Lattes UEMG

Mario Geraldo Rocha da Fonseca

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).Pós-doutor em Literatura Comparada, projeto financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).Doutor em Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais), Belo Horizonte.Tese: " A Cobra e os poetas: uma mirada selvagem na literatura brasileira". . Como parte do doutorado, foi também contemplado com a bolsa sanduíche no pais, do CNPq, para desenvolver suas pesquisas na Amazônia, precisamente na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, onde permaneceu de março a agosto de 2010. Neste estágio, frequentou ainda a Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, e fez trabalho de campo com os índios Kaxinawá, do Rio Jordão (Acre), e com os índios Sateré-Mawé, no rio Marau( Amazonas).Publicou dois livros: " mar.rio" ( 2015) e "Sonho Concreto" (2010). Na UFMG, obteve o título de Mestre em Teoria da Literatura, com a seguinte dissertação: "Agonia de um mito pós-moderno: narrativas míticas arcaicas e o relato jornalístico do 11 de Setembro". Coordena o grupo de estudo TRANSCRIAR, junto a alunos e professores da UEMG. Desenvolve os projetos de extensão #nossaUEMG (mobilização da comunidade universitária da UEMG) e " Ocupação do Espaço Vertical: Projeções Mapeadas e Intervenções Gráficas em Fachadas e Tapumes"..Atua nas áreas de Cultura, Artes, Design, Comunicação, Literatura , Metodologia da Ciência e de Saberes Tradicionais Indígenas, dando aulas, aplicando oficinas e cursos. Coordenador do Projeto " Cria Atividades e Saberes: cultura, arte e cidadania contemporâneas", coordena o " Projeto Ofídias: Artes e Culturas Indígenas, Artes e Culturas Contemporâneas". Atua também no campo da produção artística, de modo particular como coordenador e artista do Coletivo Partilha, de Belo Horizonte, promove saraus de performances e outras manifestações. Foi professor no curso de Design Gráfico e de Comunicação Social na Universidade FUMEC, Belo Horizonte, onde pertenceu a um grupo de pesquisa na área de Metodologia em Design Gráfico, financiado pela FUNADESP. Além de ter ministrado as disciplinas Semiótica, Teoria da Comunicação, Oficina de Texto Argumentativo e TFG (Trabalho Final de Graduação), coordenou um grupo de estudo chamado MUNDO CODIFICADO, que tinha como objetivo refletir sobre os estudos do filósofo Villem Flusser a respeito do Design. Foi coordenador do jornal laboratório O PONTO, do curso de Comunicação Social da Universidade Fumec, em cuja gestão ganhou dois importantes prêmios da Sociedade Brasileira de Comunicação: o de melhor jornal laboratório dos países do Mercosul em 2006 e de melhor jornal laboratório do Brasil no mesmo ano. Por cerca de 10 anos foi repórter dos Diários Associados de Minas Gerais.De 1989 a 1991 participou de intercâmbio acadêmico e profissional em universidades e meios de comunicação italianos. Na Università Cattolica di Milano fez os cursos de Introdução à Filosofia e Sociologia da Comunicação. Ainda na Itália, colaborou com vários jornais, entre os quais "L'AVVENIRE, um dos mais difundidos no país. Exerceu por quase 10 anos o cargo de repórter dos jornais ESTADO DE MINAS e DIÁRIO DA TARDE de Belo Horizonte e deu aula no curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2014-Atual. CRIA.Atividade e Saberes
      Descrição: oficinas, cursos, palestras, roda-de-conversas sobre o tema " criatividade" na cultura, arte, educação, educação ambiental. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário Geraldo Rocha da Fonseca - Coordenador. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Mario Geraldo Rocha da Fonseca.
    2. 2014-Atual. Sarau da Partilha
      Descrição: evento artístico performático com o Coletivo Partilha de artistas ligados às áreas de performance, recitação de poesia, leitura de textos diversos, música, dança, artes plásticas e visuais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário Geraldo Rocha da Fonseca - Coordenador.
      Membro: Mario Geraldo Rocha da Fonseca.
