Aziz José de Oliveira Pedrosa é bacharel em Designer, especialista em História e Cultura da Arte, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo. Cumpriu residência pós-doutoral na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e, atualmente, é professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde leciona a disciplina de História Crítica da Arte e do Design. Como pesquisador investiga temáticas relacionadas à arte, à arquitetura e à cultura colonial luso-brasileira (séculos XVIII e XIX). No doutorado concluiu a tese vencedora do Prêmio Científico Mário Quartin Graça (Portugal - 2017), categoria Ciências Sociais e Humanas. Membro dos grupos de pesquisa: Imagem e Preservação (UFMG), Laboratório Interpretar Arquitetura - LIA (UFMG), Núcleo de Estudos da Arte Luso Mineira (IFMG - Ouro Preto), Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio da Universidade Federal de São João Del-Rei, European Network of Brazilianists working in Cultural Analysis. (Texto informado pelo autor)
PEDROSA, A. J. O. OS TETOS PINTADOS DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO, EM CAETÉ. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFMG. v. 11, p. 249-275, issn: 2238-2046, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. Poema sem título Que versa sobre o fio Que urdiu a história Em uma escola chamada Bauhaus. REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP. v. 16, p. 148-154, issn: 2177-3815, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA TALHA LUSO-BRASILEIRA: OS RISCOS DO ACERVO DO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA, EM OURO PRETO. ART&SENSORIUM. v. 7, p. 67-81, issn: 2358-0437, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DE OLIVEIRA PEDROSA, AZIZ JOSÉ. O PAINEL DE AZULEJO CRIADO POR CÂNDIDO PORTINARI PARA A CAPELA DA PAMPULHA: ESPECIFICIDADES DA ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA. ARTis ON. v. 1, p. 170-176, issn: 2183-7082, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. A Basílica Ermida de Nossa Senhora da Piedade: memórias de um processo de reconfiguração arquitetônica. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP). v. 15, p. 408-432, issn: 1808-1967, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. Modelos, formas e referências para os retábulos em Minas Gerais: o caso do tratado de Andrea Pozzo. https://doi.org/10.15366/rha2018.13.006. v. 13, p. 103-124, issn: 2254-8726, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DE OLIVEIRA PEDROSA, AZIZ JOSÉ. A obra do entalhador lisboeta Manuel de Brito na Matriz do Pilar em Ouro Preto. ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia. v. 19, p. 157-168, issn: 2178-3845, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DE OLIVEIRA PEDROSA, AZIZ JOSÉ. A IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO E OS RETÁBULOS ATRIBUÍDOS AO ALEIJADINHO. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO BRAZILEIRO. p. 217-251, issn: 0101-4366, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. Novos apontamentos para o estudo da talha em Minas Gerais, a partir do mapeamento da oficina do entalhador lisboeta José Coelho de Noronha. Promontoria Revista de História, Arquelogia e Patrimônio da Universidade do Algarve. v. 12, p. 243-258, issn: 1645-8052, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. O tratado de Andrea Pozzo e seus reflexos na talha dourada em Minas Gerais. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP. v. 21, p. 200-214, issn: 1518-9554, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O.; LAMEIRA, F. I. ; BOHRER, A. F. ; LOUREIRO, J. J.. Retábulos em Minas Gerais. 1 ed. Algarve - Portugal: Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2018. v. 16, . [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. A talha ornamental da igreja matriz de Santo Antônio, em Ouro Branco. Em: Luciano Migliaccio; Renata Maria de Almeida Martins. (Org.). A talha ornamental da igreja matriz de Santo Antônio, em Ouro Branco. 1ed.Sevilla, España. : E.R.A. Arte, Creación y Patrimonio Iberoamericanos en Redes / Universidad Pablo de Olavide. 2020.v. 13, p. 79-93. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. A Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade: breve narrativa histórica. Em: Caio César Boschi, Luiz Antônio Pinheiro Osa. (Org.). História da Arquidiocese de Belo Horizonte - Arquidiocese de Belo Horizonte e a vida consagrada. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Puc Minas. 2020.v. 5, p. 181-195. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. A talha joanina em Minas Gerais e o repertório extraído do universo arquitetônico: reflexões iniciais sobre o tema. Em: Magno Moraes Mello. (Org.). ARTE E CIÊNCIA: o triunfo do ilusionismo na arte barroca. 