Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante a graduação, realizou intercâmbio acadêmico na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Fez parte de seu doutorado na Universidade Paul Valéry de Montpellier III. Interessa-se por pesquisas relacionadas a mídia e religião. Desde a graduação, tem desenvolvido estudos sobre a discursividade pentecostal na mídia. Atualmente, suas pesquisas se voltam para a midiatização de rituais religiosos, em especial, a peregrinação a Santiago de Compostela. É docente do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (unidade: Divinópolis). (Texto informado pelo autor)
DE SOUSA, MARCO TÚLIO; DA ROSA, ANA PAULA. The Mediatization of Camino De Santiago: Between the Pilgrimage Narrative and Media Circulation of the Narrative. RELIGIONS. v. 11, p. 480-499, issn: 2077-1444, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; OLIVEIRA, J. R.. Entre o convencer e o admirar: estratégias discursivas da Igreja Universal na programação IURD e na campanha Eu Sou A Universal. Estudos em Comunicacao. v. 1, p. 51-63, issn: 1646-4973, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; CARVALHO, C. A.. O dispositivo midiático: da conceituação foucaultiana à aplicação nos estudos comunicacionais. ANAGRAMAS RUMBOS Y SENTIDOS DE LA COMUNICACION. v. 16, p. 31-46, issn: 1692-2522, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. Rezando pelo smartphone: reconfigurações de práticas religiosas em um grupo de oração católico pelo WhatsApp. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE). v. 20, p. 217-230, issn: 1984-8226, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; CARVALHO, C. A.. DO TEXTO COMO PARTITURA: a escrita narrativa e a leitura como experiência criativa e suas implicações para os estudos comunicacionais. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE). v. 18, p. 23-36, issn: 2178-0145, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; ROSA, Ana. Faith, entertainment, and conflicts on the Camino de Santiago (The Way of St. James): a case study on the mediatization of the pilgrimage experience on Facebook groups. ESSACHESS - Journal for Communication Studies. v. 10, p. 145-170, issn: 2066-5083, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; RODRIGUES, D.. O Sexto Sentido e a Sexta-Feira 13: narrativas da Igreja Universal em um programa televisivo da Rede Record em Portugal. Palabra Clave. v. 18, p. 563-587, issn: 0122-8285, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. Narrativas do (con-) vencer: testemunhos de fracasso e sucesso da Igreja Universal na sua programação televisiva em Minas Gerais. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. v. 8, p. 1-14, issn: 2238-0701, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; CARVALHO, C. A.. Narrar, lembrar, esquecer: Os 35 anos da Igreja Universal na Folha Universal e na Folha de Portugal. Estudos em Comunicacao. v. 17, p. 143-165, issn: 1646-4974, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, MARCO TÚLIO DE; OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE. O Fiel Como Garoto Propaganda: Análise Discursiva De Uma Campanha Publicitária Da Igreja Universal do Reino de Deus. Novos Olhares. v. 3, p. 226-238, issn: 2238-7714, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; VILLELA, C. C.. A ?Onda Verde?: análise discursiva dos programas eleitorais da campanha de Marina Silva à presidência. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano. v. 1, p. 189-207, issn: 2178-602X, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. Sobre o discurso pentecostal e suas inscrições midiáticas: estudo de caso sobre um programa televisivo. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação. v. 1, p. 1-94, issn: 1646-3137, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANTANA, W. A. ; SOUSA, M. T.. O Arquivo Verde: discursos sobre a Rio +20 em dois portais brasileiros. Revista Online Especializada en Derecho de la Comunicación. v. 16, p. 38-52, issn: 1988-2629, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. A. ; SOUSA, M. T.. A QUARTA FERIDA NARCÍSICA: a crise da ciência moderna e suas implicações para as pesquisas em comunicação. Revista Comunicação Midiática (Online). v. 7, p. 109-128, issn: 2236-8000, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; SANTANA, W. A.. A religião na media: uma análise de discurso e argumentação do progra a Show da Fé. Estudos em Comunicacao. v. 8, p. 193-218, issn: 1646-4974, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; GROHMANN, R. ; SANTANA, W. A.. O fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo: uma leitura discursiva de editoriais da Veja e da Época. Lumina (UFJF. Online). v. 1, p. 1-13, issn: 1981-4070, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. Bençãos e exorcismos midiáticos: a emergência de pontos de sacralização na programação televisiva da Igreja Universal nas madrugadas. Em: Carlos Antonio Carneiro Barbosa. (Org.). Discursividade Pentecostal II: A voz da mídia é a voz de Deus?. 1ed.São Paulo. : Editora Reflexão. 