Lattes UEMG

Ana Amelia de Paula Laborne

Atualmente desenvolve seus estudos de Pós-Doutorado no PPGE/ FAE/ UFMG. Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais. Pesquisadora do Observatório da Juventude e do Ações Afirmativas na UFMG. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e neste período iniciou seus estudos sobre Gênero e Raça, em especial no que diz respeito à temática educacional. Desenvolveu seus estudos de Mestrado e Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais e integrava a Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas, com bolsa do CNPq e CAPES, respectivamente. Sua pesquisa de Mestrado analisa os percursos identitários de Professores (as) Negros (as) na UFMG e seus discursos e práticas sobre ações afirmativas. No Doutorado buscou compreender, a partir de experiências sociais e trajetórias acadêmicas, as percepções de pesquisadoras e pesquisadores classificados como brancos sobre ser branco no Brasil e no campo da produção de conhecimento sobre relações raciais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2282649767551231 (20/09/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Avenida Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha Pampulha 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34096188
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-2017. Praticas Pedagogicas para o Ensino de Arte na educacao basica e a lei 10.639/03
      Descrição: A presente pesquisa busca mapear, visibilizar e analisar algumas dessas práticas pedagógicas emancipatórias construídas por professores e professoras de Artes do Ensino Fundamental em escolas públicas da Rede Municipal de Belo Horizonte que dialoguem com a necessidade da implementação da lei 10.639/03 na educação básica, contribuindo para uma educação para as relações étnico-raciais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Coordenador / Ana Tércia de Almeida Martins - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Amelia de Paula Laborne.
    2. 2014-2016. Juventudes e Escola: diagnostico da condicao juvenil e o ensino medio na regiao metropolitana de Belo Horizonte
      Descrição: Esta pesquisa se propõe a investigar, nas escolas participantes do Projeto Reinventando o Ensino Médio, as múltiplas dimensões da condição juvenil, tais como a relação com o trabalho, as diferentes formas de sociabilidade, as questões étnico-raciais, religiosidades, gênero e sexualidades, as vivências em diferentes territórios como o campo e a cidade, a participação política, a apropriação e uso das tecnologias digitais dentre outras, buscando compreender especificamente como tais dimensões se expressam e se relacionam com a experiência escolar cotidiana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Licínia Maria Correa - Coordenador.
      Membro: Ana Amelia de Paula Laborne.
    3. 2009-2010. A situacao do Ensino Medio em Belo Horizonte
      Descrição: A pesquisa pretende analisar a realidade do Ensino Médio na rede estadual em Belo Horizonte, a partir de dados relativos à cobertura, qualidade, perfil dos alunos e de seus professores. Para tal, busca-se mapear a situação do Ensino Médio em Belo Horizonte, a partir dos dados existentes os bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e dos dados disponíveis na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais SEE/MG. A partir desses dados pretende-se levantar e analisar o perfil sócio econômico do professor ou professora do Ensino Médio e do aluno que frequenta o Ensino Médio em Belo Horizonte .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Simone Grace de Paula - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Amelia de Paula Laborne.
    4. 2002-2004. A exclusao de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino medio no Brasil: desafios e perspectivas
      Descrição: O projeto A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas se propõe a desenvolver uma pesquisa de caráter qualitativo com jovens de 15 a 17 anos, já excluídos e/ou em processo de exclusão do ensino médio público, levantando dados empíricos para complementar a investigação Estudo sobre a exclusão de jovens no Ensino Médio que vem sendo desenvolvida pela UNICEF no Brasil em parceria com o MEC/Secretaria de Educação Básica no contexto de uma ampla pesquisa internacional intitulada Iniciativas para lidar com a exclusão de adolescentes na Educação de Ensino Médio (Addressing the exclusion of adolescents in Upper Secondary Education Iniciative- EUASI), implementada pela UNICEF e o Instituto de Estatísticas da UNESCO.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Coordenador / Francisco André Silva Martins - Integrante / Rodrigo Ednilson de Jesus - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ana Amelia de Paula Laborne.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (42)
    1. Seminário Nacional "Ensino Médio no Brasil: sujeitos, tempo, espaços e saberes"s,. 2015. (Seminário).
    2. Encontro de Capacitação do curso de Pedagogia - UAB/UFMG. 2014. (Outra).
    3. Dez anos de políticas, projetos e Ações Afirmativas na UFMG: limites e concontradições. 2013. (Seminário).
    4. 35a Reunião Anual da ANPED. Identidade racial e trajetórias docentes do ensino superior. 2012. (Congresso).
