Professora pesquisadora na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerias - UEMG. Coordenadora do Grupo CASULO - arte, design e tecnologias vestíveis sediado no Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias CEDGEM. Doutora em Poéticas Tecnológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Produções Artísticas e Investigação pela Universidade de Barcelona, Espanha (2010). Bacharel, com Licenciatura Plena, em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2007). Em 2013 fundou a startup Triskel que se baseia na criação de acessórios e roupas com computação vestível. Triskel foi selecionada e premiada pela aceleradora SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. Recebeu o prêmio de 1º Lugar no XVI Salão Nacional de Arte de Jataí em 2017, com a escultura vestível interativa: Jaula, e o prêmio Ocupação Programa CoMciência - arte, ciência e tecnologia. (Texto informado pelo autor)
MENDES, T.; SALLES, V. M. M.. Corpo humano em sintopia com a computação vestível. revista do programa de pós graduação em artes da escola de belas artes da UFMG. v. 5, p. 84-93, issn: 2238-2046, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MARINHO, F. C. C. ; MENDES, T. ; FALCI, C. H. R.. Marcas de intimidade sobre o corpo ou monitoramento do corpo através da computação vestível?. #10.art. v. 1, p. 139-142, issn: 2238-0272, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES DUQUE, Thatiane; DUQUE, Bruno. Acaso e controle na criação de contextos telemáticos. ANAIS DO ... ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP (ONLINE). v. 1, p. 3557, issn: 2175-8212, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES DUQUE, Thatiane. Terceira Pele: tecido bio-tecnológico. In: Tadeus Mucelli; Ivan L. Ramos. (Org.). FAD - Festival de Arte Digital. 1ed.Belo Horizonte. Em: . : EIRELE -ME. 2017.v. 3, p. 119-119. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES DUQUE, Thatiane; FALCI, C. H. R. ; MARINHO, F. C. C.. Marcas de intimidade sobre o corpo ou monitoramento computação vestível. Em: 14oEncontroInternacionaldeArteeTecnologia:#14.ART:ARTEEDESENVOLVIMENTOHUMAN, p. 139-142, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES, T.; DUQUE, Bruno. ACASO E CONTROLE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTOS TELEMÁTICOS. Em: Encontro Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ANPAP, v. 24, p. 3557-3570, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES DUQUE, Thatiane; FALCI, C. H. R. ; MARINHO, F. C. C.. Marcas de intimidade sobre o corpo ou monitoramento do corpo através da computação vestível?. Em: #14art arte e tecnologia, 2015. Arte e Desenvolvimento Humano, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES, T.; MOL, A. ; MÁXIMO, F. Corpo, roupa e tecnologia: modulações dos modos de ser sobre a pele através da interseção de tecnologias.. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES DUQUE, Thatiane; DUQUE, Bruno. Projeto Diametral - Registros. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
MENDES, T. Meu corpo não é uma jaula - escultura vestível reativa. 2017. Apresentação de Trabalho/Simpósio
MENDES, T. Computação vestível: sob a pele e a roupa. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário
MENDES, T.; MARINHO, C. ; FALCI, C. H. R.. Marcas de intimidade sobre o corpo ou monitoramento do corpo através da computação vestível?. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DUQUE, Bruno ; MENDES, T.. Acaso e Controle na Criação de Contextos Telemáticos. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MENDES, T. Computaçao Vestível. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MENDES, T. Computação Vestível. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
MENDES, T. Arte nos jogos. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MENDES, T. Realidade Aumentada. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MESTRES, E. P. ; VELA, A. ; MENDES, T.. Estudios y procesos sobre sistemas abiertos en la creación/promoción de objetos en Arte y Diseño. 2009. Apresentação de Trabalho/Simpósio
MENDES, T.; KERINSKA, N. T.. Três situações poéticas dos objetos: apresentados, simulados e em Realidade Aumentada. 2006. Apresentação de Trabalho/Seminário
MENDES, T. Café da manhã com adornos made in china: objetos cotidianos em Realidade Aumentada. 2006. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MENDES, T. Momentos Instantâneos: estudos sobre animação computacional. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MENDES, T. Cinema experimental: arte e tecnologia. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MENDES, T. Narrativa, tempo e espaço. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MOREIRA, Eduardo ; MENDES, T.. Video - curta ficção cientifica. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. CD DA MOSTRA DE ANIMAÇÃO DE STOP MOTION ALUNOS DE ARTES -CEFET-MG. 2011. [ busca Google | busca Bing ]
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (6)
MENDES DUQUE, Thatiane. Mulheres na ciência - Coletivo Cientistas Feministas MMGerdeau. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. Analise de filme. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. Manequim, uma das instalações do FAD galeria. 2012. (Programa de rádio ou. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. Festival de Arte Digital BH- Showcase Hack Barbie. 2012. (Programa de rádio ou. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
DUQUE, Bruno ; MENDES, T.. http://www.diametral.info. 2014; Tema: DIAMETRAL - obra de arte telemática que conecta Brasil e Japão, pontos diametralmente opostos. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. www.discaparate.net. 2012; Tema: Discaparate (portfólio). 2012. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (16)
MENDES DUQUE, Thatiane. Arte e tecelagem. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
DUQUE, Bruno ; MENDES DUQUE, Thatiane. Insetos eletrônicos. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T.; GANDHI, K.. Eletrônica e Empreendedorismo. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T.; GANDHI, K.. Eletrônica e Empreendedorismo. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. Computação Vestível e a Moda. 2014. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. Curso de Capacitação Professor em Artes Anos Finais do Ensino Fundamental. 2013. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
