Lattes UEMG

Marciane da Silva Oliveira

Professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UEMG - unidade de Carangola, orienta trabalhos nas áreas de Genética de Populações, Evolução e Inteligência Computacional. Foi professora substituta do departamento de Biologia Geral ? UFV (2017-2019) e Pós doutoranda no mesmo departamento. Bióloga (UFV - 2001), M. Sc. em Genética e Melhoramento (UFV - 2003), D. Sc. em Genética e Melhoramento de Plantas (UFLA - 2007). Pós-doutorado em Genética e Melhoramento nas áreas de Inteligência Computacional no Melhoramento Genético (DBG/UFV - 2017 - 2019) e na área de Genética e Estatística, voltadas para o desenvolvimento de software de ensino e implementação de rotinas computacionais para a análise de dados (DBG/UFV - 2011 - 2016). Durante o pós-doutoramento, coorientou trabalhos do PIBEN-UFV (Programa Institucional de Bolsas de apoio a Projetos de Ensino), dissertações e teses do Laboratório de Bioinformática ? UFV. Organizou e ministrou cursos de capacitação presenciais e à Distância, se capacitando para o uso das TIC?s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo ensino-aprendizagem. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa e de Populações, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Computacional, genética quantitativa, melhoramento genético do feijão, potencial genético e populações segregantes e Genética de Populações de patógenos com auxílio de marcadores moleculares. De 2007 a 2011, foi professora titular do Centro Universitário de Caratinga, no Programa de Mestrado em Ciências Naturais e da Saúde, no curso de Ciências Biológicas e cursos do INCISA ? Instituto de Ciências da Saúde. Além de orientadora, atuou como coorientadora estatística de diversos trabalhos de dissertação, de Conclusão de Curso de graduação e Monografias de Especializações. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1583507435841611 (02/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Biologia Geral, Laboratório de Bioinformática. Bioagro UFV 36570000 - Viçosa, MG - Brasil Telefone: (31) 38992906 URL da Homepage: http://www.ufv.br/dbg/lab1/bioinformatica.htm
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Genética
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2020-Atual. ANALISES DISCRIMINANTES DE FISHER E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS (RNAS) NA CLASSIFICACAO DE PILOSA A PARTIR DA MORFOMETRIA GEOMETRICA
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / Cosme Damião Cruz - Integrante / ALESSANDRO MARQUES DE OLIVEIRA - Integrante.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandro Marques de Oliveira - Integrante / MARCIANE DA SILVA OLIVEIRA - Coordenador / MARIANE SILVA MARTINS - Integrante / Cosme Damião Cruz - Integrante.
      Membro: Alessandro Marques de Oliveira.
    2. 2020-Atual. DIFERENCIACAO GENETICA EM POPULACOES SIMULADAS SOB DA SELECAO DIVERGENTE
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / Cosme Damião Cruz - Integrante / Iara Gonçalves dos Santos - Integrante / ALESSANDRO MARQUES DE OLIVEIRA - Integrante / VICENTE PAULO GOMES FONSECA - Integrante.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandro Marques de Oliveira - Integrante / MARCIANE DA SILVA OLIVEIRA - Coordenador / Cosme Damião Cruz - Integrante.
      Membro: Alessandro Marques de Oliveira.
