Lattes UEMG

Lais de Souza Redua

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016). Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019) e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC) e do corpo editorial da Revista Cadernos CIMEAC. Atua como professora no magistério superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem interesse na linha de pesquisa de práticas e discursos no ensino de ciências/biologia, formação de professores, educação ambiental e diálogos interculturais. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2020-Atual. FORMACAO DE EDUCADORES NA SOCIEDADE DIGITAL: perspectivas teoricas e praticas
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral investigar as possibilidades metodológicas de emprego das tecnologias digitais para o desenvolvimento do currículo escolar, visando aperfeiçoar o referencial teórico para formação inicial e continuada de docentes para a educação básica, na sociedade digital. Conta com uma etapa de cunho bibliográfico para depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir da Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão desenvolvidas duas frentes de pesquisa de campo. A primeira, marcada pela indissociabilidade entre pesquisa e extensão, se ocupará da capacitação dos docentes da rede municipal de educação de Divinópolis/MG, durante o período de distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Esta etapa se ocupará do apoio aos docentes na implantação do ensino remoto/uso da plataforma digital, paralelamente às pesquisas na prática pedagógica dos licenciandos da UEMG. Uma segunda etapa consistirá na testagem das categorias estabelecidas na RSL, por meio de questionário online aplicado aos docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Laís de Souza Rédua - Integrante / José Marcio Silva Barbosa - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante / Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Petrina Rubria Nogueira Avelar Tobias - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Lais de Souza Redua.
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020, disponíveis nos bancos de dados nacionais. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão testadas em pesquisas junto a docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Integrante / Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Petrina Rubria Avelar Bastos - Integrante / Laís de Souza Redua - Integrante / Ana Paula Fonseca Martins - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.
    2. 2017-Atual. Identificacao de Tematicas Ambientais do Municipio de Uberaba-Mg Como Subsidio a Processos de Formacao Inicial e Continuada e a Producao de Materiais Didaticos
      Descrição: A limitação do conteúdo e da forma da educação ambiental a conhecimentos genéricos, descontextualizados e com transmissão mecânica viabiliza uma frágil compreensão sobre a realidade e sobre as ciências na formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Na perspectiva da pedagogia crítica isso precisa ser superado para uma educação cujo compromisso esteja na transformação social que a atual crise civilizatória exige. Este reducionismo e fragmentação da realidade expressos nos processos educativos é influenciado por um processo histórico de construção de conhecimentos, de propostas e políticas públicas que procuram lidar com as questões ambientais focando-se apenas em sua dimensão técnica e numa abordagem naturalizada. Neste contexto, o objetivo geral deste projeto é identificar e analisar temáticas ambientais locais do município de Uberaba-MG visando construir um repertório teórico e didático-pedagógico que subsidie a formação de professores e de profissionais de áreas afins à gestão ambiental. Destarte, apontam-se enquanto questões centrais de pesquisa as seguintes: quais são as temáticas ambientais que professores de escolas públicas do munícipio de Uberaba relacionam ao conteúdo da Educação Ambiental escolar? Há relação entre as temáticas ambientais mencionadas pelos professores e aquelas reconhecidas por outros setores da sociedade de Uberaba-MG? Qual a perspectiva político-ideológica sobre a questão ambiental é assumida pelos órgãos públicos e por uma ONG do munícipio? Dentre as temáticas ambientais quais poderão ser utilizadas para a produção de material didático para a formação inicial e continuada em ciências naturais, humanas e sociais? Será feita uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se dará a partir de questionários a professores de sete escolas de Uberaba, entrevistas com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Promotoria Ambiental, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, uma ONG ambiental do munícipio e a identificação e análise das temáticas ambientais de matérias de dois dos principais jornais impressos locais. Inicialmente será feita uma análise de conteúdo temática para a sistematização dos dados em categorias temáticas. Em um momento de aprofundamento analítico será feita uma análise dialética, focando-se nas categorias de contradição e ideologia, para caracterizar a perspectiva político-ideológica sobre a questão ambiental dos diferentes participantes da pesquisa. Como produto espera-se construir um banco de dados e também a delimitação de algumas diretrizes para a formação inicial e continuada, visando orientar a construção de um protótipo de material didático e trazer indicativos para ações de pesquisa-ensino-extensão futuros... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Laís de Souza Rédua - Integrante / Fernando Lourenço Pereira - Integrante / Catarina Teixeira - Integrante / Daniele Cristina de Souza - Coordenador / Valéria Siqueira Roque - Integrante.
