Doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo sido bolsista do CNPQ. Especialista em Tradução/Interpretação e Docência de Libras, pela Uníntese/UTP. Graduada em Letras, Licenciatura em Português e Bacharelado em Estudos Linguísticos do Português, pela FALE/UFMG. (Texto informado pelo autor)
DIAS, R. ; BARBOSA, E. R. A.. Produção textual e surdez: a escrita de alunos surdos sob uma perspectiva cíclica e colaborativa. THE ESPECIALIST. v. 41, p. 01-22, issn: 2318-7115, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA, E. R. A. Acessibilidade para surdos na Educação a Distância: uma experiência voltada à produção escrita. INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE). v. 1, p. 169-176, issn: 1679-1347, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, R. ; BARBOSA, E. R. A.. Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros. Calidoscópio. v. 16, p. 491-505, issn: 2177-6202, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA, E. R. A. Materiais didáticos impressos e digitais de ensino de português como segunda língua para alunos surdos. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS UFV. v. 18, p. 1-21, issn: 2236-5176, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA, E. R. A. Português como Segunda Língua e Multimodalidade: Análise de um Vídeo Tutorial para Alunos Surdos. Revista Escrita (PUCRJ. Online). v. 1, p. 1, issn: 1679-6888, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA, E. R. A.; BARTHOLOMEU, I. C. S.. Ensino de Português como Segunda Língua: Análise dos Aspectos Gráfico-Editoriais de uma Unidade Didática Voltada a Alunos Surdos. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade. v. 17, p. 01-31, issn: 1982-6842, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA, E. R. A.; RAFAEL, G. C. R. A.. Breve estudo comparativo entre a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a Língua Brasileira de Sinais (Libras): implicações de duas línguas espaço-visuais diferentes em países que falam a mesma língua oral oficial. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade. v. 1, p. 1-43, issn: 1982-6842, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA, E. R. A. Leitura, Interpretação e Produção de Tirinhas: uma experiência de estágio com alunos surdos do ensino fundamental. Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP. v. 2, p. 345-372, issn: 2317-7853, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA, E. R. A.; CONCEIÇÃO, F. J. A. T. ; RAFAEL, G. C. R. A. ; PAULA, J. N. S.. Negócio como nome geral no falar de Minas Gerais. Crátilo (Patos de Minas). v. 2, p. 180-198, issn: 1984-0705, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (2)
BARBOSA, E. R. A. Análise multimodal de uma unidade de material didático de português como segunda língua para alunos surdos. Em: Clarice Gualberto; Sônia Pimenta. (Org.). Semiótica Social, Multimodalidade, Análises, Discursos. 1ed.São Paulo. : Pimenta Culural. 2019.v. 1, p. 66-83. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA, E. R. A. Gêneros discursivos e ensino de português para surdos: uma proposta de projeto pedagógico. Em: Marcus Garcia; Caio Oranges; Bruna Garcia. (Org.). Olhares e falares: Estudos contemporâneos sobre a Língua Portuguesa. 1ed.Cabo Frio. : Mares Editores. 2016.v. 1, p. 17-46. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (3)
BARBOSA, E. R. A. O aplicativo WhatsApp como recurso multimodal no desenvolvimento da escrita dos alunos surdos em um curso EAD. Em: III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, v. 3, p. 1-13, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA, E. R. A. A Multimodalidade no Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos em um Curso de Educação a Distância. Em: II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, p. 01-14, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, F. S. ; BARBOSA, E. R. A.. Diferença entre Tradução e Interpretação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Análise Comentada de Duas Sinalizações. Em: I Congresso Nacional de Libras, v. 1, p. 1-13, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
BARBOSA, E. R. A. A multimodalidade no ensino de português como segunda língua para alunos surdos na modalidade a distância. Em: I Jornada NELP/CP, 2017, Belo Horizonte. Anais da I Jornada NELP-CP. Belo Horizonte: UFMG, v. 1, p. 14-16, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (26)
