA, T. R. U.. Primeiros Elementos da Geometria. Em: MEC. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. 1ed.Brasilia. : MEC, SEB. 2014.v. 1, p. 18-28. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
NASCIMENTO, A. A. S. B. ; TORTORA, E. ; SILVA, G. A. ; SANDER, G. P. ; MORAIS, J. A. R. S. ; PIROLA, N. A. ; YAMADA, T. R. U.. Conexões da Geometria com a Arte. Em: MEC. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. 1ed.Brasilia. : MEC, SEB. 2014.v. 1, p. 30-41. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PIROLA, N. A. ; SANDER, G. P. ; TORTORA, E.. Formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Básica e as atitudes em relação a essa disciplina. Em: Klinger Teodoro Ciríaco; Giovani Ferreira Bezerra. (Org.). Educação Básica, Formação de professores e Inclusão: Práticas e processos educacionais em diferentes cenários. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2013.v. 1, p. 7-262. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. A resolução de problemas e suas relações com as atitudes. Em: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Eliana Marques Zanata; Luciene Ferreira da Silva; Rita Melissa Lepre. (Org.). Formação de professores: Compromissos e desafios da Educação pública. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica Editora. 2013.v. 2, p. 353-358. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PIROLA, N. A. ; SANDER, G. P.. Análise do desempenho e das dificuldades de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental em tarefas de resolução de problemas. Em: Eliana Marques Zanata; Ana Maria de Andrade Caldeira; Rita Melissa Lepre. (Org.). Cadernos de Docência na Educação Básica. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2012.v. 1, p. 68-77. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (19)
SANDER, G. P.; ANDRADE, J. S.. Avaliação formativa em periódicos da área de Educação Matemática na Educação Básica: um recorte de 2014 a 2018. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação - CBE, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, J. S. ; SANDER, G. P.. Incidências de práticas de avaliação formativa em periódicos da área de Educação Matemática: um recorte de 2014 a 2018. Em: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COUTINHO, M. C. ; SANDER, G. P. ; PIROLA, N. A.. Um estudo sobre a resolução de tarefas numéricas realizadas por alunos do 4º ano analisadas na perspectivas do sentido de número. Em: VII Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, p. 1-11, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; BROCARDO, J.. Um estudo sobre a crença de autoeficácia na resolução de tarefas numéricas de alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação: Educação e formação humana: práxis e transformação social, v. 4, p. 2461-2469, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PIROLA, N. A. ; DIAS, M. S. ; SANDER, G. P.. Contribuições das pesquisas em avaliação para a aprendizagem da Matemática escolar. Em: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. O trabalho com resolução de problemas de professores que realizaram o curso do Pró-Letramento em Matemática. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Em: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. O trabalho com resolução de problemas de professores que realizaram o curso do Pró-Letramento em Matemática e suas atitudes em relação à essa disciplina. Em: XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, p. 248-263, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; MINATEL, M. A. D. S. ; MENEGHETTI, R. C. G.. Análise de abordagens metodológicas presentes no SARESP e uma proposta de atividades investigativas a partir de questões desse exame. Em: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
TORTORA, E. ; SANDER, G. P. ; PIROLA, N. A.. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática com alunos do curso de Pedagogia. Em: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; TORTORA, E. ; PIROLA, N. A.. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática apresentadas por alunos de um curso de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática. Em: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. As atitudes em relação à Matemática e suas influências no desempenho dos alunos na resolução de problemas. Em: XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
TORTORA, E. ; SANDER, G. P. ; PIROLA, N. A.. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática e a formação inicial de professores polivalentes. Em: XI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P. As atitudes em relação à Matemática e suas influências na resolução de problemas. Em: I Congresso Nacional de Avaliação em Educação: Indicadores e metas da Provinha Brasil, p. 36, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (4)
