Lattes UEMG

Cassia Macieira

Artista Visual e Bonequeira-Atriz ( SATED SRTE MG 10686). Cocriadora do Grupo Pequi de Teatro ,Lagoa Santa /MG. Professora na UEMG Univ. do Estado de MG. Doutorado em Literatura Comparada: Literatura, outras Artes e Mídias UFMG (2010-14). Mestrado em Artes UFMG (1999.2001). Graduação em Artes Visuais UFMG: Bacharelado em Gravura (1990.1994), Bacharelado em Cinema de Animação (1996-98). Licenciatura em Letras UNIP Lagoa Santa MG (2010-2016). Especialização em Antropologia Univ.Candido Mendes (2017.2018). Membro do Grupo Intermídia UFMG .CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Artefatos Lúdicos CNPq. Membro da ATEBEMG Associação de Teatro de Bonecos de MG; Membro da ABTB Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. Membro:UNIMA Union Internationale de la Marionnette. Membro do Comitê de Pareceristas da Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas UDESC. Parecerista da Revista Tradterm / USP. https://www.pinterest.co.uk/cassiamacieira/c%C3%A1ssia-macieira-brasil e www.cassiamacieirabonequeira.blogspot.com https://orcid.org/0000-0002-0757-0028 (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Chapeuzinho Vermelho:cartografia verbovisual
      Descrição: A narrativa Chapeuzinho Vermelho está entre os títulos mais reproduzidos do gênero literatura para a infância. Percebe-se que a presença da intermidialidade, da intertextualidade e da multimodalidade, afirmada pelas múltiplas camadas de leitura ? sobretudo a união poética da linguagem escrita, a imagem e toda a materialidade do objeto físico ?, corrobora a fruição narrativo-pictórica e as (in)congruências, ampliando a leitura sensorial e provocando interações. O projeto Chapeuzinho Vermelho: cartografia verbovisual é uma investigação que mapeou diversas obras sobre esta narrativa, visando entendê-la como objeto estético, além de haver elencado as (in)congruências examinadas. A multimodalidade do livro-objeto é creditada nas várias camadas de leitura, especialmente pela conjunção poética da linguagem escrita, a imagem e a materialidade do objeto físico. Distinguem-se inúmeras (in)congruências narrativo-pictóricas, as quais ampliam detalhes e podem se alternar nas páginas . A relevância desta pesquisa consiste em abordar as características presentes no livro ilustrado e verificar se nelas há intermidialidade, provocações e diferentes níveis de leitura por parte dos leitores, entendidos, aqui, como coautores. A metodologia seguiu 3 etapas: a cartografia inicial, de natureza quantitativa do tipo Estudo Experimental, embasou-se no acervo bibliográfico da equipe, e contemplou aproximadamente 50 obras, das quais 20 foram estudadas. A segunda etapa consistiu em classificar e selecionar as obras a partir da confirmação do que é um livro-imagem, consolidada por meio das diferentes noções concernentes aos livros de infância. A terceira etapa compreendeu uma abordagem crítica fundamentada na combinação de mídias sob a perspectiva da intermidialidade, extraída de Poéticas do Visível (2006), de Márcia Arbex. O caráter principal dessa investigação respalda-se na perpetuação da narrativa de Chapeuzinho Vermelho ao longo do tempo e nas novas modalidades verbovisuais do século XXI. A confirmação do que é um livro-imagem foi determinada mediante acepções distintas sobre os livros de infância, compiladas das obras: Era uma vez uma capa ? história ilustrada da literatura infantil (2008), de Alan Powers e Otacílio Nunes; O livro infantil ilustrado ? a arte da narrativa visual (2013), de Martin Salisbury e Morag Styles; Livro ilustrado: palavras e imagens (2018), de Maria Nikolajeva e Carole Scott; O que é a qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil ? com a palavra o ilustrador (2008), de Ieda de Oliveira e Para ler o livro ilustrado (2011), de Sophie Van Der Linden e Dorothée de Bruchard. As obras selecionadas na segunda etapa estão sendo analisadas e espera-se que, no final de 2019, a cartografia inicial tenha sido concluída. Neste momento percebe-se que, os livros para a infância enquanto suportes de diferentes encontros de linguagens, bem como a junção da literatura e das artes, ainda são temas bastante emblemáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Cássia Macieira - Coordenador / Lídia Dias dos Santos - Integrante / Gabriela Inácio de Magalhaes Rabelo - Integrante / Gabriela Alves Santos - Integrante.
      Membro: Cassia Macieira.