BARBOSA, E. R. A. Materiais Didáticos de PL2 para surdos. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BARBOSA, E. R. A.; OLIVEIRA, F. C. ; Andrade, Dinalva ; ARAUJO, F. ; PASSOS, R. ; BERNARDINO, E. L. A.. PIFD - 014 - Acessibilidade e Inclusão na Disciplina Fundamentos de Libras On-line. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARBOSA, E. R. A. Realidade, necessidade e possibilidade dos materiais didáticos de português como segunda língua para surdos: visão crítica e multimodal. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARBOSA, E. R. A. Materiais Didáticos de Ensino de Português como Segunda Língua para alunos surdos impressos e digitais. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARBOSA, E. R. A.; SILVA, G. M. ; GUIMARAES, A. B. C. ; RIGHETTO, E. D.. Apresentação do Material Didático 'Português para crianças surdas - leitura e escrita no cotidiano'. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARBOSA, E. R. A.; OLIVEIRA, F. C. ; ARAUJO, F. ; FIGUEIREDO, L.. Disciplina Fundamentos de Libras On-line. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
BARBOSA, E. R. A.; BERNARDINO, E. L. A. ; SOUZA, G. L. ; PASSOS, R. ; CARVALHO, M. ; SALVIANO, B. N.. Disciplina Fundamentos de Libras On-line. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
BARBOSA, E. R. A.; BERNARDINO, E. L. A. ; SOUZA, G. L. ; PASSOS, R. ; CARVALHO, M. ; SALVIANO, B. N. ; RIBEIRO, N. ; NORBERTO, L. ; NORBERTO, L. ; SANTOS, F.. PMG - Monitoria de Libras. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
BARBOSA, E. R. A. A tipografia e as cores como recursos multimodais em um curso de escrita em português como L2 para alunos surdos. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARBOSA, E. R. A. O aplicativo WhatsApp como recurso multimodal no desenvolvimento da escrita dos alunos surdos em um curso EAD. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARBOSA, E. R. A. A multimodalidade no ensino de português como segunda língua para alunos surdos na modalidade a distância. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARBOSA, E. R. A. Navegando no Universo Surdo: a Multimodalidade a Favor do Ensino de Português como Segunda Língua em um Curso EAD. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARBOSA, E. R. A.; CARVALHO, M. ; SALVIANO, B. N. ; BERNARDINO, E. L. A. ; PASSOS, R. ; SILVA, G. M. ; SOUZA, G. L. ; OLIVEIRA, F. C. ; SILVA, N. F.. Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFD) da Disciplina Fundamentos de Libras On-line. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
BARBOSA, E. R. A.; DIAS, R.. A Multimodalidade no Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos em um Curso de Educação a Distância. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARBOSA, E. R. A.; ANDRADE, F. S. ; SOUZA, G. L.. Diferença entre Tradução e Interpretação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Análise Comentada de Duas Sinalizações. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARBOSA, E. R. A.; BARBOSA, E. R. A. PASSOS, R. SILVA, G. M. SOUZA, G. L. CARVALHO, M. FALCÃO, M. S. Silva, Alessandra ORSINI, A. C. FERREIRA, A. M. NOBRE, C. B. FEIRA, C. M. AQUINO, D. A. S. PAIXAO, D. PELIZER, D. SANTOS, F. SANTOS, F. B. S. ANDRADE, F. S. ASSIS, J. NORBERTO, L. NORBERTO, L. FIGUEIREDO, L. ALVIM, M. L. L. RIBEIRO, N. PRADO, R. ANICETO, T. O. , et al.BRANT, V. ; O uso da Multimodalidade na disciplina Fundamentos de Libras On-line. 2015. Apresentação de Trabalho/Outra
BARBOSA, E. R. A.; PASSOS, R.. Empréstimos linguísticos por Inicialização: um estudo de ocorrências de sinais inicializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARBOSA, E. R. A.; Barreto, Madson ; Pellin, Silvana. Teaching and Learning SignWriting in an Online Course: Experiences of the Teacher and the Students. 2014. Apresentação de Trabalho/Simpósio
BARBOSA, E. R. A. Empréstimos linguísticos por Inicialização: um estudo de ocorrências de sinais inicializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
BARBOSA, E. R. A.; MELLO, M.. Mitos sobre a Libras e os Surdos. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BARBOSA, E. R. A.; MELLO, M.. Comunidades surdas no Brasil. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BARBOSA, E. R. A.; MELLO, M.. Surdos como uma minoria linguística. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BARBOSA, E. R. A.; BARBOSA, E. R. A. SILVA, G. M. PASSOS, R. SOUZA, L. C. SOUZA, M. C. A. FERREIRA, A. M. JARDIM, B. A. FORTES, Bruna Tatiane FERREIRA, C. B. SANTOS, F. B. S. ANDRADE, F. S. COELHO, L. F. BARBOSA, L. C. L. MORA, M. C. PEREIRA, M. C. FALCÃO, M. S. SILVA, R. G. SILVA, R. C. ANICETO, T. O. SANTOS, G. S. GALDINO, A. C. O. MAIA, A. V. RAMOS, A. O. NOBRE, C. B. SANTERO, D. A. , et al.AQUINO, D. A. S. BERNARDINO, E. L. A. SÁ, T. M. M. ; O perfil do aluno da disciplina Fundamentos de Libras Online. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
