Lattes UEMG

Marco Tulio de Sousa

Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante a graduação, realizou intercâmbio acadêmico na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Fez parte de seu doutorado na Universidade Paul Valéry de Montpellier III. Interessa-se por pesquisas relacionadas a mídia e religião. Desde a graduação, tem desenvolvido estudos sobre a discursividade pentecostal na mídia. Atualmente, suas pesquisas se voltam para a midiatização de rituais religiosos, em especial, a peregrinação a Santiago de Compostela. É docente do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (unidade: Divinópolis). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Aprovado em 2º lugar em concurso para professor substituto (Área: Jornalismo e Editoração). Edital PROAD Nº 050/2019 - DEJOR, Universidade Federal de Ouro Preto., Universidade Federal de Ouro Preto... 2019.
      Membro: Marco Tulio de Sousa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (25)
    1. Seminário Internacional Dispositivos: perspectivas teórico-metodológicas. 2017. (Seminário).
    2. CONACIR - Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões). Bençãos e exorcismos na Programação IURD mineira: a emergência de pontos de sacralização em rituais religioso-midiáticos na TV. 2016. (Congresso).
    3. I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais.As primeiras pistas no/do Caminho: inferências iniciais de uma pesquisa sobre a midiatização da peregrinação a Santiago de Compostela. 2016. (Seminário).
    4. 28º Congresso da SOTER: Religião e espaço público: cenários contemporâneos. Uma história, duas estratégias: análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus. 2015. (Congresso).
    5. 2º Simpósio Nordeste da ABHR - Gênero e religião: Diversidades e (in)tolerâncias nas mídias.Do fracasso ao sucesso: narrativas da Igreja Universal nas madrugadas mineiras. 2015. (Simpósio).
    6. XXVII Congresso Internacional da Soter. Quem é a Universal? Análise discursiva de uma campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus. 2014. (Congresso).
    7. 1º Jornada de Mídia e Religiões:.Hierofanias na rede: possibilidades de reconfiguração do Sagrado no mundo digital. 2012. (Outra).
    8. Compós. 2012. (Congresso).
    9. Fenomenologia e Hermenêutica: Lendo de novo Ricoeur. 2012. (Outra).
    10. IV Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano.A ?ONDA VERDE?: análise discursiva dos programas eleitorais da campanha de Marina Silva à presidência. 2012. (Seminário).
    11. V Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais. 2012. (Encontro).
    12. XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. O arquivo na rede: proposta de uma análise comparada da cobertura da Rio +20 pelos portais de notícia Folha.com e G1. 2012. (Congresso).
    13. III Seminário Internacional de Media, Jornalismo e Democracia.A fé na TV: uma análise de discurso e argumentação do programa Show da Fé. 2010. (Seminário).
    14. XV Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste. A magia televisiva no discurso religioso: uma análise de discurso e argumentação do programa Show da Fé. 2010. (Congresso).
    15. "Caso Koji" no VII Encontro Regional de Comunicação. 2009. (Oficina).
    16. VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pessquisadores em Jornalismo.O fim da obrigatoriedade do diploma: uma leitura discursiva de editoriais da Veja e da Época. 2009. (Encontro).
    17. VII Encontro Regional dde Comunicação.O discurso da revista IstoÈ sobre o fim da obrigatoriedade do diploma. 2009. (Encontro).
    18. VII Encontro Regional de Comunicação.O código e a prática jornalística: uma análise de reportagens da Veja e da Época. 2009. (Encontro).
    19. XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. O GLOBO: agendameno esfera pública no segundo turno das eleições em 2008. 2009. (Congresso).
    20. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Horário Eleitoral e imprensa: relações de agendamento enter o campo político e o campo jornalístico nas eleições municipais de 2008 em Juiz de Fora. 2009. (Congresso).
    21. "Comunicação e Nova Psicanálise" no VI Encontro Regional de Comunicação. 2008. (Encontro).
    22. Estado de Minas em Pauta. 2008. (Seminário).
    23. Comunicação, Esporte e Cultura. 2007. (Encontro).
    24. Os desafios para a retomada do crescimento. 2007. (Oficina).
    25. Pesquisar a cidade: o desafio de conhecer áreas subnormais. 2007. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. SOUSA, M. T.. III Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. SOUSA, M. T.. II Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. SOUSA, M. T.. 4º Colloque International ComSymbol. 2018. (Congresso).. . 0.
    4. SOUSA, M. T.. I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. 2016. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02