Lattes UEMG

Marcio Eurelio Rios de Carvalho

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atuou como professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e no Instituto Presidente Trancredo de Almeida Neves (IPTAN). Lecionou as disciplinas de Historiografia Brasileira, Teoria da História e História Econômica Geral e do Brasil na UFMG; Didática da História, Metodologia da Pesquisa Histórica e História Contemporânea na UFSJ; Ciência Política, Cultura Brasileira, Sociologia Jurídica e História na UNIPAC e IPTAN. Atualmente trabalha como professor temporário na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0590966886230734 (31/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Campanha. Praça Dom Ferrão, 167 Centro 37400000 - Campanha, MG - Brasil Telefone: (35) 32612020 URL da Homepage: uemg.br
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2019-Atual. Memoria e Educacao Patrimonial: a historia e a identidade cultural de Campanha
      Descrição: Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Edital PAPq 01/2019 UEMG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador / Breno de Oliveira - Integrante.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    2. 2017-Atual. A historia da Africa no Brasil como historia publica e digital: recuperacao de narrativas orais numa comunidade remanescente de quilombo ? Taquaral (MG).
      Descrição: O projeto teve por objetivo recuperar histórias de vida e a tradição oral de remanescentes de quilombolas da comunidade de Taquaral (Três Corações) que, juntamente com Muzambinho, Três Pontas e Alagoa, constituem territórios étnicos identificados e catalogados pelo CEDEFES como pertencentes à mesorregião sul/sudoeste de Minas Gerais. A pesquisa foi dividida em três etapas: leitura e análise de material teórico que desse suporte conceitual ao objeto investigado (tradição oral x história oral, memória e identidade); análise da historiografia que vincula a história oral no presente etnográfico com o passado histórico pós-Abolição destes grupos étnicos; e pesquisa empírica, que incluiu preparação do roteiro de visitas e entrevistas, elaboração e execução das entrevistas e transcrição e análise dos depoimentos. Se as duas primeiras foram concluídas, a terceira, em curso, tem se voltado para as preliminares de um projeto de memória oral: visitas e reconhecimento do território étnico, e seleção dos depoentes. Temos acompanhado a metodologia da ?Tecnologia Social da Memória? (Museu da Pessoa), que reúne ?práticas, conceitos e princípios essenciais para que públicos diferenciados, com objetivos diversos, possam se apropriar da metodologia de registro e produção de narrativas históricas? (MUSEU DA PESSOA, 2009, p. 12). Essa ?tecnologia prioriza as histórias de vida como forma de construção da história de um grupo? (MUSEU DA PESSOA, 2009, p. 41) e tem servido como baliza principal do resgate das histórias de vida da comunidade étnica investigada. Cabe aos historiadores reconhecer as especificidades dessas comunidades quilombolas com relação aos mitos de origem, formas de apropriação das terras, tradições orais, condições sócio-geográficas, crenças e costumes, de modo a produzir fontes visuais e sonoras capazes de registrar as narrativas históricas (individuais e coletivas) e disponibilizá-las ao público.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador / Pedro Henrique Francisco Silva - Integrante.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    3. 2013-2014. Imagens reais no Caminho Velho: a identidade historico-cultural preservada atraves de registros fotograficos
      Descrição: O referido projeto configurou-se como uma parceria entre o IPTAN e a FAPEMIG (PIBIC JUNIOR), atraves do recem criado programa de pesquisa desenvolvido nas instituicoes publicas de ensino medio. O objetivo mais abrangente que permeou este projeto foi a organização, digitalização e disponibilização de conjuntos documentais iconográficos, especificamente fotografias, pertencentes à cidade histórica de São João del-Rei e aos cinco distritos dela pertencentes. Tratou-se, portanto, de um projeto piloto, considerando que tal empreendimento ainda não teve suas ações iniciadas na região considerada. Os registros fotográficos, depositários de uma memória visual, representam fontes documentais inestimáveis para o resgate da história e identidade do município e dos distritos. A coleta e montagem de um acervo fotográfico podem possibilitar, dessa forma, um maior conhecimento da cultura local, além de permitir a difusão dos traços mais distintivos de um grupo social. A história dos lugares pode ser contada através de imagens que, enquanto registros documentais, devem ser preservadas da ação inexorável do tempo. O projeto de levantamento fotográfico da região escolhida, além de ter possibilitado uma aprendizagem da História de forma contextualizada, concreta e visível aos alunos, teve o mérito de produzir um material didático feito pelos alunos do ensino médio da rede pública de ensino, a ser disponibilizado a todas as escolas públicas e privadas da região envolvida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador / Raquel Teixeira Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    4. 2013-2013. Construcao curricular do curso de Pedagogia (IPTAN): Saberes, Experiencias, Discurssos e Praticas