BARBOSA, E. R. A.; SILVA, G. M. ; LOPES, L.. Formação de Professores de Português como Segunda Língua para Alunos Surdos. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
BARBOSA, E. R. A. Leitura, interpretação e produção de tirinhas por alunos surdos. 2013. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARBOSA, E. R. A.; SANTOS, G. L. ; FERREIRA, C. B. ; SANTOS, F. B. S. ; ABREU, H. C. ; ASSIS, L. K. V. ; BARBOSA, L. C. L. ; PIASTRELLI, M. T. ; GALDINO, P. L. P. ; FERREIRA, A. M. ; JARDIM, B. A. ; SILVEIRA, C. A. ; DINIZ, L. L. C. ; COELHO, L. F. ; SOUZA, M. C. A. ; OLIVEIRA, P. Z. L. V. ; TREVIZANI, P. A. B. ; PEREIRA, M. C. ; LEÃO, A. R. C. ; SANTOS, E. R. ; SOUZA, L. C. ; BERNARDINO, E. L. A.. Implementação da disciplina Fundamentos de Libras Online. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (4)
BARBOSA, E. R. A. Oficina 'Inglês Acessível: Desafio no ensino de língua estrangeira para alunos surdos'. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, G. M. ; GUIMARAES, A. B. C. ; BARBOSA, E. R. A. ; Bastos, Stéfanie Veríssimo ; Rodrigues, Elesandra Jaci ; MELLO, M. ; SILVA, A. C. R. ; Silva, Gilsane Moraes ; VERASSANI, G. ; GALDINO, A. C. O.. Português para crianças surdas: leitura e escrita no cotidiano. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Conteúdo [ busca Google | busca Bing ]
BARBOSA, E. R. A. Oficina de Língua Portuguesa como Segunda Língua. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
BARBOSA, E. R. A. Empréstimos linguísticos por Inicialização: um estudo de ocorrências de sinais inicializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). 2014. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (3)
2015-Atual. Linguagem e Tecnologia (LingTec) Descrição: Este grupo desenvolve pesquisas sobre o papel da tecnologia como mediadora da organização da linguagem em geral. O grupo tem interesse em práticas de linguagem em contextos sociais diversos, sendo que os trabalhos concentram-se em temas como gêneros digitais e midiáticos, práticas discursivas e educação online, interação e mídias, ensino de línguas (materna e estrangeiras) mediado pelo computador, aspectos textuais e semióticos da interação humano-computador e manifestações linguísticas da cibercultura. Acolhe também pesquisas que investigam a formulação de programas e a organização de corpora como subsídio à investigação da linguagem em geral. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eva dos Reis Araújo Barbosa - Integrante / Carla Viana Coscarelli - Integrante / Elizabeth Guzzo de Almeida - Integrante / Junia de Carvalho Fidelis Braga - Integrante / Luciana de Oliveira Silva - Integrante / Reinildes Dias - Integrante / Rodrigo Camargo Aragão - Integrante / Ronaldo Corrêa Gomes Junior - Integrante / Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva - Coordenador. Membro: Eva dos Reis Araujo Barbosa.
2014-2015. Nucleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo Descrição: O grupo pretende desenvolver atividades de pesquisa voltadas à temática da Surdez e da Língua de Sinais, por meio de: (1) reuniões de grupos para leitura e discussão de textos teóricos da área; (2) promoção de palestras mensais sobre a temática, seja por membros internos ao grupo ou professores convidados; (3) promoção de mini-cursos, sejam teóricos ou teórico-metodológicos, que possam respaldar o desenvolvimento de pesquisas na área. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eva dos Reis Araújo Barbosa - Integrante / Luana Ferraz Coelho - Integrante / Elidéa Lúcia Almeida Bernardino - Coordenador / Giselli Mara da Silva - Integrante / Rosana Passos - Integrante / Maria Aparecida Pacheco - Integrante / Maria Luiza Lacerda Alvim - Integrante / Lorena Poliana Silva Lopes - Integrante / Josiane Marques da Costa - Integrante / Dayse Garcia Miranda - Integrante / Guilherme Lourenço de Souza - Integrante / Cristiana Torres Klimsa - Integrante / Débora Goulart da Silva Duque - Integrante / Raquel Penaforte Garcia - Integrante. Membro: Eva dos Reis Araujo Barbosa.
