Lattes UEMG

Rita de Cassia Ribeiro Carvalho

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1992) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1995). Doutorado em Zootecnia (Forragicultura e Pastagem) pela Universidade Federal de Lavras (2009).Professor adjunto da Universidade do Estado de Minas Gerais e orientadora de Iniciação Científica e mestrado. . Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo de Bovinos leiteiros e forragicultura. Atuou como Vice-diretora da Faculdade de Engenharia e Coordenadora do curso de Agronomia da FESP(2006-2008) . Ministra aulas de Forragicultura e pastagem, bovinocultura, metodologia de pesquisa, redação técnica, tecnologia de alimentos origem animal e vegetal, anatomia animal, nutrição animal, Anatomia, fisiologia Animal e Projeto Integrador. Coordenadora do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Colaboradora na disciplina Tópicos especiais em desenvolvimento rural sustentável: 1-Economia e administração aplicada à gestão sustentável . 2- Gestão Sustentável de Empreendimentos e Serviços. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2395028352435935 (02/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Agronomia. Avenida Juca Stockler - 1130 Belo Horizonte 37900106 - Passos, MG - Brasil Telefone: (35) 35296000 URL da Homepage: http://www.fespmg.edu.br
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Zootecnia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (42)
    1. 2020-Atual. Desenvolvimento de um programa de atividade fisica para criancas no municipio de Passos-MG
      Descrição: Em tempos modernos, inúmeros fatores têm contribuído para o aumento da inatividade física e do comportamento sedentário de crianças. Donnelly et al. (2016) destacam que o fato da maior exposição a tecnologias de informação e comunicação é um dos fatores mais evidentes. Finotti et al. (2019) ainda reiteram que o acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm ocorrido cada vez mais cedo. o objetivo do trabalho é conhecer as ações realizadas no município de Passos, Minas Gerais, de combate ao sedentarismo e ao sobrepeso nas crianças, assim como entender o estilo de vida das mesmas, com o propósito de desenvolver um programa de atividade física para essa parcela da população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Jean Lucas Rosa - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    2. 2019-Atual. PROPOSTA DE SISTEMA DE INDICADORES PARA AVALIACAO DA SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS DO TURISMO RURAL: APLICACAO NA REGIAO DA SERRA DA CANASTRA ? MG
      Descrição: Este projeto almeja propor um sistema para auxiliar empreendimentos pertencentes ao turismo no meio rural a avaliar e monitorar o nível de desenvolvimento sustentável. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica sistemática de pesquisa e seleção de trabalhos científicos, formando um portfólio literário especializado para a definição dos métodos, ferramentas e modelos para proposta de identificação de indicadores com o intuito de promovera utilização consciente dos meios rurais e redução dos impactos ambientais causados pelo turismo. Por meio desta abordagem conceitual quantitativa, torna-se possível identificar variáveis que fundamentaram a ferramenta de assimilação do nível de evolução em que se encontram. Utilizando-se de uma metodologia participativa, considerando a perspectiva dos envolvidos, o sistema será aplicado nas empresas que utilizam do turismo rural para desenvolver suas atividades no Parque Nacional da Serra da Canastra, delimitandoaos pertencentesda Associação de Turismo da Serra da Canastra. Como principais resultados, aspira-se a um sistema metodológico de aplicação simples e objetiva, que permita o entendimento das principais questões da sustentabilidade que circundam a região. A proposta presente no trabalho visará contribuições científicas para preencher lacunas existentes no que diz respeito a indicadores de desempenho focados no turismo rural, bem como a colaboração para a evolução de medidas alternativas sustentável na região.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Pedro Henrique Orlandi - Integrante / Marcelo Galvani Pimenta - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    3. 2019-Atual. Analise quimica, bromatologica e caracteristicas fermentativas de silagem de capim BRS Capiacu com inclusao de farelo de arroz
      Descrição: Com o aumento das variações climáticas, teve-se a necessidade de se desenvolver métodos de estocagem de alimento para animais durante os períodos de estiagem. A busca por alternativas mais viáveis levou os produtores a buscar o uso de outras matérias-primas para confecção da silagem. Um problema muito comum nas gramíneas mais usuais, é o alto teor de umidade, que por sua vez, prejudica o processo de fermentação.O capim-elefante (Pennisetum purpureum) é uma planta altamente difundida por todo Brasil, podendo ser cultivado em condições ambientais divergentes. A Embrapa desenvolveu um capim melhorado, denominado BRS Capiaçu, que se destaca como uma grande alternativa para produtores. Estudos e pesquisas precisam ser realizados com esse capim, visto que ainda não se tem muitos dados de campo a seu respeito. Para ajudar a garantir a qualidade da silagem, há a inserção de aditivos no momento da confecção como farelo de arroz. Outro ponto a ser levado em consideração é o reaproveitamento de resíduos da agroindústria. A destinação desses produtos à alimentação de bovinos, além de melhorar a nutrição dos mesmos, ambientalmente também é interessante, visto que há utilização dos materiais na composição da silagem. Nesse sentido, objetiva-se avaliar a inclusão de teores crescentes diferentes farelo de arroz no momento da ensilagem de capim BRS Capiaçu, que embora seja novo no mercado, apresenta grandes vantagens em relação a outros materiais utilizados na silagem, assim, sendo uma opção alternativa para o produtor rural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Lorena Jovana Aureliano Santos - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    4. 2019-Atual. Construcao de estufa de germinacao com uso de material sustentavel e validacao desta metodologia
      Descrição: Estufa de plantas (estufa de germinação) funciona como acumuladora de calor, no que resulta em uma temperatura de seu interior maior que a temperatura do ambiente no lado exterior. Elas apresentam como benefícios: proteger as plantas, impedindo o ataque de pragas e outros animais; proteção contra fatores ambientais como chuvas fortes, granizo, vento, mantém sempre a temperatura ideal para o desenvolvimento das plantas nela contidas e por outro lado tem é utilizada para germinação de sementes propriamente dita. Existem vários tipos de estufa e o presente trabalho busca uma forma alternativa de construção de estufa sustentável que consiste em uso de material plástico, fechado, possibilitando que todo calor fique contido e se torne como condicionante ideal para a germinação de sementes. Feito com material reciclável respeita o meio ambiente e auxilia na redução de custos, tornando-se acessível a qualquer produtor e/ou Instituição que se interesse por descobrir o índice de germinação de sementes. Sem a necessidade de grandes investimentos em outros aparelhos, como B.O.D. ou Mangelsdorf que acarretam investimentos altos, assim como a construção e manutenção de estufas em campo. Nesse sentido, para se obter uma produtividade ideal da cultura é necessário que testes de germinação de sementes sejam realizados para comprovação dos dados provenientes de sua embalagem, em especial avaliação de sementes armazenadas por um período além do recomendado. Criar uma forma alternativa para construção de estufa econômica e sustentável, e comparar com as já existentes (estufa de campo, B.O.D. e Mangelsdorf) é o propósito desse estudo. Além disso, vislumbra-se a validação dessa metodologia que poderá ser utilizada em muitas pesquisas, as quais poderão ser viabilizadas utilizando um método simples, mas comprovado cientificamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Gabriel Coletti - Integrante / Letícia Beatriz Noske - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    5. 2018-2021. Proposta de subsidio para tomada de decisao e gestao ambiental das trilhas Dificil e da casca d?Anta do Parque Nacional da Serra da Canastra-MG?.
      Descrição: O Parque Nacional da Serra da Canastra é marcado pela beleza cênica e presença de diversos poços, riachos, quedas d?água e cachoeiras, assim é bastante almejado para o desenvolvimento do turismo na região, principalmente em trilhas, especificamente na trilha que dá acesso a principal atração do parque: cachoeira casca d?anta. Desta forma, é imprescindível a realização de estudos, planejamento e monitoramento que visem a minimização/mitigação de impactos ambientais e estudos que proporcione qualidade na atividade turística de forma sustentável. O projeto propõe subsidiar no plano de manejo do Parque Nacional da Serra da Canastra juntamente com o ICMBIO. Diversas avaliações serão realizadas e aplicadas nos princípios de manejo sustentável de uma Unidade de Conservação. Esse estudo será relevante para tomada de decisão e na gestão do setor turístico do PNSC. O local a ser estudado é uma região altamente demandada devido ao maior número de turistas que ali chegam. Sendo assim, será realizado a classificação e certificação da rota de trekking que dá acesso a atração principal do parque, que é a cachoeira Casca d?anta. Tal classificação permitirá a elaboração de um painel interpretativo, que será exposto em um local estratégico da trilha, para mostrar aos turistas informações importantes desta trilha, tais como: tempo total, quilometragem total, intensidade de esforço físico, desníveis, dentre outros. Será realizado também estudos de capacidade de carga desta trilha, ou seja, será aplicado estudos sobre o solo, considerando diversos fatores, para estabelecer a capacidade que esta trilha suporta, tendo como resultado final o estabelecimento do número máximo de pessoas que a trilha pode abrigar por dia (kg/m²). Além disso, será realizado um planejamento para melhoria das condições físicas da trilha já existente, visando a qualidade da sua estrutura, como necessidade de adequar corrimão e aumentar a faixa do piso em locais mais perigosos e que necessita de maior cuidado bem como o manejo de tais estruturas e da trilha, além da inserção de placas educativas e de sinalização para a realização de educação ambiental no local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Rômulo Amaral Faustino Magri - Integrante / Tereza Cristina de Faria Krauss - Integrante / Thays Cristina Souza Magri - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    6. 2018-2021. PROPOSTA DE GESTAO DO PARQUE MUNICIPAL DOUTOR EMILIO PIANTINO: AREA PROTEGIDA TOMBADA PELO PATRIMONIO CULTURAL - PASSOS / MG
      Descrição: As áreas verdes, as quais são representadas nos centros urbanos por praças, parques e unidades de conservação, se configuram como item importante dentro de uma cidade, uma vez que são capazes de dimensionar a qualidade de vida humana, afim de proporcionar um ambiente equilibrado e saudável. Em 2002, o Decreto nº. 247, declara o tombamento do Parque Municipal Doutor Emílio Piantino, com área total de 62.598,33 m², passando a ser inscrito no "Livro de tombo" do Município de Passos-MG, reconhecido como bem tombado. O objetivo geral desta pesquisa é definir ações prioritárias para incluir o Parque Municipal Doutor Emílio Piantino, localizado em perímetro urbano de Passos (MG), no Sistema de Unidades de Conservação, buscando, propor revitalização, adequação e gestão desta parcela territorial importante para a manutenção da qualidade de vida urbana, bem como estruturar a gestão para permitir a convivência da sociedade com a área, ao considerar que se trata de um bem tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Passos (COMPAC).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Marcia Sulmonetti Martins - Integrante / Dalmo Arantes de Barros - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    7. 2018-2018. ESTUDO DE SILAGENS DE DIFERENTES HIBRIDOS DE MILHO (Zea mays) QUANTO A PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA SILAGEM