    3. 2008-2009. Processos Metodologicos de Pratica Projetual e Pesquisa em Design Grafico
      Descrição: O projeto tem como objetivo unir a metodologia acadêmica de pesquisa científica aos procedimentos de planejamento das etapas metodológicas da prática projetual em Design Gráfico. O resultado esperado é a elaboração de Manual de Orientação Metodológica para o curso de Design Gráfico da Universidade Fumec de Belo Horizonte. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Mário Geraldo Rocha da Fonseca - Coordenador. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Mario Geraldo Rocha da Fonseca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Quinto lugar no Festival de Artes Plásticas da Prefeitura de Maués, Secretaria Municipal de Maués-Am.. 2012.
      Membro: Mário Geraldo Rocha da Fonseca.
    2. Primeiro Lugar na categoria Poesia do Encontro Literário Porantim, Secretaria de Cultura do Município de Maués-Am.. 2011.
      Membro: Mário Geraldo Rocha da Fonseca.
    3. Melhor jornal-laboratório dos países do Mercosul, Universidad Privada de Santa Cruz de la Sierra.. 2006.
      Membro: Mário Geraldo Rocha da Fonseca.
    4. 1º Lugar - Jor/03 - Jornal Impresso - Jornal O Ponto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2005.
      Membro: Mário Geraldo Rocha da Fonseca.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (57)
    1. Comissão Avaliação Edital 08/2018 CNPq/ Fapamig/UEMG.Participação na Comissão de Avaliação de Projetos. 2019. (Outra).
    2. Fazer Viver.Sarau do Rio. 2019. (Encontro).
    3. FIC no Campus.Projeçõe #nossaUEMG - Grupo Ocupação do Espaço Vertical. 2019. (Encontro).
    4. II Teias.Por um Uso Transcriativo das Coisas. 2019. (Simpósio).
    5. InventaRios.Sarau do Rio. 2019. (Encontro).
    6. I Simpósio de Estudos e Práticas da Performance.Performance e Ritual: caso do Projeto Ofídias. 2019. (Simpósio).
    7. I SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PRÁTICAS DA PERFORMANCE.PERSPECTIVAS DOS CORPOS NAS ARTES E CULTURA CONTEMPORÂNEAS. 2019. (Simpósio).
    8. Oficina GEPOS- Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social.A Perspectiva Rizomática do Conhecimento: Como Pensar a Literatura Menor. 2019. (Oficina).
    9. Residência Artística Mutuca.Artista como Agenciador de Forças. 2019. (Outra).
    10. Residência Meu Corpo, Minha Obra.Objeto Transicional: corpo/obra. 2019. (Oficina).
    11. ll Seminário dos Núcleos de Estudos Étnico-Raciais.Projeto Ofídias: proposta de ensino e aprendizagem da cultura indígena na escola. 2018. (Seminário).
    12. OcupaHall.Movimento #nossaUEMG. 2018. (Encontro).
    13. Roda de Conversa da Escola de Design da UEMG.Design, Arte e Política nas Intervenções Políticas na Rua. 2018. (Encontro).
    14. Tipos Latinos. Oficina introdução à caligrafia. 2018. (Congresso).
    15. MAHKU Laboratório para Professores.Arte dos Índios Kaxinawa. 2017. (Oficina).
    16. Mediação: diálogos expandidos sobre religiosidade. 2016. (Seminário).
    17. VIII Semana de Ciência, Arte e Política da PUC-MG. Experiências de Escrituras e Leituras: SI/SE. 2016. (Feira).
    18. Arte em Foco Funarte MG: Performances Rituais. 2015. (Seminário).
    19. Artes Indígenas:.Tomar de Olhos. 2015. (Seminário).
    20. Literatura e os Grandes Temas da Cultura Contemporânea com Gonçalo Tavares. 2015. (Oficina).
    21. Oficina de Capacitação do Projeto Rios Voadores. 2015. (Oficina).
    22. Palavra, Pause, Prece.mar.rio. 2015. (Oficina).
    23. Primeira dos Museus: Museus e Memórias Indígenas.Memórias Indígenas. 2015. (Seminário).
    24. Soltando a Língua com Marcelino Freire. 2015. (Oficina).
    25. 2 Seminário Internacional Arte e Educação. 2014. (Seminário).
