Lattes UEMG

Valnides Araujo da Costa

Mestre em Serviço Social (2012) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Especialista em Gestão de Projetos (2017) pela Universidade de São Paulo (USP) e em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (2016) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Licenciado em História (2009) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente é Professor efetivo do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Barbacena. Foi Professor Adjunto (2013-2015) da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM), onde desempenhou as funções de Coordenador de Ensino a Distância e de Administrador do Ambiente Digital de apoio às atividades presenciais de Ensino, Pesquisa e Extensão. Foi Técnico Administrativo da Universidade Estadual de Goiás (2008-2013), lotado na Unidade Universitária de Educação a Distância, responsável pela Elaboração Orçamentária e Gestão de Projetos junto a Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na função de Coordenador UAB (Sistema Universidade Aberta do Brasil) e atuou como Auxiliar Institucional nos processos de Credenciamento para EAD e de Reconhecimento de Curso em EAD. Tem experiência na área de Metodologia de Pesquisa; Gestão de Projetos; Cibercultura; Planejamento, Avaliação e Operação de Sistemas de Educação a Distância; História do Pensamento Econômico e História e Filosofia, com ênfase em História e Literatura da América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, Qualitativa e Mista, Pesquisa-ação; Guia PMBOK e Metodologias Canvas de Gestão de Projetos; Cultura virtual e tecnologias digitais em Pierre Lévy; Sistemas de EAD; Economia Política: conhecimento e desigualdade e Alejo Carpentier. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1702362793353915 (07/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Barbacena. Rua Coronel José Máximo São Sebastião 36202284 - Barbacena, MG - Brasil Telefone: (32) 30523100 Fax: (32) 30523102 URL da Homepage: http://www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2020-Atual. As representacoes difundidas pelos jornais acerca do desastre ecologico e social ocorrido na cidade de Mariana com o rompimento da barragem de Fundao.
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa com procedimentos metodológicos interdisciplinares, com foco nas Humanidades Digitais e a partir das abordagens teóricas das Representações Sociais e Estudos de Midiáticos. com o objetivo de identificar as representações difundidas pelos jornais acerca do desastre ecológico e social ocorrido na cidade de Mariana com o rompimento da barragem de Fundão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Helania Martins de Souza - Integrante / Marcus Vinícius Pereira - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    2. 2020-Atual. Representacoes sociais de uma catastrofe: o rompimento da barragem de fundao em Mariana, Minas Gerais
      Descrição: A pesquisa Representações sociais de uma catástrofe: o rompimento da barragem de fundão em Mariana, Minas Gerais objetiva caracterizar as representações sociais do desastre ecológico e social ocorrido na cidade de Mariana com o rompimento da barragem de Fundão. Será realizada com a aplicação dos seguintes métodos: 1) Survey para coletar: a) características sociodemográficas; b) Atitudes e comportamentos ambientais; c) Posicionamento no plano político em relação à esquerda e à direita. 2) Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) para as representações sociais. As análises serão realizadas por meio de Análise de Correspondências Múltiplas e Análise Prototípica. O Referencial teórico se orienta na ampla literatura da teoria das representações sociais de Moscovici e Jodelet, sobre a sociedade de risco de Beck e as teorias da Sociologia das Catástrofes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Neilson Silva Mendes - Integrante / Telma Jannuzzi da Silva Lopes - Integrante / Andre Luiz dos Santos - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    3. 2020-Atual. Do que e de quem falam os jornais quando falam de Fake News?
