Lattes UEMG

Patricia Pinheiro de Souza

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1990) e Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela UFRJ (2002). Aperfeiçoamento em Português pela Fundação L" Hermitage. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Atualmente, é Coordenadora do curso de Artes Visuais - Licenciatura da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais, professora de Didática e orientadora de monografias no tendo como linha de pesquisa: Expressão e Comunicação. Vice-coordenador e responsável pela área de estágio do mesmo curso. Membro do Projeto ?Educar pela Cidade: Memória e Patrimônio Cultural e Ambiental?, financiado pelo Edital da FAPEMIG 13-2012 ? Pesquisa em Educação Básica, pelo Grupo Polis e Mnemosine, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Foi professora do ensino infantil e do fundamental de 1977 a 2019. Fez parte da Diretoria do Sindicato dos Professores/SIMPRO-BH, de 2007 a 2009. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0973642864273090 (12/09/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Design. Avenida Antônio Carlos, 7545 Pampulha 31270-010 - Belo Horizonte, MG - Brasil
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2010-Atual. Polis e Mnemosine: Educacao, Memoria e Culturas
      Descrição: Agrega pesquisadores que se interessam pelas conexões e articulações entre tradição e modernidade. Busca compreender as relações entre história, sociedade, cultura e educação em uma perspectiva relacional, presente nos debates das ciências humanas e sociais contemporâneas. Polis apresenta-se como uma metáfora das questões socialmente vivas e sensíveis que emergem nesta fase atual da vida moderna e, Mnemosine, uma metáfora para as narrativas dos sujeitos sobre tradições relacionadas a práticas e a lugares de memória que, em suas dinâmicas de permanências e mudanças, se articulam de modos inesperados aos temas da modernidade. Nesse sentido, Polis e Mnemosine apresentam grande potencial educativo, iluminando novos objetos e caminhos investigativos. Esse Grupo investiga e produz em Rede com o Labepeh (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino da História da UFMG), com o Grupo de Pesquisa CRONOS da Faculdade de Educação de Juiz de Fora e GEPPDOC (Grupo de estudos e pesquisas sobre profissão docente), da PUC MINAS. Principais produções relacionadas às linhas de pesquisa do grupo, conjunto de artigos e participação em seminários nacionais e internacionais podem ser identificados nos lattes de cada um dos participantes do grupo. Pesquisas coletivas em andamento e com parcerias interinstitucionais: Educar pela cidade: memória e patrimônio cultural e ambiental- Fae-UEMG, Labepeh(Fae- UFMG), Departamento de Educação Regional Venda Nova e Centro Cultural de Venda Nova ? coordenação profa. Karla Cunha Pádua. Professores de História levam seus alunos aos museus: entre concepções e práticas de educar pela memória, história e objetos museais. FaE-UEMG, Labepeh/UFMG). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Pinheiro de Souza - Coordenador / Lana Mara de Castro Siman - Integrante / Karla Cunha Pádua - Integrante.
      Membro: Patricia Pinheiro de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (20)
      1. 16° Seminário de Pesquisa e Extensão.UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA INTEGRAL: TRANSFORMAÇÃO OU REPRODUÇÃO NA VIDA ESCOLAR DE ALUNOS DE CAMADAS POPULARES?. 2014. (Seminário).
      2. 16° Seminário de Pesquisa e Extensão.Escola Integral: transformação ou reprodução na vida escolar de alunos de camadas populares. 2014. (Seminário).
      3. I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos.Um estudo de cado da escola integral: transformação ou reprodução de alunos de camadas populares?. 2014. (Seminário).
      4. Seminário da Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. 2014. (Seminário).
      5. Seminário - Diálogos com a Pós- EDUCAR PELA CIDADE: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO. 2014. (Seminário).
      6. VII Fórum de Educação Integral. 2014. (Outra).
      7. 3° Encontro de Atualização Docente da Escola de Design da UEMG. 2013. (Encontro).
      8. 3° Encontro de Atualização Docente da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2013. (Encontro).
      9. Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. 2013. (Seminário).
      10. 2º Encontro de Atualização Docente da Escola de Design da Universidade dodo Estado de Minas Gerais. 2012. (Encontro).
      11. 2o Encontro de Atualização Docente da Escola de Design da UEMG. 2012. (Encontro).
      12. 1° Encontro de Atualização Docente da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.Didática. 2011. (Encontro).
      13. 10o CONSINPRO. 2011. (Congresso).
      14. 1o Encontro de Atualização Docente da Escola de Design da UEMG.Projeto Educação. 2011. (Encontro).
      15. Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em Minas Gerais. 2009. (Outra).
      16. Seminário de Formação Sindical. 2009. (Seminário).
      17. VI Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).
      18. 5o Seminário de Educação Católica: Múltiplos olhares - Raízes e Profecia. 2006. (Seminário).
      19. 3o Seminário de Educação - Escolas Católicas: Compromisso com a Paz. 2004. (Seminário).
      20. II Mostra Marista de Tecnologia. 2001. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. SOUZA, P. P.. Projeto EducAÇÂO. 2013. (Outro).. . 0.
      2. SOUZA, P. P.. Projeto EducAÇÂO. 2012. (Outro).. . 0.
      3. SOUZA, P. P.. Projeto EducAÇÂO. 2011. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03