Professora de Literaturas em Língua Inglesa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Unidade Divinópolis). Graduada em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição. No Mestrado, aplicou o Materialismo Lacaniano de Slavoj Zizek à obra do poeta T. S. Eliot, e desenvolveu parte da pesquisa na Louisiana State University (Baton Rouge, LA), com a supervisão do Prof. Dr. Joseph Kronick (moblidade acadêmica - ECI/CPInter/UEM). Atualmente, é Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/FCLAr), com projeto de pesquisa atual voltado para o estudo de distopias na literatura e o viés utópico da arte (via Ernst Bloch). Durante o Doutorado, cursou 6 meses na University of Florida (Gainesville, FL), sob a co-orientação da Prof. Dr. Stephanie Ann Smith (Programa PDSE/CAPES). Atualmente, é membro dos grupos de pesquisa Literatura e Tempo Presente (UNESP/UFSCar) e Science Fiction Working Group (University of Florida). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Letras - Português/Inglês da UEMG durante o ano de 2020, e é membro do Colegiado e do NDE do curso de Letras. (Texto informado pelo autor)
GRECCA, G. B. `A racist challenge might force us apart?: divergence, reliance and empathy in Parable of the Sower, by Octavia Butler. ILHA DO DESTERRO. v. 74, p. 347-362, issn: 2175-8026, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B. O algoritmo como poeta do ciberespaço: da idealização do mesóstico de John Cage à programação computacional. REVISTA INTERFACES (UFRJ). v. 2, p. 44-55, issn: 1516-0033, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PRIETO, L. C. M. ; GRECCA, G. B.. Traços do desenvolvimento capitalista nas obras O grande Gatsby (1925) e Clube da luta (1996). Revista Litteris. v. 12, p. 164-180, issn: 1983-7429, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (8)
GRECCA, G. B.; ROCHA, R. C.. Convenções narrativas do romance distópico no filme 'Alphaville', de Jean-Luc Godard. Em: XIX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UNESP/Araraquara; IV Seminário Internacional de Estudos Literários; IV Workshop do Grupo de Pesquisa em Dramaturgia e Cinema (GPDC), v. 19, p. 155-166, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B. O percurso de Guy Montag no romance Fahrenheit 451 e na adaptação fílmica: da alienação à busca pelo conhecimento. Em: II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem, v. 1, p. 1-12, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B. Huxley, Bradbury, Burgess e Brandão: a relação Estado-Arte como aspecto temático do romance distópico. Em: XVIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, v. 1, p. 431-438, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B. O SIMBÓLICO TRADUZIDO NA ESTÉTICA POÉTICA: ESTÉRIL VERSUS FÉRTIL EM A GAME OF CHESS, DE T. S. ELIOT. Em: 3° Encontro de Diálogos Literários, v. 3, p. 437-445, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B. AS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE THE GREAT GATSBY: CRITICIDADE OU ALIENAÇÃO?. Em: III CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, v. 3, p. 1-11, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B.; WIELEWICKI, V. H. G.. Reflexos de uma nação americana pós-Primeira Guerra Mundial em O Grande Gatsby. Em: 1° Encontro de Diálogos Literários, v. 1, p. 382-390, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B.; FLORY, Alexandre. Os discursos parodiados em Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues. Em: XX Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná (CELLIP), p. 1-11, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2)
GRECCA, G. B.; WIELEWICKI, V. H. G.. Três vezes Gatsby: imagens simbólicas e o papel de Nick Carraway no romance e em duas adaptações cinematográficas (1974/2013). Em: XXII EAIC / III EAITI, 2013, Foz do Iguaçu. ANAIS DO 22° EAIC / 3º EAITI. Foz do Iguaçu: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, v. 22, p. 1-4, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B.; UCHIDA, A. S. ; PRIETO, L. C. M.. Shakespeare no ciberespaço com a terceira idade: Resultados e reflexões. Em: III Simpósio Maringaense de Gerontologia, 2012, Maringá. Anais do III Simpósio Maringaense de Gerontologia. Maringá: UEM-UNATI, p. 95-96, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (5)