      Descrição: O conhecimento do valor nutritivo das silagens utilizadas para ruminantes é de grande importância, principalmente para animais de alta produção, como vacas em lactação. As perspectivas da cadeia produtiva do leite no Brasil e no Mundo foram discutidas em Fórum de debates realizado na (MILKPOINT, 2014). A região do Sudoeste Mineiro, em especial no município de Passos, hoje ocupa posição de destaque pela sua produção leiteira, onde se encontra uma das maiores bacias leiteiras de Minas Gerais, e consequentemente, a atividade leiteira gera empregos e renda em todos os municípios da região. Esta produção deve-se a uma conscientização e aplicação de tecnologias já adquirida pelos produtores e empresários da região. No entanto, nesse momento, carece de mais avanços ao buscar novas tecnologias para obtenção de índices de produção que possam superar os atuais, já que os pecuaristas são altamente conhecedores e aplicadores de informações inovadoras no sistema produtivo. Lideranças e pesquisadores do setor têm comentado em diversos eventos sobre o tema, e concluíram que a cadeia leiteira avançou muito nos últimos anos, mas ainda será preciso novos avanços para o país se tornar um grande exportador de leite. E como conseguir isso? Essa é a pergunta que muitos pesquisadores pretendem responder. Assim foi criada uma linha de pesquisa há três anos, e a cada ano são estudados novos híbridos, com o objetivo de complementar os resultados já obtidos, para que em um futuro próximo possam ser selecionados híbridos melhores adaptados à região. Um dos avanços apontados por muitos, mas que no Brasil ainda está em fase embrionária, é quanto à nutrição de precisão, a qual foca o uso racional dos recursos disponíveis para a alimentação animal, fornecendo o que realmente os animais precisam, evitando com isso custos desnecessários. Nesta nutrição, o uso de fontes de nutrientes de qualidade é fundamental, e entre eles destacam-se os nutrientes oriundos de volumosos. Entre os volumosos mais utilizados está a silagem de milho. Devido aos fatores que influenciam na qualidade da silagem, destaca se principalmente a escolha de melhores híbridos para a produção do volumoso, e principalmente híbridos que sejam mais vulneráveis a quebra enzimática do grão, que nisso possam influenciar diretamente na qualidade da silagem. Pois silagens com maior teor de amido ou com maior proporção degradada no rumem se traduz em alimento da eficiência alimentar (ganho de peso/kg de alimento; produção de leite/kg de alimento), e também aumento no teor de proteína no leite produzido. Se por um lado a silagem de qualidade é importante, ela é dependente do material que será ensilado, gerando uma das grandes dúvidas dos produtores na escolha do hibrido de milho que será plantado para a produção de silagem. Muitos questionamentos têm sido feitos em como escolher esse hibrido e quais parâmetros utilizar para a escolha deste. Portanto, a escolha do híbrido ou híbrido mais adequado é o foco desse trabalho. Para tanto, o que deverá ser feito nos próximos anos é partir para aplicação de uma nutrição precisa, a qual é a proposta do presente estudo em termos de escolha do(s) híbrido(s) mais adequado(s) para silagem de milho. À partir desse estudo será possível sugerir material adequado que poderá proporcionar aumento na produção de leite, redução no custo de produção, aumento na qualidade do leite, bem como utilizar do avanço tecnológico sem prejudicar o ambiente, ou seja, produzir sustentavelmente de forma econômica e ambientalmente correta. Nesse contexto, a carência de informações mais técnicas a respeito de cultivares comercial de milho e seu uso na alimentação animal, é uma preocupação crescente que está relacionada com custos e meio ambiente, os quais são as bases da nutrição de precisão e para tanto estas são razões que justificam a pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Bruno Silva Pires - Integrante / Eliel Alves Ferreira - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Karina Maria Souza Silva - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    8. 2018-2018. Ecoimigrantes deslocamentos ambientais: uma leitura do Municipio de Passos/MG
      Descrição: O Brasil vem se estabelecendo como um dos países receptores de estrangeiros que, em decorrências de guerras, crises econômicas, perseguições políticas, desastres ambientais, entre outros fatores, abandonam seus países em busca de melhores condições de vida. Entre os estados brasileiros que mais têm recebido deslocados forçados dos movimentos migratórios contemporâneos de migração, encontram-se Minas Gerais. Portanto, faz-se necessário produzir conhecimento acerca da temática para que possam ampliar a compreensão dos fluxos migratórios e do papel das Políticas Públicas de atenção ao imigrante no Estado de Minas Gerais. Portanto, o estudo da ecoimigração e dos deslocados ambientais correspondem um tema de relevância nacional, tendo em vista a necessidade de compreender esse fenômeno para promover ações que promovam o acolhimento dessa população visando o desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente pautada numa Gestão ambiental sustentável. Além disso, como exposto acima, é fundamental que tenha essa interlocução e compreensão a partir de um contexto específico que será a Cidade de Passos, sobretudo pela natureza da cidade de ser uma cidade voltada para agricultura e agronegócio visando entender quais os desafios que essa concepção se apresenta frente a essa nova realidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Evelise Cardozo Machado - Integrante / Wilther Borges do Nascimento - Integrante / Valquíria Almeida - Integrante / Laira Fernanda de Oliveira - Integrante / Marina Aparecida Pimenta da Cruz Correa - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    9. 2018-2018. ELABORACAO E CERTIFICACAO DE UMA ROTA DE TREKKING EM UMA AREA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA
      Descrição: O turismo é um segmento de extrema importância econômico sendo um elemento que gera impactos à natureza que compõe pautas de conferências internacionais de relevância para o desenvolvimento sustentável, e o Parque Nacional da Serra da Canastra está inserido nesse meio. Para tanto, a criação de um plano, que sirva como instrumento de planejamento e de tomada de decisões em nível das administrações municipal e estadual, poderá impulsionar o desenvolvimento do ecoturismo e do turismo rural no município de São João Batista do Glória na região da Canastra. Além disto, é uma ferramenta que pode ser de grande valia aos agentes do turismo, na elaboração de roteiros, planejamento de viagens e propagar a educação ambiental. Ressalta-se que esta pesquisa tem o propósito de dar continuidade ao trabalho que foi finalizado, (parte I). Durante a execução da pesquisa citada, outras ramificações foram descobertas e vislumbradas, podendo ser facilmente encampadas ao eixo principal da rota construída, a princípio denominada ?Caminhos da Canastra?. Nesse sentido,mais rotas devem ser mapeadas e certificadas, cujo o título do trabalho é: Elaboração e certificação de uma rota de trekking em uma área do parque nacional da Serra da Canastra. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Rômulo Amaral Faustino Magri - Integrante / Tereza Cristina de Faria Krauss - Integrante / Conrado Oliveira de Pádua Andrade - Integrante / João Pedro de Carvalho Júnior - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    10. 2017-2018. Avaliacao da Capacidade de Carga antropica de uma trilha no Parque Nacional da Serra da Canastra
      Descrição: Com a intensificação do uso das trilhas, principalmente em áreas naturais protegidas, alguns estudos e manuais começaram a ser publicados, destacando-se inicialmente estudos norte-americanos e europeus como, por exemplo, o ?Appalachin Mountain Club? (PROUDMAN, 1977) e o ?British Trust for Conservation Volunteers? (AGATE, 1983)( FERREIRA et al, 2016). Esse turismo em áreas naturais protegidas tem aumentado nos últimos anos e consequentemente a preocupação com as questões ambientais, sendo as trilhas utilizadas como meio de contato com a natureza (FONSECA FILHO, 2012). Com isso, as atividades turísticas em áreas naturais requerem a preocupação com a sustentabilidade, o que implica no estabelecimento de um planejamento que direcione o desenvolvimento da atividade visando primordialmente à conservação do ambiente natural, pré-requisito para a manutenção do ecoturismo em longo prazo. A atividade turística, quando mal conduzida, pode afetar negativamente os componentes sensíveis do ambiente. Para a prática correta do ecoturismo, devem ser estabelecidos protocolos de visitação que visam minimizar o conflito entre recreação e conservação da natureza, preparando o visitante para compreender e respeitar as características dos ambientes (SABINO; ANDRADE, 2003). A preocupação dos impactos sobre a natureza está relacionada com a discussão sobre a preservação da biodiversidade, pois o mundo perde cada vez mais espécies e habitats, de forma acelerada (COSTA, 2015). Todo ambiente apresenta limites de uso, os quais devem ser respeitados para que se mantenha o equilíbrio entre seus componentes. Quando se trata de turismo essas limitações são primordiais, pois confluem para a preservação do que é atrativo aos turistas, ao mesmo tempo em que prima pela qualidade da experiência dos mesmos (PECCATIELLO, 2007). Embora países como Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália tenham desenvolvido um ampla área com base em pesquisa sobre o manejo do uso público de áreas naturais, o Brasil dispõe de pouca informação e exemplos bem sucedidos desse assunto. Isso faz com que, na maioria dos casos, o uso público seja visto como um grande problema e o aumento dos impactos causados pela recreação seja manejado principalmente através da restrição ao uso, fechamentos de áreas e maior regulamentação das atividades (BARROS, 2003). Deve-se ter consciência de que estudos de capacidade de carga antrópica são importantes para avaliar a intensidade do uso público em unidades de conservação que não comprometam a sustentabilidade deste ecossistema (PECCATIELLO, 2007). Baseado no exposto torna-se necessário produzir mais pesquisa nessa linha, a fim de detectar os possíveis impactos causados pelo pisoteio antrópico e propor medidas de amenização desses impactos. E com isso, a partir daí determinar em números, o quanto essas visitas recreativas ou educativas interferem na deterioração do solo. É importante ressaltar que este estudo de capacidade de carga será realizado pela primeira vez no Parque Nacional da Serra da Canastra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Wellington Willian Rocha - Integrante / Conrado Oliveira de Pádua Andrade - Integrante / Thays Cristina Souza Magri - Integrante / Ian Lucas de Oliveira Rocha - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    11. 2016-2017. Influencia da aplicacao de molibdenio associado ao cobalto na cultura da soja (Glycine Max L.)