1ed.Belo Horizonte. : Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG). 2020.v. 1, p. 79-98. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O.; FERREIRA, S. M. C. N. A. S.. Santos Pacheco de Lima (1684-1768) e José Coelho de Noronha (1705-1765): duas faces da talha barroca luso-brasileira. Em: Fernando Quiles, María del Pilar López. (Org.). Barroco vivo, barroco continuo: otras miradas sobre la creación ibero-americana. 1ed.Bogotá, Colomb. Sevilla, Esp. : Enredars. 2019.v. 5, p. 180-199. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. O entalhador José coelho de Noronha e sua oficina: artistas, artífices e sua influência na talha setecentista em Minas Gerais. Em: Magno Moraes Mello. (Org.). Desenhando Palavras e Construindo Geometrias: Espaço Escrito e Espaço Pintado no Tempo Barroco. 1ed.Belo Horizonte. : Clio Gestão Cultural e Editora. 2016.p. 67-80. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. O entalhador José coelho de Noronha e sua oficina: artistas, artífices e sua influência na talha setecentista em Minas Gerais. Em: Magno Moraes Mello. (Org.). Desenhando Palavras e Construindo Geometrias: Espaço Escrito e Espaço Pintado no Tempo Barroco. 1ed.Belo Horizonte. : Clio Gestão Cultural e Editora. 2016.p. 67-80. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. José Coelho de Noronha: um artista lisboeta nas Minas Gerais dos setecentos. Em: Editor: Vitor Serrão. (Org.). Artis. 1ed.Lisboa. : Caleidoscopio. 2013.v. 1, p. 108-115. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (5)
PEDROSA, A. J. O. A influência do risco, a propagação das formas e a talha setecentista em Minas Gerais: um estudo a partir do caso do retábulo-mor da igreja Matriz do Pilar de São João del-Rei, do retábulo-mor da igreja Matriz de Caeté e do retábulo-mor da capela do Mosteiro das Macaúbas. Em: II Simposio Internacional ?Arte, v. 01, p. 541-552, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O.; DANGELO, A. G. D.. Notas sobre a vida e obra do entalhador lisboeta Francisco de Faria Xavier. Em: O Retábulo no Espaço Ibero-Americano: Forma, v. 1, p. 89-99, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEDROSA, A. J. O. O mestre José Coelho de Noronha e os retábulos mores das matrizes de Caeté e São João del-Rei: uma autoria em comum. Em: VII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, p. 169-176, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (19)
PEDROSA, A. J. O. A imaginária na capela-mor da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. A Basílica Ermida de Nossa Senhora da Piedade: memórias de um processo de reconfiguração arquitetônica. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário
PEDROSA, A. J. O. Breve estudo sobre as esculturas devocionais do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso
PEDROSA, A. J. O. A talha ornamental da igreja Matriz de Santo Antônio, Ouro Branco. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. A ornamentação da capela-mor da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei: os precedentes europeus e a influência exercida na arte setecentista mineira. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. Tributo a 'Dona Judith Martins': contribuição ao estudo dos artistas e artífices do século XVIII e XIX em Minas Gerais. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. 260 anos dos trabalhos do mestre Coelho de Noronha em Caeté. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. A Basílica Ermida de Nossa Senhora da Piedade: a arquitetura, a arte e seu tempo. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. A obra do Aleijadinho na Matriz de Caeté. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. A obra do entalhador lisboeta Manuel de Brito na Matriz do Pilar em Ouro Preto. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. O estilo joanino na talha em Minas Gerais. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. A influência do risco, a propagação das formas e a talha setecentista em Minas Gerais: um estudo a partir do caso do retábulo-mor da igreja Matriz do Pilar de São João del-Rei, do retábulo-mor da igreja Matriz de Caeté e do retábulo-mor da capela do Mosteiro das Macaúbas. 2016. Apresentação de Trabalho/Simpósio