GRECCA, G. B. Convenções narrativas do romance distópico no filme 'Alphaville', de Jean-Luc Godard. Em: XIX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP/Araraquara, 2018, Araraquara. Caderno de Resumos do XIX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP/Araraquara, v. 1, p. 42-43, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B. Uma leitura das práticas de silêncio e silenciamento em 'Mrs. Dalloway', de Virginia Woolf. Em: XVI Congresso Internacional ABRALIC: Circulação, tramas sentidos na Literatura, 2018, Uberlandia. Caderno de resumos do Congresso Internacional ABRALIC 2018, v. 16, p. 780-781, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B. A Dystopian Time for Culture: Art, Censorship and Ideology in Brazil's political and social discourses. Em: 43rd Annual Conference of the Society for Utopian Studies: Disruption, Displacement Disorder. A Dystopian Time for Culture: Art, Censorship and Ideology in Brazilian Social and Political Discourses. 2018, 2018, Berkeley. 2018 Society for Utopian Studies Conference Abstracts, v. 43, p. 25-25, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B. Huxley, Bradbury, Burgess e Brandão: a relação Estado-Arte como aspecto temático do romance distópico. Em: XVIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (UNESP/FCLAr), 2017, Araraquara. Programação e Caderno de Resumos do XVIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, v. 18, p. 65-66, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GRECCA, G. B. O Simbólico traduzido na estética poética: estéril versus fértil em Game of Chess, de T. S. Eliot. Em: 3° Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para a intertextualidade, 2014, Campo Mourão. Caderno de resumos do 3° encontro de Diálogos Literários: Um olhar para a intertextualidade. Campo Mourão: Fecilcam, v. 3, p. 96-96, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (27)
GRECCA, G. B. Arte e utopia em romances distópicos paradigmáticos anglo-americanos. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário
GRECCA, G. B. Narrativa, história e memória em Kim Stanley Robinson. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GRECCA, G. B. Art-making and Narration in Dystopian Novels: From Theme to Form. 2019. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. A literatura de distopia nos Estudos Utópicos: conceitos, contextos e horizontes possíveis. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GRECCA, G. B. Narrativas distópicas paradigmáticas e abordagem da literatura como emancipação do sujeito. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GRECCA, G. B. A épica grega e anglo-saxã: uma análise de Beowulf e Odisseia. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GRECCA, G. B. Tragédia e epopeia: elementos essenciais. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GRECCA, G. B. O uso da tecnologia para o ensino dos gêneros literários: uma experiência com Édipo Rei, de Sófocles. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GRECCA, G. B. O duplo processo (meta)narrativo em Parable of the Sower, de Octavia Butler. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GRECCA, G. B. A ambiguidade distópica em Xenogenesis, de Octavia Butler. 2019. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. Convenções narrativas do romance distópico no filme 'Alphaville', de Jean-Luc Godard. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GRECCA, G. B. Uma leitura das práticas de silêncio e silenciamento em Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. A Dystopian Time for Culture: Art, Censorship and Ideology in Brazil's political and social discourses (Mesa Redonda). 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GRECCA, G. B. Literatura de distopia: compreendendo o subgênero a partir da relação entre Estado e Arte. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GRECCA, G. B. Distopia e pós-utopia: Uma perspectiva de análise de Fahrenheit 451. 2017. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. Huxley, Bradbury, Burgess e Brandão: a relação Estado-Arte como aspecto temático do romance distópico. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
