Lattes UEMG

Bianca Christian Medeiros Sales

Intérprete-criadora e pesquisadora de Dança e Artes da Cena. Docente no Curso de graduação em Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC-Ubá/MG) desde 2018. Docente (professora substituta) no Curso de graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) (2017-2018). Mestre em Educação Física na área movimento humano e cultura (2015-2017) - Bolsista CAPES. Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Dança - UFV (2010-2015). Integrante do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância - NGIME/UFJF (2018). Orientadora da Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência/UFJF - Bolsa CAPES/UAB (2018-2019). Avaliadora Ad hoc da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOP (desde 2018). Atuou na prática docente na instituição de Educação Básica ÁGORA (2014). Intérprete-criadora e preparadora corporal do Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-Corporais - NEPARC - desde 2012. Coordenadora, Pesquisadora voluntária e Monitora do Laboratório de Estimulação Psicomotora do Departamento de Educação Física/UFV - Psicomovimentar-se (2015-2017). Monitora de Nível II (2016). Contemplada pelo MinC - Edital Intercâmbio/2015 com o projeto "Participação na XI Reunión de Antropología del Mercosur/Uruguai. Monitora de Atividades Complementares no Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados-UFV (2014-2015). Estagiária no Serviço de Atenção a Saúde Mental "Semente" - AGROS-UFV (2014-2015), Monitora nível I (2014-2015), Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPEMIG (2014-2015), Bolsista PROCULTURA/UFV (2011-2013), Bailarina no grupo Êxtase Experimental - Núcleo Arte e Dança (2013-2014),Voluntária na casa de cultura "Casa da Mãe Jeane" (2010-2012). Pesquisadora no Grupo Artes da Cena Contemporânea: corporeidade, educação e política (CNPq/MEC). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Brincadeiras populares como estrategia para o desenvolvimento do esquema corporal de criancas
      Descrição: O esquema corporal é de grande importância no processo de desenvolvimento infantil, este é gradativamente aperfeiçoado e utilizado pela criança como forma de compreender a si mesmo, os sujeitos e o mundo a seu redor. Nesse contexto, a Educação Física é uma área que pode contribuir para o desenvolvimento deste processo, pois utiliza-se do corpo e do movimento de forma lúdica como base de seu trabalho aplicado a esse público. Le Boulch (1983) define o esquema corporal como a imagem dinâmica das diferentes partes do corpo, suas distintas posições, deslocamentos e todo o potencial de atividades e atitudes possíveis. Trata-se de algo indispensável na formação do eu, pelo que a criança percebe os outros a partir da percepção que ela passa a ter de si mesma, desenvolvendo desta maneira sua autonomia. Diante disso, este estudo têm como objetivo analisar os efeitos de um programa de intervenção de brincadeiras populares no desenvolvimento do esquema corporal em crianças de 4-5 anos. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, que atuará por meio da pesquisa de campo. O programa será aplicado em uma escola pública de ensino infantil na cidade de Ubá-MG com 30 crianças de 4-5 anos. A população será dividida em dois grupos: Grupo Experimental: que sofrerá a intervenção do programa e um Grupo Controle: fará todos os testes sem sofrer intervenção para posteriores comparações. A pesquisa constitui-se de cinco fases: 1º) Pré-teste: Teste de expressão gráfica (Teste da Figura Humana), proposto por Koppitz (1974): para avaliar o nível de desenvolvimento em relação ao esquema corporal das crianças; 2º) Período de três meses sem intervenção para averiguar as interferências externas que as crianças possam estar sofrendo; 3º) Pré/pós-teste: Segunda aplicação do Teste de expressão gráfica de Koppitz, para comparar com o primeiro de forma a observar se houve alguma modificação causada por outro tipo de intervenção que a população possa estar sofrendo; 4º) Aplicação do programa de intervenção, em que os alunos serão submetidos a um total de 16 intervenções realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora no segundo semestre de 2019; 5) Pós-teste: Terceira aplicação do Teste de expressão gráfica de Koppitz, a fim de averiguar as possíveis contribuições que o programa possa ter causado no desenvolvimento do esquema corporal das crianças. A pesquisa ainda encontra-se na primeira fase de desenvolvimento: aplicação do pré-teste, contudo espera-se que o programa de brincadeiras populares venha exercer influência positiva no esquema corporal da amostra. Pode-se concluir que para a criança o conhecimento do corpo e de suas potencialidades de expressão revelam as formas multifacetadas com as quais elas constroem sua identidade e vivenciam as relações com o outro e o meio, desta maneira torna-se fundamental o desenvolvimento de programa de atividade que estimulem esse processo de forma a buscar o desenvolvimento integral da criança.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Bianca Christian Medeiros Sales - Coordenador / Camila Zanelli - Integrante / Mariana Magalhães - Integrante.