      Descrição: Altas produtividades de soja requerem grandes quantidades de nitrogênio, que podem ser obtidas principalmente, a partir da fixação simbiótica. No entanto, há possibilidade da eficiência desse processo biológico ser prejudicada pela deficiência de elementos químicos, especialmente de cobalto e molibdênio. O Mo e o Co são elementos fundamentais para a cultura da soja, por participar da enzima nitrogenase, sintetizada pelas bactérias durante o processo de fixação biológica do nitrogênio por simbiose, sendo que baixas concentrações de cobalto e molibdênio no solo podem comprometer a produção. Estudos comprovam que a aplicação de Co e Mo pode proporcionar um acréscimo de 558 kg ha-1 na produtividade da soja (SFREDO; OLIVEIRA, 2010). Por outro lado, Dourado Neto et al. (2012), demonstraram que a aplicação de molibdênio e cobalto via sementes e/ou foliar no estádio V4 promoveram incrementos significativos no rendimento da soja, com aumentos de até 240 kg ha-1 na produção de grãos da cultura. E pesquisadores como Chagas et al. (2015), ao estudar doses de molibdênio aplicadas nas sementes na ocasião da semeadura, essas contribuíram para um aumento linear do número de nódulos por planta. Nesse sentido, ao entender que a cultura da soja para o país é representativa no agronegócio, é necessário mais pesquisas que envolvam uma nutrição mais precisa. E os minerais Co e Mo são fundamentais para o desempenho da planta da soja. Portanto, estudos mais precisos devam acontecer para que uma recomendação ao agricultor seja mais plausível tanto pelo lado econômico, social e ambiental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Eliel Alves Ferreira - Integrante / Paloma Lila Brito de Moura Godinho - Integrante / Denis Pereira Silva - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    12. 2016-2017. Selecao recorrente de familias meios-irmaos em populacao de milho
      Descrição: A região do Sudoeste mineiro, mais precisamente a região de Passos, pertence a uma das maiores regiões produtora de leite e, consequentemente, há uma grande produção de milho, tanto para grão quanto para silagem. Entretanto, não há programas de melhoramento de milho nesta região, assim justifica-se a instalação de um programa de melhoramento. Além disto, atualmente houve um aumento de adoção da tecnologia de milho transgênico por parte dos produtores e, consequentemente, maior disponibilidade de sementes de milho transgênico no mercado. Assim, as opções de milho convencional (não transgênico) ficou muito reduzida e, em alguns casos, inexistentes. É sabido que para manter a tecnologia transgênica é necessária a utilização de sementes convencionais para evitar a seleção de lagartas resistentes aos milhos transgênicos. Portanto, justifica-se este trabalho. Outro fato relevante é que nesta região há muitos produtores de subsistência, que cultivam variedades criolas de milho (cultivares de polinização aberta de uso regional), cujo potencial produtivo é baixo. Como produto deste programa de melhoramento espera-se uma variedade de polinização aberta com melhor potencial produtivo, para distribuir a esses produtores. Desta forma, este projeto visa melhorar a produtividade de milho dos produtores de subsistências na região de Passos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Integrante / Eliel Alves Ferreira - Coordenador / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Alisson Augusto dos santos - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    13. 2016-2017. ESTUDOS DE SILAGENS DE DIFERENTES HIBRIDOS DE MILHO (Zea mays) QUANTO A DIGESTIBILIDADE DE FIBRA E AMIDO
      Descrição: O conhecimento do valor nutritivo das silagens utilizadas para ruminantes é de grande importância, principalmente para animais de alta produção, como vacas em lactação. As perspectivas da cadeia produtiva do leite no Brasil e no Mundo foram discutidas em Fórum de debates realizado na (MILKPOINT, 2014). A região do Sudoeste Mineiro, em especial no município de Passos, hoje ocupa posição de destaque pela sua produção leiteira, onde se encontra uma das maiores bacias leiteiras de Minas Gerais, e consequentemente, a atividade leiteira gera empregos e renda em todos os municípios da região. Esta produção se deve a uma conscientização e aplicação de tecnologias já adquirida pelos produtores/empresários da região. No entanto, nesse momento, carece de mais avanços ao buscar novas tecnologias para obtenção de índices de produção que possam superar os atuais, já que os pecuaristas são altamente conhecedores e aplicadores de informações inovadoras no sistema produtivo. Lideranças e pesquisadores do setor têm comentado em diversos eventos sobre o tema, e concluíram que a cadeia leiteira avançou muito nos últimos anos, mas ainda será preciso novos avanços para o país se tornar um grande exportador de leite. E como conseguir isso? Essa é a pergunta que muitos pesquisadores pretendem responder. Um dos avanços apontados por muitos, mas que no Brasil ainda está em fase embrionária, é quanto à nutrição de precisão, a qual foca o uso racional dos recursos disponíveis para a alimentação animal, fornecendo o que realmente os animais precisam, evitando com isso custos desnecessários (principalmente com a eliminação de nitrogênio e fósforo) e contaminação do ambiente. Nesta nutrição, o uso de fontes de nutrientes de qualidade é fundamental, e entre eles destacam-se os nutrientes oriundos de volumosos. Entre os volumosos mais utilizados está a silagem de milho. Devido aos fatores que influenciam na qualidade da silagem, destaca se principalmente a escolha de melhores híbridos para a produção do volumoso, e principalmente híbridos que sejam mais vulneráveis a quebra enzimática do grão, que nisso possam influenciar diretamente na qualidade da silagem. Pois silagens com maior teor de amido ou com maior proporção degradada no rumem se traduz em alimento da eficiência alimentar (ganho de peso/kg de alimento; produção de leite/kg de alimento), e também aumento no teor de proteína no leite produzido. Com relação ao teor de proteína do leite, diversos trabalhos demonstraram aumento na concentração protéica do leite quando se aumenta o fluxo de amido para o intestino, enquanto outros demonstram um aumento da concentração da proteína quando se utiliza amido de alta degradabilidade ruminal (NOCEK; TAMMINGA, 1991, De VISSER, 1993, REYNOLDS et al., 1997). Pesquisas mais atuais nesse contexto não foram encontradas e precisam ser atualizadas nesse sentido. Sendo que, alguns estudos revelaram maiores produções de leite para dietas com maior digestibilidade ruminal e total do amido (CROCKER et al., 1998, YU et al., 1998). Se por um lado a silagem de qualidade é importante, ela é dependente do material que será ensilado, gerando uma das grandes dúvidas dos produtores na escolha do hibrido de milho que será plantado para a produção de silagem. Muitos questionamentos têm sido feitos em como escolher esse hibrido e quais parâmetros utilizar para a escolha deste. Portanto, a escolha do híbrido ou híbrido mais adequado é o foco desse trabalho. Para tanto, o que deverá ser feito nos próximos anos é partir para aplicação de uma nutrição precisa, a qual é a proposta do presente estudo em termos de escolha do(s) híbrido(s) mais adequado(s) para silagem de milho. À partir desse estudo será possível sugerir material adequado que poderá proporcionar aumento na produção de leite, redução no custo de produção, aumento na qualidade do leite, bem como utilizar do avanço tecnológico. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Eliel Alves Ferreira - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / José Carlos Cintra Júnior - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    14. 2016-2016. Avaliacao de diferentes doses de adubacao nitrogenada na cultura do milho em dois sistemas de plantio
      Descrição: A cultura do milho possui grande destaque no cenário econômico mundial, e como em toda cultura a busca é intensa pelo ganho de produtividade, porém a produção sustentável é o grande foco da sociedade moderna. Hoje em dia busca-se incessantemente produzir sem agredir o meio ambiente, por isso cada vez mais, a procura por alternativas viáveis para a produção de alimentos sem agredir nossos recursos naturais são prioridade . Uma dessas alternativas é o plantio direto (PD), que diferente do plantio convencional preserva as características físicas, químicas e biológicas do solo. No plantio convencional há o revolvimento das camadas do solo, alterando suas propriedades e consequentemente podendo ocorrer erosões, o que sem dúvida é prejudicial, pois há perda de fertilidade entre outros fatores. O plantio direto por sua vez, melhora a drenagem do solo, aumenta a matéria orgânica, e a médio e longo prazo incrementa a produção, atingindo níveis de produtividade satisfatórios ao produtor. A cultura do milho tem a vantagem de deixar uma grande quantidade de restos culturais que, uma vez bem manejados, podem contribuir para reduzir a erosão e melhorar o solo. Desta forma, sua inclusão em um esquema de rotação é fundamental. A sustentabilidade de um sistema de produção não está apoiada apenas em aspectos de conservação e preservação ambiental, mas também nos aspectos econômicos e comerciais. A dosagem crescente na adubação de cobertura foi determinada pelo fato de que a literatura consultada é de 1999, podendo estar defasada, já que a produtividade da cultura do milho vem crescendo exponencialmente. Dessa forma o presente estudo tem por objetivo analisar os dois sistemas de plantio com 3 doses diferentes de N, e verificar qual se mostra mais produtivo e viável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Eliel Alves Ferreira - Integrante / Domingos Teixeira de Carvalho Junior - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    15. 2016-2016. ELABORACAO E CERTIFICACAO DE UMA ROTA DE TREKKING EM UMA AREA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA
      Descrição: A economia de São João Batista do Glória, situado no Sudoeste do Estado de Minas Gerais sempre foi baseada na agropecuária, o que causa uma grande dependência do setor. O município tem em sua área relevantes aspectos de riqueza natural, que precisam ser preservados e melhor aproveitados. Um dos inúmeros fatores que motivaram este trabalho é o grande potencial de desenvolvimento econômico que o segmento do ecoturismo pode trazer como alternativa à agropecuária. Grande parte da área do Município é composta pelo Bioma Cerrado, que dentre os biomas brasileiros tem sido foco de discussão, devido sua localização, extensão, diversidade genética e posição central. Este Bioma possui uma posição estratégica em relação aos demais biomas sendo localizada a sua maior porção no centro do país. Outro ponto a favor desse bioma é que nas suas áreas periféricas existem transições com os biomas Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga, fazendo com que ocorra compartilhamento de espécies com os outros biomas e consequentemente favorecendo na sua diversificação (CASTRO, 2013). O Cerrado brasileiro é considerado um Hotspot da biodiversidade mundial. Hotspot são pontos no Planeta Terra que se caracterizam por abrigar um número enorme da diversidade biológica, além de alto endemismo de espécies. O fator endemismo é sumariamente importante se considerar que as espécies restritas a uma determinada área estão mais vulneráveis a extinção que outras. Assim, este conceito veio para auxiliar os conservacionistas a identificar as áreas mais importantes para a preservação das espécies e fornecer a base científica ao direcionamento de pesquisas e estratégias de conservação (MITTERMEIER, 1999 apud CASTRO, 2013).Baseado nessas informações o projeto tem por objetivo envolver novos empreendimentos turísticos e interligar atrativos naturais relevantes de forma sustentável ao desenvolver e certificar ramificações no eixo principal da Rota Ecoturística ?Caminhos da Canastra?, na região do Parque Nacional da Serra da Canastra envolvendo o município de São João Batista do Glória.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Rômulo Amaral Faustino Magri - Integrante / Conrado Oliveira de Pádua Andrade - Integrante / Thays Cristina Souza Magri - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    16. 2016-2016. LEVANTAMENTO DO TEOR DE MACRO E MICROMINERAIS EM SILAGEM DE MILHO NA REGIAO DE PASSOS/MG
      Descrição: Devido ao contínuo crescimento da população mundial, cada vez mais é necessário melhorar as técnicas e formas de obtenção de alimentos, para atender o contínuo crescimento populacional do planeta (CARVALHO, 2013). Para o autor, é desafiante e importante, que se encontrem formas eficientes de produção de proteína, obtendo o melhor aproveitamento de cada animal, para conservação dos hábitos e da saúde de sociedade humana, o que pode ser possível por meio do aperfeiçoamento genético das espécies e a nutrição eficiente, como uma forma eficaz na obtenção de alimentos de origem animal. A produção leiteira no Brasil possui uma importância econômica e social de destaque, pelo seu volume de produção, renda e geração de empregos por todos os integrantes da cadeia láctea. Nos sistemas de produção de leite, a alimentação é importante para o sucesso e sustentabilidade da atividade, pois representa uma parcela considerável dos custos de produção da atividade, e por isso, a determinação mais exata das exigências nutricionais em energia, proteína, minerais e vitaminas tornam-se essencial para a sustentabilidade econômica da atividade (LEONEL et al., 2006). A nutrição de precisão, surge como uma ferramenta importante sob os aspectos técnicos, econômicos e ambientais. Para Weiss (2005), o fornecimento de dietas que forneçam adequada, mas não excessiva, quantidades de nutrientes ajuda a melhorar a rentabilidade e a redução do impacto ambiental das explorações leiteiras . Entretanto, para este fornecimento adequado de nutrientes, é necessário o conhecimento exato, ou pelo menos aproximado, dos teores de nutrientes dos alimentos utilizado na formulação das dietas dos animais. No Brasil, encontram-se laboratórios que realizam análises bromatológicas, fornecendo informações de nutrientes como proteina (PB), Nutrientes Digestiveis Totais (NDT), teor de Gordura (EE), Fibra Detergente Neutro (FDN) e Fibra Detergente Ácido (FDA), Amido, e os minerais como Cálcio, Fósforo, mas que dificilmente quantificam outros macro e microminerais. Uma das razões para essa não quantificação, é a crença de que a variação na composição mineral dos alimentos é menor, e não justificaria o custo com este tipo de análise. Entretanto, o uso de valores regionais médios para os teores de Macro e Microminerais, podem minimizar a margem de erro ao formular dietas para os animais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Eliel Alves Ferreira - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Mariana Lopes Vilela Brusiquesi - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    17. 2016-2016. Resistencia de tomate (Solanum ssp.) ao nematoide (Meloidogyne enterolobii) e estudo na compatibilidade da enxertia
