Lattes UEMG

Vilmara Lucia Rodrigues Teixeira

Possui graduação em História pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2003), especialização em Gestão, Supervisão e Orientação (2017) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora de educação básica - Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e professora de ensino superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea e em Educação com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação e Ensino de História. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0532137309756575 (29/02/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Presidente Antônio Carlos. Rodovia MG 338 KM 12 Colônia Rodrigo Silva 36201143 - Barbacena, MG - Brasil Telefone: (32) 36938800 URL da Homepage: www.unipac.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. Conhecimentos sobre politicas publicas educacionais na otica dos professores da educacao basica
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas educacionais, com o foco na gestão escolar. Parte do reconhecimento da exigência de que gestores escolares tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais, reconhecendo-se haver a oferta de certo nível desses conhecimentos na formação inicial e continuada, bem como a criação de saberes nas práticas dos gestores. A sua proposição foi pautada, também, na constatação de ainda haver dificuldades na aplicabilidade desses conhecimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles como objetivado. O projeto será desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, sobre como melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Coordenador / Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Cristina Hill Fávero - Integrante / Helânia Martins de Souza - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Vilmara Lucia Rodrigues Teixeira.
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas e gestão educacionais. Parte do reconhecimento de que gestores na educação básica têm a formação inicial em cursos de licenciatura e da exigência de que eles tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais para realizar as práticas profissionais. A proposição do projeto foi pautada pelo reconhecimento de haver consolidação do campo de conhecimentos sobre as políticas públicas educacionais, no Brasil (STREMELL, 2017) e, de outro lado, de que ainda há muitos desafios a serem superados nos processos de gestão das políticas educacionais na educação básica. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles acerca do que a prática exige de saberes sobre as políticas educacionais. O projeto é desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, bem como sobre formas para melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições.#10;#10;Participam do projeto: 2 bolsistas de iniciação científica, 1 aluna voluntária do curso de pedagogia na UEMG Barbacena, 1 mestranda do Mestrado em Educação e Formação Humana da UEMG, 2 Professoras da UEMG Barbacena, 1 Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. #10;O Projeto é coordenado pela Profa Dra Rita de Cássia Oliveira - Profa na Unidade de Barbacena e no Mestrado em Educação e Formação Humana, da UEMG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Oliveira - Coordenador / Cristina Hill Fávero - Integrante / Helania Martins de Souza - Integrante / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante / Simone de Jesus Araújo - Integrante / Tatiane P. Paulino - Integrante / Luciana A. Lana - Integrante / Eva Flávia - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Rita de Cassia Oliveira.
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas educacionais, com o foco na gestão escolar. Parte do reconhecimento da exigência de que gestores escolares tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais, reconhecendo-se haver a oferta de certo nível desses conhecimentos na formação inicial e continuada, bem como a criação de saberes nas práticas dos gestores. A sua proposição foi pautada, também, na constatação de ainda haver dificuldades na aplicabilidade desses conhecimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles como objetivado. O projeto será desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, sobre como melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helania Martins de Souza - Coordenador / Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Cristina Hill Fávero - Integrante / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante.
      Membro: Helania Martins de Souza.
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas educacionais, com o foco na gestão escolar. Parte do reconhecimento da exigência de que gestores escolares tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais, reconhecendo-se haver a oferta de certo nível desses conhecimentos na formação inicial e continuada, bem como a criação de saberes nas práticas dos gestores. A sua proposição foi pautada, também, na constatação de ainda haver dificuldades na aplicabilidade desses conhecimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles como objetivado. O projeto será desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, sobre como melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristina Hill Fávero - Integrante / Rita de Cássia Oliveira - Coordenador / Helania Martins de Souza - Integrante / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante / Simone de Jesus Araújo - Integrante / Tatiane P. Paulino - Integrante / Luciana A. Lana - Integrante / Eva Flávia de Oliveira - Integrante.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    2. 2013-2014. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GESTAO AMBIENTAL - SGA - PARA O CAMPUS BARBACENA, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
      Descrição: O ambiente da Gestão Ambiental é na atualidade uma necessidade para o desenvolvimento da administração das diversas organizações existentes na sociedade. Assim, torna-se necessário a formação de equipes interdisciplinares para o desenvolvimento de projetos neste campo de conhecimento, que necessita de olhares diferenciados sobre o manejo e gestão do ambiente. A adoção e o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Ambiental ?SGA ? torna-se uma necessidade para estas organizações, para aprimoras ações e políticas que sejam ambientalmente adequadas e que possa atender às diversas legislações que regulam o uso e a inserção destas organizações no ambiente. Diante destes aspectos é mister que o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas sejam elaboradas por profissionais de campos variados do conhecimento como profissionais das Geociências, Saúde e das Ciências Sociais. O SGA é um documento técnico que orienta as organizações em suas ações e politicas ambientais, definidas de forma colegiada e discutida em seus diversos setores. Outro aspecto relevante é o fato de uma universidade desenvolver este tipo de instrumento de gestão, fato incomum neste cenário administrativo. Dessa forma, o SGA tem como objetivo ?assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa?, (ALMEIDA, 2002, p. 52) no caso, o campus universitário da UNIPAC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Coordenador / Bernardino Neves Júnior - Integrante / Ana Ribeiro Pinto - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvime nto do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Vilmara Lucia Rodrigues Teixeira.