    3. 2017-2019. Emprego da Inteligencia Computacional em estudos de Classificacao
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / Cosme Damião Cruz - Integrante / Vinícius Quintao Carneiro - Integrante / Isabela de Castro Sant'Anna - Integrante.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    4. 2017-Atual. ESTUDOS BIOMETRICOS DOS EFEITOS EPISTATICOS SOBRE O CONTROLE GENICO DE CARACTERISTICAS
      Descrição: A epistasia é um mecanismo não considerado nos cálculos para predições de materiais agrícolas, não se sabe o quanto este fator pode inferir tendo em vista que apenas modelos que contemplam efeito aditivo-dominante é que já vem sendo estudados há muito tempo. Entretanto, a epistasia tem sido apontada como uma das causas da baixa eficiência da seleção precoce. Este fato tem sido reportado principalmente em plantas autógamas com o intuito de concentrar esforços em progênies superiores, economizando recursos. Também em estudos mais extensivos feitos para estimar os componentes de variância epistática do milho, a epistasia foi repetidamente considerada um elemento importante. Neste sentido, o objetivo deste projeto é averiguar se a epistasia (previamente simulada nesse estudo) tem um efeito importante no melhoramento genético de plantas, verificando se as metodologias biométricas disponíveis são capazes de detectar a epistasia previamente simulada de forma adequada. Está investigação se dará por meio de simulação de dados, uma vez que dessa forma é possível separar claramente os efeitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / Cosme Damião Cruz - Integrante / Isabela de Castro Sant'Anna - Integrante / Rafael Paulo da Silva - Integrante.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    5. 2011-2016. Modulos computacionais na area de Genetica e estatistica experimental, destinados as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensao
      Descrição: O presente projeto PNPD institucional, tem com objetivos desenvolver, aprimorar, disponibilizar e aplicar módulos e rotinas computacionais em diversas áreas da genética, destinados às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Pretende-se capacitar profissionais que atuam em diversas áreas de pesquisa e ensino, em temas relevantes como estatística experimental e genética. Com o prazo de execução até outubro de 2014, pretende-se ao final deste ter montado o núcleo de desenvolvimento de aplicativos computacionais na área de genética e melhoramento, com vistas no desenvolvimento e utilização dos módulos de ensino presencial e à distância; oferecido cursos e-learning, b-learning e presencial de capacitação nas áreas de genética básica, de populações e quantitativa a discentes e profissionais que tenham interesse; produzido textos informativos na forma de livros e/ou mini-publicações para auxílio aos temas abordados em cada módulo, para serem utilizados na ensino presencial e/ou a distância; disponibilizado a série didática de treinamento/ aperfeiçoamento em genética, que serão apresentadas em cerca de 10 módulos/ materiais didáticos (citados a baixo*); e orientado em torno de quatro estudantes de iniciação científica e dois estudantes do mestrado em Genética e Melhoramento da UFV. Para isso serão aprimorados e incluídas novas rotinas nos aplicativos GBOL, Drosophila, GENES e GQMOL; manutenção de páginas na internet para divulgação e disponibilização de software; além da produção de textos informativos na forma de livros e/ou mini-publicações a realização de cursos para capacitação de discentes, docentes e / ou pesquisadores. *Serão executados os seguintes módulos ? destinados aos respectivos públicos-alvo ?, apoiados em aplicativos computacionais já desenvolvidos (e que serão aprimorados) pelo Laboratório de Bioinformática - BIOAGRO, do Setor de Genética da Universidade Federal de Viçosa: ? Módulo I: Ensino de Genética Básica Público: Docentes do nível médio, e dis. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / Pedro Crescêncio Souza Carneiro - Integrante / Cosme Damião Cruz - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    6. 2008-2010. DINAMICA POPULACIONAL E VARIABILIDADE CITOGENETICA DE Triatoma vitticeps (Stal, 1859) (Hemiptera, Reduviidae) DA REGIAO DA SUB-BACIA DO RIO CARATINGA, MINAS GERAIS.