      Descrição: A olericultura gera anualmente cerca de 4 milhões de empregos no Brasil, gerando renda e postos de trabalho, evitando o êxodo rural. A produção brasileira de hortaliças cresceu 110%, entre 1999 e 2010, enquanto a população brasileira cresceu 25%, houve também um aumento de oferta per capita de hortaliças de 85% (FAO, 2011). O tomate (Solanum lycopersicum) se destaca entre as hortaliças no Brasil, representando aproximadamente 21% do total produzido. Porém, o cultivo intensivo das solanáceas é recorrente no país, com isso problemas causados por patógenos presentes no solo, são perceptíveis em função dos danos econômicos que causam. Para a solução do problema, alternativas de manejo das moléstias são utilizadas, mas muitas delas não têm demonstrado eficiência no controle. A enxertia em porta-enxerto resistentes, é um alternativa de controle de pragas de solo o qual tem sido muito eficiente no curto prazo e em alguns casos, com menores custos (LOPES, 2003). Os nematóides estão presentes em todas as plantas cultivadas de importância econômica, destacando o algodoeiro, cafeeiro, bananeira, tomateiro, cana-de-açúcar, plantas de soja, batata, mandioca, cenoura. Meloidogyne enterolobii é um nematoide polífago, disperso por grande parte do território brasileiro e constitui, atualmente, o principal fator limitante ao cultivo de solanáceas como tomateiro e pimentoeiro. Conforme menção de Carneiro et al. (2007), o tratamento com nematicidas não tem demonstrado eficácia no manejo desse nematoide em goiabeira, além de representar riscos ao meio-ambiente, aos trabalhadores e aos consumidores. No manejo integrado de nematoides, o uso de cultivares resistentes é uma alternativa vantajosa e econômica, comparado ao emprego de nematicidas. Segundo Roberts et al. (1998), a resistência é usada para descrever a habilidade de uma planta suprimir a reprodução ou o desenvolvimento do nematoide. O uso de plantas resistentes é o método mais vantajoso do ponto de vista econômico e ecológico de controle de doenças de plantas. Por conseguinte, esta pesquisa tem por objetivos prospectar fontes de resistência ao nematóide (Meloidogyne enterolobii) em Solanaceae nativas com potencial para serem utilizadas como porta-enxerto de variedades comerciais de tomateiro e/ou integrar genótipo de futuros trabalhos de melhoramento visando resistência ao patógeno, bem como avaliar a compatibilidade do enxerto com o porta-enxerto. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Leonardo Policarpo Fioravante - Integrante / Eduardo José de Almeida - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    18. 2016-2016. Produtividade de hibridos de milho (Zea mays) de safrinha em sucessao a cultura de soja ( Glycine max) em diferentes intervalos de plantio
      Descrição: A utilização de culturas na entressafra com o objetivo de cobertura do solo e ciclagem de nutrientes, visando à diversificação da produção agrícola com sustentabilidade (Chaves e Calegari, 2001), é uma estratégia para melhoria da qualidade ambiental e diminui os efeitos nocivos do monocultivo (Boer et al., 2007). O desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao cultivo do milho safrinha, aliada aos benefícios trazidos à conservação do solo, bem como utilização da cultura de soja como anterior a do milho tem sido considerada relevante no agronegócio brasileiro. Mediante as tendências nacionais muitos agricultores estão trocando o milho primeira safra por soja, por ser uma cultura precoce e de grande poder aquisitivo. No entanto, estudos que definem a escolha do melhor híbrido de soja inerente aos diferentes ciclos de soja(precocidade) na Região do Sudoeste Mineiro, ainda são poucos. Assim sendo, para um melhor desempenho da cultura do milho safrinha ( segunda safra) é necessário considerar as condições climáticas da região para sugerir híbridos de soja e milho para produção. Nesse sentido, levando em consideração as tendências econômicas e climáticas, entende-se que estudos relacionados às janelas de plantio adequadas às referidas culturas devem fazer parte do que se entende como agricultura de precisão, o que pode fornecer informações direcionadas nas possíveis mudanças no calendário agrícola regional. Baseado nas informações anteriores torna-se necessário avaliar a produtividade de híbridos de milho (Zea mays) em período de safrinha em sucessão à cultura de soja ( Glycine max) em diferentes intervalos de plantio Município de Passos-MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Eliel Alves Ferreira - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Magno Luiz Marques - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    19. 2014-2016. ESTUDOS DE DIFERENTES HIBRIDOS DE MILHO ( Zea mays ) QUANTO A COMPOSICAO BROMATOLOGICA E USO PRECISO E SUSTENTAVEL NA ALIMENTACAO DE VACAS LEITEIRAS
      Descrição: Avaliação da digestibilidade de diferentes híbridos de milho na confecção de silagem baseado em nutrição de precisão sustentável. Com ênfase no estudo do parâmetro de digestibilidade de amido. Tal estudo pretende encontrar o melhor hibrido para silagem nas condições do município de Passos - MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Eliel Alves Ferreira - Integrante / Bruno Silva Pires - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Magno Marques - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    20. 2014-2015. Politicas Publicas referentes ao ecoturismo e sua sustentabilidade nos municipios que compoem o Parque Nacional da Canastra
      Descrição: Avaliar o ecoturismo no Município de SJBG elaborando um plano de desenvolvimento do setor com a apresentação de uma proposta de um produto turístico. ) -Proceder o levantamento de informações e elaborar uma Base de Dados dos aspectos físicos, aspectos sócio-econômicos e culturais da área de estudo; Identificar ações e intervenções que deverão ser implementadas pelo trade turístico em consonância com o poder público municipal, com vistas ao desenvolvimento ecoturístico sustentável local. Produzir uma documentação cartográfica da área do Município para suporte de atividades de planejamento em ecoturismo. Elaborar um plano para desenvolvimento específico ecoturismo no Município de São João Batista do Glória-MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Conrado Oliveira de Pádua Andrade - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    21. 2014-2015. AVALIACAO E ELABORACAO DE UM PLANO DE ECOTURISMO NO MUNICIPIO DE SAO JOAO BATISTA DO GLORIA-MG
      Descrição: Avaliar o ecoturismo no Município de SJBG elaborando um plano de desenvolvimento do setor com a apresentação de uma proposta de um produto turístico. ) -Proceder o levantamento de informações e elaborar uma Base de Dados dos aspectos físicos, aspectos sócio-econômicos e culturais da área de estudo; Identificar ações e intervenções que deverão ser implementadas pelo trade turístico em consonância com o poder público municipal, com vistas ao desenvolvimento ecoturístico sustentável local. Produzir uma documentação cartográfica da área do Município para suporte de atividades de planejamento em ecoturismo. Elaborar um plano para desenvolvimento específico ecoturismo no Município de São João Batista do Glória-MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Rômulo Amaral Faustino Magri - Integrante / Conrado Oliveira de Pádua Andrade - Integrante / Flávia Oliveira Reis - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    22. 2014-2015. Certificacao de Percurso e Plano Interpretativo de uma Rota Ecoturistica na Regiao do Parque Nacional da Serra da Canastra
      Descrição: O trabalho visa criar, certificar rota ecoturística utilizando normas próprias.Dentre objetivos cita-se: Criar um produto turístico com vistas ao desenvolvimento ecoturístico sustentável local. Delinear e traçar uma rota ecoturística na área de estudo; Estimular o aumento do fluxo turístico de pessoas com interesse em atividades físicas, contemplação e preservação do meio ambiente. Estimular talentos precoces à pesquisa e qualificar melhor o profissional Criação de rota ecoturística no parque da Serra da Canastra. Mapeamento e certificação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Rômulo Amaral Faustino Magri - Integrante / Conrado Oliveira de Pádua Andrade - Integrante / Flávia Oliveira Reis - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    23. 2014-2014. Propriedades microbianas e do solo em areas de pastagem irrigada e nao irrigada no sudoeste mineiro
      Descrição: O objetivo desse trabalho será avaliar o efeito do pasto de Brachiaria brizantha cv. MG5 sobre as propriedades microbianas do solo, buscando respostas para um adequado manejo de pastejo nos diferentes sistemas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Wellington Willian Rocha - Integrante / Sávio Alves Silva - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    24. 2013-2014. AVALIACAO DO BEM-ESTAR ANIMAL DE VACAS LEITEIRAS CRIADAS EM SISTEMA TIPO FREE-STALL UTILIZANDO O PROTOCOLO WELFARE QUALITY
      Descrição: Através dos indicadores de bem-estar do gado leiteiro, muito se pode fazer e muito se pode evitar, com o intuito de que a qualidade de vida dos bovinos seja garantida, visto que, frente à tamanha exploração haja o compromisso de um tratamento adequado aos mesmos. Objetiva-se com este trabalho, avaliar o bem estar das vacas de leite criadas em sistema tipo free stall e relacionar a sua influência nos níveis de produtividade. Avaliar a aplicabilidade do protocolo europeu Welfare Quality® para a determinação do bem estar dos animais na realidade encontrada na produção leiteira brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Maria Clara de Carvalho Guimarães - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    25. 2013-2014. PRODUCAO, COMPOSICAO QUIMICA E CARACTERISTICAS ESTRUTURAIS de Brachiaria brizantha cv. MG5 EM SISTEMA DE LOTACAO INTERMITENTE
      Descrição: O presente trabalho objetiva avaliar e verificar a influência da irrigação sobre as disponibilidades de matéria seca total, matéria verde seca e matéria seca residual, a altura do dossel, a densidade volumétrica da forragem e a composição química da lâmina foliar da Brachiaria brizantha cv MG5 sob lotação intermitente, bem como o desempenho dos bovinos de corte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Bruno Silva Pires - Integrante / Eliel Alves Ferreira - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Mariane Cardoso de Castro - Integrante / Darlan Einstein do Livramento - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    26. 2013-2014. PRODUCAO E QUALIDADE DE SILAGEM DE CEREAIS DE INVERNO NA REGIAO DE PASSOS-MG
      Descrição: Tendo em vista o problema de estacionalidade na produção de alimentos e que parte das áreas produtivas se torna ociosa no outono/inverno, subentende a necessidade de estudos para apresentar alternativas que venham a suprir a deficiência de produção de grãos e forrageira, tanto em quantidade quanto em qualidade.Portanto o objetivo do trabalho é Avaliar fontes alternativas de cereais de inverno para confecção de silagem para o Sudoeste Mineiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Allan Henrique da Silva - Integrante / Eliel Alves Ferreira - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Sávio Alves Silva - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    27. 2012-2013. AVALIACAO DA ASSOCIACAO DO GIRASSOL (Helianthus annuus L.) E CANA-DE-ACUCAR (Saccharum spp) EM DIFERENTES COMBINACOES NA PRODUCAO DE SILAGEM
      Descrição: A região de Passos se destaca na produção de cana-de-açúcar, e recentemente, muitos produtores estão adotando a cultura do girassol em sistema de rotação de culturas. Sendo assim, a pesquisa pretende avaliar a qualidade da silagem de girassol associado à cana-de-açúcar em diferentes proporções, visando demonstrar o possível aproveitamento de sobras de culturas tanto de girassol quanto da cana-de-açúcar, mantendo o valor nutritivo do alimento em forma de forragem conservada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    28. 2012-2013. USO DA MATRIZ DE INTERACAO PARA LEVANTAMENTO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS EM PROPRIEDADES RURAIS NA REGIAO DE PASSOS - MG
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    29. 2012-2013. DETERMINACAO DE MATERIA SECA EM ALIMENTOS PARA USO ANIMAL POR MEIO DO FORNO MICROONDAS
      Descrição: O Objetivo da pesquisa é desenvolver e validar uma metodologia para avaliação do teor de umidade e matéria seca em alimentos de uso animal, sem o uso de água junto com a amostra. Os materiais analisados serão silagem de milho planta inteira, silagem de soja - planta inteira, silagem de grão úmido de milho, polpa cítrica e a dieta oferecida aos animais lactantes (TMR). As amostras serão analisadas em Estufa, Forno Microondas com recipiente com água e Forno Microondas sem recipiente com água.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Coordenador / Eliel Alves Ferreira - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    30. 2011-2013. CONTAGEM DE CELULAS SOMATICAS E A INCIDENCIA DE MASTITE EM UM REBANHO LEITEIRO: ESTUDO DE CASO.