    2. 2019-Atual. Chapeuzinho Vermelho
      Descrição: O projeto Chapeuzinho Vermelho: cartografia verbovisual é uma investigação de revisão bibliográfica de ,aproximadamente, 50 obras sobre esta narrativa verbovisual, visando entendê-la como objeto estético, além de haver elencado as (in)congruências examinadas como: a multimodalidade do livro-objeto. A Multimodalidade entendida como várias camadas de leitura, especialmente pela conjunção poética da linguagem escrita, a imagem e a materialidade do objeto físico. A metodologia seguirá 3 etapas: a cartografia inicial, de natureza quantitativa do tipo Estudo Experimental, embasada no acervo bibliográfico da equipe, que contemplou aproximadamente 50 obras, das quais 20 estão sendo estudadas. A segunda etapa consistirá em classificar e selecionar as obras a partir da confirmação do que é um livro-imagem, consolidada por meio das diferentes noções concernentes aos livros de infância. A terceira etapa compreenderá uma abordagem crítica fundamentada na combinação de mídias sob a perspectiva da intermidialidade, extraída de Poéticas do Visível (2006), de Márcia Arbex.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Cássia Macieira - Coordenador / Lídia Dias dos Santos - Integrante / Gabriela Inácio de Magalhaes Rabelo - Integrante / Gabriela Alves Santos - Integrante.
      Membro: Cassia Macieira.
    3. 2018-2018. Artefatos ludicos:Introducao.
      Descrição: Consiste nos estudos dos brinquedos sob a perspectiva do Design e da Antropologia, a partir do conceito de bens simbólicos e os diferentes imbricamentos da atribuição de sentidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássia Macieira - Coordenador / anna paula da silva stolf - Integrante / Genesco Alves - Integrante.
      Membro: Cassia Macieira.
    4. 2018-Atual. Cartografia Literaria
      Descrição: A teoria sobre o brinquedo e a infância, no Brasil, é ancorada nas traduções de obras estrangeiras consideradas como fortuna crítica por psicólogos, educadores e grupos nacionais de pesquisa acadêmica. Tais contribuições advêm da investigação de renomados estudiosos da infância, sobretudo no que diz respeito ao caráter simbólico desta fase da vida (função), e aos fatores relacionados à faixa etária (cognição): Jean Piaget (1896-1980); Vygotsky (1896-1934); Henri Wallon (1879-1962); STEINBERG, Shirley (1952); Winnicott (1896-1971); Rudolf Steiner (1861-1925) e outros importantes autores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Macieira - Coordenador / Genesco Alves - Integrante / Anna Stolf - Integrante / IGOR GOULART TOSCANO RIOS - Integrante.
      Membro: Cassia Macieira.
      Descrição: Este projeto de pesquisa trata de estudos sobre os imbricamentos da atribuição de significados e de sentidos à artefatos lúdicos, entre outras investigações sobre a infância, sob perspectivas da Arte, do Design, da Educação e da Antropologia. Como exercício prático, serão desenvolvidos espécies de mapas a partir das leituras, alargando a discussão também por meio de interpretação visual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anna Paula da Silva Stolf - Integrante / Cassia Macieira - Coordenador / Genesco Alves de Sousa - Integrante / Bárbara Vasconcelos - Integrante.
      Membro: Anna Paula da Silva Stolf.
    5. 2004-2005. Estrategia de sobrevivencia; a reinvencao do cotidiano a partir da necessidade
      Descrição: (Projeto apoio FUMEC/ FUNADESP )Aposta na possibilidade de se pensar a favela coo participante precioso e ativo da cultura nas cidades contemporâneas. Entende-se cultura aqui como agente ativo e reativo do seu contexto, e principalmente, enquanto produção do homem comum resultante das práticas cotidianas. Objetivou-se a construção de uma microcartografia das táticas de sobrevivência no cotidiano dos habitantes da favela Ponta Porã em BH. Alunos: Carine Belucci; Juliano Sá; Lídia Chaves; Roberta D.Motta; Thiago T.Campos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Cássia Macieira - Integrante / Natacha Rena - Coordenador.
      Membro: Cassia Macieira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Menção Honrosa - 22º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, Governo do Estado de SP; Secretaria Estado da Cultura e Museu da Casa Brasileira.. 2008.
      Membro: Cássia Macieira.
    2. finalista, 7.Festival Brasileiro de Cinema Universitário.. 2002.
      Membro: Cássia Macieira.
    3. I Salão de Uberaba, Salão de Arte de Uberaba.. 1995.
      Membro: Cássia Macieira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. I Colóquio Poéticas do Inanimado. Afectos. 2019. (Congresso).
    2. II Colóquio Internacional Escrita, som, imagem. Poéticas Visuais e performance. 2019. (Congresso).
    3. II Colóquio Internacional Escrita, som, imagem. Comitê científico dos resumos Literatura/Arte. 2019. (Congresso).
    4. II Colóquio Internacional Escrita, som, imagem. Mais com mais dá menos: reação criativa de Marcelo Drummond e Marconi Drummond para a obra de Bartolomeu Campos de Queirós. 2019. (Congresso).
    5. SAD -Seminário de Artes Digitais.GT 2 - Design, arte e interfaces. 2019. (Seminário).
    6. SAD - Seminário de Artes Digitais.Comitê científico dos resumos. 2019. (Seminário).
    7. V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil / II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Educação.Criação de bonecas de pano negras na escola: ações afirmativas na formação do professor de Arte. 2019. (Seminário).