      Descrição: A análise de dados preliminares (GRS de Caratinga) no ano de 2005 aponta que a espécie mais comum na região pesquisada, pertencente à sub-bacia do Rio Caratinga, é o T. vitticeps, com ocorrência maior em Caratinga e Santa Bárbara do Leste. Além disso, sugere a presença predominante de indivíduos adultos no peridomicílio e ninfas no domicilio, mostrando também o elevado grau de infecção com T. cruzi nos espécimes capturados Conclui-se, então, que se faz urgente o prosseguimento dos programas de vigilância sanitária e controle entomológicos, já iniciados pela GRS, além de estimular novas pesquisas que possam contribuir para o controle mais eficiente da doença. Diante do exposto torna-se importante à realização de estudos mais detalhados sobre esta espécie, envolvendo a dinâmica populacional, utilizando ferramentas variadas como tabela de vida e marcadores moleculares, o que permitirá intervenções adequadas para seu controle. Nesse sentido os objetivos do projeto são: Obter parâmetros populacionais de T. vitticeps coletados em ambiente peridomiciliar, intradomicilar e silvestre, descrevendo os aspectos do ciclo de vida e demográficos em condições laboratoriais; e Avaliar a variabilidade genética de três populações de T. vitticepes por meio de técnicas citogenéticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / Patrícia da Silva Santos - Integrante / Lamara Laguardia Valente Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Centro Universitário de Caratinga - Cooperação.Número de orientações: 2
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    7. 2008-2010. Validacao do Acompanhamento Farmacoterapeutico, Realizado em uma Farmacia Escola de Belo Horizonte - MG
      Descrição: O presente estudo destina-se a realização da validação do acompanhamento farmacoterapêutico realizado por uma equipe de farmacêuticos da Farmácia Escola de um Centro Universitária da Cidade de Belo Horizonte. Como tem se observado nos últimos anos a saúde no mundo, assim como no Brasil, vem passando por um processo de avanço no que tange os cuidados com a população. Especificamente no Brasil, tem-se observado que diversos esforços, como a criação do SUS e do PSF, vem sendo feito para mudar a forma de cuidado à saúde. Frente a esse novo momento percebe-se que a Assistência Farmacêutica também passa por um processo de avanço e reestruturação. Neste contexto surge então a chamada Atenção Farmacêutica, que tem por sua vez, o objetivo de estabelecer uma relação terapêutica entre o farmacêutico, o paciente e sua terapia medicamentosa. Atualmente observa-se que tal trabalho, vem de forma marcante, sendo realizado por dois grupos: Os Espanhóis da Universidade de Granada e o Norte Americanos da Universidade de Minessota. No Brasil, especificamente, pouco se tem avançado no tange a Atenção Farmacêutica, pois grupos isolados vem iniciando alguns projetos para que a mesma se torne uma prática rotineira para todos os profissionais farmacêuticos que lidam diretamente com os pacientes. Faz-se então de extrema necessidade que tal processo seja avaliado na farmácia escola foco desse estudo, para que se consiga demonstrar a reprodutibilidade e aplicabilidade do método utilizado, para todos os profissionais farmacêuticos que desejam atuar no serviço de Atenção Farmacêutica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / MARINA MATOS DE MOURA FAÍCO - Integrante / Helena Barbosa Facury - Integrante.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    8. 2008-2010. Potencial genotoxico e instabilidades cromossomicas de agrotoxicos empregados na cultura do cafe.
      Descrição: A avaliação do potencial genotóxico de algumas substâncias tem recebido atenção especial, principalmente no que se refere aos riscos do desenvolvimento de câncer, pela exposição acidental, ocupacional ou terapêutica a substâncias que possam lesar o material genético. O risco com relação a exposição humana a agroquímicos pode ser biomonitorado e empregado como um instrumento útil na identificação e quantificação que conferem riscos à saúde.. Os efeitos tardios desses compostos sobre a saúde humana são difíceis de detectar, em função de dificuldades metodológicas e da extrapolação dos resultados. A genotoxicidade está entre os mais sérios dos possíveis danos causados por esses compostos e merece atenção especial, devido à natureza irreversível do processo. A presença de substâncias mutagênicas nas espécies vegetais, que causam alterações cromossômicas, pode ser detectada durante o ciclo celular de uma espécie. O sistema teste de Allium cepa é freqüentemente utilizado para avaliação do potencial genotóxico através da análise de células meristemáticas provenientes de pontas de raízes tratadas com infusões medicinais. Além da avaliação da presença de substâncias mutagênicas nos agroquímicos, a atividade genotóxica desses produtos em seres humanos será avaliada através da técnica de micronúcleos, através de amostras de sangue periférico de trabalhadores expostos e não expostos. Também serão realizadas culturas temporárias de linfócitos do sangue periférico para a obtenção de metáfases, necessárias para a análise de aberrações cromossômicas e trocas entre cromátides irmãs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / Ivoni de Freitas Reis - Integrante / Leonardo Ramos Paes de Lima - Integrante / Wellington de Souza Mata - Integrante.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    9. 2008-2010. Modelagem e Monitoramento da Prevalencia de enteroparasitoses em criancas atendidas pela creche municipal de Inhapim - MG