2017.v. 7, p. 65-95. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. Mídia e religião: dispositivos em conexão. A reconfiguração da experiência religiosa no mundo digital. Em: GOMES, Pedro Gilberto; FAUSTO NETO, Antonio Fausto; SBARDELOTTO, Moisés; SOUZA, Thamiris Magalhães. (Org.). MÍDIAS E RELIGIÓES: A comunicação e a fé em sociedades em midiatização. 2ed.São Leopoldo (RS). : Unisinos. 2013.v. 1, p. 103-119. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; NASCIMENTO, J. M. ; VILLELA, C. C.. Horário Eleitoral e imprensa: agendamentos entre o campo político e o campo jornalístico. Em: LEAL, Paulo Roberto Figueira; WERNECK, Vinícius Barbosa Diniz. (Org.). Mídia e Identificação Política: a propaganda televisiva nas eleições juizforanas de 2008. 1ed.Rio de Janeiro. : Multifoco. 2011.p. 91-106. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (17)
SOUSA, M. T. Peregrinação e Midiatização: notas para uma primeira tentativa de sistematização. Em: III Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais, v. 1, p. 1-14, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, MARCO TÚLIO DE. Narrar a si pelo outro: a identidade narrativa da Igreja Universal na Programação IURD. Em: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, v. 42, p. 1-15, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. Smartphones, aplicativos e peregrinação: identidades (re-) negociadas do peregrino no Caminho de Santiago de Compostela. Em: II Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais, v. 1, p. 1-25, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. Un smartphone sur le ?Chemin? : tensions et négociations dans le processus de médiatisation de l?expérience de pèlerinage de Saint-Jacques-de-Compostelle. Em: 4e Colloque International ComSymbol, v. 1, p. 425-443, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. Midiatização e Peregrinação: uma proposta de pesquisa sobre o Caminho de Santiago. Em: Conferência Brasileira de Comunicação Eclesical (Eclesiocom), v. 5, p. 1-15, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. As primeiras pistas no/do Caminho: inferências iniciais de uma pesquisa sobre a midiatização da peregrinação a Santiago de Compostela. Em: I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, v. 1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; OLIVEIRA, J. R.. Uma história, duas estratégias: análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus. Em: 28 Congresso Internacional da SOTER, v. 1, p. 1-1670, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. DO FRACASSO AO SUCESSO: a ?arquitetura narrativa? da Igreja Universal na Programação IURD mineira. Em: IX ECLESIOCOM (Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial), v. 2, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; OLIVEIRA, J. R.. Quem é a Universal? Análise discursiva de uma campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus. Em: XXVII Congresso Internacional Soter, p. 220-220, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANTANA, W. A. ; SOUSA, M. T.. O arquivo na rede: proposta de uma análise comparada da cobertura da Rio +20 pelos portais de notícia Folha.com e G1. Em: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. A magia televisiva no discurso religioso: uma análise de argumentação e discurso do programa Show da Fé. Em: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, p. 1-15, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; NASCIMENTO, J. M. ; VILLELA, C. C.. Horário Eleitoral e imprensa: relações de agendamento entre o campo político jornalístico nas eleições municipais de 2008 em Juiz de Fora-MG. Em: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), p. 1-12, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; GROHMANN, R. ; SANTANA, W. A.. O fim da obrigatoriedade do diploma: um a leitura discursiva de editoriais da Veja e da Época. Em: VII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), p. 1-15, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; NASCIMENTO, J. M.. O Código de Ética e a prática jornalística: uma análise de reportagens da Veja e da Época. Em: VII Encontro Regional de Comunicação (Enrecom), p. 1-10, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (5)
