Lattes UEMG

Patricia Goncalves Nery

É Pedagoga, docente de ensino superior, pesquisadora na área da Educação. Concluiu o doutorado na Faculdade de Educação da USP, na linha da Sociologia da Infância (2019), com a tese "Culturas da infância: os modos como as crianças assistem, interagem e dão sentidos às narrativas das séries de animação". Mestra em Educação pela UERJ, na linha cultura, educação e etnografia. Realizou pesquisa etnográfica investigando práticas de sucesso em alfabetização na rede pública de ensino de Belo Horizonte (2009). Tem especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG (1997) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG (1993). Atuou como docente superior de Metodologia de Língua Portuguesa com ênfase em ALFABETIZAÇÃO e LETRAMENTO, LITERATURA INFANTIL, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (1999-2015) como professora contratada e a partir de 2017, atua na mesma área como professora efetiva. Atuou na função de Coordenadora Geral, pela UEMG, do Programa do Governo Federal PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA de 2012 a 2015. Exerceu a docência no Ciclo da Alfabetização na rede pública do município de Belo Horizonte e na rede privada de ensino (1990/1997). Trabalhou com Alfabetização de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Belo Horizonte (1997/2009). É docente de cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, literatura infantil, gestão de processos educacionais e legislação educacional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1843092055739299 (01/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba, 29 Santa Efigênia 30130140 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900 URL da Homepage: www.uemg.br/
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2015-2015. O Pacto Nacional pela Alfabetizacao na Idade Certa e as praticas cotidianas de alfabetizacao: um estudo de caso etnografico
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as influências da Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012-2015) nas práticas cotidianas de alfabetização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Gonçalves Nery - Integrante / Ivana de Oliveira Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Patricia Goncalves Nery.
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar as influências do Pacto nas práticas de alfabetização implementadas cotidianamente com crianças matriculadas no ciclo de alfabetização em escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais. Para tanto, buscam-se compreender: (a) como essa formação mobiliza os saberes dos professores alfabetizadores e como eles se apropriam desses saberes; (b) como os aportes teórico-práticos da formação contribuem para o enfrentamento e a superação das dificuldades vivenciadas nas práticas alfabetizadoras; e (c) como a formação influencia na construção de uma identidade de professor alfabetizador. Nesse sentido, torna-se necessário, da perspectiva teórica, contextualizar e apresentar esse programa de formação enfatizando aspectos políticos, legais e institucionais de sua implantação, explicitar as concepções de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática presentes nos cadernos e nos materiais de formação utilizados nos anos de 2013 e 2014, bem como discutir aspectos ligados à mobilização de saberes na prática docente. Quanto à perspectiva metodológica, pretende-se imprimir um estudo vertical, mediante aplicação de questionários, junto a professores alfabetizadores que atuam em escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais, selecionadas para composição da amostra estratificada, e que participam da formação desde o seu início.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ivana de Oliveira Carvalho - Coordenador / Patrícia Gonçalves Nery - Integrante / Ana Paula Nadalin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ivana de Oliveira Carvalho.
    2. 2012-2015. NEPEL: Nucleo de Estudos e Pesquisas em Educacao -
      Descrição: O grupo de pesquisa tem como objetivo desenvolver e estimular atividades de estudo, pesquisa, extensão e formação docente no campo da linguagem englobando: alfabetização, letramentos, cultura do escrito, literatura, leitura e escrita no desenvolvimento da língua portuguesa, da matemática, entre outras interfaces da linguagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Gonçalves Nery - Integrante / Sara Clementina - Coordenador.
      Membro: Patricia Goncalves Nery.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. I CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização - os sentidos da alfabetização no Brasil: o que sabemos, o que fazemos e o que queremos?. Práticas de Leitura e escrita na formação de professores: uma proposta interdisciplinar. 2013. (Congresso).
      2. II SIHELE - Seminário Internacional sobre a História do Ensino de Leitura e Escrirta. 2013. (Seminário).
      3. XV ENDIPE (Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino). 2010. (Encontro).
      4. Fracasso Escolar e Etnografia. 2008. (Congresso).
      5. III Seminário Internacional: Escola e Cultura. 2008. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. NERY, P. G.. Seminários de Formação de Professores: Alfabetização, Interdisciplinaridade e infância. 2015. (Outro).. . 0.
      2. NERY, P. G.. Seminário de Encerramento: Alfabetização, Interdisciplinaridade e Infância. 2015. (Outro).. . 0.
      3. NERY, P. G.. Seminários de Alfabetização Matemática PNAIC. 2014. (Outro).. . 0.
      4. NERY, P. G.. Seminário de Encerramento: Alfabetização Matemática PNAIC. 2014. (Outro).. . 0.
      5. NERY, P. G.. Seminários de Formação de Professores PNAIC - Língua Portuguesa no Ciclo da Alfabetização. 2013. (Outro).. . 0.
      6. NERY, P. G.. Seminário de Encerramento: Língua Portuguesa no Ciclo da Alfabetização. 2013. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Patricia Gonçalves Nery ⇔ Paulo Henrique Miotto Donadeli (1.0)
        1. DONADELI, Paulo Henrique Miotto. Os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: o que temos a comemorar?. 2008. Curso de curta duração ministrado/Extensão
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05