Lattes UEMG

Sebastiao Brandao Miguel

Nasceu em Nepomuceno (MG), em 1958, é bacharel em artes plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais, especialista em arte e contemporaneidade pela Escola Guignard (UEMG), e mestre em arte e tecnologia da imagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em arte contemporânea pelo Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, Portugal. Foi vice-diretor da Escola Guignard (UEMG). Sua obra, com ênfase em pintura e desenho, discute o próprio processo da pintura, artes gráficas, exposição experimental de artes visuais, literatura, cinema e novas mídias. Investiga a relação entre representação e subjetividade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0979954690091040 (28/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola Guignard. Rua Ascânio Burlamarque Comiteco 30315030 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 31949305 URL da Homepage: http://www.uemg.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2010-2011. A Fotografia como ferramenta: narrativas, simbolos e realidade.
      Descrição: Se a realidade natural (registro fotográfico) e a realidade artificial (a Arte) possuem vantagens que se inter-relacionam, o presente projeto tende a ser uma investigação de como a fotografia deixa de ser intermediária, para ser o meio. Qualquer reflexão sobre o futuro destes registros deverá se debruçar sobre alguns autores e analisar como algumas informações advêm de uma indução compartilhada que remetem a vários eixos. 1. Identificar estes eixos e diálogos. 2. Pontuar em alguns artistas como a fotografia como meio é o eixo principal de uma produção que gera desdobramentos. 3. Produzir obras que faça da fotografia, narrativas simbólicas e que dialoguem com os artistas pesquisados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sebastião Brandão Miguel - Coordenador / Davi Lanna Neves - Integrante / Ana Carmelita Ferreira Lara - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Sebastiao Brandao Miguel.
    2. 2009-2010. Ciberespaco, mera coisa real: conexao, montagem e interrelacao
      Descrição: O Ciberespaço é este lugar onde todos podem pertencer e se encontrar. Ciberespaço e Internet se tornaram sinônimos, o motivo é muito simples: é especialmente na rede que grande parte das características do Ciberespaço se manifesta. É na Internet que se torna mais visíveis os fluxos e informação que acontecem pelo mundo, destituídos de fronteiras e independentes de posições geográficas. Apontar artistas que usam a evolução das linguagens de representação, em suas diversas acepções, foi escolhida como foco central desse estudo, através de um levantamento cronológico das necessidades das sociedades para a representação e comunicação (transmissão) do conhecimento (informação). As exigências - constantes cada vez maiores e mais complexas - de revisão e atualização, dessas informações no mundo contemporâneo. O Ciberespaço, constituído de fluxos de informações que relacionam os mais diversos meios de comunicação, mostra-se ao usuário sob a ótica do virtual que - ao contrário do que se acredita - não se opõe ao real e sim demonstra aquilo que é potencial. A palavra virtual vem do latim medieval virtuale, significando o que existe como faculdade, porém sem exercício ou efeito atual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Sebastião Brandão Miguel - Coordenador / Ana Carolina Pedrosa Pontes - Integrante / Alexandre Diniz Braga - Integrante / Rafael Perpétuo de Souza - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Sebastiao Brandao Miguel.
    3. 2007-2008. "Fronteiras Tecnologicas" O historico, o identitario e o relacional na arte contemporanea
      Descrição: Para Lévy, a humanidade tenderá a se organizar cada vez menos em padrões formais e hierárquicos e a valorizar mais o aprendizado cooperativo e a inteligência coletiva como nova forma de organização. Nesse sentido, a Internet tem papel fundamental como palco para essa democratização do saber, através de sua diversidade e pluralismo. Assim, a Internet é a grande metrópole mundial, que reúne todas as outras, na qual o amplo acesso à informação resulta na democratização do saber e na conseqüente emancipação do ser humano. Segundo o filósofo, o mundo de informações da rede mundial faz com que nos sintamos em uma espécie de segundo dilúvio, impossibilitados de abraçar o todo e definir o essencial. Por isso, é necessário que cada grupo ou indivíduo faça sua própria seleção, de modo a dar um sentido às informações (ou a esse dilúvio).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sebastião Brandão Miguel - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Sebastiao Brandao Miguel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Medalha Calmon Barreto, Governo de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura de Araxá.. 2009.