      Membro: Lais de Souza Redua.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (22)
      1. V EREBIO - ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA ? REGIONAL 4 (MG/TO/GO/DF) e VII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO SUDESTE GOIANO,.'OBJETO DE APRENDIZAGEM E MODELO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO PARA O EJA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL'. 2019. (Encontro).
      2. V EREBIO - ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA ? REGIONAL 4 (MG/TO/GO/DF) e VII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO SUDESTE GOIANO,.'SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO'. 2019. (Encontro).
      3. V EREBIO - ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA ? REGIONAL 4 (MG/TO/GO/DF) e VII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO SUDESTE GOIANO,.'EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: OFICINA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DESTERRITORIALIZAÇÕES'. 2019. (Encontro).
      4. 4º Workshop em Extensão Universitária da UFTM: As vozes e faces da universidade. 2018. (Encontro).
      5. I Colóquio sobre escrita, variação linguística e interculturalidade: estudos e pesquisas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),.Oficinas pedagógicas como espaços dialógicos para a formação intercultural de professores de ciências e biologia. 2018. (Outra).
      6. II Fala Mestre: Diálogos Interculturais. 2018. (Encontro).
      7. VII Encontro Nacional do Ensino de Biologia e I Encontro Regional do Ensino de Biologia Região Norte.INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS DA BIODIVERSIDADE LOCAL. 2018. (Encontro).
      8. EREBIO - Encontro Regional do Ensino de Biologia. 2017. (Encontro).
      9. I Fala Mestre: Diálogos Interculturais. 2017. (Encontro).
      10. II MINICONGRESSO DE GEOPOLÍTICA. Geopolítica e Educação Ambiental. 2017. (Congresso).
      11. IX EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2017. (Encontro).
      12. Opressões de sexualidade: Entendendo conceitos e debates. 2017. (Oficina).
      13. Seminário de formação de professores (SEFORPROF): Diálogo entre razão e emoção. 2017. (Congresso).
      14. X Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados.Aspectos peleoecológicos do Sítio Paleontológico de Peirópolis (Maastrichtiano), Uberaba (MG).. 2016. (Simpósio).
      15. I JIEPE.Liga Acadêmica de Evolução (LAE). 2015. (Simpósio).
      16. I Simpósio da Liga Acadêmica de Sustentabilidade (LS). 2015. (Simpósio).
      17. Terra dos Dinossauros.Oficina de Paleontologia. 2015. (Oficina).
      18. II Simpósio Introdutório à Liga Acadêmica de Evolução. 2014. (Simpósio).
      19. IX Jornada de Extensão.A ASSOCIAÇÃO DE PALAVRAS E DESENHO NA DISCUSSÃO SOBRE PEDICULOSE NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Simpósio).
      20. IX Jornada de Extensão. 2014. (Outra).
      21. 1º Evento de divulgação científica do curso de Ciências Biológicas. 2013. (Seminário).
      22. Semana Acadêmica da Biologia. 2013. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. KATO, D. S. ; RÉDUA, L. S. ; ABREU, T. ; CÂNDIDO, R. L. ; SANDRON-COLOMBO, D. C.. I WORKSHOP DE PESQUISA DO GRUPO GEPIC: "UM CAFÉ DESCOLONIAL". 2019. Outro
      2. RÉDUA, L. S.. SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SEFORPROF): DIÁLOGO ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO. 2017. (Congresso).. . 0.
      3. KATO, D. S. ; RÉDUA, L. S. ; CÂNDIDO, R. L. ; FRANCO, R. A. G. ; MATTIOLI, C. K. ; TAVARES, M. L.. DOSSIÊ EDUCAÇÃO E POVOS INDÍGENAS: DEBATES E PRÁTICAS INTERCULTURAIS. 2017. Outro
      4. RÉDUA, L. S.. Terra dos Dinossauros. 2015. (Outro).. . 0.
      5. RÉDUA, L. S.. III Simpósio da Liga Acadêmica de Evolução. 2015. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02