      Descrição: Se é fake não é notícia é um lema presente no meio jornalístico sobre o fenômeno da desinformação programada que tem feito que muitos canais de comunicação implementem uma série de recursos para detectar Fake News, seja eles tecnológicos ou de pensamento crítico. A presente pesquisa, além de fazer uma contextualização histórica do fenômeno social Fake News, ou a manipulação da opinião pública por meio da adulteração da informação, e seu uso em eventos marcantes da história humana, como, por exemplo, seu primeiro registro na época do Segundo Triunvirato (43 a.C. a 33 a.C.) na República Romana, quando Otávio Augusto passou a usar desse recurso em sua disputa com Marco Antônio, identificará as temáticas, personalidades políticas e fatos referentes às Fake News nas reportagens dos jornais BBC Brasil, El País, DW Brasil, Estadão, O Globo, Folha de São Paulo, Correio Braziliense e Nexo, sobre o assunto. De que e de quem falam esses jornais quando falam de FaKe News? Os dados textuais, coletados diretamente das páginas desses jornais, considerarão os Títulos, as Lides, o Corpo das Notícias, o ano de publicação da reportagem e um código de assunto, elaborado a partir da exploração manual do corpus, como variáveis de análise. Assim será possível identificar tendências das variáveis presentes em jornais e período temporal específico. As análises serão realizadas com técnicas de Mineração de Texto e Análise Automatizada de Conteúdo, aplicando-se, principalmente, o Algoritmo de Porter para a normalização de texto (Stemming) e o Algoritmo de Reinert para a classificação temática dos textos em clusters e Análise Fatorial de Correspondências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Letícia Claudiane Almeida Vargas - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    4. 2020-Atual. Sociologia historica da historiografia brasileira
      Descrição: Título do Projeto: SOCIOLOGIA HISTÓRICA DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA Palavras-chave: Humanidades digitais, texto como dado, ciclo de vida das ideias, história. Problematização: QP1. Sobre o que são as pesquisas de dissertações e teses em História? QP2. Onde se faz as pesquisas de dissertações e teses em História? QP3. Quem faz as pesquisas de dissertações e teses em História? QP4. Como se faz as pesquisas de dissertações e teses em História? Objetivos: Geral: Verificar as relações entre temáticas, regionalização, Universidades e Programas, gênero e abordagens metodológicas das dissertações e teses de História. Específicos: 1. Identificar as temáticas presentes nas pesquisas de dissertações e teses em História 2. Identificar as características regionalizadas das pesquisas de dissertações e teses em História por Universidades e Programas de Pós-Graduação. 3. Identificar o gênero dos pesquisadores e orientadores das pesquisas de dissertações e teses em História 4. Identificar as abordagens metodológicas e os procedimentos de pesquisa das dissertações e teses em História. Metodologia: As Humanidades Digitais e seu escopo metodológico nos permitem analisar um grande quantidade de dados textuais. Neste pressuposto do texto como dado é possível traçar uma história das ideias da produção historiográfica brasileira. Assim, a pesquisa analisará as publicações periódicas de História nos últimos 50 anos para identificar as tendências temáticas por revistas, ano, autores, região geográfica e gênero dos autores. Para isso, os dados (textos) coletados passarão por processos de Análise de Conteúdo Automatizada, com a aplicação de algoritmos de Text Mining. a Análise de Conteúdo Automatizada, por meio do Software IRaMuTeQ, aplicando-se as técnicas de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Análise Fatorial de Correspondências (AFC). A partir da divisão das variáveis de análise será aplicado do Teste do Qui-quadrado de Pearson para verificar se há diferença estatisticamente significativa entre elas e, para ampliar os resultados do Qui-quadrado, será, também, aplicada uma Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) para verificar a disposição ou agrupamento dessas variáveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Neilson Silva Mendes - Integrante / Marine Estefane de Oliveira Moreira - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    5. 2020-Atual. "E o PT, hein? E o Lula?": conversacao politica na esfera publica digital sobre as entrevistas de Lula na prisao
      Descrição: O YouTube é o site com maior número de acesso no Brasil e no mundo. Há um enorme engajamento digital de atores políticos nessa rede. Por exemplo, a entrevista de Bolsonaro, enquanto candidato à presidência, no Programa Roda Viva chegou a 1 milhão de visualizações em menos de uma semana e conta com mais de 100 mil comentários. Nesse sentido, há uma esfera pública digital em que atores políticos e a população tecem suas demandas políticas. A pesquisa identificará as temáticas presentes nas conversações às entrevistas dadas pelo ex-presidente Lula enquanto estava na prisão em Curitiba (26 de abril a 30 de outubro de 2019). Nesse sentido, orienta-se pelas questões: 1) quais as características presentes nas conversações sobre as entrevistas do ex-presidente? 