Lattes UEMG

Thatiane Mendes Duque

Professora pesquisadora na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerias - UEMG. Coordenadora do Grupo CASULO - arte, design e tecnologias vestíveis sediado no Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias CEDGEM. Doutora em Poéticas Tecnológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Produções Artísticas e Investigação pela Universidade de Barcelona, Espanha (2010). Bacharel, com Licenciatura Plena, em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2007). Em 2013 fundou a startup Triskel que se baseia na criação de acessórios e roupas com computação vestível. Triskel foi selecionada e premiada pela aceleradora SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. Recebeu o prêmio de 1º Lugar no XVI Salão Nacional de Arte de Jataí em 2017, com a escultura vestível interativa: Jaula, e o prêmio Ocupação Programa CoMciência - arte, ciência e tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Estudos em arte e design de computadores vestiveis afetivos
      Descrição: Como podemos mapear, identificar e expressar emoções através de tecnologias vestíveis? Para responder a estas questões o projeto visa a pesquisa sobre a computação vestível afetiva, os materiais, processos e conceitos que a estruturam. Visa também projetar e construir dispositivos têxteis afetivos de mapeamento de emoção para refletir e constatar os processos estudados. O objeto de estudo é a emoção humana mediada pela computação vestível. Através da união entre microeletrônica e têxteis macios e flexíveis pode-se capturar e expressar estados emocionais de usuários pelo monitoramento de batimentos cardíacos, temperatura, movimento do corpo, entre outras evidências que formam arquivos sobre a pele.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Adriano Mol - Integrante / Mara Guerra - Integrante / Fabio Maximo - Integrante / Bianca Furtado Penha - Integrante / Larissa, Rezende - Integrante.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.
      Descrição: Como podemos mapear, identificar e expressar emoções através de tecnologias vestíveis? Para responder a estas questões o projeto visa a pesquisa sobre a computação vestível afetiva, os materiais, processos e conceitos que a estruturam. Visa também projetar e construir dispositivos têxteis afetivos de mapeamento de emoção para refletir e constatar os processos estudados. O objeto de estudo é a emoção humana mediada pela computação vestível. Através da união entre microeletrônica e têxteis macios e flexíveis pode-se capturar e expressar estados emocionais de usuários pelo monitoramento de batimentos cardíacos, temperatura, movimento do corpo, entre outras evidências que formam arquivos sobre a pele.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Lúcia de Paiva Guerra - Coordenador / Adriano Aguiar Mol - Integrante / Thatiane Mendes Duque - Integrante.
      Membro: Mara Lucia de Paiva Guerra.
      Descrição: Como podemos mapear, identificar e expressar emoções através de tecnologias vestíveis? Para responder a estas questões o projeto visa a pesquisa sobre a computação vestível afetiva, os materiais, processos e conceitos que a estruturam. Visa também projetar e construir dispositivos têxteis afetivos de mapeamento de emoção para refletir e constatar os processos estudados. O objeto de estudo é a emoção humana mediada pela computação vestível. Através da união entre microeletrônica e têxteis macios e flexíveis pode-se capturar e expressar estados emocionais de usuários pelo monitoramento de batimentos cardíacos, temperatura, movimento do corpo, entre outras evidências que formam arquivos sobre a pele.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriano Aguiar Mol - Integrante / Mara Lúcia de Paiva Guerra - Integrante / Fabio Dias Máximo - Integrante / Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Bianca Furtado Penha - Integrante.
      Membro: Adriano Aguiar Mol.
    2. 2018-Atual. Casulo: computacao vestivel
      Descrição: O Projeto Casulo tem como objetivo pesquisar, experimentar, desenvolver e difundir produtos autorais na área de computação vestível expressiva. O título então proposto: Casulo trata da segunda morada humana - a vestimenta e seus acessórios, além, do corpo, que se configura nela.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Adriano Mol - Integrante / Pablo Gobira - Integrante.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.