GRECCA, G. B. Programa Mestrandos no Exterior (ECI/CPInter): Possibilidades e implicações para a pesquisa. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GRECCA, G. B. O MATERIALISMO LACANIANO NA RELEITURA DE POESIA: THE WASTE LAND E A FUGA DO REAL. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. O conservadorismo em The Cocktail Party, de T. S. Eliot: A (i)legitimação da atuação do 'Big Other' na peça. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GRECCA, G. B. ?EU' COMO TESTEMUNHA: O PAPEL DO NARRADOR‐PERSONAGEM NICK CARRAWAY NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE THEGREAT GATSBY (1974/2013). 2014. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. O Simbólico traduzido na estética poética: estéril versus fértil em Game of Chess, de T. S. Eliot. 2014. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. Três vezes Gatsby: imagens simbólicas e o papel de Nick Carraway no romance e em duas adaptações cinematográficas (1974/2013). 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GRECCA, G. B. Reflexos de uma nação americana pós-Primeira Guerra Mundial em O Grande Gatsby. 2012. Apresentação de Trabalho/Simpósio
UCHIDA, A. S. ; GRECCA, G. B.. Shakespeare no ciberespaço com a terceira idade: Resultados e reflexões. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GRECCA, G. B. O cinema estadunidense dos anos 70: condições históricas acerca da adaptação cinematográfica do romance O grande gatsby (1925), de F. Scott Fitzgerald. 2012. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. Nelson Rodrigues, duas peças e vários efeitos. 2011. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues: aspectos de um poema dramático. 2011. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GRECCA, G. B. Consultora ad hoc da Revista Acta Scientiarum Language and Culture. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
GRECCA, G. B. Parecerista da 23ª Jornada de Letras (UFSCar). 2019. [ busca Google | busca Bing ]
PONTONE, R. ; GRECCA, G. B.. Utopias e distopias na literatura, na contemporaneidade, na mídia e nas artes. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
GRECCA, G. B.; VEIGA, T. G.. Fahrenheit 451: bate-papo sobre o livro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
GRECCA, G. B.; ROSA, S. ; FERREIRA, A. E. S. C. S.. A Dystopian Time for Culture: Art, Censorship and Ideology in Brazil's political and social discourses. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
GRECCA, G. B. Debate de Projetos do V CIELLI - Coloquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literarios. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (3)
GRECCA, G. B. História da distopia e suas manifestações artísticas. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
GRECCA, G. B.; WIELEWICKI, V. H. G.. Três vezes Gatsby: imagens simbólicas e o papel de Nick Carraway no romance e em duas adaptações cinematográficas (1974/2013). 2013. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
GRECCA, G. B.; FLORY, Alexandre. Aspectos do teatro épico em Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues. 2012. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (6)
Iuli Moreira. Um debate sobre o sistema patriarcal presente nos livros Northanger Abbey e Mansfield Park (TCC em dupla). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Bruschini Grecca.
Juliane Raquel Gregório. O estudo da representatividade racial em textos literários e suas releituras em letras de música norte-americanas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Bruschini Grecca.
Victória Cerezo Santos. A figura da Rainha Má da literatura à série televisiva: entre a humanização e a romantização de papéis (TCC em dupla). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Bruschini Grecca.
Igor dos Santos Pimentel. Um debate sobre o sistema patriarcal presente nos livros Northanger Abbey e Mansfield Park (TCC em dupla). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Bruschini Grecca.
Jessyca Laynne Meireles Passos. A figura da Rainha Má da literatura à série televisiva: entre a humanização e a romantização de papéis (TCC em dupla). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Bruschini Grecca.