      Descrição: As enteroparasitoses em crianças e suas complicações são um problema que há muito aflige as regiões mais carentes, justamente porque não há uma prevenção efetiva. A proposta deste projeto é determinar a prevalência de enteroparasitas em crianças de 0 a 5 anos, que são atendidas na Creche Municipal da cidade de Inhapim através de análise laboratorial das fezes; e com base nos achados, além de saber qual o parasita mais frequente em relação à idade, realizar o tratamento das crianças parasitadas e implantar uma campanha de prevenção junto às famílias; a intenção é junto ao representante do município implantar medidas de saúde e higiene que previnam estas doenças nas comunidades assistidas pela creche. Os resultados deste projeto auxiliarão efetivamente na diminuição deste problema e na melhoria da qualidade de vida destas pessoas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Integrante / Valter Roberto Linardi - Integrante / Helena Barbosa Facury - Integrante / João Batista Alves dos Reis - Coordenador.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    10. 2008-2010. Polimorfismo genetico do Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) nos estados de Minas Gerais, Sao Paulo e Mato Grosso.
      Descrição: O Aedes aegypti é o vetor urbano primário da dengue e da febre amarela em nosso país. O entendimento da genética de populações e do padrão de dispersão deste mosquito é importante para o desenvolvimento de estratégias de controle efetivo e para a prevenção de epidemias. A prevenção da dengue tem-se mostrado mais urgente devido à grande expansão de sua distribuição geográfica, a adaptabilidade de seus vetores e a recente reaparição da doença envolvendo casos de dengue hemorrágica nas Américas. Serão coletadas amostras de Aedes aegypti nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, e para a identificação polimorfismo utilizaremos as técnicas de microssatélite e SSR-PCR e para avaliá-lo programa estatístico MEGA versão 3.0. A utilização destas técnicas identificará partes do genoma e o polimorfismo genético do mosquito, contribuindo assim para melhor conhecimento deste espécime e seu controle no meio ambiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / Leonardo Ramos Paes de Lima - Integrante / Wellington de Souza Mata - Integrante / Rosane Gomes de Oliveira - Integrante / Silvio Santana Dolabella - Integrante / Riva de Paula Oliveira - Integrante.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    11. 2008-2010. Incidencia e Prevalencia de Neurocisticercose e sua inferencia na saude publica.
      Descrição: A Neurocisticercose constitui um grave problema de saúde pública que acomete predominantemente locais com condições sanitárias e de higiene precárias. O complexo teníase-cisticercose pode afetar o homem de três formas: teníase intestinal, cisticercose sistêmica e neurocisticecose. Esta última é a mais estudada, em vista da gravidade dos sintomas e de seus reflexos sócio-econômicos. Conforme análise retrospectiva de laudos de tomografia computadorizada realizada em Caratinga entre os anos de 2000 e 2007, foram detectados 1046 casos neste município onde a fonte de contaminação não foi identificada. O estudo será realizado com base em análise de dados da secretaria de vigilância epidemiológica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / MARINA MATOS DE MOURA FAÍCO - Integrante / Helena Barbosa Facury - Integrante.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    12. 2008-2010. Contaminacao de amostras de queijo minas frescal produzidos artesanalmente, quanto a presenca de Staphylococcus aureus e coliformes fecais
      Descrição: Sabe-se que os produtos lácteos estão constantemente envolvidos em surtos de intoxicações alimentares e que muitos microorganismos patogênicos podem ser veiculados ao ser humano através desses alimentos. A produção de queijo minas artesanal a partir de leite cru, é uma atividade tradicional em vários municípios de Minas Gerais e, com isso, pode ser um veículo para transmissão de diversos agentes etiológicos causadores de diversas doenças. O estudo será realizado coletando-se amostras de queijo minas frescal produzidos artesanalmente numa cidade do interior de Minas Gerais, com o objetivo de se verificar a ocorrência de Staphylococcus aureus e Enterobactérias, uma vez que esses produtos não estão apresentando qualidade microbiológica satisfatória e que, a ingestão de queijos em condições inadequadas para o consumo pode trazer graves conseqüências à população sendo um grande problema de Saúde Pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Coordenador / Valter Roberto Linardi - Integrante / Wellington de Souza Mata - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    13. 2008-2010. Deteccao citogenetica da genotoxica e antigenotoxica de Arctium lappa.L em modelos de ratos Wistar.