    3. 2008-2008. Riquezas e hierarquias sociais nas Minas Gerais - Vila de Barbacena (1808-1831)
      Descrição: O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação e consolidação sócio-econômica da vila de Barbacena no universo colonial escravista, em fins do século XVIII e início do século XIX, buscando entender os mecanismos pelos quais o sistema econômico vigente se reproduzia e apreender as principais características de concentração da riqueza na região. Os modelos mais tradicionais da historiografia mineira consideraram Minas Gerais uma província marcada pela tríade crescimento, apogeu e decadência do ouro , negando, ou mesmo desprezando, outras atividades e a diversidade das regiões da capitania. Assim, percebemos como a historiografia acerca da sociedade mineira, no entremear da passagem dos séculos XVIII para o XIX, em muito, esteve relacionada à perspectiva de ordem externa da colonização. A partir de uma historiografia mais recente pretendemos entender as determinações decorrentes da estrutura e dinâmica da economia mineira, no período colonial, isto é, como determinadas estruturas de propriedades produtivas, de distribuição de renda e aplicação da riqueza determinaram, propiciaram e consolidaram um processo complexo e multifacetado, de que são expressões a imposição do Estado, com a criação da vila em fins do XVIII, a consolidação de rede urbana, a diversificação de estrutura social em Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante / Adriano Braga Teixeira - Coordenador. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Vilmara Lucia Rodrigues Teixeira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Excelência em Educação Escolar, 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. I Seminário de Pesquisa Conhecimentos sobre Políticas Públicas na na ótica dos professores da Educação Básica.Moderador de Grupo Focal. 2018. (Seminário).
    2. I Encontro Mineiro sobre NeuroEducação. 2013. (Encontro).
    3. V Seminário Mineiro sobre Autismo. 2013. (Seminário).
    4. Encontro dos Trabalhadores na Educação Superior de Minas Gerais. 2011. (Encontro).
    5. Semana da Geografia e Gestão Ambiental da UNIPAC Barbacena. 2011. (Outra).
    6. 11º ConsSinpro. 2010. (Congresso).
    7. Semana da Geografia e Gestão Ambiental da UNIPAC Barbacena. 2010. (Outra).
    8. VII CONFITEE: Mudar a educação, mudando a sociedade.. 2010. (Congresso).
    9. I Seminário de História Econômica da Zona da Mata Mineira. 2005. (Seminário).
    10. 2º Seminário Regional do Centro de Estudos do Oitocentos. 2004. (Seminário).
    11. Seminário Internacional sobre Historiografia Mineira. 2004. (Seminário).
    12. V Congresso Brasileiro de História Econômica e 6ª Conferência Internacional de História de Empresas. 2003. (Congresso).
    13. Descortinando o nascimento da burguesia. 2002. (Outra).
    14. IV Semana de História. 2002. (Encontro).
    15. José Bonifácio e a Historiografia: imagens do patriarca da independência. 2002. (Outra).
    16. Semana de Estudos Históricos e Geográficos. 2000. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. TEIXEIRA, V. L. R.. I Seminário de Pesquisa Conhecimentos sobre Políticas Públicas na ótica dos Professores da Educação Básica. 2018. (Outro).. . 0.
    2. TEIXEIRA, V. L. R.. I Seminário de Pesquisa Conhecimentos sobre Políticas Públicas na Ótica dos Professores da Educação Básica. 2018. (Outro).. . 0.
    3. TEIXEIRA, V. L. R.. Memória de doido!? História de gente!!! - Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 2018. (Outro).. . 0.
    4. TEIXEIRA, V. L. R.. Semana da Geografia e Gestão Ambiental da UNIPAC Barbacena. 2011. (Outro).. . 0.
    5. TEIXEIRA, V. L. R.. Semana da Geografia e Gestão Ambiental da UNIPAC Barbacena. 2010. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01