Lattes UEMG

Adriana Andrade Ruas

Possuie doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e graduação em Direito pela Universidade Gama Filho (2003) . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Internacional e atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos humanos; direito administrativo e Constitucional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1926200726529113 (05/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Vereador Geraldo Moisés da Silva Universitário 38302192 - Ituiutaba, MG - Brasil Telefone: (034) 32719900 URL da Homepage: http://ituiutaba.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Direito
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2013-2017. GOVERNANCA GLOBAL: Estrategias internacionais de boa governanca e os dilemas na reestruturacao dos blocos economicos
      Descrição: A governança global ganhou destaque nas análises internacionais na década de noventa a partir do relatório produzido pela Comissão sobre Governança Global na ONU em 1994. Esse é basicamente um fenômeno que amplia cada vez mais sua importância no cenário internacional através das mudanças que foram sentidas após o fim da bipolaridade política produzida na Guerra Fria. Os processos de intensificação da globalização, o crescente aumento de tecnologias de informação, a valorização das Organizações Internacionais e o aparecimento de novos atores privados acabaram por enfatizar a necessidade de reestruturação dos blocos econômicos no entorno da governança positivamente ideal no cenário internacional. Existe a comprovada necessidade de se pensar que essa participação privada é um possível meio de construção contínua da democracia. Essa tese caminha no sentido de compreender os fundamentos da governança global na reestruturação necessária dos blocos econômicos que passam sensivelmente por enfrentamentos de desinteresse dos Estados em realizar nos moldes democráticos a integração da sociedade internacional. Para isso, é retomado o enfrentamento do fenômeno da globalização que acelera as relações internacionais, encurtando a relação entre espaço e tempo. As crises são analisadas para que se compreenda a atuação dos Estados e as diversas situações regulamentares impostas aos países em desenvolvimento. Para fundamentar essas premissas o trabalho toma como referencial teórico as ideias de Slavoj Zizek e sua teoria pós-estruturalista, partindo de sua análise sobre o real e o impacto de tais reflexões nas relações entre os Estados. Como metodologia, serviu-se de pesquisa bibliográfica, reforçada pelo diálogo interdisciplinar estabelecido entre a Ciência Política no âmbito das relações internacionais, a Sociologia e a Filosofia para o (re)pensar sobre a governança global como fenômeno de transformação dentro de processos de decisão e construção do sistema internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Andrade Ruas - Coordenador / Mario Lucio Quintão Soares - Integrante.
      Membro: Adriana Andrade Ruas.
    2. 2010-2011. Idealizacao da cidadania judiciaria frente uma investigacao social
      Descrição: O projeto de pesquisa, instituído no tema “A Idealização da Cidadania Judiciária frente a uma Investigação Social”, propõe utilizar o juizado de conciliação de Teófilo Otoni que atua em parceria com a Faculdade Presidente Antônio Carlos e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, tendo a finalidade de analisar os conflitos sociais apresentados no âmbito desta região, na intenção de configurar ações no contexto das políticas públicas que apresentem como foco as melhorias nas condições sociais, econômicas e culturais do cidadão. #10;O projeto será desenvolvido em uma ação conjunta entre alunos e professores da Faculdade de Direito, onde analisarão os conflitos apresentados e suas possíveis vertentes sociais, construindo um banco de dados, que tratados estatisticamente, produzirão uma percepção das causas destes conflitos, servindo como amostragem para as soluções gestoras. #10; Trata-se de uma pesquisa sociológica do Direito que busca estabelecer parâmetros para realizar a soma de idealizações na promoção da paz social com o auxilio dos poderes constituídos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Adriana Andrade Ruas - Coordenador / Adriano Stanley Rocha Souza - Integrante.
      Membro: Adriana Andrade Ruas.
