Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz /FAPESB. Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais pela mesma instituição/ UESC. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Realizou Residência Artística na Escola Internacional de Cinema e TV San Antonio de Los Baños - EICTV/ Cuba. Experiência com docência, pesquisa e extensão universitária nas áreas de Artes, Design, Educação Contextualizada e Cultura Afro-Brasileira. Professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordena atividades do Centro de Estudos em Design da Imagem ED/UEMG. Integra os Grupos de Estudo e de Pesquisa Artefatos Lúdicos (ED/UEMG) e Aprendizagem NaPrática (FAE/ EEFFTO - UFMG). Desenvolve o Projeto de iniciação científica Saberes Tradicionais do Reinado Mineiro (Parceria ED e ESMU/ UEMG). (Texto informado pelo autor)
SOUSA, G. A.; FREITAS, Ricardo Oliveira de. Além da Caixa Preta: a identidade afro-brasileira na fotografia de Eustáquio Neves. Fenix: revista de historia e estudos culturais. v. 11, p. 01-19, issn: 1807-6971, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, G. A. Documentação de artista: possíveis contribuições para a pesquisa em arte. Em: Magali Melleu Sehn, Raquel Augustin. (Org.). Pesquisa em preservação de arte moderna e contemporânea: coletânea 1. 1ed.Belo Horizonte. : Escola de Belas Artes UFMG. 2019.v. 1, p. 9-17. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, G. A. A construção do olhar afro descendente: relações raça-gênero na fotografia de Eustáquio Neves. Em: Duarte, W. José. (Org.). Ações afirmativas na UESC: o programa Bantu-iê. Ilhéus. : Editus. 2008.. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, G. A.; FREITAS, Ricardo Oliveira de. Textos híbridos, leituras contaminadas: a imagem no horizonte da leitura contemporânea. Em: I Congresso Nacional Linguagens e Representações: linguagens e leituras, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
SOUSA, G. A. Um pedaço da África em Belo Horizonte: corpo, arte e experiência cultural. Em: I Colóquio Interdisciplinar dos Estudos do Lazer, 2020, Belo Horizonte. Coletânea do Primeiro Colóquio Interdisciplinar dos Estudos do Lazer. Belo Horizonte: EEFFTO/CELAR, v. 1, p. 410-416, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (1)
SOUSA, G. A.; FREITAS, Ricardo Oliveira de. Arte, literatura e cultura: limites, contaminações e possibilidades. Em: XIX Seminário do CELLIP: Pesquisa em língua e cultura na América Latina, 2009, Cascavel - PR. XIX CELLIP - Caderno de Resumos, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (7)
SOUSA, G. A. I Colóquio interdisciplinar de Estudos do Lazer. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUSA, G. A. Lazer, Design e interdisciplinaridade: encontros e confluências. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUSA, G. A. Documentação de artista: dossiê Instantâneos. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUSA, G. A.; FREITAS, Ricardo Oliveira de. Fotografia e alteridade: raça e gênero na fotografia de Eustáquio Neves. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUSA, G. A. Arte e Educação: Desafios e Possibilidades. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUSA, G. A.; FREITAS, Ricardo Oliveira de. Textos híbridos, leituras contaminadas: as imagens no horizonte da leitura contemporânea. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUSA, G. A. Arte contemporânea afrodescendente: um estudo de caso sobre a fotografia de Eustáquio Neves. 2008. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (4)
SOUSA, G. A. Processo Interculturais. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, G. A. Sessão Comentada do Filme Ziriganga. 2020. (Programa de rádio ou. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, G. A. Histórias e Cânticos do Reinado Mineiro. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, G. A. Fórum de Cinema Etnográfico do VI Congresso Associação Latino Americana de Antropologia. 2020; Tema: Cinema etnográfico. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (3)
SOUSA, G. A. Imagens Pro-vocadas: processo criativo compartilhado em Artes Visuais. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, G. A. Oficina de Fotoarte. 2011. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
SOUSA, G. A. Usos da Imagem na Prática Educativa: Contribuições para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2008. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (4)
Débora Moreira da Costa. Mulheres negras nas artes visuais: as trajetórias de mulheres negras nos campos de produção e licenciatura em artes visuais em diálogo com a lei 10.639/03. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Felipe Messias. Artes pretas brasileiras: a constituição da negritude como lugar de fala para artistas negras e negros além do discurso. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Edson Leonardo Moreira. Educação e cultura negra: um olhar sobre as conquistas do Movimento Negro e seus atuais desafios no campo educacional. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Thais Nunes Coelho. Brincar para criar: a brincadeira como processo criativo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Iniciação científica (1)
Douglas Philipe Mendonça. Saberes Tradicionais do Reinado Mineiro: da multiplicidade artística às experiencias musicais vividas. Iniciação científica (Graduando em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (14)
Flaviana Lage dos Santos. O mercado de arte em Belo Horizonte entre 2015 e 2018. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Marcus Paulo de Jesus Horácio. Favela: uma foto por dia. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Jessica Parreiras Marroques. Patrimônio e Memória nos Cantos de Trabalho das Lavadeiras. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
João Vitor Cardoso. Tipografia Vernacular: os pintores letristas da região metropolitana de BH. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Paulo César Alves Júnior. Um estado de ser: uma narrativa entre o corpo e a geografia. (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
José Paulon Martins Lins. José Caricatura: assombro pelo verbo. (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Salin Ferreira de Sá. As conexões entre as artes visuais e a música: a interdisciplinaridade numa perspectiva da educação inclusiva. (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Loredana de Miranda Peroni. O Hip Hop não pára: inserções culturais e produções artísticas. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Escola de Design da UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2016. Orientadores: Eliane Meire Soares Raslan, Genesco Alves de Sousa.