SOUSA, M. T. Smartphones, aplicativos e peregrinação: identidades (re-) negociadas do peregrino no Caminho de Santiago de Compostela. Em: II Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais, 2018, São Leopoldo. Anais do II Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo (RS): Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, v. 1, p. 1-7, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. O senso comum na atividade de pesquisa em comunicação: um exercício reflexivo a partir de uma pesquisa sobre a midiatização da experiência de peregrinação à Santiago de Compostela. Em: 1 Seminário Discente PPGCC UNISINOS, 2018, São Leopoldo. Anais do 1 Seminário Discente PPGCC UNISINOS. São Leopoldo (RS): Unisinos, v. 1, p. 284-289, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T. As primeiras pistas no/do Caminho: inferências iniciais de uma pesquisa sobre a midiatização da peregrinação a Santiago de Compostela. Em: I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2016, São Leopoldo. Caderno de Resumos Expandidos do I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo: Unisinos, v. 1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; VILLELA, C. C.. A ?Onda Verde?: análise discursiva dos programas eleitorais da campanha de Marina Silva à presidência. Em: IV Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano: Discursos Midiáticos e Práticas Sociais, 2012, Niterói (RJ). Anais do IV Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano: Discursos Midiáticos e Práticas Sociais, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, M. T.; CARVALHO, C. A.. De qual Universal estamos falando: para uma análise de elementos discursivos nos jornais Folha Universal e Folha de Portugal. Em: IV Seminário Internacional de Media, Jornalismo e Democracia, 2012, Lisboa (Portugal). Anais do IV Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia - Homenagem a Nelson Traquina. Lisboa, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (1)
SOUSA, M. T. O SEXTO SENTIDO E A SEXTA FEIRA 13: narrativas da Igreja Universal em um programa da Rede Record em Portugal. Em: 26 Congresso Internacional SOTER, 2013, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos 26 Congresso Internacional SOTER. Belo Horizonte: PUC Minas, v. 1, p. 1-358, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (32)
SOUSA, M. T. Marcher, médiatiser: questions et propositions sur le Camino de Santiago et la commnunication médiatique. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. Peregrinação e Midiatização: notas para uma primeira tentativa de sistematização. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. Reflexões sobre a televisão católica e a teledramaturgia. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. Nas trilhas históricas do Caminho de Santiago. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUSA, MARCO TÚLIO DE. Mídia e Cristianismo: aspectos históricos e questões atuais. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUSA, M. T. O peregrino em disputa: sentidos sobre o peregrinar no Caminho de Santiago. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. O senso comum na atividade de pesquisa em Comunicação Um exercício reflexivo a partir de uma pesquisa sobre a midiatização da experiência de peregrinação à Santiago de Compostela. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. Smartphones, aplicativos e peregrinação: identidades (re-) negociadas do peregrino no Caminho de Santiago de Compostela. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. Mídia e Religião. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUSA, M. T. Un smartphone sur le ?Chemin? : tensions et négociations dans le processus de médiatisation de l?expérience de pèlerinage de Saint-Jacques-de-Compostelle. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. Rezando pelo smartphone: reconfigurações de práticas religiosas em um grupo de orações pelo WhatsApp. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T.; OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE. MÍDIA E RELIGIÃO - ASPECTOS HISTÓRICOS E QUESTÕES ATUAIS. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUSA, M. T. Midiatização e Peregrinação: uma proposta de pesquisa sobre o Caminho de Santiago. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. A ESCRITA NARRATIVA E A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRIATIVA: contribuições de Paul Ricoeur para os estudos comunicacionais. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. Bençãos e exorcismos na Programação IURD mineira: a emergência de pontos de sacralização em rituais religioso-midiáticos na TV. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. As primeiras pistas no/do Caminho: inferências iniciais de uma pesquisa sobre a midiatização da peregrinação a Santiago de Compostela. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T.; OLIVEIRA, J. R.. Uma história, duas estratégias: análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. Do fracasso ao sucesso: narrativas da Igreja Universal nas madrugadas mineiras. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
