Lattes UEMG

Petrina Rubria Nogueira Avelar Tobias

Professora de Matemática efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG no campus Divinópolis - MG. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura Matemática e também do NDE da Pedagogia - UEMG campus Divinópolis. Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998); complementação pedagógica como segunda graduação em Pedagogia. Possuo, ha mais de 20 anos, experiência docente, na escola básica (fundamental e médio) nas redes pública e privada na região metropolitana de Belo Horizonte. Meus estudos no mestrado foram pela Faculdade de Educação - UFMG, com ênfase na utilização das tecnologias digitais na educação matemática, mais especificamente a Sala de Aula Invertida, uma alternativa para o emprego de metodologias ativas de aprendizagem. Tenho trabalhado há alguns anos com modelagem na Educação Matemática, opto pela perspectiva sócio-critica. Sou integrante do grupo de pesquisa GDMEM (Grupo de Modelagem e Educação Matemática - ICEX - UFMG). Fomos, eu e meus alunos, bi campeões brasileiros do Festival de vídeos digitais e educação matemática, com projetos envolvendo modelagem com estudantes do ensino fundamental. Atualmente tenho estudado sobre temas diretamente ligados à formação do professor, leciono Modelagem na Educação Matemática tanto na Matemática quanto no curso de Pedagogia, bem como Metodologias e tecnologias digitais na Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0673222781608613 (20/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Divinópolis. Avenida Paraná São José 35501170 - Divinópolis, MG - Brasil Telefone: (37) 32293590
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2020-Atual. FORMACAO DE EDUCADORES NA SOCIEDADE DIGITAL: perspectivas teoricas e praticas
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral investigar as possibilidades metodológicas de emprego das tecnologias digitais para o desenvolvimento do currículo escolar, visando aperfeiçoar o referencial teórico para formação inicial e continuada de docentes para a educação básica, na sociedade digital. Conta com uma etapa de cunho bibliográfico para depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir da Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão desenvolvidas duas frentes de pesquisa de campo. A primeira, marcada pela indissociabilidade entre pesquisa e extensão, se ocupará da capacitação dos docentes da rede municipal de educação de Divinópolis/MG, durante o período de distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Esta etapa se ocupará do apoio ao docentes na implantação do ensino remoto/uso da plataforma digital, paralelamente às pesquisas na prática pedagógica dos licenciandos da UEMG. Uma segunda etapa consistirá na testagem das categorias estabelecidas na RSL, por meio de questionário online aplicado aos docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Petrina Rúbria Nogueira Avelar Tobias - Integrante / Laís de Souza Rédua - Integrante / Jose Márcio Silva Barbosa - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante / LINA MARIA GONÇALVES - Coordenador. Número de orientações: 5
      Membro: Petrina Rubria Nogueira Avelar Tobias.
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral investigar as possibilidades metodológicas de emprego das tecnologias digitais para o desenvolvimento do currículo escolar, visando aperfeiçoar o referencial teórico para formação inicial e continuada de docentes para a educação básica, na sociedade digital. Conta com uma etapa de cunho bibliográfico para depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir da Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão desenvolvidas duas frentes de pesquisa de campo. A primeira, marcada pela indissociabilidade entre pesquisa e extensão, se ocupará da capacitação dos docentes da rede municipal de educação de Divinópolis/MG, durante o período de distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Esta etapa se ocupará do apoio aos docentes na implantação do ensino remoto/uso da plataforma digital, paralelamente às pesquisas na prática pedagógica dos licenciandos da UEMG. Uma segunda etapa consistirá na testagem das categorias estabelecidas na RSL, por meio de questionário online aplicado aos docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Petrina Rubria Avelar Bastos - Integrante / Laís de Souza Redua - Integrante / José Marcio Silva Barbosa - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante.
      Membro: Lina Maria Goncalves.
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral investigar as possibilidades metodológicas de emprego das tecnologias digitais para o desenvolvimento do currículo escolar, visando aperfeiçoar o referencial teórico para formação inicial e continuada de docentes para a educação básica, na sociedade digital. Conta com uma etapa de cunho bibliográfico para depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir da Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão desenvolvidas duas frentes de pesquisa de campo. A primeira, marcada pela indissociabilidade entre pesquisa e extensão, se ocupará da capacitação dos docentes da rede municipal de educação de Divinópolis/MG, durante o período de distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Esta etapa se ocupará do apoio aos docentes na implantação do ensino remoto/uso da plataforma digital, paralelamente às pesquisas na prática pedagógica dos licenciandos da UEMG. Uma segunda etapa consistirá na testagem das categorias estabelecidas na RSL, por meio de questionário online aplicado aos docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Laís de Souza Rédua - Integrante / José Marcio Silva Barbosa - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante / Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Petrina Rubria Nogueira Avelar Tobias - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Lais de Souza Redua.
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020, disponíveis nos bancos de dados nacionais. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão testadas em pesquisas junto a docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Integrante / Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Petrina Rubria Avelar Bastos - Integrante / Laís de Souza Redua - Integrante / Ana Paula Fonseca Martins - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. I CONFERÊNCIA VIRTUAL CIESPMAT ? PESQUISA E FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA | Formação de professores que ensinam matemática: o que necessitamos fazer Hoje para melhorar o Amanhã. 2020. (Congresso).
    2. SHIAM - SIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIAS E INVESTIGAÇÕES DE/ EM AULAS DE MATEMATICA.Sala de aula invertida na educação matemática: uma proposta para o ensino de proporcionalidade com ênfase no desenvolvimento do raciocínio proporcional. 2019. (Simpósio).
    3. XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM).Entre-Vistas: Professores da Educação Básica e Pesquisadores em Diálogo. 2019. (Outra).
    4. 1º Seminário Brasileiro de Educação Profissional e Tecnológica - EaD da UEMG. 2018. (Seminário).
    5. 7º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional da ABT. 2018. (Congresso).
    6. I Congresso de Boas Praticas dos profissionais da Rede Muncipal e Belo Horizonte. Modelagem na Educação Matemática: uma proposta para o desperdício de água. 2018. (Congresso).
    7. II Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais.SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO DE PROPORCIONALIDADE COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. 2018. (Encontro).
    8. II FESTIVAL DE VIDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA. 2018. (Outra).
    9. SITEM - SIMPOSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.VIDEOAULAS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ESTUDO DE PROPORCIONALIDADE COM ÊNFASE NO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. 2018. (Simpósio).
    10. XXI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós graduação em Educação Matemática.Sala de Aula Invertida na educação matemática: uma experiência com alunos do 9.º ano no ensino de proporcionalidade. 2017. (Encontro).
    11. 1º Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2016. (Encontro).
    12. XII ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).
    13. Conferencia Nacional de Modelagem em Educação Matemática. 2015. (Congresso).
    14. XXVI Reunião Latinoamericana de Matemática Educativa. 2012. (Outra).
    15. Bienal de Matemática. 2002. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. AVELAR, P.R.N; ARAÚJO, J. L. ; KLÜBER, T. E. ; CALDEIRA, A. D.. XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM) - Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Escola Brasileira: atualidade e perspectivas. 2019. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Petrina Rúbria Nogueira Avelar Tobias ⇔ Francisco André Silva Martins (1.0)
      1. AVELAR, P. R. N. ; MARTINS, Francisco André Silva. Mar de lama: a tragédia de Brumadinho discutida criticamente à luz de Paulo Freire e da Modelagem Matemática e da Educação Matemática no Ensino Fundamental. Em: Ivânio Dickmann. (Org.). Educar é um ato político.. 1ed.Veranópolis. : Diálogos Freireanos. 2020.v. 3, p. 387-404.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02