Aglani Barbosa dos Santos. TIC's: um novo olhar para o ensino de literatura. (Graduação em Letras) - Universidade Aberta do Brasil, . 2014. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Alexsandro Barros Enrico. Palavra musicada: a música popular como ferramenta pedagógica. (Graduação em Letras) - Universidade Aberta do Brasil, . 2014. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Ana Paula de Melo Silva. O teatro como instrumento de incentivo à leitura. (Graduação em Letras) - Universidade Aberta do Brasil, . 2014. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Doriana Santos Silva Varjão. Músicas de Gabriel, o Pensador como instrumento de auxílio na leitura, interpretação textual e formação de leitores. (Graduação em Letras) - Universidade Aberta do Brasil, . 2014. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Maria Nilza de Miranda Neta. Inovações nas práticas pedagógicas e interatividade na EAD. (Graduação em Letras) - Universidade Aberta do Brasil, . 2014. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Célia Maria de Almeida Pena. A importância das HQs para o incentivo à leitura no ensino fundamental. (Graduação em Letras) - Universidade Aberta do Brasil, . 2014. Orientador: Genesco Alves de Sousa.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (4)
2020-Atual. Saberes Tradicionais do Reinado Mineiro: da multiplicidade artistica as experiencias musicais vividas: Segunda Etapa Descrição: Proposta de aproximação entre a Universidade e Comunidades Tradicionais. Irmandades do Reinado acolhem pesquisadores e estudantes para imersão, enquanto a Universidade recebe mestres populares para troca de conhecimentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Genesco Alves de Sousa - Coordenador / Sônia Cristina de Assis - Integrante. Membro: Genesco Alves de Sousa.
2019-2020. Saberes Tradicionais do Reinado Mineiro: da multiplicidade artistica as experiencias musicais vividas: Primeira Etapa Descrição: Proposta de aproximação entre a Universidade e Comunidades Tradicionais. Irmandades do Reinado acolhem pesquisadores e estudantes para imersão, enquanto a Universidade recebe mestres populares para troca de conhecimentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Genesco Alves de Sousa - Coordenador / Sônia Cristina de Assis - Integrante. Membro: Genesco Alves de Sousa.
2018-Atual. Artefatos Ludicos: Cartografias Literarias Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Genesco Alves de Sousa - Integrante / Cássia Macieira - Integrante / Anna Stolf - Coordenador. Membro: Genesco Alves de Sousa.
2017-Atual. O feitico da arte: estudo sobre a producao artistica em um terreiro de candomble Descrição: Pesquisa etnográfica realizada no contexto de um terreiro de candomblé. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Genesco Alves de Sousa - Coordenador. Membro: Genesco Alves de Sousa.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (2)
Prêmio Calendário das Artes 2013, Fundação Cultural do Estado da Bahia - Secretaria de Cultura do Estado.. 2013. Membro: Genesco Alves de Sousa.
Prêmio Mobilidade Artística 2011, Fundação Cultural do Estado da Bahia - Secretaria de Cultura do Estado.. 2011. Membro: Genesco Alves de Sousa.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (9)
VI Congresso Asociación Latinoamericana de Antropologia 2020. Processos Interculturais I: Ziriganga. 2020. (Congresso).
I Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer.Um pedaço da África em Belo Horizonte: corpo, arte e experiência cultural. 2019. (Outra).
I Forum de Artes Visuais Licenciatura ED UEMG 2019.Construindo a normatização do TCC. 2019. (Outra).
XXI Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Saberes Tradicionais do Reinado Mineiro. 2019. (Seminário).
XX Seminário de Pesquisa e Extensão/ UEMG.Parecerista e Avaliador de Resumos e Pôsters. 2018. (Seminário).
XVIII Seminário de Pesquisa e Extensão - ED UEMG.Avaliação de Pôsters 2016. 2016. (Seminário).
I Seminário Acervos de Arte Contemporânea.Documentação de artista: dossiê Instantâneos. 2015. (Seminário).
II Encontro Internacional de Ciências Sociais.Fotografia e alteridade: raça e gênero na fotografia de Eustáquio Neves. 2010. (Encontro).
I Congresso Nacional de Linguagens e Representações. Textos Híbridos, Leituras Contaminadas: as imagens no horizonte da leitura contemporânea. 2009. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (6)
SOUSA, G. A.. Primeiro Encontro do Programa Encontro de Saberes da UEMG. 2020. (Outro).. . 0.
DEBORTOLI, J. A. O. ; CHAVES, E. ; Assis, Sonia Cristina de ; SOUSA, G. A.. Seminário: Tópicos Especiais em Lazer: Lazer, Culturas Populares e Religiosidades: Saberes em Movimento. 2019. Outro
SOUSA, G. A.. I Colóquio Interdisciplinar em Lazer. 2019. (Outro).. . 0.
SOUSA, G. A.; Assis, Sonia Cristina de. Seminário Saberes Tradicionais do Reinado Mineiro. 2019. Outro
SOUSA, G. A.. Exposição do Acervo da III Mostra de Arte Insensata. 2015. (Exposição).. . 0.
SOUSA, G. A.. I CONLIRE - Congresso Nacional Linguagens e Representações. 2009. (Congresso).. . 0.