Lattes UEMG

Corina Alves Farinha

Mestre em Educação Tecnológica - CEFETMG, especialista em Educação Tecnológica -CEFETMG (2005) e Metodologia do Ensino Superior - CEPEMG (2000). Graduada Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia São Luís, São Paulo - SP (1995).Recebeu Prêmio Mérito Acadêmico pelo CRA São Paulo. Docente graduação e pós-graduação: UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Divinópolis FaPP - Faculdade de Políticas Públicas, Habilitada no concurso 02/2014 FaPP UEMG. UAB - Universidade Aberta do Brasil FATEC Faculdade de Tecnologia do SENAI BH; Instituto Cultural Newton Paiva Faculdades Pitágoras Faculdades Integradas Pedro Leopoldo, IETEC Instituto de Educação Tecnológica Ltda; Universidade Politécnica A Politécnica, Quelimane, Moçambique, África e Centro Universitário UNA BH, MG, Brasil. Professora Substituta no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFETMG, nos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0701119819708624 (25/06/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Políticas Públicas - FaPP CBH UEMG, UEMG Unidade Divinópolis. Av. Paraná, 3001 (37) 3229-3500 / 0800-037 1213 Jardim Belvedere 30330050 - Divinópolis, MG - Brasil Telefone: (37) 32293500 URL da Homepage: http://www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Desafios e perspectivas para os empreendedores na cidade de Abaete - MG
      Descrição: Trata-se da identificação dos desafios e perspectivas para os empreendedores na cidade de Abaeté ? MG assumindo como metodologia de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento e competência empreendedora discente por meio da análise das práticas desenvolvidas pelos proprietários de negócios, gestores de organizações e os saberes acadêmicos relativos ao processo de empreender e as características do empreendedor. A pesquisa contribuirá para o entendimento do empreendedorismo na cidade de Abaeté ? MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Corina Alves Farinha - Coordenador.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    2. 2020-Atual. O estagio supervisionado como instrumento de formacao discente e analise empresarial
      Descrição: a atividade estágio supervisionado permite uma relação de troca entre a universidade, o estagiário e a organização. Isto evidencia a possibilidade de um campo empírico para pesquisa acadêmica, pois, se, de um lado, a organização e suas práticas administrativas ficarão expostas à mobilização de saberes dos discentes, em ambiente real de trabalho, tal entendimento sugere a seguinte questão: Qual a contribuição da atividade estágio supervisionado como instrumento para a formação discente e análise empresarial? Supõe-se que as atividades de estágio supervisionado proporcionarão ao discente reflexão sobre atividades do futuro administrador num ambiente organizacional em que saberes experienciais dos gestores tendem a suplantar os saberes acadêmicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Corina Alves Farinha - Coordenador.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    3. 2020-Atual. Situacao pandemica: desafios e perspectivas a sociedade globalizada e interconectada.
      Descrição: Trata-se do estudo da situação pandêmica por meio da análise de notícias de jornais mundiais acessados em sites na internet visando estabelecer desafios e perspectivas para a sociedade globalizada e interconectada. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e busca estabelecer os diferentes âmbitos sociais afetados pela pandemia verificando, na visão dos autores das matérias, os desafios e perspectivas, à sociedade globalizada e interconectada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Corina Alves Farinha - Coordenador.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    4. 2019-2019. Elaboracao de Plano de Carreira na visao discente
      Descrição: A disciplina Princípios de Economia, lecionada nos cursos de Jornalismo e Engenharia Civil, objetiva estudo integrado e crítico do pensamento econômico, principais características, teóricos de destaque, e possibilidades de aplicação (http://www.uemg.br/unidades-2019/158-divinopolis). Nesse contexto, a sala de aula torna-se ambiente propício à problematização do contexto econômico do país, a inserção discente no mundo do trabalho e a conclusão do curso, fato este não garantidor de emprego. Hollanda (2002) entende o problema do desemprego como a ineficiência da utilização da capacidade produtiva instalada e da utilização da mão-de-obra. Ou seja, não basta se ter um potencial produtivo se os fatores de produção permaneçam ociosos ou forem utilizados de maneira inadequada ou perdurária, de nada valerá a sua existência. O desemprego é fruto tanto das crises de depressão e recessão, como também às mudanças tecnológicas e às características do mercado de trabalho. O desenvolvimento científico e tecnológico, as tecnologias de informação e comunicação, levou a novas configurações do trabalho e a mudança