SOUSA, M. T.; OLIVEIRA, J. R.. Quem é a Universal? Análise discursiva de uma campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. O SEXTO SENTIDO E A SEXTA FEIRA 13: narrativas da Igreja Universal em um programa da Rede Record em Portugal. 2013. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUSA, M. T. NARRATIVA, DISPOSITIVO E EXPERIÊNCIA: A construção de um olhar sobre a Programação IURD. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUSA, M. T.; SANTANA, W. A.. O arquivo na rede: proposta de uma análise comparada da cobertura da Rio +20 pelos portais de notícia Folha.com e G1. In: ALAIC (2012), Montevidéu (Uruguai). 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T.; VILLELA, C. C.. A ?ONDA VERDE?: análise discursiva dos programas eleitorais da campanha de Marina Silva à presidência. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
SOUSA, M. T. Hierofanias na rede: possibilidades de reconfiguração do Sagrado no mundo digital. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T.; CARVALHO, C. A.. De qual Universal estamos falando: para uma análise de elementos discursivos nos jornais Folha Universal e Folha de Portugal. In: IV Seminário Internacional de Media, Jornalismo e Democracia. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
SOUSA, M. T. A magia televisiva no discurso religioso: uma análise de argumentação e discurso do programa Show da Fé. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T.; SANTANA, W. A.. A fé na TV: uma análise de discurso e argumentação do programa Show da Fé. In: III Seminario Internacional de Media, Jornalismo e Democracia. (Lisboa - Portugal). 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T. O Globo: agendamento e esfera pública no segundo turma das eleições em 2008. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T.; NASCIMENTO, J. M. ; VILLELA, C. C.. Horário Eleitoral e imprensa: relações de agendamento entre o campo político jornalístico nas eleições municipais de 2008 em Juiz de Fora-MG. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T.; GROHMANN, R. ; SANTANA, W. A.. O fim da obrigatoriedade do diploma: um a leitura discursiva de editoriais da Veja e da Época. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T.; GROHMANN, R.. O discurso da Revista Istoé sobre o fim da obrigatoriedade do diploma. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, M. T.; NASCIMENTO, J. M.. O Código de Ética e a prática jornalística: uma análise de reportagens da Veja e da Época. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (2)
SOUSA, M. T. Pósfacio: O Mal como ?objeto outro? e ?outro discursivo?: um comentário sobre o ?exorcismo total? no neopentecostalismo. São Paulo. 2018. Prefácio, Pósfacio/Posfácio [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (24)
SOUSA, MARCO TÚLIO DE. Parecer de Resumos Expandidos no III Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Coordenação do GT Processos de Midiatização no VIII Colóquio Semiótica das Mídias. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Parecer de Resumos Expandidos no II Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Coordenação de GT Mídia e Religião A no II Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Coordenação da Mesa 11 - Redes sociais, circulação e memes no I SDCOM. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Parecer de Trabalhos no I Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T.; OLIVEIRA, J. R.. Coordenação do GT Mídia e Religião II CONACIR (Congresso Nacional das Graduações e Pós-Graduações em Ciência da Religião). 2016. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Coordenação do GT Mídia e Religião B no I Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, MARCO TÚLIO DE. Religare: Conhecimento e Religião: sobre discurso religioso midiático. 2019. (Programa de rádio ou. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Jornal CIdade Em Notícia. 2011. (Programa de rádio ou. 2011. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T.; VILLELA, C. C. ; NASCIMENTO, J. M.. Contando HIstória. 