Lattes UEMG

Patricia Mariana Alves Caetano

Possui graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (2012), mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear - CDTN (2015) e doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear - CDTN (2019). Atualmente é professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora adjunta no Centro Universitário UNA e pós doutoranda no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear - CDTN. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e investigação de propriedades estruturais, magnéticas e de aquecimento de nanomateriais magnéticos, cinética química, reatores, catálise ambiental, termodinâmica, mecânica dos fluidos, operações unitárias e fenômenos de transportes. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-2018. Sintese de nanoparticulas de ferritas e sua aplicacao como adsorventes na remocao de amoxicilina em agua
      Descrição: A amoxicilina é um antibiótico semi sintético de espectro moderado, amplamente usado na medicina humana e veterinária. Em uma avaliação de risco de esgoto esse fármaco foi identificado como um dos antibióticos mais comuns utilizados na medicina moderna que tem ecotoxicidade significativa. Consequentemente é grande o interesse no desenvolvimento de novas tecnologias que sejam eficazes e possibilitem a remoção desse tipo de contaminante. No presente trabalho a remoção do antibiótico amoxicilina a partir de solução aquosa foi investigada a partir da adsorção, por ser um método simples e efetivo, utilizando-se nanoferritas de cobalto, zinco e cobre como materiais adsorventes. As ferritas foram sintetizadas pelo método de coprecipitação química e calcinadas a 400 °C. Utilizou-se as técnicas de difração de raios X e adsorção/dessorção de nitrogênio pelo método BET na caracterização desses materiais. A eficiência de remoção da amoxicilina foi estudada por meio de medidas de espectroscopia na região UV-Vis, alcançando excelentes resultados quando comparado aos dados da literatura. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Patricia Mariana Alves Caetano - Coordenador / Bianca Fabiani Capistrano - Integrante / Camylla Rayane de Freitas Mariano - Integrante / Raphaella de Freitas Nogueira Moura - Integrante / Thaís Natália Silva de Oliveira - Integrante / Fábio Lacerda Resende e Silva - Integrante.
      Membro: Patricia Mariana Alves Caetano.
    2. 2017-Atual. Estudo das propriedades estruturais e de aquecimento por inducao magnetica de nanoparticulas de ferritas visando aplicacao em adsorcao e degradacao de amoxicilina
      Descrição: O aquecimento de nanopartículas de ferritas quando submetidas a um campo magnético alternado torna estes materiais interessantes para aplicações em diversas áreas, como por exemplo, em biomedicina e na indústria dos polímeros. A otimização de materiais magnéticos para aplicações utilizando-se o aquecimento por indução, seja em termoterapias para tratamento de câncer (hipertermia, termocoagulação), em compósitos termoplástico/ nanopartículas magnéticas, ou para a cura de epóxi, requer um entendimento profundo dos mecanismos envolvidos no processo. Uma das possíveis aplicações, ainda relativamente pouco exploradas, é a utilização das propriedades magnéticas e de aquecimento por indução nos processos de adsorção e degradação de antibióticos de corpos hídricos contaminados usando nanopartículas de ferritas na presença de campos magnéticos externos gerados por corrente alternada. O objetivo geral deste projeto é o estudo dos diversos parâmetros e dos mecanismos envolvidos no processo de aquecimento por indução magnética de ferritas nanoestruturadas e o estudo da possibilidade de aplicação de tais materiais na adsorção e degradação de amoxicilina Universal FAPEMIG 2017.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Mariana Alves Caetano - Integrante / Adriana Silva de Albuquerque - Coordenador / José Domingos Ardisson - Integrante / Waldemar Augusto de Almeida Macedo - Integrante / Luis Eugênio Fernandes outon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Mariana Alves Caetano.
    3. 2016-Atual. Nanoparticulas de oxidos magneticos obtidos por rotas quimica. Subprojeto: Investigacao propriedades estruturais e de aquecimento por inducao magnetica de nanoparticulas de ferritas visando aplicacao em adsorcao e degradacao de amoxicilina
      Descrição: O aquecimento de nanopartículas de ferritas quando submetidas a um campo magnético alternado torna estes materiais interessantes para aplicações em diversas áreas, como por exemplo, em biomedicina e na indústria dos polímeros. A otimização de materiais magnéticos para aplicações utilizando-se o aquecimento por indução, seja em termoterapias para tratamento de câncer (hipertermia, termocoagulação), em compósitos termoplástico/ nanopartículas magnéticas, ou para a cura de epóxi, requer um entendimento profundo dos mecanismos envolvidos no processo. Uma das possíveis aplicações, ainda relativamente pouco exploradas, é a utilização das propriedades magnéticas e de aquecimento por indução nos processos de adsorção e degradação de antibióticos de corpos hídricos contaminados usando nanopartículas de ferritas na presença de campos magnéticos externos gerados por corrente alternada. O objetivo geral deste projeto é o estudo dos diversos parâmetros e dos mecanismos envolvidos no processo de aquecimento por indução magnética de ferritas nanoestruturadas e o estudo da possibilidade de aplicação de tais materiais na adsorção e degradação de amoxicilina. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Mariana Alves Caetano - Integrante / Adriana Silva de Albuquerque - Coordenador / José Domingos Ardisson - Integrante / Waldemar Augusto de Almeida Macedo - Integrante / Luis Eugênio Fernandes outon - Integrante. Financiador(es): Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Mariana Alves Caetano.