PEDROSA, A. J. O. A capela-mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Catas Altas: sua arte e seu tempo. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. Prováveis referências para a talha joanina em Minas Gerais: o caso do tratado de Andrea Pozzo. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. A oficina do entalhador José Coelho de Noronha: artistas, artífices e sua influência na talha mineira setecentista. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O.; DANGELO, A. G. D.. Notas sobre a vida e obra do entalhador lisboeta Francisco de Faria Xavier. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PEDROSA, A. J. O. Panorama geral do barroco em Minas Gerais. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEDROSA, A. J. O. Novos Subsídios para o estudo da vida e obra do mestre português José Coelho de Noronha nas Minas Gerais Setecentistas. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PEDROSA, A. J. O. O mestre José Coelho de Noronha e os retábulos-mores das Matrizes de Caeté e São João del-Rei: uma autoria em comum. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
PEDROSA, A. J. O. A presença da Irmandade do Santíssimo Sacramento na Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso: uma análise iconográfica e iconológica. 2008. Artigo de Conclusão de Curso [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (1)
PEDROSA, A. J. O. Ludos - Brinquedos Sensório Motores. 2006. [ busca Google | busca Bing ]
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (8)
PEDROSA, A. J. O. Rádio Inconfidência 880 AM, FM 100,9. 2019. (Programa de rádio ou. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. Teatro de cultos. 2019. (Programa de rádio ou. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. Caeté recebeu o XI Congresso Internacional da Escultura Devocional. 2019. (Programa de rádio ou. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. Prêmio em Portugal. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. 8º Prêmio Científico Mário Quartin Graça premia pesquisadores de Brasil e Portugal. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. 8º Prêmio Científico Mário Quartin Graça premia pesquisadores de Brasil e Portugal. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. PRÉMIO MÁRIO QUARTIN GRAÇA DISTINGUE TESE DE AZIZ PEDROSA SOBRE TALHA JOANINA EM MINAS GERAIS. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. A Primeira Capital?. 2016. (Programa de rádio ou. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (6)
PEDROSA, A. J. O.; PESSOA, S. S. M. V. ; ABREU, S. M. B. M. ; SOARES, M. M.. Diálogos em Ambiência: uma experiência participativa. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. Oficina de Cenografia. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. Ludos: brinquedos sensório-motores. 2014. 4 PRÊMIO SEBRAE MINAS DESIGN [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O.; VERTTICCHIO, N. M. ; OLIVEIRA, F. C. ; VILLELA, M. M.. Manual de Laboratório de Desenho Técnico. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual [ busca Google | busca Bing ]
PEDROSA, A. J. O. Desenho Técnico. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões - Centro Universitário Newton Paiva [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (7)
Fernando Abrantes Maurat. A TALHA CAIÇARA: aspectos artísticos da produção retabular na Vila dos Três Santos Reis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização e Gestão e Conservação de Patrimônio Cultural) - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, . 2020. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Layse Souza Costa. A PINTURA RELIGIOSA MINEIRA NO SÉCULO XX: análise e contextualização de uma obra de Edson Motta. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização e Gestão e Conservação de Patrimônio Cultural) - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, . 2020. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Adriano Cézar de Oliveira. ICONOGRAFIA FRANCISCANA: O ÊXTASE DE SÃO FRANCISCO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte Sacra) - Faculdade Dom Luciano Mendes, . 2019. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Savilly Aimée Teixeira Buttros. Análise do retábulo da capela de São Sebastião das Águas Claras, em Nova Lima. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte Sacra) - Faculdade Dom Luciano Mendes, . 2019. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Leandro Ferreira Neves. Análise histórica e artística da igreja Matriz de São Sebastião em Ponte Nova. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Sacra) - Faculdade Dom Luciano Mendes, . 2018. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Fabiano Milione Honório. A glória de São José pelas mãos de Pietro Gentili. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização História da Arte Sacra) - Faculdade Dom Luciano Mendes, . 2017. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Alessandro Salim. Torre Sineira Isolada: análise da história e da construção de quatro capelas, na região de Ouro Preto.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização História da Arte Sacra) - Faculdade Dom Luciano Mendes, . 2017. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Samela Pimenta Borges Pedrosa. Contribuição do design de ambientes para o setor de hospedagem. (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (4)