2) Quais as principais diferenças encontradas nas conversações antes e depois das revelações da "vaza jato"? Os dados textuais serão coletados, por meio da ferramenta YouTube Data Tools, nos canais dos veículos de comunicação que realizaram as entrevistas e as disponibilizaram em seus canais no YouTube. Para responder à primeira questão serão realizadas duas formas de análise: i) a Análise de Conteúdo Automatizada, por meio do Software IRaMuTeQ, aplicando-se as técnicas de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Análise Fatorial de Correspondências (AFC), para identificar as classes temáticas das conversações e, posteriormente, identificar-se-á a tipologia dos comentários conforme modelo proposto por Jensen (2003) e Cervi (2019; 2019): Destinatário, Tipologia, Postura, Formato, Resposta, Reflexividade e Justificativa dos comentários. Para responder à segunda questão, o corpus de comentários será separado em dois grupos: os comentários realizados antes e depois das revelações da "vaza jato" do Jornal The Intercept para verificar se há diferença na tipologia dos comentários. A partir dessa divisão será aplicado do Teste do Qui-quadrado de Pearson para verificar se há diferença estatisticamente significativa nas tipologias dos comentários antes e depois da "vaza jato". Para ampliar os resultados do Qui-quadrado, será, também, aplicado uma Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) para verificar a disposição da tipologia dos comentários em relação aos canais do YouTube.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Regina Lúcia de Araujo - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    6. 2020-Atual. Paulo Freire em tempos de pos-verdade e fake news: representacoes sociais a partir da esfera publica digital
      Descrição: Depois da formação regular, as pessoas têm nas notícias a maior situação para formação de ideias e opiniões que são disseminadas a velocidade e quantidade surpreendentes nas redes sociais, graças os recursos digitais do ciberespaço, local de produção, transmissão e consumo de informação tal qual um enxame digital. Nesse sentido, os tempos atuais, caracterizados por um era da pós-verdade, fake news e fatos alternativos, carecem, profundamente, uma educação crítica e libertadora, que seja capaz de ?ensinar? a ler o mundo atual e sua versão virtual nas redes sociais, principalmente. Uma educação que relacione a Pedagogia com a Pólis, com a política, com a tecnopolítica dos novos tempos: uma educação emancipadora. O presente trabalho tem como foco identificar as representações sociais de Paulo Freire a partir da esfera pública digital no contexto da pós-verdade e fake news. As concepções de mundo desde o advento da internet estão em constante mudança e a todo o momento surgem novas ideias, novas perspectivas e uma enxurrada de informação. Paulo Freire ao postular uma educação libertadora e humanista tendo em vista o seu contexto sociocultural traz uma nova concepção de mundo a partir da quebra de uma educação bancária e utilitarista. E, se ela pode ser mais do que um lugar de aprender a ler, escrever e contar, sobretudo neste tempo de pandemia, em que o lugar não importa mais do que o desejo pelo conhecimento, qualquer sujeito pode ser alvo de falácias. A partir dessa premissa entram as fake news e a pós-verdade, ápice da autorreferência e do juízo emotivo, e a releitura dos pensamentos de Freire. Dentro deste contexto de desenvolvimento de informação, o YouTube se tornou uma forma de informação e conhecimento. Mas, até que ponto os fatos ali discutidos e narrados podem ser dados como verosímeis? Este trabalho busca realizar a partir de dados de 50 canais do YouTube com temáticas voltadas para a vida e obra de Paulo Freire, a representação que os usuários dessa plataforma têm do autor. Se ela se deturpa ao longo da discussão ou se aprimora, se são ou não influenciadas por fake news e a pós-verdade e busca discutir as possíveis dificuldades que a docência encontra pelo caminho ao tentar desmembrar fatos de boatos, narrativas descontextualizadas de dados históricos, apontando para uma educação mais ontológica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Max Junior de Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    7. 2019-Atual. Educacao patrimonial e interdisciplinaridade: experiencia educativa na rede municipal de ensino de Barbacena-MG
      Descrição: O objetivo do projeto é Verificar as relações entre a Educação Patrimonial e as concepções conceituais, atribuições e reconhecimento de Patrimônio Cultural e Material de estudantes das disciplinas de Geografia e História.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Integrante / Carlucia Maria Silva - Integrante / Helania Martins de Souza - Coordenador / Elisabeth Juliana da Silva - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
      Descrição: A presente pesquisa está pautada na análise de como ocorre a Educação Patrimonial na interface das disciplinas de Geografia e História no Ensino Fundamental I nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Barbacena – MG. A proposta de investigação foi lançada mediante a importância do conhecimento acerca do patrimônio cultural, bem como este tem sido apresentado e discutido em sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Helania Martins de Souza - Coordenador / VALNIDES ARAÚJO DA COSTA - Integrante / CARLÚCIA MARIA SILVA - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Helania Martins de Souza.