2008. (Programa de rádio ou. 2008. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Onda Literária. 2007. (Programa de rádio ou. 2007. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, MARCO TÚLIO DE; TUDOR, M.. Mídia, política e Igreja Ortodoxa: entre a secularização e a revitalização da religião no contexto pós-comunista da Romênia ? Entrevista com Mihaela Tudor. 2019; Tema: Mídia e Religião Ortodoxa. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T.; MILANI, T.. Mídia e Religião: o fenômeno e seu campo de estudos ? Entrevista com Luís Mauro Sá Martino. 2018; Tema: Mídia e Religião. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Magali Cunha fala sobre o novo GP de Comunicação e Religião da Intercom. 2018; Tema: Mídia e Religião. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Resenha: Peregrinos e peregrinação na Idade Média. 2017; Tema: Peregrinação e religião na Idade Média. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Resenha: Para onde peregrinamos? ? Notker Wolf. 2017; Tema: Peregrinação e teologia. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Conquistados, eles conquistam: transformações do segmento evangélico brasileiro e suas relações com a mídia ? Entrevista com Magali do Nascimento Cunha (parte 1: a ?nova? cultura gospel). 2017; Tema: Mídia e Religião evangélica. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Conquistados, eles conquistam: transformações do segmento evangélico brasileiro e suas relações com a mídia ? Entrevista com Magali do Nascimento Cunha (parte 2: o envolvimento com a política). 2017; Tema: Mídia e Religião evangélica. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Decifra-me ou te devoro: os desafios das igrejas na sociedade em midiatização ? Entrevista com Pedro Gilberto Gomes. 2016; Tema: Mídia e Religião. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. 'Viver a religião hoje é um fato público que passa pela mediação da mídia' - Entrevista com Antônio Fausto Neto (parte 2). 2016; Tema: Mídia e Religião. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. 'Viver a religião hoje é um fato público que passa pela mediação da mídia' - Entrevista com Antônio Fausto Neto (parte 1). 2016; Tema: Mídia e Religião. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T. Mídia, Religião e Sociedade. 2015; Tema: Mídia e Religião. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (2)
SOUSA, M. T.; OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE. Mídia e Religião: Estudos e Perspectivas. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, M. T.; OLIVEIRA, J. R.. Mídia, Religião e Sociedade: estudos e perspectivas. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (4)
2016-2020. Pelos caminhos de Santiago: dicotomias em uma experiencia de peregrinacao midiatizada Descrição: Pesquisa de doutorado feita no programa de pós-graduação em Comunicação da Unisinos. A pesquisa visou identificar de que modo os processos midiáticos interferem na experiência do peregrino que percorre o Caminho de Santiago.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marco Tulio de Sousa - Coordenador. Número de produções C, T A: 10 Membro: Marco Tulio de Sousa.
2012-Atual. Jornalismo e atores sociais: analise de narrativas sobre homofobia e HIV/Aids nos jornais Estado de Minas, Folha de S. Paulo e O Globo nos anos de 2011 e 2012 - Fase II Descrição: A pesquisa, financiada pelo Edital Universal CNPq 2012, dá continuidade às investigações iniciadas em 2010, com foco no desenvolvimento teórico a partir do final da coleta de dados (janeiro de 2013) nos jornais O Globo, Folha de S.Paulo e Estado de Minas. Busca-se aprofundamentos nos conceitos de narrativas, narrativas jornalísticas e jornalismo como ator social... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marco Tulio de Sousa - Integrante / Carlos Alberto de Carvalho - Coordenador. Membro: Marco Tulio de Sousa.
2010-2013. Jornalismo e atores sociais: analise de narrativas sobre homofobia e HIV/Aids nos jornais Estado de Minas, Folha de S. Paulo e O Globo nos anos de 2011 e 2012 Descrição: A pesquisa investiga os modos como a cobertura jornalística de três jornais impressos brasileiros de referência (O Globo, Folha de S.Paulo e Estado de Minas) trata as interconexões entre o HIV/Aids e a homofobia. São acionados os conceitos de HIV/Aids, Homofobia, Jornalismo como Ator Social, Enquadramento Jornalístico, Acontecimento e Narrativas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marco Tulio de Sousa - Integrante / Carlos Alberto de Carvalho - Coordenador. Membro: Marco Tulio de Sousa.