    3. 2015-2016. Computacao Vestivel: mapeamento de emocoes atraves de bio-interfaces
      Descrição: Como podemos mapear, identificar e expressar emoções através de tecnologias vestíveis? Para responder a estas questões este projeto visa a pesquisa sobre a computação vestível afetiva, os materiais, processos e conceitos que a estruturam. Visa também projetar e construir um dispositivo têxtil afetivo de mapeamento de emoção para refletir e constatar os processos estudados. O objeto de estudo é a emoção humana mediada pela computação vestível. Através da união entre microeletrônica com têxteis macios e flexíveis. pode-se capturar e expressar estados emocionais de usuários: pelo monitoramento de batimentos cardíacos, temperatura, movimento do corpo, entre outras evidencias que formam arquivos sobre a pele.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Francisco Carlos de Carvalho Marinho - Integrante.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.
    4. 2015-Atual. Natureza, Arte e Tecnologia
      Descrição: Esse projeto pretende desenvolver processos criativos interativos entre homem e o ambiente mediado pelas tecnologias digitais. O corpo e seus sentidos são uma forma de perceber, sentir e traduzir o universo em que habitamos. A utilização das tecnologias digitais como uma extensão desses sentidos busca ampliar a nossa consciencia da vida e de como relacionar com seus processos de maneira mais sensivel, poética e criativa. A ideia é realizar imersões no espaço natural e por uma sensibilização, perceber de forma diferenciada essa ambiencia. A partir de então estabelecer registros fotográficos, em video, além de medições digitais tais como presença, temperatura, geolocalização, som entre outros, de forma a constituir um acervo para a produção de videos performances, conexoes, instalações artísticas que interajam criando uma intima relação entre a natureza e o ser sensivel. Considerando os movimentos de compreensão sistêmica do ecossistema natural e do ecossistema da arte, a proposta de viagem para um sítio de preservação natural é uma oportunidade única. Oportunidade para que sejam vivenciados experimentos que colaborem com diálogos possíveis entre ser humano e seu meio ambiente através da Arte. Oportunidade também para que o meio ambiente seja parte integrante, em um processo de criação compartilhada, com experiências em arte contemporânea. Esta proposta, um trabalho coletivo onde essa ambiência possibilitará um olhar expandido em uma ação criadora mais poética e sensível. Pretende-se com estas vivências a integração do corpo com a natureza. Como resultado da Pesquisa, pretendemos conceituar e avaliar tais vivencias, seus resultados práticos e publicar as experiências de maneira a constituir um documento informativo desses novos processos criativos. Outro aspecto importante é o envolvimento de alunos de graduação, licenciatura e pós-graduação, compartilhando e disponibilizando o conhecimento, num processo de aprender fazendo e criar pesquisando.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Integrante / Marilialyra Bergamo - Integrante / Fabrício José Fernandino - Coordenador.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.
    5. 2014-2015. Livros Digitais Integrados
      Descrição: O objetivo é exploração, criação, desenvolvimento, implementação e análise de obras de poesia computacional organizada em arranjos de múltiplos dispositivos móveis conectados em diferentes topologias físicas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Integrante / Francisco Carlos de Carvalho Marinho - Coordenador / Letícia Lana Cherchiglia - Integrante.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.
    6. 2011-2012. Design experimental de objetos eletronicos: reciclagem em arte e tecnologia
      Descrição: A primeira etapa da pesquisa consistiu em coletar objetos descartados no setor do patrimônio: projetor, telefone, filtro, e um scanner. A partir de então eles foram documentados, analisados e desmontados. Nessa etapa, passamos a elaborar narrativas insólitas sobre os objetos, em busca de inverter a situação de descarte e obsolescência, pois acreditamos que o lixo eletrônico pode voltar a funcionar para nós de outra maneira ou para eles mesmos. Com relação ao processo, nos interessa a personalização de dispositivos e objetos, que possam ser realizadas por qualquer pessoa, a partir de ações e do uso de procedimentos simples e acessíveis com tecnologias a baixo custo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Coordenador / Priscila Martins - Integrante / Danielle Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.
