Lattes UEMG

Filipe Brum Machado

Possui graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF (2006) e mestrado em Biociências e Biotecnologia pela mesma instituição (2008). Concluiu Doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2012), com estágio na Leiden University, Holanda. Em 2013 realizou um pós-doutorado na Queen's University, Canadá. Continuou o pós-doutorado na UENF (2014-2017). Atualmente é Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Biotecnologia de microorganismos, Biologia Molecular, Genética Humana e Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de aneuploidias por QF-PCR;validação de marcadores microssatélites em humanos; inativação do cromossomo X; epigenética/imprinting genômico. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0951870598075040 (29/06/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ubá. Avenida Olegário Maciel - lado ímpar Industrial 36502000 - Ubá, MG - Brasil Telefone: (32) 35315978
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Bioquímica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. Desenvolvimento de marcadores INDEL para caracterizacao dos cromossomos sexuais em amostras forenses
      Descrição: A capacidade de determinar o sexo de um indivíduo pelo DNA pode ser crucial em casos como identificação de vítimas de desastres em massa, investigação de pessoas desaparecidas e casos e casos de agressão sexual. A análise de sequências alvo específicas do cromossomo Y é um método amplamente eficaz para determinar o sexo cromossômico de um indivíduo e estimar a proporção entre DNA masculino e feminino em uma amostra forense com mistura de material genético. Várias metodologias têm sido descritas para caracterização dos cromossomos sexuais em amostras forenses, sendo a principal delas a reação em cadeia da polimerase (PCR). Os genes que codificam a proteína amelogenina AMELX no cromossomo X, e AMELY no cromossomo Y, possuem o principal marcador molecular utilizado para diferenciar os cromossomos sexuais em amostras forenses. O marcador faz parte dos principais kits de identificação de indivíduos disponíveis no mercado e é o mais amplamente utilizado na investigação forense. No entanto, muitos casos de falha do marcador AMELX/Y em determinar corretamente o sexo dos doadores de DNA foram relatados, questionando a utilidade do marcador na análise forense. Outros marcadores foram propostos, mas possuem aplicações limitadas. Apesar dos casos de inconsistências observadas no marcador AMELX/Y serem pouco frequentes, é necessário o desenvolvimento de novos marcadores alternativos para resolver casos suspeitos de erros. O objetivo do projeto é desenvolver novos marcadores do tipo INDEL para caracterização dos cromossomos sexuais humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Filipe Brum Machado - Coordenador / Enrique Medina-Acosta - Integrante / Marcio Valeriano da Silva Junior - Integrante.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    2. 2017-Atual. Frequencia de recombinacao na regiao pseudoautossomica 3 (PAR3) em humanos
      Descrição: Ao contrário dos autossomos, a recombinação entre o cromossomo X e o cromossomo Y era considerada restrita a duas pequenas regiões pseudoautossômicas (PAR) nas duas extremidades de cada cromossomo sexual. A PAR1 abrange as primeiras 2,7 Mb do braço curto dos cromossomos sexuais humanos, enquanto a PAR2 abrange as 320 kb terminais do braço longo dos alossomos. Em 2013 foram observados eventos de recombinação em uma região de aproximadamente 3,5 Mb contendo dois genes em Xq21.3 (PCDH11X e TGIF2LX) e Yp11.2 (PCDH11Y e TGIF2LY). A presença dessa região em Yp11.2 foi devido à transposição dessa sequência a partir de Xq21.3 (X-transposed-region/XTR). A observação de sequências específicas do cromossomo Y em 2% das mulheres da população controle estudada indica a presença de uma nova PAR, que foi denominada de PAR3. A frequência de recombinação nesta região em diferentes populações não tem sido explorada. O objetivo do projeto é estabelecer a frequência de recombinação nas regiões homólogas em Xq21.3 e Yp11.2 em amostra da população brasileira. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Filipe Brum Machado - Coordenador / Enrique Medina-Acosta - Integrante / Douglas Terra Machado - Integrante.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    3. 2015-Atual. Identificacao de novas regioes diferencialmente metiladas no DNA envolvidas no controle do imprinting genomico em humanos