      Descrição: Tendo em vista a exigência cada vez maior da qualidade do leite, as últimas normativas, 51 e 62, vêm apresentar os valores recomendáveis/ aceitáveis para quantidade de células somáticas e contagem bacteriana no leite. Nesse sentido essa linha vem estudar a qualidade do leite da região de Passos no sentido de produzir de forma sustentável e com qualidade visando incentivar o produtor a se adequar às normas, visto o leite pode ser pago por qualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    31. 2011-2012. Composicao quimica do pasto de Brachiaria brizantha cv. MG5 irrigado ou nao em sistema de manejo intermitente no ganho de peso de bovinos mesticos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    32. 2011-2012. Resistencia ao cisalhamento de um Latossolo vermelhor amarelo sob pastagem irrigada e nao irrigada
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Integrante / Bruno Silva Pires - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    33. 2010-2012. ESCORE DE FEZES EM BOVINOS E SEU USO COMO INDICADOR PARA AVALIACAO DE SISTEMAS DE ALIMENTACAO
      Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo avaliar o consumo voluntário de animais ruminantes (gado de leite), verificar quais são os fatores que influenciam neste consumo, tanto animal quanto ambiental, além de investigar os fatores inerentes ao tamanho das partículas do alimento que o animal recebe, bem como seu efeito no metabolismo ruminal. A observação do comportamento animal, ao mesmo tempo em que se avalia os consumo voluntário, permite-nos estudar estratégicas para monitorar e minorar os efeitos de distúrbios metabólicos dos animais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Samira A. Farah - Integrante / Carla Machado Rodrigues - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    34. 2010-2011. Impacto economico da mastite em rebanho leiteiro
      Descrição: Avaliar o quanto custa o tratamento da mastite, bem como o quanto a doença pode trazer prejuízos ao produtor. Ou seja, quantificar a representatividade das perdas em valores que a mastite deprime na rentabilidade do negócio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / Andressa da Silva - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    35. 2010-2011. Qualidade do leite
      Descrição: Avaliar a correlação da dieta com a composição química do leite. Verificar o que leva a alteração dos teores dos componentes do leite em especial a proteína. Para isso serão estudados volumosos oferecidos silagem, feno, concentrado e etc., bem como também será avaliada a contagem de células somáticas do leite.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / Ricardo Ferreira Godinho - Integrante / João Pedro Franco Tomé - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    36. 2009-2013. IDENTIFICACAO, QUANTIFICACAO E AVALIACAO DO USO DE INDICADORES-REFERENCIA DE SISTEMAS DE PRODUCAO DE LEITE NO SUDOESTE MINEIRO
      Descrição: Por meio do projeto Geapassos, cerca de 50 pequenos produtores de leite foram contemplados com a realização de um diagnóstico técnico e administrativo em suas propriedades, com a apresentação de propostas de ações, e monitoramento pelos alunos. Entretanto, nem todos os produtores que começaram chegaram até a fase de manutenção, e dos que conseguiram chegar a esta fase, observamos que a maioria não fazem as tarefas como deveria ser feito. Hoje temos um banco de dados considerável, que merece ser trabalhado para gerar indicadores de referência econômicos e zootécnicos. Por outro lado, esta experiência de 2 anos a campo, com sucessos e insucessos, por meio de uma reflexão e análise sistemática do processo de atendimento aos produtores, poderá promover um aprendizado que norteará sem dúvida trabalhos futuros de extensão rural. Assim sendo, justifica-se este projeto de investigação científica pela carência de dados publicados que possam ser utilizados como referência por produtores e técnicos ao avaliarem seus sistemas de produção na região sudoeste do estado de Minas Gerais, e superarem os obstáculos na implantação de seus indicadores referência e de assistência técnica programada. Os objetivos deste projeto são: - Identificar e quantificar indicadores-referência de sistemas de produção de leite no Sudoeste Mineiro e o seu processo de implantação e manutenção. - Identificar os diferentes sistemas de produção adotados pelo grupo de fazendas estudadas; - Avaliar se há diferenças entre os resultados econômicos e zootécnicos nos diferentes sistemas de produção; - Avaliar as propriedades participantes do Projeto Geapassos, visando identificar as facilidades e dificuldades para adoção de indicadores de referência, bem como o uso da assistência programada prestada pelos alunos do Geapassos, confrontando a visão dos produtores e técnicos que assistem as propriedades do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Integrante / Ricardo Ferreira Godinho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    37. 2005-2006. Efeito de sistemas de Manejo sobre a Materia Organica em Latossolo Vermelho Amarelo na Regiao de Pasos-MG
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador / André Reis - Integrante / Wellington Willian Rocha - Integrante / Alysson Costa - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    38. 2003-2009. AVALIACAO DA VIABILIDADE ECONOMICA DO SISTEMA DE IRRIGACAO POR ASPERSAO EM MALHA NO GANHO DE PESO DE BOVINOS DA RACA NELORE EM PASTAGEM DE Brachiaria decumbens spp.
      Descrição: É notório que a eficiência da produção animal é muito baixa na maioria dos países situados na faixa tropical e subtropical, onde as condições são seriamente agravadas por disponibilidades estacionais de alimentos, radiação solar, solos pobres e o fator água. Baseado nestes fatores vê-se necessário a aplicação de tecnologias que viabilizem a atividade, evitando gastos desnecessários e a degradação dos recursos naturais, principalmente a água e o solo. Contudo, a viabilização do uso adequado de irrigação em pastagem contribui para o sucesso da atividade como produção global. O objetivo do projeto consiste em: Levantar dados sobre a viabilidade econômica de pastagem irrigada com aspersores em malha. Avaliar a produção de matéria se ca, de matéria orgânica, de proteína bruta e a composição química da Brachiaria decumbens. Avaliar as características físicas e químicas do solo nos perfis de 0-20 e 20-40. Avaliar ganho de peso dos animais nos diferentes tratamentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    39. 2003-2006. RESPOSTAS MORFOGENICAS E ESTRUTURAIS DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. VITORIA SOB DIFERENTES NIVEIS DE ADUBACAO NITROGENADA
      Descrição: A morfogênese de plantas pode ser definida como a dinâmica de geração (gênese) e expansão da forma (morfo) da planta no espaço. As taxas de aparecimento e alongamento de folha e a duração de vida das folhas constituem os fatores morfogênicos do perfilho que, sob a ação do ambiente, com luz, temperatura, água e nutrientes determinam as características estruturais do relvado, como o número de folhas por perfilho, tamanho das folhas e densidade de perfilhos, responsáveis pelo IAF do relvado . No entanto, o IAF influenciado pelo manejo, influência o número de perfilhos e o alongamento foliar. Assim é de importância que a morfogênese de gramíneas seja estudada. Como a Braquiaria Vitória está entrando no mercado, é necessário que seja avaliada nesse aspecto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    40. 2003-2004. AVALIACAO DAS CARACTERISTICAS MORFOGENICAS DE QUATRO FORRAGEIRAS TROPICAIS EM SISTEMA IRRIGADO E NAO IRRRIGADO NA REGIAO DE PASSOS-MG
      Descrição: O conhecimento da dinâmica do perfilhamento e fluxo de tecido, principalmente as taxas de aparecimento e de alongamento de folhas, números de folhas expandidas, etc., são variáveis que, associadas aos fatores genéticos e condições climáticas, podem auxiliar no manejo satisfatório e eficiente para alcançar a otimização da produção animal.Considerando que na região de Passos - MG existe ainda uma demanda pela escolha da forrageira mais adequada para a implantação de pastagens e que não só a produção animal, mas informações inerentes à planta é ainda bastante limitada, carece de estudos mais aprofundados nesse aspecto.O presente trabalho objetiva gerar dados que poderão auxiliar os pecuaristas na tomada de decisão em condições semelhantes à desta pesquisa. Desta forma, pretende-se buscar informações úteis para o estabelecimento de parâmetros de manejo de pastagens, enfatizando dados sobre a planta como: altura do relvado, taxa de crescimento, massa de forragem, forragem acumulada, valor nutritivo e etc. em quatro gramíneas tropicais sob sistema irrigado e não irrigado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    41. 2003-2004. AVALIACAO DA CAPACIDADE DE SUPORTE DE QUATRO GRAMINEAS FORRAGEIRAS TROPICAIS SOB SISTEMA IRRIGADO E NAO IRRIGADO NA REGIAO DE PASSOS - MG
      Descrição: Estudar a viabilização do uso de tecnologia, como irrigação da pastagem para que o sucesso da atividade possa contribuir de alguma forma na produção global da propriedade. Uma das práticas para estabelecer bases para manejo correto da pastagem é a estimativa da capacidade de suporte através de metodologias de mensuração da forragem disponível. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma estimativa da produção de matéria seca e a capacidade de suporte de quatro gramíneas forrageiras sob sistema não irrigado e irrigado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.
    42. 2003-2004. AVALIACAO DO VALOR NUTRITIVO DE QUATRO GRAMINEAS FORRAGEIRAS TROPICAIS SOB SISTEMA IRRIGADO E NAO IRRIGADO NA REGIAO DE PASSOS - MG
      Descrição: Os estudos que caracterizam as pastagens em termos de valor nutritivo são relevantes na avaliação das mesmas, pois auxiliam na indicação quanto à necessidade de suplementação em algumas épocas do ano. Além disso, este estudo contribui para a identificação dos possíveis pontos que restringem o consumo de nutrientes e conseqüentemente, a produção animal. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de quatro gramíneas forrageiras submetidas ao sistema irrigado e não irrigado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - Coordenador.