      Membro: Bianca Christian Medeiros Sales.
    2. 2016-2016. A influencia de um Programa de Atletismo na Aptidao Fisica e na Composicao Corporal de criancas com e sem Sindrome de Down
      Descrição: Esta pesquisa buscou no aprimoramento da Aptidão Física (AF) por meio do atletismo potencializar habilidades motoras de forma que os indivíduos possam desenvolver trabalho muscular de forma satisfatória em sua vida cotidiana. Para tanto foi realizado um programa de Atletismo aplicado a sujeitos com e sem Síndrome de Down (SD) durante 23 semanas (2x por semana), de forma a elaborar um estudo comparativo com as duas populações, para avaliação da intervenção utilizou-se a bioimpedância, o teste de equilíbrio de Johnson Nelson (1986), o teste de resistência cardiorrespiratória Sobral Silva (2001) e a bateria Eurofit que é destinado a crianças e jovens adultos, dos 6 aos 18 anos com e sem deficiência com vista à medição da AF e Composição Corporal, esses foram realizados no formato pré e pós-testes. Palavras-chave: Síndrome de Down; Aptidão Física; Composição Corporal; Atletismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bianca Christian Medeiros Sales - Integrante / Eveline Torres Pereira - Coordenador / Jéssica Aparecida Fernandes Silva - Integrante / Leonardo Silvério de Lana - Integrante / Elizângela Ferreira Fernandes - Integrante / Débora Rira Germano Carvalho - Integrante / Elisa Maria Almeida Costa - Integrante.
      Membro: Bianca Christian Medeiros Sales.
    3. 2016-Atual. Nivel de atividade fisica de cuidadoras primarias de deficientes
      Descrição: Desenvolveu atividades na função de PESQUISADORA VOLUNTÁRIA. Este estudo objetiva mensurar o nível de atividade física das cuidadoras primárias (familiar) de pessoas com Autismo, relacionando-o ao perfil socioeconômico dessa amostra. A partir dos resultados encontrados pode-se incitar um discurso crítico e reflexivo no que tange o nível de atividade física das cuidadora primárias, propondo novos estudos, políticas de intervenção e pesquisas de investigação a essa população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bianca Christian Medeiros Sales - Integrante / Eveline Torres Pereira - Coordenador / Vanessa Freitas Silva - Integrante.
      Membro: Bianca Christian Medeiros Sales.
    4. 2015-2015. Efeitos de um programa de Danca e Educacao Somatica em um sujeito com Ataxia de Friedreich
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo verificar os efeitos de um programa de Dança, em diálogo com a Educação Somática, nos aspectos psicomotores, em um sujeito com Ataxia de Friedreich. Empregou-se como método de pesquisa o delineamento intrassujeitos BAB. Foi realizado um programa de Dança com 24 intervenções em um sujeito com Ataxia de Friedreich, avaliado pré e pós-programa através do Instrumento de Acompanhamento da Aprendizagem em Dança Educativa (IAADE). Os resultados apontaram que o programa de dança juntamente com a educação somática pode proporcionar melhoras nas habilidades analisadas: ao levantar-se, ao sentar-se, deslocamento em pé, deslocamento no chão, posição sentado, esquema corporal, ritmo do movimento e fluência do movimento. Palavras-chave: Deficiência; Psicomotricidade; Educação Somática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Bianca Christian Medeiros Sales - Integrante / Eveline Torres Pereira - Coordenador / Fanny Teixeira - Integrante.
      Membro: Bianca Christian Medeiros Sales.
    5. 2014-2015. Interferencias artisticas em espacos urbanos: representacoes e reflexoes de interpretes-criadores e de coreografos.
      Descrição: A relação corpo e cidade tem sido foco de inúmeras discussões artísticas, filosóficas, arquitetônicas, entre outras áreas de estudo. Compreendeu-se que a organização espacial atua de forma direta na formação do indivíduo no mundo e vice-versa. Devido a isso, as artes se apropriaram da rua como palco de manifestações/intervenções artísticas ressignificando a cidade, percebeu-se a singularidade do meio urbano que atuam como organismo vivo e dinâmico possuidor de uma multiplicidade de significantes. Este projeto teve como alvo de pesquisa as representações e reflexões de intérpretes-criadores e de coreógrafos quanto as intervenções urbanas. Utilizou-se a remontagem do trabalho coreográfico "Outro Lugar" de Alex Neoral-RJ realizada no "NEPARC" - Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-Corporal como objeto teórico-prático de estudo. A pesquisa foi financiada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica , Convênio PROBIC/FAPEMIG/UFV 2014-2015.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bianca Christian Medeiros Sales - Integrante / Andréa Bergallo Snizek - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Bolsa.