no perfil profissional dos trabalhadores. Nesse contexto o trabalhador passou a ser avaliado sob o critério da mobilização de saberes, ou seja, da competência. Zarifian (2001) aponta a tomada de iniciativa e de responsabilidade do indivíduo; a inteligência prática das situações que se apoia sobre os conhecimentos adquiridos e os transforma; a capacidade de mobilizar rede de atores em torno das mesmas situações em situação de trabalho como elementos centrais da competência. Ou seja, um trabalhador para ser considerado competente precisa mobilizar saberes para fazer frente a uma dada situação/problema e para resolver é necessário saber envolver as pessoas. Constata-se em Dutra (2002) e Oliveira (2009) a relevância de oferecer às pessoas uma reflexão sobre objetivos e interesses, oportunidades e desafios para ingressar ou permanecer no mundo do trabalho. Para Dutra (2002) as pessoas devem desenvolver uma visualização de novas possibilidades de ação, pensando na estrutura de uma organização e na própria preparação futura. As pessoas devem desenvolver uma visualização de novas possibilidades de ação, pensando na estrutura de uma organização e na própria preparação futura, analisando a carreira sobre diferentes perspectivas voltadas para o futuro. Nesse entendimento, as pessoas devem tomar elas próprias como referência pensando num projeto de carreira futura. Oliveira (2009), por sua vez, aponta a dificuldade das pessoas em pensar e trabalhar o futuro profissional e de estruturar formalmente um plano para inserção profissional. Nesse contexto, tomando como pano de fundo o conteúdo da disciplina e as discussões em sala de aula a respeito das perspectivas dos discentes sobre sua inserção no mundo do trabalho, faz-se a seguinte indagação: Qual é a visão de futuro dos discentes sobre a própria carreira profissional? Supõe-se que os discentes tenderão a considerar seu perfil estudantil/profissional e as oportunidades do mercado no presente distanciando-se de uma perspectiva das necessidades e oportunidades futuras em virtude das constantes mudanças no mundo do trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Corina Alves Farinha - Coordenador / Ayllana da Cunha Ferreira - Integrante / Júlia Emanuelle Oliveira dos Santos - Integrante / Jonas Emanuel Oliveira dos Santos - Integrante / Gabriela Fernandes Coelho - Integrante / Marina de Souza Soares - Integrante.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    5. 2019-2019. Uma analise da relacao teoria-pratica da aplicacao dos principios de administracao de empresas na visao de futuros engenheiros civis.
      Descrição: A engenharia é um campo do saber permeado pela cultura técnica na qual os alunos, em sua maioria ainda jovem, mergulham e a absorvem. Nesse contexto, as disciplinas da área das ciências humana e social tendem a ser consideradas periféricas (CUNHA e BRUNIER, 2005). Esse fato parece levar os discentes a formar concepções a respeito da disciplina Princípios de Administração como algo irrelevante. Todavia, os discentes do curso de engenharia civil tendem a ocupar cargos de gestão nas organizações públicas ou privadas. Nesse contexto, a sala de aula apresenta-se como laboratório de pesquisa no momento em que a disciplina Princípios de Administração pretende levar os discentes à reflexão da gestão administrativa no âmbito técnico e humano. O objetivo da disciplina Princípios de Administração ministrada no curso de Engenharia Civil na Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Divinópolis ? MG é desenvolver a competência administrativa dos discentes por meio do estudo integrado e crítico do pensamento administrativo aplicável em organizações públicas e privadas (http://www.uemg.br/unidades-2019/158-divinopolis). Desenvolver competências pressupõe adoção de metodologia de ensino e aprendizagem capazes de em situação escolar simular uma situação de trabalho (ZARIFIAN, 2001; BORDENAVE E PEREIRA, 2012). Para tanto, o conteúdo sobre administração e organização de empresas foi problematizado em sala levando o discente a compreender o papel e as atividades de gestor da área administrativa. A aprendizagem via problematização da realidade e a solução de problemas afirmam Bordenave e Pereira (2012, p.10) ?é concebida como a resposta natural do estudante ao desafio de uma situação.? Para criar uma situação de trabalho, será utilizado como material didático, matérias jornalísticas sobre empresas a ser tratadas em sala como estudos de caso. Posteriormente, será invertida a proposta: os discentes trarão para estudo dados sobre empresas em que trabalham, trabalharam ou desejam trabalhar. O desafio proposto será levar o estudante a analisar criticamente a gestão organizacional pelos dados trazidos e possíveis contribuições como futuros gestores naquela empresa. Cada discente ao final da atividade escreverá um pequeno texto sobre a abordagem didático-pedagógica da disciplina refletindo sobre a formação em gestão administrativa. Os dados coletados