      Descrição: O imprinting genômico é um mecanismo epigenético que marca diferencialmente alelos parentais, resultando em uma expressão monoalélica específica dependente da origem parental. Regiões diferencialmente metiladas (DMRs) entre os alelos parentais atuam como regiões controladoras de imprinting. Atualmente são conhecidos 96 genes controlados por imprinting em humanos, e a estimativa é que este número seja muito maior. A alteração do padrão de metilação em DMRs é a causa de diversas doenças humanas. Alterações deste tipo têm sido observadas em diferentes tipos de câncer. O repertório de DMRs conhecidas em humanos provavelmente não reflete o repertório total. O objetivo do projeto é identificar e validar novas DMRs no genoma humano, envolvidas no controle do imprinting genômico e os respectivos genes sob controle. O projeto tem como meta, gerar conhecimento por meio da pesquisa básica para o melhor entendimento do funcionamento do epigenoma humano, contribuindo para futuras associações fenotípicas na saúde e na doença. Serão utilizadas ferramentas de bioinformática para identificar assinaturas (epi)genéticas das DMRs descritas, e buscar por perfis semelhantes em todo genoma. Algumas marcas consideradas serão as Ilhas CpG, metilação do DNA, modificações de histonas e sítios para proteínas insuladoras. Para determinar a metilação alelo-específica em uma cDMR será utilizada uma estratégia inovadora proposta pela primeira vez neste projeto, que utiliza o ensaio HpaII-McrBC seguido por minisequenciamento. Esperamos a validação in vitro de 10 novas DMRs envolvidas no controle do imprinting genômico, e de pelo menos 10 novos genes regulados por imprinting.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Brum Machado - Integrante / Enrique Medina-Acosta - Coordenador / Antônio Francisco Alves da Silvac - Integrante / Cláudia Caixeta Franco Andrade - Integrante / Ronaldo da Silva Francisco Junior - Integrante / Graziela de Sá Machado Araújo - Integrante / Douglas Terra Machado - Integrante / Pedro Thyago Mozer Rodrigues - Integrante / Alan Tardin da Silva - Integrante / Erica de Souza de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    4. 2013-2017. Desenho, validacao e aplicacao de ensaios moleculares rapidos para a enumeracao de repeticoes trinucleotidicas instaveis causadoras de doencas neurodegenerativas
      Descrição: Objetivo Geral: Desenvolver ensaios moleculares rápidos na versão tetraprimer da técnica da PCR quantitativa por fluorescência com iniciador de repetições trinucleotídicas (triplet repeat primed polymerase chain reaction TP-PCR) como ferramenta inovadora para a enumeração das cópias trinucleotídicas instáveis causadoras de doenças neurodegenerativas. Meta: A transferência efetiva dos ensaios à prática do atendimento em Genética Humana e Médica no Estado do Rio de Janeiro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Brum Machado - Integrante / Enrique Medina-Acosta - Coordenador / Regina Célia de Souza Campos Fernandes - Integrante / Antônio Francisco Alves da Silvac - Integrante / Viviane Lamim Lovatel - Integrante / João Tadeu Damian Souto Filho - Integrante / Graziela de Sá Machado Araújo - Integrante / Thiago Barbosa de Souza - Integrante / Cíntia Barros Santos-Rebouças - Integrante / Thais Louvain de Souza - Integrante / Luciana de Andrade Agostinho - Integrante / Carmen Lúcia Antão Paiva - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    5. 2013-Atual. Estudo sobre os padroes de recombinacao meiotica parental e o imprinting genomico na trissomia 21
      Descrição: A proposta visa estabelecer correlações entre (i) os padrões alterados de recombinação ao longo do cromossomo 21 e o risco para a não disjuncão; e (ii) a expressão monoalélica de genes localizados no cromossomo 21, marcados para o silenciamento por imprinting parental, e a variação fenotípica observada em acometidos pela SD. Essas correlações poderão ter valor prognóstico. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Brum Machado - Integrante / Enrique Medina-Acosta - Coordenador / Regina Célia de Souza Campos Fernandes - Integrante / Antônio Francisco Alves da Silvac - Integrante / Álvaro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    6. 2010-2011. Estudo Colaborativo Brasil-Holanda de Compensacao de Dose em Animais e Humanos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Brum Machado - Integrante / Ester Silveira Ramos - Coordenador / David van Bruggen - Integrante / Álvaro - Integrante / Cristiana Libardi Miranda Furtado - Integrante / Susana Marina Chuva de Sousa Lopes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Netherlands organization for international cooperation in higher education - Cooperação.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    7. 2009-2012. Dissomia uniparental e mosaicismo somatico como mecanismos de alteracoes epigeneticas do imprinting genomico em doencas humanas
