Doutora em Estudos Linguísticos (Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras) pela UFMG (2019) e Mestre em Educação (2009). Possui licenciatura Plena em Letras (Inglês/Português) pela Universidade de Itaúna (2000). Tem experiência na docência de língua inglesa, atuando na educação básica regular pública e particular (níveis: fundamental, médio), no ensino médio técnico e também no ensino superior (com ênfase no ensino de inglês para fins acadêmicos). Em 2013 e 2014, foi professora substituta de Língua Inglesa no Colégio Técnico da UFMG (COLTEC). Em 2019, entrou para o corpo docente da Fundação Cefet Minas (FCM) Idiomas. Suas principais áreas de interesse para pesquisa estão relacionadas às experiências inspiradoras de ensino e aprendizagem de inglês na educação básica e também ao papel da relação professor-aluno nas experiências de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)
SALDANHA, GABRIELA DA CUNHA BARBOSA. A relevância das metáforas como conceitualização das experiências: uma reflexão sobre o ensino/aprendizagem de inglês no ensino regular. SCRIPTA (PUCMG). v. 20, p. 212, issn: 1516-4039, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SALDANHA, GABRIELA C. B. O discurso do enfoque no ensino da habilidade da leitura dos PCN-LE e sua influência no currículo real. Recorte (UninCor). v. 12, p. 18, issn: 1807-8591, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (3)
SALDANHA, G. C. B.; Souza, A.S.S ; ARRUDA, C. F. B. ; SALDANHA, GABRIELA C. B.. PESQUISAS DE BASE EXPERIENCIAL: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Em: Kyria Finardi; Marta Scherre; Leila Tesch; Hebe Carvalho. (Org.). A diversidade de fazeres em torno da linguagem:universidades, faculdades e educação básica em ação. 01ed.Campinas. : Pontes. 2019.p. 311-327. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SALDANHA, GABRIELA C. B. Letramento crítico e o ensino de língua estrangeira via língua-alvo em escolas públicas brasileiras, uma proposta viável?. Em: OLIVEIRA, Shirlene; SÓL, Vanderlice. (Org.). Multiletramentos no ensino de inglês: experiências da escola regular contemporânea.. 01ed.Ouro Preto. : IFMG. 2016.p. 151-169. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SALDANHA, GABRIELA C. B. Compartilhando práticas no contexto do ensino/aprendizagem de inglês na era digital: um relato de experiência com a plataforma Edmodo. Em: BUSARELLO, Raul; BIEGING Patrícia. (Org.). Inovação em práticas e tecnologias para aprendizagem. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2015.p. 135-156. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (5)
SALDANHA, GABRIELA C. B. Práticas Inspiradoras: experiências bem-sucedidas de professores de inglês em escolas regulares da Grande Belo Horizonte e seu impacto na motivação discente. Em: VIII SETED - Seminário de Teses e Dissertações, 2017, BELO HORIZONTE. Práticas Inspiradoras: experiências bem-sucedidas de professores de inglês em escolas regulares da Grande Belo Horizonte e seu impacto na motivação discente, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SALDANHA, GABRIELA C. B.; SOUZA, A. S. S. E. ; PINTO, D. S. ; BRITO, C. A.. Pesquisas de base experiencial: evidências empíricas da sala de aula de línguas estrangeiras. Em: IV Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (CONEL),, 2017, Vitória. Pesquisas de base experiencial: evidências empíricas da sala de aula de línguas estrangeiras, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SALDANHA, GABRIELA C. B. Compartilhando práticas no contexto do ensino/aprendizagem de inglês na era digital: um relato de experiência com a plataforma Edmodo. Em: X Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED) ?Alteridade, Formação e Condição Docente?., 2015, Ouro Preto. Compartilhando práticas no contexto do ensino/aprendizagem de inglês na era digital: um relato de experiência com a plataforma Edmodo, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SALDANHA, GABRIELA C. B. A relevância das metáforas para a reflexão sobre o ensino-aprendizagem de inglês no ensino regular. Em: 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought., 2015, BELO HORIZONTE. A relevância das metáforas para a reflexão sobre o ensino-aprendizagem de inglês no ensino regular, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SALDANHA, GABRIELA C. B. Currículo da língua inglesa em escolas públicas de Itaúna: entre o prescrito e o real. Em: XI CBLA ?Linguística aplicada para além das fronteiras?, 2015, Campo Grande. Currículo da língua inglesa em escolas públicas de Itaúna: entre o prescrito e o real, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (12)
