Lattes UEMG

Lucio Alves de Barros

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor nível VII - efetivo da Faculdade de Educação (FAE/CBH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Chefe de Departamento entre 2013 a março de 2015 Vice-Diretor da Faculdade de Educação/CBH/UEMG - junho de 2016 a agosto de 2020 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2848712524690419 (30/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG), Faculdade de Educação. Rua Paraíba, n° 29 Funcionários 31270-310 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395903 URL da Homepage: http://http://www.uemg.br/default.php
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. Educacao encarcerada - As representacoes de um grupo de mulheres em regime de privacao de liberdade
      Descrição: A política de segurança pública no Brasil tem sido colocada em xeque nos últimos anos devido ao caos do sistema penitenciário. A privação de liberdade como retribuição não cumpre e se mostra incapaz de exercer sua função de ressocialização. O projeto tem por finalidade analisar o cotidiano das mulheres em regime de privação de liberdade que frequentam a instituição escolar implantada em um Complexo Penitenciário Feminino localizado na cidade de Belo Horizonte (MG), instituição onde existem projetos que se esforçam por ressocializar e humanizar as penas das mulheres encarceradas. A temática se reveste de importância não apenas por sua atualidade, contudo também por sua intricada rede de atores que legitimam muitas das relações que imperam nas instituições coercitivas do estado. O projeto se inclui no debate hodierno acerca do encarceramento em massa, Estado Penal, ressocialização, educação e remição de penas. A educação como prática libertadora e emancipatória é colada não somente em questão, mas também em pauta dado sua peculiar capacidade de clarividência de direitos e de fortalecimento da cidadania. Pesquisar as relações sociais dos atores, especialmente as mulheres encarceradas, que participam desta teia é o objetivo maior deste projeto. A pesquisa em apreço é quantitativa e exploratória e busca a compreensão das representações, valores, crenças e significados apresentadas pelas entrevistadas. Os resultados preliminares mostram que as detentas veem a escolarização como possibilidade de novas perspectivas na vida, apesar das tensões existentes com os superiores e a precária estrutura oferecida para a educação no presídio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lúcio Alves de Barros - Coordenador. Financiador(es): PIBIC / UEMG - Bolsa / PIBIC/UEMG/FAPEMIG - Bolsa.
      Membro: Lucio Alves de Barros.
    2. 2015-2016. A violencia na Revista Nova Escola
      Descrição: O fenômeno da violência nas escolas, desde o final dos anos de 1980, vem fazendo parte das manchetes dos jornais mais e menos sensacionalistas, das revistas direcionadas ao grande público ou ao leitor mais atento, das reportagens editadas das redes de televisão, do rádio e da internet. A pesquisa em questão interroga a Revista Nova Escola, o periódico educacional de maior circulação no Brasil, enfocando o tema da violência no âmbito escolar. A pesquisa foi qualitativa e de natureza descritiva, analisou reportagens, notícias, editoriais, artigos e entrevistas sobre a temática ?violência e educação?, nas edições publicadas de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. Buscou-se, assim, identificar as representações acerca da violência e descrever os conceitos, as dimensões e as categorias que o periódico elabora acerca da temática em questão. O trabalho aponta três enfoques (romantizado, conservador e realista) nas publicações avaliadas. Demonstra também que a revista ignora conceitos e categorias que as ciências sociais delineiam sobre a violência e que pouco contribui para um debate qualificado sobre essa problemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lúcio Alves de Barros - Coordenador / Caio César Sousa Marçal - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Lucio Alves de Barros.
    3. 2010-Atual. O MEDO NOSSO DE CADA DIA: DA VIOLENCIA ENTRE PROFESSRES E ALUNOS
      Descrição: A pesquisa analisa as relações sociais produzidas em uma escola estadual de Belo Horizonte. Tais relações, latentes, definem uma sociabilidade fundamenta nas relações de violência. Partimos da ideia que a violência é um conceito polissêmico e recebe roupagens de acordo com os interesses dos agentes envolvidos, bem como da localidade da instituição escolar e da posição ou papel social que o agente incorpora. Na realidade, estudantes e professores estão encarcerados em relações paradoxais. No caso dos alunos e alunas, tais relações - consideradas violentas - não são claras e carregam as incongruências, os conflitos e os entendimentos tácitos e manifestos sobre o que os agentes entendem por violência. Distante do senso comum, os atores não navegam - conforme acreditam alguns - num campo no qual a violência é aberta e perceptível. Por outro lado, tornou-se impossível fechar os olhos aos fatos que, aparentemente, se tornaram normais e corriqueiros. Neste sentido, pelo menos na representação coletiva dos estudantes e professores, o mundo paradoxal da educação e da violência revelam alunos e alunas à deriva, sem lugar, sem "sonhos" e sentidos. São crianças, adolescentes e jovens marginalizados, e esquecidos pelas políticas públicas e distantes dos projetos pedagógicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcio Alves de Barros - Coordenador / Ursula Mansur - Integrante / Iara Ferreira - Integrante. Financiador(es): PIBIC / UEMG - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 1
      Membro: Lucio Alves de Barros.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Moção de Congratulação - Nº 582/2006, Câmara Municipal de Contagem.. 2006.