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; BROCARDO, J.. Um estudo sobre a escolha de números eficazes para a resolução de problema com alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental. Em: IV Seminário em Resolução de Problemas e I Seminário Internacional em Resolução de Problemas, 2017, Rio Claro. Resumos publicados no IV SERP e I SIRP, v. 1, p. 1-2, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; BROCARDO, J.. Crença de autoeficácia em tarefas numéricas: um estudo sobre as crenças de alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental. Em: I Seminário de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática, 2017, Bauru. I Seminário de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática - I SPPEM: Caderno de resumos. Bauru, v. 1, p. 1-5, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; BROCARDO, J.. Um estudo sobre a relação entre a autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do Ciclo de Alfabetização. Em: VI Fórum de Jovens Investigadores, 2015, Lisboa. Livro de resumos - VI Fórum de Jovens Investigadores, p. 36-37, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. Actitudes hacia las matemáticas y el trabajo con resolución de problemas de profesores que asistieron el curso. Em: XIX Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, 2015, Alicante. Investigación en Educación Matemática, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (8)
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; BROCARDO, J.. O uso da estimativa em tarefas de Matemática com alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental. Em: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, p. 136-136, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PIROLA, N. A. ; DIAS, M. S. ; SANDER, G. P.. Contribuições das pesquisas em avaliação para a aprendizagem da Matemática escolar. Em: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. Libro de resúmenes del VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Carvajal: Federación Española de Sociedades de Professores de Matemáticas, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; BROCARDO, J.. Um estudo sobre a crença de autoeficácia na resolução de tarefas numéricas de alunos do final do Ciclo de Alfabetização. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação: Educação e formação humana: práxis e transformação social, 2017, Bauru. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação: Educação e formação humana: práxis e transformação social: Resumos. Bauru: UNESP/FC)Departamento de Educação, v. 1, p. 296-296, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PIROLA, N. A. ; SANDER, G. P. ; SILVA, G. A.. Transferência dos resultados de pesquisa para o ensino da Matemática escolar: contribuições das investigações sobre atitudes em relação à Matemática. Em: XII Congreso Argentino de Educación Matemática, 2016, Buenos Aires. XII CONGRESO ARGENTINO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA: Resúmenes, v. 1, p. 33-33, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MINATEL, M. A. D. S. ; SANDER, G. P. ; MENEGHETTI, R. C. G.. Investigação matemática: uma proposta de atividades investigativas a partir de questões do SARESP. Em: IV Congresso Brasileiro de Educação, 2013, Bauru. Anais do IV CBE, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
TORTORA, E. ; SANDER, G. P. ; PIROLA, N. A.. As atitudes em relação à Matemática em um curso de formação de professores polivalentes. Em: IV Congresso Brasileiro de Educação, 2013, Bauru. Anais do IV CBE, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; TORTORA, E.. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática apresentadas por alunos de um curso de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática. Em: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Resúmenes VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Montevideo: SEMUR, v. 1, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANDER, G. P.; TORTORA, E. ; PIROLA, N. A.. As atitudes em relação á Matemática em curso de formação de professores polivalentes. Em: PROFMAT 2012, 2012, Coimbra. Simpósio de comunicações - PROFMAT 2012. Coimbra: APM, v. 1, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (14)
TORTORA, E. ; SANDER, G. P. ; PIROLA, N. A.. As atitudes em relação à Matemática em um curso de formação de professores polivalentes. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANDER, G. P.; MINATEL, M. A. D. S. ; MENEGHETTI, R. C. G.. Análise de abordagens metodológicas presentes no SARESP e uma proposta de atividades investigativas a partir de questões desse exame. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANDER, G. P.; TORTORA, E. ; PIROLA, N. A.. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática com alunos do curso de Pedagogia. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MINATEL, M. A. D. S. ; SANDER, G. P. ; MENEGHETTI, R. C. G.. Investigação matemática: uma proposta de atividades investigativas a partir de questões do SARESP. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANDER, G. P.; TORTORA, E. ; PIROLA, N. A.. As Atitudes em relação à matemática em curso de formação de professores polivalentes. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. As atitudes em relação à matemática e suas influências no desempenho de alunos em resolução de problemas. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. ; TORTORA, E.. Um estudo sobre as atitudes em relação à matemática e a formação inicial de professores polivalentes. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. A resolução de problemas e suas relações com as atitudes. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MORAES, M. S. S. ; PIROLA, N. A. ; SANDER, G. P.. Provinha Brasil de matemática: expectativas dos professores e utilização dos seus resultados. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MORAES, M. S. S. ; PIROLA, N. A. ; MANZONI, R. M. ; BALBO, A. R. ; ROSA, E. M. ; MARQUES JUNIOR, E. ; LEPRE, R. M. ; MUNHOZ, D. P. ; SANDER, G. P.. Formação Continuada e o Programa Pró-Letramento - Unesp 2011. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANDER, G. P. As atitudes em relação à Matemática e suas influências na resolução de problemas. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. Um estudo sobre a resolução de problemas e suas relações com a afetividade. 2010. Apresentação de Trabalho/Outra
SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.. Um estudo sobre a resolução de problemas e suas relações com a afetividade. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANDER, G. P. Um estudo sobre a resolução de problemas e suas relações com a afetividade. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (6)
Queiroz, A. S. L. AVALIADOR DE RESUMOS 22° Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG Unidade Passos. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
SANDER, G. P. Trabalhos enviados para o IV Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
SANDER, G. P. Trabalhos enviados para a XVII Reunião Técnica do Programa de Pós- graduação em Educação para a Ciência. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
SANDER, G. P. Trabalhos enviados para o V Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SANDER, G. P. Trabalhos enviados para o VI Congresso Brasileiro de Educação. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
SANDER, G. P. XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática - Simpósio Capacidades Transversais. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (5)
SANDER, G. P.; MENDONCA, A. G.. Alfabetização Matemática: possibilidades didáticas. 2019. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
SANDER, G. P. Os números e as operações na perspectiva do Sentido de Número. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
NASCIMENTO, A. A. S. B. ; TORTORA, E. ; SILVA, G. A. ; SANDER, G. P. ; MORAIS, J. A. R. S. ; PIROLA, N. A. ; YAMADA, T. R. U.. Primeiros elementos da Geometria. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático [ busca Google | busca Bing ]
NASCIMENTO, A. A. S. B. ; TORTORA, E. ; SILVA, G. A. ; SANDER, G. P. ; MORAIS, J. A. R. S. ; PIROLA, N. A. ; YAMADA, T. R. U.. Conexões da Geometria com a Arte. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático [ busca Google | busca Bing ]
NASCIMENTO, A. A. S. B. ; TORTORA, E. ; SILVA, G. A. ; SANDER, G. P. ; MORAIS, J. A. R. S. ; PIROLA, N. A. ; YAMADA, T. R. U.. A geometria e o ciclo de alfabetização. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (1)
Luciana Aparecida da Cunha. O cálculo mental na perspectiva do Sentido de número: uma proposta didática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Docência para a Educação Básica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Coorientador)., . Início: 2019. Supervisor: Giovana Pereira Sander.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (2)
Marcela Oliveira de Assis. Ensino e aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e as TDIC: o que as pesquisas vêm mostrando?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Giovana Pereira Sander.
Flaviane Carla Silva Frazão. Atitudes em relação à Matemática de estudantes de Pedagogia da UEMG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Giovana Pereira Sander.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (3)
Fernando Martinelli Vitro Filho. O pensamento algébrico em itens do SARESP. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, . 2019. Orientador: Giovana Pereira Sander.
Carlos Eduardo Marinho. Análise do PPC da Licenciatura em Física do IFSP,câmpus Birigui sob a ótica da Educação em Direitos Humanos como instrumento de formação cidadã. (Graduação em Física) - Instituto Federal de São Paulo, . 2019. Orientador: Giovana Pereira Sander.
Wagner Monger. UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICAS QUE ABORDAM A ESTIMATIVA POR ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2019. Orientador: Giovana Pereira Sander.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2019-Atual. Producao cientifica sobre afetividade em ciencias e Matematica no Brasil e Panama Descrição: Este projeto de pesquisa internacional envolve a parceria entre pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, Brasil, UNESP, e da Universidade de Panamá (UP) e teve suas origens no período em que cinco pesquisadores da UP fizeram um estágio (pasantía) no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru. O objetivo geral da pesquisa é realizar um estudo sobre a produção científica, no Brasil e no Panamá, sobre os aspectos relacionados à afetividade em relação à aprendizagem de Matemática, Estatística e de Ciências (Química Física e Biologia). Tem, também, como objetivo, elaborar e validar escalas de atitudes e de crenças de autoeficácia em relação a essas áreas, destinadas a professores e alunos da Educação Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giovana Pereira Sander - Integrante / Nelson Antonio Pirola - Coordenador / Evandro Tortora - Integrante / Gilmara Aparecida da Silva - Integrante / Ana Sheila do Couto Trindade Moraco - Integrante / Richael Silva Caetano - Integrante / Bruna Albieri Cruz da Silva - Integrante / Milena Conceição Coutinho - Integrante / Wellington da Silva - Integrante / Claudia Massiel Pérez González - Integrante / Irene Elizabeth Castillero Rosales - Integrante / Mayra Edith Murillo Lorenzo - Integrante / Néstor Antonio Luque Vergara - Integrante / Elena Del Carmen Coba - Integrante. Membro: Giovana Pereira Sander.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (56)
II Seminário de Divulgação Científica em Educação Matemática (SEDIC).Crenças de Autoeficácia e o ensino da Matemática escolar. 2020. (Seminário).