      Membro: Bianca Christian Medeiros Sales.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Premiação por Excelência no Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.. 2015.
      Membro: Bianca Christian Medeiros Sales.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (25)
    1. Simpósio de Integração Acadêmica 2019.Dança Aérea. 2019. (Simpósio).
    2. Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV.Brincadeiras populares como estratégia para o desenvolvimento do esquema corporal de crianças. 2019. (Simpósio).
    3. II Seminário Corpo, Comunicação e Linguagem. 2018. (Seminário).
    4. Seminário modos de prática e mediação em dança. 2018. (Seminário).
    5. XI Simpósio Internacional de Dança e cadeira de rodas. 2018. (Simpósio).
    6. ?Corpo, Tempo e Espaço: A construção da Poesia Corpórea?,. 2017. (Oficina).
    7. Habitar a cidade com Mono-Blocos: Residência Artística. 2017. (Outra).
    8. Os desafios da educação contemporânea e o papel do educador nesse processo. 2017. (Outra).
    9. Os desafios da Educação Contemporânea e o papel do educador neste processo,. 2017. (Outra).
    10. Encontros em Gestão Cultural com José Márcio Barros. 2016. (Encontro).
    11. IV Seminário de Iniciação a Docência PIBID/UFV.Apresentação Artística na abertura do evento. 2016. (Seminário).
    12. Periferia em Foco.Intérprete Criadora. 2016. (Outra).
    13. Semana de Integração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sudeste de Minas. 2016. (Outra).
    14. Seminário Gestão e Diversidade Cultural. 2016. (Seminário).
    15. 9º Seminário de Dança Angel Vianna.Apresentação de Dança do Projeto Neparc. 2015. (Seminário).
    16. Discussão a cerca do livro "O que é deficiência?" Débora Diniz. 2015. (Outra).
    17. I Clínica de Judô do Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados. 2015. (Outra).
    18. Ciclo de Estudos em Esporte Educacional V.Aplicação da Proposta de Avaliação-Piloto-Esporte Adaptado. 2014. (Outra).
    19. I Seminário Internacional de Artes: Violência em Movimento. 2014. (Seminário).
    20. Itinerâncias na Campanha Março de Boa."Por Enquanto É Isso...". 2014. (Outra).
    21. I Torneio de Integração Programa Segundo Tempo Esporte Adaptado.Orientar os Beneficiados. 2014. (Outra).
    22. Simpósio de Integração Acadêmica da UFV/SIA UFV 2014. 2014. (Simpósio).
    23. VI Mostra de Trabalhos sobre a Educação Básica: Descobrindo espaços, trilhando caminhos e aprofundando conhecimentos.Educação Básica - Financiamento. 2014. (Outra).
    24. II Seminário Argumentos do Corpo. 2011. (Seminário).
    25. I Seminário Argumentos do Corpo: dança, educação e política. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (37)
    1. SALES, B. C. M.. Jogo Universitários FAGOC - JUF 2019. 2019. (Outro).. . 0.
    2. SALES, B. C. M.. FAGOC na comunidade de Ubá/MG. 2019. (Outro).. . 0.
    3. SALES, B. C. M.. UNIFAGOC na comunidade - Tocantins/MG. 2019. (Outro).. . 0.
    4. SALES, B. C. M.. 4º Corrida Rústica UNIFAGOC. 2019. (Outro).. . 0.
    5. BERGALLO, A ; SALES, B. C. M. ; OLIVEIRA, C.. II Seminário Corpo, Imaginário e Linguagem. 2018. Outro
    6. SALES, B. C. M.. O figurino como objeto artístico. 2018. (Outro).. . 0.
    7. SALES, B. C. M.. [A] sensibilidade. 2018. (Outro).. . 0.
    8. SALES, B. C. M.. Workshop "Jogos e improvisação teatral" Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha x UFV. 2018. (Outro).. . 0.
    9. SALES, B. C. M.. Turnê dia nacional do teatro - apresentações de peças teatrais nas escolas. 2018. (Outro).. . 0.
    10. SALES, B. C. M.; VICTORELLI, L. M.. I Mostra do evento Dança Aérea: espetáculo Enlaces. 2018. Outro
    11. SALES, B. C. M.; VICTORELLI, L. M.. Curso de Extensão: Workshop de Técnicas Circenses. 2018. Outro
    12. SALES, B. C. M.. O Lúdico e a Dança na educação infantil: Visita técnica ao Departamento de Artes e Humanidades-UFV. 2017. (Outro).. . 0.