    26. Arte em Foco: Arte e Psicanálise. 2014. (Seminário).
    27. II Seminário Arte Popular e Contemporânea: relações e olhares possíveis. 2014. (Seminário).
    28. Um Caderno de Poemas. 2014. (Oficina).
    29. Um poema precisa ser salvo antes que se tenha algo a dizer.Coisas que dão em árvore. 2014. (Oficina).
    30. III Seminário Brasileiro de Poéticas Orais.Método da Cobra: proposta de ensino e aprendizagem de mitos indígenas na escola. 2013. (Oficina).
    31. Mira! Artes visuais contemporâneas dos povos indígenas. 2013. (Seminário).
    32. Que tipo de arte você realmente a fim de produzir?. 2013. (Oficina).
    33. Arte indígena e arte contemporânea. 2012. (Oficina).
    34. III Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário- Amazônia Literatura e Cultura.A Poética-Política de um canto da Tucandeira. 2012. (Outra).
    35. Introdução à Arte Contemporânea. 2012. (Oficina).
    36. Nachleben: escrita e imagem em Walter Benjamin e Aby Wamburg. 2012. (Simpósio).
    37. Sócrates ao Café: Psicanálise ao Sabor da Arte.O Sonho da Realidade: Xamanismo e Imagem Onírica entre os Índios Amazônicos. 2012. (Encontro).
    38. Cura da Literatura. 2011. (Seminário).
    39. Dilemas da Observação. 2011. (Oficina).
    40. I Seminário de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG.O Xamã e os Poetas: indigenismo errante na poesia brasileira contemporânea. 2011. (Seminário).
    41. O Insconsciente da Casa: identidade e migração. 2011. (Seminário).
    42. Seminário "O Animal e Câmera". 2011. (Seminário).
    43. A Herança de Arguedas aos 40 anos da sua morte.Arguedas, escritor mestiço, migrante e errante. 2010. (Simpósio).
    44. Foucault e os antigos. 2010. (Seminário).
    45. Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana. Arguedas, escritor mestiço, migrante e errante. 2010. (Congresso).
    46. 61ª Reunião Anual da SBPC. 2009. (Outra).
    47. PD Pesquisa e Desenvolvimento) Design. O Texto na criação de um novo paradgma para o design: a experiência da Universidade Fumec. 2008. (Congresso).
    48. III Exposición de Investigación Experimental en Comunicación Expocomsur.Jornal O Ponto. 2006. (Outra).
    49. IV Semana de Pós -Graduação da Faculdade de Letras da UFMG.A agonia de um mito pós-moderno. 2005. (Encontro).
    50. XXVIII Congresso da Intercom. Jornal Impresso - Jornal O Ponto. 2005. (Congresso).
    51. II Seminário de Mitologia, Oralidade, Arte e Educação.Mito e Jornalismo: um estudo da narrativa do 11 de Setembro. 2004. (Seminário).
    52. V Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Mito e Jornalismo. 2004. (Outra).
    53. V Semana de Eventos da Faculdade de Letras Fale/UFMG. 2004. (Encontro).
    54. XII Congresso da Federação Internacional de Estudos Clássicos. Mito e Jornalismo. 2004. (Congresso).
    55. Colóquio Edith Stein. 2002. (Outra).
    56. Murilogramas para Murilo Mendes. 2001. (Encontro).
    57. Ciclo de debates sobre cultura clássica. 1997. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. FONSECA, Mario Geraldo; ALVES, D.. Residência O Que Pode a Arte em Tempos de Crise?. 2019. Exposição
    2. FONSECA, Mario Geraldo. Ocupe O Tapume da Nova Eda. 2018. (Outro).. . 0.
    3. FONSECA, Mario Geraldo. #nossaUEMG. 2018. (Outro).. . 0.
    4. FONSECA, Mario Geraldo. Projeções na Fachada da Escola de Design da UEMG. 2018. (Outro).. . 0.
    5. FONSECA, Mario Geraldo. mar.rio em Manaus: lançamento do livro mar.rio e sarau de poesia. 2016. (Outro).. . 0.
    6. FONSECA, Mario Geraldo; CAETANO, P. R. ; LIGEIRO, Matheus ; MAMUTE, Felipe ; LACERDA, Camila. MeMOSTRA do Coletivo Partilha. 2014. Exposição

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03