referentes a trabalho escrito e da apresentação em Power Point, observações e reflexão da teoria-prática adotada na disciplina permitirá responder à seguinte questão: Qual a contribuição da disciplina Princípios de Administração para a formação de competência em gestão administrativa na visão de futuros engenheiros civis? A hipótese é de que a metodologia de ensino-aprendizagem a adotada contribui para a reflexão dos discentes sobre a relevância dos saberes da área das ciências humanas sociais e aplicadas para a formação de competência em gestão administrativa para o futuro engenheiro civil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Corina Alves Farinha - Coordenador / Ana Paula Aparecida Benevides - Integrante / Gabriela Aparecida Bueno - Integrante / Nayane França Ibraim Silva - Integrante / Mariana Cristina Silva Eloi - Integrante.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    6. 2016-2016. Desafios e perspectivas para o candidato LGBT na inclusao da diversidade sexual no mundo do trabalho.
      Descrição: Continuidade do projeto Desafios e perspetivas para a gestão de pessoas na inclusão da diversidade sexual no mundo do trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Corina Alves Farinha - Coordenador / Scarllet Bianca de Oliveira Souza - Integrante.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    7. 2015-2016. Gestao e Politicas Publicas
      Descrição: Realizar estudos sobre os métodos de gestão da administração pública, relativamente aos processos de diagnóstico, de formulação, de desenvolvimento, de monitoramento e de avaliação das políticas públicas. Nesse sentido, os estudos podem tanto se realizar sob o enfoque das organizações públicas, quanto da própria sociedade civil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Corina Alves Farinha - Coordenador / Stefania Becattini Vaccaro - Integrante / Míriam Lúcia Barbosa - Integrante / Robert Delano de Souza Corrêa - Integrante.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    8. 2015-2015. Desafios e perspectivas para a gestao de pessoas na inclusao da diversidade sexual.
      Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido na Faculdade de Políticas Públicas -Tancredo Neves - FaPP - CBH UEMG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Corina Alves Farinha - Coordenador / Joanna Reis Victoria - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Corina Alves Farinha.
    9. 2006-2010. PROGEST
      Descrição: O PROGEST mantém duas atividades básicas, a saber: 1- DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA: desenvolve pesquisas desde 2002 com a participação de alunos do curos técnico, da graduação e do mestrado em Educação Tecnológica, sobre a inserção profissional, a construção da identidade profissional, a formação profissional, a qualificação e as competências dos trabalhadores. Para tanto mantém cursos de capacitação de trabalhadores da Construção Civil em parceria com prefeituras, empresas construtoras e Organizações não governamentais. Os trabalhos são apresentados e publicados em congressos e encontros científicos especializados. 2- COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: coordena, desde 2006, em parceria com a Universidade Federal, Universidade Estadual de Minas Gerais e professores do Conservatoire Nationale des Arts et Métiers - França, o Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade (SITRE), que ocorre a cada 2 anos em Belo Horizonte e onde são apresentados trabalhos sobre a identidade profissional, a educação e trabalho e as relações de trabalho. O primeiro SITRE foi em novembro 2006 e o segundo em maio de 2008, e o terceiro previsto para junho 2010. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Corina Alves Farinha - Integrante / Antonio Tomasi - Coordenador.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    10. 2000-2016. FICITEC - Filosofia da Ciencia e da Tecnologia
      Descrição: O grupo tem o objetivo de estudar a Filosofia da Ciência e da Tecnologia na Educação Tecnológica, no campo da Epistemologia, da História e da Linguagem. Focaliza as relações entre ciência, tecnologia e sociedade de uma perspectiva crítico-filosófica. Destacam-se as seguintes temáticas: Epistemologia e História da Ciência e da Tecnologia; estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade; Filosofia da Educação e da Tecnologia; linguagem e cognição nos processos educacionais e tecnológicos. Sobre suas repercussões na comunidade científica, destacam-se a publicação de artigos em periódicos, a participação em seminários e congressos científicos, a produção de dissertações de mestrado e monografias de especialização. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7512107506543617. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Corina Alves Farinha - Integrante / Antonio Tomasi - Integrante / Cláudia Maria Sales sENRA - Integrante / Fábio Wellington Orlando da Silva - Coordenador / Anderson Fabian Ferreira Higino - Integrante.