    3. 2010-2011. O USO DO CREDITO DE CARBONO POR PROPRIETARIOS RURAIS: A EXPERIENCIA DO MUNICIPIO DE TEOFILO OTONI E AS ATIVIDADES MINERARIAS DA REGIAO
      Descrição: Com o presente projeto, propõe-se o desenvolvimento da pesquisa de implantação naquela área, da utilização do crédito de carbono. Como vimos, trata-se de instrumento criado pelo Protocolo de Quioto, que tem por finalidade financiar países em subdesenvolvimento, que ainda não destruíram completamente as suas florestas, recebendo dividendos de países industriais que pagariam uma “cota” pelas emissões de gás carbônico lançado à atmosfera por suas indústrias.#10;#10;Pretende-se desenvolver a presente pesquisa com o objetivo de levar-se ao conhecimento dos proprietários de extensas áreas de terra sub-utilizadas na pecuária, a enorme vantagem que se poderia obter a partir do recebimento de créditos de carbono, e pelo reflorestamento daquelas áreas.#10;#10;Para tal desiderato, propõe-se uma parceria entre as empresas da região e aqueles produtores rurais. Assim, estas empresas comprariam da própria comunidade de Teófilo Otoni os créditos de carbono necessários ao desenvolvimento de suas atividades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Adriana Andrade Ruas - Integrante / Adriano Stanley Rocha Souza - Coordenador.
      Membro: Adriana Andrade Ruas.
    4. 2005-2006. O TRIBUTO COMO INSTRUMENTO DE PROTECAO AMBIENTAL
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Andrade Ruas - Coordenador.
      Membro: Adriana Andrade Ruas.
    5. 2005-Atual. Cidadania e politicas publicas _ Jurisdicao Constitucional Participativa: audiencia publica no STF?
      Descrição: Descrição: A pesquisa quot;Jurisdição Constitucional Participativa: audiência pública no STF?quot; investiga a importância da participação e soberania popular como um direito social na simetria democrática da cidadania, no cumprimento primeiro de um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, qual seja, a democratização do Judiciário.Vincula-se ao Projeto Cidadania e Políticas Públicas, cujo objeto é o estudo interdisciplinar e interinstitucional das relações político-jurídicas e sócio-econômicas existentes entre políticas públicas, participação popular, desigualdades sócio-espaciais e planejamento administrativo-urbanístico do espaço urbano brasileiro.A partir do estudo da aplicação dos princípios da dignidade da pessoa humana, da cidadania e da função social da propriedade e da cidade, o projeto analisa o processo de planejamento e gestão urbana no Brasil, as interações existentes entre sociedade civil e poder público, a utilização de instrumentos de política urbana no território nacional e a responsabilidade civil, administrativa e penal de agentes públicos decorrente da formulação e execução de políticas públicas. Por fim, a equipe pesquisa a promoção de soluções jurídicas sustentáveis, convencionais e não convencionais, aptas a garantir a eficácia e a efetividade dos direitos constitucionais à cidade e à moradia em países de modernidade periférica, como o Brasil. Repercussões do Projeto: ATIVIDADES DE EXTENSÃO: oferta de cursos de especialização em Direito Público destinado a operadores do direito, servidores públicos, planejadores e gestores urbanos, profissionais liberais (IEC/Arcos/2003, IEC/Belo Horizonte/2003, PUC Minas Virtual/2003); atividades de consultoria voltadas para a elaboração de planos diretores (Mariana/2003); participação em projeto de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional coordenada em âmbito nacSituação: Em Andamento Natureza: Pesquisa Integrantes: Adriana Andrade Ruas(Responsável); Marinella Machado Araújo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Andrade Ruas - Coordenador.
      Membro: Adriana Andrade Ruas.
    6. 2002-Atual. Nucleo Justica e Demcracia
      Descrição: O grupo pesquisa as matrizes teóricas que informam os diversos conceito de justiça e o modo como tais conceitos interferem na operacionalização do Direito, através de sua interpretação e aplicação. Além disso, estuda a relação interna entre democracia, direito e justiça. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (25) Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Andrade Ruas - Coordenador / Marcelo Gallupo - Integrante / Julio Aguiar de Oliveira - Integrante / Lucas de Alvarenga Gontijo - Integrante.
      Membro: Adriana Andrade Ruas.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Aprovação concurso professora substituta, UFVJM.. 2013.
      Membro: Adriana Andrade Ruas.
    2. Aprovação concurso professor temporario, UFVJM.. 2010.
      Membro: Adriana Andrade Ruas.
    3. Aprovação em concurso de auxiliar judiciário, Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.. 2001.
      Membro: Adriana Andrade Ruas.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. CONGRESSO DE DIREITO CONTEMPORÂNEO. 2019. (Congresso).