2013-2014. A Fonologia das Linguas de Sinais Descrição: Participação em Iniciação Científica no Projeto "A Fonologia das Línguas de Sinais", coordenado pela professora Rosana Passos (Fale/UFMG), através da investigação dos empréstimos linguísticos do Português que são encontrados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Professores da UFMG em Doutoramento (PIBICPD) da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq). O projeto da professora Rosana Passos tem por objetivo principal discutir os modelos fonológicos abordados nas Línguas de Sinais a fim compreender sua organização interna e discutir qual o modelo fonológico que melhor representa a dinamicidade das línguas de sinais Pesquisa de Iniciação Científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eva dos Reis Araújo Barbosa - Integrante / Rosana Passos - Coordenador / Rafael Gonçalves Silva - Integrante / Pollyanna Ferreira - Integrante / Maria Luiza Lacerda Alvim - Integrante. Membro: Eva dos Reis Araujo Barbosa.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (33)
III Congresso de inovação e Metodologias no Ensino Superior. 2017. (Congresso).
Monitoria Voluntária no I Colóquio Interpretação de Línguas de Sinais em Contextos Comunitários: Saúde, Educação Justiça. Monitoria. 2017. (Congresso).
Oficina "A Comunicação de Forma Estratégica". 2017. (Oficina).
Workshop "Interpretação de língua de sinais em contextos jurídicos. 2017. (Outra).
II Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino. 2016. (Congresso).
Mostra das Profissões UFMG 2016.Monitoria. 2016. (Outra).
Oficina "Educação a Distância: O Papel do Designer Instrucional". 2016. (Oficina).
I Congresso Nacional de Libras da Universidade Federal de Uberlândia. 2015. (Congresso).
I Encontro ProTILS - Projeto de Capacitação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais. 2015. (Encontro).
Monitoria Voluntária (Intérprete de Libras) no evento Uma viagem ao mundo da Libras - 2ª edição.Monitoria. 2015. (Outra).
Oficina "Expressão facial e corporal da Língua de Sinais como aspecto gramatical ". 2015. (Oficina).
Oficina "Blog na Educação". 2013. (Oficina).
Oficina "O uso pedagógico dos mapas conceituais". 2013. (Oficina).
Oficina "Utilização e Gerenciamento do Google Docs e Drive". 2013. (Oficina).
Oficina de Iniciação "Comunicação em Linguagem Visual". 2013. (Oficina).
1ªs Jornadas de LGP: Língua, Ensino, Interpretação. 2012. (Outra).
Encontro Internacional Sobre Novos Letramentos: Globalização e Ensino. 2012. (Encontro).
Monitoria (auxílio a instrutor surdo) nas Oficinas de Libras com professores surdos da disciplina Fundamentos de Libras Online.Monitoria. 2012. (Outra).
Monitoria de aula presencial da disciplina Fundamentos de Libras Online.Monitoria. 2012. (Outra).
Oficina de Escrita de Sinais. 2012. (Oficina).
Palestra: "A importância da Libras no cotidiano da pessoa surda". 2012. (Outra).
III Colóquio/ I Encontro Nacional Mulheres em Letras. 2011. (Outra).
III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. 2011. (Outra).
Mesa Redonda: "O desenvolvimento da competência lexical". 2011. (Outra).
Monitoria (auxílio a instrutor surdo) nas Oficinas de Libras com professores surdos da disciplina Fundamentos de Libras Online.Monitoria. 2011. (Outra).
Monitoria de aula presencial da disciplina Fundamentos de Libras Online.Monitoria. 2011. (Outra).
Palestra: "A cura da Literatura". 2011. (Outra).
X Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE. 2011. (Outra).
Palestra: "Ciência e pseudociência na tradição gramatical". 2010. (Outra).
Palestra: "Introdução de conceitos básicos da Neurociência". 2010. (Outra).
Palestra: "Língua de brincar: uma viagem pela paisagem escrita de Manoel de Barros". 2010. (Outra).
Palestra: "O ensino de Libras nas licenciaturas: perspectivas no cumprimento da lei". 2010. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (3)
BARBOSA, E. R. A.. I Jornada NELP-CP - Políticas Linguísticas: Internacionalização e Extensão Universitária. 2017. (Outro).. . 0.
BARBOSA, E. R. A.; TAVARES, B. T. ; VEADO, J. F. ; SOUZA, L. ; MILHOMEM, T. ; TULIPA, P. ; NASCIMENTO, T.. VII Seminário de Teses e Dissertações. 2016. Outro
BARBOSA, E. R. A.; ANDRADE, F. S. ; SOUZA, G. L. ; MIRANDA, D. G.. I Encontro do ProTILS - Projeto de Capacitação de Tradutores e Intérpretes de Libras. 2015. Outro