Lattes UEMG

Claudia Fatima Campos

Possui graduação em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2006), Especialização em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2009), Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é consultora da Associação Brasileira de Empresas de Design, sócia - Elementos Design de Ambientes, professor da Faculdade UNA - Betim, professora do Centro Universitário UNA, professora do Centro Universitário UNA, coordenadora do curso de design de ambientes da Universidade do Estado de Minas Gerais 2012-2019, professor titular da Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisadora atuando principalmente nos seguintes temáticas: design e sociedade, design e envelhecimento e design e moda. Atua profissionalmente nas temáticas: projetos de design para ambiências e gestão do design. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1661091258235216 (29/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Design. Av Presidente Antônio Carlos, 7545 São Luis 31270-010 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 34396523 Fax: (031) 34396524 URL da Homepage: www.ed.uemg.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Desenho Industrial
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. ACERVO E CATALOGACAO DE MATERIAL DIDATICO DA PRATICA PROJETUAL B
      Descrição: O presente projeto visa sistematizar e catalogar o acervo constituído do material didático da prática projetual B. Este acervo foi elaborado ao longo de aproximadamente 45 anos pelos professores da disciplina e ainda não está organizado adequadamente para consultas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Fátima Campos - Coordenador / Márcia Maria Soares - Integrante / Maria Lúcia Machado - Integrante.
      Membro: Claudia Fatima Campos.
    2. 2020-Atual. O PERFIL DA ABORDAGEM NAS PRODUCOES ACADEMICO-CIENTIFICAS SOBRE MODA E DESIGN DE MODA NO BRASIL
      Descrição: A presente pesquisa visa promover um estudo analítico acerca das produções acadêmico-científicas realizadas no Brasil envolvendo as áreas de Moda e Design de Moda no período de 2010 a junho 2021. A proposta tem como mote mapear as recorrências das temáticas e das possíveis lacunas, identificadas em investigações científicas das duas áreas citadas. A finalidade da pesquisa é contribuir para o entendimento das abordagens e reflexões críticas admitidas no recorte temporal e colaborar com a compreensão das repercussões dessas áreas no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Fátima Campos - Coordenador / Alecir Franscisco de Carvalho - Integrante.
      Membro: Claudia Fatima Campos.
    3. 2019-Atual. PELO FIO CONDUTOR DE MALDONADO: INTERDISCIPLINARIDADE DA BAUHAUS AO BRASIL ATUAL
      Descrição: O modo de pensar iniciado e consolidado pela Bauhaus foi um marco para a arquitetura, o design, as artes e o artesanato, o que configura seu caráter interdisciplinar. Neste projeto, vamos trabalhar na recuperação dos valores da Bauhaus a partir da obra de Tomás Maldonado (MALDONADO, 2009) e analisar criticamente com o olhar atual a relevância dos valores originais, o que ainda permanece e o que tem potencial de transformação e valorização da profissão do Design, do Artista Visual e do professor. A análise será feita avaliando o que deve ser resgatado e enfatizado, considerando o contexto brasileiro nos dias de hoje.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Fátima Campos - Coordenador / Alecir Francisco de Carvalho - Integrante / Rosangela Miriam Lemos Oliveira Mendonca - Integrante / Denise Lamounier - Integrante / Aziz Pedrosa - Integrante.
      Membro: Claudia Fatima Campos.
      Descrição: O modo de pensar iniciado e consolidado pela Bauhaus foi um marco para a arquitetura, o design, as artes e o artesanato, o que configura seu caráter interdisciplinar. Neste projeto, vamos trabalhar na recuperação dos valores da Bauhaus a partir da obra de Tomás Maldonado (MALDONADO, 2009) e analisar criticamente com o olhar atual a relevância dos valores originais, o que ainda permanece e o que tem potencial de transformação e valorização da profissão do Design, do Artista Visual e do professor. A análise será feita avaliando o que deve ser resgatado e enfatizado, considerando o contexto brasileiro nos dias de hoje. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Alecir Francisco de Carvalho - Coordenador / Rosangela Miriam Lemos Oliveira Mendonça - Integrante / Cláudia Fátima Campos - Integrante / Denise Lamounier - Integrante / Aziz José de Oliveira Pedrosa - Integrante.
      Membro: Alecir Francisco de Carvalho.