    8. 2019-Atual. Representacoes sociais acerca do Trabalho de Conclusao de Curso
      Descrição: O objetivo geral do trabalho é caracterizar as representações sociais acerca do Trabalho de Conclusão de Curso de estudantes de graduação. Serão realizadas análises para verificar a relação entre varia´veis de características da amostra e as representações acerca do TCC com Análise Correspondência Múltipla (ACM) e acerca da estrutura da representação por meio de Análise Prototípica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Luciana De Fátima Da Silva Lana Machado - Integrante / Maria Angélica Martins Ferreira - Integrante / Kelly Cristina Viana da Silva - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    9. 2019-Atual. Byung-Chul Han: autoexploracao, comunicacao, jardim, o outro e o tempo
      Descrição: O projeto faz parte de uma iniciativa de pesquisa acerca das produções de comportamentos na era digital. Esta parte, dedicada exclusivamente às obras do filósofo Byung-Chul Han, que tem se destacado ao escrever sobre os dispositivos contemporâneos de controle (Sociedade do Controle Psicopolítico), visa construir, a partir dos conceitos elementares de sua obra, um constructo teórico e conceitual para se modelar uma a metodologia da pesquisa sobre as "Produções de Comportamentos na Era Digital", cujo foco inicial é o estudo do uso compulsivo do "objeto de devoção do digital", o smartphone e sua correlação com a percepção de Satisfação com a Vida entre adolescentes e jovens universitários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Luciana De Fátima Da Silva Lana Machado - Integrante / Rosanea Maria de Jesus Turqueti - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    10. 2019-Atual. Netnografia comparada do bullying escolar: padroes tematicos, sentimentais e comportamentais em conteudos online nos idiomas alemao, espanhol, frances, ingles, italiano e portugues
      Descrição: O bullying é uma realidade de múltiplas facetas e espaços. Isto é, não está restrito ao ambiente escolar, objeto de várias pesquisas (UNESCO, 2019), mas ocorre em vários outros tipos de organizações sociais e de diferentes formas. Nesse sentido, antes mesmo que entender o bullying nas escolas, é preciso entendê-lo como um fenômeno social e como é problematizado pelas Ciências. O fenômeno do Bullying Escolar, em si, outrora caracterizado por agressões físicas e verbais, é bastante antigo, mas só se torna objeto de estudo sistemático a partir da década de 1970 do século XX. Nesse início da segunda década do século XXI, numa sociedade densa em tecnologia e conhecimento, marcada, econômica e socialmente, pela passagem do átomo ao bit, em que o processo de descentralização das relações sociais, da globalização econômica, da harmonização informacional e sistêmica e da capacitação decorrente do acesso à informação global (NEGROPONTE, 2002), o bullying também se digitaliza, agora caracterizado por cyberbullying, e pode ser apreendido nesse tipo de ambiente. Este fenômeno acontece em escolas do mundo inteiro e, com o avanço das redes sociais, como o YouTube, muitos conteúdos são produzidos e disponibilizados para acesso, o que possibilita realizar uma etnografia comparada do Bullying Escolar e, assim, identificar padrões temáticos, sentimentais e comportamentais em conteúdo online nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português. Os dados textuais foram coletados por meio da ferramenta YouTube Data Tools, realizando-se uma busca por vídeos produzidos entre 2010 a 2020, e possuíam os descritores ?acoso escolar?, ?bullismo scolastico?, ?bullying escolar?, ?harcèlement scolaire?, ?mobbing in der schule? e ?school bullying? em seus títulos. Foram coletados 16.587 vídeos (1.590 em alemão, 4.969 em espanhol, 2.654 em francês, 5.136 em inglês, 1.332 em italiano e 906 em português) que somam 2.061.049.770 views, 29.842.564 likes, 1.787.006 dislikes e 3.267.144 comments. Os textos estão passando por dois processos de análise: estatística descritiva do padrão comportamental dos comentários realizados nos vídeos conforme sua frequência de sua distribuição temporal, e com técnicas de Natural Language Processing que envolve a Análise de Sentimentos com o ?Pacote Syuzhet? do software R e Text Mining para a criação de clusters temáticos dos textos, com o algoritmo de modelagem de tópicos Latent Dirichlet Allocation (LDA) para linguagem natural por meio das interfaces do Voyant Tools e KH Coder. No segundo processo consideramos apenas os textos obtidos por meio de um algoritmo de Machine Learning que transforma o áudio dos vídeos do Youtube em texto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Vanessa Cantarino da Costa - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    11. 2018-2019. Espaco de educacao nao formal e sua contribuicao na pratica dos docentes e na aprendizagem dos discentes
