Lattes UEMG

Deolinda Armani Turci

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Wisconsin University Extension. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Graduada em Pedagogia pela Unimais. Professora/Pesquisadora de Psicologia escolar e Educacional da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG). Membro do Núcleo de estudos em Psicologia e Psicopedagogia- NEPEPp/UEMG. Membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de História da Psicologia da UFMG. Membro da diretoria técnica do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA). Membro da Rede Ibero-americana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP). Membro da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP). Interesses de Pesquisa: Psicologia escolar e educacional, História da Psicologia, Educação Inclusiva, Licenciatura em Psicologia, Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1440465326157875 (20/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Pernambuco 29 Funcionários 30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Por uma didatica clinica na disciplina de Psicologia da Educacao: em busca de uma pratica sensivel na formacao de professores.
      Descrição: O tema central desta pesquisa é o ensino de Psicologia da Educação na formação de professores no curso de Pedagogia, propondo reflexões sobre a prática da didática clínica para o ensino dessa disciplina. Como fundamentação teórica será explorado o conceito de didática clínica, discutindo a aprendizagem em suas múltiplas dimensões, especialmente na dimensão afetiva; a formação docente e essa afetividade; e ainda, a Psicologia da Educação e a necessária articulação teoria e prática. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Deolinda Armani Turci - Integrante / MOUKACHAR, Merie Bitar - Coordenador. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Deolinda Armani Turci.
    2. 2020-Atual. HISTORIA DA PSICOLOGIA E DA EDUCACAO MINEIRA (1949 A 1994): MANUTENCAO E PRESERVACAO DO ARQUIVO DO SERVICO DE ORIENTACAO E SELECAO DE PESSOAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
      Descrição: O projeto tem como objetivo proceder à manutenção e preservação dos arquivos do Serviço de Orientação e Seleção de Pessoal (SOSP) de Minas Gerais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Deolinda Armani Turci - Coordenador / Mario Gomes Ferreira - Integrante.
      Membro: Deolinda Armani Turci.
    3. 2019-2020. Os professores regentes da educacao basica do municipio de Belo Horizonte e a educacao inclusiva: conhecimento, pratica pedagogica e professores de apoio
      Descrição: A pesquisa se propõe a investigar o conhecimento e a prática pedagógica dos professores regentes da educação básica do município de Belo Horizonte em relação à educação inclusiva, aos alunos com deficiências e com os professores de apoio. Os dados serão obtidos através de questionários, que deverão ser respondidos por uma amostra representativa de professores de diferentes níveis da educação básica do município. Os dados serão analisados quantitativa e qualitativamente, podendo servir de referência para o planejamento de uma formação de professores que contemple a preparação para a promoção de uma educação mais inclusiva, tanto no âmbito municipal quanto em outras esferas governamentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Deolinda Armani Turci - Coordenador / Giovana Moura de Souza - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Deolinda Armani Turci.
    4. 2019-Atual. MANUTENCAO DE ACERVOS DO CENTRO DE DOCUMENTACAO E MEMORIA DA FACULDADE DE EDUCACAO - FAE.
      Descrição: A proposta aqui apresentada se enquadra como um subprojeto do Projeto REDE, que busca fazer levantamento técnico bem como desenvolver ações de manutenção dos acervos do Centro de Documentação e memória da FAE ? CEDOM. O referido centro conta com o Acervo documental do Serviço de Orientação e Seleção Profissional ? SOSP criado pela LEI 482, de 11 de novembro 1949, com a finalidade de ?orientar vocações no meio escolar e estabelecer critérios para a seleção de pessoal destinado à administração pública e organizações particulares?. O referido acervo representa grande potencial de pesquisas para a compreensão das práticas psicológicas e dos processos de construção dos projetos políticos e culturais, que definiram a cultura escolar e organizacional do século XX, além de sua relevância para o campo da Psicologia da Educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Deolinda Armani Turci - Integrante / Alves, Daniel Cardoso - Integrante / Mario Gomes Ferreira - Coordenador. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Deolinda Armani Turci.