    7. 2006-2007. Objetos Virtuais: uma nova situacao poetica
      Descrição: O projeto trata sobre simulações computacionais de objetos tridimensionais e fluidos referentes ao cotidiano. Estes estudos foram constituintes de um projeto de Iniciação Científica fomentado pelo CNPq. Partiu-se de uma análise prévia das possibilidades poéticas de um determinado objeto do ambiente doméstico, cujas características expressivas foram exploradas; o contraste entre geometrias sólidas e geometrias de corpos flexíveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thatiane Mendes Duque - Integrante / Nikoleta Tverstanova Kerinska - Coordenador.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Programa conciencia - ocupação em arte, ciência e tecnologia, MMGerdeau.. 2019.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.
    2. Premio primeiro lugar no 16º Salão de Arte de Jataí, Museu de Arte Contemporânea de Jataí.. 2017.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.
    3. Premio Startup de TI - Triskel, SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development.. 2013.
      Membro: Thatiane Mendes Duque.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (25)
    1. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Terceira pele: corpo, roupa e computação vestível. 2019. (Congresso).
    2. SAD - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Diametral - registros audiovisuais. 2018. (Seminário).
    3. 15 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART).Marcas de intimidade sobre o corpo ou monitoramento computação vestível. 2016. (Encontro).
    4. Festival de Arte e Cultura do Cefet-MG.Introdução aos Jogos Digitais. 2011. (Oficina).
    5. Festival de Arte e Cultura do Cefet-MG.OFICINA DE ANIMAÇÃO COM STOP MOTION. 2011. (Oficina).
    6. Simposi art i impresió digital -HANGAR BARCELONA.Estudios y procesos sobre sistemas abiertos en la creación/promoción de objetos en Arte y Diseño. 2009. (Simpósio).
    7. 6º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. 2007. (Encontro).
    8. Festival de Arte - Rotações.Café da manhã com adornos made in china: objetos cotidianos em Realidade Misturada/ Aumentada. 2006. (Encontro).
    9. VI Encontro Interno de Iniciação Cientifica.Três Situações Poéticas dos Objetos. 2006. (Simpósio).
    10. 4º Bienal de Arte e Cultura da UNE. 2005. (Outra).
    11. II Semana Academica UFU. 2005. (Outra).
    12. Encontro Regional da Rede Arte na Escola. 2004. (Encontro).
    13. festival de arte 2004.Passagem entre Arte e Arquitetura. 2004. (Oficina).
    14. Forum Social do Triângulo Mineiro.Forum Social do Triângulo Mineiro. 2004. (Encontro).
    15. Francofonia. 2004. (Outra).
    16. XIII Encontro Nacional da ANPAP: Arte em pesquisa: especificidades.Arte Computacional. 2004. (Encontro).
    17. Entre o medo e a esperança.V Semana de Ciências Sociais. 2003. (Outra).
    18. Festival de Arte 2003 - trinta anos.Narrativa, tempo e espaço. 2003. (Encontro).
    19. Saboreando Palavras.Saboreando palavras - concurso de poesia, contos e gravuras. 2003. (Outra).
    20. Semana Acadêmica de Artes. 2003. (Outra).
    21. Semana de Ciências Sociais.Cinema Experimental: Arte e Tecnologia. 2003. (Outra).
    22. Executiva Nacional dos Estudantes de Letras. 2002. (Encontro).
    23. Geringonças do Mestre Molina - A Arte Popular do Brinquedo..Evento - Geringonças do Mestre Molina: A Arte Popular do Brinquedo.. 2002. (Oficina).
    24. IV Semana de Ciências Sociais.Uma abordagem antropologica. 2002. (Oficina).
    25. Semana de Artes Cênicas.peça "...nesta rua tem um bosque". 2002. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. MENDES DUQUE, Thatiane. Corpos indóceis. 2019. (Exposição).. . 0.
    2. MENDES DUQUE, Thatiane. Livro de Artista. 2017. (Exposição).. . 0.
    3. MENDES DUQUE, Thatiane. Livro-objeto. 2016. (Exposição).. . 0.
    4. MENDES DUQUE, Thatiane. Mostra animada CEFET MG. 2016. (Exposição).. . 0.
    5. MENDES DUQUE, Thatiane. Materiais didáticos erm Arte. 2016. (Exposição).. . 0.
    6. MENDES, T.. Pesquisa em Arte. 2015. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03