    2. CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE POLÍTICAS PUBLICAS. O INTERCULTURALISMO REALIZADOR DOS POVOS DO SUL NA BUSCA PELA PRESERVAÇÃO DA PAN AMAZÔNICA. 2019. (Congresso).
    3. Congresso Internacional Sobre Democracia, Decolonialidade e Direitos Humanos. Governança Global como instrumento de legitimação das decisões internacionais. 2018. (Congresso).
    4. I CICLO DE DEABTES SOBRE DIREITOS HUMANOS.Direitos Humanos e a proteção internacional do meio ambiente. 2018. (Outra).
    5. Núcleo Docente Estruturante (NDE): funções e atribuições. 2018. (Outra).
    6. Ciclo de Palestras.- Tema: “Pertença Reliosa numa Era Secular”.. 2013. (Oficina).
    7. Ciclo de Palestras.“Società posmortale e derive biogiuridiche”. 2013. (Oficina).
    8. Mesa Redonda.O conflito aparente de normas. 2013. (Encontro).
    9. CONGRESSO JURIDICO INTERNACIONAL. 2011. (Congresso).
    10. Congresso Jurídico Internacional quot; a tutela dos direitos difusos e sociaisquot;. 2010. (Congresso).
    11. Para que serve a Teoria do Direito?. 2005. (Seminário).
    12. Constituição e Mudança Social. 2004. (Seminário).
    13. II Congresso Internacional de Direito Internacional. 2004. (Congresso).
    14. Palestra sobre Reforma do Judiciário. 2004. (Outra).
    15. Perspectivas da Administração Pública e as Parcerias Público-privadas. 2004. (Seminário).
    16. IV Seminário Jurídico da OAB. 2002. (Seminário).
    17. VI Congresso Internacional. 2002. (Congresso).
    18. Ciclo de palestras -UGF. 2001. (Seminário).
    19. I Seminário Direito e Voluntariado. 2001. (Seminário).
    20. XIV Simpósio Nacional Os Notáveis. 2001. (Simpósio).
    21. XVIII Simpósio Nacional - Direito Penal e Processual Penal. 2001. (Simpósio).
    22. VII GAMAJUR - Um olhar a constituição. 2000. (Seminário).
    23. V GAMAJUR - A Crise do Processo e as Novas Formas de Prestação Jurisdicional. 1999. (Seminário).
    24. VI GAMAJUR - Direito e as Novas Tendências. 1999. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. RUAS, Adriana Andrade. Paraíso racial: as relações étnico-raciais e a democracia brasileira. 2018. (Outro).. . 0.
    2. RUAS, Adriana Andrade; MONTEZANO, Rodrigo Lacerda ; SCHUBER, Marcio. III Congresso do Baixo Jequitinhonha e II Mostra Científica ALFA. 2012. Congresso
    3. RUAS, Adriana Andrade; RAMOS, A. A. G. ; MAGALHAES, C.E. ; GANEM, M. M.. III Congresso Juridico Internacional. 2012. Congresso
    4. RUAS, Adriana Andrade. I MOSTRA CINETÍFICA E II CONGRESSO DO BAIXO JEQUITINHONHA. 2011. (Outro).. . 0.
    5. RUAS, Adriana Andrade. Congresso Internacional: A tutela dos Direitos Difusos Sociais. 2010. (Congresso).. . 0.
    6. RUAS, Adriana Andrade. Semana Jurídica: Em Defesa do Estado Democrático de Direito. 2010. (Outro).. . 0.
    7. RUAS, Adriana Andrade. Mini-Curso : Propaganda Eleitoral. 2010. (Outro).. . 0.
    8. RUAS, Adriana Andrade. Circuito Juridico. 2010. (Outro).. . 0.
    9. RUAS, Adriana Andrade. Direito quot;in itinerequot;. 2010. (Outro).. . 0.
    10. RUAS, Adriana Andrade. Programa Institucional de Nivelamento. 2010. (Outro).. . 0.
    11. RUAS, Adriana Andrade. Comemoração aos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.. 2010. (Outro).. . 0.
    12. RUAS, Adriana Andrade. Constituição e Mudança Social. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06