      Descrição: O imprinting genômico, processo regulado epigeneticamente segundo o qual os genes se expressam de acordo com sua origem parental, pode ser alterado por dissomia uniparental (DUP), quando parte ou um cromossomo do par de homólogos é herdado de somente um genitor. Erros mitóticos podem gerar mosaicismo com uma linhagem de células com DUP e a outra biparental. As síndromes de Silver-Russell (SSR) e Beckwith-Wiedemann (SBW) são protótipos de doenças de alterações do imprinting genômico, nas quais pode estar presente DUP dos cromossomos 7 (SSR) e 11 (na SSR e na SBW). Recentemente, foi encontrada DUP de vários cromossomos, no mesmo indivíduo, na SBW. A Hemihiperplasia Isolada (HHI) parece corresponder a uma forma mais leve da SBW. As análises moleculares para determinação de mosaicismo e DUP são realizadas tradicionalmente por análise de microssatélites, que nem sempre passam por uma seleção criteriosa. O projeto tem como objetivo verificar a presença de DUP e mosaicismo somático nas SSR, SBW e na HHI. Novos microssatélites informativos serão validados in silico. Os mesmos serão utilizados para genotipagem por PCR quantitativa fluorescente e eletroforese capilar de 20 pacientes com SSR, 20 com SBW e 15 com HHI, além de seus pais. Com isso, será possível a verificação da presença de DUP global e de mosaicismo. O trabalho contribuirá para um melhor entendimento da etiologia dessas doenças, ainda hoje não completamente esclarecida, na detecção de marcadores de prognóstico e para o aconselhamento genético dos pacientes e de suas famílias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Brum Machado - Integrante / Ester Silveira Ramos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP - Auxílio financeiro.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    8. 2008-2011. Mineracao e validacao de microssatelites no gene da distrofina (DMD) visando ao diagnostico indireto de portadores de mutacoes causadoras de Distrofia Muscular Duchenne
      Descrição: O projeto tem como meta introduzir a análise de ligação de marcadores polimórficos STR como método indireto para o diagnóstico de portadores de mutações causadoras de Distrofia Muscular Duchenne, visando esclarecer e informar às famílias dos acometidos sobre alguma possibilidade de uma nova ocorrência da doença no núcleo familiar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Filipe Brum Machado - Integrante / Enrique Medina-Acosta - Coordenador / Regina Célia de Souza Campos Fernandes - Integrante / Antônio Francisco Alves da Silvac - Integrante / Laís Gomes Sarlo - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Bolsa / Núcleo de Diagnóstico e Investigação Molecular - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    9. 2007-2012. Diagnostico indireto de portadores de mutacoes causadoras de Hemofilia A e B
      Descrição: O aconselhamento genético sobre o diagnóstico e o padrão de herança da hemofilia A e B é crucial para o compreensivo cuidado dos indivíduos afetados. A análise direta por sequenciamento de mutações não é prática devido à natureza heterogênea e ao tamanho do gene. Alternativamente, a análise de ligação para marcadores polimórficos do tipo Repetições Curtas em Tandem (STRs; microssatélites) intragênicos e/ou extragênicos é utilizada para o rastreio de portadores de mutações. Atualmente são utilizados STRs dinucleotídeos. O principal problema da tipagem de STRs dinucleotídeos é a ocorrência de produtos stutter, que diferem em tamanho por múltiplos da unidade de repetição do alelo verdadeiro, o que dificulta a designação acurada dos alelos. A presente proposta visa introduzir a utilização de marcadores tetranucleotídeos e pentanucleotídeos no diagnóstico indireto de hemofilia A e B no atendimento integral dos acometidos cadastrados no Hemocentro Regional de Campos, Hemocentro de Campinas e do Departamento de Genética da Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires. A tipagem de STRs tetranucleotídeos e pentanucleotídeos possibilitará uma melhor designação alélica, diminuindo as possibilidades de erro de diagnóstico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Filipe Brum Machado - Integrante / Enrique Medina-Acosta - Coordenador / Antônio Francisco Alves da Silvac - Integrante / Luciana Vilar Falleiro - Integrante / Viviane Lamim Lovatel - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    10. 2003-2006. Mapeamento de epitopos imunodominantes na subunidade estrutural BfpA do feixe de pili da Escherichia coli enteropatogenica EPEC