      Descrição: Este trabalho é um estudo sobre o espaço de educação não formal e sua contribuição na prática dos docentes e na aprendizagem dos discentes. O objetivo é identificar as características de um espaço de educação não formal e sua contribuição na prática dos docentes e na aprendizagem dos discentes, além de verificar se a Casa Torta se caracteriza como um espaço de educação não formal. A metodologia utilizada será baseada no artigo ?Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura?, das autoras Marques e Freitas 2017, onde será utilizada as tabelas ?Fatores de caracterização das tipologias educativas? e ?Resumo das características citadas na literatura para as diferentes tipologias educativas, nos diferentes fatores analisados? para observação na Casa Torta no Bichinho-MG e para identificar as características do espaço. A pesquisa caracteriza-se de métodos mistos em que os dados serão coletados e analisados em dois momentos simultâneos. Será realizado análises documentais em artigos, teses e livros, observações na Casa Torta ? Bichinho-MG, entrevistas aos frequentadores e funcionários da casa, e questionário eletrônico aos docentes. Sendo assim, a pesquisa irá contribuir, fundamentalmente, na formação genérica da pesquisadora, na discussão dos currículos para cursos de licenciatura e a valorização ou a ?extensão do reconhecimento? desta modalidade de educação por parte da academia, ou da educação não formal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Kelly Cristina Viana da Silva - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    12. 2018-2019. Competencia digital docente e aprendizagem com tecnologias moveis
      Descrição: Os recursos digitais presentes nas tecnologias móveis são uma realidade que não pode ser descartada nos processos educativos. Seja na formação de professores ou na atuação docente na sala de aula. Assim, o projeto visa verificar a capacidade de professores em utilizar/aplicar conhecimentos, habilidades pessoais, sociais e/ou metodológicas, com os recursos digitas, em situações de trabalho ou estudo e no desenvolvimento profissional e pessoal. Os dados sobre os indicadores de competências digitais dos professores serão coletados via survey e analisados com estatística descritiva e inferencial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Luciana De Fátima Da Silva Lana Machado - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    13. 2018-2019. Um jogo para jogadores: analise da consciencia da producao de si na arte
      Descrição: Trata-se de um projeto de Iniciação Cientifica Jr. com o objetivo de analisar o olhar de adolescentes com formação artística sobre as práticas lúdicas da escola.A escolha da aluna selecionadas para participar desta discussão foi feita a partir da atuação dela durante a aplicação do projeto de extensão Educação e Humanismo em 2017. A primeira atividade será analisar suas primeiras impressões anteriormente ao início das leituras indicadas. Depois, sua inserção em um grupo de estudo para análise das bibliografias. Por último, a comparação entre o que foi sua percepção os dos momentos anteriores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Mauro Rocha Baptista - Integrante / Beatriz Candian Delic - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    14. 2018-2019. Capital cultural familiar e desempenho escolar: evidencias do sistema de avaliacao da educacao basica
      Descrição: A família e a escola são os principais envolvidos no desenvolvimento do aluno. Fatores como a participação e assessoria nas lições de casa, escolaridade do pai e/ou mãe, aspectos emocionais e de motivação familiar e recursos disponíveis no ambiente familiar são apontados pela literatura como variáveis determinantes no desempenho escolar, sendo a última a que se sobrepõe às demais. Em razão da relevância para todos os envolvidos no processo de educação em especial para as Políticas Públicas Brasileiras, esta objetivou verificar quais dos atributos dos três estados do Capital Cultural explicam o desempenho escolar dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Através de análises estatísticas operacionalizadas por variáveis independentes os atributos do Capital Cultural em estado Incorporado, Objetivado e Institucionalizado (BOURDIEU, 2015) e variáveis dependentes a proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática da Prova Brasil que avalia o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e os do questionário socioeconômico que a acompanha.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Maria Angélica Martins Ferreira - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    15. 2018-Atual. As 10 novas competencias para ensinar de Philippe Perrenoud: percepcao e aderencia no processo de formacao de professores
      Descrição: O desenvolvimento de competências tem se firmado como missão dos sistemas de ensino e como necessidade para a atualidade do campo educacional e profissional. Destaca-se nessa discussão, o sociólogo Philippe Perrenoud que possui um reconhecido programa de pesquisa acerca do tema. Nesse sentido, o projeto visa verificar a presença de suas proposições de competências necessárias ao ensino nos currículos de formação de professores. Será desenvolvida uma survey com a amostra definida para a pesquisa e os dados serão analisados com estatística descritiva. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Luciana Aparecida de Assis Ferreira Silva - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    16. 2015-2015. Pesquisa de Marketing acerca das tendencias Comerciais, Industriais e de Agropecuaria no norte goiano.