      Membro: Corina Alves Farinha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Professor Homenageado Curso Processos Gerenciais, Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves.. 2018.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    2. Professor Homenageado Engenharia Industrial Mecânica, Centro Federal de Educação Tecnológica e Minas Gerais - CEFETMG.. 2009.
      Membro: Corina Alves Farinha.
    3. Prêmio Mérito Acadêmico em Administração, Conselho Regional de Administração São Paulo e Mato Grosso do Sul.. 1995.
      Membro: Corina Alves Farinha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (37)
    1. Les ciences humaines et sociales à l´épreuve du terrain.La formation professionnelle d´adultes, ouvriers du bâtiment, et de jeunes étudiants en ingéniere. 2018. (Simpósio).
    2. SITRE Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Um olhar sobre a diversidade sexual no mundo do trabalho.. 2018. (Seminário).
    3. SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Da universidade ao mundo do trabalho:prática docente na formação de futuros gestores. 2018. (Seminário).
    4. III Congresso de Inovação e Metodologia no Ensino Superior I encontro das Licenciaturas. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS GESTORES. 2017. (Congresso).
    5. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.Varal da Diversidade - Oficina. 2016. (Seminário).
    6. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.Desafios e perspectivas para o candidato LGBT na inclusão da diversidade sexual no mundo do trabalho.. 2016. (Seminário).
    7. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.Um olhar sobre a inclusão da diversidade sexual nas organizações. 2016. (Seminário).
    8. Conferência Internacional Sul-Americana: territorialidades e humanidas. Desafios e perspectivas para o candidato LGBT na inclusão da diversidade sexual no mundo do trabalho.. 2016. (Congresso).
    9. 2ª Mostra de Trabalhos em Português Língua Estrangeira (PLE) dp CEFET-MG. Avaliação: sentar-se junto ou valere (assidere ou valere). 2015. (Exposição).
    10. 4ª Semana UEMG. 2015. (Outra).
    11. Semana de Gestão em Debate - SEG.Oficina: Planejamento de Carreira e Competência. 2014. (Outra).
    12. V Encontro Mineiro de Análise do Discurso (VEMAD). 2014. (Encontro).
    13. Banca Avaliadora Processo Seletivo Incubadora de Empresas.Componente de Banca Avaliadora de Trabalhos. 2013. (Outra).
    14. D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design -.Componente de Banca Avaliadora de Processo Seletivo Incubação de Empresas. 2013. (Outra).
    15. Semana de Gestão em Debate.Abrindo o evento Semana de Gestão em Debate. 2013. (Outra).
    16. IV SITRE Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Da universidade ao mundo do trabalho: estratégias identitárias de futuros engenheiros reprovados em processos seletivos. 2012. (Simpósio).
    17. VI Simpósio Internacional sobre trabalho e Educação.Da universidade ao mundo do trabalho: análise do discurso das estratégias identitárias de candidatos reprovados em processos seletivosem processos seletivos. 2011. (Simpósio).
    18. 3º SITRE Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.O conceito de competência nos serviços de recrutamento e seleção de trabalhadores. 2010. (Simpósio).
    19. II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.A perfumaria da disciplina Organização Industrial para a formação do engenheiro. 2010. (Seminário).