2008-2009. Midia e identificacao politica - a propaganda televisiva nas eleicoes juizforanas de 2008 Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marco Tulio de Sousa - Coordenador / Paulo Roberto Figueira Leal - Integrante. Número de produções C, T A: 3 Membro: Marco Tulio de Sousa.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (1)
Aprovado em 2º lugar em concurso para professor substituto (Área: Jornalismo e Editoração). Edital PROAD Nº 050/2019 - DEJOR, Universidade Federal de Ouro Preto., Universidade Federal de Ouro Preto... 2019. Membro: Marco Tulio de Sousa.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (25)
Seminário Internacional Dispositivos: perspectivas teórico-metodológicas. 2017. (Seminário).
CONACIR - Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões). Bençãos e exorcismos na Programação IURD mineira: a emergência de pontos de sacralização em rituais religioso-midiáticos na TV. 2016. (Congresso).
I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais.As primeiras pistas no/do Caminho: inferências iniciais de uma pesquisa sobre a midiatização da peregrinação a Santiago de Compostela. 2016. (Seminário).
28º Congresso da SOTER: Religião e espaço público: cenários contemporâneos. Uma história, duas estratégias: análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus. 2015. (Congresso).
2º Simpósio Nordeste da ABHR - Gênero e religião: Diversidades e (in)tolerâncias nas mídias.Do fracasso ao sucesso: narrativas da Igreja Universal nas madrugadas mineiras. 2015. (Simpósio).
XXVII Congresso Internacional da Soter. Quem é a Universal? Análise discursiva de uma campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus. 2014. (Congresso).
1º Jornada de Mídia e Religiões:.Hierofanias na rede: possibilidades de reconfiguração do Sagrado no mundo digital. 2012. (Outra).
Compós. 2012. (Congresso).
Fenomenologia e Hermenêutica: Lendo de novo Ricoeur. 2012. (Outra).
IV Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano.A ?ONDA VERDE?: análise discursiva dos programas eleitorais da campanha de Marina Silva à presidência. 2012. (Seminário).
V Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais. 2012. (Encontro).
XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. O arquivo na rede: proposta de uma análise comparada da cobertura da Rio +20 pelos portais de notícia Folha.com e G1. 2012. (Congresso).
III Seminário Internacional de Media, Jornalismo e Democracia.A fé na TV: uma análise de discurso e argumentação do programa Show da Fé. 2010. (Seminário).
XV Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste. A magia televisiva no discurso religioso: uma análise de discurso e argumentação do programa Show da Fé. 2010. (Congresso).
"Caso Koji" no VII Encontro Regional de Comunicação. 2009. (Oficina).
VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pessquisadores em Jornalismo.O fim da obrigatoriedade do diploma: uma leitura discursiva de editoriais da Veja e da Época. 2009. (Encontro).
VII Encontro Regional dde Comunicação.O discurso da revista IstoÈ sobre o fim da obrigatoriedade do diploma. 2009. (Encontro).
VII Encontro Regional de Comunicação.O código e a prática jornalística: uma análise de reportagens da Veja e da Época. 2009. (Encontro).
XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. O GLOBO: agendameno esfera pública no segundo turno das eleições em 2008. 2009. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Horário Eleitoral e imprensa: relações de agendamento enter o campo político e o campo jornalístico nas eleições municipais de 2008 em Juiz de Fora. 2009. (Congresso).
"Comunicação e Nova Psicanálise" no VI Encontro Regional de Comunicação. 2008. (Encontro).
Estado de Minas em Pauta. 2008. (Seminário).
Comunicação, Esporte e Cultura. 2007. (Encontro).
Os desafios para a retomada do crescimento. 2007. (Oficina).
Pesquisar a cidade: o desafio de conhecer áreas subnormais. 2007. (Oficina).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (4)
SOUSA, M. T.. III Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. 2019. (Congresso).. . 0.
SOUSA, M. T.. II Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. 2018. (Congresso).. . 0.
SOUSA, M. T.. 4º Colloque International ComSymbol. 2018. (Congresso).. . 0.
SOUSA, M. T.. I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. 2016. (Congresso).. . 0.