      Descrição: Identificar as tendências de marketing dos ramos: comercial, industrial e agropecuário do norte goiano para a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    17. 2012-2013. Laboratorio de comunidades de aprendizagem, pesquisas e praticas em EaD - LE@D
      Descrição: O projeto visa Implantar Laboratório de comunidades de aprendizagem, pesquisas e práticas em EaD para desenvolver pesquisas e promover a criação e disseminação do conhecimento sobre a EaD e contribuir para sua consolidação como um novo paradigma educacional. Tendo como objetivos específicos: * estudar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e suas relações com a educação; * investigar e desenvolver ferramentas e aplicações de EaD e disseminar o conhecimento especializado por meio do LE@D; * estudar e desenvolver processos de tutoria; * estudar e discutir as experiências e modelos de Design Instrucional, bem como seus respectivos referenciais de qualidade; * estudar a formação de professores e outros profissionais na modalidade a distância; * estudar a modalidade de EaD e os resultados alcançados no processo ensino-aprendizagem; * promover a gestão do conhecimento sobre estudos e práticas em EaD e socializar boas práticas nessa modalidade entre pesquisadores, discentes, docentes, gestores e demais profissionais que estudam e trabalham a e nessa modalidade; * fomentar a comunicação, a informação e o conhecimento por meio de redes de desenvolvimento local e inovação social; * desenvolver tecnologias, além de modelo operacional e pedagógico próprios.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Integrante / Noeli Antônia Pimentel - Integrante / Sônia Regina Gouvêa Rezende - Integrante / Francisco Alberto Severo de Almeida - Coordenador / Valter Gomes Campos - Integrante / Eude de Sousa Campos - Integrante / Mara Rúbia Magalhães - Integrante / Wilson Clério Paulus - Integrante / Gislene Lisboa de Oliveira - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    18. 2010-2011. Do Grupo a Historia: Consciencia, Projeto e Praxis: Hisoria de Vida de Jovens da Escola Familia Agricola de Goias pelo Metodo Heuristico
      Descrição: A pesquisa consiste na análise do papel do grupo sócio-educativo denominado Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO) na história e no "projeto de vida" de jovens oriundos da zona rural no município da Cidade de Goiás, discutindo as relações e ações emancipatórias deste "grupo" com esta classe juvenil e como ele é percebido (consciência) pelo jovens como mediação social para o "mundo dos possíveis" construído a partir da "práxis" educativa. Problematizando como se forma a "consciência histórica" dos jovens da EFAGO e a partir dela se formula um "projeto de vida" como uma "práxis" de vida, em conformidade com a abordagem metodológica e conceitual do "Método Heurístico" que se estabelece a partir do movimento progressivo-regressivo de análise das sínteses totalizadoras, tanto das singularidades como do coletivo, desenvolvida por Sartre na "Crítica da Razão Dialética", utilizando-se dos recursos metodológicos da História Oral e de Vida e dos contributos de Jörn Rüsen de consciência histórica como processo de reconhecimento do sujeito na História.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Coordenador / Margot Riemann Costa e Silva - Integrante.
      Membro: Valnides Araujo da Costa.