    20. Palestra "Philosophical Pedagogical Problems with Construtivism". 2010. (Encontro).
    21. V Simpósio sobre Trabalho e Educação.Educação Profissional. 2009. (Simpósio).
    22. 1o. SENEPT Seminário Nacional de Educação Profissonal e Tecnologia.A competência no recrutamento e seleção de trabalhadores: um processo e construção de identidade, de cultra e de educação?. 2008. (Seminário).
    23. 2o. Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educaçao e Identidade.A competência no recrutamento e seleção de trabalhadores: um processo de construção de identidade, de cultura e de educação?. 2008. (Simpósio).
    24. VII ESOCITE 2008 - VII Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias. Desvelando a noção de competência demandada nos serviços de recrutamento e seleção dos trabalhadores:do gesto à atitude requeridos.. 2008. (Congresso).
    25. III Semana de Ciência Tecnologia do CEFETMG.Desvelando a noção de competência demandada no processo de recrutamento e seleção dos trabalhadores: do gesto a atitude prescritas.. 2007. (Seminário).
    26. Semana do Curso de Administração de Empresas - Faculdade Fabrai.Vida digna - uma reflexão ao planejamento familiar.. 2007. (Encontro).
    27. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Lógica Competência: A teoria e a prática no recrutamento e seleção de pessoas. 2007. (Congresso).
    28. Analogias e Modelos na História da Ciência e da Tecnologia.Curso de Analogias e Modelos na História da Ciência e da Tecnologia. 2006. (Outra).
    29. II Semana de Ciência e Tecnologia do CEFETMG VIII Seminário de Progresso de Pesquisa em Pós Graduação.Saberes relacionais: do gesto à atitude prescritos.. 2006. (Seminário).
    30. II Seminário Educação Tecnológica.Seminário em Educação Tecnológica. 2006. (Outra).
    31. Semana da Pedagogia.A competência no mundo do trabalho. 2006. (Encontro).
    32. Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Lógica Competência - A teoria e a prática no processo de recrutamento e seleção de pessoas.. 2006. (Simpósio).
    33. Seminário Diálogos sobre Trabalho. 2004. (Seminário).
    34. Semana da Engenharia da INESP/UEMG.Semana da Engenharia da INESP/UEMG - Divinópolis MG - mini-curso de Desenvolvimento Comunicacional para os alunos do curso de Engenharia. 2003. (Seminário).
    35. Oficina do Conhecimento.Top Class Idiomas. Parceria em Oficina Desenvolvimento Profissional e Empresarial. 2002. (Oficina).
    36. II Seminário de Educação de Papagaio MG.Oficina de Gestão Administrativa - Analogia entre a administração escolar e a empresarial.II Seminário de Educação de Papagaio MG. 2001. (Oficina).
    37. O mundo do trabalho na atualidade - A empregabilidade.Formatura no SENAI Contagem. 2000. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. Tomasi, Antonio ; FARINHA, Corina Alves. SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2018. Outro
    2. Tomasi, Antonio ; FARINHA, Corina Alves ; ANTIPOFF, R. ; DINIZ, R. G.. Sitre- Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2018. Congresso
    3. FARINHA, Corina Alves. Semana de Gestão em Debate. 2014. (Outro).. . 0.
    4. FARINHA, Corina Alves. Semana de Gestão em Debate. 2013. (Outro).. . 0.
    5. FARINHA, Corina Alves. IV SITRE Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2012. (Congresso).. . 0.
    6. FARINHA, Corina Alves. Semana de Gestão em Debate. 2012. (Outro).. . 0.
    7. Tomasi, Antonio ; FARINHA, Corina Alves. III SITRE Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2010. Congresso
    8. Tomasi, Antonio ; FARINHA, Corina Alves. Sitre Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2010. Congresso
    9. FARINHA, Corina Alves. 1o. SENEPT Seminário Nacina de Educação Profissonal e Tecnológica. 2008. (Outro).. . 0.
    10. FARINHA, Corina Alves; SANTOS, S. H. ; Tomasi, Antonio. Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho|. 2006. Outro
    11. Tomasi, Antonio ; FARINHA, Corina Alves. Sitre Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2006. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01