MARQUES, Fernando de A.; MIRANDA, Tamara V., SILVA, Lucas O. Transportes públicos alternativos: Sistema BRT- Bus Rapid Transit. (Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2013. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Mateus B. Neves; Carlos E. Soares; Edilene L. Apolinário. Norma Regulamentadora NR18: condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. (Engenharia Civil) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2013. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Alessandra P. Silvestre; Camila M. Reis; Helen P. Moreira. O trânsito em Belo Horizonte: Estudos sobre o potencial de integração da bicicleta, como meio de transporte alternativo em Belo Horizonte. (Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2013. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Artur Costa. Ileane A. S.Torres; Patrícia A. Paula; Rafael M. Aplicação da NR18 na Indústria de Construção Civil: um estudo de caso. (Engenharia de Produção) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2012. Orientador: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (6)
2020-Atual. Rede Europeia de Brasilianistas de Analise Cultural / European Network of Brazilianists Working in Cultural Analysis Descrição: REBRAC (Rede Europeia de Brasilianistas de Análise Cultural): instituída no ano de 2015. É espaço para pesquisadores experientes e de pós-graduação / início de carreira que trabalham em estudos culturais / análise cultural brasileiros no Reino Unido e na Europa continental. REBRAC tem como finalidade providenciar oportunidades para compartilhamento de pesquisa e ideias, além de oportunidades para aumentar a visibilidade do próprio perfil como pesquisador/a através de interação nos eventos e também por meio dos canais online da rede. (Informações: site institucional da REBRAC). Endereço eletrônico: https://rebrac.net/cadastro-membership/membros-associados-associate-members/. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aziz José de Oliveira Pedrosa - Coordenador / Sara Brandellero - Integrante. Membro: Aziz Jose de Oliveira Pedrosa.
2019-2019. A ornamentacao da capela-mor da Catedral Basilica de Nossa Senhora do Pilar, em Sao Joao del-Rei: os precedentes europeus e a influencia exercida na arte setecentista mineira. Descrição: O projeto tem como orientação examinar a influência da talha joanina lisboeta, na produção da ornamentação da capela-mor da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Além disso, objetiva-se investigar a propagação do modelo são-joanense, no interior de outros templos mineiros setecentistas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aziz José de Oliveira Pedrosa - Coordenador. Membro: Aziz Jose de Oliveira Pedrosa.
2019-Atual. Centro de Estudos e Pesquisas em Historia da Arte e Patrimonio (CEPHAP) Descrição: O CEPHAP ? Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio é um núcleo de pesquisa de caráter interdisciplinar, presente no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei. O núcleo é composto por mais de oito pesquisadores. Endereço eletrônico: https://cephap.wordpress.com/pesquisadores-e-alunos/. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aziz José de Oliveira Pedrosa - Integrante / Luciana Braga Giovannini - Integrante / Letícia Martins de Andrade - Coordenador / Patrícia Urias - Integrante / Lucas Rodrigues - Integrante. Membro: Aziz Jose de Oliveira Pedrosa.
2018-2018. A Basilica de Nossa Senhora da Piedade: a arquitetura, a arte e seu tempo. Descrição: O projeto tem como orientação o exame do percurso histórico que balizou a concepção e transformação da referida Ermida, os principais agentes envolvidos nesse processo, bem como a simulação virtual das modificações centrais que particularizaram o arranjo de sua arquitetura. Oportunamente, serão contemplados exames acerca dos elementos artísticos presentes no interior da edificação e que expressam a arte do Aleijadinho, identificada no retábulo-mor e na imagem devocional da padroeira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aziz José de Oliveira Pedrosa - Coordenador. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Outra. Membro: Aziz Jose de Oliveira Pedrosa.