    4. 2015-2016. Design sistemico para inovacao social: as relacoes entre bem-estar do idoso e paisagismo produtivo
      Descrição: Este projeto tem enfoque na prática do paisagismo produtivo como um caminho utilizado pelo Design para resgatar saberes populares relacionados ao plantio e ao uso das plantas e, por meio dessa conexão, trazer novas possibilidades para a melhoria do bem estar dos idosos em acolhimento em instituições de longa permanência para idosos. O Design, observando o paisagismo produtivo como um movimento social espontâneo, pode auxiliar na estratégia, planejamento, viabilização, articulação com outras áreas e disseminação dessas ações. Ele observa os novos valores que vêm surgindo na sociedade e os considera em suas soluções, tendo em vista que ações de Design devem ter o foco nas pessoas e em seu bem estar. Observa-se que incentivar resgate de conhecimentos e saberes é uma ótima possibilidade de transformação do significado do idoso na sociedade, pois proporciona uma maior valorização desse cidadão. É importante salientar que os idosos, por suas trajetórias de vida, têm muito a ensinar como suas experiências. Conclui-se que o resgate das técnicas de plantio, culturas e memórias por meio do paisagismo produtivo, pode gerar mudanças na vida dos idosos que fazem uso dessa prática de modo a melhorar condicionamento para as atividades diárias, uma melhoria nas relações pessoais e emocionais, bem como melhor desenvolvimento no que se refere aos aspectos sociais e emocionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Fátima Campos - Integrante / Kátia Regina Bastani - Coordenador / Yumi Souza Velinho - Integrante.
      Membro: Claudia Fatima Campos.
    5. 2014-2015. Paisagismo Produtivo: design com abordagem participativa em ambientes produtivos comunitarios
      Descrição: A prática da agricultura nas cidades vem ganhando destaque como alternativa sustentável de produção de alimentos e uso de recursos naturais. É crescente a presença de contexto produtivo de espécies hortícolas em ambientes residenciais urbanos e públicos com o objetivo de ampliar o consumo de alimentos saudáveis. O paisagismo produtivo além de permitir a função estética, favorecendo a necessidade que o homem possui de estar em contato com a natureza, possui, principalmente a função de consumo, com o cultivo de frutíferas, ervas medicinais, aromáticas e hortaliças, contribuindo para a melhoria do bem-estar de quem utiliza esta prática. Partindo do pressuposto que, jardins comestíveis e outras formas de paisagismo produtivo são associados aos contextos sociais (valorização da condição humana), educacionais (preservação e educação ambiental) segurança alimentar e qualidade de vida, pretende-se verificar como o processo sistêmico de design participativo na agricultura urbana favorece resultados paisagísticos satisfatórios e reforçam o papel social do design.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Fátima Campos - Coordenador / Kátia Regina Bastani - Integrante / Fernanda Rocha Dutra - Integrante.
      Membro: Claudia Fatima Campos.
    6. 2013-2014. O design de ambientes como colaborador da conservacao do patrimonio floristico: estudo do ?Jardim de cores e flores? do Jardim Botanico da FZB-BH
      Descrição: Este trabalho objetiva estabelecer diretrizes para o melhoramento da ambiência paisagística e conservação do patrimônio florístico do ?Jardim de Flores e Cores? da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte (FZB-BH) fundamentadas pela metodologia aplicada ao projeto de design. O desenvolvimento deste estudo foi realizado a partir da pesquisa qualitativa e do método descritivo. Foram coletados dados por meio de revisão bibliográfica, observação em campo do comportamento dos usuários, análise e diagnóstico da área de estudo, levantamento e catalogação das espécies existentes e entrevistas com funcionários dos níveis estratégico e operacional do jardim botânico. Os resultados apontaram que, projetos para os ambientes que compõe o ?Jardim de Flores e Cores?, devem explorar características como atratividade, liberdade para movimento, conforto e bem estar emocional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Fátima Campos - Coordenador / Kátia Regina Bastani - Integrante / Anna Carolina Menezes do Nascimento - Integrante.
      Membro: Claudia Fatima Campos.