    8. XIII JOGO DO LIVRO E III SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO: ACERVOS LITERÁRIOS ? FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E PESQUISA.Os bichos inteligentes e ?animados? de Guto Lacaz e Ronald Polito. 2019. (Seminário).
    9. XIII Jogo do Livro III Seminário Internacional Latino-americano.Livro-imagem: a palavra disfarçada em Mariana Massarani. 2019. (Seminário).
    10. 3ª Conferência Municipal de Cultura de Lagoa Santa.Grupo/Formação do Plano de Cultura. Setor de Economia Criativa.. 2018. (Encontro).
    11. IV Seminário de Artes Digitais..http://artesdigitais.art.br. 2018. (Seminário).
    12. IV Seminário de Artes Digitais -SAD.Coordenadora do GT2 Design, Artes e Interfaces. 2018. (Seminário).
    13. Casa Mangaba - Encontro de Artistas.#CASA MANGABA CONVIDA 18 de abril de 2017. 2017. (Encontro).
    14. FESTIM Festival Teatro Miniatura 2017.Caixa Miniatura: Homenagem aos Mamulengueiros. 2017. (Encontro).
    15. FESTIM Festival Teatro Miniatura 2016.Medo do Lobo - Caixa Miniatura. 2016. (Encontro).
    16. Exposição BONECAS. Exposição de bonecas. 2015. (Exposição).
    17. I Slow Week de BH.?Moda Sustentável: o Artesão, a Invenção e a Necessidade?. 2015. (Simpósio).
    18. Seminário Design de Imagem.Animação Desanimada; poética em movimento de Sebastião Nunes.. 2013. (Seminário).
    19. Quina do Design 2010.A superficie na rua: política da escrita. 2010. (Seminário).
    20. V Semanaria das Artes Gráficas intereseções e outras Grafias.design artes gráficas. 2010. (Encontro).
    21. 7º SEminário de Pesquisa e Iniciação Científica.Resíduos Têxteis; uma pesquisa do design para o meio ambiente.. 2009. (Seminário).
    22. Palavra Imagem.Cidade estampada de texto. 2009. (Encontro).
    23. 6º seminário de pesquisa e iniciação científica. Colóquio de Pesquisa. 2008. (Congresso).
    24. Bienal do livro Belo Horizonte.Na rua pós grafite moda e vestigios.. 2008. (Encontro).
    25. Festival de Inverno da UFMG.Na rua pós grafite, moda e vestígios.. 2008. (Outra).
    26. III Fórum das Américas. 2008. (Simpósio).
    27. Oi Futuro . Projeto Oi Cabeça.Na rua, pós-grafite, moda e vestígios.. 2008. (Encontro).
    28. Simpósio: Universidade, responsabilidade social e práticas inclusivas.Sempre Savassi; artsanato urbano. 2006. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. MACIEIRA, C; FLORES, T. ; ARBEX, M. ; VENEROSO, M. C. F. ; REIS, E. L. L.. II Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem. 2019. Congresso
    2. DEWEIK, S. ; LAB, I. F. C. ; MACIEIRA, Cássia. Maio Profissional: /palestra Cool Hunting. 2013. Outro
    3. DUTRA, A. ; MACIEIRA, Cássia. Empreendedorismo. 2013. Outro
    4. MACIEIRA, Cássia; DESIGN, V.. Desfile das Formandas 1º Semestre de 2013 Universidade Fumec Design de Moda. 2013. Outro
    5. MACIEIRA, Cássia; DESIGN, V.. Desfile das Formandas 2º Semestre de 2013 Universidade Fumec Design de Moda. 2013. Outro
    6. MACIEIRA, Cássia; ALENCAR, M.. Desfile: Semana da Pessoa com Deficiência Parque Municipal. 2012. Outro
    7. MACIEIRA, Cássia; ALENCAR, M.. Desfile: Semana da Criança AMR Associação Mineira de Reabilitação. 2012. Outro
    8. MACIEIRA, Cássia; ALENCAR, M. ; ISSIDA, S.. Desfile: Semana de Prevenção AVC - Lagoa Santa. 2012. Outro
    9. MACIEIRA, Cássia; DESIGN, V. ; FUMEC, U.. Desfile das Formandas 1º Semestre de 2012 Universidade Fumec Design de Moda. 2012. Outro
    10. MACIEIRA, Cássia; DESIGN, V.. Desfile das Formandas 2º Semestre de 2012 Universidade Fumec Design de Moda. 2012. Outro
    11. Carlos Eduardo Nascimento ; Wilton Garcia ; MACIEIRA, Cássia. Ciclo de conferência em Moda; leituras diversas. 2007. Outro
    12. MACIEIRA, Cássia; RENA, N. ; PONTES, J.. Design Artesanato Urbano. 2006. Exposição

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03