    19. 2007-2007. Jose Fernandes Sobrinho: relacoes de poder e literatura de combate no Norte Goiano
      Descrição: O projeto objetivou catalogar, organizar, selecionar e compreender as fontes do acervo pertencente ao intelectual José Fernandes Sobrinho. Coleção composta por uma biblioteca de mais de quatrocentos títulos, diários, convites, atas de reuniões, anotações de entrevistas com personalidades celebres, documentos sobre o partido comunista, abaixo-assinados, fitas com conferências, fotografias, jornais, relatos, anotações autobiográficas, além de diversos discursos que objetivam a construção de uma memória histórica. Envolvendo o trabalho heurístico a partir da construção de estratégias hermenêuticas para o uso, a aproximação e, posterior, analise deste material.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valnides Araújo da Costa - Integrante / André Luis dos Santos - Coordenador / Edson Arantes Junior - Integrante / Neilson Silva Mendes - Integrante / João Alberto Costa Pinto - Integrante / Ged Guimarães - Integrante / Flávia Pereira Machado - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Outra / Universidade Estadual de Goiás - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Valnides Araujo da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (46)
      1. II Congresso Humanitas: I Encontro Internacional de Educação: do Presencial ao Digital. Paulo Freire em tempos de pós-verdade e fake news: representações na conversação online em vídeos do Youtube. 2020. (Congresso).
      2. IMPACTOS DA COVID-19 EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS. 2020. (Seminário).
      3. IV Seminário Pesquisar China Contemporânea. 2020. (Seminário).
      4. O Chile e a Unidade Popular: 50 anos. 2020. (Seminário).
      5. Seminário Internacional - Interrogando a Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil: olhares, traduções e experiências com a América Latina. 2020. (Seminário).
      6. XVI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT. 2020. (Encontro).
      7. V Semana da Faced X Semana da Educação - A Educação tem futuro? Desafios e possibilidades. Competência digital docente e aprendizagem com tecnologias móveis. 2019. (Congresso).
      8. I CONEAD ? Colóquio do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ,. 2018. (Simpósio).
      9. V Seminário de Iniciação Científica.Avaliação de Pôsteres. 2016. (Seminário).
      10. Elaboração de Projeto de Pesquisa. 2015. (Oficina).
      11. Inovação Tecnológica. 2015. (Outra).
      12. O que fazemos de ciências no IFNMG - Campus Januária. 2015. (Outra).
      13. Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente. 2013. (Seminário).
      14. Jornada de Debates Estado e Insurgência. 2013. (Outra).
      15. Recursos e Práticas Educacionais Abertas no Ensino Superior: desafios e oportunidades. 2013. (Seminário).
      16. 1ª Conferência Internacional de Estratégia em Gestão, Educação e Sistema de Informação- CIEGESI. 2012. (Outra).
      17. I Fórum de Graduação da UEG. 2012. (Outra).
      18. II Encontro de Bibliotecários da UEG. 2012. (Encontro).
      19. Oficina de Gestão Acadêmica. 2012. (Oficina).
      20. 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2011. (Encontro).
      21. I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância. 2011. (Encontro).
      22. III Simpósio Nacional do CIEAA - Simpósio Nacional de História: Etnicidades, Meio Ambiente e Ensino: da história que temos a história que queremos.A educacao dos negros - debates do [desde] o seculo XIX. 2011. (Simpósio).
      23. II Seminário Regional Avançado: Políticas Sociais Urbanas: A Cidade para Todos. 2011. (Seminário).
      24. JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância. 2011. (Outra).
      25. Seminário Brasil em Desenvolvimento, Estado, Planejamento e Políticas Públicas. 2011. (Seminário).
      26. I Fórum Nacional de Graduação na Área de Administração Pública do Programa Nacional de Formação em Administração Públiica - PNAP. 2010. (Outra).
      27. III Encontro Nacional de Coordenadores da UAB. 2010. (Encontro).
      28. Ciclo Cultural: Antigas Civilizações da América: Incas, Astecas e Maias. 2009. (Encontro).
      29. I Encontro de Educaçao. 2009. (Encontro).
      30. II Encontro de Psicopedagogia de Anápolis. 2009. (Encontro).
      31. II Simpósio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-América. 2009. (Simpósio).
      32. II Simpósio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-América.Método e Projeto: Indivíduo e História em Jean-Paul Sartre. 2009. (Simpósio).
      33. Problemas Contemporâneos do Desenvolvimento Capitalista. 2009. (Oficina).
      34. VIII Seminário de Ciências Econômicas. 2009. (Seminário).
      35. V Simpósio Internacional do Centro de Estudos do Caribe no Brasil: Fronteiras em Movimento: África-Brasil-Caribe.Intelligentsia e Representação: O ser e o sentido de América na obra de Alejo Carpentier. 2008. (Simpósio).