      Descrição: A proposta aqui apresentada se enquadra como um subprojeto do Projeto REDE, que busca fazer levantamento técnico bem como desenvolver ações de manutenção dos acervos do Centro de Documentação e memória da FAE ? CEDOM. O referido centro conta com o Acervo documental do Serviço de Orientação e Seleção Profissional ? SOSP criado pela LEI 482, de 11 de novembro 1949, com a finalidade de ?orientar vocações no meio escolar e estabelecer critérios para a seleção de pessoal destinado à administração pública e organizações particulares?. O referido acervo representa grande potencial de pesquisas para a compreensão das práticas psicológicas e dos processos de construção dos projetos políticos e culturais, que definiram a cultura escolar e organizacional do século XX, além de sua relevância para o campo da Psicologia da Educação. Conta também com o acervo do antigo Curso de Administração Escolar ? CAE do Instituto de Educação de Minas Gerais ? IEMG e com o Acervo Perpétuo da Faculdade de Educação ? FAE. O Centro de Documentação e Memória da FAE ? CEDOM é associado ao Centro de Digitalização de Documentos de Pesquisa em Educação (CEDOC) que tem por objetivo apoiar e aperfeiçoar as pesquisas do Programa de Pós ?graduação em Educação e Formação Humana desta Unidade, efetuando a transposição de acervos documentais, com registros materiais, em acervos eletrônicos, digitalizados. Apresenta potencial para disponibilizar aos pesquisadores formas de inserção de dados em meios eletrônicos e bases de dados a serem constituídas de filmagens, gravações em áudio e vídeo e documentos relevantes obtidos nas pesquisas de professores e alunos; promover o registro dos dados incluindo-se a transcrição de dados em áudio para texto e deverá abrigar documentos durante o processo de digitalização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Daniel Cardoso Alves - Integrante / Mário Gomes Ferreira - Coordenador.
      Membro: Daniel Cardoso Alves.
    5. 2018-2018. ENTRE A LEGISLACAO E A PRATICA: REFLETINDO SOBRE O SIGNIFICADO DA LICENCIATURA PARA OS PRIMEIROS EGRESSOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFMG.
      Descrição: O projeto tem o objetivo de analisar como se deu a implantação da licenciatura em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais, segundo curso de Psicologia implantado em Minas Gerais, e o significado da modalidade para os egressos da primeira turma do curso. O trabalho historiográfico situa-se no campo de pesquisa da Historia da Psicologia e será realizado em duas etapas. Na primeira etapa da pesquisa, os procedimentos metodológicos serão de pesquisa documental, seguindo os procedimentos de localização, recuperação, seleção, ordenação de documentos localizados no Setor de Registro e Controle da Fafich e na biblioteca Central da UFMG, documentos que possam auxiliar-nos na compreensão de como se deu a inclusão da licenciatura no curso de Psicologia da UFMG, além de legislação, projetos, emendas, anteprojetos, dentre outros. O tratamento analítico metodológico dos mesmos terá como referência a análise documental. A segunda etapa será de entrevistas semi-estruturadas feitas com os egressos da primeira turma de psicólogos formados na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no intuito de conhecermos e posteriormente descrevermos o papel da licenciatura na formação dos mesmos. Pretendemos com a pesquisa contribuir com a história da Licenciatura em Psicologia no Brasil e especificamente em Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Deolinda Armani Turci - Coordenador.
      Membro: Deolinda Armani Turci.
    6. 2017-Atual. Laboratorio de Pesquisa e ensino em Historia da Psicologia
      Descrição: O Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia configura-se como um espaço para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de atividades de ensino e extensão relacionados à história dos saberes e das práticas psicológicas no contexto brasileiro e internacional. As atividades desenvolvidas pelo Laboratório têm como foco o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico e o desenvolvimento da capacidade de elaborar avaliações críticas a respeito das linhas de pensamento e das práticas psicológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Deolinda Armani Turci - Integrante / CIRINO, Sergio Dias - Integrante / Rodrigo Lopes Miranda - Integrante / Érika Lourenço - Coordenador / Raquel Martins de Assis - Integrante.