      Membro: Lúcio Alves de Barros.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (55)
    1. 21º Seminário de Pesquisa e extensão.Cárcere e Educação: paradoxos da privação de liberdade de estudantes em uma Penitenciária masculina na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2019. (Seminário).
    2. 6ª Jornada de Ciências Sociais da UFJF. Conflitos e memórias (des) integração na América Latina.Um Agente de encarcerado? Dilemas e perspectivas da atividade do Agente de Segurança Penitenciário na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).. 2019. (Seminário).
    3. 20º Seminário Pesquisa Extensão da UEMG.PRISIONEIRAS LEITORAS: A EDUCAÇÃO E A LEITURA EM DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. UM ESTUDO SOBRE AS MULHERES DETENTAS E LEITORAS NO COMPLEXO PENITENCIÁRIO ESTEVÃO PINTO. 2018. (Seminário).
    4. II Simpósio Nacional. Educação, marxismo e socialismo.Entre o sonho e a realidade: o cotidiano de professoras numa escola infantil particular de Minas Gerais. 2018. (Simpósio).
    5. VII SITRE: Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres estudantes e trabalhadoras reclusas na capital de Minas Gerais.. 2018. (Simpósio).
    6. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG..Educação encarcerada: as representações de um grupo de mulheres em regime de privação de liberdade no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (BH). 2016. (Seminário).
    7. 16º Seminári de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).Violência e educação: a linguagem pedagógica da Revista Nova Escola nos anos de 2013 e 2014. 2014. (Seminário).
    8. IV Semana de Gestão e Tecnologia.Sociologia do Trabalho. 2014. (Seminário).
    9. Palestra para a AIP (Ações Integradas Pedagógicas) - FAE/CBH/UEMG.Os aspectos sócio-políticos d carnaval como expressão da ocupação do espaço público. 2014. (Outra).
    10. Seminário no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (.A(s) Violência(s) nossa de cada dia: um debate acerca das relações de força e poder no cotidiano. 2014. (Seminário).
    11. Reflexões sobre o saber docente / 6º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX - Desafios da Pesquisa para a formação docente.Resistência contra violência: uma discussão sobre desigualdade e ações coletivas. 2013. (Seminário).
    12. XIII Grupo de Formação em Direitos Humanos.Direitos Humanos no ambiente escolar. 2013. (Outra).
    13. 14º Seminário de Pesquisa e Extensão (Universidade do Estado de Minas Gerais) - UEMG).Escolas Fortificadas: o medo e a educação. As novas e velhas roupagens da insegurança nas escolas. 2012. (Seminário).
    14. América Latina: crises e revoluções do mundo do trabalho.No campo do trabalho, das políticas públicas e da insegurança social. 2012. (Seminário).
    15. Reflexões sobre a ação do pedagogo - embates e dilemas: a formação e a ação do pedagogo.O estágio como iniciação no campo de trabalho do pedagogo - relato e depoimentos. 2011. (Seminário).
    16. Reflexões sobre o saber docente e 4° seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX.O medo nosso de cada dia: da violência entre alunos e professores às escolas fortificadas e desiguais. 2011. (Seminário).
    17. 11º CONSINPRO. Moderador (mesa 6 - Condições de trabalho e saúde dos/as trabalhadores/as em Educação. 2010. (Congresso).
    18. Filosofia e literatura: aproximações (Sábado Temático).Filosofia e literatura: aproximações. 2010. (Encontro).
    19. II Fórum de Políticas Sociais da Microrregião do Circuito das àguas.No campo das políticas públicas, a inseguridade social. 2010. (Outra).
    20. Trabalho Social (Faculdade ASA de Brumadinho) - III período de direito.Cidadania e política para jovens cidadãos. 2009. (Seminário).
    21. Encontro de formação de Coordenadores Regionais de Desenvolvimento da Educação Básica.Pedagogia da diversidade. 2008. (Seminário).