2018-Atual. A Ceramica Nacional em Caete: resgate historico sobre a producao de porcelanas em Minas Gerais Descrição: Esse projeto visa investigar o resgate histórico da Cerâmica Nacional: artefatos, projetos e processos. Trata-se de uma antiga fábrica fundada no ano de 1894 na cidade de Caetés/MG. A pesquisa prevê resgatar documentos históricos, desenhos, projetos, moldes das peças, protótipos e peças fabricadas na antiga indústria.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aziz José de Oliveira Pedrosa - Coordenador. Membro: Aziz Jose de Oliveira Pedrosa.
2017-Atual. Nucleo de Estudos da Arte Luso Mineira (Nealumi) Descrição: O NEALUMI (Núcleo de Estudos da Arte Luso Mineira) é formado por professores e alunos de graduação do IFMG, campus Ouro Preto, bem como por pesquisadores colaboradores oriundos de outras instituições. Tem por objetivo realizar uma pesquisa sistemática sobre pintores, escultores e arquitetos atuantes em Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX (desde que possuam influência de modismos portugueses) e sobre os quais existe pouco ou nenhum material escrito. O Núcleo é composto por mais de dez pesquisadores e colaboradores. Endereço eletrônico: https://nealumi.ouropreto.ifmg.edu.br/o-nealumi/. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aziz José de Oliveira Pedrosa - Integrante / Alex Fernandes Bohrer - Coordenador / Eduardo Pires de Oliveira - Integrante / João Henrique Grossi Sad Jr - Integrante. Membro: Aziz Jose de Oliveira Pedrosa.
I EDITAL ANUAL DE LIVROS DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA EDITORA DA UFMG, Escola de Arquitetura - Universidade Federal de Minas Gerais.. 2018. Membro: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Edital de Seleção 2018 - PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADOPNPD/CAPES - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-NPGAU, Escola de Arquitetura - Universidade Federal de Minas Gerais.. 2018. Membro: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Prémio Científico Mário Quartin Graça, CASA DA AMÉRICA LATINA E SANTANDER TOTTA.. 2017. Membro: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Moção de Congratulação número 019/2017, Câmara Municipal de Caeté - Estado de Minas Gerais.. 2017. Membro: Aziz José de Oliveira Pedrosa.
Arte e Monumentos: entre o esquecimento e a memória. 2020. (Outra).
V Congresso Internacional: Santuários, Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas. Breve estudo sobre as esculturas devocionais do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. 2020. (Congresso).
II Conferência de Pesquisas Interdisciplinares em História da Arte, Arquitetura e Patrimônio: um diálogo entre o Nordeste e Minas.A ornamentação da capela-mor da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei: os precedentes europeus e a influência exercida na arte setecentista mineira. 2019. (Seminário).
V Simpósio de Pesquisa em Pós-graduação e Inovação.A talha ornamental nas igrejas setecentistas mineiras (1730 - 1760). 2019. (Simpósio).
XI Congresso Internacional da Escultura Devocional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2019. (Congresso).
56º Congresso Internacional de Americanistas - ICA. A ornamentação interna da igreja Matriz de São Caetano em Monsenhor Horta: ornamentos, formas e a confluência estilística. 2018. (Congresso).
56º Congresso Internacional de Americanistas - ICA. O tratado do jesuíta Andrea Pozzo e as prováveis referências para a talha joanina em Minas Gerais. 2018. (Congresso).
VII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE: Trompe l?oeil e quadratura - conceitos, processos operativos e o uso de textos científicos entre o Renascimento e o Rococó. A Basílica Ermida de Nossa Senhora da Piedade: a arquitetura, a arte e seu tempo. 2018. (Congresso).