      36. Cinema e História. 2007. (Oficina).
      37. Gestão de Finanças Pessoais. 2007. (Oficina).
      38. IV Ciclo de Debate: Currículo e a Formação do Historiador. 2007. (Encontro).
      39. V Semana de História: Indivíduo Memória e Festa. 2007. (Encontro).
      40. XIV Semana Cultural: Educação e Meio Ambiente. 2007. (Encontro).
      41. XIV Semana Cultural: Educação e Meio Ambiente.Colóquio Acadêmico: A Fé e a Razão no Ambiente Universitário. 2007. (Outra).
      42. III Ciclo de Debate: Teoria e Prática na Escola Pública. 2006. (Encontro).
      43. IV Semana de História: A Prática da Pesquisa: Teorias e Metodologias. 2006. (Encontro).
      44. VI Semana de História e IX Encontro Regional ANPUH-GO: História da Cultura e Escrita da História. 2006. (Encontro).
      45. XIII Semana Cultural: A Gente Faz, a Gente Mostra. 2006. (Encontro).
      46. XIV Semana Cultural: Cultura: Nossa Terra, Nossa Gente. 2005. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. COSTA, V. A.. II Semana de Pedagogia | UEMG Barbacena. 2019. (Outro).. . 0.
      2. COTA, Luiz Gustavo Santos; COSTA, Valnides Araújo da ; SILVA, C. M. ; SILVA, E. C. B. ; SAD FILHO, D. ; COSTA, M. L. R. ; LOPES, T. J. S. ; SOUZA, H. M. ; TEIXEIRA, V. L. R.. Memória de doido!? Histórias de gente!!! - Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 2018. Outro
      3. ALMEIDA, F. A. S. ; OLIVEIRA, E. F. ; CAMPOS, E. S. ; OLIVEIRA, G. L. ; MAGALHAES, M. R. ; SILVA, N. M. ; REZENDE, S. R. G. ; COSTA, V. A. ; CAMPOS, V. G.. 1ª Conferência Internacional de Estratégia em Gestão, Educação e Sistema de Informação- CIEGESI. 2012. Outro
      4. ALMEIDA, F. A. S. ; SILVA, N. M. ; FANSTONE, P. R. P. ; CAMPOS, V. G. ; PIMENTEL, N. A. ; REZENDE, S. R. G. ; RODRIGUES, D. D. ; FERREIRA, E. R. ; ALENCAR, G. G. ; COSTA, V. A.. I Workshop Mapeamento de disciplinas a serem convertidas da modalidade presencial para a modalidade de Educação a Distância. 2010. Outro
      5. SILVA, N. M. ; CAMPOS, V. G. ; ALMEIDA, F. A. S. ; FANSTONE, P. R. P. ; RODRIGUES, D. D. ; REZENDE, S. R. G. ; COSTA, V. A.. II Workshop Construção dos Mapas Conceituais das disciplinas eleitas para o Projeto Sistema de Integração e Convergência entrer as Modalidades de Educação Presencial e a Distância - PIC. 2010. Outro
      6. COSTA, V. A.. IV Ciclo de Debate: Currículo e a Formação do Historiador. 2007. (Outro).. . 0.
      7. COSTA, V. A.. XIV Semana Cultural: Educação e Meio Ambiente. 2007. (Outro).. . 0.
      8. COSTA, V. A.. V Semana de História: Indivíduo, Memória e Festa. 2007. (Outro).. . 0.
      9. SANTOS, A. L. ; COSTA, V. A.. Grupo de Estudos de Temas Marginais. 2005. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Valnides Araújo da Costa ⇔ Clara Tatiana Dias Amaral (1.0)
        1. COSTA, V. A.; TERTULIANO, K. ; MAGALHAES, M. R.. Capacitação em EaD e Tutoria dos Colaboradores do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado. 2011. Curso de curta duração ministrado/Outra
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Valnides Araújo da Costa ⇔ Juliana Cordeiro Soares Branco (1.0)
        1. BRANCO, J. C. S. Avaliação de trabalhos Ad-hoc no II Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino. 2016. Avaliação de trabalhos Ad-hoc
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01