    4. 2016-Atual. Sintese, estrutura e aquecimento por inducao magnetica de nanoparticulas de ferritas
      Descrição: O aquecimento de nanopartículas de ferritas quando submetidas a um campo magnético alternado torna estes materiais interessantes para aplicações em diversas áreas, como por exemplo, em biomedicina e na indústria dos polímeros. A otimização de materiais magnéticos para aplicações utilizando-se o aquecimento por indução, seja em termoterapias para tratamento de câncer (hipertermia, termocoagulação), em compósitos termoplástico/ nanopartículas magnéticas, ou para a cura de epóxi, requer um entendimento profundo dos mecanismos de aquecimento na presença de um campo de indução. O objetivo geral desse projeto é o estudo dos diversos parâmetros e dos mecanismos envolvidos no processo de aquecimento por indução magnética de ferritas nanoestruturadas, puras e dispersas em matriz de sílica. UNIVERSAL CNPq 2016. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Mariana Alves Caetano - Integrante / Adriana Silva de Albuquerque - Coordenador / José Domingos Ardisson - Integrante / Waldemar Augusto de Almeida Macedo - Integrante / Luis Eugênio Fernandes outon - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Mariana Alves Caetano.
    5. 2010-2011. Sintese e caracterizacao de ferrofluidos e compostos baseados em ferritas de Cu, Co e Ni.
      Descrição: O trabalho consistiu na obtenção e caracterização estrutural e magnética de ferrofluidos e compostos baseados em ferritas de Co, Ni e Cu. Especificamente, foram realizadas: #10;1)#09;Síntese de ferritas de Co, Cu e Ni, puras e em matriz sílica;#10;2)#09;Caracterização dos pós obtidos;#10;3)#09;Preparação dos ferrofluidos a partir dos materiais obtidos em (1);#10;4)#09;Caracterização dos ferrofluidos obtidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Mariana Alves Caetano - Coordenador / Adriana Silva de Albuquerque - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Patricia Mariana Alves Caetano.
    6. 2008-2009. Modelagem Matematica de Motores de Combustao Interna
      Descrição: O projeto consistiu na modelagem matemática das emissões gasosas dos motores de combustão interna pelo fato dessas emissões serem as maiores responsáveis pelos altos níveis de poluentes. A partir das equações de equilíbrio termodinâmico das espécies geradas na combustão foi montado um sistema não linear com vinte e duas incógnitas e vinte e três equações. Desenvolvido um programa computacional para a resolução do sistema sendo este diferente dos similares pois permite o cálculo das emissões em motores para diversos tipos de combustíveis e misturas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patricia Mariana Alves Caetano - Integrante / Juan Canellas Bosch Neto - Coordenador / Eduardo Mautone Barros - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Patricia Mariana Alves Caetano.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (14)
    1. International Nuclear Atlantic Conference. Embaixadores Nucleares. 2019. (Congresso).
    2. XVIII Brazilian MRS Meeting. Degradation of amoxicillin using magnetic induction heating. 2018. (Congresso).
    3. XVI Brazilian MRS Meeting. Synthesis, characterization and activity catalytic of nanoparticles of ferrite nickel pure and dispersed in matrix silica. 2017. (Congresso).
    4. XVI Brazilian MRS Meeting. Antibiotic amoxicillin removal from aqueous solution using nickel ferrite. 2017. (Congresso).
    5. XV Brazilian MRS. Potential application of nickel and cobalt ferrites in amoxicillin adsorption. 2016. (Congresso).
    6. XV Brazilian MRS Meeting. Synthesis and characterization of nanostructured multifunctional hybrid compounds based on nickel ferrites and rare earths orthoferrites. 2016. (Congresso).
    7. XV Brazilian MRS Meeting. Characterization and catalyst activity of nanoparticles of pure nickel ferrite and dispersed in a silica matrix. 2016. (Congresso).
    8. SBPMat. SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF NixCo1-XFe2O4 NANOPARTICLES. 2014. (Congresso).
    9. Uni + Ciências Exatas e da Terra. 2012. (Encontro).
    10. XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Avaliação Numérica Simplificada de Emissões em Combustores. 2010. (Congresso).
    11. II Jornada Acadêmica de Engenharia Química do UNIBH. 2009. (Outra).
    12. I Jornada Acadêmica de Engenharia Química do UNIBH. 2008. (Outra).
    13. Semana De Engenharia de Alimentos - UNIBH.Modelagem Matemática de Motores de Combustão Interna. 2008. (Oficina).
    14. Seminário Nacional de Sistemas de Produção e Informação.Modelagem Matemática de Motores de Combustão Interna. 2008. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Patricia Mariana Alves Caetano ⇔ Paula Sevenini Pinto (1.0)
        1. CAETANO, PATRICIA ; SIMÕES, NATHÁLIA ; PINTO, PAULA ; FERNANDEZ'OUTON, LUIS ; ALBUQUERQUE, ADRIANA ; MACEDO, WALDEMAR ; ARDISSON, JOSÉ. Application of Nickel Ferrite Nanoparticles in Adsorption of Amoxicillin Antibiotic. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY. v. 31, p. 10.21577/0103-5-2461, issn: 0103-5053, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02