      Descrição: O projeto de pesquisa procurou investigar a construção curricular do Curso de Pedagogia do IPTAN, tanto em nível prescritivo quanto em nível do processo prático. Adotou as recentes contribuições conceituais dos Estudos Culturais (gênero, raça, etnia, identidade cultural) e do pós-estruturalismo (diferença, textualidade, representação, discurso, saber-poder) com o intuito de verificar a (in)existência desses parâmetros curriculares no Projeto Pedagógico do referido curso. Na tentativa de propor uma reconceitualização dos saberes, conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas então dominantes nesse espaço escolar, objetivou uma reformulação de seus instrumentos curriculares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    5. 2011-2012. A (des) ordem juridica nas Minas oitocentistas (1835-1889)
      Descrição: O projeto visa analisar os documentos legais elaborados durante o Império brasileiro, com ênfase naqueles aparecidos entre os recortes temporais de 1835 a 1889. Esta etapa inclui a análise das Constituições, Decretos, Alvarás, Códigos etc, além da leitura e análise da bibliografia pertinente.Pretende discutir os conceitos que sustentam a investigação: a problemática do público e do privado, e por extensão, a questão da relação entre Estado e Sociedade no Brasil do século XIX, a existência ou não do liberalismo neste período, a questão do formato do Estado Patrimonial brasileiro, a discussão do bacharelismo e clientelismo que marcaram a política brasileira da época, as relações de paternalismo e violência que regularam o escravismo durante toda a Monarquia. A pesquisa pretende investigar a efetivação das instituições jurídicas, através da análise dos Relatórios dos Presidentes de Província e Relatórios dos Ministros da Justiça, com o intuito de perceber a aplicaçaão da justiça na Província de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador / Maurício Possa Lopes - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    6. 2009-2010. Aplicacao da Lei de Execucao Penal no Presidio Regional de SJDR
      Descrição: O presente estudo teve como objetivo geral analisar o funcionamento dos mecanismos de ressocialização adotados no presídio de São João del Rei e preconizados pela lei 7.210/84 (Lei de Execução Penal), com intuito de verificar a situação do crime e seus tipos mais recorrentes, e do criminoso na cidade e região. Pretendeu igualmente avaliar em que medida houve uma mudança substancial entre a fase municipalizada e a estatal da instituição, no que diz respeito às práticas repressivas e de ressocialização adotadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    7. 2008-2009. O Plano Diretor de Sao Joao del-Rei como instrumento de planejamento e gestao do patrimonio historico e natural: limitacoes e possibilidades
      Descrição: A elaboração do Plano Diretor e sua posterior implementação devem orientar as prioridades de governo definidas nas leis orçamentárias municipais, desde o Plano Plurianual (PPA) até os orçamentos anuais: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei de Execução Orçamentária (LOA), conforme previsto no Estatuto das Cidades, de modo que haja coerência entre as metas do Plano Diretor e as leis orçamentárias municipais. O presente projeto sugere a análise minuciosa das leis orçamentárias de São João del ? Rei e as diretrizes existentes na Lei Municipal nº. 4.068, de 13 de novembro de 2.006, que instituiu o Plano Diretor de São João del ? Rei, para averiguar se as metas nele estipuladas se aplicam ao orçamento do município. A metodologia da pesquisa tem se baseado na revisão bibliográfica sobre gestão do patrimônio histórico e natural, política urbana, legislações urbanísticas, Plano Diretor e planejamento urbano ambiental. Foram realizados estudos sobre as etapas de elaboração do Plano Diretor através da análise das atas oficiais desse processo, visando constatar a legitimidade da participação popular na preparação das metas de atuação do Plano. Completa-se o processo de investigação com a análise dos planos setoriais do Plano Plurianual e das Leis de Diretrizes Orçamentárias do município, para verificar a compatibilidade entre estes e o Plano Diretor municipal e verificar a existência ou não de planos que detalham ou viabilizam a execução do Plano Diretor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    8. 2008-2009. Qual o perfil do profissional da Educacao que melhor atendera o espaco academico na era tecnologica?