DUQUE, Bruno ; MENDES, T.. Colônia de Insetos Eletrônicos. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, D. ; MENDES, T.. Design Experimental de Objetos Obsoletos. 2012. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. Introdução aos Jogos Digitais. 2011. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. Oficina de Animação com Stop Motion. 2011. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
MENDES, T. Animación 2d y 3d. 2010. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (1)
Thais Porto Miranda Dórea. Estudos em arte, design e tecnologias vestíveis. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Orientações de outra natureza (6)
Julia Silveira Pereira Guimarães. Computação vestível afetiva e joalheria digital. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Leonardo Aragão Tavares. Estudos sobre computação vestível e joalheria digital. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Lara de Faria Pimenta. Computação vestível afetiva e joalheria digital. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Isabela Fada de Oliveira Silva. Computação vestível afetiva e joalheria digital. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Camila Santos Cardoso. Computação vestível afetiva e joalheria digital. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Fabio Henrique Dias Maximo. Computação vestível afetiva e joalheria digital. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (8)
Sofia de Sá Martino. Ritual nas artes visuais. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Barbara Magalhães da Silveira. A ARTE RELACIONAL E O CONTEXTO SOCIAL PARA ESTUDO DA ARTE CONTEMPOR NEA. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientadores: Thatiane Mendes Duque, Andreia Menezes De Bernardi.
Elania Pinheiro. Arte e ecologia. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Kaique d'Paula. Cartas negras. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Pedro Igor Teixeira Fonseca. A maleta do cosmonauta e a maleta do colecionador. (Graduação em Curso de Graduação em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes -UFMG, . 2016. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
João Paulo Soares Ferreira. O Cinema na sala de aula: um desafio para a docência em Artes Visuais. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes -UFMG, . 2016. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Anna Claúdia Rocha de Paiva. Travessia na docência. Entre o ateliê de arte e a escola. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes -UFMG, . 2016. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Anna Claudia Rocha de Paiva. Ateliê de artes. (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Iniciação científica (3)
Danielle Oliveira. Histórias, objetos e memórias. (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Priscila Martins. Design Experimental de Objetos Obsoletos: reciclagem em arte e tecnologia. Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2012. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Danielle Oliveira. Design Experimental de Objetos Obsoletos: reciclagem em arte e tecnologia. (Graduando em Engenharia Mecatrônica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2012. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Orientações de outra natureza (2)
Raquel das Graças Pereira. Orientação do Aluno Monitor da disciplina Metodologia de Pesquisa: ARTE. (Curso de Graduação em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes -UFMG, Programa de Monitoria de Graduação. 2015. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Priscila Martins. Histórias, objetos e memórias. (Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014. Orientador: Thatiane Mendes Duque.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (7)
2019-Atual. Estudos em arte e design de computadores vestiveis afetivos Descrição: Como podemos mapear, identificar e expressar emoções através de tecnologias vestíveis? Para responder a estas questões o projeto visa a pesquisa sobre a computação vestível afetiva, os materiais, processos e conceitos que a estruturam. Visa também projetar e construir dispositivos têxteis afetivos de mapeamento de emoção para refletir e constatar os processos estudados. O objeto de estudo é a emoção humana mediada pela computação vestível. Através da união entre microeletrônica e têxteis macios e flexíveis pode-se capturar e expressar estados emocionais de usuários pelo monitoramento de batimentos cardíacos, temperatura, movimento do corpo, entre outras evidências que formam arquivos sobre a pele.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Adriano Mol - Integrante / Mara Guerra - Integrante / Fabio Maximo - Integrante / Bianca Furtado Penha - Integrante / Larissa, Rezende - Integrante. Membro: Thatiane Mendes Duque. Descrição: Como podemos mapear, identificar e expressar emoções através de tecnologias vestíveis? Para responder a estas questões o projeto visa a pesquisa sobre a computação vestível afetiva, os materiais, processos e conceitos que a estruturam. Visa também projetar e construir dispositivos têxteis afetivos de mapeamento de emoção para refletir e constatar os processos estudados. O objeto de estudo é a emoção humana mediada pela computação vestível. Através da união entre microeletrônica e têxteis macios e flexíveis pode-se capturar e expressar estados emocionais de usuários pelo monitoramento de batimentos cardíacos, temperatura, movimento do corpo, entre outras evidências que formam arquivos sobre a pele.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Lúcia de Paiva Guerra - Coordenador / Adriano Aguiar Mol - Integrante / Thatiane Mendes Duque - Integrante. Membro: Mara Lucia de Paiva Guerra. Descrição: Como podemos mapear, identificar e expressar emoções através de tecnologias vestíveis? Para responder a estas questões o projeto visa a pesquisa sobre a computação vestível afetiva, os materiais, processos e conceitos que a estruturam. Visa também projetar e construir dispositivos têxteis afetivos de mapeamento de emoção para refletir e constatar os processos estudados. O objeto de estudo é a emoção humana mediada pela computação vestível. Através da união entre microeletrônica e têxteis macios e flexíveis pode-se capturar e expressar estados emocionais de usuários pelo monitoramento de batimentos cardíacos, temperatura, movimento do corpo, entre outras evidências que formam arquivos sobre a pele.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriano Aguiar Mol - Integrante / Mara Lúcia de Paiva Guerra - Integrante / Fabio Dias Máximo - Integrante / Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Bianca Furtado Penha - Integrante. Membro: Adriano Aguiar Mol.