SALDANHA, GABRIELA C. B. Professores inspiradores de inglês em escolas regulares: em busca de experiências bem-sucedidas. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
SALDANHA, GABRIELA C. B. Práticas Inspiradoras: experiências bem-sucedidas de professores de inglês em escolas regulares da Grande Belo Horizonte e seu impacto na motivação discente. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
SALDANHA, GABRIELA C. B. Compartilhando práticas no contexto do ensino/ aprendizagem de Inglês na era digital: um relato de experiência com a plataforma Edmodo. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SALDANHA, GABRIELA C. B. Currículo da língua inglesa em escolas públicas de Itaúna: entre o prescrito e o real. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
SALDANHA, GABRIELA C. B. Compartilhando práticas no contexto do ensino/aprendizagem de inglês na era digital: um relato de experiência com a plataforma Edmodo. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
SALDANHA, GABRIELA C. B. A relevância das metáforas para a reflexão sobre o ensino-aprendizagem de inglês no ensino regular. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
SALDANHA, GABRIELA C. B. Práticas que inspiram: experiências bem-sucedidas de ensino/aprendizagem de inglês em escolas regulares de Belo Horizonte. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário
SALDANHA, GABRIELA C. B. Currículo da Língua Inglesa em escolas públicas de Itaúna: entre o prescrito e o real. 2014. Apresentação de Trabalho/Seminário
SALDANHA, GABRIELA C. B.; SALOMAO, J.. Coleção Bernoulli 2021 - Way. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de inglês - 7º ano
SALDANHA, GABRIELA C. B.; SALOMAO, J.. Materiais didáticos bilíngues em inglês da Educação Infantil ao Ensino Médio. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de currículo bilíngue
SALDANHA, GABRIELA C. B.; SALOMAO, J.. Materiais Didáticos bilíngues em inglês da Educação Infantil ao Ensino Médio. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de currículo bilíngue
SALDANHA, GABRIELA C. B.; SALOMAO, J.. Coleção Bernoulli 2021 - Way. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático bilíngue
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2015-2019. Praticas inspiradoras: experiencias bem-sucedidas de professores de ingles em escolas regulares da Grande Belo Horizonte e seu impacto na motivacao discente Descrição: Esta pesquisa foi desenvolvida como projeto aprovado pelo POSLIN para obtenção do título de Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com defesa em março de 2019.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriela da Cunha Barbosa Saldanha - Coordenador. Membro: Gabriela da Cunha Barbosa Saldanha.
2015-Atual. ACCOOLHER Acao Complexidade e Colaboracao: Observando e Ouvindo Licoes, Historias, Experiencias e Reflexoes. Descrição: Este projeto objetiva estreitar relações entre pesquisadores e professores para aproximar a pesquisa à prática através de uma rede de colaboração entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e professores e estudantes de línguas estrangeiras em escolas públicas e particulares; visando criar espaços de apoio, discussão e de propostas de ação que tenham por base as experiências de professores e estudantes sobre eventos vivenciados em sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriela da Cunha Barbosa Saldanha - Coordenador / Andréa Santana Silva e Souza - Integrante / Maria Aparecida Zolnier - Integrante / Carolina Vianini Lima - Integrante / Hilda Simone Coelho - Integrante / Climene Arruda de Brito - Integrante / Maria Raquel Bambirra - Integrante / Denise Silva Pinto - Integrante / Laura Stella Miccoli - Integrante. Membro: Gabriela da Cunha Barbosa Saldanha.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (11)
English Language teaching in Brazil: challenging the monolingual oriorientation. 2017. (Seminário).
I Jornada NELP-CP.Compartilhando práticas no contexto do ensino/aprendizagem de inglês na era digital: um relato de experiência com a plataforma Edmodo. 2017. (Seminário).
English from below. 2015. (Outra).
International Colloquium on Academic Literacies. 2015. (Seminário).
"The book is on the table". 2010. (Outra).
Semnário de Pesquisa do curso de Mestrado em Educação da Universidade de Itaúna.Apresentação das Pesquisas em andamento da primeira turma do Mestrado em Educação. 2006. (Seminário).
X English Teacher Annual Seminar. 2005. (Seminário).
XX Encontro Das Escolas Parceiras Do Projeto Soma. 2002. (Encontro).
XVIII Encontro das Escolas do Projeto Qualidade Soma. 2001. (Encontro).
XXXII Semana da Educação. 2000. (Outra).
XXXI Semana de Educação. 1999. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (1)
SALDANHA, GABRIELA C. B.. VIII SETED. 2017. (Outro).. . 0.