      Membro: Deolinda Armani Turci.
    7. 2015-2019. A licenciatura na regulamentacao da profissao de psicologos no Brasil: um estudo a partir da legislacao e do caso da UFMG
      Descrição: A partir dos referenciais metodológicos da História da Psicologia, a pesquisa será dividida em duas etapas: na primeira, além de realizarmos uma revisão de literatura para identificarmos as propostas de cursos para formar psicólogas/os no Brasil antes da regulamentação da profissão, utilizamos como procedimento metodológico a análise documental de fontes primárias localizadas no site da Câmara Federal dos Deputados, a saber: o dossiê do PL 3825/58, que trata do processo de regulamentação da formação e da profissão, bem como artigos e notícias publicadas nas revistas Boletim de Psicologia, Arquivos Brasileiros de Psicotécnica e Revista Psicologia Normal e Patológica. A segunda etapa da pesquisa se constituiu de um estudo de caso sobre a licenciatura no curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante a década de 1960, e teve como procedimentos metodológicos a análise de documentos localizados no Setor de Arquivo Acadêmico da Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da universidade, e também entrevistas com ingressantes no mesmo curso durante a década de 1960.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Deolinda Armani Turci - Integrante / CIRINO, Sergio Dias - Coordenador / Érika Lourenço - Integrante.
      Membro: Deolinda Armani Turci.
    8. 2013-2014. Saberes psicologicos na Escola Normal de Ouro Preto:1890 a 1930
      Descrição: Estudo analítico-descritivo das idéias, temas e saberes psicológicos que circulavam na Escola Normal de Ouro Preto no período de 1890 a 1930. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Deolinda Armani Turci - Integrante / Érika Lourenço - Coordenador.
      Membro: Deolinda Armani Turci.
    9. 2010-2013. A materia de pedagogia nas Escolas Normais mineiras-final do seculo XIX, inicio do XX
      Descrição: Constituição da matéria de pedagogia nas escolas normais mineiras, dentro das propostas e práticas pedagógicas modernas do final do século XIX e início do século XX. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Deolinda Armani Turci - Coordenador.
      Membro: Deolinda Armani Turci.
    10. 2010-2013. Moderno, Modernidade, Modernizacao: a educacao nos projetos de Brasil do sec.XIX e XX
      Descrição: Este projeto de pesquisa reúne objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de projetos de Brasil, elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970. Interessa-nos sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. Pretendemos por intermédio da pesquisa fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre as noções de moderno, modernidade e modernização, presentes nesses projetos. O projeto é desenvolvido em parceria entre professores e alunos(as) da UFMG, da PUC-Minas, da UEMG, da UEM e da UFOP.. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Deolinda Armani Turci - Integrante / FARIA FILHO, Luciano Mendes de - Coordenador / Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes - Integrante / Maria do Carmo Xavier - Integrante.
      Membro: Deolinda Armani Turci.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Aprovada em concurso público para professora efetiva de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em 2017., Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2017.
      Membro: Deolinda Armani Turci.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. XXXVIII Encontro Helena Antipoff e III Congresso brasileiro de História da Psicologia. Da escola de aperfeiçoamento de minas gerais ao curso de pedagogia da universidade do estado de Minas Gerais: circulação das obras de Jean Piaget na formação de professores. 2021. (Congresso).
    2. XXXVIII Encontro Helena Antipoff e III Congresso brasileiro de História da Psicologia.A educação inclusiva e os professores da educação básica de Belo Horizonte. 2021. (Encontro).
    3. 22º Seminário de Pesquisa e extensão UEMG.Em busca de uma prática sensível na formação de professores. 2020. (Seminário).