Breno Silva Elias. O estudo da representatividade racial em textos literários e suas releituras em letras de música norte-americanas (TCC em dupla). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Bruschini Grecca.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (3)
2014-2016. O materialismo lacaniano encontra The Waste Land: Real, Imaginario e o papel da ideologia Descrição: O presente trabalho visa a exploração de elementos do poema The Waste Land (?A Terra Desolada?, 1922), de T. S. Eliot, pelo viés teórico do materialismo lacaniano de Slavoj ?i?ek, corrente crítica que, no Brasil, recentemente tem sido apropriada por pesquisadores como Marisa Corrêa Silva para estabelecer análises na área de Estudos Literários. A hipótese desenvolvida no estudo é a de que é possível elucidar como a estrutura estética inovadora do poema se encontra em tensão com uma estrutura social conservadora não-sistematizada, pois o Imaginário ocidental sustentado pelo poema esconde um movimento de fuga do Real. Esse Real, nesta dissertação, não deve ser entendido como sinônimo de realidade, mas como o excesso que escapa e resiste a ela. O termo, cunhado pelo psicanalista Jacques Lacan, foi apropriado pelo filósofo Slavoj ?i?ek, e, em The Waste Land, ele pode ser visto na constante repetição de cenas nas quais a fantasia que sustenta uma determinada situação (amparada pelo Imaginário) ameaça se romper e questionar a ordem vigente, mas sempre retorna ao momento anterior e permanece como uma ideia abandonada ou inacabada. Esta inércia fica evidente ao leitor do poema, mas o objetivo da análise é demonstrar que ela só consegue existir porque há um exaustivo movimento cíclico de fuga do Real, de uma fantasia retornando a ela mesma e de pseudoatividades que garantem a ausência de mudanças e fazem com que a ordem das aparências permaneça imóvel. Acredita-se que esta dissertação seja importante para trazer uma nova perspectiva para os estudos sobre este poema (considerado um dos maiores do século XX), os quais debatem acerca da apologia ou da recusa da modernidade presente em The Waste Land, considerando, principalmente, se seu final nebuloso transmite um cunho otimista ou pessimista em relação ao futuro da humanidade. Com o auxílio do materialismo lacaniano, foi possível observar que chegar a uma solução para este debate é uma armadilha, e que a vida do poema está em sua tensão entre inversões vazias de oposição, isto é, inversões que acabam se tornando maneiras de se referir à mesma questão, de modo que aquilo que o poema denuncie se torne o que ele mesmo prega, e a transcendência do mundo corrupto buscada pelo percurso das cinco seções acabe, nas palavras de ?i?ek (2013), com a sensação de um mal-estar metafísico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gabriela Bruschini Grecca - Integrante / Marisa Corrêa Silva - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Membro: Gabriela Bruschini Grecca.
2012-2013. Tres vezes Gatsby: imagens simbolicas e o papel de Nick Carraway no romance e em duas adaptacoes cinematograficas (1974/2013) Descrição: Este projeto objetivou expor as análises propostas das adaptações cinematográficas do romance americano The Great Gatsby (1925), sendo a primeira datada de 1974 e a outra de 2013. Considerou-se processo adaptativo como uma releitura de uma instituição que se torna co-autora do texto-fonte, sem se limitar à avaliação de graus de proximidade com o original. A fundamentação teórica se com Hutcheon (2011) e Lefevere (2007) sobre adaptação e Carrière (2006) sobre cinema, sendo os métodos os de leitura e análise imagética dos filmes. A hipótese inicial foi a da tendência do apagamento da crítica social (presente no romance) nos filmes em favor da predominância do caráter melodramático. No entanto, ela só foi confirmada no primeiro filme. Ainda que refutada a hipótese, a pesquisa em si abriu caminho para a descoberta de outro resultado: a inserção nítida dos elementos histórico-sociais de cada época em suas respectivas de cada adaptação, mecanismo de recriação da identidade nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gabriela Bruschini Grecca - Integrante / Vera Helena Gomes Wielewicki - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Gabriela Bruschini Grecca.
2011-2012. Aspectos do teatro epico em Perdoa-me por me traires, de Nelson Rodrigues. Descrição: Este projeto de Iniciação Científica (PIC) buscou estudar aspectos de ruptura épica na tragédia de costumes intitulada Perdoa-me por me traíres (1957), de Nelson Rodrigues. Seguiram-se as seguintes etapas: estudos bibliográficos ? principalmente sobre o panorama do teatro moderno brasileiro ?; análise da peça, em busca tanto de aspectos específicos do teatro épico, como da pertinência da teoria estudada, a partir de uma comparação; por fim, também procurou reconhecer/compreender os motivos da recepção peculiar por parte do público de sua dramaturgia. Assim, comprovou-se que a obra possui idiossincrasias bem compreendidas no cenário de exploração da epicidade no teatro moderno, e que não foram apenas aplicadas por Nelson Rodrigues: seu teatro é um atraente convite à reflexão crítica no contexto cultural e político brasileiro, graças à capacidade de expressão de um autor que via a vida tão tragicômica quanto seus escritos conseguiram nos contar, aliado a um momento histórico em que essas questões podiam ser desenvolvidas, tanto em termos dramatúrgicos como de encenação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gabriela Bruschini Grecca - Integrante / Alexandre Villibor Flory - Coordenador. Membro: Gabriela Bruschini Grecca.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (4)
Aprovação em 1° lugar em concurso público para professor de ensino superior, UEMG.. 2019. Membro: Gabriela Bruschini Grecca.