      Membro: Rita de Cassia Ribeiro Carvalho.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (86)
    1. IV Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social- UNESP Franca.AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE PASSOS-MG. 2020. (Seminário).
    2. Pré- evento VI SINARUB / V SNPD / V EMPURD. 2020. (Outra).
    3. Roda de Conversa.Construção de Propostas de Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu. 2020. (Outra).
    4. V AbadÁcadêmico Encontro técnico-científico de Capoeira.Capoeira e Jiu-Jitsu : Uma comparação do Estresse percebido pelos praticantes das duas modalidades. 2020. (Encontro).
    5. V AbadÁcadêmico Encontro técnico-científico de Capoeira. 2020. (Outra).
    6. VI Simpósio Nacional e Rural e Urbano no Brasil, V Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento, V encontro encontro de Mestrados Profissionais da área de planejamentourb.Ruralidade e Urbanidades em Políticas Públicas na América Latina: o lugar do público alvo. 2020. (Seminário).
    7. VI Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (VI SINARUB) / V Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (V SNPD) / V Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia - PURD/CAPES (V EMPURD). 2020. (Seminário).
    8. VI Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (VI SINARUB) / V Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (V SNPD) / V Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia - PURD/CAPES (V EMPURD).Roda de conversa 4: Refugiados e migrações. 2020. (Seminário).
    9. VI Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (VI SINARUB) / V Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (V SNPD) / V Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia - PURD/CAPES (V EMPURD).AVALIAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DE SOLO NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO ? MG APÓS IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR,. 2020. (Simpósio).
    10. VI Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (VI SINARUB) / V Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (V SNPD) / V Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia - PURD/CAPES (V EMPURD).Avaliadora de resumos expandidos ano 2019. 2020. (Simpósio).
    11. VI Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (VI SINARUB) / V Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (V SNPD) / V Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia - PURD/CAPES (V EMPURD).Ruralidades e Urbanidades em Políticas Públicas na América Latina: o lugar do público alvo. 2020. (Simpósio).
    12. WEBINAR A dinâmica territorial e os reflexos sociais e econômicos da pandemia do Covid -19em regiões brasileiras. 2020. (Outra).
    13. X Seminário de Avaliação do ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais (X SEPEPUR) e e do IV Encontro de Revistas Científicas de Planejamentos Urbanos e Regionais I deV ERC. 2020. (Seminário).
    14. II Seminário: Conhecimento Científico e Comunitário - Água e vida no Parque Nacional da Serra da Canastra. 2019. (Seminário).
    15. IV Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento, IV Encontro Nacional dos Mestrados Profisionais da Área Planejamento Urbano e Regional e e. 2019. (Seminário).
    16. VI Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil ? SINARUB/ do V Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento,.Participação em Comitê Científico. 2019. (Seminário).
    17. XVIII ENANPUR. Crescimento horizontal e valorização imobiliária como produto da exploração turística: O caso de Capitólio/MG. 2019. (Congresso).
    18. XVIII ENANPUR. 2019. (Congresso).
    19. XXII Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 2do Congreso Uruguayo de Suelos y X Encuentro de la SUCS. GRAU DE COMPACTAÇÃO E RESISTENCIA À PENETRAÇÃO DE UM LATOSSOLO SOB PASTEJO ANIMAL. 2019. (Congresso).
    20. XXII Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 2do Congreso Uruguayo de Suelos y X Encuentro de la SUCS;. MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DE LATOSSOLO VERMELHO AMARELO DISTRÓFICO SOB DIFERENTES MANEJOS E USOS. 2019. (Congresso).
    21. Fórum dos Programas Profissionais da Região Sudeste. 2018. (Encontro).
    22. Fórum Nacional dos mestrados Profissionais. 2018. (Encontro).
    23. I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT.Análise Psicossocial e Processos Migratórios Ambientais no Município de Passos- MG. 2018. (Outra).
    24. I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT.Silagem de Capim Elefante adicionada com Farelo de arroz. 2018. (Outra).
    25. I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT.Análise dos Fluxos migratórios em áreas Rurais no Município e Região de Passos MG. 2018. (Outra).
    26. XX Seminário de Pesquisa e Extensão.Dinâmica dos Movimentos Migratórios no Município de Passos MG. 2018. (Seminário).
    27. 1º Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas.A elaboração do projeto e do plano de trabalho. 2017. (Encontro).
    28. 1º Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas.Palestrante : A Elaboração do Projeto e do Plano de trabalho. 2017. (Encontro).
    29. 1 ENCONTRO DE PROFESSORES PESQUISADORES E EXTENSIONISNISTAS. 2017. (Encontro).
    30. 1º Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas das. 2017. (Encontro).
    31. Primeiro startup da Agronomia-. 2016. (Encontro).
    32. Simpósio UFLALEITE de Pecuária Leiteira(SINPEL). 2016. (Simpósio).
    33. VIII Encontro Técnico em Produção de Leite. 2016. (Encontro).
    34. IV Congresso Internacional em Parimônio e Desenvolvimento Sustentável- IV PYDES. 2015. (Congresso).
    35. IV Congresso Internacional em Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável. Elaboração de uma Rota de Trekking na Região do Parque Nacional da Serra da Canastra: Caminhos de São Francisco. 2015. (Congresso).
    36. Seminário de Acompanhamento da área de Planejamento Urbano e Regional-Demografia. 2015. (Seminário).
    37. VII Encontro Técnico em Produção Leiteira. 2015. (Encontro).
    38. 2º Seminário sobre Recursos Hidricos do Médio Rio Grande e 4º Workshop do Projeto Grande Minas - União pelas Águas. 2014. (Seminário).
    39. Fórum Pós-Graduação Profissional Stricto-Sensu: Cenários e Desafios. 2014. (Encontro).
    40. VI Encontro Técnico em Produção Leiteira.. 2014. (Encontro).
    41. XX Latin American Congress of soil Science XVI Peruvian Congress of Soil Science. Resistência à Penetração de um Latossolo sob Diferentes Manejos e uso. 2014. (Congresso).
    42. III Simpósio Internacional Leite Integral. 2013. (Simpósio).
    43. V ENCONTRO TÉCNICO EM PRODUÇÃO LEITEIRA. 2013. (Encontro).
    44. VIII ENCONTRO NACIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS. 2013. (Encontro).
    45. XXII International Grassland Congress. Mineral composition of Brachiaria brizantha cv. MG5 irrigated and non-irrigated subjected to grazing. 2013. (Congresso).
    46. XXII International Grassland Congress. Animal Performance in Irrigated and non-irrigated Grazing in Pastures of Brachiaria brizantha cv. MG5. 2013. (Congresso).
    47. XXII INTERNATIONAL GRASSLAND CONGRESS - Revitalising grasslands to sustain our communities. Session chair announcements - Assessment and impact of grass and forage quality. 2013. (Congresso).
    48. II Simpósio Internacional Leite Integral. 2012. (Simpósio).
    49. ISeminário de Pesquisa e Extensão da FESP.Apresentação de trabalho Técnico. 2011. (Seminário).
    50. I Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP.Apresentação de trabalho Técnico Sessão Oral. 2011. (Seminário).
    51. IV FEP Rural - Alternativas do Agronegócio. 2011. (Encontro).
    52. VIII Simpósio e IV Congresso de Forragicultura e Pastagens. 2011. (Congresso).
    53. 2 Encontro em produção leiteira - Tecnoleite.Identificação, qualificação e avaliação do uso de indicadores - referência de sistemas de produção de leite no sudoeste mineiro. 2010. (Encontro).
    54. 45 Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Coesão aparente de um Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico pastejado por bovino Nelore em piquetes rotacionados e manejados com e sem irrigação. 2008. (Congresso).
    55. XXI International Grassland Congress, VIII International Rangeland Congress.. Influence of sprinkler irrigation on the chemical composition of Brachiaria Brizantha cv MG5 grazed by crossbred Nelore steers under rotational grazing system. 2008. (Congresso).
    56. VI Simpósio e II Congresso de Forragicultura e Pastagens. 2007. (Congresso).
    57. Workshop do Convênio FESP/FAO - HORTIVAR Food And Agricultural Organization Of The United Nations, FAO, Itália.. 2007. (Outra).
    58. XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO SOLO: CONQUISTA DESAFIOS DA CIENCIA DO SOLO BRASILEIRA. 2007. (Simpósio).
    59. III Simpósio Sobre Manejo Estratégico da Pastagem.BASES ECOFISIOLÓGICAS PARA O MANEJO DO CAPIM-ELEFANTE (Pennisetum purpureum Schum,). 2006. (Simpósio).
    60. XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água.Caracterização Físico-Hídrica de um latossolo Vermelho Amarelo Distrófico Submetido a diferentes Manejos. 2006. (Encontro).
    61. 22º Simpósio sobre Manejo da Pastagem. 2005. (Simpósio).
    62. 7o Interleite - Simpósio Internacional sobre Produção Intensiva de Leite. 2005. (Simpósio).
    63. II Simpósio de Volumosos na Produção de Ruminantes. 2005. (Simpósio).
    64. I Simpósio Realidades da Agricultura Nacional: Integração Lavoura -Pecuária, Uma Nova Realidade.Coordenação das atividades de organização do I Simpósio Realidades da Agricultura Nacional: Integração Lavoura - Pecuária, Uma Nova Realidade. 2005. (Outra).
    65. I Simpósio Realidades da Agricultura Nacional: Integração Lavoura -Pecuária, Uma Nova Realidade-17 a 19 de novembro de 2005-Passos/MG.I Simpósio Realidades da Agricultura Nacional: Integração Lavoura -Pecuária, Uma Nova Realidade-17 a 19 de novembro de 2005-Passos/MG. 2005. (Simpósio).
    66. IV Simpósio de Pecuária de Corte.IV Simpósio de Pecuária de Corte Otimizando a Pecuária de Corte 19 a 21 de maio de 2005 - Lavras/MG. 2005. (Simpósio).
    67. V Simpósio de Forragicultura e Pastagens. 2005. (Simpósio).
    68. 4º Simpósio Internacional em Bovinocultura de Leite.4º Simpósio Internacional em Bovinocultura de Leite. 2004. (Simpósio).
    69. 6º Seminário de Iniciação Científica - 3º Encontro de Divulgação da Produção Científica - 5º seminário de Extensão - 4º Amostra de Extensão.6º Seminário de Iniciação Científica - 3º Encontro de Divulgação da Produção Científica - 5º seminário de Extensão - 4º Amostra de Extensão. 2004. (Seminário).
    70. 2º Encontro de divulgação da produção científica.2º Encontro de divulgação da produção científica. 2003. (Encontro).
    71. 4º Seminário de Extensão.4º Seminário de Extensão. 2003. (Seminário).
    72. XV Seminário de Iniciação Científica. 2003. (Seminário).
    73. 5o Encontro Sul Mineiro de Cafeicultura. 5o Encontro Sul Mineiro de Cafeicultura (Técnicas de plantio/ adubação/ mecanização/ colheita). 1999. (Congresso).
    74. CICLO DE PALESTRAS EM FORRAGICULTURA. 1999. (Congresso).
    75. WORKSHOP internacional em. 1999. (Congresso).
    76. Workshop sobre desenvolvimento do sistema radicular. WORKSHOP sobre desenvolvimento do sistema radicular: Metodologias e estudos de casos. 27/10 a 29/10/99 sob patrocínio da EMBRAPA Tabuleiros Costeiros Aracaju - SE , Banco do Brasil Ag: 3546-7 c/c - 55597 009-4. 1999. (Congresso).