    4. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão.Os professores regentes da educação básica do município de Belo Horizonte e a educação inclusiva: conhecimento, prática pedagógica e professores de apoio.. 2019. (Seminário).
    5. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão.A atuação pedagógica em espaços não escolares e a humanização no ambiente hospitalar: auxiliando crianças e adolescentes em hospitais mineiros (Programa Humanize ? unidade parceira: hospital João XXIII). 2019. (Seminário).
    6. I Mostra de Formação da Faculdade de Psicologia da PUC: ensino, pesquisa e extensão.A inserção da licenciatura na lei nº4119 de 1962 que regulamentou a profissão de psicólogos no Brasil: uma análise documental. 2019. (Encontro).
    7. Reflexões sobre o saber docente 2019.A atuação do pedagogo hospitalar: reflexões e possibilidades a partir da experiência nos hospitais João XXIII e João Paulo II. 2019. (Encontro).
    8. XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. a Licenciatura em Psicologia: o caso da UFMG durante a década de 1960. 2019. (Congresso).
    9. XXXVII Encontro Anual Helena Antipoff e III Congresso Brasileiro de Historia da Psicologia. A LICENCIATURA NA FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS EGRESSOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFMG: UM ESTUDO HISTORIOGRÁFICO. 2019. (Congresso).
    10. XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff - II Colóquio Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo. A inclusão da modalidade Licenciatura na Regulamentação da Profissão de psicólogos no Brasil em 1962:uma história a partir dos documentos. 2018. (Congresso).
    11. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff. Licenciatura em Psicologia: formação de professores e de psicólogos no Brasil entre 1920 e 1960. 2017. (Congresso).
    12. XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o debate ambiental: retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.História da Psicologia na Educação e na Formação de professores. 2016. (Encontro).
    13. XXXII Encontro anual Helena Antipoff.Fontes para a historiografia dos saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto. 2014. (Encontro).
    14. VI Congresso de Pesquisa e Ensino de Historia da Educação em Minas Gerais. Atuação docente junto a alunos com necessidades educacionais especiais. 2013. (Congresso).
    15. VI Congresso de Pesquisa e Ensino de Historia da Educação em Minas Gerais. Atenção a criança excepcional na História do Instituto Pestalozzi de Belo Horizonte. 2013. (Congresso).
    16. V Seminário Internacional de Educação a Distância.Ensino e Aprendizagem na EaD. 2013. (Seminário).
    17. V Seminário Internacional de Educação a Distância.Wikipédia: uma porta de entrada para o conhecimento?. 2013. (Seminário).
    18. VI Congresso de Pesquisa e Ensino de Historia da Educação em Minas Gerais. Curriculos e Saberes docentes nas EScolas Normais em Minas Gerais. 2011. (Congresso).
    19. XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e prática de ensino.A formação e a atuação do professor de Psicologia: Possibilidades e Limites. 2010. (Encontro).
    20. XXVIII Encontro Helena Antipoff.Os laboratórios de psicologia e a formação de professores em Minas Gerais: Exemplos do passado e do presente. 2010. (Encontro).
    21. I Simposio de Historia da formação em Psicologia e VIII Encontro da Rede de Pesquisadores em História da Psicologia.O conteúdo de Psicologia na formação de professores no Brasil: de 1890 a 1962.. 2009. (Simpósio).
    22. V Encontro de Licenciatura em Psicologia.O ensino de Psicologia: formação e campos de atuação do professor. 2009. (Encontro).
    23. VI Encontro de Licenciatura em Psicologia.Relatos: Experiências de docência. 2009. (Encontro).
    24. XXVII Encontro Helena Antipoff.O conteúdo de Psicologia na formação de educadores de crianças no Brasil: de 1890 a 1962.. 2009. (Encontro).
    25. III Encontro de Licenciatura em Psicologia.A perspectiva da educação a distância nas aulas de prática de ensino e na licenciatura em Psicologia. 2008. (Encontro).