    22. II - Recital Artístico Literolírico Internacional de poesia e paz.Poesia. 2008. (Encontro).
    23. II Seminário de Segurnaça Pública de Brumadinho, Integração das ações entre os órgãos de segurança pública e os Conseps. Uma visão compartilhada..Políca e áreas integradas de segurnaça pública. 2007. (Seminário).
    24. Seminário Direito Penal - O Estado democrático de Direito e os múltiplos olhares sobre o crime.Os ?penalizáveis?, a política e a polícia diante do Estado Democrático de Direito. 2007. (Seminário).
    25. Conferência Municipal de Cultura de Brumadinho: Estado e Sociedade, construindo políticas de cultura.Economia da cultura. 2005. (Seminário).
    26. I - Seminário Nacional dos Operadores de Segurança Pública.Polícia, sociedade e política. 2005. (Seminário).
    27. Mulher Militar, 24 anos promovendo a paz social.I Seminário da mulher militar - debatedor. 2005. (Seminário).
    28. Polícia: política e sociedade.I Seminário Nacional dos Operadores em Segurança Pública (MNSP). 2005. (Seminário).
    29. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Da "Polucia Bilontra" à "Polícia Catatônica". 2005. (Congresso).
    30. Abertura e renovação da Diretoria da Executiva da ASPRA (PM/BM).Polícia e Sociedade - 04 de março de 2004. 2004. (Encontro).
    31. Seminários Saúde e trabalho III.Da "Polícia Espantalho" à "Polícia Espetáculo". 2004. (Seminário).
    32. Semana de História da PUC / MG.Trabalho e modernidade. 2003. (Seminário).
    33. XI Congresso Brasileiro de Sociologia. XI Congresso Brasileiro de Sociologia. 2003. (Congresso).
    34. Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Gestão da Produção Industrial.O "novo" e o "velho": o traballho e o processo produtivo em discussão. 2002. (Seminário).
    35. I Semana de História da Faculdade ASA de Brumadinho.I Semana de História da Faculdade ASA de Brumadinho. 2002. (Outra).
    36. I Simpósio Trabalho e Educação.I Simpósio Trabalho e Educação. 2001. (Simpósio).
    37. Segurança Pública e Lei da Tortura.Segurança Pública e Lei da Tortura. 2001. (Seminário).
    38. VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia.VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia. 2001. (Outra).
    39. II Semana de Pós Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).O ?novo? e o ?velho?: o trabalho e o processo produtivo em discussão: o caso da Companhia Siderúrgica Mendes Júnior / Belgo-Mineira Participação.. 2000. (Simpósio).
    40. XXIV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.XXIV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2000. (Encontro).
    41. II Encontro Nacional de Estágios.II Encontro Nacional de Estágios. 1999. (Outra).
    42. XXII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.XXII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1998. (Encontro).
    43. XXI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.XXI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1997. (Encontro).
    44. II Semana de Psicologia: tendências e prática da psicologia - UFJF. 1996. (Encontro).
    45. Palestra: O ?novo? e o ?velho?: o trabalho e o processo produtivo em discussão.O ?novo? e o ?velho?: o trabalho e o processo produtivo em discussão. 1996. (Outra).
    46. XX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.XX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1996. (Encontro).
    47. 47ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.47ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1995. (Outra).
    48. II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes - UFU. II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes/ II Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais. 1995. (Congresso).
    49. I Seminário Interno de Pesquisa da Faculdade de Educação Física e Desportos - UFJF.Considerações sobre a evolução do movimento humano no processo produtivo. 1995. (Seminário).
    50. Seminário de Iniciação Científica.Seminário de Iniciação Científica. 1995. (Seminário).
    51. VII Semana de Estudos Clássicos. 1995. (Outra).
    52. Curso de Extensão - História Regional: Juiz de Fora e Zona da Mata Mineira - UFJF.Movimento Sindical em cidade de porte médio nos anos 80: o caso de Juiz de Fora / MG. 1994. (Seminário).
    53. Encontro Regional da ABESS - Leste.Encontro Regional da ABESS - Leste. 1994. (Encontro).
    54. Seminário de Iniciação Científica.Seminário de Iniciação Científica. 1994. (Seminário).
    55. Palestra: Prostituição em Juiz de Fora.Prostituição em Juiz de Fora. 1992. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. BARROS, Lúcio Alves de; Ricardo José Camêlo da Silva ; (Gomes) Laurici Vagner Gomes. Filosofia e Literatura: aproximações. 2010. Outro
    2. BARROS, Lúcio Alves de. Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação: tensões e intenções dos setores privado e público. 2010. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04