Seminários de Pesquisa do MANCALA ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente".A multiplicação na perspectiva do Sentido de número para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Educação: Educação Pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil contemporâneo. Avaliação formativa em periódicos da área de Educação Matemática na Educação Básica: um recorte de 2014 a 2018. 2019. (Congresso).
XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.Incidências de práticas de avaliação formativa em periódicos da área de Educação Matemática: um recorte de 2014 a 2018. 2019. (Encontro).
V Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2018. (Congresso).
I Seminário de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática.CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA EM TAREFAS NUMÉRICAS: UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS DE ALUNOS DO 3.o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Seminário).
IV Seminário em Resolução de Problemas e I Seminário Internacional em Resolução de Problemas.Um estudo sobre a escolha de números eficazes para a resolução de problema com alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental. 2017. (Seminário).
VI Congresso Brasileiro de Educação. Um estudo sobre a crença de autoeficácia na resolução de tarefas numéricas de alunos do final do Ciclo de alfabetização. 2017. (Congresso).
IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2016. (Congresso).
XII Congreso Argentino de Educación Matemática. Transferência dos resultados de pesquisa para o ensino da Matemática escolar: contribuições das investigações sobre atitudes em relação à Matemática. 2016. (Congresso).
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES QUE REALIZARAM O CURSO DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES QUE REALIZARAM O CURSO DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).
CiEMeLP2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. 2015. (Outra).
EIEM 2015 - Encontro de Investigação em Educação Matemática. 2015. (Encontro).
Encontro Bruner na escola. 2015. (Encontro).
ProfMat2015 - Encontro anual de Professores de Matemática. 2015. (Encontro).
Seminário Transdisciplinar da AIE de Currículo, Formação de professores e Tecnologia. 2015. (Seminário).
VI Fórum de Jovens Investigadores.Um estudo sobre a relação entre a autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do Ciclo de Alfabetização. 2015. (Outra).
XIX Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática.Actitudes hacia las matemáticas y el trabajo con resolución de problemas de profesores que asistieron el curso "Pró-Letramento". 2015. (Simpósio).
XVIII Encontro Nacional ?A Matemática nos Primeiros Anos 2015?,. 2015. (Encontro).
XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática.O trabalho com resolução de problemas de professores que realizaram o curso do Pró-Letramento em Matemática e suas atitudes em relação à essa disciplina. 2015. (Seminário).
III Congresso Nacional de Avaliação em Educação: Avaliação de Sistema e Avaliação escolar: aproximações necessárias. Coordenador de sala - Apresentação de Comunicação Oral. 2014. (Congresso).
III Congresso Nacional de Avaliação em Educação: Avaliação de Sistema e Avaliação escolar: aproximações necessárias. 2014. (Congresso).
XXI International Conference on Learning. Um estudo sobre o trabalho com resolução de problemas após um curso de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. (Congresso).
XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC. Avaliador da 1a. fase do evento. 2014. (Congresso).
II Fórum de Ensino da Faculdade de Ciências. 2013. (Outra).
II Fórum de Ensino da Faculdade de Ciências. 2013. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Educação. Investigação Matemática: Uma proposta de atividades a partir de questões do SARESP. 2013. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Educação. As atitudes em relação à Matemática em um curso de formação de professores polivalentes. 2013. (Congresso).
X! ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática com alunos do curso de Pedagogia. 2013. (Encontro).
X! ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Análise de abordagens metodológicas presentes no SARESP e uma proposta de atividades investigativas a partir de questões desse exame. 2013. (Encontro).
Simpósio Formação de professores II.As atitudes em relação à matemática em curso de formação de professores polivalentes. 2012. (Simpósio).
XI Encontro Paulista de Educação Matemática.Um estudo sobre atitudes em relação à matemática e a formação inicial de professores polivalente. 2012. (Encontro).
XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática.As atitudes em relação à matemática e suas influências no desempenho de alunos em resolução de problemas. 2012. (Seminário).
XXIV Semana da Licenciatura em Matemática - Diversas abordagens do ensino e aprendizagem de Matemática. 2012. (Outra).