      Membro: Sebastião Brandão Miguel.
    2. Prêmio Dia do Aviador- 1° Salão da Aeronáutica- BH/MG, Aeronautica de Minas Gerais.. 1985.
      Membro: Sebastião Brandão Miguel.
    3. Mostra Interna, Prêmio Bolsa de Estudo I Mostra Interna Escola Guignard- BH/MG.. 1981.
      Membro: Sebastião Brandão Miguel.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. 34a Bienal minicurso Memória e coletividade,. 2020. (Outra).
    2. 11ª edição do Seminário ArteHoje -Existências Poéticas.Arte Hoje: Uma Proposição. 2018. (Seminário).
    3. Inseminatório Grupo de Pesquisa Estratégias da Arte em uma Era de Catástrofes. 2018. (Seminário).
    4. Simpósio Interno PPG Artes UEMG.Vários. 2017. (Simpósio).
    5. The International Conference Mapping Culture: Communities, Sites and Stories.. 2014. (Congresso).
    6. Encontro Arte e Universidade. 2013. (Encontro).
    7. III Encontro AIM :: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. 2013. (Encontro).
    8. UNNEEDED CONVERSATIONS 2013. 2013. (Seminário).
    9. Workshop ANTES E DEPOIS DA IMAGEM ? Workshop de argumento e crítica de cinema. 2013. (Oficina).
    10. Fluxus 2011 - Festival Internacional de Cinema na Internet.Membro do Juri. 2011. (Outra).
    11. I Colóquio Memória Institucional da UEMG.Apresentação do Centro de Memória e seu Acervo Artístico e Museológico da Escola Guignard-UEMG. 2011. (Outra).
    12. Workshop de Planejamento Estratégico da UEMG.Planejamento Estrategico da UEMG. 2010. (Encontro).
    13. ARTE HOJE 2009 - Novas Mídias para a Produção Artística.Mesa 1: Experiências. 2009. (Seminário).
    14. Curso Pos-graduação Arte e Contemporaneidade- versão 2007.O Artista como pesquisador- apesentação projeto mestrado "Execuções". 2008. (Encontro).
    15. de Rasgos Árabes.Ilustrações catálo do evento, páginas 10 e 11. 2008. (Seminário).
    16. I Bienal Internacional de Graffiti de Belo Horizonte.Diálogos Híbridos: da rua ao atelier. 2008. (Seminário).
    17. 1 Seminário de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEMG. 2007. (Seminário).
    18. Geografia no Cinema. 2005. (Seminário).
    19. Seminários Artes Plásticas e Contemporaneidade - Escola Guignard - UEMG.Processos de Pesquisa Acadêmica no Campo da Arte. 2005. (Seminário).
    20. Lugares do Olhar. 2004. (Seminário).
    21. O Comunismo herético de Visconti e Pasolini. 2003. (Seminário).
    22. Seminário Cultura e Desenvolvimento. 1998. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. MIGUEL, Sebastião Brandão; CASTILHO, R. D. ; MARTINS, G. V. ; MORAIS, A. A. ; ALEXANDRINO, E. S.. Fórum do Núcleo de Estudos da Pintura da Escola Guignard-UEMG. 2020. Outro
    2. MIGUEL, Sebastião Brandão; LAGE, C. ; COSTA, A. R. ; MACEDO, R. ; AVELIZ, C. ; GOMES, G.. Desdobramentos. 2015. Outro
    3. MIGUEL, Sebastião Brandão. ?Encontros e Mestiçagens Culturais | Breve Panorama da Pintura Contemporânea em Minas Gerais?,. 2010. (Exposição).. . 0.
    4. MIGUEL, Sebastião Brandão; RANGEL, G.. ARTEHOJE - Intervenções| Arte Pública| Cidades. 2008. Congresso
    5. MIGUEL, Sebastião Brandão; PENA, Isaura ; GONTIJO, Luzia ; PENA, Junia ; MELO, Janaína ; PORTES, Thereza. Lugar [em] Comum. 2008. Outro
    6. MIGUEL, Sebastião Brandão; PACHECO, A. M. ; RANGEL, G. ; SIMAO, M. C. R.. Artes Plásticas-Festival de Ouro Preto e Mariana | Fórum da Artes 2007. 2007. Festival
    7. MIGUEL, Sebastião Brandão; RANGEL, G.. ARTEHOJE- Na contemporaneidade: Processos| Reflexões| Conservação| Produção. 2007. Congresso
    8. MIGUEL, Sebastião Brandão; PENA, Isaura. Gavino Mudado. 2003. Exposição
    9. Pena, Isaura; MIGUEL, Sebastião Brandão.. IBERÊ CAMARGO - pinturas e gravuras. Galeria Escola Guignard - UEMG. 2002. Exposição
    10. MIGUEL, Sebastião Brandão. Circunstâncias. 2001. (Exposição).. . 0.
    11. MIGUEL, Sebastião Brandão; PENA, Isaura ; RENAULT, Claudia. 6 Mostra Interna Escola Guignard. 2001. Exposição
    12. Walter Sebastião ; MIGUEL, Sebastião Brandão ; RENAULT, Claudia. 4 Mostra Interna Escola Guignard. 1999. Exposição

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04