    7. 2005-2007. A evolucao do espaco cozinha na residencia de Belo Horizonte: tendencias no contexto arquitetura e design de ambientes
      Descrição: Este projeto de pesquisa ?Evolução do espaço cozinha na residência de Belo Horizonte: tendências no contexto arquitetura e design de ambientes? objetiva estudar a cozinha na residência de uma metrópole brasileira ? Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais ? a partir de tendências no contexto arquitetura e design, levando em consideração o impacto das novas tecnologias. Teve como referencial a Revolução Industrial ? momento caracterizado por uma série de invenções que revolucionaram as técnicas de produção ? implícitas aí todas as suas conseqüências, principalmente o desenvolvimento do design. Neste sentido pressupõe-se que as inovações tecnológicas interferem no layout da cozinha residencial e o espaço cozinha diversifica-se e multiplica-se na moradia contemporânea.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cláudia Fátima Campos - Integrante / Sônia Marques Antunes Ribeiro - Coordenador / Gabriela Helena Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Claudia Fatima Campos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Patrona do Curso de Design de Interiores | 1 Semestre - Campus Betim, Centro Universitário Una - Campus Betim.. 2019.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    2. Professora Homenageada do Curso de Design de Interiores | 1 Semestre - Campus Liberdade, Centro Universitário Una - Campus Liberdade.. 2019.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    3. Paraninfa do Curso de Design de Interiores | 2 Semestre - Campus Betim, Centro Universitário Una - Campus Betim.. 2018.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    4. Paraninfa do Curso de Design de Interiores | 2 Semestre - Campus Aimorés, Centro Universitário Una - Campus Urbano.. 2017.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    5. Paraninfa do Curso de Design de Interiores |1 Semestre - Campus Aimorés, Centro Universitário Una - Campus Urbano.. 2017.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    6. Professora Homenageada do Curso de Design de interiores | 2 Semestre, Centro Universitário Una - Campus Urbano.. 2016.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    7. 1º lugar - Aprovação em Concurso Público para cargo de Professor de Ensino Superior - Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    8. Professor Homenageado do Curso de Design de interiores | 2 Semestre, Centro Universitário Una.. 2015.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    9. Menção Honrosa - Melhores por IES em Práticas Pedagógicas Inovadoras, Grupo Ânima Educação | UNA.. 2014.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    10. Paraninfa do Curso de Design de Ambientes, Escola de Design | Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2013.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    11. Professor Homenageado do Curso de Design de Ambientes, Escola de Design | Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2011.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.
    12. Professor Homenageado do Curso de Design de Ambientes, Escola de Design | Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2010.
      Membro: Cláudia Fátima Campos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (20)
    1. Colóquio international de investigadores en Diseno.Inclusão digital, envelhecimento e design. 2019. (Outra).
    2. 1º Web Seminário Internacional em Educação: aprendizado ubíqua, conectivismo e ensino on-line. 2015. (Seminário).
    3. Iª Conferência Municipal de defesa dos direitos da pessoa idosa. 2015. (Outra).
    4. Jardim Cor - Congresso de Paisagismo. 2015. (Congresso).
    5. SBDS - Simpósio de Design Sustentável.Indústria de confecção de vestuário de Divinópolis: Contribuições do design para a gestão de resíduos. 2015. (Simpósio).
    6. Seminário Internacional "Design Semiótica: linguagem, comunicação e cultura". 2014. (Seminário).
    7. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2013. (Seminário).
    8. Jardim Comestível - uso culinário de plantas alimentícias não convencionais. 2013. (Oficina).
    9. 2º Encontro de Atualização Docente da Escola de Design da Universidade de Minas Gerais. 2012. (Encontro).
    10. IV ENCONTRO NACIONAL DOS CONSERVATÓRIOS ESTADUAIS DE MÚSICA.Reunião Técnica. 2012. (Encontro).
    11. VI ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E PROFESSORES..MATRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE DESIGN DE INTERIOR. 2012. (Encontro).
    12. Iº Encontro de Atualização Docente da Escola de Design da Universidade de Minas Gerais. 2011. (Encontro).
    13. "Design Método: Reflexões sobre os modelos projetuais diante do cenário de complexidade estabelecido". 2010. (Seminário).
    14. Principais aspectos juridicos das politicas de preservacao do patrimonio - Do tombamento ao planejamento territorial e a gestão urbana. 2009. (Outra).
    15. FEIRA DO EMPREENDEDOR - MOSTRA NEGÓCIO COR. Montagem de projeto de design de ambientes para a Mostra Negócio Cor - SEBRAE|MG. 2008. (Exposição).
    16. Iº Circuito de Design de Minas Gerais - O olhar da Criação: Multiplicidade de Caminhos. 2008. (Outra).
    17. Design e Transversalidade: Ênfase em Inovações Socio-culturais e Tecnológicas.. 2007. (Encontro).
    18. International Ergonomics Association - 16th World Congress on Ergonomics Maastrichit the Netherlands. Apllied ergonomics to the kitchen aiming security and well-being for the elderly. 2006. (Congresso).
    19. VIII Seminário de Pesquisa e Extenção da UEMG.Evolução do espaço coazinha na residência de Belo Horizonte: tendências no contexto arquitetura e design de ambientes. 2006. (Seminário).
    20. VII Seminário de Pesquisa e Extenção da UEMG.A evolução da arquitetura e do design na cozinha residencial de Belo Horizonte. 2005. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. CAMPOS, C. F.. Paisagismo e Sustentabilidade: Pequenos jardins. 2011. (Exposição).. . 0.
    2. CAMPOS, C. F.; CORREA, G. R.. Exposição dos trabalhos de Conclusão de Curso. 2010. Exposição
    3. RODRIGUES, G. C. ; CAMPOS, C. F.. Ensaio da Práxis. 2009. Exposição

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03