      Descrição: A proposta visa (a) determinar através de imunoensaio as regiões peptídicas imunodominantes da subunidade estrutural BfpA do feixe de pili da Escherichia coli enteropatogênica (EPEC). (b) Utilizar as proteínas recombinantes como imunógenos na produção de imunobiológicos de alto valor terapêutica e/ou profilático contra a diarréia infantil causada por EPEC. (c) Desenvolver kits, de baixo custo e de alta especificidade, para o diagnóstico e a quantificação dos fatores de virulência e patogenicidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Brum Machado - Integrante / Enrique Medina-Acosta - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Filipe Brum Machado.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (13)
    1. Patrono da turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ubá.. 2020.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    2. Prêmio Eucleia Primo Betioli Contel de melhor trabalho apresentado na modalidade oral (Aluno: Douglas Terra Machado), XXIII Curso de Verão em Genética, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP USP.. 2018.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    3. Segundo colocado na modalidade apresentação oral durante a XV Semana acadêmica da Biologia da UENF (Aluno: Douglas Terra Machado), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.. 2017.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    4. Segundo colocado na modalidade pôster durante o IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Aluno: Douglas Terra Machado), UENF, UFF, IFF.. 2017.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    5. Prêmio Painel Iniciação Científica de melhor trabalho na área de Genética Humana (Aluno: Ronaldo da Silva Francisco Junior), Sociedade Brasileira de Genética.. 2016.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    6. Segundo colocado na modalidade pôster na área de Biotecnologia durante a XIV Semana Acadêmica da Biologia (Aluno: Douglas Terra Machado), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.. 2016.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    7. Melhor trabalho na área de Ciências Biológicas no VIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Aluno: Ronaldo da Silva Francisco Junior), UENF, IFF, UFF.. 2016.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    8. Menção Honrosa Prêmio Sílvio de Almeida Toledo Filho (Estudante: Thiago Barbosa de Souza), Sociedade Brasileira de Genética.. 2015.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    9. Melhor trabalho (categoria pôster) de Doutorado do programa de Ciência Animal durante a XV Mostra de pós-graduação da UENF (Estudante: Juliana Ywasaki Lima), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.. 2015.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    10. Menção Honrosa (segundo colocado) Prêmio Francisco Mauro Salzano, Sociedade Brasileira de Genética.. 2011.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    11. Melhor trabalho (categoria Pôster) na área de Genética, Bioquímica e Imunologia no 16º Encontro de Iniciação Científica da UENF (Estudante: Viviane Lamim Lovatel), Universidade Estadual do Norte fluminense Darcy Ribeiro.. 2011.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    12. Melhor trabalho (categoria pôster) da área de Genética no 15º Encontro de Iniciação Científica da UENF (Aluna: Laís Gomes Sarlo), Universidade Estadual do Norte fluminense Darcy Ribeiro.. 2010.
      Membro: Filipe Brum Machado.
    13. Menção Honrosa no 53º Congresso Brasileiro de Genética na categoria painel de Iniciação Científica. Área: Genética e Evolução Humana e Genética Médica (Aluno: Antonio Francisco Alves da Silva), Sociedade Brasileira de Genética.. 2007.
      Membro: Filipe Brum Machado.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. Brazilian International Congress of Genetics. A Histone H3K27 enrichment signature at the differentially methylated region of the human GRB10 imprinted gene is associated with isoform and brain-specific monoallelic expression. 2016. (Congresso).
    2. XV Congreso Latinoamericano de Genética. Alterações (epi)genéticas nas síndromes de Beckwith-Wiedemann e Silver-Russell, e na Hemihiperplasia Isolada. 2012. (Congresso).
    3. 2ª Reunião Brasileira de Citogenética... 2011. (Encontro).
    4. 50 Years of X?inactivation Research. Identification of a highly polymorphic tetranucleotide repeat locus (DXpS) at Xp and development of a DXpS/HumARA biplex methylation-based PCR assay that enhances detection of X-chromosome inactivation. 2011. (Congresso).
    5. 57º Congresso Brasileiro de Genética. Differential methylation of a CpG island at Xp reflects the activation status of human X-chromosomes. 2011. (Congresso).
    6. II Wokshop do Programa de Pós-Graduação em Genética-FMRP. 2011. (Seminário).
    7. 56º Congresso Brasileiro de Genética. Novos marcadores STR para verificação de recombinação pericentromérica em cromossomos 21 não disjuntos na síndrome de Down. 2010. (Congresso).