    26. VIII Encontro Clio-Psyché.A linha do tempo da licenciatura em Psicologia no Brasil. 2008. (Encontro).
    27. 2o. Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2004. (Congresso).
    28. II Reunião científica de Imersão. 2000. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. TURCI, D. A.. III Seminário diálogos sobre a EaD. 2020. (Outro).. . 0.
    2. TURCI, D. A.. XXXVIII Encontro Helena Antipoff e III Congresso brasileiro de História da Psicologia. 2020. (Congresso).. . 0.
    3. TURCI, D. A.. A atuação do pedagogo hospitalar: reflexões e possibilidades a partir da experiência nos hospitais João XXIII e João Paulo II. 2019. (Outro).. . 0.
    4. TURCI, D. A.. XXXVII Encontro Anual Helena Antipoff e III Congresso Brasileiro de História da Psicologia. 2019. (Congresso).. . 0.
    5. TURCI, D. A.. XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: psicologia, Educação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. 2016. (Outro).. . 0.
    6. TURCI, D. A.. PromovEaD- Discutindo a visibilidade da EaD Pública no Brasil. 2015. (Congresso).. . 0.
    7. TURCI, D. A.; BANDEIRA DE MELO, Carolina Silveira ; CIRINO, Sergio Dias ; LEMOS, Letícia Siqueira ; MACIEL, Mariana Sobreira ; Miranda ; MOUKACHAR, Merie Bitar ; VILELA, Eduardo Augusto Nogueira. V Encontro de Licenciatura em Psicologia. 2009. Outro
    8. BANDEIRA DE MELO, Carolina Silveira ; CIRINO, Sergio Dias ; MACIEL, Mariana Sobreira ; Miranda ; MOUKACHAR, Merie Bitar ; TURCI, D. A. ; VILELA, Eduardo Augusto Nogueira. VI Encontro de Licenciatura em Psicologia. 2009. Outro
    9. CIRINO, Sergio Dias ; TURCI, D. A. ; MIRANDA, Rodrigo L ; LEMOS, Letícia Siqueira ; BANDEIRA DE MELO, Carolina Silveira ; MACIEL, Mariana Sobreira ; VILELA, Eduardo Augusto Nogueira. IV Encontro de Licenciatura em Psicologia. 2008. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Deolinda Armani Turci ⇔ Amanda Tolomelli Brescia (2.0)
      1. BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; TURCI, D. A. ; BRAVO, R. A. ; CIRINO, S. D.. Wikipédia: uma porta de entrada para o conhecimento?. Em: V Seminário Internacional de Educação a Distância : meios, atores e processos, 2013, Belo Horizonte. Anais do V Seminário Internacional de Educação a Distância [recurso eletrônico] : meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, v. 1, p. 1338-1343, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TURCI, D. A.; BRESCIA, A. T. ; PRADO, R. B. ; CIRINO, Sergio Dias. Wikipédia: uma porta de entrada para o conhecimento?. 2013. Apresentação de Trabalho/Seminário

    • Deolinda Armani Turci ⇔ Merie Bitar Moukachar (2.0)
      1. TURCI, D. A. ; MOUKACHAR, M. B. ; BRACCINI, K. H. B. ; PATROCINIO, I. G. ; COSTA, P. L. ; SILVA, T. L. S.. Em Busca de uma Prática Sensível na Formação de Professores: reflexões sobre uma didática clínica. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      2. TURCI, D. A.; CIRINO, Sergio Dias ; MIRANDA, Rodrigo L ; MOUKACHAR, Merie Bitar ; BANDEIRA DE MELO, Carolina Silveira ; MACIEL, Mariana Sobreira ; LEMOS, Letícia Siqueira ; VILELA, Eduardo Augusto Nogueira. A Formação e a Atuação do Professor de Psicologia: Possibilidades e Limites. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Deolinda Armani Turci ⇔ Patrícia Maria Caetano de Araújo (1.0)
      1. TURCI, D. A. V Seminário Internacional de Educação a Distância: Meios, atores e Processos. 2013.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04