Avaliação e o direito à qualidade da Educação.Provinha Brasil de matemática: expectativas dos professores e utilização dos seus resultados. 2011. (Outra).
Congresso dos profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Formação Continuada e o Programa Pró-Letramento - Unesp 2011. 2011. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Educação "Formação de professores: compromissos e desafios da Educação Pública". A resolução de problemas e suas relações com as atitudes. 2011. (Congresso).
Bases de dados como fontes de informação en Pesquisas Acadêmicas. 2010. (Oficina).
I Congresso Nacional de Avaliação em Educação. As atitudes em relação à Matemática e suas influências na resolução de problemas. 2010. (Congresso).
Leitura instrumental de textos acadêmicos. 2010. (Oficina).
Oficina de elaboração de itens para Prova Brasil. 2010. (Oficina).
X Encontro Paulista de Educação Matemática. 2010. (Encontro).
XXII Congresso de Iniciação Científica Unesp - Primeira Fase. Um estudo sobre a resolução de problemas e suas relações com a afetividade. 2010. (Congresso).
XXII Congresso de Iniciação Científica Unesp - Segunda Fase. Um estudo sobre a resolução de problemas e suas relações com a afetividade. 2010. (Congresso).
XXII Semana da Licenciatura em Matemática. 2010. (Outra).
XXX ENEPe. 2010. (Encontro).
Colóquio Internacional Tolerância e Direitos Humanos: Diversidade e Paz. 2009. (Outra).
II Ciclo de Palestras GePiFe. 2009. (Outra).
II Seminário de Estudos Marxista. 2009. (Seminário).
XIII Semana de Estudos Pedagógicos.Um estudo sobre a resolução de problemas e suas relações com a afetividade. 2009. (Outra).
XV Semana do Livro e da Biblioteca. 2009. (Outra).
I Congresso Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos e II Encontro de Direitos Humanos da Unesp. 2008. (Congresso).
Seminário de Educação para a Cidadania. 2008. (Seminário).
I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a Infância. 2007. (Congresso).
Orientação Sexual para "pequenos".. 2007. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (12)
PIROLA, N. A. ; SANDER, G. P. ; COUTINHO, M. C. ; MENDONCA, A. G. ; MORACO, A. S. C. T. ; TORTORA, E. ; CAETANO, R. S. ; SILVA, W.. II Seminário de Divulgação Científica em Educação Matemática (SEDIC). 2020. Outro
SANDER, G. P.; FRANKLIN, A. ; BARBOSA, C. ; REIS, I. ; BOMFIM, J. C. ; BOCCHI, L. ; CABRAL, M. ; MOURA, T.. Contextos Educativos em Tempos de Pandemia. 2020. Outro
SANDER, G. P.. IV Semana da Física e da Matemática - IV SEFISMAT. 2019. (Outro).. . 0.
SANDER, G. P.; ANDRADE, J. S. ; SOARES, N. N.. Congresso Brasileiro de Educação: Educação Pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil contemporâneo. 2019. Congresso
CALDERON, A. I. ; SANDER, G. P. ; DIAS, M. S. ; PIROLA, N. A. ; SILVA, G. A.. V Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2018. Congresso
SANDER, G. P.. VI Congresso Brasileiro de Educação - VI CBE. 2017. (Congresso).. . 0.
PIROLA, N. A. ; MORAES, M. S. S. ; CALDERON, A. I. ; SILVA, G. A. ; ROSA, E. M. ; DIAS, M. S. ; SANDER, G. P.. IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação - CONAVE: Avaliação e currículo: relações e especificidades. 2016. Congresso
SANDER, G. P.; MORAES, M. S. S. ; PIROLA, N. A. ; MANZONI, R. M.. III Congresso Nacional de Avaliação em Educação: Avaliação de Sistemas e Avaliação Escolar: aproximações necessárias. 2014. Congresso
SANDER, G. P.. II Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2012. (Congresso).. . 0.
SANDER, G. P.. Formação de Tutores do Programa pró-Letramento. 2011. (Outro).. . 0.
SANDER, G. P.. I Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2010. (Congresso).. . 0.
SANDER, G. P.. XIII Semana de Estudos Pedagógicos. 2009. (Outro).. . 0.
Queiroz, A. S. L. AVALIADOR DE RESUMOS 22° Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG Unidade Passos. 2020. [ busca Google | busca Bing ]