Lattes UEMG

Lucas Tulio de Lacerda

Graduado (Licenciatura/Bacharelado) em Educação Física (2005/2008), com especialização em Atividade Física para Grupos Especiais (2007) e em Treinamento Esportivo/Musculação (2010). Possui mestrado (2015) e doutorado (2020) em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professor designado do curso de Educação Física da UEMG (Campus Divinópolis), atuando nas áreas de Treinamento Esportivo e Esportes Coletivos. Também, é professor substituto do CEFET-MG (Campus BH). Foi professor substituto do curso de Educação Física da PUC Minas, ministrando as disciplinas de Pesquisa em Educação Física, Futebol e Futebol/Futsal. É membro do Laboratório de Treinamento na Musculação (UFMG) e do Grupo de Estudos em Condicionamento Físico em Academias de Ginástica (PUC Minas). Tem experiência com pesquisas envolvendo a capacidade motora força muscular. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Influencia da informacao verbal e tatil na Ativacao muscular em sessoes de treinamento na musculacao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Coordenador / Mateus Camargos Gomes - Integrante / Mariano Rezende - Integrante.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    2. 2019-Atual. Efeito cronico do protocolo super-serie no desempenho de forca e hipertrofia em individuos destreinados na musculacao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Integrante / Rodrigo César Ribeiro Diniz - Integrante / Hugo César Martins Costa - Coordenador / André Luiz Braga Jacinto - Integrante.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    3. 2018-Atual. Efeito de protocolos de treinamento com diferentes duracoes de acoes musculares sobre a atividade eletromiografica em individuos com diferentes estados de treinamento
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Integrante / Rodrigo César Ribeiro Diniz - Coordenador / Mauro Heleno Chagas - Integrante / Gustavo Ferreira Pedrosa - Integrante.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    4. 2018-Atual. Efeito da modificacao do angulo do banco durante o exercicio supino guiado no desempenho de forca maxima isometrica e dinamica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Integrante / Rodrigo César Ribeiro Diniz - Coordenador / Mauro Heleno Chagas - Integrante / Gustavo Ferreira Pedrosa - Integrante.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    5. 2018-Atual. Diferentes manipulacoes na amplitude de movimento podem resultar em distintas respostas de forca e hipertrofia muscular no treinamento de forca?
      Descrição: Projeto de doutorado Gustavo Pedrosa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Integrante / Rodrigo César Ribeiro Diniz - Integrante / Mauro Heleno Chagas - Coordenador / Gustavo Ferreira Pedrosa - Integrante.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    6. 2017-2018. Efeito de series alternadas entre exercicios de musculacao no desempenho de forca e percepcao de esforco
      Descrição: O estudo tem como objetivo comparar a percepção de esforço e volume de treinamento na musculação proporcionado pela realização de um protocolo convencional e um protocolo com séries alternadas entre exercícios. Sujeitos com experiência prévia em treinamento de força na musculação serão submetidos a protocolos de treinamento em um desenho experimental de medidas repetidas, visando avaliar as variáveis citadas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Hugo César Martins Costa - Coordenador / José Mauro Silva Vidigal - Integrante / Ricardo Reis Dinardi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    7. 2016-Atual. Influencia do treinamento de forca realizado ate a falha muscular e sua interacao com diferentes duracoes da repeticao nas respostas de hipertrofia e forca muscular
      Descrição: O treinamento realizado até a falha muscular (FM) tem sido utilizado na musculação como tentativa de maximizar as respostas de força e hipertrofia muscular. Porém, a falta de equiparação dos protocolos de treinamento que investigaram o tema seria um fator causador de um viés nas adaptações crônicas promovidas pelo treinamento até a FM e sem a presença da falha muscular (SFM), sendo esse um motivo para as respostas contraditórias encontradas por esses estudos. Dessa forma, não é possível concluir que os resultados encontrados em estudos anteriores foram devidos exclusivamente à presença ou não da FM. Além disso, sabe-se que a duração da repetição influência nas características mecânicas de protocolos de treinamento, fator que se associa com as respostas de força e hipertrofia muscular promovidas pelo treinamento de força. Nos estudos que investigaram o efeito de diferentes durações da repetição nas respostas de força e hipertrofia muscular também houve a manipulação da intensidade nos protocolos de treinamento investigados. Assim, os resultados encontrados podem ser atribuídos a manipulação conjunta dessas duas variáveis, não apenas da duração da repetição. O presente projeto tem como objetivos: 1 - Comparar o efeito de 14 semanas de treinamento nas respostas de hipertrofia muscular, força máxima (isométrica e dinâmica), resistência de força e atividade eletromiográfica utilizando um protocolo de treinamento realizado até falha muscular e outro que não será executado até a falha muscular (Experimento 1). 2 - Comparar o efeito de 14 semanas de treinamento nas respostas de hipertrofia muscular, força máxima (isométrica e dinâmica), resistência de força e atividade eletromiográfica utilizando dois protocolos de treinamento realizados até a falha muscular, porém com diferentes durações da repetição (Experimento 2).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Integrante / Rodrigo César Ribeiro Diniz - Integrante / Mauro Heleno Chagas - Coordenador / Rodrigo Otávio Marra Lopes - Integrante.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    8. 2016-Atual. Efeito da ordem dos exercicios e duracao das repeticoes sobre o numero maximo de repeticoes no treinamento de forca na musculacao