      Descrição: As plantas medicinais se destacam por serem fontes de diversos princípios ativos, provenientes de seu metabolismo secundário, podendo ser utilizados no combate de distúrbios que ainda não apresentam cura ou tratamento adequado. Assim, o interesse em pesquisar a atividade biológica do extrato de bardana, como fonte de novos recursos terapêuticos. O potencial antimutagênico de uma substância pode ser avaliado através vários sistemas biológicos, um deles é através da técnica de detecção citogenética em células da medula óssea de ratos Wistar. A partir da análise de metáfases pode-se observar os efeitos biológicos em relação ao material genético diante dos tratamentos utilizados, observando assim uma possível atividade antimutagênica da bardana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Integrante / MARINA MATOS DE MOURA FAÍCO - Coordenador / Leonardo Ramos Paes de Lima - Integrante / Wellington de Souza Mata - Integrante.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    14. 2007-2008. ASPECTOS MORFOLOGICOS E GENETICOS EM ESPECIES DE Scinax gr. catharinae (ANURA, HYLIDAE) DO SUDESTE DO BRASIL
      Descrição: O estudo da diversidade genética presente na fauna brasileira é importante para a escolha de alternativas para sua conservação, uma vez que, todos os seres viventes estão inseridos num emaranhado de co-relações de sobrevivência em seu próprio meio (Scott et al., 1987). O processo de evolução das espécies é acompanhado de mutações cromossômicas, como pode ser observado em estudos cariótipos de anuros, cujos cromossomos mostram diversidade estrutural e numérica interespecífica (CAMPOS KASAHARA, 2006). O levantamento da literatura referente aos anuros mostra que a maioria dos estudos refere-se a aspectos ecológicos e morfofisiológicos. No entanto, a existência de caracteres morfológicos altamente conservados, dificulta as investigações taxonômicas e filogenéticas, dado o alto grau de semelhança entre as espécies, havendo a necessidade do uso de métodos mais detalhados, como os citogenéticos (CAMPOS KASAHARA, 2006). Nesse sentido o projeto tem como objetivo descrever morfologicamente e citogeneticamente espécies de Scinax do grupo catharinae do sudeste do Brasil com base em marcadores morfológicos e citogenéticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Marciane da Silva Oliveira - Integrante / Patrícia da Silva Santos - Coordenador. Financiador(es): Centro Universitário de Caratinga - Cooperação.Número de orientações: 1
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Professora da aula da Saudade dos formandos em Ciências Biológicas 2010-2, Formandos Ciências Biológicas 2010-2 - UNEC.. 2010.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    2. Patronece dos formandos de Ciências Biológicas 2009/1, UNEC.. 2009.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    3. Patronece dos formanados de Ciências Biológicas 2009/2, UNEC.. 2009.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.
    4. Professora da aula da Saudade dos formandos em Ciências Biológicas 2009-1, Formandos em Ciências Biológicas de julho de 2009.. 2009.
      Membro: Marciane da Silva Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. IX Simpósio Internacional de Genética e Melhoramento. 2018. (Simpósio).
    2. VIII Simpósio Internacional de Genética e Melhoramento. 2017. (Simpósio).
    3. Simpósio Internacional de Genética e Melhoramento. 2016. (Simpósio).
    4. I workshop de Genética e Melhoramento da UFV. 2013. (Outra).
    5. Uso e Aplicação da Biometria no Melhoramento Genético. 2012. (Encontro).
    6. X Simpósio sobre atualização em Genética e Melhoramento de Plantas - Melhoramento de Plantas visando Tolerâncias a Estresses Abióticos. 2006. (Simpósio).