I Colóquio do NEALUMI ? ?O Patrimônio em Minas Gerais: Preservação e difusão dos acervos culturais?.A profusão da talha luso-mineira. 2017. (Outra).
VI COLÓQUIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DA ARTE: Imagem Ilusionista ? Imagem Perspéctica entre a pintura e a arquitetura do Tempo Barroco.A talha joanina em Minas Gerais e o repertório formal extraído do universo arquitetônico: reflexões iniciais sobre o tema.. 2017. (Outra).
Aprendizagem ativa e colaborativa. 2016. (Outra).
Colóquio Arte e Cultura: as imagens e os sons entre os domínio dos saber e do fazer.Prováveis referências para a talha joanina em Minas Gerais: o caso do tratado de Andrea Pozzo. 2016. (Outra).
Colóquio Sylvio de Vasconcellos 100 anos.Comissão Científica. 2016. (Outra).
II Simposio Internacional "Arte, Tradición y Ornato en el Barroco.A influência do risco, a propagação das formas e a talha setecentista em Minas Gerais: um estudo a partir do caso do retábulo-mor da igreja Matriz do Pilar de São João del-Rei, do retábulo-mor da igreja Matriz de Caeté e do retábulo-mor da capela do Moste. 2016. (Simpósio).
Quarta Jornadas Artis.A Capela-mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Catas Altas: sua arte e seu tempo. 2016. (Outra).
Sala de aula em foco. 2016. (Outra).
38 semana do Aleijadinho: Escultura, arquitetura e pintura nos caminhos das Minas: Aparência e realidade.O entalhador José Coelho de Noronha e sua oficina: artistas, artífices e sua influência na talha mineira setecentista.. 2015. (Outra).
Conexão docente: Como conectar quem você é ao que você faz.. 2015. (Outra).
O Retábulo no Espaço Ibero-Americano: Forma, função e iconografia.Notas sobre a vida e obra do entalhador lisboeta Francisco de Faria Xavier. 2015. (Simpósio).
IX Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. -. 2014. (Congresso).
Limites e Responsabilidades: interação professor e aluno. 2013. (Oficina).
Mediação de Conflito em Sala de Aula. 2013. (Oficina).
VIII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. A imagem da fé: a coleção de ex-votos do Museu Regional de Caeté. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DO CEIB. O mestre José Coelho de Noronha e os retábulos-mores das Matrizes de Caeté e São João del-Rei: uma autoria em comum.. 2011. (Congresso).
VIII COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE. Novos Subsídios para o estudo da vida e obra do mestre português José Coelho de Noronha nas Minas Gerais Setecentistas. 2011. (Congresso).
Curso de Ciência, Tecnologia, Produção e Conhecimento ? Desafios e Perspectivas..Capacitação. 2008. (Oficina).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (6)
PEDROSA, A. J. O.; GIOVANNINI, L. B. ; ANDRADE, L. M. ; RODRIGUES, L.. Diálogos: História da Arte e Patrimônio. 2021. Outro
PEDROSA, A. J. O.. XI Congresso Internacional da Escultura Devocional. 2019. (Congresso).. . 0.
DE OLIVEIRA PEDROSA, AZIZ JOSÉ. Colóquio Internacional de História da Arte: Trompe l?oeil e quadratura - conceitos, processos operativos e o uso de textos científicos entre o Renascimento e o Rococó. 2018. (Congresso).. . 0.
PEDROSA, A. J. O.. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DA ARTE: Imagem Ilusionista ? Imagem Perspéctica: Pintura e arquitetura do Tempo Colonial - Manuel da Costa Ataíde e sua pintura ilusionista. 2017. (Congresso).. . 0.
DANGELO, A. G. D. ; PEDROSA, A. J. O. ; LEMOS, C. B.. Colóquio Sylvio de Vasconcellos 100 anos. 2016. Congresso
PEDROSA, A. J. O.. IX Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. 2014. (Congresso).. . 0.