      Descrição: A ordem de execução dos exercícios na musculação pode influenciar as adaptações obtidas com o treino de força, uma vez que diferentes distribuições dos exercícios em um programa de treinamento poderá interferir na carga de treinamento. A duração da repetição, l é capaz de influenciar as adaptações obtidas com o treinamento, como também pode alterar a relação entre outros componentes de carga, como intensidade e volume . O objetivo deste estudo será investigar o efeito agudo da manipulação da ordem de execução dos exercícios e da duração das repetições sobre o número máximo de repetições em exercícios na musculação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Coordenador / Rodrigo César Ribeiro Diniz - Integrante / Mateus Camargos Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    9. 2016-Atual. Influencia da sequencia das acoes musculares no desempenho no teste de 1RM em exercicios monoarticulares e multiarticulares
      Descrição: O teste de uma repetição máxima (1RM) realizado para registrar o desempenho de força na musculação pode apresentar diferenças entre os exercícios quanto a sequência de realização das ações musculares. Em alguns exercícios o teste se inicia comumente na ação excêntrica, como é o caso do agachamento e do supino. Em outros exercícios o início ocorre com a ação concêntrica, como nos exercícios de extensão e flexão de joelhos. Iniciar o teste de 1RM com a ação concêntrica pode resultar em uma redução no desempenho de força de até 30% quando comparado a realização iniciada com a ação excêntrica. Isso pode ser explicado pela utilização do Ciclo Alongamento-Encurtamento (CAE) presente somente na segunda forma citada, sendo que a sua utilização está na dependência direta do tempo de transição entre as ações excêntrica e concêntrica. Porém, estudos que vem investigando essas diferenças somente utilizam exercícios multiarticulares, como o agachamento e o supino. Exercícios monoarticulares apresentam caracaterísticas diferentes dos multiarticulares quanto a direção e sentido de aplicação da força resultante para mover a resistência externa, especialmente na transição da ação muscular excêntrica para concêntrica. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é investigar as diferenças no desempenho no teste de 1RM em condições distintas de início pela ação concêntrica ou excêntrica. Será objetivo também verificar se as diferenças existentes entre essas duas condições são da mesma magnitude quando comparados os resultados obtidos em exercícios monoarticulares e multiarticulres. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Coordenador / Mauro Heleno Chagas - Integrante / André Gustavo Pereira Andrade - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    10. 2013-2015. Respostas metabolicas e neuromusculares a protocolos de treinamento de forca equiparados pelo tempo sob tensao.
      Descrição: O projeto visa verificar a resposta da concentração de lactato sanguíneo e da atividade eletromiográfica associada à protocolos de treinamento de força na musculação com séries múltiplas, número de repetições e durações da repetições diferentes e, equiparados pelo tempo sob tensão, pausa e intensidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Coordenador / Fernando Vitor Lima - Integrante / Rodrigo César Ribeiro Diniz - Integrante / Mauro Heleno Chagas - Integrante / Hugo César Martins Costa - Integrante.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    11. 2013-Atual. Efeito de protocolos de treinamento com diferentes duracoes de acoes musculares sobre a resposta inflamatoria, a arquitetura muscular, os perfis cinetico e eletromiografico, a hipertrofia muscular regionalmente diferenciada e a forca maxima.
      Descrição: Projeto Doutorado Rodrigo César Ribeiro Diniz.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Integrante / Rodrigo César Ribeiro Diniz - Integrante / Mauro Heleno Chagas - Coordenador / Hugo César Martins Costa - Integrante / Andre Talvani Pedrosa da Silva - Integrante / Kelerson Mauro de Castro Pinto - Integrante / Frank Douglas Tourino - Integrante.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.
    12. 2013-Atual. Efeito de 12 semanas de treinamento de forca utilizando diferentes protocolos com mesma intensidade e tempo sob tensao
      Descrição: O exercício de fortalecimento muscular faz parte das principais recomendações de atividade física para saúde, tornando relevante o melhor entendimento da sua prescrição. O projeto pretende comparar o efeito do treinamento na musculação em alterações da área de secção transversa e da força muscular, utilizando dois protocolos equiparados em intensidade e tempo sob tensão, porém apresentando diferenças no número de repetições e duração da repetição... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / Fernando Vitor Lima - Integrante / Mauro Heleno Chagas - Coordenador / Hugo César Martins Costa - Integrante.
      Membro: Lucas Tulio de Lacerda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. I ENCONTRO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO ESPORTE: 25 ANOS - PENSAR O PRESENTE PARA APONTAR O FUTURO.RESPOSTAS METABÓLICAS E NEUROMUSCULARES A PROTOCOLOS DE TREINAMENTO DE FORÇA EQUIPARADOS PELO TEMPO SOB TENSÃO. 2014. (Seminário).
      2. Seminário Sobre os Métodos de Ensino-Aprendizagem-Trenamento no Futebol de Campo e Futsal.. 2005. (Seminário).
      3. 1º Seminário Mineiro de Futebol. 2003. (Seminário).
      4. Ciclo de palestras em comportamento motor com tema: "Sistemas de atividade motora em desenvolvimento". 2002. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. LACERDA, L. T.. I ENCONTRO DE PESQUISA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO ESPORTE: 25 ANOS - PENSAR O PRESENTE PARA APONTAR O FUTURO. 2014. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02