Conferência NEL/UFOP: Guimarães Rosa e a dialética do romance nacional: emergência e condição periférica. 2020. (Outra).
I Ciclo de Palestras Tópicos em Literatura (DLM/UEM). 2020. (Outra).
I Ciclo de Palestras Virtuais ?Línguas, Literaturas e Letramentos? (IFRJ/UEMG). 2020. (Outra).
I Congresso Virtual da Universidade Federal da Bahia. 2020. (Congresso).
III Encontro de Literatura em Língua Inglesa: Distopia e Outros Bichos (UNESP/Assis). 2020. (Encontro).
I SELECult - I Seminário de Literatura, Enunciação e Cultura.Narrativa, história e memória em Kim Stanley Robinson. 2020. (Seminário).
VI Colóquio Literatura e Utopia: 20 anos. 2020. (Outra).
XIII Seminário de Pesquisa em Letras (SPLE) e II Encontro de Egressos.Debatedora de Dissertações e Teses em andamento. 2020. (Seminário).
XIII Seminário Internacional da Francofonia, XIII Seminário Brasil-Canadá de Estudos Comparados e VI Colóquio Internacional de Estudos Comparados.Arte e utopia em romances distópicos paradigmáticos anglo-americanos. 2020. (Seminário).
1st Annual Graduate Symposium by English Department Organization.Art-making and Narration in Dystopian Novels: From Theme to Form. 2019. (Simpósio).
23ª Jornada de Letras da UFSCar. 2019. (Outra).
I Ciclo de Debates 1964 e suas representações: artes e resistência. 2019. (Outra).
III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita (EELE). 2019. (Encontro).
Pensamento ecológico na ficção contemporânea portuguesa: o caso de Alexandra Lucas Coelho (Palestra). 2019. (Outra).
V Colóquio do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempo Presente.Narrativas distópicas paradigmáticas e abordagem da literatura como emancipação do sujeito. 2019. (Simpósio).
VI Seminário de Estudos de Literatura do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. 2019. (Seminário).
XVI Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada - Abralic.A ambiguidade distópica em Xenogenesis, de Octavia Butler. 2019. (Simpósio).
XX Seminário de Pesquisa doPPG em Estudos Literários, V Seminário Internacional dos Estudos Literários e Seminário de Literatura Negra: Diálogos e Enfrentamentos.O duplo processo (meta)narrativo em Parable of the Sower, de Octavia Butler. 2019. (Seminário).
"The World to Come": Art, Politics and Climate Change. 2018. (Simpósio).
43rd Annual Conference of the Society for Utopian Studies: Disruption, Displacement Disorder. A Dystopian Time for Culture: Art, Censorship and Ideology in Brazilian Social and Political Discourses. 2018. (Congresso).
5° Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Debatedora de projetos de graduação do V CIELLI (Eixo 02 - Literatura e Sociedade). 2018. (Outra).
Congresso Internacional ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada.Uma leitura das práticas de silêncio e silenciamento em "Mrs. Dalloway", de Virginia Woolf. 2018. (Simpósio).
I Seminário do Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição (LABEPPE).Debatedora de projetos do I Seminário LABEPPE. 2018. (Seminário).
IV Colóquio Literatura e Tempo Presente. 2018. (Outra).
Os Estudos do Gótico no Brasil (Mesa-redonda). 2018. (Outra).
Uma grande emoção política: a língua portuguesa em Pessoa, Honwana, Caetano Veloso e António Variações (Palestra). 2018. (Outra).
XIX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários/ IV Seminário Internacional de Estudos Literários e IV Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema ?O cinema e seus duplos?..Convenções narrativas do romance distópico no filme "Alphaville", de Jean-Luc Godard. 2018. (Seminário).