2018-Atual. Casulo: computacao vestivel Descrição: O Projeto Casulo tem como objetivo pesquisar, experimentar, desenvolver e difundir produtos autorais na área de computação vestível expressiva. O título então proposto: Casulo trata da segunda morada humana - a vestimenta e seus acessórios, além, do corpo, que se configura nela.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Adriano Mol - Integrante / Pablo Gobira - Integrante. Membro: Thatiane Mendes Duque.
2015-2016. Computacao Vestivel: mapeamento de emocoes atraves de bio-interfaces Descrição: Como podemos mapear, identificar e expressar emoções através de tecnologias vestíveis? Para responder a estas questões este projeto visa a pesquisa sobre a computação vestível afetiva, os materiais, processos e conceitos que a estruturam. Visa também projetar e construir um dispositivo têxtil afetivo de mapeamento de emoção para refletir e constatar os processos estudados. O objeto de estudo é a emoção humana mediada pela computação vestível. Através da união entre microeletrônica com têxteis macios e flexíveis. pode-se capturar e expressar estados emocionais de usuários: pelo monitoramento de batimentos cardíacos, temperatura, movimento do corpo, entre outras evidencias que formam arquivos sobre a pele.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Francisco Carlos de Carvalho Marinho - Integrante. Membro: Thatiane Mendes Duque.
2015-Atual. Natureza, Arte e Tecnologia Descrição: Esse projeto pretende desenvolver processos criativos interativos entre homem e o ambiente mediado pelas tecnologias digitais. O corpo e seus sentidos são uma forma de perceber, sentir e traduzir o universo em que habitamos. A utilização das tecnologias digitais como uma extensão desses sentidos busca ampliar a nossa consciencia da vida e de como relacionar com seus processos de maneira mais sensivel, poética e criativa. A ideia é realizar imersões no espaço natural e por uma sensibilização, perceber de forma diferenciada essa ambiencia. A partir de então estabelecer registros fotográficos, em video, além de medições digitais tais como presença, temperatura, geolocalização, som entre outros, de forma a constituir um acervo para a produção de videos performances, conexoes, instalações artísticas que interajam criando uma intima relação entre a natureza e o ser sensivel. Considerando os movimentos de compreensão sistêmica do ecossistema natural e do ecossistema da arte, a proposta de viagem para um sítio de preservação natural é uma oportunidade única. Oportunidade para que sejam vivenciados experimentos que colaborem com diálogos possíveis entre ser humano e seu meio ambiente através da Arte. Oportunidade também para que o meio ambiente seja parte integrante, em um processo de criação compartilhada, com experiências em arte contemporânea. Esta proposta, um trabalho coletivo onde essa ambiência possibilitará um olhar expandido em uma ação criadora mais poética e sensível. Pretende-se com estas vivências a integração do corpo com a natureza. Como resultado da Pesquisa, pretendemos conceituar e avaliar tais vivencias, seus resultados práticos e publicar as experiências de maneira a constituir um documento informativo desses novos processos criativos. Outro aspecto importante é o envolvimento de alunos de graduação, licenciatura e pós-graduação, compartilhando e disponibilizando o conhecimento, num processo de aprender fazendo e criar pesquisando.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Integrante / Marilialyra Bergamo - Integrante / Fabrício José Fernandino - Coordenador. Membro: Thatiane Mendes Duque.