    77. Simpósio Sobre Alimentação de Gado Leiteiro.Simpósio Sobre Alimentação de Gado Leiteiro. 1996. (Simpósio).
    78. XXXIII Reunião Anual de Zootecnia. XXXIII Reunião Anual de Zootecnia com apresentação de trabalhos. 1996. (Congresso).
    79. II Simpósio de Bovinocultura do Sul de Minas.II Simpósio de Bovinocultura do Sul de Minas - Qualidade Total na Produção de Leite. 1994. (Simpósio).
    80. VII Congresso de Pós - Graduação. VII Congresso de Pós - Graduação. 1994. (Congresso).
    81. I Simpósio de Bovinocultura de Corte do Sul de Minas.I Simpósio de Bovinocultura de Corte do Sul de Minas. 1993. (Simpósio).
    82. Simpósio Internacional de não Ruminantes.Simpósio Internacional de não Ruminantes, na XXIX Reunião Anual de Zootecnia. 1992. (Simpósio).
    83. XXIX Reunião Anual de Zootecnia. XXIX Reunião Anual de Zootecnia como membro da Comissão Organizadora do evento. 1992. (Congresso).
    84. XXI CBICCA. XXI CBICCA, na condição de congressista e apresentadora de trabalho em Câmara Técnica e Painel Visual. 1991. (Congresso).
    85. III Congresso de Iniciação Científica. III Congresso de Iniciação Científica, na condição de congressista. 1988. (Congresso).
    86. II Congresso de Iniciação Científica. II Congresso de Iniciação Científica. 1987. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (20)
    1. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro; COSTA, G. H. G.. Webinar: Incubadora de Empresas e Universidade o case Supera Parque. 2020. Outro
    2. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro; COSTA, G. H. G.. Webinar: Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional em Tempo de Covid-19. 2020. Outro
    3. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. Webinar: Transformando ideias em negócios. 2020. (Outro).. . 0.
    4. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. Webinar: OMPI, Mandato e Principais Atividades. 2020. (Outro).. . 0.
    5. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. Webinar: O cooperativismo de crédito como agente do desenvolvimento territorial. 2020. (Outro).. . 0.
    6. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. 10 Encontro técnico em Produção leiteira. 2018. (Outro).. . 0.
    7. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro; MACHADO, E. C. ; OLIVEIRA, L. F. ; NASCIMENTO, W. B.. Aquarela. 2018. Outro
    8. CARVALHO, RITA DE CÁSSIA RIBEIRO. I Encontro Regional de Desenvolvimento Sustentável: Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Nutricional. 2018. (Outro).. . 0.
    9. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. (9º Encontro Técnico em Produção Leiteira- Tecno Leite. 2017. (Outro).. . 0.
    10. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. IV CONGRESSO DE ECOLOGIA DO SUDOESTE MINEIRO NA UEMG-PASSOS. 2016. (Congresso).. . 0.
    11. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. XXIII International Grassland Congress- Sustainable use of grassland resources for forage production, biodiversity and environmental protection?. 2015. (Congresso).. . 0.
    12. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. XXII INTERNATIONAL GRASSLAND CONGRESS - Revitalising grasslands to sustain our communities. 2013. (Congresso).. . 0.
    13. GODINHO, R. F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. V Encontro Técnico em Produção Leiteira. 2013. 2013. Outro
    14. GODINHO, R.F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. VI FESP RURAL. 2013. Outro
    15. GODINHO, R. F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. III Encontro Técnico em Produção Leiteira. 2011. Outro
    16. GODINHO, R. F. ; OLIVEIRA, M. A. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; Lemos, E.F.. 2º Encontro em Produção leiteira - Tecnoleite 2010. 2010. Outro
    17. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. XXXIII Semana da Engenharia. 2010. (Outro).. . 0.
    18. Braga, G.M.A. M. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. Perícia Ambiental. 2007. Outro
    19. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. XXIX Semana de Engenharia - VIII Semana de Agronomia. 2006. (Outro).. . 0.
    20. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro; ROCHA, Wellington Willian. I Simpósio Realidades da Agricultura Nacional: Integração Lavoura -Pecuária, Uma Nova Realidade. 2005. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Rita de Cássia Ribeiro Carvalho ⇔ Bruno Silva Pires (18.0)
      1. ROCHA, IAN LUCAS DE OLIVEIRA ; CARVALHO, RITA DE CÁSSIA RIBEIRO ; ROCHA, WELLINGTON WILLIAM ; REIS, MARIA JOSE ; PIRES, Bruno Silva. Avaliação da aplicação de carga antrópica em uma trilha no Parque Nacional da Serra da Canastra (Estado de Minas Gerais, Brasil). Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. v. 5, p. 291-300, issn: 2359-1412, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FERREIRA, E. A. ; Silva, Claudinei André da ; Pires, S. B. ; LEMOS, EVANDRO FREIRE ; CARVALHO, R. C. R. ; GODINHO, R. F.. Avaliação do desenvolvimento inicial de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) sob tratamento térmico e químico. CIÊNCIA ET PRAXIS (IMPRESSO). v. 6, p. 51-54-54, issn: 1983-912X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro; ROCHA, Wellington Willian ; PIRES, Bruno Silva ; PIZA, C. T. ; SILVA, L. D. ; LEITE, P. R. V. ; FERREIRA, E. A.. Effects of irrigation and season on performance of grazed pastures of Brachiaria brizantha cv. MG5. TROPICAL GRASSLANDS - FORRAJES TROPICALES. v. 1, p. 58-59, issn: 2346-3775, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. PIRES, Bruno Silva ; DIAS JUNIOR, M. ; Rocha, W.W. ; Araujo Junior, C.F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. Modelos de Capacidade de Suporte de Carga de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob Diferentes Usos e Manejos. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso). v. 36, p. 635-642, issn: 0100-0683, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro; ROCHA, Wellington Willian ; PINTO, J. C. ; PIRES, B. S. ; DIAS JUNIOR, M. ; NUNES, Ayeska Hubner Braga. Soil Shear Strenght Under Non-Irrigated and Irrigated Short Duration Grazing Systems. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso). v. 34, p. 631-638, issn: 0100-0683, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Rocha, W.W. ; PIRES, B. S. ; DIAS JUNIOR, M. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. Comparing soil compaction under different grazing systems with a virgin fortest soil to determine optimal stocking rates. Em: 22nd International Grassland Congress, v. 3, p. 1405-1407, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. ROSA, B. B. A. ; Pires, B.S. ; GONCALVES, A. H. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. EFEITO DO PENERGETIC NA DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO NO SOLO PARA A CULTURA DO MILHO. Em: III SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP, p. 1-10, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PIZA, C. T. ; SILVA, L. D. ; OLIVEIRA, H. F. ; LEITE, P. R. V. ; Rocha, W.W. ; DIAS JUNIOR, M. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; PIRES, B. S.. Resistência ao Cisalhamento de um Latossolo Vermelho-Amarelo Sob Pastagem Irrigada e Não Irrigada. Em: Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. PIZA, C. T. ; SILVA, L. D. ; OLIVEIRA, H. F. ; LEITE, P. R. V. ; ROCHA, W. W. ; DIAS JUNIOR, M. S. ; CARVALHO, R. C. R. ; PIRES, B. S.. MODELAGEM E QUANTIFICAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO SUBMETIDO A DIFERENTES USOS E MANEJOS. Em: 1 Seminário de Pesquisa e Extenção da FESP, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. LIMA, R. S. ; FERREIRA, E. A. ; GODINHO, R.F. ; Pires, B.S. ; LIVRAMENTO, D. E. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. Avaliação da eficiência de três fungicidas no controle da ferrugem da figueira. Em: II CONGRESSO SUL MINEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. IV SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP, 2014, Passos - MG. II CONGRESSO SUL MINEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. IV SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP. Passos - MG: Edifesp, p. 1-4, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. SILVA, L. D. ; PIZA, C. T. ; LEITE, P. R. V. ; Pires, B.S. ; Rocha, W.W. ; FERREIRA, E.A. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO MINERAL de Brachiaria brizantha cv. MG5 EM SISTEMA IRRIGADO E NÃO IRRIGADO SOB MANEJO INTERMITENTE DE PASTEJO. Em: FESPINOVA, 2012, Passos. Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica e II Seminário de Pesquisa e Extensão. Passos - MG: Edifesp, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. PIZA, C. T. ; SILVA, L. D. ; LEITE, P. R. V. ; Pires, B.S. ; Rocha, W.W. ; FERREIRA, E.A. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. DESEMPENHO ANIMAL EM PASTAGEM DE Brachiaria brizantha cv. MG5 EM SISTEMA IRRIGADO E NÃO IRRIGADO SOB MANEJO INTERMITENTE DE PASTEJO. Em: II SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP, 2012, Passos-MG. Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica e II Seminário de Pesquisa e Extensão. Passos: EdiFesp, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. SANTOS, C.da S. ; GODINHO, R.F. ; FERREIRA, E.A. ; PIRES, B. S. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO MINERAL DA ASSOCIAÇÃO DO GIRASSOL (Helianthus annuus L.) E CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp) EM DIFERENTES COMBINAÇÕES NA PRODUÇÃO DE SILAGEM. Em: Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica, 2012, Passos-MG. Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica e II Seminário de Pesquisa e Extensão. Passos: EdiFesp, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. NUNES, Patrick Hubner Braga ; NUNES, Ayeska Hubner Braga ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; DIAS JUNIOR, M. ; PIRES, B. S.. RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO E QUALIDADE ESTRUTURAL DE UM LATOSSOLO VERMELHO AMARELO SUBMETIDO A DIFERENTES USOS E MANEJOS. Em: IX Seminário de iniciaçã Científica da UEMG, 2007, Ituiutaba-MG. IX Seminário de iniciaçã Científica da UEMG, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. PIRES, B. S. ; ROCHA, Wellington Willian ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; NUNES, Patrick Hubner Braga ; DIAS JUNIOR, M.. RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DE UM LATOSSOLO VERMELHO AMARELO SOB DIFERENTES MANEJOS. Em: IIX Seminário de Iniciação Científica, V Encontro de Divulgação da Produção Científica, III Seminário de Iniciação Científica, VII Seminário de Extenção, VI Mostra de Extenção, 2006, Campanha - MG. nais IIX Seminário de Iniciação Científica, V Encontro de Divulgação da Produção Científica, III Seminário de Iniciação Científica, VII Seminário de Extenção, VI Mostra de Extenção, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. NUNES, Ayeska Hubner Braga ; ROCHA, Wellington Willian ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; SANTOS, Fernando José dos ; SOARES, Cláudio Cançado ; PIRES, Bruno Silva. UMIDADE ÓTIMA DE COMPACTAÇÃO E UMIDADE CORRESPONDENTE À CAPACIDADE DE CAMPO DE UM LATOSSOLO VERMELHO AMARELO EM FASE DE FORMAÇÃO DE PASTAGEM COM BRACHIARIA BRIZANTHA CV. VITÓRIA. Em: 7º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 4º ENCONTRO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA 2º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR 6º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO 5ª MOSTRA DE EXTENSÃO, 2005, Diamantina. 7º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 4º ENCONTRO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA 2º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR 6º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO 5ª MOSTRA DE EXTENSÃO, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. ROCHA, Wellington Willian ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; PIRES, B. S. ; NUNES, Ayeska Hubner Braga. Physical and hydric characterization of a ?red-yellow dystrophic latossolo? under different tillage system and grassland systems. Em: XXI International Grassland Congress, VIII International Rangeland Congress, 2008, Hohhot. Multifunctional Grasslands in a changing World. Beijing: Guangdong People´s Publishing House, v. 1, p. 596-596, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. PIZA, C. T. ; SILVA, L. D. ; OLIVEIRA, H. F. ; LEITE, P. R. V. ; ROCHA, W. W. ; DIAS JUNIOR, M. S. ; CARVALHO, R. C. R. ; PIRES, B. S.. MODELAGEM E QUANTIFICAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO SUBMETIDO A DIFERENTES USOS E MANEJOS. 2011. Apresentação de Trabalho/Seminário