4° SELIT - Literatura e Marginaliades. 2017. (Seminário).
Antiliteratura, afeto e multidão em Haroldo de Campos (Palestra). 2017. (Outra).
III Colóquio Literatura e Tempo Presente.Literatura de Distopia: compreendendo o subgênero a partir da relação entre Estado e Arte. 2017. (Outra).
V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Movimento.Distopia e pós-utopia: Uma perspectiva de análise de Fahrenheit 451. 2017. (Simpósio).
XVIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL/FCLAr).Debate de Projeto: Huxley, Bradbury, Burgess e Brandão: a relação Estado-Arte como aspecto temático do romance distópico. 2017. (Seminário).
VI ENIEDUC - Encontro Interdisciplinar de Educação.O MATERIALISMO LACANIANO NA RELEITURA DE POESIA: THE WASTE LAND E A FUGA DO REAL. 2015. (Simpósio).
3° Encontro de Diálogos Literários: um olhar para a intertextualidade.O Simbólico traduzido na estética poética: estéril versus fértil em Game of Chess, de T. S. Eliot. 2014. (Encontro).
III CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LITERÁRIOS.?EU" COMO TESTEMUNHA: O PAPEL DO NARRADOR‐PERSONAGEM NICK CARRAWAY NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE THEGREAT GATSBY (1974/2013). 2014. (Simpósio).
VIII Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e perspectivas.O conservadorismo em The Cocktail Party, de T. S. Eliot: A (i)legitimação da atuação do. 2014. (Simpósio).
XXII EAIC / III EAITI.Três vezes Gatsby: imagens simbólicas e o papel de Nick Carraway no romance e em duas adaptações cinematográficas (1974/2013). 2013. (Encontro).
I Encontro de Diálogos Literários.Reflexos de uma nação americana pós-primeira guerra em 'O Grande Gatsby'. 2012. (Simpósio).
II CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2012. (Congresso).
III Simpósio Maringaense de Gerontologia.Shakespeare no ciberespaço com a terceira idade: Resultados e reflexões. 2012. (Simpósio).
IV JIOP - Jornada Interartes Outras Palavras.O cinema estadunidense dos anos 70: condições históricas acerca da adaptação cinematográfica do romance O grande gatsby (1925), de F. Scott Fitzgerald. 2012. (Simpósio).
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Nelson Rodrigues: Duas peças e vários efeitos. 2011. (Congresso).
III JIOP - Jornada Interartes Outras Palavras.Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues: aspectos de um poema dramático. 2011. (Simpósio).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (9)
GRECCA, G. B.. Mediação da palestra ?Lições do coronavirus: reflexões sobre EaD, ensino remoto e formação de professores durante e após a pandemia?. 2020. (Outro).. . 0.
GRECCA, G. B.; PAOLILLO, L. ; LAHUERTA, M.. I Semana de Estudos sobre Representação, Literatura e Política: tensões entre forma, elaboração e choque (UEMG/UNESP). 2020. Outro
GRECCA, G. B.. V Colóquio Literatura e Tempo Presente. 2019. (Outro).. . 0.
ROCHA, R. C. ; GRECCA, G. B. ; ESTEVAO, N. C. ; MELLO, E. C. ; SILVEIRA, R. M.. Curadoria da exposição "Memória e arquivo contra o esquecimento". 2019. Exposição
GRECCA, G. B.. Curso de Extensão: 1964 e suas representações: artes e resistência. 2019. (Outro).. . 0.
GRECCA, G. B.. Coordenação da sessão de comunicações "Fantasia e Literatura" do XX Seminário de Pesquisa em do PPG em Estudos Literários (UNESP/FCLAr). 2019. (Outro).. . 0.
GRECCA, G. B.. XIX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários/ IV Seminário Internacional de Estudos Literários e IV Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema ?O cinema e seus duplos? (Monitora). 2018. (Outro).. . 0.
ROCHA, R. C. ; GRECCA, G. B.. IV Colóquio Literatura e Tempo Presente (Monitora). 2018. Outro
GRECCA, G. B.. II CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (Monitora). 2012. (Outro).. . 0.