2014-2015. Livros Digitais Integrados Descrição: O objetivo é exploração, criação, desenvolvimento, implementação e análise de obras de poesia computacional organizada em arranjos de múltiplos dispositivos móveis conectados em diferentes topologias físicas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Integrante / Francisco Carlos de Carvalho Marinho - Coordenador / Letícia Lana Cherchiglia - Integrante. Membro: Thatiane Mendes Duque.
2011-2012. Design experimental de objetos eletronicos: reciclagem em arte e tecnologia Descrição: A primeira etapa da pesquisa consistiu em coletar objetos descartados no setor do patrimônio: projetor, telefone, filtro, e um scanner. A partir de então eles foram documentados, analisados e desmontados. Nessa etapa, passamos a elaborar narrativas insólitas sobre os objetos, em busca de inverter a situação de descarte e obsolescência, pois acreditamos que o lixo eletrônico pode voltar a funcionar para nós de outra maneira ou para eles mesmos. Com relação ao processo, nos interessa a personalização de dispositivos e objetos, que possam ser realizadas por qualquer pessoa, a partir de ações e do uso de procedimentos simples e acessíveis com tecnologias a baixo custo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Priscila Martins - Integrante / Danielle Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Thatiane Mendes Duque.
2006-2007. Objetos Virtuais: uma nova situacao poetica Descrição: O projeto trata sobre simulações computacionais de objetos tridimensionais e fluidos referentes ao cotidiano. Estes estudos foram constituintes de um projeto de Iniciação Científica fomentado pelo CNPq. Partiu-se de uma análise prévia das possibilidades poéticas de um determinado objeto do ambiente doméstico, cujas características expressivas foram exploradas; o contraste entre geometrias sólidas e geometrias de corpos flexíveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Integrante / Nikoleta Tverstanova Kerinska - Coordenador. Membro: Thatiane Mendes Duque.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (3)
Programa conciencia - ocupação em arte, ciência e tecnologia, MMGerdeau.. 2019. Membro: Thatiane Mendes Duque.
Premio primeiro lugar no 16º Salão de Arte de Jataí, Museu de Arte Contemporânea de Jataí.. 2017. Membro: Thatiane Mendes Duque.
Premio Startup de TI - Triskel, SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development.. 2013. Membro: Thatiane Mendes Duque.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (25)
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Terceira pele: corpo, roupa e computação vestível. 2019. (Congresso).
SAD - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Diametral - registros audiovisuais. 2018. (Seminário).
15 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART).Marcas de intimidade sobre o corpo ou monitoramento computação vestível. 2016. (Encontro).
Festival de Arte e Cultura do Cefet-MG.Introdução aos Jogos Digitais. 2011. (Oficina).
Festival de Arte e Cultura do Cefet-MG.OFICINA DE ANIMAÇÃO COM STOP MOTION. 2011. (Oficina).
Simposi art i impresió digital -HANGAR BARCELONA.Estudios y procesos sobre sistemas abiertos en la creación/promoción de objetos en Arte y Diseño. 2009. (Simpósio).
6º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. 2007. (Encontro).
Festival de Arte - Rotações.Café da manhã com adornos made in china: objetos cotidianos em Realidade Misturada/ Aumentada. 2006. (Encontro).
VI Encontro Interno de Iniciação Cientifica.Três Situações Poéticas dos Objetos. 2006. (Simpósio).
4º Bienal de Arte e Cultura da UNE. 2005. (Outra).
II Semana Academica UFU. 2005. (Outra).
Encontro Regional da Rede Arte na Escola. 2004. (Encontro).
festival de arte 2004.Passagem entre Arte e Arquitetura. 2004. (Oficina).
Forum Social do Triângulo Mineiro.Forum Social do Triângulo Mineiro. 2004. (Encontro).
Francofonia. 2004. (Outra).
XIII Encontro Nacional da ANPAP: Arte em pesquisa: especificidades.Arte Computacional. 2004. (Encontro).
Entre o medo e a esperança.V Semana de Ciências Sociais. 2003. (Outra).
Festival de Arte 2003 - trinta anos.Narrativa, tempo e espaço. 2003. (Encontro).
Saboreando Palavras.Saboreando palavras - concurso de poesia, contos e gravuras. 2003. (Outra).
Semana Acadêmica de Artes. 2003. (Outra).
Semana de Ciências Sociais.Cinema Experimental: Arte e Tecnologia. 2003. (Outra).
Executiva Nacional dos Estudantes de Letras. 2002. (Encontro).
Geringonças do Mestre Molina - A Arte Popular do Brinquedo..Evento - Geringonças do Mestre Molina: A Arte Popular do Brinquedo.. 2002. (Oficina).
IV Semana de Ciências Sociais.Uma abordagem antropologica. 2002. (Oficina).
Semana de Artes Cênicas.peça "...nesta rua tem um bosque". 2002. (Outra).