    • Rita de Cássia Ribeiro Carvalho ⇔ Eliel Alves Ferreira (13.0)
      1. GODINHO, R.F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; FERREIRA, E.A.. Determinação da matéria seca em alimentos para uso animal por meio do forno microondas e Koster Tester. REVISTA DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS (UDESC). v. 13, p. 293-301, issn: 1676-9732, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro; ROCHA, Wellington Willian ; PIRES, Bruno Silva ; PIZA, C. T. ; SILVA, L. D. ; LEITE, P. R. V. ; FERREIRA, E. A.. Effects of irrigation and season on performance of grazed pastures of Brachiaria brizantha cv. MG5. TROPICAL GRASSLANDS - FORRAJES TROPICALES. v. 1, p. 58-59, issn: 2346-3775, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro; MARQUES, M. ; GODINHO, R.F. ; FERREIRA, E.A.. Digestibilidade da Fdn (Ttnfd) da Silagem de Milho ( Zea Mays ) e Amido em Diferentes Híbridos. In: : V SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO UEMG/Passos., 2015, Passos - MG. Em: XVII SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO UEMG/Carangol. . 25-27/11//2015. Carangola-MG. Passos - MG: Edifesp, p. 1-9, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ALVES, T. L. ; FERREIRA, E. A. ; SANTOS, A. A. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; GODINHO, R.F.. Eficiência de diferentes doses de broadacre cmz na cultura do milho. Em: II Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica, p. 1-9, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SILVA, S. A. ; CARDOSO, L. H. P. ; SOARES, M. F. ; OLIVEIRA, T. H. V. ; RESENDE, J. V. O. ; SOUZA, J. C. ; BRAIANI, B. F. ; OLIVEIRA, J. P. B. ; SILVA, A. H. ; FERREIRA, E. A. ; CARVALHO, R. C. R.. Florescimento e Produtividade de Diferentes Genótipos de Cereais de Inverno na Região do Sudoeste Mineiro. Em: III Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP, p. 1-9, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. GODINHO, R. F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; FERREIRA, E. A.. DETERMINAÇÃO DE MATÉRIA SECA EM ALIMENTOS PARA USO ANIMAL POR MEIO DO FORNO MICROONDAS E KOSTER TESTER. Em: Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SILVA, C. A. ; Pires, B.S. ; Lemos, E.F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; GODINHO, R. F. ; FERREIRA, E.A.. Avaliação da brotação de mudas de cana de açúcar (Saccharium officinarium) sob tratamento térmico e químico. Em: Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica - FESP INOVA, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. LIMA, R. S. ; FERREIRA, E. A. ; GODINHO, R.F. ; Pires, B.S. ; LIVRAMENTO, D. E. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. Avaliação da eficiência de três fungicidas no controle da ferrugem da figueira. Em: II CONGRESSO SUL MINEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. IV SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP, 2014, Passos - MG. II CONGRESSO SUL MINEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. IV SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP. Passos - MG: Edifesp, p. 1-4, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SILVA, L. D. ; PIZA, C. T. ; LEITE, P. R. V. ; Pires, B.S. ; Rocha, W.W. ; FERREIRA, E.A. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO MINERAL de Brachiaria brizantha cv. MG5 EM SISTEMA IRRIGADO E NÃO IRRIGADO SOB MANEJO INTERMITENTE DE PASTEJO. Em: FESPINOVA, 2012, Passos. Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica e II Seminário de Pesquisa e Extensão. Passos - MG: Edifesp, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. PIZA, C. T. ; SILVA, L. D. ; LEITE, P. R. V. ; Pires, B.S. ; Rocha, W.W. ; FERREIRA, E.A. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. DESEMPENHO ANIMAL EM PASTAGEM DE Brachiaria brizantha cv. MG5 EM SISTEMA IRRIGADO E NÃO IRRIGADO SOB MANEJO INTERMITENTE DE PASTEJO. Em: II SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP, 2012, Passos-MG. Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica e II Seminário de Pesquisa e Extensão. Passos: EdiFesp, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. SANTOS, C.da S. ; GODINHO, R.F. ; FERREIRA, E.A. ; PIRES, B. S. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO MINERAL DA ASSOCIAÇÃO DO GIRASSOL (Helianthus annuus L.) E CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp) EM DIFERENTES COMBINAÇÕES NA PRODUÇÃO DE SILAGEM. Em: Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica, 2012, Passos-MG. Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica e II Seminário de Pesquisa e Extensão. Passos: EdiFesp, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. BICEGO, R. P. B. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; GODINHO, R. F. ; Lemos, E.F. ; FERREIRA, E. A.. EFICIÊNCIA DA ROTAÇÃO DE CULTURA ENTRE MILHO E GIRASSOL. Em: II Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP, 2012, Passos - MG. Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica e II Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP. Passos -MG: Edifesp, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. RIBEIRO,A.da S. ; GODINHO, R. F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; FERREIRA, E. A.. DETERMINAÇÃO DE MATÉRIA SECA EM ALIMENTOS PARA USO ANIMAL POR MEIO DO FORNO MICROONDAS. Em: II Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP, 2012. II Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP. Passos - MG: Edifesp, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rita de Cássia Ribeiro Carvalho ⇔ Rômulo Amaral Faustino Magri (7.0)
      1. LIMA, C. A. M. ; KRAUSS, T. C. F. ; MAGRI, R. A. F. ; CARVALHO, RITA DE CÁSSIA RIBEIRO ; OLIVEIRA, M. T.. Nascentes urbanas em São Sebastião do Paraíso - MG: uma análise como plataforma de planejamento. Brazilian Journal of Development. v. 7, p. 21396-21411, issn: 2525-8761, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MAGRI, T. C. S. ; CARVALHO, RITA DE CÁSSIA RIBEIRO ; MAGRI, R. A. F. ; ANDRADE, C. O. P.. Mapeamento, classificação e certificação de rotas de trekking em uma área do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG). REVISTA BRASILEIRA DE ECOTURISMO. v. 11, p. 645-672, issn: 1983-9391, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ANDRADE, C. O. P. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; GODINHO, R.F. ; MAGRI, R. A. F.. Elaboração e aplicação de uma rota de trekking em uma área do Parque Nacional da Serra da Canastra. Revista Brasileira de Ecoturismo. v. 9, p. 285-317, issn: 1983-9391, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Magri, Rômulo Amaral Faustino ; Magri, Thais Cristina Souza Lima ; CARVALHO, RITA DE CÁSSIA RIBEIRO. MAPEAMENTO DOS ATRATIVOS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA-MG COMO SUBSÍDIO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL:. Em: Reinaldo Eduardo da Silva Sales. (Org.). (Org.). MAPEAMENTO DOS ATRATIVOS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA-MG COMO SUBSÍDIO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL:.. 1ed.Guarujá- SP. : Editora Científica Digital. 2020.v. 1, p. 257-264.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. LIMA, C. A. M. ; PEREIRA, T. C. F. K. ; MAGRI, RÔMULO ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. NASCENTES URBANAS EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MG: UMA ANÁLISE COMO PLATAFORMA DE PLANEJAMENTO. Em: VI Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasill - SINARUB, v. 1, p. 1-15, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MAGRI, T. C. S. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; ARAUJO, D. J. N. ; MAGRI, R. A. F.. MAPEAMENTO DOS ATRATIVOS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA-MG COMO SUBSÍDIO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL. Em: Congresso Nacional do Meio Ambiente de Poços de Caldas, v. 8, p. 1-8, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. ANDRADE, C. O. P. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro ; GODINHO, R.F. ; MAGRI, R. A. F.. Docentes e discentes da UEMG realizam publicações. 2016. (Programa de rádio ou. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Rita de Cássia Ribeiro Carvalho ⇔ Eduardo Goulart Collares (2.0)
      1. COLLARES, E. G. (Org.) ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro (Org.). Um novo olhar para o DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Experiências vivenciadas em Minas Gerais. 1 ed. Rio de Janeiro: Prisma, 2017. v. 1, p. 140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COLLARES, E. G. (Org.) ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro (Org.). Desenvolvimento regional: contribuições para o planejamento de atividades rurais e urbanas. 1 ed. 2017. v. 1, p. 153.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rita de Cássia Ribeiro Carvalho ⇔ Eduardo Meireles (1.0)
      1. TEIXEIRA, W. A. ; MEIRELES, E. ; SILVA, J. R. ; CARVALHO, RITA DE CÁSSIA RIBEIRO. CRESCIMENTO HORIZONTAL E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA COMO PRODUTO DA EXPLORAÇÃO TURÍSTICA: O CASO DE CAPITÓLIO/MG. Em: O Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), v. 1, p. 1-17, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rita de Cássia Ribeiro Carvalho ⇔ Evandro Freire Lemos (1.0)
      1. FERREIRA, E. A. ; Silva, Claudinei André da ; Pires, S. B. ; LEMOS, EVANDRO FREIRE ; CARVALHO, R. C. R. ; GODINHO, R. F.. Avaliação do desenvolvimento inicial de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) sob tratamento térmico e químico. CIÊNCIA ET PRAXIS (IMPRESSO). v. 6, p. 51-54-54, issn: 1983-912X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rita de Cássia Ribeiro Carvalho ⇔ Lo-Ruana Karen Amorim Freire Sanjulião (1.0)
      1. SANJULIAO, L. K. A. F. ; GODINHO, R.F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. GESTÃO SUSTENTÁVEL DE UM RESTAURANTE NO MUNICÍPIO DE PASSOS - MG. Em: Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica, p. 1-13, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rita de Cássia Ribeiro Carvalho ⇔ Maria Jose Reis (1.0)
      1. ROCHA, IAN LUCAS DE OLIVEIRA ; CARVALHO, RITA DE CÁSSIA RIBEIRO ; ROCHA, WELLINGTON WILLIAM ; REIS, MARIA JOSE ; PIRES, Bruno Silva. Avaliação da aplicação de carga antrópica em uma trilha no Parque Nacional da Serra da Canastra (Estado de Minas Gerais, Brasil). Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. v. 5, p. 291-300, issn: 2359-1412, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rita de Cássia Ribeiro Carvalho ⇔ Vânia de Oliveira Borges (1.0)
      1. BORGES, V. O. ; GODINHO, R.F. ; CARVALHO, Rita de Cássia Ribeiro. O uso da tecnologia da informação por produtores rurais na região sudoeste de Minas Gerais. Em: IV Seminário de Pesquisa e Extensão FESP, v. 1, p. 1-17, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:08