    5. VII COPENE - Congresso Brasileiros de Pesquisadores/ as negros / as. Branquitude e colonialidade do saber. 2012. (Congresso).
    6. Programa de Liderança Transformadora. 2011. (Outra).
    7. 33º Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. 2010. (Outra).
    8. Conferência - Áfricas: histórias, culturas e perspectivas. 2010. (Outra).
    9. IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. 2010. (Simpósio).
    10. Palestra: Juventude (s) em Debate - Juventude e práticas educativas. 2010. (Outra).
    11. VI Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as). Trajetórias de docentes do ensino superior: ações afirmativas e o contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. 2010. (Congresso).
    12. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XV ENDIPE. 2010. (Encontro).
    13. 32º Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2009. (Outra).
    14. Colóquio Internacional sobre Juventude: laço social e criminalidade. 2009. (Outra).
    15. Conferência Epistemologias do Sul: o papel dos movimentos sociais. 2009. (Outra).
    16. I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.Identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Encontro).
    17. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir: identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Encontro).
    18. SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2009. (Simpósio).
    19. Ciclo de Debates: Autoridade, violência e políticas públicas - relações e conflitos na sociedade contemporânea e seus reflexos na escola - PROEX - FAE/UFMG. 2008. (Outra).
    20. II Encontro Internacional Política e Feminismo.Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Encontro).
    21. II Seminário Internacional: Enfoques Feministas e o Século XXI - Feminismo e Universidade na América Latina.Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Seminário).
    22. Mesa Redonda: Geografia, espaço e relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639/03 - Ações Afirmativas FAE-UFMG. 2008. (Outra).
    23. Palestra: Juventude(s) em Debate - Juventude e Raça: as implicações de ser jovem negro/a na sociedade brasileira - Observatório da Juventude - UFMG. 2008. (Outra).
    24. Palestra: Juventudes e Cidade - Uso e Mobilidade Urbana - Observatório da Juventude - UFMG. 2008. (Outra).
    25. VI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas.Mobilidade Educacional: um estudo á partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Encontro).
    26. I Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Professores Universitários Negros: percursos identitários. 2007. (Congresso).
    27. III Seminário de Educação, Relações raciais e Multiculturalismo.Professores (as) universitários (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).
    28. III Seminário Racismo e Educação.Professores (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).
    29. II Seminário de Gênero, Raça e Etnia.Professores (as) Negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).
    30. Palestra: Juventude(s) em Debate - ProJovem: limites e possibilidades de uma política pública de juventude - Observatório da Juventude - UFMG. 2007. (Outra).
    31. II Seminário Nacional - Ingresso e Permanência de estudantes de origem popular na Universidade Pública. 2006. (Seminário).
    32. IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Professores (as) Universitários (as) Negros (as): percursos identitários. 2006. (Congresso).
    33. Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e Preconceitos.Mobilidade Educacional: um estudo a partir de trajetórias de mulheres negras. 2006. (Seminário).
    34. Seminário Temático: Estudos de gênero - Semana de Ciências Sociais - UFMG. 2006. (Seminário).
    35. Conferência: A Informação como Componente Estratégico da Avaliação - Aplicações do Sistema de Informação MDS - Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas - DCP/ UFMG. 2005. (Outra).
    36. Palestra: História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas da educação básica: uma conquista do movimento negro brasileira - Prof. Dr. Kabengele Munanga USP - Ações Afirmativas na UFMG. 2005. (Outra).
    37. Seminário Juventude e Participação: O que os jovens têm a nos dizer? - Observatório da Juventude - UFMG. 2005. (Seminário).
    38. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).
    39. Palestra: Teorias raciais como teorias da diferença - Ações Afirmativas na UFMG. 2004. (Outra).
    40. XXVIII Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2004. (Encontro).
    41. I Jornada de Ciências Sociais da FAFICH/ UFMG. 2003. (Outra).
    42. Seminário Bolsa Escola: Grupos Sociais, comunidade e a arte nas relações. 2003. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. LABORNE, A. A. P.; DAYRELL, J. T.. Seminário Nacional Ensino Médio no Brasil: sujeitos, tempos, espaços e saberes. 2015. Outro
    2. LABORNE, A. A. P.. Seminário Formação de professores da Educação Básica no limiar dos 20 anos da LDB. 2015. (Outro).. . 0.
    3. LABORNE, A. A. P.. Coordenação Sessão de Pôsters - XV Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2010. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05