    13. SALES, B. C. M.. Visita Técnica ao laboratório de desenvolvimento infantil/UFV. 2017. (Outro).. . 0.
    14. SALES, B. C. M.; GERMANO, D.. Encontro: A Dança na educação básica regular. 2017. Outro
    15. SALES, B. C. M.; DOUCAS, J.. Produção Cultural: Troca de expereriência e saberes. 2017. Outro
    16. SALES, B. C. M.; OLIVEIRA, C.. Oficina de vídeo-dança: experimentações. 2017. Outro
    17. SALES, B. C. M.. Estimulação sensório-motora em bebês por meio da Dança. 2017. (Outro).. . 0.
    18. SALES, B. C. M.; OLIVEIRA, C. ; BASTOS, J. B.. Festival do Minuto. 2016. Festival
    19. KAMASCHE, D. ; SALES, B. C. M. ; OLIVEIRA, C. ; MONTEIRO, V. ; BERGALLO, A. III Seminário Argumentos do Corpo. 2015. Outro
    20. SALES, B. C. M.. Curadora dos trabalhos teóricos apresentados durante o III Seminário Argumentos do Corpo. 2015. (Outro).. . 0.
    21. SALES, B. C. M.. I Torneio de Futebol da T3 Programa Segundo Tempo Esporte Adaptado. 2014. (Outro).. . 0.
    22. SALES, B. C. M.. I Torneio de Tênis do Programa Segundo Tempo Esporte Adaptado. 2014. (Outro).. . 0.
    23. SNIZEK, A. B. ; SILVA, P. C. ; SALES, B. C. M.. Manutenção e aperfeiçoamento em dança: I módulo: balé clássico e dança contemporânea. 2013. Outro
    24. BERGALLO, A ; SALES, B. C. M.. I MOSTRA ARTES DA CENA CONTEMPORÂNEA (I MACC). 2013. Outro
    25. DOUCAS, J. ; SPERBER, C. F. ; SALES, B. C. M. ; MARCHESANI, Silvana ; COUTINHO, V.. INTRODUÇÃO AO BUTOH. 2012. Outro
    26. MARCHESANI, Silvana ; DOUCAS, J. ; SPERBER, C. F. ; SALES, B. C. M.. Oficina Literária: Universo dos Sentidos - Palavras, Som e Imagem. 2012. Outro
    27. SALES, B. C. M.; SNIZEK, A. B. ; GHIZELLINI, M. E. ; LEHMAN, M.. III Mostra Independente de Dança (III MID). 2012. Outro
    28. SALES, B. C. M.; DOUCAS, J. ; SPERBER, C. F.. Curso Intensivo de teatro. 2012. Outro
    29. SALES, B. C. M.; SPERBER, C. F. ; DOUCAS, J.. Sarau de Artes. 2012. Outro
    30. SPERBER, C. F. ; DOUCAS, J. ; MARCHESANI, Silvana ; SALES, B. C. M.. Universo dos Sentido. 2012. Outro
    31. DOUCAS, J. ; SPERBER, C. F. ; SALES, B. C. M. ; MARCHESANI, Silvana ; COUTINHO, V.. Universo da Palavra: Oficina de Criação Literária. 2011. Outro
    32. SPERBER, C. F. ; DOUCAS, J. ; SALES, B. C. M. ; MARCHESANI, Silvana ; COUTINHO, V.. EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA no espaço CLIC CLIC. 2011. Exposição
    33. SPERBER, C. F. ; DOUCAS, J. ; SALES, B. C. M. ; MARCHESANI, Silvana ; COUTINHO, V.. EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA no COLUNI. 2011. Exposição
    34. SPERBER, C. F. ; DOUCAS, J. ; SALES, B. C. M. ; COUTINHO, V. ; MARCHESANI, Silvana. UMA NOITE NO JAPÃO. 2011. Outro
    35. SALES, B. C. M.; LOPES, D. ; FOFANO, Sâmara ; PUSCHMANN, R.. EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE O PROJETO RECICLAR DA UFV NA BIBLIOTECA. 2011. Exposição
    36. SALES, B. C. M.; SPERBER, C. F. ; DOUCAS, J. ; COUTINHO, V.. Samba com Pipoca. 2010. Outro
    37. SALES, B. C. M.; SPERBER, C. F. ; DOUCAS, J. ; COUTINHO, V.. Uma noite com Picasso. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02