      Descrição: O avanço tecnológico, atualmente, inserido em todos os contextos da vida humana pressupõe um novo perfil para os docentes. Necessidade oriunda, talvez, das abordagens dos novos programas e propostas desencadeadas para permitir a inclusão social. Com base nesses pressupostos, passou-se a discutir um novo perfil para os docentes, vez que o novo cenário exige, dos mesmos, características, habilidades e competências, que promovam uma melhor relação aluno-professor-mercado-sociedade. Não por acaso o apelo, cada vez maior, para professores capacitados. Inovações, tecnologias e conhecimento virtual são palavras de ordem. No entanto, resta saber: professor capacitado em quê? Medido, talvez, pelos absurdos índices de produtividade? Aos mecanismos tecnológicos lança-se o desafiador compromisso com a (re)formação de um perfil docente que atenda à nova era do ?passar conhecimento?; uma vez que o mundo se dobra à rapidez informacional. A presente proposta busca dar continuidade à discussão para ampliar e entender as nuances que desafiam os educadores nessa nova era do conhecimento, em que a educação a distância tem sido evocada como uma tendência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador / Lucas José Santos Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    9. 2007-2007. O Sistema Penitenciario em Sao Joao del-Rei: uma visao sociologica
      Descrição: Estudo sobre a evolução da pena privativa de liberdade na História, abordando aspectos sociológicos, jurídicos e psicológicos. Análise do caráter reabilitador ou ressocializador da pena privativa de liberdade. Estudo sobre a história do sistema carcerário em São João Del-Rei, abordando o histórico da criminalidade na cidade, procedendo à análise das condições materiais dos detentos da cadeia Pública do Mambengo. Foi realizada uma abordagem da população carcerária, sob a perspectiva econômico-social do detento, de forma a contrapor dados para elaborar um possível perfil mais recorrente do infrator na cidade. Apresentou-se experiências de reabilitação e valorização do detento em outras cidades, e os possíveis sistemas penais que trabalham a valorização do detento, para possível aplicação na cadeia pública do Mambengo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves - Bolsa.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    10. 2006-2007. Personalidade Juridica e Vida Embrionaria
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador / Janete Coelho Resende - Integrante.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.
    11. 1997-1998. O Processo Politico em Minas Imperial (1842-1852)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Coordenador.
      Membro: Marcio Eurelio Rios de Carvalho.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (9)
    1. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A história da África no Brasil como história pública e digital: recuperação de narrativas orais numa comunidade remanescente de quilombo ? Taquaral (MG). 2017. (Seminário).
    2. II Seminário Diálogos sobre EaD: as práticas pedagógicas.O discente e o ensino semipresencial: uma experiência na UEMG (Unidade Campanha). 2017. (Seminário).
    3. VI EPHIS - Encontro de Pesquisa em História da UFMG.O Ensino de História da África no Brasil como história pública e oral. 2017. (Encontro).
    4. XII Encontro Regional Sudeste de História Oral: alteridade em tempo de (in) certeza: escutas sensíveis.A história da África no Brasil como história pública e digital: recuperação de narrativas orais numa comunidade remanescente de quilombo ? Taquaral (MG). 2017. (Encontro).
    5. Mini curso - Avaliacao Formativa: Reflexoes e Desafios.Mini curso - Avaliacao Formativa: Reflexoes e Desafios. 2011. (Outra).
    6. 1. Seminario de Iniciacao Cientifica.O plano Direitor de Sao Joao del Rei como instrumento de planejamento e gestao do patrimonio historico e cultural: limitacoes e possibilidade. 2009. (Seminário).
    7. XIII Encontro Regional de História. Elites Políticas na Formação do Estado Nacional Brasileiro. 2002. (Congresso).
    8. I Semana de Pesquisa do ICHS / UFOP.Elites Políticas Mineiras (1842-1852). 1998. (Seminário).
    9. VI Seminário de Iniciação Científica.O Processo Político em Minas Imperial (1842-1852). 1998. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. CARVALHO, Márcio Eurélio Rios de. GT Antropologia e Etnografia - Semana Acadêmica de História. 2019. (Outro).. . 0.
    2. CARVALHO, Márcio Eurélio Rios de; RIBEIRO, W. F. L. ; ALVES, V. M. S.. ÁfricaBrasil: Diáspora negra sob a Calunga Grande. 2018. Exposição
    3. CARVALHO, Márcio Eurélio Rios de; ALVES, V. M. S. ; SPURI, A.. Simpósio Internacional Transdisciplinar em História, Processos Gerenciais e Pedagogia - Integra Hippe. 2018. Outro
    4. CARVALHO, Márcio Eurélio Rios de; RIBEIRO, W. F. L. ; ALVES, V. M. S.. ÁfricaBrasil: Diáspora negra sob a Calunga Grande. 2018. Exposição
    5. DELFINO, L. L. ; CARVALHO, Márcio Eurélio Rios de ; ALVES, V. M. S.. Oficina Ritmos Afro-brasileiros. 2018. Outro
    6. CARVALHO, Márcio Eurélio Rios de. II Mostra de Trabalhos de Extensão Universitária - IPTAN. 2006. (Outro).. . 0.
    7. CARVALHO, Márcio Eurélio Rios de. I Mostra de Trabalhos de Extensão Universitária - IPTAN. 2005. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01