    8. Fundamentos Básicos e Aplicações para PCR em Tempo Real-FMRP. 2010. (Simpósio).
    9. II Encontro Nacional de Epigenética. 2010. (Encontro).
    10. I Wokshop do Programa de Pós-Graduação em Genética-FMRP. 2010. (Outra).
    11. XIV Congreso Latinoamericano de Genética. Linhagens celulares biparentais e androgenéticas em indivíduo 46,XX/46,XY fenotipicamente normal.. 2010. (Congresso).
    12. 1ª Reunião Brasileira de Citogenética. 2009. (Outra).
    13. 55° Congresso Brasileiro de Genética. Validação de quatro novos marcadores microssatélites para o diagnóstico indireto de portadores de mutação no gene F8. 2009. (Congresso).
    14. IV Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos. 2009. (Outra).
    15. XXI Congresso Brasileiro de Genética Médica. Desenvolvimento de um teste rápido e altamente informativo para o diagnóstico indireto de portadores de mutações no gene codificador do fator VII de coagulação sanguínea. 2009. (Congresso).
    16. XX Congresso Brasileiro de Genética Médica. CBGM. 2008. (Congresso).
    17. 12° Encontro de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação, 5ª Mostra de Extensão-UENF.Desenvolvimento de teste rápido de citogenética molecular para determinação e quantificação dos cromossomos sexuais em pacientes com constituição alossômica duvidosa. 2007. (Encontro).
    18. 3rd International Conference on Birth Defects and Disabilities in Developing World. 2007. (Congresso).
    19. 53º Congresso Brasileiro de Genética. .Teste rápido de genotipagem molecular dos cromossomos sexuais em pacientes com constituição alossômica duvidosa. 2007. (Congresso).
    20. Human Identification Users Meeting. 2007. (Encontro).
    21. . 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la asociación Latinoamericana de Genética. 2006. (Congresso).
    22. .Seminário: Uma Visão Social. 2006. (Seminário).
    23. .10º Encontro de Iniciação Científica, 3ª Mostra de Extensão e 5ªMostra de Pós-Graduação. 2006. (Encontro).
    24. 1º Simpósio de Saúde e Performance na Vida e na Academia. 2006. (Simpósio).
    25. 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congreso de la Asociación Latinoamericana de Genética. Eliminações progressivas no gene bfpa de Escherichia coli enteropatogênica e a determinação da região NH2-terminal como imunodominante. 2006. (Congresso).
    26. IV Workshop de Extensão - UENF.Rastreio de cromossomopatias no pré-natal: integração da UENF com os profissionais da área médica no atendimento especializado à comunidade. 2006. (Seminário).
    27. Uma visão social - Aproximando saberes para transformar a sociedade. 2006. (Seminário).
    28. 10º Encontro de Iniciação científica, 5ª Mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão-UENF.Engenharia de mutantes da proteína bfpa para identificação em humanos de epítopos imunodominantes do feixe de pili da Escherichia coli enteropatogênica (EPEC). 2005. (Encontro).
    29. 51º Congreso Brasileiro de Genética. 51º Congreso Brasileiro de Genética. 2005. (Congresso).
    30. 6º Congresso e Exposição das Empresas de Biotecnologia. 2005. (Congresso).
    31. III Semana da Biologia (UENF) Metamorfose Ambulante: a biologia em busca de alternativas. 2005. (Outra).
    32. VII Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. 2005. (Congresso).
    33. 9º Encontro de Iniciação Científica, 4ª Mostra de Pós-Graduação-UENF. 2004. (Encontro).
    34. II São Paulo Research Conference - Mechanisms of infection and vaccines. 2004. (Congresso).
    35. II Semana da Biologia (UENF) Biólogo: Quem somos? O que fazemos?. 2004. (Outra).
    36. XXIII Jornada Fluminense de Botânica e LXVI Reunião da Sociedade Botânica do Brasil. 2004. (Simpósio).
    37. 1ª Semana de Licenciatura em Biologia-UENF. 2003. (Outra).
    38. 8º Encontro de Iniciação Científica, 3ª Mostra de Pós-Graduação-UENF. 2003. (Encontro).
    39. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2003. (Congresso).
    40. XIX Congresso Brasileiro de Etologia. 2001. (Congresso).
    41. XXIV Semana de Biologia e VII Mostra de Produção Científica-UFJF. 2001. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. MACHADO, Filipe Brum; et al.,. XVI Curso de Verão em Genética-FMRP/USP. 2011. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09