    7. III Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. III Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. 2005. (Congresso).
    8. IX Simpósio sobre Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas.IX Simpósio sobre Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. 2005. (Simpósio).
    9. VIII Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão. VIII Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão. 2005. (Congresso).
    10. VIII Simpósio sobre Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. 2004. (Simpósio).
    11. II Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. II Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. 2003. (Congresso).
    12. VII Simpósio sobre Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. 2003. (Simpósio).
    13. VII Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão. VII Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão. 2002. (Congresso).
    14. 47° Congresso Nacional de Genética. 47° Congresso Nacional de Genética. 2001. (Congresso).
    15. XXI Semana acadêmica.XXI Semana acadêmica. 2001. (Outra).
    16. II Simposio de grupos do Programa Especial de Treinamento da UFV.II Simposio de grupos do Programa Especial de Treinamento da UFV. 2000. (Simpósio).
    17. IV Encontro de Grupos PET/ Ciências Biológicas de Minas Gerais.IV Encontro de Grupos PET/ Ciências Biológicas de Minas Gerais. 2000. (Encontro).
    18. V Encontro Nacional de Grupos PET.V Encontro Nacional de Grupos PET. 2000. (Encontro).
    19. X Simpósio de iniciação Científica/UFV.X Simpósio de iniciação Científica/UFV. 2000. (Simpósio).
    20. I Conferência de Grupos PET.I Conferência de Grupos PET. 1999. (Encontro).
    21. III Encontro de Grupos Pet/ Ciências Biológicas de Minas Gerasi.III Encontro de Grupos Pet/ Ciências Biológicas de Minas Gerasi. 1999. (Encontro).
    22. I Simposio de grupos do Programa Especial de Treinamento da UFV.I Simposio de grupos do Programa Especial de Treinamento da UFV. 1999. (Simpósio).
    23. XX Semana acadêmica.XX Semana acadêmica. 1999. (Outra).
    24. XIX Semana Acadêmica de Biologia.XIX Semana Acadêmica de Biologia. 1998. (Outra).
    25. XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1998. (Congresso).
    26. I Grupos Pet/ Ciências Biologicas de MInas Gerais.I Encontro de Grupos Pet/ Ciências Biologicas de MInas Gerais. 1997. (Encontro).
    27. XVIII Semana acadêmica de biologia.XVIII Semana acadêmica. 1997. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. OLIVEIRA, Marciane da Silva. Simposio de Integração Acadêmica - SIA/UFV - Avaliador. 2018. (Outro).. . 0.
    2. OLIVEIRA, Marciane da Silva. I SEMANA DO SOFTWARE APLICADO ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS. 2017. (Outro).. . 0.
    3. OLIVEIRA, Marciane da Silva; ROCHA, L. L. V. ; REIS, I. F.. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 - Ciência no Brasil. 2009. Outro
    4. OLIVEIRA, Marciane da Silva. X Simpósio Sobre Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas - Melhoramento de Plantas Visando Tolerância a Estresse Abióticos. 2006. (Outro).. . 0.
    5. OLIVEIRA, Marciane da Silva. II Ciclo de Palestras: Perspectivas do Melhoramento de Plantas no Século XXI. 2006. (Outro).. . 0.
    6. OLIVEIRA, Marciane da Silva. Curso de Bioinformática: Do sequenciamento a função biológica. 2006. (Outro).. . 0.
    7. OLIVEIRA, Marciane da Silva. I Ciclo de Palestras em Genética e Melhoramento de Plantas. 2005. (Outro).. . 0.
    8. OLIVEIRA, Marciane da Silva. Gincana da II Semana de Biologia - 30 anos do DBI. 2003. (Outro).. . 0.
    9. OLIVEIRA, Marciane da Silva. XXI Semana Acadêmica de Biologia. 2001. (Outro).. . 0.
    10. OLIVEIRA, Marciane da Silva. I COnferência Nacional de Grupos PET. 1999. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01